CURSO DE FOTOGRAFIA - DEMO€¦ · sucesso do ! lme em rolo, tamb m com sais de prata, pelas c...

8
Curso de Volume I Fotografia João Saidler Saidler, João. Curso de Fotografia - Volume I: 1º Edição. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul: João Saidler Fotografia, 2018.

Transcript of CURSO DE FOTOGRAFIA - DEMO€¦ · sucesso do ! lme em rolo, tamb m com sais de prata, pelas c...

Curso de

Volume IFotografia

João Saidler

Saidler, João. Curso de Fotografia - Volume I: 1º Edição. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul: João Saidler Fotografia, 2018.

Curso de Fotografia 1

Quantas vezes você esteve com os amigos em um encontro casual, na praia com o seu amor apreciando um lindo pôr do sol, ou na sua viagem para um lugar lindo e decidiu que era importante registrar o momento?

Você pegou o seu celular de última geração ou sua câmera nova cheia das traquitanas, apertou o botão e plim! A foto estava longe daquilo que você imaginou. E, até hoje, você nem faz ideia do porquê!

Neste curso, vou apresentar os fundamentos da fotografia e juntos vamos descobrir a melhor forma de utilizar a sua câmera. Com um pouco de paciência e observação, é possível melhorar as suas fotos e fazer justiça aos momentos que você decidiu eternizar.

Apresentação

2 João Saidler Fotografia

O conteúdo do curso está organizado nestes manuais em dois volumes, conforme exposto a seguir:

VOLUME I

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA:O que é fotografia?A relação com o real, o tempo e o espaço;O manual Kodak;Toda foto é arte?Os segmentos da fotografia.

A CÂMERA E SEUS COMPONENTES:Como a câmera funciona;Tipos de câmeras e os recursos mais comuns;Lentes objetivas;O obturador;O diafragma;O sensor digital.

EXPOSIÇÃO, MODOS AUTOMÁTICOS E MODO MANUAL:O que é exposição?Fotometria;Modo Manual e Modo Automático;Modos de Cena;Modos Semi Automáticos;Compensação de Exposição;Lei da reciprocidade – Velocidade x Abertura x Sensibilidade.

Conteúdo do Curso

Curso de Fotografia 3

VOLUME II

LUZ, COR E MÉTODOS DE ILUMINAÇÃO:Tipos de luz;Qualidade da luz;O flash e seus modos de operação;Cor e balanço de branco;Modificadores de luz.

COMPOSIÇÃO:O quadro;Destacando o assunto;Achatando o tridimensional;Incluindo e excluindo;Equilíbrio;Regra dos terços;Contextualização e narrativa.

PÓS-PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO:Arquivos digitais, cartões de memória e afins;RAW vs JPEG;Importando e organizando;E o tal de backup?O Adobe Lightroom*;O Adobe Photoshop*.

*Apresentação do aplicativo, introdução aos recursos mais comuns através de demonstração projetada para a turma. Os alunos que possuírem notebook com o aplicativo instalado podem executar os exercícios durante a aula utilizando o seu próprio equipamento. As informações, passo a passo, telas e informações relacionadas aos aplicativos não serão incluídas neste manual.

4 João Saidler Fotografia

O que é a Fotografia?

Houve um período em que a resposta para essa pergunta foi muito simples e direta, mas seu resultado difícil de alcançar. Em meados do século XIX, a resposta para essa pergunta era:

- O resultado do processo químico que torna permanente a imagem obtida em uma câmera obscura.

Introdução à Fotografia

Muitos processos foram testados: Niépce com o peltre revestido de betume da judeia, William Talbot com papel embebido em cloreto de prata, Daguerre com suas placas de prata ricas em detalhes, até a primeira utilização com sucesso do filme em rolo, também com sais de prata, pelas câmeras de George Eastman em 1888. O processo foi continuamente melhorado, os grãos de prata foram refinados, vários tamanhos e a possibilidade de fotografar

Curso de Fotografia 5

em cores. Hoje o resultado final da fotografia nem sempre é um processo químico e muitas delas são armazenadas somente em formatos digitais.

Original e versão retocada de uma das primeiras fotografias do mundo: Point de vue du Gras de Joseph Nicéphore Niépce em 1826.

Natureza morta. Daguerreótipo de 1832 por Louis-Jacques-Mandé Daguerre

12 João Saidler Fotografia

A Câmera e seus componentes

O projeto da câmera fotográfica é muito mais antigo que a ideia da fotografia. A câmera obscura serviu aos pintores como auxiliar na produção dos rascunhos para os retratos. O projeto básico ainda é o mesmo, uma caixa lacrada com um furo que projeta a imagem invertida.1.Objetivas 2.Diafragma 3.Obturador 4.Plano Focal

1.Objetivas: A objetiva capta a luz refletida pelo objeto, convergindo cada raio de luz de modo a formar um ponto no plano focal.2.Diafragma: Como a íris do olho, o tamanho da abertura pode ser mudado para alterar a quantidade de luz que atinge o sensor.3.Obturador: O obturador controla a quantidade de tempo que o sensor fica exposto à luz.4.Plano Focal: O plano focal é a superfície plana onde a imagem é projetada. Nas câmeras formato 135 (35mm) o plano focal mede 36x24mm.

Distância Focal

26 João Saidler Fotografia

É muito importante lembrar que a profundidade de campo não depende só da abertura, a distância do ponto de foco em relação à câmera e a distância focal da lente também mudam a profundidade. Quanto mais perto o ponto de foco está, menor é a profundidade de campo. Quanto mais distante estiver, maior é a profundidade de campo. Lentes grande angulares proporcionam uma profundidade de campo maior que as teleobjetivas.