Curso iniciação teológica

9

Click here to load reader

description

Apresentação do Curso de Iniciação Teológica.Informações em www.cursoscatolicos.com.br

Transcript of Curso iniciação teológica

Page 1: Curso iniciação teológica

Apresentação do Curso de Iniciação Teológica

Page 2: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 13FUENTES, METODO, 13

A divisão da teologia em diversas disciplinas, por motivoshistóricos e pedagógicos, não deve fazer esquecer que aTeologia é una.

Várias disciplinas:

- Teologia fundamental: nasce da apologética. Estuda o acontecimento da Revelação e sua credibilidade;- Teologia dogmática: se ocupa diretamente do dogma. Tratadosque se ocupam da Trindade, a Criação, o Ser e a obra deJesus Cristo Verbo encarnado, a Igreja, os Sacramentos, a VirgemMaria, a graça, as verdades escatológicas;- Teologia moral: a vida cristã como um combate contra os vícios e perseverança nas virtudes, na graça de Deus;

IT 33 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 3: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 14FUENTES, METODO, 14

-Sagrada Liturgia: a Igreja anuncia y celebra o mistério de Cristo, para que os fiéis possam viver dele e dar testemunho cristão no mundo.SC 16SC 16: “se deve considerar entre as matérias necessárias e mais importantes nos seminários e casas de estudo de religiosos, e entre as disciplinas principais das faculdades teológicas”.

- Sagradas Escrituras: uma das fontes da Teologia.

IT 34 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 4: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 2FUENTES, METODO, 2

Sagrada Escritura

a “é a Palavra de Deus em quanto escrita” (Dei Verbum 9Dei Verbum 9).Sob a inspiração do Espírito Santo, foi redigida porhagiógrafos.

b Dei Verbum 10Dei Verbum 10: “A Sagrada Escritura e a SagradaTradição constituem um só depósito sagrado daPalavra de Deus, confiado à Igreja”.

c A Bíblia pode e deve considerar-se como a alma da teologia. Mas o cristianismo não é uma religiãodo Livro (Judaísmo, Islã).

IT 22 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 5: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 4FUENTES, METODO, 4

Tradição

AJunto à Sagrada Escritura, é fonte da Revelaçãodivina: dois aspectos indissociáveis de uma única fonte. É normativa e interpretativa.

BNem todas as tradições que na Igreja são igualmente vinculantes ou normativas. Algumas são questões práticas e aplicações de princípios, mas não artigos de fé.

IT 24 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 6: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 5FUENTES, METODO, 5

Relação entre Tradição e Escritura

Concílio de TrentoConcílio de Trento: não diz que a Revelação está contidaparte na Escritura e parte na Tradição, mas tanto noslivros escritos como nas tradições não escritas.Concílio Vaticano IIConcílio Vaticano II: a Tradição e a Escritura formam umaunidade orgânica. Todo o conteúdo da Tradição se encontrade alguma maneira (implícita) na Escritura. A Tradiçãoé entendida como transmissão viva da Palavra de Deus mediante a interpretação da Escritura.

CIC 84CIC 84: “O depósito sagrado da fé, que está contido naSagrada Escritura e na Tradição, foi confiado pelosApóstolos ao conjunto da Igreja”. O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, foi confiado só ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo”.

IT 25 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 7: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 6FUENTES, METODO, 6

As testemunhas da Tradição são os Padres da Igreja, as doutrinas dos teólogos, a Sagrada Liturgia, o senso de fé do Povo de Deus emseu conjunto, as devoções populares, as doutrinas e experiências espirituais de santos emísticos, a arte cristã, etc.. Nem todos temo mesmo valor.

IT 26 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 8: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 10FUENTES, METODO, 10

Historia

Os grandes mistérios do cristianismo - Criação, Revelação,Encarnação, Ressurreição, Igreja - todos guardam algumarelação com a história.

A história é fonte da teologia em sentido diferente de como osão a Sagrada Escritura e a Tradição. É uma fonte que podedenominar-se informativa, interpretativa e orientadora.

IT 30 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica

Page 9: Curso iniciação teológica

FUENTES, METODO, 12FUENTES, METODO, 12

A Teologia necessita da filosofia comoinstrumento intelectual. Mas nem toda filosofia serve para a Teologia. É necessário:1. uma atitude filosófica que aceite a existência da Verdade e a capacidade da razãopara conhecê-la e expressá-la;2. uma filosofia realista, que afirme o mundocomo algo real, e não como produto mentalda razão (idealismo);3. uma filosofia que sustente a Criação e adistinção entre Criador e criaturas;4. uma filosofia que admita o ser humanocomo unidade do espiritual e do somático(alma e corpo).

IT 32 de50

Iniciação TeológicaIniciação Teológica