Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes...

11
Correrªo por conta da CONTRATADA as despesas provenientes de reparos que s e f a am necessÆrios e m concreto endurecido provocados p r erros ou inobserv ncia das normas aplicÆveis espØcie. Na ocorrOEncia de falhas de concretagem, o reparo consistirÆ n a remo ªo do concreto defeituoso atØ que se atinja a parte e m b o m estado. As cavidades eventualmente formadas serªo limpas e tratadas com adesivo estrutural ap s o q u e , s o b a supervisªo da FISCALIZA˙ˆO, os vazios serªo preenchidos com argamassa adequada. A argamassa a ser utilizada (DRY PACK), consiste e m u m a mistura de cimento e areia, tra o 1:2:5 ou 1:3, feita a seco com cimento Portiand pozoi mico. No concreto aparente a argamassa serÆ acrescida de cimento branco, e m propor ıes ideais, de m o d o a s e proporcionar a aparOEncia uniforme com o concreto antigo. Lan amento d e C o n c r e t o Toda e qualquer concretagem somente serÆ levada a efeito ap s expressa libera ªo d a FISCALIZA˙ˆO. A CONTRATADA nªo iniciarÆ a concretagem s e m que, previamente, a FISCALIZA˙ˆO tenha procedido a verifica ªo da conformidade das formas, armaduras, pe as embutidas e superf cies das juntas de concretagem. Nªo serÆ permitido o lan amento d e concreto de altura superior a dois metros. Para evitar segrega ªo e m quedas livres maiores q u e a mencionada, utilizar-se-ªo calhas apropriadas. E m pe as de alta densidade de armadura o lan amento d o concreto dlretamente de encontro s m e s m a s serÆ evitado. Neste caso o lan amento serÆ efetuado peia parte lateral das formas, atravØs de aberturas executadas com tal finalidade. O concreto serÆ aplicado e m lances cont nuos com espessura e m torno de 30 cm. O concreto serÆ lan ado pr ximo sua posi ªo definitiva evitando-se, desta forma, transportÆ-lo no i n t e r i o r d a forma p r meio de vibradores ou outro meio qualquer. A d e n s a m e n t o d o C o n c r e t o Deverªo ser utilizados vibradores d e Imersªo, com energia suficiente para o rÆpido adensamento do concreto. O adensamento serÆ cuidadoso, de forma que o concreto ocupe todos os recantos d a f rma.

Transcript of Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes...

Page 1: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

Correrão p o r c o n t a d a C O N T R A T A D A a s d e s p e s a s p r o v e n i e n t e s d e r e p a r o s q u e s e façam necessários e m c o n c r e t o e n d u r e c i d o p r o v o c a d o s pôr e r r o s o u inobservância d a s n o r m a s aplicáveis à espécie. N a ocorrência d e f a l h a s d e c o n c r e t a g e m , o r e p a r o consistirá n a remoção d o c o n c r e t o d e f e i t u o s o até q u e s e a t i n j a a p a r t e e m b o m e s t a d o . A s c a v i d a d e s e v e n t u a l m e n t e f o r m a d a s serão l i m p a s e t r a t a d a s c o m a d e s i v o e s t r u t u r a l após o q u e , s o b a supervisão d a FISCALIZAÇÃO, o s v a z i o s serão p r e e n c h i d o s c o m a r g a m a s s a a d e q u a d a .

A a r g a m a s s a a s e r u t i l i z a d a ( D R Y P A C K ) , c o n s i s t e e m u m a m i s t u r a d e c i m e n t o e a r e i a , t raço 1 : 2 : 5 o u 1 : 3 , f e i t a a s e c o c o m c i m e n t o P o r t i a n d pozoiâmico. N o c o n c r e t o a p a r e n t e a a r g a m a s s a será a c r e s c i d a d e c i m e n t o b r a n c o , e m proporções i d e a i s , d e m o d o a s e p r o p o r c i o n a r a aparência u n i f o r m e c o m o c o n c r e t o a n t i g o .

Lançamento d e C o n c r e t o

T o d a e q u a l q u e r c o n c r e t a g e m s o m e n t e será l e v a d a a e f e i t o após e x p r e s s a l iberação d a FISCALIZAÇÃO.

A C O N T R A T A D A não iniciará a c o n c r e t a g e m s e m q u e , p r e v i a m e n t e , a F ISCALIZAÇÃO t e n h a p r o c e d i d o a verif icação d a c o n f o r m i d a d e d a s f o r m a s , a r m a d u r a s , peças e m b u t i d a s e superfícies d a s j u n t a s d e c o n c r e t a g e m .

