Crase

45
Crase Crase não é um acento gráfico. Crase é a fusão de dois sons iguais: preposição A + artigo A O acento que marca a crase é o ACENTO GRAVE Vou À Universidade. A crase ocorre para grifar a fusão dos dois sons iguais (preposição A + artigo A) Quando ocorre a crase? a. É necessário que a frase tenha um termo regente que exige complemento regido pela preposição A b. O termo regido precisa admitir a presença do artigo definido feminino singular ou plural A ou As. Exemplo: Quem vai, vai A algum lugar. a. Verbo pede um complemento. b. Se o complemento admitir a presença do artigo definido feminino, no singular ou no plural, haverá a fusão de dois sons iguais, o som da preposição A + o som do artigo A. Iremos A (preposição) A (artigo definido) cidade. Ou seja: Iremos À cidade. O acento grave marca a fusão dos dois sons iguais: preposição + artigo. Dicas para identificar a necessidade do uso da crase Quando, ao trocar o substantivo que feminino para um similar no masculino, faz-se necessário o uso do artigo definido masculino singular ou plural O ou Os. Exemplo: Vou AO restaurante. Nota-se a presença da preposição A + o artigo O. Sendo assim, na frase: Vou À cidade. Existe fusão entre o artigo e a preposição de sons iguais, portanto, há necessidade de crase que deve ser marcada pelo acento grave. Quando o substantivo próprio feminino puder ser colocado de modo que apareça a preposição PARA, verifique se, em seguida, há ou não a presença do artigo definido feminino no singular ou no plural. Exemplo:

Transcript of Crase

Page 1: Crase

CraseCrase não é um acento gráfico.Crase é a fusão de dois sons iguais:

preposição A + artigo AO acento que marca a crase é o ACENTO GRAVEVou À Universidade.A crase ocorre para grifar a fusão dos dois sons iguais (preposição A + artigo A)

Quando ocorre a crase?a. É necessário que a frase tenha um termo regente que exige complemento regido pela preposição Ab. O termo regido precisa admitir a presença do artigo definido feminino singular ou plural A ou As.Exemplo:Quem vai, vai A algum lugar.a. Verbo pede um complemento.

b. Se o complemento admitir a presença do artigo definido feminino, no singular ou no plural, haverá a fusão de

dois sons iguais, o som da preposição A + o som do artigo A.

Iremos A (preposição) A (artigo definido) cidade.Ou seja:Iremos À cidade.O acento grave marca a fusão dos dois sons iguais: preposição + artigo.

Dicas para identificar a necessidade do uso da crase1ª Quando, ao trocar o substantivo que feminino para um similar no masculino, faz-se necessário o uso do artigo definido masculino singular ou plural O ou Os.Exemplo:Vou AO restaurante.Nota-se a presença da preposição A + o artigo O.

Sendo assim, na frase:

Vou À cidade.Existe fusão entre o artigo e a preposição de sons iguais, portanto, há necessidade de crase que deve ser

marcada pelo acento grave.

2ª Quando o substantivo próprio feminino puder ser colocado de modo que apareça a preposição PARA, verifique se, em seguida, há ou não a presença do artigo definido feminino no singular ou no plural.Exemplo:Vou À Itália = Vou PARA A ItáliaPercebe-se a presença da preposição PARA + o artigo A, portanto, usa-se o acento grave para marcar a crase.

Vou À Bahia = Vou PARA A BahiaPercebe-se, também, a presença da preposição PARA + o artigo A, portanto, usa-se o acento grave para

marcar a crase.

Vou A Brasília = Vou PARA X BrasíliaO substantivo não admite a presença do artigo A, portanto não há ocorrência de crase.

3ª Quando se tratar do verbo ir, utiliza-se o inverso, o verbo voltar, para verificar se na frase há ocorrência de crase.

Page 2: Crase

Vou À Itália = Volto DA ItáliaVou À Bahia = Volto DA BahiaObserva-se a presença da preposição DE + A, portanto a crase deve ser marcada.

Vou A Brasília = Volto DE BrasíliaNão há a presença do artigo, logo não ocorre a crase.

VALE LEMBRAR QUE algumas vezes os nomes próprios femininos aparecem acompanhados de adjetivos ou locuções adjetivas denominados de Adjuntos Adnominais. Se o adjunto adnominal aceitar a presença do artigo, ocorre a crase.

Exemplo:Vou À majestosa Brasília.

Normas para o uso da craseSó existem três casos de crase que precede a palavra masculina.1º quando subtender as expressões À maneira de ou À moda deExemplo:Escreve À Graciliano Ramos = À MANEIRA de Graciliano RamosVestir-se À Pierre Cardin = À MODA DE Pierre Cardin2º Quando tiver subentendida palavra como Faculdade ou Universidade.Exemplo:Enviou o atestado À Candido Mendes3º Com pronomes demonstrativos (aquele / aquela / aquilo / aqueloutro) no singular ou no plural, tanto femininos como masculinos.A+ AqueleA+ AquelaNo exemplo existe a fusão da preposição A com a letra inicial do pronome demonstrativo “A”, pois ambos os

fonemas possuem sons idênticos. Sendo assim, deve

Exemplo :Darei o prêmio ÀQUELE aluno que obtiver a melhor nota.Darei o prêmio ÀQUELA aluna que obtiver a melhor nota.

COM EXCEÇÃO DOS CASOS CITADOS ACIMA, A CRASE NÃO PRECEDE A PALAVRA

MASCULINA, PRECEDE APENAS A FEMININA

1º Em Locuções Adverbiais femininas:Locuções adverbiais são duas ou mais palavras que, juntas, têm o mesmo valor de um advérbio.

Exemplo:À direita – À esquerdaÀ tarde – À noiteÀ s claras – Às escurasÀ disposiçãoÀ parteÀ s ordensÀ toaÀ vista2º Em Locuções Prepositivas:Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que, juntas, têm o mesmo valor de uma preposição.

Exemplo:À beira deÀ custa de

Page 3: Crase

À espera deÀ frente deÀ mercê deÀ procura de3º Em Locuções Conjuntivas:Locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que, juntas, têm o mesmo valor de uma conjunção.

Exemplo:À medida queÀ proporção queNos casos:

Venda A prazo ≠ Venda Á vista.No primeiro caso não há crase, pois a locução é uma palavra masculina.

Mas, quando a locução for feminina, como no segundo caso, ocorre a fusão da preposição A + o artigo A, logo a

crase deve ser marcada.

Quando não se marca a crase?1º antes de verboExemplo:Demorou A chegar. = Demorou para chegar.Aprender A ler.Condições A combinar.Caso A estudar.Mercadorias A transportar.O VERBO NÃO ADIMITE O ARTIGO. NUNCA COLOQUE CRASE DIANTE DE VERBOS.

2º antes do artigo indefinido umaExemplo:Não me submeto A uma exigência dessas.A = preposição.

3º antes de:a) pronomes pessoais

PRONOMES PESSOAIS:

RETOS OBLÍQUOS

eu me, mim, comigo

tu te, ti, contigo

ele, ela se, si, consigo, o, a, lhe

nós nos, conosco

vós vos, convosco

eles se, si, consigo, os, as, lhesExemplo:Ele se referiu A mim.A = preposição.

b) pronomes de tratamento (com exceção de Senhora ou Senhorita)PRONOMES DE TRATAMENTO:

Page 4: Crase

Vossa Alteza (V.A.) - dirigindo-se a príncipes, duques...Vossa Eminência (V. Em.) - dirigindo-se a cardeaisVossa Excelência (V. Ex.) - dirigindo-se às altas autoridadesVossa Magnificência (V. Mag.) - dirigindo-se a reitores de universidadesVossa Majestade (V. M.) - dirigindo-se a reis, imperadores...Vossa Santidade (V. S.) - dirigindo-se ao papaVossa Senhoria (V. S.a.) - em tratamento cerimoniosoO senhor, a senhora, você e vocês.Exemplo:Peço A Vossa Excelência que...A = preposição.

c) pronomes indefinidosPRONOMES INDEFINIDOS

Variáveis                                                Invariáveis                                                                (referem-se a coisas)

Algum, alguma, alguns, algumas        AlgoNenhum, nenhuma                                TudoNenhuns, nenhumas                             Todo, toda, todos, todas                      NadaOutro, outra, outros, outrasMuito, muita, muitos, muitas                                                               (referem-se a pessoas)

Pouco, pouca, poucos, poucas         QuemCerto, certa, certos, certas                AlguémVário, vária, vários, várias                 NinguémQuanto, quanta, quantos, quantas    OutremTanto, tanta, tantos, tantasQualquer, quaisquer                                                                                         (referem-se a coisas e pessoas)

Qual, quais                                         CadaUm, uma, uns, umas                          QueOs pronomes indefinidos também podem aparecer sob a forma de locução pronominal:Cada qual, quem quer que, qualquer um, todo aquele que, tudo o mais.Exemplo:Assisti penalizado A toda essa cena.A cada uma.A qualquer hora.Nos três casos: A = preposição.

d) pronomes demonstrativos

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Este, esta, isto (usados para o que está próximo da pessoa que fala e para o tempo presente)Esse, essa, isso (usados para o que está próximo da pessoa com quem se fala, para o tempo passado recente e para o futuro)Aquele, aquela, aquilo (usados para o que está distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala e para o tempo passado remoto)

Page 5: Crase

O, a, os, as (quando equivalem a isto, isso, aquilo ou aquele(s), aquela(s))Exemplo:A essa hora o comércio já fechou.e) pronomes relativos: que – quem – cuja – cujas (com exceção de a qual e as quais)OS PRONOMES RELATIVOS SÃO AQUELES QUE ESTABELECEM UMA RELAÇÃO DE

SUBORDINAÇÃO ENTRE DUAS ORAÇÕES, E SERVEM PARA EVITAR A REPETIÇÃO DE

UM SUBSTANTIVO NO MESMO PERÍODO. ELES SÃO: QUE, QUEM, QUAL, ONDE,

QUANDO E CUJO.

