Correio Notícias - Edição 730

8
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 730 1 Festa de Páscoa anima crianças no Colégio Ana Montanha Cézar Estudantes de Santo Antonio da Platina visitaram o Museu de Siqueira Campos Página 5 Página 4 Polícia Militar Ambiental inicia a operação ‘Páscoa 2013’ Página 7 Neto Calil lidera pesquisa para prefeito em Joaquim Távora

description

Correio Notícias - Edição 730

Transcript of Correio Notícias - Edição 730

Page 1: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7301

Festa de Páscoa anima crianças no Colégio Ana Montanha Cézar

Estudantes de Santo Antonio da Platina visitaram o Museu de Siqueira Campos

Página 5

Página 4

Polícia Militar Ambiental inicia a operação ‘Páscoa 2013’

Página 7

Neto Calil lidera pesquisa para

prefeito em Joaquim Távora

Page 2: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7302 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnPj: 07.117.234/0001-62RuA DoS ExPEDICIoNáRIoS,1525 - CENTRoSIQuEIRA CAMPoS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCoNET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

A contratação de Ron-aldo como comentarista da Copa das Confederações e da Copa do Mundo foi a grande novidade que a Globo conse-guiu guardar para a festa de lançamento de sua nova pro-gramação, ocorrida há pouco, no Credicard Hall.

A noite contou com toda a diretoria da emissora e com boa parte de seu elenco mais estelar, sem contar autores e profissionais de backstage, mais representantes do mer-cado publicitário. Diga-se, aliás, que anunciantes e pub-licitário ocuparam a fila do gargarejo do show, à frente inclusive de nomes como

Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Tony Ramos, Reynaldo Gianec-chini, Glória Maria, Irene Rav-ache, Cláudia Raia, Isabelle Drummont, Antonio Fagundes, Cláudia Raia, Paola oliveira, Malvino Salvador, Juliano Cazarré, Taís Araújo, Vera Holtz, Jaymne Matarazzo e Fernanda Montenegro – só para citar alguns.

outros nomes ficaram res-ervados à apresentação do próprio show, aberto por Miéle e estrelado por William Bonner – que, a convite de Pedro Bial, arriscou, com êxito, uma intro-dução de ‘New York New York’ à capela. Pela desenvoltura do âncora do JN, o comentário

vigente atestava que ele, um disfarçado showman, no melhor sentido, deveria ocupar o lugar de Fátima Bernardes no comando de um programa de variedades.

Galvão ainda voltaria ao palco, após o triunfal anúncio sobre Ronaldo, para cravar outra novidade no elenco esportivo da emissora. Eis que Rubens Barrichello adentra o palco em um carro de F-1, e a piada, inevitável, na plateia, era: “essa entrada cuidadosa, com o carro parando, só foi possível porque é o Rubinho. Se fosse o Schumacher, o carro teria passado direto pelo palco”.

Meios e mensagem Convencionou-se que o

que fa l ta à oposição ou a qualquer pessoa que venha a d isputar o poder centra l com o governo do PT é "d iscurso" .

Nesta concepção, a carência ser ia de mensagem. Não se leva em conta a força dos meios, como se não fossem estes que asseguras-sem o sucesso daquela junto ao públ ico votante.

o governo tem tudo, sempre. De um para out ro var ia apenas o grau de pudor ou despudor em se ut i l izar do espaço em jornais , rev is-tas, rád io, in ternet ; d inhei ro a rodo, d iár io of ic ia l , cadeia nac ional à d isposição do f reguês, poder de d is t r ibu i r, fer ramentas para fazer e desfazer "o d iabo" .

Sejamos f rancos: não fo i fa l ta de d iscurso, mas erro de est ratég ia o que levou o PSDB a não emplacar seu terce i ro per íodo na Pres idên-c ia da Repúbl ica.

Da mesma forma não se pode d izer que a estabi l idade da moeda tenha s ido um "d is-curso" que e legeu Fernando Henr ique Cardoso. o Plano Real fo i f ru to de uma decisão de governo que t inha o poder rea l e legal para executá- lo .

Na época, 1994, o PT t inha o "d iscurso" da denúncia de que o p lano era meramente e le i tore i ro , uma repet ição do Cruzado. Mas, quem t inha os inst rumentos que acabaram por desment i r os argumen-tos era o governo. No caso, I tamar Franco, de quem FH era sustentáculo pol í t ico e min is t ro da Economia.

Sejamos c laros: o "d is-curso" de Fernando Col lor não ter ia ido a lugar a lgum não fosse o f racasso f ragoroso do Plano Cruzado, a in f lação nos píncaros, a popular idade do então pres idente nas profunde-zas e, consequentemente, a des is tênc ia de José Sarney de tentar e leger sucessor de sua preferênc ia.

Acabou sendo e le i to aquele que o chamava de "batedor da car te i ra da His tór ia" e depois v i r ia a se tornar um d isc ip l inado baju-lador de Sarney na pres idên-c ia do Senado.

Palavrór io , todo mundo tem. A questão é saber quem desper ta a esperança no melhor " fazetór io" , quem rep-resenta expectat iva de mais bem-estar. Em contrapar t ida depende também de o gov-erno em curso ser ou não a lvo de desesperança e des-confor to .

Discurso, em verdade, é o de menos. o senador Aécio Neves re la ta o processo de dest ru ição das re lações ent re união, Estados e munic íp ios, o chamado pacto federat ivo; bate na tec la do desmonte da Petrobrás; aponta o des-ca labro na in f raest rutura; denuncia o apare lhamento da admin is t ração públ ic a .

E d u a r d o C a m p o s , e m o u t r o t o m , f a l a d e t u d o i s s o , r e s s a l t a o s f e i t o s d o s g o v e r n o s p e t i s t a s e d i z q u e p o d e f a z e r " m a i s e m e l h o r " . A t é s l o g a n j á t e m .