Não será p e r m i t i d o o lançamento d e c o n c r e t o d e a l t u r a s u p e r i o r a d o i s m e t r o s . P a r a e v i t a r segregação e m q u e d a s l i v r e s m a i o r e s q u e a m e n c i o n a d a , uti l izar-se-ão c a l h a s a p r o p r i a d a s . E m peças d e a l t a d e n s i d a d e d e a r m a d u r a o lançamento d o c o n c r e t o d l r e t a m e n t e d e e n c o n t r o às m e s m a s será e v i t a d o . N e s t e c a s o o lançamento será e f e t u a d o p e i a p a r t e l a t e r a l d a s f o r m a s , através d e a b e r t u r a s e x e c u t a d a s c o m t a l f i n a l i d a d e .

O c o n c r e t o será a p l i c a d o e m l a n c e s contínuos c o m e s p e s s u r a e m t o r n o d e 3 0 c m .

O c o n c r e t o será lançado próximo à s u a posição d e f i n i t i v a e v i t a n d o - s e , d e s t a f o r m a , t ransportá-lo n o i n t e r i o r d a f o r m a pôr m e i o d e v i b r a d o r e s o u o u t r o m e i o q u a l q u e r .

A d e n s a m e n t o d o C o n c r e t o

Deverão s e r u t i l i z a d o s v i b r a d o r e s d e Imersão, c o m e n e r g i a s u f i c i e n t e p a r a o rápido a d e n s a m e n t o d o c o n c r e t o . O a d e n s a m e n t o será c u i d a d o s o , d e f o r m a q u e o c o n c r e t o o c u p e t o d o s o s r e c a n t o s d a fôrma.

Page 2: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

2 . 3 . 5 C u r a d o C o n c r e t o

a ) Q u a l q u e r q u e s e j a o p r o c e s s o e m p r e g a d o p a r a c u r a d o c o n c r e t o , a

apl icação iniciar-se-á tão l o g o t e r m i n e a p e g a . A superfície d o c o n c r e t o

deverá s e r m a n t i d a p e r m a n e n t e m e n t e úmida, i n c l u s i v e a s fôrmas d e

m a d e i r a , c o m água d e q u a l i d a d e i g u a l à u t i l i z a d a n o p r e p a r o d o

c o n c r e t o .

b ) P a r a o c o n c r e t o p r e p a r a d o c o m c i m e n t o P o r t i a n d c o m u m , o período d e

c u r a não deverá s e r i n f e r i o r a 7 ( s e t e ) d i a s .

2 . 3 . 6 D e s f o r m a

a ) A r e t i r a d a d a s fôrmas obedecerá a o d i s p o s t o n a N B R - 6 1 1 8 / 2 0 0 3 ,

d e v e n d o - s e a t e n t a r p a r a o s p r a z o s r e c o m e n d a d o s :

- F a c e s l a t e r a i s : 0 3 d i a s ; - F a c e s i n f e r i o r e s : 1 4 d i a s ; - F a c e s i n f e r i o r e s s e m p o n t a i e t e s : 2 1 d i a s .

b ) A C O N T R A T A D A apresentará, p a r a aprovação d a FISCALIZAÇÃO, u m p l a n o d e d e s f o r m a .

c ) Após a d e s f o r m a , a s superfícies d o c o n c r e t o serão i n s p e c i o n a d a s v i s a n d o a identif icação d e d e f e i t o s d e c o n c r e t a g e m , t a i s q u a i s : " n i n h o s d e a b e l h a " , ausência d e a r g a m a s s a , r u g o s i d a d e s , e n t r e o u t r o s . N a inspeção, a FISCALIZAÇÃO verif icará, a i n d a , a ocorrência d e t r i n c a s , f i s s u r a s e o u t r a s iesões p r o v o c a d a s p o r c u r a m a l p r o c e s s a d a o u r e c a l q u e s d e fundação. Q u a l q u e r t r a t a m e n t o d e s t i n a d o às superfícies d o c o n c r e t o d e s m o l d a d o s o m e n t e será p e r m i t i d o após e s t e e x a m e .