Exemplo:Ele trabalha na maior unidade do grupo empresarial, A qual produz sofisticados equipamentos eletrônicos.4º antes de antes de numeralExemplo:De 1939 A 1945A = preposição

De 11 A 20A = preposição.

NO ENTANTO, quando o numeral se referir a uma hora determinada, formando uma locução adverbial feminina, usa-se o acento gráfico para marcar a crase.Exemplo:Veio ÀS 3 horas.Estarei lá ÀS 18h.5º Entre substantivos iguais.Exemplo:Face A face.Gota A gota.De parte A parte.Corpo A corpo.

Obs.: A = preposição.

6º Quando a vogal A estiver diante de palavras no plural, mesmo que femininas.Exemplo:Não damos ouvidos A reclamações.Não me refiro A mulheres, mas A meninas.A condições variadas.A conclusões favoráveis.A forças ocultas.A obras.A matérias difíceis.A pessoas ilustres.7º Depois de preposição como:como / ante / após / com / conforme / contra / desde / durante / entre / mediante / para / perante / sob / sobre e segundoExemplo:Ante A evidência.

Page 6: Crase

Após As aulas.Mediante A força.Para A paz.Sob A fiscalização.Sobre A questão.8º Quando o substantivo feminino está subentendido no artigo indefinido uma, indicando a palavra de uma forma indeterminada.Exemplo:Estava entregue A terrível depressão. = Estava entregue A UMA terrível depressão.Procedeu-se A minuciosa busca. = Procedeu-se A UMAminuciosa busca.

Casos especiais de ocorrência da crase1º Ocorrem quando o objeto (Casa – Terra – Distância) é determinado:A) Quando a palavra CASA referir-se a LAR, a A CASA EM QUE MORAMOS, não há crase.Exemplo:Voltei A casa. = Voltei DE casa.O objeto casa é indeterminado e não aceita o artigo definido “a”, portanto não há ocorrência de crase.

Mas se a palavra CASA for modificada por adjetivo ou locução adjetiva.Exemplo:Vou À casa de Pedro.Refere-se Às Casas Pernambucanas.B) Quando a palavra terra for mencionada em posição oposta ao mar, a Terra está indeterminada, portanto não há crase.Exemplo:O navio já regressou A Terra.A = preposição.

Mas se a palavra terra aparecer modificada por adjetivo ou locução adjetiva, ela é mencionada de forma determinada e aceita o artigo definido, portanto a crase deve ser marcada com o acento grave.Exemplo:Foi À terra natal.Os aviões se dirigiram Às terras iraquianas.C) Quando a palavra DISTÂNCIA for utilizada de forma indeterminada, não há crase.Exemplo:Os observadores ficam A distância.Mas se a distância for determinada, a frase aceita o artigo definido feminino, exigindo a crase.Exemplo:Os observadores ficaram À distância de 200m.D) Os PRONOMES RELATIVOS permitem a presença da preposição que se funde com a primeira a sua letra, permitindo a crase.Exemplo:Não conheço a cidade À qual ele se referiu.

Page 7: Crase

E) Quando os PRONOMES DEMONSTRATIVOS forem precedidos da preposição A, a crase deve ser marcada.Nos casos:

A = aquelaAs = aquelas

Exemplo:É uma situação semelhante À que enfrentamos ontem. = É uma situação semelhante ÀQUELA que enfrentamos ontem. = É um fato semelhante ÀQUELE que observamos ontem.Nos três casos acima, há a fusão do artigo A com o pronome demonstrativo que inicia com a letra A. Portanto existe a fusão de dois fonemas de sons idênticos, sendo assim, a crase é marcada.

Uso facultativo da crase1º Diante de PRONOMES POSSESSIVOS femininos.Exemplo:Aos meus alunos e Às minhas alunas.Aos meus alunos e As minhas alunas.Ambas as formas estão corretas.

2º Nome de mulher que figura na intimidade daquele que a menciona. Observe que a crase só se justifica quando há intimidade entre aquele que menciona e aquela que é mencionada.Exemplo:Declarou-se À Joana. = Declarou-se A Joana.Neste caso, Joana é uma pessoa íntima daquele que está falando. Sendo assim, o uso da crase é opcional.

No entanto, quando a mulher mencionada não for íntima do falante, não há crase.Exemplo:Referia-se A Selma, a nova diretora.Neste caso, não há a presença do artigo, porque a mulher mencionada não é uma pessoa da intimidade de quem está falando, portanto, não há crase.O uso da crase depende, então, da presença do artigo definido feminino (singular ou plural) A+ a preposição A.Depende, também,do fator de determinação ou indeterminação do objeto da frase. PORTUGUÊS – SÓ CRASE03. Complete as lacunas:1. Os convidados sentaram-se ___ mesa de jantar.2. Compareci ___ cerimônia de posse do novo governador.3. Não tendo podido ir ___ faculdade hoje, prometo assistir ____ todas as aulas amanhã.a) à - a - a - àb)na - na - à - ac)à - à - à - ad)há - na - à - à09. A presença de núcleos habitacionais próximos ___ regiões costeiras oferece riscos ___ manutenção doecossistema marinho, com prejuízos incalculáveis ___ diversas espécies. As lacunas da frase acima estarãocorretamente preenchidas, respectivamente, por:a) as - à - àb) as - a - ac) às - à - àd) às - à - a

Page 8: Crase

24. Assinale a alternativa que completa a frase: "Após _____ reunião, todos foram _____ sala, para assistir _____chegada dos hóspedes".a) a, à, ab) à, à, àc) a, à, àd) à, a, a37. Como em "pediu à senhora" o acento indicativo de crase está empregado corretamente, em:a) pediu à ela.b) pediu à colega.c) pediu à alguém.d) pediu à mim.Gabarito:03. C - 09. D - 24. C - 37. BCRASE1.Agradeço ( _ ) Vossa Senhoria ( _ ) oportunidade para manifestar minha opinião ( _ ) respeito.a) a – a – a;b) à – à – a;c) à – a – a;d) a – à – a;e) à – a – à.2. Assinale a frase com erro de regência:a) o deputado presidiu a reunião até o fim;b) proibimos os alunos de usar os cadernos para fazer a prova;c) certificamos nossa família de vossa decisão;d) paguei os operários no sábado;e) atendemos ao seu desejo.3.“Peço __ senhora que estude, uma __ uma, as questões submetidas __ aprovação”:a) à - a - à;b) a - a - à;c) a - à - à;d) à - à - à;e) à - à - a4. Há uma opção em que não se atendeu ao emprego da crase. Indique-a:a) a cem milhas horárias você encontrará um posto à direita, a meia hora daqui;b) às brutas entrou porta a dentro;c) responda à sua senhoria com a consideração a que está acostumado;d) saiu-se à mãe, esta se parece à avó;e) dispostas a ouvi-la, postaram-se à porta de sua casa.5. “Dê ciência ___ todos de que não mais se atenderá___ pedidos que não forem dirigidos ___ diretoria”:a) a - a - a;b) a - à - a;c) a - a - à;d) à - à - a;e) à - a - a.6. Marque a frase em que o “a” deva ser craseado:a) ele atacou o adversário a tiro;b) Maria não foi a aula hoje;c) João fez uma viagem a Mato Grosso;d) Conversei com a diretoria do colégio sobre esse assunto;e) o adversário atacou a cacetadas.7. “ ___ hora prevista, todos se dirigiram ___ sala principal para assistir ___ cerimônia”.a) a - a - a;b) a - à - a;c) à - à - à;

Page 9: Crase

d) há - à - à;e) há – a – a .8. Assinale a frase em que o “a” sublinhado deve receber o acento de crase:a) obedeça as regras de trânsito;b) encontraram-se face a face;c) dirijo-me agora a vossa excelência;d) é uma campanha digna, a cuja disposição me ponho;e) peço a você que não deponha o candidato.9.“Para ganhar mais dinheiro, Manoel passou ___entregar compras ___ domicilio ___ segundasfeiras”.a) a - a - as;b) a - a - às;c) a - à - às;d) à - a - as;e) à - à - às.10.Que expressões completariam as lacunas?“Não me refiro _____ estava sentada, mas sim______ pessoa ______ tu também te referias”.a) a que - à - que;b) aquela que - à - que;c) àquela que - à - à que;d) à que - a - à que;e) à que - à - a que.11. “Foi obrigado ____ embarcar no trem que saia ____onze horas, mas mostrou ____ todos seudescontentamento”.a) a - as - à;b) às - as - a;c) a - às - a;d) à - às - a;e) a - às - à.12. “A disciplina naquela escola podia ser comparada___ dos militares, mas nem por isso permitia tranqüilidade____professoras”.a) a - a;b) à - às;c) a - as;d) a - às;e) a - as.13. Aponte a frase em que o “a” ou “as” não deve levar sinal indicativo de crase:a) dirijo-me apressado àquela farmácia;b) refiro-me àquele rapaz que foi teu colega;c) àquela hora todos já se tinham recolhido;d) quero agradecer àquele rapaz as atenções que me dispensou;e) fui para aquela praça, mas não à encontrei !14. Na frase: “Tende a satisfazer as exigências do mercado”, substituindo-se “satisfazer” por “satisfação”, tem-se aforma correta:a) tende à satisfação as exigências do mercado;b) tende a satisfação as exigências do mercado;c) tende a satisfação das exigências do mercado;d) tende a satisfação às exigências do mercado;e) tende à satisfação das exigências do mercado.15. “ ______ tarde, diriji-me ______ casa, embora______ hora todos já estivessem ____ dormir”:a) À - à - àquela - a;b) A - a - aquela - à;c) À - a - àquela - a;d) À - a - aquela - à;e) À - a - àquela - a.