M e n s a g e m n ã o f a l t a e c o m e l a s e p o d e a t é c o n -

q u i s t a r p r e f e i t o s e g o v -e r n a d o r e s , m a s s e d u z i r o e l e i t o r a d o é o u t r a h i s t ó r i a . D e p e n d e m u i t o m a i s d o c r é d i t o n o d i a d e a m a n h ã a s e r g a r a n t i d o p o r q u e m e s t á n o p o d e r d o q u e n a a p o s t a d o c e r t o p e l o d u v i -d o s o b a s e a d a a p e n a s n o d i s c u r s o .

S e r v e p a r a e n c o n t r o s c o m e m p r e s á r i o s e p o l í t i -c o s , m a s n ã o n e c e s s a r i a -m e n t e v a l e p a r a d e s p e r t a r s u b j e t i v i d a d e s s u f i c i e n t e s p a r a e l e g e r u m p r e s i d e n t e .

N ã o s o b r a u m . D o a ç ã o e l e i t o r a l c r i m e i n a -f i a n ç á v e l ? F o i o q u e p r o p ô s o e x - p r e s i d e n t e L u l a e m d e b a t e n o j o r n a l Va l o r E c o n ô m i c o , a o d e f e n d e r o f i n a n c i a m e n t o p ú b l i c o d e c a m p a n h a .

o s i s t e m a c a r c e r á r i o n ã o s u p o r t a r i a a d e m a n d a . N ã o f o s s e a p e n a s u m a t o l i c e , a p r o p o s t a p o d e r i a s o a r c o m o u m e x a g e r o p r o p o s i t a l d e q u e m t e m c u l p a r e g i s t r a d a n e s s e c a r t ó r i o - o m e r c a d o d o c a i x a 2 .

E s t e s i m , é q u e m e r e -c e r i a m a i s r i g o r d e l e g -i s l a d o r e s , m a g i s t r a d o s , g o v e r n a n t e s e p a r t i d o s . o f i n a n c i a m e n t o p ú b l i c o , a l é m d e j á e x i s t i r n a f o r m a d e r e c u r s o s a o f u n d o p a r -t i d á r i o e r e n ú n c i a f i s c a l à s e m i s s o r a s p e l a t r a n s -m i s s ã o d o h o r á r i o e l e i t o -r a l , n ã o r e d u z a b u s c a p o r m a i s r e c u r s o s n e m e l i m i n a a d i s p o s i ç ã o d o s d o a d o r e s d e a g r a d a r a f u t u r a s a u t o -r i d a d e s c o m p o d e r d e d e f e n d e r s e u s i n t e r e s s e s .

Globo contrata Ronaldo como comentarista

Page 3: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7303POlÍTICA

Economia lEnta Fo i aprovada em segundo tu rno no Senado, te rça-fe i ra (26) , a p ropos ta de emenda à Cons t i tu ição conhec ida como PEC das Domést icas , que ampl ia d i re i tos das empregadas domést icas . o tex to já fo i aprovado pe la Câmara , e só p rec isa ser p romul -gado pe lo Congresso para começar a va le r. o mercado de t raba lho perdeu 25 mi l empregadas domést icas em fevere i ro , d iz IBGE. Rend imento da ca tegor ia , porém, fo i o que ma is aumentou em 12 meses . Queda na ocu-pação e aumento dos ina-t i vos most ra r i tmo len to na economia ..

iaPo Ins t i tu to Ambien ta l do Paraná ( IAP) inves t iu R$ 211 mi l , com recursos de compensação ambien ta l , na aqu is ição de 100 novos equ ipamentos para aux-i l i a r na manutenção das un idades de Conservação do Es tado. os geren tes das un idades receberão os equ ipamentos nos p róx-imos d ias . Serão d i re ta -mente benef ic iados 15 escr i tó r ios reg iona is do IAP e 37 un idades de conser -vação. o novo maqu inár io é composto de roçade i ras , motosseras , lavadoras de p ressão, bombas ex t in to -ras , en t re ou t ros .

REfoRçando a fRota. . .No in íc io des ta semana o governador Be to R icha en t regou 302 novas v ia tu -ras para re fo rçar as f ro tas das po l íc ias C iv i l e M i l i ta r do Paraná. 208 v ia tu ras são des t inadas à PM e 94 con templam o Depar ta -mento de Po l íc ia C iv i l .o 2º Ba ta lhão da Po l íc ia Mi l i ta r em Jacarez inho e o 18º Ba ta lhão em Corné l io Procóp io receberão as v ia -tu ras que serão repassa-das , dos ba ta lhões , para os mun ic íp ios de suas ju r i sd ições .

. . .continuando o deputado es tadua l Pedro Lup ion (Democra tas) par -t i c ipou da so len idade de en t rega dos ve ícu los . Se is mun ic íp ios fo ram contemp-lados com os novos ve ícu-los . Jacarez inho , Iba i t i , Santo Antôn io da P la t ina , Corné l io Procóp io , Apuca-rana e São Sebas t ião da Amore i ra , mun ic íp ios da

base de a tuação do par la -mentar no Nor te P ione i ro

PiscicultuRa um novo pro je to para ampl ia r as a t i v idades da p isc icu l tu ra no Nor te P ione i ro do Paraná será apresentado ao min is t ro da Pesca e Aqu icu l tu ra , Marce lo Cr ive l la , que es ta rá no Es tado nos d ias 18 e 19 de abr i l . No encon-t ro rea l i zado na Secre ta r ia de Agr icu l tu ra e do Abas-tec imento f i cou acer tado que serão inc lu ídas na p ropos ta de t raba lho temas l igados d i re tamente à p ro -dução em áreas de repre-sas da reg ião , ass im como em tanques escavados .Procurador -gera l da Repúb l i caos quat ro cand ida tos a p rocurador -gera l da Repúb l i ca deverão par t i c -ipar de c inco debates a té a vo tação marcada para o d ia 17 de abr i l .os concor -ren tes Deborah Dupra t , E la Wiecko , Sandra Cureau e Rodr igo Janot i rão par t i c -ipar de uma e le ição en t re os p rocuradores , que i rá de f in i r uma l i s ta de t rês nomes.

