CURSO 1 LOG STICA EMPRESARIAL revis o m rcia · Apresentar os conceitos da gestão integrada da...

36
1 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Treinamento e-Learning LOG LOG Í Í STICA EMPRESARIAL STICA EMPRESARIAL Supply Chain Management Integração da Cadeia de Suprimento

Transcript of CURSO 1 LOG STICA EMPRESARIAL revis o m rcia · Apresentar os conceitos da gestão integrada da...

1Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

material sem a permissão expressa do autor.

Treinamento e-Learning

LOGLOGÍÍSTICA EMPRESARIALSTICA EMPRESARIALSupply Chain Management

Integração da Cadeia de Suprimento

2

Objetivos do curso

Apresentar os conceitos da gestão integrada da cadeia de suprimentos, modais e a matriz de transporte nacional, gestão de estoques, sistemas de armazenagem e movimentação interna, aquisições, compras e avaliação de fornecedores, separação e preparação de pedidos, gerenciamento dos custos operacionais e alguns indicadores de desempenho operacional, para melhorar o gerenciamento e atingir os resultados no dia-a-dia na logística empresarial.

Logística Empresarial

Suprimentofísico

Distribuiçãofísica

Fornecedores Fábrica Clientes

Transporte, Estoques, Processamento de Pedidos,

Embalagem, Armazenamento, Manuseio, Informações

Transporte, Estoques, Processamento de Pedidos, PCP

Embalagem, Armazenamento, Manuseio, Informações

3

Conteúdo Programático

10) Gerenciar o transporte

11) O processo de Benchmarking na Logística Empresarial;12) Indicadores de desempenhos Chaves - Fatores Críticos de Sucesso na Cadeia Logística13) Informações no sistema Logístico14) Sistema integrado de Gestão Operacional – E.R.P.

MÓDULO 4

9) Custos Operacionais Logísticos - Visão Geral 9.1) Análise da estrutura de serviço de modo eficiente 9.2) Algumas alternativas para utilizar a estrutura de serviço de modo eficiente 9.3) Outros exemplos de custos logísticos 9.4) Gestão de custos nos três processos logísticos: suprimento, apoio e distribuição física 9.5) O modelo ABC (Activity Based Costing)

MÓDULO 3

8) Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos8.1) O conceito de Supply Chain Management 8.2) Exemplo da aplicação do S.C.M8.3) Processos de negócios considerados chave 8.4) Características que podem contribuir para o sucesso da SCM

MÓDULO 2

1) Introdução2) As exigências ao Sistema Logístico3) Conceito de Logística – O que é Logística 4) As partes componentes do Sistema Logístico5) Objetivos do Sistema Logístico6) Transporte e/ou Logística7) Administração da Cadeia de Suprimentos: 7.1) Constituição do Sistema de Suprimento 7.1.1) Aquisição de Materiais e Serviços

7.1.2)Desenvolvimento Industrial 7.1.3) Administração de Material

MÓDULO 1

4

Módulo 1

1) Introdução2) As exigências ao Sistema Logístico

3) Conceito de Logística – O que éLogística

4) As partes componentes do Sistema Logístico

5) Objetivos do Sistema Logístico6) Transporte e/ou Logística

7) Administração da Cadeia de Suprimentos

5

1) Introdução

• Com o seu caráter integrador e a sua abrangência de toda a cadeia de suprimentos, ogerenciamento logístico contribui a alcançar o objetivo da vantagem competitiva atravésda redução de custos e da agregação de valor no serviço.

• Esta particularidade, tem despertado nos executivos o interesse de conhecer odesempenho dos sistemas logísticos com que trabalham, surgindo assim a necessidadede desenvolver esquemas que permitam medir semelhante desempenho.

• Estudos encomendados pelo Council of Logistics Management (CLM) dos EstadosUnidos indicam que executivos da Europa e da América do Norte identificam a mediçãodo desempenho logístico como a segunda necessidade de pesquisa , sendo superadasó pelo interesse em pesquisas sobre Tecnologias de Informação.