Page 10: Crase

16. Marque o caso em que não houve erro, quanto a omissão ou presença de crase:a) veio à toda, quando se pôs a frear, já era tarde;b) a proposta, à cuja aceitação estamos presos, nem foi estudada;c) uma à uma, gota à gota, ingeriu todo o conteúdo;d) perspicácia a toda prova, resposta às pressas, era exigido;e) a assistência às aulas é de lei.17. “ainda ____ pouco, eu ____ vi atravessando aquela rua, ali ___ direita”:a) há – a – à;b) há – a – a;c) a – a – a;d) a – à – à;e) à – a – a .18. Assinale a frase em que há o uso errado da crase:a) quando o navio chegou, ele desceu logo à terra;b) vou à cidade hoje;c) vou à reunião contigo;d) pagou tudo à vendedora;e) chegou tarde à missa.19. “Descendo ___ rua ___ noite, o marinheiro viu um homem que vinha ___ pé.a) à – à – à;b) a – à – à;c) a - à - a;d) à – a – a;e) a – a – a.GABARITO1. A 2. D 3. A 4. C 5. C 6. B 7. C 8. A 9. B 10. E11. C 12. B 13. E 14. E 15. E 16. D 17. A 18. A 19. C1) Até........ poucos dias, os preços desse produto estavam sujeitos........ grandes oscilações no mercado.a) à, ab) a, àc) há, ad) à, àe) há, à2) "....... noite, todos os operários voltaram ....... fábrica e só deixaram o serviço ...... uma hora da manhã."a) Há, à, àb) A, a, ac) À, à, àd) À, a, háe) A, à, a3) No território nacional, ...... estatísticas o demonstram: ...... cada trinta minutos uma pessoa sucumbe ......tuberculose.a) as, à, ab) às, à, àc) às, à, ad) as, a, àe) às, a, a4) A frase em que o uso da crase está incorreto é:a) O professor dirigiu-se à sala.b) Fez uma promessa à Nossa Senhora.c) À noite não gosto de ler.d) Referiu-se àquilo que viu.e) Fugiu às pressas.5) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Quando, ...... dois dias, disse......ela que ia ......Europa para concluir meus estudos, pôs-se ...... chorar.”a) a - a - a - ab) há - à - à - a

Page 11: Crase

c) a - à - a - àd) há - a - à - ae) n.d.a6) Opção que preenche corretamente as lacunas: "O gerente dirigiu-se ...... sua sala e pôs-se ...... falar ...... todas aspessoas convocadas."a) à, à, ab) a, à, àc) à, a, ad) a, a, àe) à, a, à8) Fique ...... vontade e confie ...... mim tudo o que tem ...... dizer.a) a, a, àb) à, a, ac) à, a, àd) à, à, àe) a, à, a9) Os que assistiram ...... peça chegaram ...... aplaudi-la de pé, postando-se ...... poucos metros do palco.a) à, à, háb) à, a, ac) a, a, àd) à, a, háe) a, à, a10) Foi ...... mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira oarco-íris ...... simples matéria: era uma ameaça ...... poesia.a) a, a, àb) há, à, ac) há, à, àd) a, a, ae) há, a, à11) Refiro-me ...... atitudes de adultos que, na verdade, levam as moças ...... rebeldia insensata e ...... uma fugainsensata.a) às, à, ab) as, à, àc) às, à, àd) as, à, ae) às, a, à12) Postou-se ...... porta do prédio, ...... espera de uma pessoa ...... quem entregar a pasta de documentos.a) a, a, ab) à, à, ac) à, a, ad) a, a, àe) à, à, à13) "......... dois dias da prova, cedeu .......... um impulso irracional de fugir ........... ela."a) Há, à, ab) A, à, ac) Há, à, àd) A, a, àe) A, a, a14) Preencha as lacunas da frase abaixo e assinale a alternativa correta. "Comunicamos ..... V. Sª. queencaminhamos ...... petição anexa ...... Divisão de Fiscalização, que está apta ...... prestar ...... informaçõessolicitadas."a) a, a, à, a, as

Page 12: Crase

b) à, a, à, a, àsc) a, à, a, à, asd) à, à, a, à, àse) à, a, à, à, as15) O progresso chegou inesperadamente ..... subúrbio. Daqui ...... poucos anos, nenhum dos seus moradores selembrará mais das casinhas que, ...... tão pouco tempo, marcavam a paisagem familiar.a) aquele, a, ab) àquele, à, hác) àquele, à, àd) àquele, a, háe) aquele, à, há16) Estou ....... espera de certa pessoa, ....... quem poderei pedir informações ....... respeito desse processo.a) à, à, ab) a, à, àc) à, a, ad) à, a, àe) a, a, à17) Preencha corretamente as lacunas, seguindo a ordem fraseológica....... três semanas, cheguei ...... Lisboa; daqui ...... três dias farei uma excursão ......França; depois farei umavisita ...... ruínas da Itália; de lá regressarei ....... São Paulo.a) Há, à, há, a, as, àb) A, a, a, a, às, ac) Há, a, a, à, às, ad) Há, a, há, à, às, ae) A, à, há a, as, à18) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “............... algum tempo, vai até ........... montanhae volta .......... casa para descansar.”a) a - à - àb) há - a -ac) há - à - àd) à - a - ae) a - a – a19) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “Durante ......... semana, o rapaz deveriaapresentar-se ......... direção da escola, para repor todas as aulas ......... que faltara.”a) a - à - ab) a - a - àc) à - à - ad) à - à - àe) à - a – a20) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da seguinte frase: "Um homem condenado ......ignorância é alguém ...... quem foi roubada uma parte do seu direito ...... vida."a) à, a, àb) a, à, ac) à, a, ad) a, à, àe) a, a, à21) Já ...... tempos venho dizendo que essas medidas têm sido nefastas não só ...... uma determinada categoriaprofissional, como também ....... toda a sociedade.a) à, a, ab) há, a, ac) há, a, àd) há, à, a

Page 13: Crase

e) à, à, à22) “Na minha visita ........ Bahia, ........ dois meses atrás, percorri toda ........ parte central de Salvador, ........ fim demelhor apreciar ........ beleza da cidade, que nada fica ........ dever ........ maioria dos grandes centros comerciais dopaís e, daqui ........ pouco, será um dos maiores.”a) a, a, à, à, à, a, a, háb) à, a, a, a, à, à, a, ac) à, há, a, a, a, a, à, ad) a, há, à, a, a, a, a, háe) a, a, a, à, a, a, a, à23) (Fei 1995) - Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações:I. Precisa falar____cerca de três mil operários.II. Daqui____alguns anos tudo estará mudado.III. ____dias está desaparecido.IV. Vindos de locais distantes, todos chegaram____tempo____reunião.a) a - a - há - a - àb) à - a - a - há - ac) a - à - a - a - hád) há - a - à - a - ae) a - há - a - à – a24) (Uelondrina 1994) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.Daí ...... poucos instantes, o menino entregou-se ...... reflexões mais sérias e colocou-se ...... disposição do diretor.a) há - à - àb) a - à - ac) há - a - àd) à - a - ae) a - a – à25) (Mackenzie 1996) - Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas.Estou aqui desde ______ 8 h, mas só poderei ficar até ______ 9h 30min, porque ______ 10h 30min assistirei______ sessão solene de abertura de uma importante exposição de arte moderna, precisando, para isso, dirigir-me______ Rua 7 de abril e ir _____ Galeria "Sanson Flexor".a) às - às - às - a - a - ab) às - as - às - à - à - àc) as - as - às - a - à - àd) as - as - às - à - à - àe) às - as - as - à - à – à26) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas dafrase apresentada.Uma ..... uma, todas as alunas prestarão contas ..... diretora daquilo que fizeram ..... pouco.a) à - a - ab) a - à - hác) à - à - ad) a - a - háe) à - à – há27) (Fuvest 1996) - Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto."Chegar cedo ...... repartição. Lá ...... de estar outra vez o Horácio conversando ...... uma das portas comClementino."a) à - há - ab) à - há -à

