CPEN_BG_TI_10_PS

1
GRUPO I 1. Opção (B). 2. Opção (C). 3. Opção (D). 4. Opção (A). 5. A – VIII; B – II; C – IV; D – I; E – VII. 6. A Escala de Mercalli Modificada baseia-se nos efeitos causados pelo sismo em cada local. A intensidade, por ser um parâmetro apro- priado para descrever os efeitos causados, é muitas vezes utilizada pelas entidades para dar uma noção mais exata do impacto do sismo sobre a população, uma vez que a sua determinação se faz através de inquéritos/questionários à população e aos efeitos sobre as infraestruturas. GRUPO II 1. Opção (A). 2. Opção (C). 3. Opção (B). 4. A, D, F, C, E, B (ou D, F, C, E, B). 5. A aplicação do princípio das causas atuais permite desenvolver raciocínios sobre acontecimentos passados, utilizando os dados de hoje. A presença de fósseis de fácies (fósseis de corais) na formação referida permite inferir do ambiente em que esta foi originada. A formação de Picavessa terá, então, sido formada no paleoambiente descrito, pois é naquele tipo de ambiente que se desenvolvem os corais, na atualidade. GRUPO III 1. Opção (C). 2. Opção (D). 3. Opção (B). 4. Opção (A). 5. A exploração mineira produz resíduos volumosos e prejudiciais (ácidos, elementos radioativos, metais pesados…) que contaminam a água e os solos, o que degrada o ambiente. A aplicação do plano de recuperação procura evitar a disseminação dos contaminantes, minimizando o seu impacte ambiental. GRUPO IV 1. Opção (D). 2. Opção (A). 3. Opção (B). 4. Opção (C). 5. A – VIII; B – VI; C – IV; D – VII; E – III. Propostas de solução 11.° ou 12.° anos de escolaridade | Geologia | 03-03-09 PENBG11 © Porto Editora

description

,

Transcript of CPEN_BG_TI_10_PS

Page 1: CPEN_BG_TI_10_PS

GRUPO I

1. Opção (B).

2. Opção (C).

3. Opção (D).

4. Opção (A).

5. A – VIII; B – II; C – IV; D – I; E – VII.

6. A Escala de Mercalli Modificada baseia-se nos efeitos causados pelo sismo em cada local. A intensidade, por ser um parâmetro apro-priado para descrever os efeitos causados, é muitas vezes utilizada pelas entidades para dar uma noção mais exata do impacto dosismo sobre a população, uma vez que a sua determinação se faz através de inquéritos/questionários à população e aos efeitos sobreas infraestruturas.

GRUPO II

1. Opção (A).

2. Opção (C).

3. Opção (B).

4. A, D, F, C, E, B (ou D, F, C, E, B).

5. A aplicação do princípio das causas atuais permite desenvolver raciocínios sobre acontecimentos passados, utilizando os dados dehoje. A presença de fósseis de fácies (fósseis de corais) na formação referida permite inferir do ambiente em que esta foi originada. Aformação de Picavessa terá, então, sido formada no paleoambiente descrito, pois é naquele tipo de ambiente que se desenvolvem oscorais, na atualidade.

GRUPO III

1. Opção (C).

2. Opção (D).

3. Opção (B).

4. Opção (A).

5. A exploração mineira produz resíduos volumosos e prejudiciais (ácidos, elementos radioativos, metais pesados…) que contaminam aágua e os solos, o que degrada o ambiente. A aplicação do plano de recuperação procura evitar a disseminação dos contaminantes,minimizando o seu impacte ambiental.

GRUPO IV

1. Opção (D).

2. Opção (A).

3. Opção (B).

4. Opção (C).

5. A – VIII; B – VI; C – IV; D – VII; E – III.

Propostas de solução11.° ou 12.° anos de escolaridade | Geologia | 03-03-09

PE

NB

G11

©P

orto

Edi

tora