Curriculum Vitae Informação pessoal Maria Amélia Pinto ... li · PDF...

3

Click here to load reader

Transcript of Curriculum Vitae Informação pessoal Maria Amélia Pinto ... li · PDF...

Page 1: Curriculum Vitae Informação pessoal Maria Amélia Pinto ... li · PDF filejurídica e prática forense nos vários ramos do Direito, ... Fiscalidade e o Dever de Sigilo Bancário”.

Página 1 / 3 - Curriculum vitae de Maria Amélia Pinto Monteiro

© Comunidades Europeias, 2003 20051110

Curriculum Vitae

Informação pessoal

Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Maria Amélia Pinto Monteiro Morada(s) Rua José Silva Padilha, n.º 156, 4435-717 Baguim do Monte

Telefone(s) 222088819 (emprego) Telemóvel: 910394918 Fax(es) 222082185 (emprego)

Correio(s) electrónico(s) [email protected]; [email protected]

Nacionalidade Portuguesa

Data de nascimento 1963/12/11, na Freguesia de Rio de galinhas, concelho do Marco de Canaveses

Estado Civil Viúva

Profissão Inspectora de Finanças Superior Principal, do quadro da Inspecção-Geral de Finanças

Experiência profissional

1989-1992

Inscrição na Ordem de Advogados, Conselho Distrital de Coimbra, entre Abril 1989 e Setembro de 1992 e exercício de Advocacia, em regime de profissional liberal, especializado em consultadoria jurídica e prática forense nos vários ramos do Direito, com especial incidência no Direito Comercial, Direito Civil, Direito do Trabalho e Registal.

1989-1992

Instrutora de processos disciplinares na Federação Portuguesa de Columbofilia.

1989 Docente de Língua Portuguesa na Escola Secundária de Aljustrel.

1990

Frequência, com aproveitamento, do Curso de Formação para Quadros Superiores (FIQ/90), na Área de Marketing e Comércio Externo, que incluiu estágio numa empresa, sedeada em Coimbra, ligada à importação, distribuição e comercialização de material desportivo, onde desempenhou funções de assessora da administração.

1991/92 Docente de Relações Públicas, Economia e Noções de Administração Pública na Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

1991/92 Formadora na Escola Profissional de Montemor-o-Velho, em Higiene e Segurança do Trabalho, num curso de CAD/CAM.

1992 Ingresso na Inspecção-Geral de Finanças, no Núcleo de Inspecção às Entidades Parafinanceiras (NIP) da Inspecção de Empresas, onde desenvolveu o estágio, com aproveitamento, em Lisboa.

1993 Nomeação de Inspectora de Finanças, no mesmo Núcleo de Inspecção, do quadro da Inspecção de Empresas, sendo afecta ao Centro de Apoio Regional do Norte.

1994/1997

A área de actuação do NIP consistia na realização de inspecções, elaboração de pareceres e análise interna de processos relacionados com as Sociedades Gestoras de Participações Sociais e as Sociedades de Gestão de Investimentos Imobiliários. Regente da Disciplina de Finanças Públicas, no 2º Ano do CESE em Contabilidade e Gestão, no Instituto Superior de Paços de Brandão.

1997-1997 Nomeada Inspectora de Finanças Chefe, do quadro da Inspecção Patrimonial e Financeira das Autarquias Locais, cujo âmbito de actuação consistia, ao abrigo da Lei de Tutela Administrativa, na realização de inquéritos e inspecções às freguesias e municípios, bem como no apoio técnico especializado ao Ministro das Finanças nas matérias relacionadas com as autarquias locais.

1998 Nomeada Inspectora de Finanças Principal, na Área da Inspecção Patrimonial e Financeira das Autarquias Locais, no âmbito de concurso interno de acesso.

1998 Participação nas Comissões Técnicas da criação de sete novos municípios (Lixa, Ermesinde, Rio Tinto, Freamunde, Trofa, Vizela e Vila Praia de Âncora).

Page 2: Curriculum Vitae Informação pessoal Maria Amélia Pinto ... li · PDF filejurídica e prática forense nos vários ramos do Direito, ... Fiscalidade e o Dever de Sigilo Bancário”.