inflação A in f lação o f i c ia l , med ida pe lo Índ ice Nac iona l de Preços ao Consumi -dor Amplo ( IPCA) , deve chegar a 5 ,7%, es te ano . A es t imat iva fo i d ivu lgada nes ta qu in ta - fe i ra (28) pe lo Banco Cent ra l (BC) , no Re la tó r io de In f lação , d ivu lgado t r imes t ra lmente . A p ro jeção es tá 0 ,9 pon to percen tua l ac ima da p re-v isão de dezembro .

REndEu indEnizaçãoo ex-governador de São Pau lo José Ser ra (PSDB) ganhou na Jus t i ça uma inden ização de R$ 1 mi l pe la pub l i cação do l i v ro A Pr iva ta r ia Tucana, do jo rna l i s ta Amaury R ibe i ro J ú n i o r . A o b r a , l a n ç a d a e m 2 0 1 0 , a p r e s e n t a d o c u m e n t o s q u e c o m -p r o v a r i a m a p r á t i c a d e l a v a g e m d e d i n h e i r o e p a g a m e n t o d e p r o p i n a n a g e s t ã o t u c a n a , c o m e n f o q u e e m J o s é S e r r a , q u e e r a m i n i s t r o d o P l a n e j a m e n t o n a é p o c a e f o i c i t a d o c o m o u m d o s s u p o s t o s b e n e f i c i á r i o s d e e s q u e m a . o a u t o r d o l i v r o e a e d i t o r a G e r a ç ã o E d i t o r i a l f o r a m c o n d e n a -d o s

Governo projeta corredor rodoviário

para região Sudoeste

Paraná aeno governador Beto Richa

disse nesta quarta-feira (27/03) que o governo inicia a partir de maio os estudos para a implan-tação do novo corredor rodoviário do Sudoeste, que vai cruzar 12 municípios e ampliar a capacidade de tráfego das estradas que cortam a região. A primeira etapa é a elab-oração do projeto executivo das obras que precisam ser feitas em rodovias estaduais entre Realeza e Palmas, num trajeto que começa na BR-163 e termina na BR-153.

o corredor deverá ter trechos duplicados, implantação de tercei-ras faixas, viadutos, trincheiras e pontes ao longo de 287 quilômet-ros de rodovias. Serão investidos R$ 10,2 milhões na elaboração dos estudos de topografia e de proje-tos. “Retomamos a capacidade do Estado de planejar e executar as obras necessárias para ampliar o desenvolvimento do Paraná. Este corredor é um exemplo deste tra-balho”, disse Richa.

Os primeiros estudos ficarão a cargo do Departamento de Estra-das de Rodagem (DER) e deverá ser concluído no início de 2014. As rodovias a serem avaliadas são: PR-182, PR-483, PR-180, PR-280 e PR-158. As estradas cruzam os municípios de Realeza, Santa Izabel do oeste, Ampére, Pinhal de São Bento, Manfrinópolis, Fran-cisco Beltrão, Marmeleiro, Rena-scença, Vitorino, Pato Branco, Mariópolis, Clevelândia e Palmas.

Richa cumpre agenda no

Sudoeste, com compromissos em Pato Branco, Enéas Marques, Santa Izabel do oeste, Capanema, Nova Esperança do Sudoeste e Salto do Lontra. Pela manhã ele entregou 11 novas viaturas para o 3° Batalhão da Polícia Militar e anunciou investimentos em habi-tação, desenvolvimento urbano, agricultura, energia, saúde e edu-cação.

SEGuRANÇA - As novas viatu-ras vão atender os municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D’oeste, Mangueirinha, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina, além de Pato Branco, onde ocorreu a solenidade de entrega.

os veículos fazem parte do pacote de 1.470 viaturas que o governo estadual adquiriu. “Este é o maior lote de viaturas adquiridas pelo governo na sua história”, afir-mou o governador.

Richa disse que a reestru-turação das polícias contribui para a redução dos índices de crim-inalidade, taxas de homicídios e reforçam o combate ao tráfico de drogas. “Com investimentos vigorosos no aparelhamento das polícias e respeitos aos policiais, estamos tornando o Paraná um Estado mais seguro”, afirmou.

INFRAESTRuTuRA – o pre-feito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, afirmou que segurança e infraestrutura viária são as prin-cipais carências da região. Ele destacou a boa relação que a administração municipal tem como o Estado. “Esperávamos há anos

os investimentos nas estradas do Sudoeste e o fortalecimento das polícias. Hoje, o governo está de portas abertas para os prefeitos paranaenses”, disse ele.

o governo executou melho-rias em 270 quilômetros de rodo-vias do Sudoeste. Richa lembrou ainda que muitas estradas rurais da região recebem pavimentação poliédrica (com pedras irregulares). A medida beneficia 17 municípios. “É uma solução econômica e tem a vantagem de aproveitar mão de obra local”, disse o governador.

Para Salto do Lontra, o gov-ernador anunciou a abertura de licitação para a pavimentação asfáltica na sede do município e na comunidade de São Jorge. Serão investidos R$ 1,76 milhão, sendo R$ 1,4 milhão do Estado a fundo perdido e R$ 333 mil como contra-partida do município.