• Aplicada a negócios, ela trata principalmente da movimentação de produtos finais.Segundo esse conceito, a logística passou então a se concentrar mais na distribuiçãofísica, estendendo-se a diversas camadas do lado da demanda.

• Contudo, a logística definida desta forma não se ocupa de perto com a produção, emenos ainda com o fornecimento. Este é o sentido restrito da logística.

• No seu sentido amplo, a logística, hoje em dia, significa a Administração da Cadeia deSuprimentos.

SUPRIMENTOFÍSICO

LOGÍSTICA DEPRODUÇÃO

DISTRIBUIÇÃOFÍSICA

FORNECEDORESFÁBRICA/

EMPRESACLIENTES

6

2) As exigências ao sistema logístico

• As características do ambiente empresarial, em particular o ritmo da sua mudança,têm influenciado diretamente nos modelos de gerenciamento adotados.

• Nas últimas décadas aconteceram mudanças radicais no ambiente de negócios quecondicionaram a substituição de um modelo de produtividade focalizadoprincipalmente na quantidade, para um modelo de competitividade focalizado noserviço ao cliente.

ECONÔMICASECONÔMICAS

ECOLÓGICASECOLÓGICAS

SANITÁRIASSANITÁRIAS

FINANCEIRASFINANCEIRAS

JURÍDICASJURÍDICAS

RELIGIOSASRELIGIOSAS

POLÍTICASPOLÍTICAS

SOCIAISSOCIAIS

TÉCNICO-

ORGANIZACIONAL

TÉCNICO-

ORGANIZACIONAIS

AMBIENTEAMBIENTE

SISTEMALOGÍSTICO

7

2) As exigências ao sistema logístico

• Capacidade de reação: Expressa-se como o tempo que precisa a organização parasatisfazer os pedidos dos clientes;

• Flexibilidade: Representa a faculdade que possui o sistema de se adaptar a mudançasque aconteçam tanto no produto logístico como nas condições do mercado e doambiente em geral;

• Confiabilidade: Expressa-se como a probabilidade de funcionamento do sistema semfalhas (na quantidade, na qualidade, na variedade, no prazo e no preço dos produtosou serviços oferecidos aos clientes);

• Dinâmica do rendimento: Estabelece a exigência e a necessidade de ir obtendo, aolongo do tempo, resultados progressivos (na produtividade, na rentabilidade, no ciclodo pedido, entre outros).

Capacidade de Reação

Dinâmica doRendimento

Estabilidade

Flexibilidade

Confiabilidade

SISTEMA

PRODUTIVO

AmbienteAmbiente

8

CLIENTEFORNECEDOR DISTRIBSUPR. PRODUÇ.

FLUXO INFORMATIVO

FLUXO MATERIAL

FLUXO FINANCEIRO

EMPRESA

3) Conceito de Logística Empresarial

“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz dofluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde oponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender àsnecessidades do cliente”.

Fonte: BOWERSOX, Donald J, CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo deintegração da cadeia de suprimento – São Paulo: Atlas, 2001 p. 21.

“Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custocorreto, o fluxo e armazenagem de matérias primas, estoques durante a produção eprodutos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto deorigem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos docliente” ( tomado de Bowersox & Closs, 1996)

9

4) As partes componentes do Sistema Logístico

• Um outro ponto de partida para a avaliação de um sistema logístico é a determinação das partes componentes do mesmo, ou seja, dos sub-sistemas que o integram.

• De forma geral, a maioria das organizações identifica a Logística dos Suprimentos e a Distribuição Física de Produtos como sendo sub-sistemas, sendo possível em outras situações (como no caso das empresas industriais ) contar com outras partes componentes, como a Logística da Produção ou Logística interna e a Logística Reversa.

• Não só é importante a identificação destas partes componentes, mas também possui importância a determinação das relações entre as mesmas.