2 . 4 F O R M A S E E S C O R A M E N T O S

a ) A s fôrmas serão d e tábuas d e m a d e i r a s d i v e r s a s , e s p e s s u r a 2 , 5 0 c m , c o m r e u s o r e c o m e n d a d o d e c i n c o v e z e s , c o n f o r m e E M - 1 3 / 0 1 . 1 . A s fôrmas poderão i g u a l m e n t e s e r c o n f e c c i o n a d a s e m m a d e i r a c o m p e n s a d a

b ) A posição d a s fôrmas - p r u m o e nível - será o b j e t o d e verif icação r i g o r o s a e p e r m a n e n t e , e s p e c i a l m e n t e d u r a n t e o p r o c e s s o d e lançamento d o c o n c r e t o . Q u a n d o necessária, a correção será e f e t u a d a i m e d i a t a m e n t e , c o m o e m p r e g o d e c u n h a s , e s c o r a s , e t c . Deverão s e r

Page 3: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

p r e v i s t a s a b e r t u r a s c o n v e n i e n t e m e n t e d i m e n s i o n a d a s p a r a o lançamento e f i c a z e vibração d o c o n c r e t o . Q u a n d o f o r o c a s o , e s t a s a b e r t u r a s serão f e c h a d a s i m e d i a t a m e n t e após o iançamento e vibração d o c o n c r e t o , d e m o d o a a s s e g u r a r a p e r f e i t a c o n t i n u i d a d e d o p e r f i l d e s e j a d o p a r a a peça.

c ) P a r a g a r a n t i r a e s t a n q u e i d a d e d a s j u n t a s poderá s e r e m p r e g a d o o p r o c e s s o d e s a m b l a d u r a s , d o t i p o m e c h a e e n c a i x e . E s s e p r o c e s s o só s e r e c o m e n d a q u a n d o não e s t i v e r p r e v i s t o o r e a p r o v e i t a m e n t o d e fô rma.

d ) A a b e r t u r a c o r r e t a d a s f o r m a s será m a n t i d a , p r e f e r e n c i a l m e n t e , c o m a uti l ização d e e s t i c a d o r e s d e c o n c r e t o e x e c u t a d o s c o m a m e s m a d o s a g e m d o c o n c r e t o q u e será iançado.

e ) C a s o contrár io, a e s t a n q u e i d a d e d a s j u n t a s será o b t i d a c o m o a r e / o u p r e f e r e n c i a l m e n t e e lastômero, d o t i p o s i l i c o n e , c o n f o r m e E M - 0 5 / 0 1 . E . O e m p r e g o d e g e s s o , p a r a e s s e f i m , não será p e r m i t i d o .

f ) P a r a o b t e r superfícies l i s a s , o s p r e g o s serão r e b a t i d o s d e m o d o a f i c a r e m e m b u t i d o s n a s fôrmas, s e n d o o r e b a i x o c a l a f e t a d o c o m o e lastômero r e f e r i d o n o i t e m a n t e r i o r .

g ) P a r a p a r e d e s a r m a d a s , a iigação d a s fôrmas i n t e r n a s e e x t e r n a s será e f e t u a d a p o r m e i o d e t u b o s s e p a r a d o r e s e t e n s o r e s a t r a v e s s a n d o a e s p e s s u r a d o c o n c r e t o .

h ) O s t u b o s s e p a r a d o r e s , p r e f e r e n c i a l m e n t e d e plástico P V C , garantirão a e s p e s s u r a d a p a r e d e s o b o e f e i t o d a compressão e o s t e n s o r e s , p r e f e r e n c i a l m e n t e metál icos, terão a m e s m a f i n a l i d a d e n a hipótese d e esforços d e t ração.

I) A localização d o s t u b o s s e p a r a d o r e s e d o s r e s p e c t i v o s t e n s o r e s será d e f i n i d a p e l o a r q u i t e t o e p e l o a u t o r d o p r o j e t o d e e s t r u t u r a , c o m a interveniência d a FISCALIZAÇÃO.

J) C o m o r e g r a g e r a l , o s t u b o s s e p a r a d o r e s serão d i s p o s t o s e m a l i n h a m e n t o s v e r t i c a i s e h o r i z o n t a i s , s e n d o d e 5 m m o e r r o admissível e m s u a local ização. S e m p r e q u e possível estarão s i t u a d o s e m j u n t a s r e b a i x a d a s ( 2 c m n o mínimo), o q u e contribuirá p a r a disfarçar a s u a existência n a superfície d o c o n c r e t o a p a r e n t e .

k ) N a hipótese d e composições plásticas, a m a t r i z n e g a t i v a d a s e s c u l t u r a s

será e x e c u t a d a e m g e s s o , e m p o l i e s t i r e n o e x p a n d i d o o u a i n d a e m f i b r a

d e v i d r o , p r o c e d e n d o - s e e m s e g u i d a a s u a incorporação à f o r m a .

