Crimes contra as relações de consumo

2
CRIMES CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO (Lei nº 8.137 de 27.12.90) "É todo aquele que definido como tal, por lei, atinge de forma direta ou indireta os interesses e necessidades dos consumidores, bem como sua dignidade, saúde, segurança e interesses econômicos." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993, p.15) Cartel "0 cartel representa a coligação de vários estabelecimentos com a finalidade de defender os próprios interesses, dirigindo a produção ou a venda de determinados bens com o objetivo de dominar preço, distribuição e regularização de consumo. O cartel, portanto, é formado por um agrupamento de empresas (e não de pessoas físicas) que mantêm as suas personalidades jurídicas, embora estejam obrigadas a cumprirem as condições estabelecidas pelo cartel." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993. p.16) Monopólio "É o regime em que se dá preferência a uma pessoa ou a uma empresa para que, com exclusividade, produza ou venda determinados produtos. Quando o monopólio é apoiado por diplomas legais, ele é chamado de monopólio de direito. Opostamente, quando ele se impõe como conseqüência de interesses econômicos ou administrativos de organizações, ele é conhecido como monopólio de fato. Ele é, muitas vezes, confundido com os trustes. Os monopólios de fato, na maioria das vezes, são contrários ao regime da livre concorrência ou a lei da oferta e da procura, dando ao monopolizador condições de assumir o papel de "dono da praça", podendo, então, impor preços e condições que não atendam aos interesses dos consumidores, mas sim aos seus próprios." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993, p.16) Oligopólio "Tipo de estrutura de mercado, nas economias capitalistas, em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado." (SANDRONI, Paulo. Org. Novo Dicionário de Economia, Círculo do Livro, 1994 p.245) "É uma situação do mercado na qual um produto é oferecido por um pequeno número de empresas, cujas atividades e políticas de produção são determinadas pelas esperadas reações de uma e outra. A essência do oligopólio é essa mútua interdependência entre firmas". (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Consumidor Organizado, 2 ed., Brasília, 1993 p.16) Dumping "Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado." (SANDRONI, Paulo. Org. Novo Dicionário de Economia, Círculo do Livro, 1994 p.245). Truste "É a predominância das grandes empresas sobre suas concorrentes, visando afastá- las do mercado e obrigá-las a concordar com a política de preços do vendedor". (Revista de Direito Econômico no 14, maio/agosto/80). "Associação financeira que realiza a fusão de várias firmas em única empresa." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed., Brasília, 1993 p.17) "Organização financeira que dispõe de grande poder econômico." (Novo Dicionário da Língua Portuguesa). Pool

Transcript of Crimes contra as relações de consumo

Page 1: Crimes contra as relações de consumo

CRIMES CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO (Lei nº 8.137 de 27.12.90)

"É todo aquele que definido como tal, por lei, atinge de forma direta ou indireta os interesses e necessidades dos consumidores, bem como sua dignidade, saúde, segurança e interesses econômicos." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993, p.15)

Cartel

"0 cartel representa a coligação de vários estabelecimentos com a finalidade de defender os próprios interesses, dirigindo a produção ou a venda de determinados bens com o objetivo de dominar preço, distribuição e regularização de consumo. O cartel, portanto, é formado por um agrupamento de empresas (e não de pessoas físicas) que mantêm as suas personalidades jurídicas, embora estejam obrigadas a cumprirem as condições estabelecidas pelo cartel." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993. p.16)

Monopólio

"É o regime em que se dá preferência a uma pessoa ou a uma empresa para que, com exclusividade, produza ou venda determinados produtos. Quando o monopólio é apoiado por diplomas legais, ele é chamado de monopólio de direito. Opostamente, quando ele se impõe como conseqüência de interesses econômicos ou administrativos de organizações, ele é conhecido como monopólio de fato. Ele é, muitas vezes, confundido com os trustes.Os monopólios de fato, na maioria das vezes, são contrários ao regime da livre concorrência ou a lei da oferta e da procura, dando ao monopolizador condições de assumir o papel de "dono da praça", podendo, então, impor preços e condições que não atendam aos interesses dos consumidores, mas sim aos seus próprios." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, consumidor Organizado, 2 ed. Brasília, 1993, p.16)

Oligopólio

"Tipo de estrutura de mercado, nas economias capitalistas, em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado." (SANDRONI, Paulo. Org. Novo Dicionário de Economia, Círculo do Livro, 1994 p.245)

"É uma situação do mercado na qual um produto é oferecido por um pequeno número de empresas, cujas atividades e políticas de produção são determinadas pelas esperadas reações de uma e outra. A essência do oligopólio é essa mútua interdependência entre firmas".(MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Consumidor Organizado, 2 ed., Brasília, 1993 p.16)

Dumping

"Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado." (SANDRONI, Paulo. Org. Novo Dicionário de Economia, Círculo do Livro, 1994 p.245).

Truste

"É a predominância das grandes empresas sobre suas concorrentes, visando afastá-las do mercado e obrigá-las a concordar com a política de preços do vendedor". (Revista de Direito Econômico no 14, maio/agosto/80).

"Associação financeira que realiza a fusão de várias firmas em única empresa." (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, Consumidor Organizado, 2 ed., Brasília, 1993 p.17)"Organização financeira que dispõe de grande poder econômico." (Novo Dicionário da Língua Portuguesa).

Pool

"É uma coligação feita entre várias pessoas, físicas ou jurídicas, em caráter temporário, visando a uma especulação econômica, com a finalidade de eliminar os concorrentes".