10

5) Objetivos do Sistema Logístico

Todo sistema tem objetivos a atingir, objetivos estes que norteiam tanto a configuração como a execução do sistema, e expressam a razão de ser do mesmo, explicando para que foi criado o sistema.No caso do Sistema Logístico, os seus objetivos estabelecem-se da seguinte forma:

1) Nível de serviço logístico que satisfaça o cliente2) Com os menores custos logísticos totais,

Dentro dos dois objetivos descritos acima manifestam-se duas direções conflitantes, pois maiores níveis de serviço conseguem geralmente gerar maiores custos logísticos, e menores custos logísticos só sustentam menores níveis de serviço ao cliente.

A Logística tem que compensar estas duas direções conflitantes (custos X nível de serviço) visando a melhor combinação para a organização, e naturalmente, a combinação que melhor se comporte perante ao mercado e que resulte como a mais atrativa para os clientes.

11

6) Transporte versus Logística

O transporte desloca simplesmente as pessoas ou mercadorias de um ponto A para um ponto B

A____________________________________________________B

A LOGÍSTICA INCORPORA:Prazos previamente definidos e cumpridos;Preços transparentes para o cliente;Satisfação plena do cliente (nível de serviço);Integração efetiva entre partes da mesma empresa;Integração efetiva com fornecedores e clientes (“supply chain”);Busca otimização global (redução global dos custos), incluindo estoques, transporte,

avarias, perdas, etc.

A FUNÇÃO DA LOGÍSTICA:

SUPRIMENTOS: Transporte, estocagem e processamento de pedidos;Apoio: armazenagem, manuseio, embalagem, obtenção e informações.

DISTRIBUIÇÃO: Transporte, estocagem e processamento de pedidos;Apoio: armazenagem, manuseio, embalagem, programação e informações

transporte

12

7) Administração da Cadeia de Suprimentos

• A Cadeia de Suprimentos abrange o fornecimento de matérias-primas, a movimentação de materiais na manufatura e montagem e também a distribuição do produto ao consumidor final.

• Existem vários níveis de clientes da empresa, sendo o último, o consumidor final.• Em comparação com outras matérias que tratam da movimentação de materiais, a

Administração da Cadeia de Suprimentos engloba não apenas o cliente imediato da empresa, mas se estende até o consumidor final do produto.

• A produção se posiciona entre o fornecimento e a distribuição. Essa posição favorece a gestão e o controle de ambos os lados da cadeia (fornecedores e clientes), a partir da produção.

A Administração da Cadeia de Suprimentos pode ser e ntendida como:• a coordenação das matérias-primas em todos os níveis de fornecimento;• dos materiais e componentes na produção interna;• e dos produtos acabados em todos os níveis da demanda.

Decisões no âmbito da administração de suprimentos podem envolver, por exemplo, a eliminação, de um nível de fornecedor e a conseqüente compra direta do fornecedor da segunda camada. Ou podem resultar na eliminação de um distribuidor, através da venda direta ao consumidor.

A Administração da Cadeia de Suprimentos pode ser entendida como: a coordenação das matérias-primas em todos os níveis de fornecimento.

13

7) Administração da Cadeia de Suprimentos

A Administração da Cadeia de Suprimentos pode ser entendida como: a coordenação das matérias-primas em todos os níveis de fornecimento;

Dentre as vantagens das cadeias de suprimentos, destacam-se:• a tendência à eliminação de diversos níveis de estoques intermediários;• a facilidade para otimização global dos resultados;• a possibilidade de compensações de atrasos em alguma fase;• menor custo de transação e a redução do número de fontes de incerteza.

14

7) Administração da Cadeia de Suprimentos

Campo de Atuação do Sistema de SuprimentoNo projeto do produto:São desenvolvidos os desenhos, as especificações de materiais e os padrões.No mercado supridor:São desenvolvidos as fontes de suprimentos, pesquisa de fornecedores, decisão de

comprar ou fabricar e avaliação de fornecedores.Na aquisição:Seleção de fornecedores, pesquisa de preços, ordens de compra e de fornecimento.No recebimento:Inspeção de materiais e recebimento quantitativo;Na armazenagem de matéria-prima:Estocagem e movimentação de materiais;Na armazenagem de produto acabado:Distribuição mediante pedidos de compra dos clientes

15

7.1) Constituição do Sistema de Suprimento

7.1.1) Aquisição de Materiais e Serviços7.1.2) Desenvolvimento Industrial7.1.3) Administração de Material

7.1.1) AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOSA aquisição de materiais e serviços é um conjunto de funções responsável pela

obtenção, no mercado interno ou externo, dos materiais e serviços necessários àempresa.