Page 14: Crase

c) a - há - ad) à - a - ae) a - a – à28) (Uece 1996) - Preenchem-se os espaços de"________ meses que desejo tanto que elas ________, que, daqui ________ pouco, irão para ________ Argentina",com:a) faz, viagem, há, àb) faz, viajem, a, ac) fazem, viagem, a, àd) fazem, viajem, há, ae) n.d.a.29) (Fatec 1996) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na seqüência.Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais e se _____ folhabastaria para o bilhete.a) meia; à; as; anexo; às; meia.b) meia; à; as; anexas; as; meia.c) meio; a; às; anexo; às; meio.d) meia; a; às; anexo; as; meio.e) meio; a; as; anexas; às; meia.Gabarito:01 C – 02 C – 03 D – 04 B – 05 D – 06 C – 08 B – 09 B – 10 E – 11 A – 12 B – 13 E – 14 A -15 D – 16 C – 17 C – 18B – 19 A – 20 A – 21 B – 23 A -24 E – 25 D – 26 B – 27 A – 28 B – 29 E01. Assinale a alternativa em que o uso da crase é obrigatório:a) Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo)b) José Cândido não tinha nem a cor nem o título convenientes à sua filha. (R. Braga)c) Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa)d) Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga)e) (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado)02. Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro.(J. Lins do Rego)II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ (pirata), a "Gazeta"entrou a difamar-me. (G. Ramos)IV. Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer _____.(Millôr Fernandes)a) àquele, aquela, aquele, aquilob) àquele, àquela, aquele, aquiloc) àquele, àquela, aquele, àquilod) àquele, àquela, àquele, aquiloe) aquele, àquela, aquele, aquilo03. (CESCEM) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.a) a / a / àb) a / à / àc) à / a / ad) à / à / àe) à / à / a04. (FASP) Assinale a alternativa com erro de crase:a) Você já esteve em Roma? Eu irei à Roma logo.

Page 15: Crase

b) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César.c) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós.d) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina...e) nenhuma das alternativas está errada.05. (ESAN) Das frases abaixo, apenas uma está correta, quanto à crase. Assinale-a:a) Devemos aliar a teoria à prática.b) Daqui à duas semanas ele estará de volta.c) Puseram-se à discutir em voz alta.d) Dia à dia, a empresa foi crescendo.e) Ele parecia entregue à tristes cogitações.06. (ABC - MED.) Nas alternativas que seguem, há três frases, que podem estar corretas ou não. Leia-asatentamente e marque a resposta certa:I. O seu egoísmo só era comparável à sua feiúra.II. Não pôde entregar-se às suas ilusões.III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.a) Apenas a frase I está correta.b) Apenas a frase II está correta.c) Apenas as frases I e II estão corretas.d) Apenas as frases II e III estão corretas.e) As três frases estão corretas.07. (FUND. LUSÍADA) Assinale a alternativa que completa corretamente o período: ____ noite estava clara e osnamorados foram _____ praia ver a chegada dos pescadores que voltavam ____ terra.a) Á / à / àb) A / à / àc) A / a / àd) À / a / àe) A / à / a08. (ITA) Analisando as sentenças:I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas.II. Não fale tal coisa as outras.III. Dia a dia a empresa foi crescendo.IV. Não ligo aquilo que me disse.Podemos deduzir que:a) Apenas a sentença III não tem crase.b) As sentenças III e IV não têm crase.c) Todas as sentenças têm crase.d) Nenhuma sentença tem crase.e) Apenas a sentença IV não tem crase.09. (ABC - MED.) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:a) Tais informações são iguais às que recebi ontem.b) Perdi uma caneta semelhante à sua.c) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura.d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.e) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão.10. (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:"Maria pediu ____ psicóloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia."a) preposição (a)b) pronome pessoal feminino (a)c) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)d) verbo haver indicando tempo (há)e) artigo feminino (a)Resolução: 01. D - 02. D - 03. C - 04. C - 05. A - 06. E - 07. E - 08. A - 09. D - 10. E01. (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.a) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.b) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.

Page 16: Crase

c) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.d) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.e) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.02. (UNIRIO) Assinale a frase em que A está indevidamente acentuado.a) Hora à hora os monges renovavam as preces.b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.e) À uma hora da tarde reuniam-se os monges.03. (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.a) À cada gol, Pelé exultava.b) Assisti a uma partida sem gols.c) O juiz terminou a partida às pressas.d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.e) Fui à praia e não vi futebol na areia.04. (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ - A - À.a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.05. (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.06. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:a) uma ameaça as funções.b) uma ameaça a função.c) uma ameaça a nossa função.d) uma ameaça a esta função.e) uma ameaça as principais funções.07. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.a) passeio à Tijuca.b) passeio à Urca.c) passeio à Ipanema.d) passeio à Barra Tijuca.e) passeio à Gávea.08. (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.b) doenças que representam uma ameaça a população rural.c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.09. (NCE) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização desinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.c) Temos que medir as consequências do gesto político.d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.

Page 17: Crase

e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.10. (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÀ:a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.e) O poeta retornou a casa bem cedo.11. (UGF) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento de crase:a) Os ecologistas se dispuseram a colaborar. - O viajante descansava a sombras do ipê.b) Ando a procura de uma guia florestal. - O caboclo está acostumado a uma vida fácil.c) A caravana parou junto a velha ermida. - Irei a Amazônia em breve.d) Ele atravessou o rio a cavalo. - Ninguém se sujeita a ordens absurdas.e) Francisco é fiel a seus amigos. - Pouco a pouco, as nuvens cobriam o céu.12. (CESGRANRIO) “O homem está sendo obrigado a se adaptar à crise permanente...”Assinale a opção cujas lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por a (preposição) e à (preposição eartigo), tal como na frase a seguir:a) A crise a obriga a comprar sempre __ prazo, fazendo-a voltar __ loja para quitar as prestações.b) Mesmo sem __ ajuda financeira dos pais, minha amiga vem-se dedicando __ dança.c) Ontem __ médica custou __ atender-me.d) Só __ noite decidimos faltar __ reunião do dia seguinte.e) Já comecei __ ter problemas, mas não estou disposto __ desistir da luta.13. (PUC) “sensível a criatura à impressão”Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento grave, indicativo da crase:a) Quando iremos à Portugal?b) Terminei o trabalho às 11 horas da noite.c) Hoje distribuíram balas às crianças do bairro.d) Emprestei vários livros à secretaria.e) Ele não compareceu à reunião de sexta-feira.14. (PUC) “Eu solto aos ecos da serra / Suspiros dessa saudade”. Caso substituíssemos ECOS por BRISAS, nosversos acima, teríamos que usar a contração da preposição A com o artigo definido AS, com o acento graveindicador de crase. Indique a opção em que, de acordo com a norma culta, NÃO ocorreria esta contração e,consequentemente, não apareceria o acento grave indicador de crase:a) Agora vamos __ últimas questões.b) Os parlamentares corresponderam __ expectativas dos seus eleitores.c) Entregamos __ alunas as entradas para o espetáculo.d) Anteriormente __ reclamações, o reparo do equipamento já havia sido providenciado.e) O guia lembrava __ crianças de que não deveriam afastar-se dele.15. (TIRADENTES) “Na cidade das Tartarugas, os visitantes assistem __ postura dos ovos (de maio __ junho),admiram os bebês de um __ três anos na enfermaria e vêem a clínica, o laboratório e as diferentes espécies doadas__ particulares. Depois de 5 ou 6 anos, os pequenos animais são soltos entre os adultos nas zonas derepovoamento do maciço de Maures, na costa da Provença”. (Revista Geográfica Universal)Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto:a) à – a – a – porb) à – à – à – porc) a – à – à – de

Page 18: Crase

d) a – a – aos – dee) a – à – aos – a16. (UGF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir: “Quando o cidadão levar ____frente tudo aquilo ____ sonha, todo o grupo social ____ ele pertence se movimentará em ____”.a) a – com que – a que – ascenção.b) à – com que – a que – ascensão.c) a – o qual – ao qual – ascenção.d) em – que – que – ascensão.e) a – que – ao qual – ascenção.17. (UGF) Assinale a opção que completa corretamente a seguinte frase:“Os solos não _____ a unidade necessária para que _____ colheitas abundantes que trouxessem _____ populaçãomelhores dias”.a) reteram - houvesse - ab) reteram – houvessem - hác) retêm - haja - ad) retiveram - houvesse - àe) retiveram – houvessem - a18. (NCE) Está incorreta quanto ao emprego do acento da crase a oração:a) A doação de livros às crianças carentes foi feita com muita pompa.b) A situação era desfavorável à candidata.c) A empresa dará à você as condições necessárias para o trabalho.d) O comércio varejista está preferindo as vendas à vista.e) O candidato recorreu à justiça para fazer valer o seu direito.19. (NCE) Para o correto preenchimento das lacunas da frase “Soube _____ dois dias que já está _____ disposiçãodos interessados na Internet _____ informação sobre o concurso”, têm de ser usadas, respectivamente, as formas:a) à – há – a;b) à – a – há;c) há – à – a;d) há – a – à;e) a – há – à.20. (NCE) Observe as frases abaixo.I – Gostaria de ir ___ Marselha num grande cargueiro.II – Dedicava-se ___ publicidade numa agência pequena.III – Já estive ___ bordo de um transatlântico.A opção que corresponde, na sequência, ao preenchimento correto das lacunas é:a) à – à – à.b) à – à – a.c) à – a – a.d) a – à – à.e) a – à – a.21. (NCE) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: “Após ___ reunião, de 13h30 ___ 15h30, todosforam ___ biblioteca”.a) a – à – à;b) a – a – à;c) à – à – a;d) à – a – a;e) a – à – a;22. (NCE) Considere as frases: “Minha irmã foi ____ praia. Lá encontrou ____ amigas, ____ quem contou sobre suaviagem.” A opção que, na seqüência, completa corretamente as frases é:a) a – as – a.b) a – às – a.c) à – às – à.d) à – as – à.

