CT News de Agosto de 2011

3
CT NEWS Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760 Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br Informativo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Ano V. Agosto/2011 Feira das Profissões recebe mais de 50 mil estudantes Nos dias 3, 4 e 5 de agosto a Univer- sidade Federal do Ceará promoveu a III Feira das Profissões. Cerca de 600 escolas foram inscritas. e 50 mil alunos visitaram os estandes dos cursos de graduação da UFC. A Feira conta com um sistema de avaliação realizado num dos estandes. Em entrevista ao Portal da UFC, o Professor André Jalles, coordenador da avaliação, afirmou que o sistema foi re- formulado. “Aplicamos um questioná- rio que começa pela caracterização do aluno que visita a Feira, passando por sua vida acadêmica e pelos meios de co- municação a que tem acesso. Também incluímos perguntas sobre leitura e os motivos que o atraíram para a UFC”, ex- plicou. Os novos cursos do Centro de Tecno- logia também foram apresentados.. A interação com os visitantes, para além das expkanações, se deram através da exibição de projetos e protótipos. Fonte: Portal UFC O evento traz serviços e informações, além da terceira edição da Revista das Protiffisfissões Revista das Profissões

description

CT News de Agosto de 2011

Transcript of CT News de Agosto de 2011

CT NEWS

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Informativo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Ano V. Agosto/2011

Feira das Profissões recebe mais de 50 mil estudantes

Nos dias 3, 4 e 5 de agosto a Univer-sidade Federal do Ceará promoveu a III Feira das Profissões. Cerca de 600 escolas foram inscritas. e 50 mil alunos visitaram os estandes dos cursos de graduação da UFC. A Feira conta com um sistema de avaliação realizado num dos estandes.

Em entrevista ao Portal da UFC, o Professor André Jalles, coordenador da avaliação, afirmou que o sistema foi re-formulado. “Aplicamos um questioná-rio que começa pela caracterização do aluno que visita a Feira, passando por sua vida acadêmica e pelos meios de co-municação a que tem acesso. Também incluímos perguntas sobre leitura e os motivos que o atraíram para a UFC”, ex-plicou.

Os novos cursos do Centro de Tecno-logia também foram apresentados.. A interação com os visitantes, para além das expkanações, se deram através da exibição de projetos e protótipos.

Fonte: Portal UFC

O evento traz serviços e informações, além da terceira edição da Revista das Protiffisfissões Revista das Profissões

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Solicitação de Declarações

Os Certificados da V Semana de Tecnologia serão entregues neste ano. Disponibilizamos, ainda, de-clarações aos alunos que fizerem o pedido dos comprovantes anteci-padamente.

Os certificados das edições anterio-res já estão disponíveis na Assesso-ria do CT.Declarações e demais documentos devem ser solicitados na sala da Assessoria, localizada no prédio da Administração do Centro de Tecno-logia.

Maiores informações através do fone: 3366-9609 ou envie um e-mail: comunicacao.ctufc@gmail.

com

O pesquisador Eduardo de Brito Al-meida, graduado em 2004 pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade Fe-deral do Ceará, recebeu bolsa do Proje-to Pré-Doutoral Harriett G. Jenkins pela NASA (National Aeronautics and Space Administration).

A inscrição no programa de Ph.D. em Engenharia da Brown University no ano passado, onde possui bolsa integral, foi o primeiro passo. Ainda em 2010, Eduar-do se inscreveu para a bolsa de estudos Space Grant, integrante do projeto Pré--Doutoral Harriett G. Jenkins, da NASA. O pesquisador teve o projeto aceito e, a partir de então se dedicará ao desenvol-vimento de modelos matemáticos que permitam a locomoção robótica autô-noma e segura.

Em entrevista ao Portal G1, Eduardo Almeida enfatiza: “A experiência adqui-rida na UFC, por meio de disciplinas e pesquisa, foi essencial na minha forma-ção.”

Durante a gradução na UFC, foi bolsis-

ta do Grupo de Processamento de Ima-gens e do Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (GPI/LABVIS), sob orientação da Professora Fátima Sombra de Medeiros, do Departamento de Engenharia de Te-leinformática.

Recebeu diploma com a distinção acadêmica magna cum laude e cursou mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutorando em Engenharia Elétrica na Escola de Enge-nharia da Universidade Brown, em Rho-de Island, nos Estados Unidos. Há cinco anos vive no país.

A pesquisa que desenvolve na Univer-sidade Brown está relacionada à recons-trução de superfícies 3D, interpretação probabilística de cenas 3D e detecção de mudança automática de pontos de vista arbitrários.

O pesquisador receberá auxílio finan-ceiro da agência durante os próximos três anos, enquanto conclui seu curso de doutorado. Almeida colaborou ante-riormente com a NASA através durante

estágio no Laboratório de Propulsão a Jato, projeto realizado em 2009 e 2010, em Pasadena, na Califórnia.