SAÚDE – Para reforçar o atendimento de saúde na região Sudoeste, Beto Richa anunciou a construção de uma unidade de Saúde da Família em Capa-nema, entregou um aparelho de raio-x para a prefeitura de Salto do Lontra e quatro computadores para o sistema de saúde de Nova Esperança do Sudoeste. “Faze-mos uma gestão municipalista, que investe em saúde pública. É nos municípios que as pessoas vivem e precisam ter as necessidades mais básicas atendidas”, disse o governador.

Richa lembrou que na terça-feira (26), em Curitiba, entregou 19 conjuntos de aparelhos para estru-

turação de unidades de Saúde da Família que estão sendo implanta-das no Estado. os conjuntos são compostos de 65 itens, incluindo consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes. “Assim como segurança e educação, saúde é prioridade desse governo”, afirmou.

ENERGIA – o governador Beto Richa anunciou ainda investimentos da Copel na ampliação da oferta de ener-gia elétrica nos municípios de Enéas Marques e Capanema. os projetos estão em fase de licenciamento e as obras começam neste semestre.

Estão previstos investi-mentos de R$ 1 milhão na implantação da nova rede ali-mentadora de alta tensão para área urbana e melhoria da sub-estação de Enéas Marques e a aquisição de novos equipamen-tos para a melhoria do fornec-imento de energia elétrica no município de Capanema.

A secretária da Família, Fernanda Richa, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, o líder do governo na Assembleia Leg-islativa, Ademar Traiano, além dos deputados estaduais Rose Litro, Nelson Luersen e o dep-utado federal Nelson Padovani acompanham o governador na visita aos municípios do Sudoeste.

O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (27/03) que o governo inicia a partir de maio os estudos para a implantação do novo corredor

rodoviário do Sudoeste, que vai cruzar 12 municípios e ampliar a capacidade de tráfego das estradas que cortam a região

o governador Beto richa entrega onze novas viaturas para reforçar a segurança pública na região sudoeste.

aen

Page 4: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7304 gerAl

Estudantes de Santo Antonio da Platina visitaram o Museu de Siqueira CamposO museu encontra-se disponível para visitas da população, acadêmicos,

estudantes e publico em geralde siquei ra camposisaele machado

Na u l t ima te rça- fe i ra (26) , a lunos do Co lég io Casucha de Santo Anton io da P la t ina es t i ve ram pres t ig iando um dos ra ros museus do nor te p ione i ro . Es te se loca l i za na c idade de S ique i ra Campos. Acompanhados da Pro fes-sora S imone Dut ra de Souza e da Secre ta r ia Cr is t iane Duar te os a lunos t i ve ram a opor tun idade de con-hecer um pouco da h is tó r ia do Nor te P ione i ro , de seus tempos de co lon ização e desbravamento , ma is p re -c isamente da an t iga co lôn ia mine i ra , denominada ho je S ique i ra Campos. o Museu de S ique i ra Campos con ta com obras de a r te com um acervo cons ideráve l e impor -tan te a d ispos ição dos v is i -tan tes , podendo-se des tacar den t re as expos ições a recons t i tu ição de uma morada dos an t igos tempos da co lon ização da reg ião

onde é poss íve l v ivenc ia r, como se lá es t i vesse , no in ic io da c idade.

A ex is tênc ia de museus é escassa em nossa reg ião , apesar de serem uma grande fon te de cu l tu ra e p reser -vação da memór ia cu l tu ra l de uma comun idade, levando para gerações p resentes e fu tu ras uma cor re lação en t re a rea l idade a tua l e a rea l idade ex is ten te quando nossos an tepassados por aqu i andavam. No nor te do Paraná se des tacam, com grande reconhec imento nac iona l , o Museu H is tó r i co de Londr ina , admin is t rado pe la un ivers idade Es tadua l de Londr ina , onde encon-t ra -se ca ta logado e expos to g rande acervo re la t i vo a co lon ização do nor te do Paraná, a sua g rande ma io-r ia a par t i r da década de 40 , dev ido a recente co lon i -zação da reg ião denominada nor te novo . o per íodo re fe r -en te aos p r ime i ros anos do sécu lo passado possu i re fe r -

enc ias mater ia is e documen-ta is espa lhadas pe lo in te r io r do nor te p ione i ro , es tando pu lver izadas em co leções par t i cu la res , depós i tos de b ib l io tecas e pequenos museus , mant idos pe las p re -fe i tu ras . Esses pequenos museus em gera l não con tam com es t ru tu ra e co laboração para ampl iação e ca ta -logação do museu, f i cando mu i tas vezes esquec ido e ocu l to da luz do conhec i -mento de jovens , es tudantes e demais membros da comu-n ida d e e m g e r a l , q u e s e m a c e s s o a e s s a s i n f o r m a ç õ e s a c a b a m s e n d o p r i v a d o s d o c o n h e c i m e n t o a c u m u l a d o d u r a n t e a n o s . D e s t o a n d o d a m a i o r i a , o m u s e u d e S i q u e i r a C a m p o s e n c o n -t r a - s e d e p o r t a s a b e r t a s , o f e r e c e n d o a c o m u n i d a d e e s t u d a n t i l , a c a d ê m i c a e a o p ú b l i c o e m g e r a l u m v a s t o a c e r v o h i s t ó r i c o e c u l t u r a l , e s t a n d o a b e r t o p a r a v i s i -t a ç ã o d e s e g u n d a - f e i r a a s e x t a - f e i r a . estudantes durante visita no museu

Isa Machado

Frei Dudu é sepultado em Almirante TamandaréO capuchinho trabalhou em Santo Antônio da Platina e fez vários amigos no município. Há um mês durante

uma visita ele celebrou um casamento

de santo antônio da PlatinaRegiane Romão

o corpo do frei capuchinho Jorge Dudu da Silva foi sepultado no município de Almirante Taman-daré nesta quinta-feira, 28 às 17h.

o frei de 51 anos morreu nesta quarta-feira, 27, por volta das 21h enquanto passava por um cateter-ismo (procedimento cirúrgico). Ele sofreu uma parada cardíaca.