Page 19: Crase

23. (FURRN) “Eles conversavam animadamente, ______ recordar ______ inúmeras aventuras ______ quaishaviam renunciado”.a) a - às - asb) à - às - àsc) a - as - àsd) à - às - ase) à - as – às24. (Acafe) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:I. De ponta ____ ponta da rua, viam-se cartazes.II. Estamos ____ procura de melhores oportunidades.III. Agradeço ____ vocês pelas sugestões que me deu.IV. A promoção será realizada de 27 ____ 29 de julho.a) a – à – a – ab) a – à – à – àc) à – à – a – àd) à – a – a – àe) à – a – à – a25. (UFPE) O sinal indicativo de crase é obrigatório na alternativa:a) Ficava horas a ouvir música.b) Abraço a causa até as últimas conseqüências.c) Convidou-me para uma visita a sua casa.d) A partir do momento em que resolveu, ficou decididamente exigente.e) A noite, no largo do Bonsucesso, haverá mais dois comícios.Gabarito01. B - 02. A - 03. A - 04. E - 05. D - 06. D - 07. C - 08. D - 09. B - 10. C - 11. C - 12. A - 13. A - 14. E - 15. A - 16. B- 17. D - 18. C - 19. C - 20. E - 21. B - 22. E - 23. C - 24. A - 25. E1. Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?a) Minhas idéias são semelhantes às suas.b) Ele tem um estilo à Eça de Queirozc) Dei um presente à Mariana.d) Fizemos alusão à mesma teoria.e) Cortou o cabelo à Gal Costa.2. "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".a) à - a - aquilob) a - a - àquiloc) a - à - àquilod) à - à - aquiloe) à - à - àquilo3. "A casa fica ___ direita de quem sobe a rua, __- duas quadras da Avenida Central".a) à - háb) a - àc) a - hád) à - ae) à - à4. "O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em São Paulo, e se exibediariamente ___ hora do almoço".a) o - à - ab) ao - há - àc) ao - a - ad) o - há - ae) o - a - a5. "Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V. Sª ___ alguns dias".a) à - àqueles - a - háb) a - àqueles - a - hác) a - aqueles - à - a

Page 20: Crase

d) à - àqueles - a - ae) a - aqueles - à - há6. Assinale a frase gramaticalmente correta:a) O Papa caminhava à passo firme.b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.c) Chegou à noite, precisamente as dez horas.d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.7. O Ministro informou que iria resistir _____ pressões contrárias _____ modificações relativas _____ aquisição dacasa própria.a) às - àquelas _ àb) as - aquelas - ac) às àquelas - ad) às - aquelas - àe) as - àquelas - à8. A alusão _____ lembranças da casa materna trazia _____ tona uma vivência _____ qual já havia renunciado.a) às - a - ab) as - à - hác) as - a - àd) às - à - àe) às - a - há9. Use a chave ao sair ou entrar __________ 20 horas.a) após àsb) após asc) após dasd) após ae) após à10. _____ dias não se consegue chegar _____ nenhuma das localidades _____ que os socorros se destinam.a) Há - à - ab) A - a - ac) À - à - ad) Há - a - ae) À - a - a11. Fique _____ vontade; estou _____ seu inteiro dispor para ouvir o que tem _____ dizer.a) a - à - ab) à - a - ac) à - à - ad) à - à - àe) a - a - a12. No tocante _____ empresa _____ que nos propusemos _____ dois meses, nada foi possível fazer.a) àquela - à - àb) aquela - a - ac) àquela - à - hád) aquela - à - àe) àquela - a - há13. Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____ merenda escolar que édistribuída gratuitamente _____ todas as crianças.a) à - à - àb) a - à - ac) a - à - àd) à - à - ae) à - a - a14. A tese _____ aderimos não é aquela _____ defendêramos no debate sobre os resultados da pesquisa.

Page 21: Crase

a) a qual - queb) a que - quec) à que - a qued) a que - a quee) a qual a que15. Em relação _____ mímica, deve-se dizer que ela exerce função paralela _____ da linguagem.a) a - ab) à - àc) a - àd) à - aquelae) a - àquela16. Foi _____ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira oarco-íris _____ simples matéria: era uma ameaça _____ poesia.a) a - a - àb) há - à - ac) há - à - àd) a - a - ae) há - a - à17. A estrela fica _____ uma distância enorme, _____ milhares de anos-luz, e não é visível _____ olho nu.a) a - à - àb) a - a - ac) à - a - ad) à - à - ae) à - a - à18. Estava __________ na vida, vivia _____ expensas dos amigos.a) atoa - asb) a toa - àc) a tôa - àsd) à toa - àse) à toa - as19. Estavam _____ apenas quatro dias do início das aulas, mas ele não estava disposto _____ retomar os estudos.a) há - àb) a - ac) à - ad) há - ae) a - à20. Disse _____ ela que não insistisse em amar _____ quem não _____ queria.a) a - a - ab) a - a - àc) à - a - ad) à - à - àe) a - à - à21. Quanto _____ suas exigências, recuso-me _____ levá-las _____ sério.a) às - à - ab) a - a - ac) as - à - àd) à - a - àe) as - a - a22. Quanto _____ problema, estou disposto, para ser coerente __________ mesmo, _____ emprestar-lhe minhacolaboração.a) aquele - para mim - ab) àquele - comigo - ac) aquele - comigo - àd) aquele - por mim - ae) àquele - para mim - à

Page 22: Crase

23. A lâmpada _____ cuja volta estavam mariposas _____ voar, emitia luz _____ grande distância.a) a - à - àb) à - a - àc) a - à - ad) a - a - ae) à - a - a24. Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer as unhas.a) à - à - ab) à - a - àc) a - a - àd) à - à - àe) a - à - a25. Eis o lema _____ sempre obedecia: ódio _____ guerra e aversão _____ injustiças.a) à que - à - asb) à que - à - àsc) a que - à - àsd) a que - à - ase) a que - a - as26. Faltou _____ todas as reuniões e recusou-se _____ obedecer _____ decisões da assembléia.a) a - a - asb) a - a - àsc) a - à - àsd) à - a - àse) à - à - às27. Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha eram rigorosas edestinavam-se _____ funcionárias daquele setor.a) a - as - àsb) à - às - asc) à - as - àsd) à - às - àse) a - às - às28. _____ alguns meses o Ministro revelou-se disposto _____ abrir _____ discussões em torno do acesso doscandidatos e dos partidos _____ televisão.a) A - a - as - àb) Há - a - às - ac) A - à - às - ad) Há - à - as - àe) Há - a - as - à29. _____ Igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger _____ vida das comunidades,enquanto _____ política deve visar ao bem comum.a) A - à - àb) À - a - ac) À - à - ad) À - à - àe) A - a - a1 C / 2 C / 3 D / 4 B / 5 B / 6 D / 7 A / 8 D / 9 B / 10 D / 11 B / 12 E / 13 D / 14 B / 15 B / 16 E / 17 B / 18 D / 19 B / 20A / 21 B / 22 B / 23 D / 24 E / 25 C / 26 B / 27 E / 28 E / 29 B.1.Agradeço ( _ ) Vossa Senhoria ( _ ) oportunidade para manifestar minha opinião ( _ ) respeito.a) a – a – a;b) à – à – a;c) à – a – a;d) a – à – a;

Page 23: Crase

e) à – a – à.2. Assinale a frase com erro de regência:a) o deputado presidiu a reunião até o fim;b) proibimos os alunos de usar os cadernos para fazer a prova;c) certificamos nossa família de vossa decisão;d) paguei os operários no sábado;e) atendemos ao seu desejo.3.“Peço __ senhora que estude, uma __ uma, as questões submetidas __ aprovação”:a) à - a - à;b) a - a - à;c) a - à - à;d) à - à - à;e) à - à - a4. Há uma opção em que não se atendeu ao emprego da crase. Indique-a:a) a cem milhas horárias você encontrará um posto à direita, a meia hora daqui;b) às brutas entrou porta a dentro;c) responda à sua senhoria com a consideração a que está acostumado;d) saiu-se à mãe, esta se parece à avó;e) dispostas a ouvi-la, postaram-se à porta de sua casa.5. “Dê ciência ___ todos de que não mais se atenderá___ pedidos que não forem dirigidos ___ diretoria”:a) a - a - a;b) a - à - a;c) a - a - à;d) à - à - a;e) à - a - a.6. Marque a frase em que o “a” deva ser craseado:a) ele atacou o adversário a tiro;b) Maria não foi a aula hoje;c) João fez uma viagem a Mato Grosso;d) Conversei com a diretoria do colégio sobre esse assunto;e) o adversário atacou a cacetadas.7. “ ___ hora prevista, todos se dirigiram ___ sala principal para assistir ___ cerimônia”.a) a - a - a;b) a - à - a;c) à - à - à;d) há - à - à;e) há – a – a .8. Assinale a frase em que o “a” sublinhado deve receber o acento de crase:a) obedeça as regras de trânsito;b) encontraram-se face a face;c) dirijo-me agora a vossa excelência;d) é uma campanha digna, a cuja disposição me ponho;e) peço a você que não deponha o candidato.9.“Para ganhar mais dinheiro, Manoel passou ___entregar compras ___ domicilio ___ segundasfeiras”.a) a - a - as;b) a - a - às;c) a - à - às;d) à - a - as;e) à - à - às.10.Que expressões completariam as lacunas?“Não me refiro _____ estava sentada, mas sim______ pessoa ______ tu também te referias”.a) a que - à - que;b) aquela que - à - que;c) àquela que - à - à que;d) à que - a - à que;