I) A s precauções a s e r e m t o m a d a s n a s j u n t a s d e c o n c r e t a g e m o u d e t r a b a l h o e r e l a c i o n a d a s c o m a s fôrmas estão d e s c r i t a s n o i t e m 4 d o

Page 4: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

tópico " 2 . 2 . 5 C o n c r e t o " c o n s i d e r a n d o a correlação e x i s t e n t e e n t r e o s

d o i s a s s u n t o s .

2 . 5 A R M A D U R A S

a ) O r e c o b r i m e n t o d a s a r m a d u r a s será i g u a l a 2 5 m m , n o c a s o d e exposição a o a r l i v r e e a 2 0 m m , n o c a s o contrár io. V i d e N B R 6 1 1 8 / 2 0 0 3 , T a b e l a 7 . 2 .

b ) P a r a g a r a n t i r o s r e c o b r i m e n t o s r e c o m e n d a d o s , serão e m p r e g a d o s a f a s t a d o r e s d e a r m a d u r a d o t i p o " c l i p s " plásticos, o u s i m i l a r e s , c u j o c o n t a t o c o m a s f o r m a s s e r e d u z a u m p o n t o .

c ) O e m p r e g o d e " c l i p s " plásticos será o b j e t o d e e x a m e prévio, c a s o o c o n c r e t o v e n h a a s e r s u b m e t i d o a t r a t a m e n t o d e v a p o r , p o i s a e l e v a d a t e m p e r a t u r a poderá a c a r r e t a r a s u a fusão.

d ) C o m o o s s i n a i s d e óxido d e f e r r o n a s superfícies d e c o n c r e t o a p a r e n t e são d e difícil remoção, a s a r m a d u r a s serão r e c o b e r t a s c o m a g u a d a d e c i m e n t o o u p r o t e g i d a s c o m f i i m e d e p o l i e t i l e n o , o q u e a s protegerá d a ação atmosfér ica n o período e n t r e a s u a colocação n a fôrma e o lançamento d o c o n c r e t o .

e ) N o d e s e n h o d a s a r m a d u r a s serão p r e v i s t o s " c a n a i s " q u e p o s s i b i l i t e m a imersão d o v i b r a d o r .

f ) O s f u r o s a b e r t o s p a r a a c o l a g e m d a s f e r r a g e n s n a s p a r e d e s deverão s e r r i g o r o s a m e n t e l i m p o s e i s e n t o s d e p o e i r a .

g ) O p r o d u t o e s p e c i f i c a d o p a r a a c o l a g e m d o s f e r r o s n a s p a r e d e s e s t r u t u r a i s é d a S I K A o u V E D A C I T e a c o r d o c o m o s critérios d e construção deverá s e r e s c o l h i d o e n t r e o m a i s f l u i d o o u m a i s p a s t o s o .

3 . C O B E R T U R A

3 . 1 E S T R U T U R A METÁLICA

a ) T o d o s o s m a t e r i a i s deverão s e r n o v o s , d e p r i m e i r a q u a i i d a d e e p o s s u i r c e r t i f i c a d o s d e q u a l i d a d e e procedência.

Page 5: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

3 . 2 P R O C E S S O E X E C U T I V O

a ) A c o b e r t u r a , c o m p o s t a d a e s t r u t u r a metálica e d o e n t e l h a m e n t o deverá

s e r m o n t a d a d e a c o r d o c o m a s especif icações e p r o j e t o s .

b ) Deverão s e r t o m a d a s a s providências necessárias p a r a q u e a e s t r u t u r a permaneça estável d u r a n t e o p r o c e d i m e n t o d e m o n t a g e m , u t i l i z a n d o e s t a i a m e n t o s e l igações provisórias e m q u a n t i d a d e s u f i c i e n t e a f i m d e s u p o r t a r o s esforços a t u a n t e s d u r a n t e a m o n t a g e m .

3 . 3 D ISPOSIÇÕES G E R A I S

a ) P a r a r e t o q u e s d e d a n o s mecânicos o c o r r i d o s d u r a n t e o t r a n s p o r t e e m o n t a g e m , deverá s e r p r o v i d e n c i a d o s r e p a r o s n o s p o n t o s a t i n g i d o s através d e l i x a m e n t o e p i n t u r a , c o n s t i t u i n d o t o d o o s i s t e m a a n t e r i o r m e n t e d e s c r i t o .