Frei Dudu, como era conhecido

estava internado na unidade de Terapia Intensiva – uTI do Hospital Nossa Senhora das Graças desde a última segunda-feira, 25. Ele havia sofrido um infarto.

o frei capuchinho trabalhou em Santo Antônio da Platina no final da década de 1990 e rezava missas na capela Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Bela Vista.

os membros da capela estão de luto por essa perda lastimável. Há um mês, frei Dudu visitou Santo

Antônio da Platina e celebrou um casamento.

As celebrações do frei eram marcadas pela emoção e beleza. Em cada ritual ele preparava um ato diferente, a fim de marcar a cel-ebração na memória e coração dos fiéis.

o corpo do capuchinho foi velado no Convento Santo Antônio, localizado no Bairro Butiatuba, no município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.

Ta no site

Frei dudu era muito conhecido em santo antônio da Platina

1º WHT foi marcado por dezenas de lutas

eletrizantes

de Wenceslau BrazKito corrêa

o resultado da 1ª edição do Warrior’s Heart Tournament (WHT) realizado no ultimo sábado, 23, em Wenceslau Braz não poderia ter sido diferente. o salão e o espaço Vip do Point Club ficaram abarrota-dos onde a adrenalina dos lutado-res contagiou o público presente no inédito evento de lutas marciais.

A equipe extremamente capac-itada (WSFT - Wenceslau Braz) e (WSFT – Carlópolis) preparou um evento dentro das normas exigi-das pela ADECAM – Associação Desportiva Cultural e de Artes Mar-ciais do Paraná, que rendeu muitas críticas positivas e elogios à organi-zação. “Segundo a ADECAM, o 1º WHT de Wenceslau Braz foi con-siderado um dos melhores já real-

izados no Paraná, considerando o número de competições e nível dos atletas. o evento foi o pioneiro em disponibilizar transporte, hosped-agem e alimentação aos inscritos para as 33 lutas, que foram defin-idas por nocautes, nocautes técni-cos, pontuações e desistências”, disparou um dos organizadores.

o WHT foi um sucesso em todos os sentidos, desde a organi-zação prévia, a pesagem dos com-petidores ocorrida na véspera da luta, o público impressionado com o nível e técnica das lutas, bem como a divulgação em mídia impressa e eletrônica pré-evento. o ponto alto da noite foi a luta de apresentação do aluno da Apae e aluno da World Strong, Marcos Rodolfo Vieira de oliveira que emocionou a todos, comprovando que mesmo pessoas com limitações podem praticar uma

modalidade de arte marcial.Além de chamar a atenção para

a questão da inclusão social, o WHT também teve o cunho filantrópico, haja vista, que de forma voluntária, a organização pediu a contribuição de 1 quilo de alimento na aquisição dos convites, que foram repassados para uma instituição. “Arrecadamos aproximadamente 300 kilos de ali-mentos e entregamos à Secretaria municipal de Assistência Social. Já estamos agendando a 2ª edição do evento com data e local a ser definidos e em breve estaremos divulgando. Agradeço a todos os colaboradores, a todos os membros da Worl Strong, aos patrocinadores, especialmente á Turismo São José”, informou um dos organizadores, lembrando que a classificação de todas as lutas encontra se no link: http://www.primeiroround.com.br.

o WHt foi um sucesso

Pixel Produções

Page 5: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7305lOCAl

Festa de Páscoa anima crianças no Colégio Ana Montanha CézarCerca de 340 crianças participaram da festa, que contou com caça do

Coelhinho da Páscoa, sucos, bolos, sanduíches e ovos de páscoa para todosde siqueira camposcamila consulin

A Páscoa das crianças que frequentam a Escola Municipal Ana Montanha Cézar, foi especial. Cerca de 340 crianças participaram da festa, que contou com caça do Coelhinho da Páscoa, sucos, bolos, sanduíches e ovos de páscoa para todos.

Anteontem (27), a programação da escola foi modificada devido a data. Várias atividades foram real-izadas, como brincadeiras, entrega de chocolates e a presença do coel-hinho da Páscoa, que animou os estudantes.

A diretora, Silvia Adriana dos Santos, contou que o dia foi rec-heado de recreações fora da sala de aula, direcionadas à Páscoa. “Estendemos o recreio para 45 minutos e chamamos 18 meninas do magistério para nos auxiliar com as brincadeiras”.

o ponto alto da festa foi à dis-tribuição dos chocolates, doados pela prefeitura de Siqueira Campos.

a cElEBRação

Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus

Cristo. Entretanto, muitos estudio-sos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consider-ação, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.

Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cris-tãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como osíris, Attis e Adônis.

Estudos mais recentes apon-tam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. o estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fun-damental de seu pensamento aus-ente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.

Interpretações mais vinculadas

à própria cultura judaica e à narra-tiva Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festiv-idade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.

No ano de 325, durante o Con-cílio de Niceia houve a primeira ten-tativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século xVI – com a adoção do calendário gregoriano – as difi-culdades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a ren-ovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.