Suas funções básicas são:a) programação da aquisição;b) função das compras;c) e administração do fornecimento.

16

7.1.1) Aquisição de Materiais e Serviçosa) Programação da aquisição

É a função que elabora os programas de aquisição capazes de consolidar a demanda global da empresa por período e otimizar os custos de compras.

Para isso as atividades básicas da programação da aquisição deverão contemplar:• a programação de curto e médio prazos de aquisição,• a manutenção do banco de dados com os preços do mercado;• o acompanhamento do mercado fornecedor;• e a elaboração de orçamentos de compras.

Tipos de compras• Emergências: compras realizadas para atender necessidades emergenciais • Especulativas: compras realizadas para especular possíveis alta de preços.• Contratos: realizadas por meio de contratos com entrega pré-estabelecida. • Antecipadas: realizadas para atender as necessidades de vendas.• Reposição: usada para comprar mercadorias para reposição de estoques

A avaliação de desempenho do comprador poderá ser realizada através de:• Preço médio de mercado, orçamento de materiais, tendências de mercado e os

preços atualizados.

17

7.1.1) Aquisição de Materiais e Serviços -b) Função compras

Responsável pelas compras de materiais e serviços da empresa.

Para isso as atividades básicas da programação da aquisição deverão contemplar:• Qualificação e Seleção de fornecedores;• Análise das propostas de fornecimento;• Negociação com fornecedores;• Elaboração de contratos.

A avaliação de desempenho do comprador poderá ser realizada através de:• Indicação de fornecedores, Propostas analisadas, Fornecedores qualificados,

Negociações eficazes e Contratos elaborados.• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por exemplo, % de

ganhos com negociação, % de fornecedores com desempenho satisfatório por aquisição, número de contratos, quantidade de devoluções, etc.

Quais são as competências essenciais para um bom comprador?• Conhecimento do mercado de suprimentos, dos estoques, do orçamento da

empresa, cautela na hora de negociar, acompanhamento do andamento dos pedidos, pedido por escrito, atualização constante, vários requisitos desejáveis para um bom comprador

18

7.1.1) Aquisição de Materiais e Serviços -c) Administração de fornecimento

É a função que possibilita a garantia do cumprimento do contrato de fornecimento por parte do comprador e do vendedor.

Para isso as atividades básicas da programação da aquisição deverão contemplar:• Elaborar um plano do gerenciamento dos materiais adquiridos que ainda estão em

fase de fabricação no fornecedor;• Efetuar cobranças do cumprimento do contrato.

Dicas gerais para um bom comprador:1) Cuidar do fluxo de caixa2) Elaborar controles confiáveis3) Não deixe faltar estoques 4) Planejar as compras5) Cuidado com compras em excesso6) Cuidado com o poder de barganha do fornecedor 7) Cuidados com os estoques elevados

A avaliação de desempenho do comprador poderá ser realizada através de:• Entregas antecipadas, entregas no tempo certo (Just in time), entregas em atraso,

contratos encerrados e desempenho dos fornecedores.

19

7.1.2) Desenvolvimento Industrial ou de Fornecedores

As funções básicas são:a) Desenvolvimento de produtos;b) Habilitação de fornecedores;c) Avaliação industrial;d) Inspeção de qualidade.

a) Desenvolvimento de produtosFunção que busca o aperfeiçoamento tecnológico e a inovação e adoção de novos

produtos para a empresa.