Page 24: Crase

e) à que - à - a que.11. “Foi obrigado ____ embarcar no trem que saia ____onze horas, mas mostrou ____ todos seudescontentamento”.a) a - as - à;b) às - as - a;c) a - às - a;d) à - às - a;e) a - às - à.12. “A disciplina naquela escola podia ser comparada___ dos militares, mas nem por isso permitia tranqüilidade____professoras”.a) a - a;b) à - às;c) a - as;d) a - às;e) a - as.13. Aponte a frase em que o “a” ou “as” não deve levar sinal indicativo de crase:a) dirijo-me apressado àquela farmácia;b) refiro-me àquele rapaz que foi teu colega;c) àquela hora todos já se tinham recolhido;d) quero agradecer àquele rapaz as atenções que me dispensou;e) fui para aquela praça, mas não à encontrei !14. Na frase: “Tende a satisfazer as exigências do mercado”, substituindo-se “satisfazer” por “satisfação”, tem-se aforma correta:a) tende à satisfação as exigências do mercado;b) tende a satisfação as exigências do mercado;c) tende a satisfação das exigências do mercado;d) tende a satisfação às exigências do mercado;e) tende à satisfação das exigências do mercado.15. “ ______ tarde, diriji-me ______ casa, embora______ hora todos já estivessem ____ dormir”:a) À - à - àquela - a;b) A - a - aquela - à;c) À - a - àquela - a;d) À - a - aquela - à;e) À - a - àquela - a.16. Marque o caso em que não houve erro, quanto a omissão ou presença de crase:a) veio à toda, quando se pôs a frear, já era tarde;b) a proposta, à cuja aceitação estamos presos, nem foi estudada;c) uma à uma, gota à gota, ingeriu todo o conteúdo;d) perspicácia a toda prova, resposta às pressas, era exigido;e) a assistência às aulas é de lei.17. “ainda ____ pouco, eu ____ vi atravessando aquela rua, ali ___ direita”:a) há – a – à;b) há – a – a;c) a – a – a;d) a – à – à;e) à – a – a .18. Assinale a frase em que há o uso errado da crase:a) quando o navio chegou, ele desceu logo à terra;b) vou à cidade hoje;c) vou à reunião contigo;d) pagou tudo à vendedora;e) chegou tarde à missa.19. “Descendo ___ rua ___ noite, o marinheiro viu um homem que vinha ___ pé.a) à – à – à;b) a – à – à;c) a - à - a;

Page 25: Crase

d) à – a – a;e) a – a – a.

GABARITO 1. A 2. D 3. A 4. C 5. C 6. B 7. C 8. A 9. B 10. E - 11. C 12. B 13. E 14. E

15. E 16. D 17. A 18. A 19. C

CRASE1. (IBGE) Assinale a opção incorreta com relação aoemprego do acento indicativo de crase:a. O pesquisador deu maior atenção à cidade menosprivilegiada.b. Este resultado estatístico poderia pertencer à qualquerpopulação carente.c. Mesmo atrasado, o recenseador compareceu àentrevista.d. A verba aprovada destina-se somente àquela cidadesertaneja.e. Veranópolis soube unir a atividade à prosperidade.2. (IBGE) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duasfrases deve receber acento grave indicativo de crase:a. Fui a Lisboa receber o prêmio. / Paulo começou a falarem voz alta.b. Pedimos silêncio a todos. Pouco a pouco, a praçacentral se esvaziava.c. Esta música foi dedicada a ele. / Os romeiroschegaram a Bahia.d. Bateram a porta fui atender. / O carro entrou a direitada rua.e. Todos a aplaudiram. / Escreve a redação a tinta.3. (UF-RS) Disse ..... ela que não insistisse em amar .....quem não ..... queria.a) a - a - a d) à - à - àb) a - a - à e) a - à - àc) à - a - a4. (UF-RS) Quanto ..... suas exigências, recuso-me ..... leválas..... sério.a) às - à - a d) à - a - àb) a - a - a e) as - a - ac) as - à - à5. (UC-BA) Já estavam ..... poucos metros da clareira, .....qual foram ter por um atalho aberto ..... foice.a) à - à - a d) à - a - àb) a - à - a e) à - à - àc) a - a - à6. (UC-BA) Afeito ..... solidão, esquivava-se .....comparecer ..... comemorações sociais.a) à - a - a d) a - à - ab) à - à - a e) a - a - àc) à - a - à

Page 26: Crase

7. (TTN) Preencha as lacunas da frase abaixo e assinale aalternativa correta:"Comunicamos ..... Vossa Senhoria que encaminhamos .....petição anexa ..... Divisão de Fiscalização que está apta .....prestar ..... informações solicitadas."a) a, a, à, a, as d) à, à, a, à, àsb) à, a, à, a, às e) à, a, à, à, asc) a, à, a, à, as8. (UF-RS) Somente ..... longo prazo será possível ajustar-seesse mecanismo ..... finalidade ..... que se destina.a) a - à - a d) à - a - ab) à - a - à e) à - à - ac) à - à - à9. (UF-RS) Entregue a carta ..... homem ..... que você sereferiu ..... tempos.a) aquele - à - á d) àquele - à - àb) àquele - à - há e) àquele - a - hác) aquele - a - a10. (BB) Há crase:a) Responda a todas as perguntas.b) Avise a moça que chegou a encomenda.c) Volte sempre a esta casa.d) Dirija-se a qualquer caixa.e) Entregue o pedido a alguém na portaria.11. (CARLOS CHAGAS-BA) A casa fica ..... direita de quemsobe a rua, ..... duas quadras da avenida do Cortorno.a) à - há d) à - ab) a - à e) à - àc) a - há12. (CARLOS CHAGAS-BA) Não nos víamos ..... tantotempo, que ..... primeira vista não ..... reconheci.a) a - à - a d) há - à - ab) a - à - há e) a - a - ac) há - a - há13. (SANTA CASA) Aconselhei-o ..... que, daí ..... pouco,assistissse .... novela.a) a - à - a d) à - à - ab) a - a - à e) à - a - àc) a - a - a14. (CESESP-PE) Observe as alternativas e assinale a quenão contiver erro em relação à crase:a. Rabiscava todos os seus textos à lápis para depoisescrevê-los à máquina.b. Sem dúvida que, com novos óculos, ele veria adistância do perigo, aquela hora do dia.c. Referia-se com ternura ao menino, afeto às meninase, com respeito, a várias pessoas menos íntimas.d. Àquela distância, os carros só poderiam bater; nãoobedeceram as regras do trânsito.e. Fui à Maceió provar um sururu à região.

Page 27: Crase

15. (FUVEST) ....... noite, todos os operários voltaram .......fábrica e só deixaram o serviço ....... uma hora da manhã.a) Há, à, à d) À, a, háb) A, a, a e) A, à, ac) À, à, à16. (CESCEM) Garanto ....... você que compete ....... ela,pelo menos ....... meu ver, tomar as providências pararesolver o caso.a) a, a, a d) a, à, ab) à, à, a e) à, a àc) a, à, à17. (CESCEM) Sentou ....... máquina e pôs-se .......reescrever uma ....... uma as páginas do relatório.a) a - a - à d) à - à - àb) a - à - a e) à - à - ac) à - a - a18. (MACK) Assinale a alternativa que completacorretamente as lacunas no seguinte período:"Agradeço ....... Vossa Senhoria ....... oportunidade paramanifestar minha opinião ....... respeito."a) à - a - à d) a - a - ab) à - a - a e) à - à - ac) a - a - à19. (SANTA CASA) ....... dias não se conseguem chegar .......nenhuma das localidades ....... que os socorros se destinam.a) Há - à - a d) Há - a - ab) A - a - à e) À - a - àc) À - à - a20. (SANTA CASA) Fique ....... vontade; estou ....... seuinteiro dispor para ouvir o que tem ....... dizer.a) a - à - a d) à - à - àb) à - a - a e) a - a - àc) à - à - a21. (FMU) Assinale a alternativa em que não deve haver osinal da crase:a) O sonho de todo astronauta é voltar a Terra.b) As vezes, as verdades são duras de se ouvir.c) Enriqueço, a medida que trabalho.d) Filiei-me a entidade, sem querer.e) O sonho de todo marinheiro é voltar a terra.22. (FUVEST) De ..... muito, ele se desinteressou em chegara ocupar cargo tão importante. ..... coisas mais simples navida e que valem mais que a posse momentânea de certospostos de relevo ..... que tantos ambiciosos por amor .....ostentação.a) a - Há - à - à d) a - Hão - a - àb) há - As - a - a e) há - A - a - ac) há - Há - a - à23. (FGV) ..... tarde, acampadas já ..... horas, as tropasverificaram ..... perdas sofridas.