Página 2 / 3 - Curriculum vitae de Maria Amélia Pinto Monteiro

© Comunidades Europeias, 2003 20051110

2001-2003

2003-2005

Nomeada, precedendo concurso, Inspectora de Finanças Chefe da Área de Controlo Tutelar Autárquico, exercendo funções similares às descritas supra, embora com maior incidência na realização de auditorias de desempenho dos municípios nas áreas do património (inventariação e relevação contabilística), de endividamento, de implementação do POCAL, designadamente, do sistema de controlo interno e do desempenho autárquico no âmbito de projectos com financiamento público, de que se destaca o Programa Especial de Realojamento, para o qual foi elaborado, com uma metodologia e abordagem inovadoras, um Estudo Prévio sobre as Políticas de Habitação Social. Renovação da comissão de serviço de Inspectora de Finanças Chefe, tendo coordenado a realização de auditorias, para além das áreas indicadas supra, no âmbito do EURO 2004, sendo responsável pela elaboração do respectivo Relatório Síntese.

2005-2007

Elaboração de estudo prévio e guião de controlo relativo à Percepção e Atribuição de Subsídios e Transferências pelos Municípios, coordenação da realização das correspondentes auditorias, bem como participação na elaboração do Relatório Síntese.

2007 (Abril) Nomeação de Inspectora de Finanças Superior Principal, estando incumbida de prestar Apoio Técnico Especializado e realizar auditorias e acções de controlo na área do Controlo Financeiro Público, na área das autarquias locais, empresas municipais e avaliação de recursos humanos.

Formação académica e profissional

1982/1987 Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (média de 12 valores)

2000/2001 Curso de Auditores da Defesa Nacional, pelo Instituto da Defesa Nacional ( classificação do Trabalho de Investigação Individual : Excelente).

2003/2004 Pós-Graduação em Direito das Autarquias Locais, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, (média de 17 valores).

2005

Em termos de formação profissional, para além da elencada no anexo 1 emitido pela Inspecção-Geral de Finanças, que se dá por integralmente reproduzido, salientam-se as seguintes: Seminário de Alta Direcção ministrado pelo Instituto de Administração Pública (INA), com aproveitamento

2006 Curso de Gestão de Projectos, do INA, com a classificação de 95%.

2008 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Fraude, na Faculdade de Economia do Porto (classificação de MUITO BOM)

2009 Curso de Formação Contínua – Relatório e Contas – Como Ler e Compreender as Demonstrações Financeiras de uma Empresa, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (média de 19 valores).

Outras Actividades Relevantes 1997

Formadora, na Inspecção-Geral de Finanças, numa acção relacionada com as alterações ao Código das Sociedades Comerciais.

1998 Palestrante, no Instituto Técnico e Profissional de Administração de Coimbra sobre o tema “A Fiscalidade e o Dever de Sigilo Bancário”.

1998 Curso de Formação de Formadores.

2002 Membro do Clube Soroptimist Internacional Porto Invicta.

2002/2005 Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Hospital São João de Deus (Vila Nova de Famalicão), por nomeação conjunta dos Ministros das Finanças e da Saúde.

2003/2004 Tesoureira do Clube Soroptimist Porto Invicta (eleita por unanimidade e em regime de voluntariado).

2005/2006 Delegada de Finanças e Economia da União Internacional Soroptimist International (voluntariado)

2007 Membro, em regime de voluntariado, da Comissão Técnica de Análise de Projectos para financiamento através do Microcrédito, na Associação Nacional do Direito ao Crédito.

Page 3: Curriculum Vitae Informação pessoal Maria Amélia Pinto ... li · PDF filejurídica e prática forense nos vários ramos do Direito, ... Fiscalidade e o Dever de Sigilo Bancário”.

Página 3 / 3 - Curriculum vitae de Maria Amélia Pinto Monteiro

© Comunidades Europeias, 2003 20051110

2008

Eleita, por unanimidade, tesoureira da União Internacional Soroptimist International (regime de voluntariado).

2009 Eleita, por unanimidade, vice-presidente da União Internacional Soroptimist International (regime de voluntariado).

2009 Formadora, em equipa com o Professor Carlos Pimenta, na área da Detecção, Prevenção e Gestão de Fraude nos Municípios

2011 Formadora, na Inspecção-Geral de Finanças, numa acção relativa à Detecção, Prevenção e Gestão de Fraude