Page 6: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

CAPÍTULO I I I : A R Q U I T E T U R A

1 . O B J E T I V O

a ) E s t a s Especif icações d e A r q u i t e t u r a têm p o r f i n a l i d a d e d e t e r m i n a r o s m a t e r i a i s e p r o c e d i m e n t o s básicos p a r a a execução d o s serviços e o b r a s c o n s t a n t e s d o s P R O J E T O S E X E C U T I V O S D E A R Q U I T E T U R A E D E T A L H A M E N T O S .

b ) A local ização, a l t u r a , e s p e s s u r a e característ icas d o s e l e m e n t o s d e vedação serão a s c o n s t a n t e s d o s P r o j e t o s E x e c u t i v o d e A r q u i t e t u r a , D e t a i h a m e n t o s e Especif icações Técnicas.

2 . E L E M E N T O S D E VEDAÇÃO

2 . 1 A L V E N A R I A S D E T I J O L O S CERÂMICOS

2 . 1 . 1 L o c a i s

T o d a s a s p a r e d e s i n t e r n a s e e x t e r n a s d a O b r a serão e x e c u t a d a s e m a l v e n a r i a d e t i j o l o s cerâmicos 8 f u r o s , t a m a n h o 1 0 x 2 0 x 2 0 c m , d e a c o r d o c o m a s e s p e s s u r a s i n d i c a d a s e m p l a n t a ( p a r e d e s c o m 1 5 c m d e e s p e s s u r a i n c l u i n d o a l v e n a r i a e r e v e s t i m e n t o s n a s d u a s f a c e s ) .

2 . 1 . 2 M a t e r i a i s

a ) O s t i j o l o s cerâmicos deverão s e r c o m p a c t a d o s , b e m c u r a d o s , homogéneos e u n i f o r m e s q u a n t o às d imensões, t e x t u r a e c o r , s e m d e f e i t o s d e m o l d a g e m t a i s c o m o f e n d a s , ondulações e c a v i d a d e s .

b ) N a s a l v e n a r i a s serão u s a d o s t i j o l o s d e 8 f u r o s c o m l i m i t e d e

compressão m a i o r o u i g u a l a 3 5 k g f / c m ^ , s a t i s f a z e n d o a E B - 1 9 e E B -

2 0 , a s s e n t a d o s c o m a r g a m a s s a d e c i m e n t o e a r e i a t raço 1 : 6 .

c ) A amarração d a s p a r e d e s c o m a e s t r u t u r a far-se-á através d e p o n t a s

d e f e r r o 0 4 . 2 C A - 5 Q , a c a d a 2 5 c m , c o l o c a d a s n o s p i l a r e s .

d ) O a r m a z e n a m e n t o e o t r a n s p o r t e d o s t i j o l o s serão e x e c u t a d o s d e m o d o a e v i t a r l a s c a s , q u e b r a s e o u t r o s d a n o s .

Page 7: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

/ C P L

P r o c e s s o E x e c u t i v o

A s a l v e n a r i a s terão a s e s p e s s u r a s e o s a l i n h a m e n t o s i n d i c a d o s n o P r o j e t o , não s e n d o p e r m i t i d o o c o r t e d e t i j o i o s p a r a f o r m a r a s e s p e s s u r a s r e q u e r i d a s . A s e s p e s s u r a s i n d i c a d a s r e f e r e m - s e às p a r e d e s d e p o i s d e r e v e s t i d a s , a d m i t i n d o - s e , n o máx imo, u m a variação d e 1 ( u m ) c m à e s p e s s u r a p r o j e t a d a .

A s f i a d a s serão p e r f e i t a m e n t e n i v e l a d a s , a l i n h a d a s , a p r u m a d a s , e c o m a s j u n t a s d e e s p e s s u r a máxima d e 1 5 m m s e n d o realçadas o u r e b a i x a d a s p a r a q u e o em.boço a d i r a f o r t e m e n t e .

A s a l v e n a r i a s q u e r e p o u s a m s o b r e v i g a s contínuas deverão s e r l e v a n t a d a s s i m u l t a n e a m e n t e , e m vãos contínuos. N o f e c h a m e n t o d e vãos, e m e s t r u t u r a d e c o n c r e t o a r m a d o , a s a l v e n a r i a s deverão s e r e x e c u t a d a s até u m a a l t u r a q u e p e r m i t a s e u p o s t e r i o r e n c u n h a m e n t o c o n t r a a e s t r u t u r a , c o m a uti l ização d e t i j o i o s maciços.