Page 28: Crase

a) Há - a - às d) Há - à - asb) À - há - as e) A - há - asc) À - a - às24. (BB) Dizer ....... toda gente o que pensava ....... respeitodas coisas era sua maior ambição, mas não ....... confessavasequer ....... sua melhor amiga.a) a, à, a, à d) a, à, à, àb) à, à, a, a e) à, a, a, ac) a, a, a, a25. (BB) A amiga, ....... quem devia tanta atenção, nãochegou ....... ouvir os agradecimentos que ....... muitoesperava.a) a, a, a d) à, à, ab) a, a, há e) à, a, ac) à, à, há26. (BB) Estarei ....... frente do prédio, ....... poucos metrosdaqui; chegue, exatamente ....... uma hora.a) à, há, à d) à, a, ab) a, à, à e) à, há, ac) à, a, à27. (BB) Dizem que vencer ....... si mesmo é mais do quevencer o mundo; portanto, vençamos, pela prática da virtude,....... todos os nossos defeitos e atingiremos ....... perfeição.a) à, a, à d) a, a, ab) a, a, à e) à, à, àc) a, à, à28. (BB) Quando for ....... Bahia, quero visitar ....... igreja doBonfim e assistir ....... uma missa para dar cumprimento .......promessa que fiz.a) a, a, à, à d) à, a, a, àb) à, à, a, a e) a, a, a, ac) a, à, a, à29. (BB) Qual das alternativas completa corretamente osespaços vazios?"E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade oapito de um trem igual ....... que ouvia em Limoeiro." (JoséLins do Rego)"Habituara-se ....... boa vida, tendo de tudo, regalada." (J.Amado)"Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pragente fazer isso e não fazer ....... ." (M. Fernandes)a) àquele, aquela, aquilo d) aquele, àquela, aquilob) àquele, àquela, àquilo e) aquele, aquela, aquiloc) àquele, àquela, aquilo30. (UF SANTA MARIA-RS) Assinale a alternativa quecompleta, corretamente, as lacunas da frase inicial: Nestaoportunidade, volto ....... referir-me ....... problemas jáexpostos .......... Vossa Senhoria ....... alguns dias.a) à, àqueles, a, há d) à, àqueles, a, ab) a, àqueles, a, há e) a, aqueles, à, há

Page 29: Crase

c) a, aqueles, à, a31. (FUND. SANTO ANDRÉ-SP) A alternativa que preenchecorretamente as lacunas da frase, é: "....... muito tempo,devido ....... condições político-econômicas do país, não édado ....... população o direito de viver ....... salvo desobressaltos financeiros", é:a) a, as, à, à d) há, às, à, àb) à, às, à, a e) à, as, à, ac) há, às, à, a32. (CEFET-PR) O pobre homem fica ....... meditar, .......tarde, indiferente ........ que acontece ao seu redor.a) à, a, aquilo d) à, à, aquilob) a, a, aquilo e) à, à, àquiloc) a, à, àquilo33. (FCL BRAGANÇA PAULISTA) Não me refiro ....... essapeça, mas ....... a que assistimos sábado ....... noite.a) a, àquela, à d) à, àquela, ab) a, aquela, a e) à, àquela, àc) à, aquela, à34. (FUEL-PR) Fique ....... vontade e confie ....... mim tudoque tem ....... dizer.a) a, a, à d) à, à ,àb) à, a, a e) a, à, ac) à, a, à35. (ACAFE-SC) Assinale a alternativa que completa a frase:Trouxe ....... mensagem ....... Vossa Senhoria e aguardo .......resposta, ..... fim de levar ....... pessoa que me enviou.a) a, a, à, a, a d) a, a, a, a, àb) a, à, a, à, a e) à, a, a, a, ac) à, à, à, à, a36. (PUC-RS) Foi ....... mais de um século que, numa regiãode escritores, se propôs a maldição do cientista que reduziriao arco-íris ....... simples matéria: era uma ameaça .......poesia.a) a, a, à d) a, a, ab) há, à, a e) há, a, àc) há, à, à37. (FUVEST) Assinale a alternativa que preencheadequadamente as lacunas do texto: "Chegar cedo .....repartição. Lá ..... de estar outra vez o Horácioconversando ..... uma das portas com Clementino."a) à - há - a d) à - a - ab) à - há - à e) a - a - àc) a - há - a38. (FUVEST) O progresso chegou inesperadamente .......subúrbio. Daqui ....... poucos anos, nenhum dos seusmoradores se lembrará mais das casinhas que, ....... tãopouco tempo, marcavam a paisagem familiar.a) aquele, a ,a d) àquele, a, háb) àquele, à, há e) aquele, à, há

Page 30: Crase

c) àquele, à, à39. (FUVEST) Diga ....... elas que estejam daqui .......pouco ....... porta da biblioteca.a) à, há, a d) à, a, ab) a, há, a e) a, a, àc) a, a, a40. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:a) O papa caminhava a passo firme.b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.c) Chegou à noite, precisamente as 10 horas.d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.41. (UM-SP)I - Em relação a renda familiar, o emprego intensivo de mãode-obra não é a melhor solução.II - Desde a última década, sinistros presságiosatormentavam-lhe a mente.III - Os investidores americanos, habituados à lentidão doritmo inflacionário, conseguem acumular fortuna. De acordocom o emprego adequado da crase, deduz-se que:a) todos os períodos estão corretosb) nenhum dos três períodos estão corretosc) estão corretos os períodos I e IId) estão corretos os períodos II e IIIe) somente o período III está correto42. (UM-SP) Marque o período em que o uso da crase épermitido:a) Enviei à Roma suas fotografias.b) Foi à Lapa para inaugurar a gráfica.c) Alô, franceses, chegamos à Paris.d) Viajou à Londres, a fim de rever antigo amor.e) Referimo-nos à Niterói, em nossa excursão pelo interior.43. (FESP) Assinale a alternativa que completa a frase:"Após ....... reunião, todos foram ....... sala, para assistir .......chegada dos hóspedes".a) a, à, a d) à, a, ab) à, à, à e) a, a, ac) a, à, à44. (FESP) Refiro-me ....... atitudes de adultos que, naverdade, levam as moças ....... rebeldia insensata e ....... umafuga insensata.a) às, à, à d) à, a, ab) as, à, à e) à, a, àc) às, à, a45. (FCMSC-SP) Dê ciência ....... todos de que não mais seatenderá ....... pedidos que não forem dirigidos ....... diretoria.a) a, a, a d) à, à, ab) a, à, a e) à, a, àc) a, a, à46. (FCMSC-SP) Estamos ....... poucas horas da cidade .......

Page 31: Crase

que vieram ter, ....... tempos, nossos avós.a) a, a, há d) à, a, ab) há, a, a e) a, à, hác) há, à, há47. (FCMSC-SP) Assinale a sentença onde a crase foiempregada corretamente:a. Não se esqueça de chegar à casa cedo.b. Prefira isto aquilo, já que ao se fazer o bem não seolha à quem.c. Já que pagaste àquelas dívidas, à que situaçãoaspiras?d. Chegaram até a região marcada e daí avançaram atéà praia.e. Suas previsões não deixaram de ter razão, pois à umahora da madrugada é um perigo andar à pé, sozinho.48. (UF-PR) Quais as formas que completam, pela ordem, aslacunas das frases seguintes? Daqui ..... pouco vai começaro exame; Compareci ..... cerimônia de posse do novogovernador; Não tendo podido ir ..... faculdade hoje, prometoassistir ..... todas as aulas amanhã.a) à, a, a, à d) a, na, à, àb) há, na, à, a e) a, à, à, ac) a, há, na, à49. (ETF-SP) Não é mais possível, ..... esta altura,descobrir ..... que se deve a falha, nem cabe atribuir culpa .....ninguém.a) a - a - a d) à - à - àb) a - à - a e) à - a - àc) à - à - a50. (BB) Quanto à crase: 1. Feche à porta 2. à chave e 3.volte à trabalhar4. Informe à todas 5. que iremos à Brasíliaa) corretos os segmentos 1 e 2 d) todos estão corretosb) corretos os segmentos 3 e 4 e) todos estão incorretosc) corretos os segmentos 2 e 551. (BB) Opção que completa corretamente a frase:Daqui ....... dois dias retornarei ....... Belém.a) há, a d) há, àb) à, à e) a, ac) à, a52. (BB) Opção que preenche corretamente as lacunas: Ogerente dirigiu-se ....... sua sala e pôs-se ....... falar .......todas as pessoas convocadas.a) à, à, à d) a, a, àb) a, à, à e) à, a, àc) à, a, a53. (BB) Forma incorreta:a) Partirei daqui à uma hora.b) O teste visa à verificar a qualidade do produto.c) Ele vive à margem da comunidade.