Para isso as atividades básicas do desenvolvimento de produtos deverão contemplar:• Articulação com a indústria fornecedora;• Elaboração de estudos de substituição de materiais.

A avaliação de desempenho do comprador poderá ser realizada através de:• Análise do valor dos materiais e o estudo de substituição de materiais;• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por exemplo, número

de produtos substituídos, valor dos ganhos com substituições, % de produtos com não conformidade em função de materiais defeituosos, etc.

20

7.1.2) Desenvolvimento Industrial ou de Fornecedores - b) Habilitação de fornecedores

É a função que faz o credenciamento dos fornecedores de interesse da empresa

Para isso as atividades básicas deverão contemplar:• Avaliar o potencial técnico e administrativo do fornecedor,• Processar e divulgar o desempenho dos fornecedores;• Efetuar o gerenciamento do cadastro de fornecedores.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Cadastro de fornecedores, potencial de fornecedores e desempenho de

fornecedores.• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por exemplo,

número de fornecedores cadastrados, volume de compras por fornecedor, etc.

21

7.1.2) Desenvolvimento Industrial ou de Fornecedores - c) Avaliação industrial

Função que identifica o potencial técnico-industrial dos fabricantes de interesse da empresa.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar:• Desenvolvimento de modelos para efetuar avaliação

dos fabricantes;• Desenvolvimento de fornecedores alternativos;• Acompanhamento de implantação dos programas de

Sistema de Garantia de Qualidade;• Aplicação do modelo de avaliação industrial junto

aos fabricantes.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:

• Fornecedores avaliados e os modelos de avaliação de fornecedores;

• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho, como por exemplo, número de fornecedores avaliados etc.

22

7.1.2) Desenvolvimento Industrial ou de Fornecedores - d) Inspeção de qualidade

Função responsável da conformidade dos materiais adquiridos e suas especificações.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar:• Inspeção de fabricação;• Inspeção de recebimento;• Audição de sistemas de garantia de qualidade;• Certificação de testes e ensaios realizados junto ao

fornecedor;• Identificação dos custos da inspeção.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Materiais inspecionados e os laboratórios certificados;• Sendo monitorado através de indicadores de

desempenho, como por exemplo, % de rejeição/devolução, custos de inspeção, etc.

23

7.1.3) Administração de Material

Administração de material é o conjunto de funções voltadas para administração física e financeira dos materiais, abrangendo desde a compra de materiais, até a produção e a distribuição dos produtos.

As funções básicas são:a) Planejamento e controle de material;b) Classificação de material;c) Armazenamento de material,d) Transporte de material;e) Inventário de material;f) Alienação de material.

24

7.1.3) Administração de Materiala) Planejamento e controle de material

É a função que se responsabiliza pelo dimensionamento dos estoques e dos critérios para o atendimento das áreas usuárias.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar:• Determinação da demanda de material;• Definição dos níveis de estoques;• Definição da logística de distribuição dos estoques;• E a elaboração de orçamento de materiais.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Previsão da demanda, a localização física dos materiais e os níveis de

estoque;• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por

exemplo, valor em estoque, índice de falta de estoques etc.

25

7.1.3) Administração de Materialb) Classificação de material

Função que faz a catalogação e codificação dos materiais utilizados na empresa.

Para isso as atividades básicas deverãocontemplar :

• Da identificação técnica e comercial dos materiais;

• Catalogação e codificação dos materiais;

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:

• Materiais identificados e catalogados e os materiais codificados;

• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por exemplo, o número de materiais catalogados e o número de materiais codificados etc.

26

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

Função de recepção, guarda e expedição dosmateriais da empresa.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar :1. Recebimento2. Movimentação/transporte interno;3. Armazenagem/estocagem;4. Preparação/montagem de pedidos;5. Conferência;6. Embalagem;7. Embarque/expedição;8. Circulação externa e estacionamento

1) Recebimento• Descarga;• Conferência;• Marcação do destino.

27

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

2) Movimentação e transporte interno• Box p/distribuição;• Permanência por um certo tempo;• Produtos são trazidos ao local de preparação de

pedidos.