A s superfícies d e c o n c r e t o q u e f i c a r e m e m c o n t a t o c o m a a l v e n a r i a , serão p r e v i a m e n t e c h a p i s c a d a s c o m a r g a m a s s a d e c i m e n t o e a r e i a g r o s s a 1 : 3 . O s t i j o i o s deverão s e r m o l h a d o s p o r ocasião d e s e u e m p r e g o

C O M P O N E N T E S E S T R U T U R A I S

S o b r e o vão d e p o r t a s e j a n e l a s serão m o l d a d a s o u c o l o c a d a s v e r g a s .

S o b o vão d e j a n e l a s e / o u c a i x i l h o s serão m o l d a d a s o u c o l o c a d a s c o n t r a - v e r g a s .

A s v e r g a s e c o n t r a - v e r g a s excederão a l a r g u r a d o vão d e , p e l o m e n o s 3 0 c m e m c a d a l a d o e terão a l t u r a mínima d e 1 0 c m .

Q u a n d o o s vãos f o r e m r e l a t i v a m e n t e próximos e n a m e s m a a l t u r a , será e x e c u t a d a u m a única v e r g a .

A s v e r g a s d o s vão m a i o r e s q u e 2 , 4 0 m serão c a l c u l a d a s c o m o v i g a s .

P a r a p e r f e i t a aderência d a s a l v e n a r i a s às superfícies d e c o n c r e t o , i n c l u s i v e o f u n d o d a s v i g a s , e s s a s últ imas serão c h a p i s c a d a s c o m a r g a m a s s a d e traço volumétr ico 1 : 3 , c i m e n t o e a r e i a g r o s s a .

Page 8: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

3 . C O B E R T U R A

3 . 1 O B J E T I V O

O s m a t e r i a i s , métodos e p r o c e s s o s a d o t a d o s p a r a a s c o b e r t u r a s t e m c o m o o b j e t i v o não só a proteção c o n t r a intempéries, c o m o o d e s e m p e n h o térmico e acústico, p a r a q u e s e p o s s a m alcançar o s níveis a d e q u a d o s d e c o n f o r t o e segurança d o s a m b i e n t e s .

3 . 2 L O C A I S E M A T E R I A I S

a ) C o b e r t u r a

a . l ) E s t r u t u r a metál ica

b ) P r o c e s s o E x e c u t i v o

b . l ) A c o b e r t u r a deverá a p r e s e n t a r incl inação compatível c o m a s característ icas d a t e l h a e s p e c i f i c a d a e c o b r i m e n t o s a d e q u a d o s à incl inação a d o t a d a d e m o d o q u e s u a e s t a n q u e i d a d e a s águas p l u v i a i s s e j a a b s o l u t a , i n c l u s i v e q u a n d o d a ocorrência d e c h u v a s d e v e n t o d e g r a n d e i n t e n s i d a d e , n o r m a i s e previsíveis. Não será p e r m i t i d o o u s o d e t e l h a s q u e a p r e s e n t e m d e f e i t o s d e fabricação o u d e m a n u s e i o i n a d e q u a d o . A s peças c o m p o n e n t e s d a e s t r u t u r a metál ica, deverão s e a p r e s e n t a r a b s o l u t a m e n t e l i m p a s e i s e n t a s d e m a n c h a s d e u n i d a d e e imperfeições. Deverão s e r s e g u i d o s o p o s i c i o n a m e n t o , incl inações e d e m a i s in formações s o b r e a s c o b e r t u r a s , o b s e r v a r p e r f e i t o a l i n h a m e n t o e p a r a l e l i s m o q u a n d o d o a s s e n t a m e n t o . Concluídos o s serviços a c o b e r t u r a deverá s e a p r e s e n t a r l i m p a e a b s o l u t a m e n t e i s e n t a d e r e s t o s d e m a t e r i a i s u t i l i z a d o s n a s u a execução.

4 . PAVIMENTAÇÃO

4 . 1 C I M E N T A D O

4 . 1 . 1 L o c a i s

Áreas e x t e r n a s ( e n t r a d a p r i n c i p a l ) e área i n t e r n a .