Page 32: Crase

d) O funcionário foi chamado à responsabilidade.e) Estou à procura de um ideal.54. (BANESPA) Assinale a alternativa que preenchecorretamente as lacunas do texto ao lado: "Recorreu .......irmã e ....... ela se apegou como ....... uma tábua desalvação."a) à - à - a d) à - à - àb) à - a - à e) à - a - ac) a - a - a55. (ESAF) Assinale a frase em que o acento indicativo decrase foi empregado incorretamente:a) Ao voltar das férias, devolverei tudo à Vossa Senhoria.b) O candidato falou às classes trabalhadoras.c) Fiquei à espera de meus amigos.d) Sua maneira de falar é semelhante à de Paulo.e) Você só poderá ser atendido às 9 horas.56. (CARLOS CHAGAS) O fenômeno ....... que aludi é visível....... noite e ....... olho nu.a) a - a - a d) à - a - àb) a - à - à e) à - à - ac) a - à - a57. (FMU) Assinale a alternativa que preenche corretamenteas lacunas da frase: ..... anos, ..... ecologia alerta ..... quemse interessar, que, ..... vezes, ..... ganância é um risco para acidade.a) A - a - à - há - às d) Há - a - à - as - àb) Há - a - a - às - a e) A - há - à - as - ac) A - a - à - as - a58. (CARLOS CHAGAS) Já estavam ....... poucos metros daclareira ....... qual foram por um atalho aberto ....... foice.a) à - à - a d) à - a - àb) a - à - a e) à - à - àc) a - a - à59. (FUND. LUSÍADA) Assinale a alternativa que completacorretamente o período: ....... noite estava clara e osnamorados foram ....... praia ver a chegada dos pescadoresque voltavam ....... terra.a) À - à - a d) À - a - àb) A - à - à e) A - à - ac) A - a - à60. (FAAP) Assinale a alternativa que completa corretamenteas lacunas da seguinte frase: Ficaram frente ....... frente, .......se olharem, pensando no que dizer uma ....... outra.a) à, à, a d) à, a, ab) a, à, a e) à, a, àc) a, a, a61. (FUVEST) "Daqui ..... vinte quilômetros, o viajanteencontrará, logo ..... entrada do grande bosque, uma estátuaque ..... séculos foi erigida em homenagem ..... deusa dafloresta."

Page 33: Crase

a) a - à - há - à d) a - à - à - àb) há - a - à - a e) há - a - há - ac) à - há - à - à62. (FUVEST) Assinale a frase que pode ser completada porHá - a - à, nessa ordem:a. ....... tempos não ....... via, mas sempre estive .......espera de um encontro.b. Aqui ....... beira do rio, ....... muitos anos, existiu .......casa-grande do engenho.c. Em resposta ....... essa solicitação, só posso dizer quenão ....... vaga ........ disposição.d. Fiz ver, ....... quem de direito, que não .......possibilidades de atender ....... solicitação.e. ....... esperança de obtermos, ....... custa de muitoempenho, ....... vaga de servente.63. (TFC) Marque o item que se completa de forma corretacom a seqüência seguinte - há; à(s):a. ..... algum tempo, a tecnologia revolucionária em áreasque vão da cirurgia plástica ..... armas nucleares.b. O raio laser se revela ..... altura de um bisturi de altaprecisão ..... anos.c. ..... quem afirme que ..... áreas da medicina em que ouso do raio laser é imprescindível.d. ..... A novidade surgiu na França onde o laser estásendo usado na restauração da Catedral de Amiens,recuperando vestígios das cores aplicadas ..... seteséculos.e. Debaixo da fuligem que conferiu um tom acinzentalado..... igreja, o laser revelou uma gama de dourados,azuis e vermelhos existentes ..... épocas da feitura deobras góticas.(Adap. de Veja, 10/03/93)64. (FUVEST) Na frase: "tende a satisfazer as exigências domercado", substituindo-se satisfazer por satisfação, tem-se aforma correta:a) tende à satisfação as exigências do mercado.b) tende a satisfação das exigências do mercado.c) tende a satisfação das exigências ao mercado.d) tende a satisfação às exigências do mercado.e) tende à satisfação das exigências do mercado.65. (TRE-SP) Disposto ..... recomeçar, o auxiliar judiciárioreferiu-se ..... palavras de apoio que ouviu, ..... entrada doserviço.a) à - as - a d) a - às - àb) à - às - a e) a - as - àc) a - as - a66. (TRE-SP) Ele aprendeu ...... tempo que a obediência ......leis dignifica o cidadão devotado ...... pátria.a) há - as - a d) à - às - àb) a - às - a e) há - às - à

Page 34: Crase

c) há - as - à67. (TRE-SP) Daqui ..... pouco, ele chegará ..... este Tribunalpara encaminhar suas reclamações ..... quem de direito.a) a - a - à d) a - a - ab) à - à - à e) à - a - ac) a - à - a68. (TRE-SP) Isso se refere ..... fatos que ocorreram .....muito tempo e, como tal, não vêm mais ..... lembrança deninguém.a) a - à - a d) à - há - àb) a - há - à e) à - à - ac) à - à - à69. (TRE-MT) O uso do acento grave (indicativo de crase ounão) está incorreto em :a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.c) Não devemos fazer referências àqueles casos.d) Sairemos às cinco da manhã.e) Isto não seria útil à ela.70. (TRE-MG) O acento grave, indicador de crase, estáempregado incorretamente em:a. Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres deíndole violenta.b. As novelas, às quais assisti, problematizam a questãoda droga.c. Entregou as chaves da loja àquele senhor que nosdesacatou na praça.d. O delegado disse ao prefeito e aos vereadores queestava à procura dos foragidos.e. O bom atendimento às pessoas pobres deve serprioridade da nova administração.71. (TRE-RJ) "a tensão social poderia levar-nos a duasextremas posições." Das expressões que substituem asublinhada na passagem acima, aquela cujo a pode ter oacento grave indicativo de crase é:a) a mesma posição d) a qualquer posiçãob) a certa posição e) a posições distintasc) a alguma posição72. (TRE-RO)I - O povo da região vai votar à pé ou à cavalo;II - Pedimos à V. Excelência que não se esqueça do povão,que não o elegeu à toa.III - O cabo eleitoral dirigiu-se à ela e ensinou-lhe a copiar onome.IV - Permaneceram reunidos à noite, face a face, aconversar. A ocorrência de crase está corretamente indicada:a) somente na I d) somente na IVb) somente na II e) somente na II e na IVc) somente na III73. (TRE-MT) A única frase em que o a sublinhado deveria

Page 35: Crase

ser grafado com o acento grave indicativo de crase é:a) Estou pronto a discutir o novo projeto.b) Pelé fará uma viagem a Roma.c) O presidente não fez alusão a qualquer ministro.d) Vamos a sala vizinha, disse o ministro.e) Preferiu morrer a entregar-se.74. (TRE-RJ) O "a" (sublinhado) que deverá levar o acentograve indicativo de crase está na seguinte alternativa:a) Eles entregam "pizza" a domicílio.b) O menino não quis ir a casa dos tios.c) A encomenda foi entregue a uma pessoa estranha.d) As moças começaram a gritar logo no início do filme.e) O fiscal não se referia a candidatas, mas a candidatos.75. (TRE-MG) O uso da crase está incorreto em:a) Chegaram a argumentar cara à cara que não aceitariamsugestões.b) Já demos nossa contribuição à associação beneficente dobairro.c) À custa de sacrifício, os estudantes conseguiram seraprovados.d) Transmita àqueles jovens nossa mensagem de esperançano futuro.e) Esta construção é igual à que meu primo construiu naperiferia.76. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que está correto ouso da crase:a) Tenho um carro à álcool e outro à gasolina.b) Os turistas ficaram um bom tempo à contemplar a praia.c) Escreva sempre à tinta, nunca a lápis.d) Andávamos às escuras, à procura dos índios.e) Aquela expedição esteve à andar pelas selvas durantemuito tempo.77. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que completacorretamente as lacunas em: "..... duas horas estamos .....espera de sermos apresentados ..... aquele escritor".a) a, à, a d) a, há, ab) há, à, a e) há, a, ac) há, à, à78. (TTN) Assinale o item que preenche corretamente aslacunas da frase:"Em virtude de investigaçõespsicológicas ....... que me referi, nota-se crescente aceitaçãode que é preciso pôr termo ....... indulgência e ......... inaçãocom que temos assistido ....... escalada da pornoviolência."(S. Pfrom)a) à, a, à, a d) à, à, a, ab) a, à, à, à e) a, à, a, àc) a, a, a, à79. (TTN) Marque a letra cuja seqüência preenchecorretamente, pela ordem de aparecimento, as lacunasabaixo: O exame das propostas da reforma fiscal, .......

Page 36: Crase

primeira abordagem, leva ....... conclusão de que ....... cargatributária continuará ....... incidir mais sobre salários e menossobre lucros e grandes fortunas.a) à - à - a - a d) a - à - a - ab) à - a - à - a e) a - a - à - ac) a - a - a - à80. (AFTN) Assinale a frase na qual a palavra não devereceber o acento indicativo de crase:a. Os apelos a internacionalização da Amazônia ganhamcontornos de avalanche.b. Toda manhã a esta hora, depois de ler o jornal do dia,fico deprimida.c. Aquela hora morta da madrugada todos estavamrecolhidos ao leito.d. Muitas das reivindicações dos sindicatos trabalhistas,são semelhantes as da classe patronal.e. Os petroleiros apresentaram ao Ministro uma pauta dereivindicações igual a que haviam divulgado no anoanterior.