Várias atividades foram realizadas, como brincadeiras, entrega de chocolates e a presença do coelhinho da Páscoa

Camila Consulin

Enxadristas siqueirenses se classificam para seletivas no

Festival Paranaense de Xadrez para Menores 2013

O município de Siqueira Campos foi representado por 11 enxadristas, que conseguiram se classificar em três seletivas

de siqueira camposcamila consulin

No último domingo (24), acon-teceu no Ginásio do Tarumã em Curitiba, o Festival Paranaense de xadrez para Menores 2013. Na competição foram disputadas as categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18 anos masculino e feminino. o município de Siqueira Campos foi represen-tado por 11 enxadristas, que con-seguiram se classificar em três seletivas.

o evento foi promovido pela Federação de xadrez do Paraná (Fexpar), em parceria com a Secre-taria de Esporte do Estado (SEES) e prefeitura de Curitiba. Esti-veram na capital 189 atletas de 18 municípios.

Para o professor, Claudinei Gois de oliveira as competições foram difíceis, porém os atletas

mostraram muita competência. “Nossos enxadristas mostraram muito esforço, dedicação e inter-esse nos treinos, pois foi através do fortalecimento constante do grupo e os confrontos em partidas amistosas que conseguimos essas vitórias”, diz.

A grande surpresa da com-petição foi ofertada por Kamila Milena xavier, de 12 anos, que não se intimidou diante de uma final estadual e venceu três das cinco partidas que jogou. o resultado lhe rendeu o 6º lugar em sua primeira participação na principal com-petição do Estado.

Na categoria sub 18, Siqueira Campos ficou com 16º lugar, com o atleta Johnathan Willian de Godoi. Já na categoria sub 16 masculino, os siqueirenses Bruno Kikuta ficou em 9º lugar, Lucas Teodoro Bar-bosa de Aguiar em 19º lugar, Renan Britzke Castro 20º lugar e Gabriel

Batista de Souza 23º lugar. No sub 16 feminino, Paola Helena da Silva Fernandes ficou em 18º lugar.

Antônio Henrique Karter levou o primeiro lugar na categoria sub 14 masculino, e o siqueirense Waine Barbosa de oliveira Junior, veio em seguida na segunda colocação. Marcos Paulo dos Santos ficou em 18º lugar. Na categoria sub 14 fem-inino, a siqueirense Laís Mariano Teixeira da Silva ficou 15º lugar.

“Agradeço ao prefeito Fabiano Lopes Bueno, o vice Luís Germano e o departamento de Esportes, que começaram seus trabalhos com forte inclinação para o social e também apoio para a educação, cultura e esporte. Em especial, em relação ao esporte, pois é muito bom ouvir deles a frase já recorrente ‘Nosso apoio ao esporte não ficará só no futebol e futsal’”, finalizou o professor Claudinei.

Divulgação

a grande surpresa da competição foi ofertada por Kamila Milena Xavier, de 12 anos

Começam as aulas do Projovem Trabalhador em

Siqueira CamposCerca de 50 alunos estão matriculados nos cursos, que dão a oportunidade para jovens de 18 a 29 anos concluírem o ensino fundamental e fazer um curso profissionalizante

de siqueira camposcamila consulin

o programa Projovem Tra-balhador, do Governo Federal, ini-ciou as aulas nesta segunda-feira (25), em Siqueira Campos. Cerca de 50 alunos estão matriculados nos cursos, que dão a oportuni-dade para jovens de 18 a 29 anos concluírem o ensino fundamental e fazer um curso profissionalizante.

“Abrimos turmas nos cursos de Metal Mecânica, Construção e Reparos I e Serviços Pessoais e iremos iniciar outra turma de Serviços Pessoais, pois tivemos bastante procura”, informou a coordenadora do programa no município, Josiane Ribeiro da Silva.

Ela ainda disse que para este ano serão oferecidos somente estes cursos, porém há possibili-dade que haja novos cursos para o ano que vem.

os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, ser membro de família com renda mensal de até um salário mínimo, estar cursando o ensino funda-mental ou médio (ou ter concluído

o ensino médio) e estar desempre-gado.

A meta do governo estadual para este ano é qualificar 7 mil jovens pelo programa. o investi-mento do programa é de R$ 10, 3 milhões para qualificar 7 mil jovens em 117 municípios.

os documentos necessários para a inscrição são: cópia do RG, CPF, PIS/NIS, comprovante de residência e escolaridade, ou histórico escolar, título de eleitor, e comprovante de quitação das obrigações militares.

De acordo com a coordena-dora, ainda tem vagas disponíveis. “Ainda temos vagas disponíveis, além disso, caso tenha desistentes poderemos colocar outra pessoa no lugar”, disse.

A carga horária será de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional, em seis meses. Enquanto frequen-tam as aulas, o aluno tem direito a bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 mensais, além de kit escolar, mate-rial didático.

As inscrições podem ser feitas

na Agência do Trabalhador, Rua Expedicionários, nº 1.876, Centro. Telefones 3571-3571 ou 3571-1222.

PERíodos dE aulasVespertinoSegunda-feira/ terça-feira/

quarta-feiraLocal: Associação Siqueirense

de Ensino (ASE)Horário: 13h às 17hNoturnoSegunda-feira/ terça-feira/

quarta-feira/ quinta-feiraLocal: Escola Estadual José

Afonso Horário: 18h50 às 22h30

PRojovEmo Projovem Trabalhador-Ju-

ventude Cidadã é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, executado em parce-ria com o Estado, que tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebi-mento de qualificação profis-sional e acesso a ações de cidadania.

Camila Consulin

coordenadora josiane ribeiro da silva informou que ainda há

Page 6: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7306 eDITAIs

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

Decreto n. 955/2013

FABIANo LoPES BuENo, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso

de suas atribuições legais, com base no Art. 71, inciso VI da Lei orgânica Municipal,

Decreta

Art. 1 - Fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, dia 28 de março de 2013, quinta-fei-

ra Santa, especificamente o expediente das 13:00 h às 17:30 h.

Parágrafo Único - Ficam excluídos do determinado no “caput” deste artigo os serviços essenciais.