4 . 1 . 2 M a t e r i a i s

C i m e n t o , b r i t a s n° 0 1 e 0 2 ( p a r a calçada), a r e i a g r o s s a e f i n a .

4 . 1 . 3 P r o c e s s o e x e c u t i v o

Page 9: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

a ) O c i m e n t a d o poderá s e r o b t i d o através d o d e s e n v o l v i m e n t o , s a r r a f e a m e n t o e a l i s a m e n t o d e própria c a m a d a d e c o n c r e t o , traço 1 : 3 : 4 ( c i m e n t o , a r e i a g r o s s a e p e d r a b r i t a d a ) c o m 8 0 a 1 0 0 m m d e e s p e s s u r a ;

b ) Q u a n d o não f o r possível t a l a c a b a m e n t o será a p l i c a d a u m a c a m a d a d e a r g a m a s s a d e c i m e n t o e a r e i a n o traço 1 : 3 , c o m 2 0 m m d e e s p e s s u r a ;

c ) Será const i tuído p o r módulos a c a d a 1 , 0 0 m , s e p a r a d o s p o r j u n t a s d e m a d e i r a .

5 . R E V E S T I M E N T O S ( P I S O , P A R E D E E T E T O )

5 . 1 P I S O

5 . 1 . 1 G r a n i l i t e

a ) L o c a i s :

a . l ) t o d a área i n t e r n a d a f e i r a , i n c l u i n d o a p a r t e i n t e r n a d e c a d a b l o c o c o m o t ambém a área d e p i a s e lavatórios,

b ) M a t e r i a i s :

G r a n i l i t e ( P i s o rígido e g e r a l m e n t e p o l i d o , c o m j u n t a s d e dilatação, m o l d a d o in loco, à b a s e d e c i m e n t o c o m a g r e g a d o d e mármore t r i t u r a d o e a r e i a . )

c ) P r o c e s s o E x e c u t i v o :

• A pavimentação e m lençóis d e g r a n i l i t e será e x e c u t a d a p o r e m p r e s a e s p e c i a l i z a d a , q u e fornecerá o s o f i c i a i s , a s máquinas e f e r r a m e n t a s b e m c o m o a g r a n i l h a d e mármore e a s j u n t a s plásticas.

• A t e x t u r a d o p i s o g r a n i l i t e , a lém d e p o l i d a , poderá s e r s i m p l e s m e n t e l i s a o u m e s m o s e m p o l i r o u a i n d a a n t i d e r r a p a n t e . O g r a n i l i t e t e m e l e v a d a resistência á abrasão, é impermeável , não é a b s o r v e n t e e é i m u n e à ação d e óleos e m a i o r i a d o s c o m p o n e n t e s orgânicos. A conservação é f e i t a c o m água e sabão, s e g u i d a d e c e r a .

Page 10: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

5 . 2 P A R E D E S

5 . 2 . 1 Cond ições G e r a i s

a ) O s r e v e s t i m e n t o s apresentarão p a r a m e n t o s p e r f e i t a m e n t e d e s e m p e n a d o s e a p r u m a d o s .

b ) O s r e v e s t i m e n t o s d e a r g a m a s s a ( s a l v o indicações e m contrário n o C a d e r n o d e E n c a r g o s ) serão constituídos, n o mínimo, p o r d u a s c a m a d a s s u p e r p o s t a s , contínuas e u n i f o r m e s : o emboço, a p l i c a d o s o b r e a superfície a r e v e s t i r e o r e b o c o , a p l i c a d o s o b r e o emboço.

C ) A g u i s a d e pré-tratamento e c o m o o b j e t i v o d e m e l h o r a r a aderência d o " ~ emboço será a p l i c a d a s o b r e a superfície a r e v e s t i r , u m a c a m a d a i r r e g u l a r e descontínua d e a r g a m a s s a f o r t e : o c h a p i s c o .

d ) P a r a g a r a n t i r a e s t a b i l i d a d e d o p a r a m e n t o , a a r g a m a s s a d o emboço terá m a i o r resistência q u e o r e b o c o .

e ) A s superfícies d e p a r e d e s serão i i m p a s a v a s s o u r a e a b u n d a n t e m e n t e m o l h a d a s a n t e s d a apl icação d o c h a p i s c o .

e ) C o n s i d e r a - s e i n s u f i c i e n t e m o l h a r a superfície p r o j e t a n d o - s e a água c o m auxíi io d e v a s i l h a m e s . A operação terá d e s e r e x e c u t a d a p a r a a t i n g i r o s e u o b j e t i v o , c o m o e m p r e g o d e e s g u i c h o d e m a n g u e i r a .