Saiba maisA agência espacial americana peten-

ce ao Governo dos Estados Unidos e é responsável pela pesquisa e desenvol-vimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu an-tecessor, o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NASA), foi responsá-vel pelo envio do homem à Lua (Proje-to Apollo) e por diversos programas de pesquisa.

Atualmente, a NASA realiza traba-lhos com a Agência Espacial Europeia, a Agência Espacial Federal Russa e atua em conjunto com outras nações para a criação da Estação Espacial Internacio-nal.

Fontes: Portal G1 e Portal da UFC

Ex-aluno de Engenharia Elétrica vai colaborar no desenvolvimento de robôs espaciais da NASA

Eduardo Almeida foi bolsista de iniciação científica do Grupo de Processamento de Imagens e do Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (GPI/LABVIS)

Foto: Acervo pessoal

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

CT NEWS conta com a sua colabo-ração e participação para trazer mais informação e divulgação do que é feito no Centro de Tecnolo-gia. Se você participa ou coordena algum projeto, pesquisa ou ativi-dade e quer vê-lo divulgado neste espaço, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]. Participe!

Jornalista Responsável: Italo GurgelCE 00425JPEstagiária: Lidiane Rodrigues

Conheça o PAGP

Qual o diferencial do PAGP?

O PAGP se insere no contexto da ex-tensão universitária, mais precisamente na linha de educação profissional. Tem como público alvo profissionais que não podem ou não querem se comprometer com um curso de especialização a lon-go prazo, e que demanda flexibilidade de prazo para atender os cursos e que busque um conhecimento atualizado e de imediata aplicação no seu dia a dia profissional.

O PAGP, como seu título indica, abor-da a atividade de gestão de projetos. Se você olhar à sua volta, uma grande parte da atividade humana hoje é orientada a projetos. As demandas sociais, empre-sariais e governamentais por inovação e maior eficiência, em geral, dependem da criação de projetos que alterem o “status quo”. O projeto, seja em que área de aplicação for, cria o novo, seja um novo produto, um novo serviço, seja um novo paradigma tecnológico ou empre-sarial, seja um resultado como um novo

processo de negócio mais eficiente. A atividade de projeto está presente no laboratório de pesquisa, na agência governamental, na empresa privada e nas ONGs. O PAGP se propõe a abordar todas essas situações de projetos sob uma ótica gestora unificada, baseada nas melhores práticas reportadas pelas comunidades de prática, bem como em resultados de pesquisas acadêmicas que atestam o que funciona e o que não funciona.

Ao seu ver, qual(is) o(s) benefício(s) para profissionais/estudantes que cursam o PAGP?

Os cursos do PAGP abrangem 5 com-petências-chave da gestão de projetos: execução, estratégia, liderança, tomada de decisão e inovação. Os participantes serão expostos a conceitos teóricos e exercícios práticos que os permitirá apli-car a teoria em uma situação real.

Os exercícios incluem discussão de estudos de caso, apresentação de vídeos temáticos seguido de debates e dinâmicas que simulam situações reais de projetos. Exemplos de diversas áreas de aplicação são explorados nos cursos em consonância com o nosso público, que é bastante diversificado. Portanto, cada curso do PAGP entrega ferramen-tas e conceitos que o aluno pode aplicar ao sair da sala de aula.

Ao mesmo tempo, o nosso projeto didático coloca questões (estudos di-rigidos) para que o aluno reflita e passe a ser, ele mesmo, um agende crítico do

processo de gestão, contribuindo para a maturidade em gestão de projetos da organização na qual trabalha.

Quando foi o iniciado o oferecimento de Cursos do PAGP na UFC?

O Programa está completando o seu 1º ano de funcionamento, tendo aten-dido um público diversificado, compos-to, dentre outros, por profissionais de engenharia, arquitetura, administração, economia, publicidade e computação, de organizações privadas, públicas, gov-erno e terceiro setor.

O Programa baseia-se em alguma experiência anterior (nacional ou es-trangeira)? Segue algum modelo?

Sim, há programas similares a estes em outros países. No Brasil não conheço. Particularmente, o PAGP é inspirado em um programa oferecido pela escola de negócios do MIT (Massachusetts Insti-tute of Technology), nos Estados Unidos, o qual tive a oportunidade de participar.

Saiba mais

O Curso do PAGP está com inscrições abertas até o dia 29 de julho. Para sa-ber mais e realizar sua inscrição, acesse www.astef.ufc.br

Em entrevista, o Prof. Rodrigo Cavalcanti fala a respeito do Programa Avançado em

Gestão de Projetos, o PAGP.

Centro de Tecnologia nas Redes Sociais

www.facebook.com/CentrodeTecnologiaUFC

issuu.com/ct_ufc

twitter.com/CTUFC

Siga as novidades do CT, oportunidades de estágio, bolsas e interaja conosco. Em breve, disponibilizaremos o CT News através do Issuu. Acompanhe também o sitedo CT - www.ct.ufc.br