Art. 2 - Revogam-se as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 27 de março de 2013.

FABIANo LoPES BuENo

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

PREGÃo PRESENCIAL Nº. 004/2013-PMJ

AVISo DE ADJuDICAÇÃo E HoMoLoGAÇÃo

o Sr. Prefeito Municipal, WILSoN RoNALDo RoNY DE oLIVEIRA SANToS, torna-se pública a ADJuDICAÇÃo á

empresa SAMP AuToVEÍCuLoS LTDA, referente ao Item 001 do Lote 001, para a aquisição de um veículo 0 km,

destinado ao uso na Saúde Pública do Município de Japira, perfazendo o valor unitário de R$ 22.330,00 (vinte e

dois mil e trezentos e trinta reais), perfazendo o valor global de R$ 22.330,00. Perfazendo ainda o valor total da

licitação de R$ 22.330,00 (vinte e dois mil e trezentos e trinta reais) e a HoMoLoGAÇÃo do procedimento licitatório

modalidade PREGÃo PRESENCIAL sob nº. 004/2013-PMJ.

Japira, 21 de Março de 2013.

WILSoN RoNALDo RoNY DE oLIVEIRA SANToS

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

PREGÃo PRESENCIAL Nº. 008/2013-PMJ

AVISo DE ADJuDICAÇÃo e HoMoLoGAÇÃo

Homologo os atos praticados pela Comissão de Licitação, quanto ao procedimento licitatório referente ao Pregão Presen-

cial nº 008/2013-PMJ, considerando-o �DESERTO� por não haver proponentes interessadas na participação do mesmo.

Japira, 28 de Março de 2013.

WILSoN RoNALDo RoNY DE oLIVEIRA SANToS

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

DECRETo 947/2013

Ementa: Altera o Decreto 696/2011, que regulamenta a utilização de caçambas estacionárias coletoras de entulho

e da outras providências.

Fabiano Lopes Bueno, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legais,

DECRETA:

Art. 1º - A utilização de caçambas estacionárias coletoras de entulhos nas vias públicas municipais dar-se-á de

acordo com as normas estabelecidas neste Decreto.

Art. 2º - o serviço de recolhimento de resíduos mencionados no art. 1º será prestado pela Prefeitura Municipal de

Siqueira Campos ou mediante contratação de empresa particular e usuários.

Art. 3º - Aos autônomos e empresas será fornecido o competente Alvará de Autorização para realização dos

serviços no âmbito do município de Siqueira Campos.

Art. 4º - o valor a ser cobrado pelo serviço de recolhimento de entulhos realizado pela Prefeitura Municipal será

de R$ 10,00 (dez reais), sendo que o valor cobrado pelas empresas autônomas ou particulares não poderá ultra-

passar o valor estabelecido neste Decreto.

Art. 5º - Fica proibido expor, depositar, descarregar nos passeios, canteiros, ruas, jardins e demais áreas de uso

comum público, entulhos, terras, galhos ou resíduos de qualquer natureza.

Art. 6º - Fica proibido o uso das caçambas estacionárias para depósito de lixo doméstico, ou qualquer material

orgânico perecível.

Art. 7º - o descumprimento das disposições deste Decreto sujeitará aos infratores a penalidade de multa no valor

de R$ 200,00.

Art. 8º - os usuários isentos do pagamento do IPTu ou cadastrados em Programas Sociais do Governo do Estado

não pagarão pelo uso da caçamba, quando necessário.

Art. 9º - A coleta de resíduos de limpeza de quintal e podas de árvores, deverão ser programadas e agendadas,

junto ao Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais, cujo Cronograma de Trabalho estabelece todas

segundas e quartas-feiras para a realização deste serviço.

Art.10- os valores estabelecidos neste Decreto serão reajustados na mesma data e pelo mesmo índice adotado

pelo município a todos os tributos municipais.

Art.11 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias, especial-

mente o Decreto 696/2011.

Siqueira Campos, 28 de março de 2013

FABIANo LoPES BuENo

Prefeito Municipal

Page 7: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7307POlICIAl

Adolescente acusa jovem de abuso sexual, mas, depois retira a queixa em Guapirama

O pai da menor só ficou sabendo que ela havia retirado a queixa, pouco tempo depois. A polícia civil investiga o caso

de GuapiramaRegiane Romão

os policiais militares de Guapi-rama foram procurados pelas con-selheiras tutelares, V.F. R e J.G na manhã dessa quarta-feira, 27, junto com o senhor A.C. M e com a ado-lescente M.C.M.

Eles relataram aos policiais que adolescente foi mantida presa em um quarto durante vários dias por E.T.B. Durante o suposto cativeiro, a adolescente foi abusada sex-ualmente por diversas vezes. um amigo da jovem também teria sido mantido em cativeiro.

A adolescente, narrava os fatos e se mostrava muito nervosa e chorava o tempo todo. A equipe da polícia militar que atendeu a ocor-rência prestou apoio à menor.

Durante uma conversa em par-ticular, M.C. M contou detalhes do terror que supostamente teria vivido no cativeiro. Em vários momentos, ela se emocionava e não parava de chorar.

Eles registraram o Boletim de ocorrências e foram encaminha-dos para tomarem as providências legais sobre o caso.

Porém, a equipe policial foi procurada pelo pai da adolescente no mesmo dia. A.C. M contou que foi procurado pelos familiares do suposto estuprador para uma ‘con-versa’. Eles disseram que teriam conversado com a adolescente e ela teria topado desmentir toda a história na DP.

o pai inconformado disse que não aceitaria tal situação, mas ele foi informado pela conselheira tute-

lar que a filha já teia ido até a deleg-acia e desmentido a história.

