CTBJ - Saúde Da Mulher ED Pré Natal

1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS - CTBJ CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM MÓDULO III DISCIPLINA: SAÚDE DA MULHER COMPONENTES: ED/ GD PRÉ-NATAL Para a resolução das questões, considera a leitura do texto. A.B.C., 37 anos, gestante na 39ª semana de gestação. Ao iniciar o pré-natal, relata que buscou o serviço por estar com amenorreia há 42 dias, apresentando também enjoo matinal. Na primeira consulta, o profissional não realizou o exame ginecológico completo, solicitando o exame de hCG. Com o resultado, iniciou o pré-natal, sendo solicitado somente o hemograma completo, glicemia de jejum, sumário de urina tipo I e VDRL. Até o momento foram realizadas 3 consultas de pré-natal, sendo realizada somente a pesagem em todas elas. Ela refere que tomou a última dose de vacina antitetânica há 4 anos e meio, e que não tomou nenhuma dose de antitetânica. Atualmente, queixa-se de lombalgia, cefaleia, dor abdominal, hemorroidas e corrimento vaginal. 1. Quais os sinais e sintomas que fizeram A.B.C. buscar o serviço de saúde? Cite e classifique os sinais e sintomas diagnósticos da gravidez. De acordo com essa classificação, em qual classe se enquadram os sinais e sintomas de A.B.C? 2. A. B. C. realizou todos os exames indicados pelo PHPN? Quais são os exames que devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal, de acordo com o PHPN? 3. A. B. C. possui algum fator de risco reprodutivo? Que fator é esse e em que categoria ele se enquadra? Cite outros fatores de risco reprodutivo. 4. Quantas consultas foram realizadas até o momento? A quantidade de consultas está de acordo com o que é preconizado no PHPN? Como é o calendário mínimo de consultas preconizado no PHPN? 5. A.B.C. está imunizada contra o tétano? Como é o esquema de vacinação antitetânica na gravidez? De acordo com o esquema de vacinação antitetânica na gravidez, qual deveria ser a conduta vacinal de A.B.C.? 6. Quais as principais queixas de A.B.C? Cite as principais queixas mais comuns na gravidez.

description

Estudo dirigido com base em estudo de caso de Saúde da Mulher

Transcript of CTBJ - Saúde Da Mulher ED Pré Natal

COLGIO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU - UFPI

COLGIO TCNICO DE BOM JESUS - CTBJ

CURSO TCNICO EM ENFERMAGEM MDULO III DISCIPLINA: SADE DA MULHERCOMPONENTES:

ED/ GD PR-NATALPara a resoluo das questes, considera a leitura do texto.

A.B.C., 37 anos, gestante na 39 semana de gestao. Ao iniciar o pr-natal, relata que buscou o servio por estar com amenorreia h 42 dias, apresentando tambm enjoo matinal. Na primeira consulta, o profissional no realizou o exame ginecolgico completo, solicitando o exame de hCG. Com o resultado, iniciou o pr-natal, sendo solicitado somente o hemograma completo, glicemia de jejum, sumrio de urina tipo I e VDRL. At o momento foram realizadas 3 consultas de pr-natal, sendo realizada somente a pesagem em todas elas. Ela refere que tomou a ltima dose de vacina antitetnica h 4 anos e meio, e que no tomou nenhuma dose de antitetnica. Atualmente, queixa-se de lombalgia, cefaleia, dor abdominal, hemorroidas e corrimento vaginal.1. Quais os sinais e sintomas que fizeram A.B.C. buscar o servio de sade? Cite e classifique os sinais e sintomas diagnsticos da gravidez. De acordo com essa classificao, em qual classe se enquadram os sinais e sintomas de A.B.C?

2. A. B. C. realizou todos os exames indicados pelo PHPN? Quais so os exames que devem ser solicitados na primeira consulta de pr-natal, de acordo com o PHPN?

3. A. B. C. possui algum fator de risco reprodutivo? Que fator esse e em que categoria ele se enquadra? Cite outros fatores de risco reprodutivo.4. Quantas consultas foram realizadas at o momento? A quantidade de consultas est de acordo com o que preconizado no PHPN? Como o calendrio mnimo de consultas preconizado no PHPN?

5. A.B.C. est imunizada contra o ttano? Como o esquema de vacinao antitetnica na gravidez? De acordo com o esquema de vacinao antitetnica na gravidez, qual deveria ser a conduta vacinal de A.B.C.?

6. Quais as principais queixas de A.B.C? Cite as principais queixas mais comuns na gravidez.