5 . 2 . 2 C h a p i s c o

a ) L o c a i s :

P a r e d e s d e a l v e n a r i a e superfícies d e c o n c r e t o .

b ) M a t e r i a i s :

O c h a p i s c o c o m u m será e x e c u t a d o c o m a r g a m a s s a n o traço 1 : 4 , e m p r e g a n d o - s e a r e i a g r o s s a , o u s e j a , a q u e p a s s a n a p e n e i r a d e 4 , 8 m m e f i c a r e t i d a n a p e n e i r a d e 2 , 4 m m , c o m o diâmetro máximo d e 4 , 8 m m .

5 . 2 . 3 Emboço

a ) L o c a i s :

P a r e d e s d e a l v e n a r i a o n d e receberão r e b o c o e cerâmica .

b ) M a t e r i a i s :

Page 11: Correrão por cont da a CONTRATADA as despesas provenientes ...joaolisboa.ma.gov.br/arquivos/licitacaoarquivo/7f355c2669b339e... · a) O recobrimento das armadura sers á igual a

o emboço d e superfícies i n t e r n a s será e x e c u t a d o c o m a r g a m a s s a c o m

e m p r e g o d e a r e i a média, e n t e n d e n d o - s e c o m o t a l a a r e i a q u e p a s s a n a

p e n e i r a d e 2 , 4 m m e f i c a r e t i d a n a p e n e i r a d e 0 , 6 m m , c o m diâmetro

máx imo d e 2 , 4 m m .

c ) P r o c e s s o E x e c u t i v o :

c l ) O s emboços só serão i n i c i a d o s após c o m p l e t a p e g a d e a r g a m a s s a d a s a l v e n a r i a s e c h a p i s c o s .

c . 2 ) O emboço d e c a d a p a n o d e p a r e d e só será i n i c i a d o d e p o i s d e

e m b u t i d a s t o d a s a s canal izações n a a l v e n a r i a q u e p o r e l a d e v a m

p a s s a r .

O s emboços serão f o r t e m e n t e c o m p r i m i d o s c o n t r a a s superfícies e apresentarão p a r a m e n t o áspero o u e n t r e c o r t a d o d e s u l c o s p a r a f a c i l i t a r a aderência. E s s e o b j e t i v o poderá s e r a lcançado c o m o e m p r e g o d e u m a tábua, c o m p r e g o s , c o n d u z i d a e m l i n h a s o n d u i a d a s , n o s e n t i d o h o r i z o n t a l , a r r a n h a n d o a superfície d o emboço.

C . 4 ) A e s p e s s u r a d o emboço não d e v e u l t r a p a s s a r a 2 0 m m , d e m o d o q u e , c o m a apl icação d e 5 m m d e r e b o c o , o r e v e s t i m e n t o d a a r g a m a s s a não u l t r a p a s s e 2 5 m m . O s traços a e m p r e g a r serão t e s t a d o s n a própria o b r a u t i l l z a n d o - s e c i m e n t o , s a i b r o ( o u c a l h i d r a t a d a ) e a r e i a .

5 . 2 . 4 R e b o c o

a ) L o c a i s :

P a r e d e s d e a l v e n a r i a a s e r e m p i n t a d a s .

b ) M a t e r i a i s :

A a r g a m a s s a será d e c i m e n t o e a r e i a n o traço 1 : 3 . O emboço d e v e e s t a r i i m p o , s e m p o e i r a , a n t e s d e r e c e b e r o r e b o c o . A s i m p u r e z a s visíveis - c o m o raízes, p o n t a s d e f e r r o d a armação d a e s t r u t u r a e t c , serão r e m o v i d a s .

c ) P r o c e s s o E x e c u t i v o :

c l ) T o d a s a s b a s e s serão l i m p a s e s u f i c i e n t e m e n t e m o l h a d a s .

c . 2 ) O s r e b o c o s só serão e x e c u t a d o s d e p o i s d a colocação d e p e i t o r i s e m a r c o s ( b a t e n t e s ) e a n t e s d a colocação d e a l i s a r e s (guarnições) e rodapés. O r e b o c o deverá s e r r i g o r o s a m e n t e d e s e m p e n a d o d e m o d o a g a r a n t i r p r u m o e e s q u a d r o p e r f e i t o s .