Casos como o da adolescente são comuns no país. Várias mul-heres que são abusadas sex-ualmente, não denunciam por medo.

o tenente coronel Antônio Carlos de Moraes, explicou que em muitos casos, a mulher retira a queixa por depender finan-ceira e emocionalmente do com-panheiro. Com isso os casos de abuso sexual e agressão contra a mulher aumenta a cada dia.

o delegado do município de Joaquim Távora está cuidando do caso. Ele foi procurado pela equipe de reportagem do jornal Correio Notícias, mas em função do feriado, ele só voltará ao tra-balho na segunda-feira, 1.

Ilustrativa

números de mulheres vítimas de agressões e abusos sexuais aumentam a cada dia

Polícia Militar Ambiental inicia a operação ‘Páscoa 2013’

Durante a operação, os policiais pretendem evitar a pesca predatória e prevenir os crimes

contra o meio ambiente

do ParanáRegiane Romão

A Polícia Militar Ambiental da 2ª Companhia de Londrina iniciou nesta quinta-feira, 28, a operação ‘Páscoa 2013’ que intensificará o policiamento de proteção ao meio ambiente durante o feriado prolon-gado.

Para trabalhar nesta operação, 30 policiais estão sendo disponibi-lizados. Eles estão divididos por turnos de serviço, e realizarão diversos trabalhos, como aborda-gem e patrulhamento em todos os municípios de área de abrangência da companhia.

A proteção ambiental em terra e água também será intensificada durante esse período. os trabalhos serão realizados na região do rio Tibagi e Ivaí. Trechos de represa-mento também serão vistoriados com lanchas e viaturas.

Essas medidas serão tomadas a fim de evitar a prática de pesca predatória, principalmente nesse final de semana prolongado.

Algumas pessoas se aprovei-tam dessa data para pescar de maneira irregular. Mesmo com o fim do período da piracema, os policiais continuam no patrulhamento, com o objetivo de preservar as espécies nativas da região.

Além da preservação do meio ambiente, a equipe policial estará atenta à proteção de pessoas que estiverem em atividades recreati-vas, também abordarão suspeitos que por ventura estiverem usando embarcações de formas irregulares e orientarão os banhistas para práti-cas seguras de atividades físicas de maneira segura.

Em todos os feriados pro-longados as equipes de policiais ambientais organizam operações especiais a fim de preservar o meio ambiente.

Essa medida tem evitado a pesca predatória, caçadas e outros crimes contra o meio ambiente.

Policiais ambientais se preparam para mais uma operação especial

Polícia Militar Ambiental

Page 8: Correio Notícias - Edição 730

sexta-feira, 29 de março de 2013 - edição 7308 regIONAl

Segundo pesquisa Neto Calil seria eleitonovo prefeito em Joaquim Távora

Com margem de cinco pontos para mais ou para menos, o candidato Neto Calil (DEM) seria eleito com 53% dos votos se a eleição fosse hoje

d e j o a q u i m t á v o r aR e g i a n e R o m ã o

S e a s e l e i ç õ e s m u n i c -i p a i s e m J o a q u i m T á v o r a f o s s e m h o j e , o c a n d i d a t o a p r e f e i t o E m í l i o C a l i l N e t o ( D E M ) s e r i a e l e i t o c o m u m a d i f e r e n ç a d e 1 5 % % .

I s t o é o q u e a p o n t a

u m a p e s q u i s a r e g i s t r a d a n a j u s t i ç a e l e i t o r a l p e l a e m p r e s a I B R A P E ( w w w .i b r a p e n e t . c o m . b r )

A p e s q u i s a f o i r e a l -i z a d a e n t r e o s d i a s 2 6 e 2 7 d e m a r ç o p e l a e m p r e s a I B R A P E – I n s t i t u t o B r a -s i l e i r o d e P e s q u i s a s d e o p i n i ã o P ú b l i c a , q u e t e m u m e s c r i t ó r i o r e g i o n a l

l o c a l i z a d o e m C a m p i n a s – S P e a t u a l m e n t e é o 5 º i n s t i t u t o d e p e s q u i s a d o p a í s e r e g i s t r a d a n o T R E c o m o n u m e r o P R - 0 0 7 2 6 / 2 0 1 2 , n o d i a 2 3 d e m a r ç o , n ã o s o f r e u i m p u g n a ç ã o .

3 0 0 e n t r e v i s t a d o s r e s i d e n t e s n o m u n i c í p i o f o r a m o u v i d o s e a m a r g e m

d e e r r o é d e c i n c o p o n t o s p a r a m a i s o u p a r a m e n o s . A l é m d e m o r a d o r e s d a z o n a u r b a n a , p e s s o a s r e s i d e n t e s n a z o n a r u r a l t a m b é m f o r am ouv idas .

Segundo a pesqu i sa f e i t a pe la empresa IBRAPE, a pe rgun ta f e i t a pa ra os e le -i t o res f o i à segu in te : ‘Se f osse vo ta r nes te momen to

em qua l de les vo ta r i a? ’ Ne to Ca l i l (DEM) ob teve 53% das i n tenções de vo to , Ge l son (PSDB) ob teve 38% dos vo tos , os vo tos nu los , b rancos e os i ndec i sos somaram 9%.

A pesqu i sa t ambém rev -e lou a re je i ção dos cand i -da tos . Se a e le i ção fosse ho je , 35% da popu lação não

vo ta r i am de j e i t o nenhum no cand ida to Ge lson . 25% dos en t rev i s tados d i sse ram que não vo ta r i am em Ne to Ca l i l de f o rma a lguma , 36% dos e le i t o res quando ques t i o -nados sob re a re je i ção dos cand ida tos p re fe r i r am não responde r. Apenas 4 % d o s e l e i t o r e s r e j e i t a m o s d o i s c a n d i d a t o s .

Infográfico