3) Armazenagem e estocagem

3.1) Sistemas de Armazenagem1) Sobre o piso2) Em porta palete3) Em dinâmico4) Em Drive-in5) Push back6) Flow Racks7) Porta Palete corredor estreito8) Transelevadores

Em dinâmicoEm porta palete

28

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

3.1) Sistemas de Armazenagem1) Sobre o piso2) Em porta palete3) Em dinâmico4) Em Drive-in5) Push back6) Flow Racks7) Porta Palete corredor estreito8) Transelevadores

Em Drive-in Push back

Flow Rack Porta palete corredor estreiroTranselevadores

29

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

4. Preparação/montagem de pedidos5. Conferência6. Embalagem7. Embarque/expedição8. Circulação externa e estacionamento

A preparação/ montagem de pedidos possui as seguintes atividades principais:• Coleta, produção ou compra;• Embalagem para expedição;• Acondicionamento em caixa, paletes etc;• Marcação, pesagem etc;• Programação de entrega;• Preparação de documentos de expedição (romaneios, manifestos, roteiros de entrega, controle de estoque, controle da frota etc.).

Preparação dos pedidos - atividade de picking

30

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

Preparação dos pedidos –atividade de picking

Existem 3 procedimentos básicos para organizar o picking. 1. Picking Discreto2. Picking por Zona3. Picking por Lote

31

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

Preparação dos pedidos –atividade de picking1. Picking Discreto2. Picking por Zona3. Picking por Lote

Stock Keeping Unit (SKU)

32

7.1.3) Administração de Materialc) Armazenamento de material

5. Conferência6. Embalagem7. Embarque/expedição8. Circulação externa e Estacionamento

A avaliação de desempenho da função armazenamento de material, poderá ser realizada através de:

• Materiais recebidos, materiais armazenados e os materiais expedidos;• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho como por exemplo, custos de

armazenagem, as quantidades recebidas, as quantidades expedidas, % de aproveitamento do armazém, etc.

33

7.1.3) Administração de Materiald) Transporte de materialAdministração da Distribuição Física

Função que cuida do deslocamento de materiais, através da utilização de veículos de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e/ou aéreo.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar :• Elaborar um manual de embalagens;• Efetuar o gerenciamento da frota;• Efetuar o controle dos custos de transporte (frota própria);• Supervisionar o transporte contratado junto a terceiros.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Material transportado sem avarias;• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho, como por exemplo,

quantidades transportadas, os valores transportados, os custos de transportes, quilômetro rodados por veículo, etc.

BRASIL - MATRIZ DE TRANSPORTES (CARGAS)

RODOVIÁRIO60,49%

FERROVIÁRIO20,86%

AQUAVIÁRIO13,86%

DUTOVIÁRIO4,46%

AEROVIÁRIO0,33%

34

7.1.3) Administração de Materiale) Inventário de material

Função responsável pela verificação da consistência do saldo físico com o saldo constante do controle físico e financeiro dos materiais.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar :• Elaboração da programação de inventários;• Realização do inventário;• Inspeção das instalações e condições de armazenamento;• Verificação do estado de conservação dos materiais;• Compatibilização das inconsistências apuradas no inventário.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Itens controlados, os valores inventariados e as inspeções

realizadas;• Sendo monitorado através de indicadores de desempenho,

como por exemplo, % de divergências, % de material sem condições de uso, etc.

35

7.1.3) Administração de Materialf) Alienação de material

Função de identificação de materiais disponíveis para venda, transformação e eventual doação.

Para isso as atividades básicas deverão contemplar :• Relacionar materiais sem serventia;• Definir o preço mínimo de venda por lote e/ou material;• Efetuar o gerenciamento das alienações.

A avaliação de desempenho poderá ser realizada através de:• Venda e doação de material sem serventia;• Sendo monitorado através de indicadoresde desempenho, como por exemplo, valor das vendas de material sem serventia etc.

36

Fim do Módulo 1

Fim