Curso Iniciante Violão

6
Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01 INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013

description

Curso iniciante violão.

Transcript of Curso Iniciante Violão

Page 1: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

MARIO SALES SANTOS

ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E

DO VIOLÃO

São Paulo

2013

Page 2: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

SUMARIO

O QUE É A MÚSICA ....................................................................................... 02

AS TRÊS PARTES DA MÚSICA .................................................................... 02

NOTAS MUSICAIS ......................................................................................... 02

SOM E NOTAS MUSICAIS ............................................................................. 02

PARTES DO VIOLÃO ..................................................................................... 03

CORDAS DO VIOLÃO .................................................................................... 04

METODOLOGIA PARA TREINO E DESENVOLVIMENTO ........................... 05

Page 3: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

O QUE É A MÚSICA?

É a arte de expressar os sentimentos através dos sons.

TRÊS PARTES DA MÚSICA

· Harmonia:: Combinação das notas tocadas juntas. · Melodia:: Notas tocadas separadamente. · Ritmo: Tempo de duração das notas e das pausas.

Exemplo de instrumentos harmônicos:: Guitarra, teclado, Violão. Exemplo de instrumentos Melódicos Flauta doce, Saxofone, Contrabaixo. Exemplo de instrumentos Rítmicos: Bateria e instrumentos de percussão em geral

NOTAS MUSICAIS

Existem sete (07) notas musicais que quando agrupadas e tocadas de forma ascendente ou descendente podem ser chamadas também de escalas, estas que dão sentido ao estudo musical como veremos nas próximas aulas.

As notas musicais seguem uma distância de uma para a outra que chamamos de INTERVALO. É este intervalo que causa a sensação da distância da nota em nossos ouvidos, e para os ouvidos mais treinados esta distância causa a sensação do instrumento estar afinado ou desafinado. Para entendermos melhor é preciso saber um pouco mais sobre o significado dos sons.

SOM E NOTAS MUSICAIS

O som é um fenômeno acústico, ou seja, ondas produzidas por vibrações de um corpo Quando falamos, tocamos uma nota musical ou batemos em algum objeto, nossa ação emite vibrações que passam para as moléculas de ar e estas chegam aos nossos ouvidos em forma de som. A altura das notas é dada pela frequência das vibrações, ou seja, quando temos poucas vibrações temos um som grave e quando temos muitas vibrações temos um som agudo.

Page 4: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

Som Grave: É um som baixo e grosso. Som Agudo: É um som alto e fino. Imagine que existe uma linha infinita que vai desde um som grave a um som agudo Quando paramos em um determinado ponto desta linha temos uma nota musical que pode estar afinada ( se estiver em seu ponto exato e correto ), ou desafinada ( se não estiver em seu ponto correto ) Estas notas recebem nomes que são: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO Sendo assim podemos dizer que a altura da nota nada mais é do que o ponto em que ela se encontra sendo ela aguda ou grave. Intensidade: É o volume da nota musical, música ou qualquer outro som. No instrumento percebemos esta diferença também quando tocamos as notas com mais ou menos força na mão. Timbre: Dois instrumentos podem tocar a mesma nota musical na mesma altura e ao mesmo tempo. Porém perceberemos a diferença destes pelo o que chamamos de timbre. Dinâmica: Refere- se à intensidade da música, como se fosse o volume porém controlado na execução da música pelo instrumentista.

PARTES DO VIOLÃO

Violão é um instrumento normalmente acústico e com 6 cordas Para entendermos melhor as partes do violão, nada como uma boa ilustração:

Page 5: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

CORDAS DO VIOLÃO

As três ( três ) cordas mais finas da parte de baixo do violão são chamadas PRIMAS e as três cordas de cima do violão mais grossas são chamadas de BORDÕES.

As cordas do violão são contadas de baixo para cima, ou seja, a mais fina de baixo é a primeira e a mais grossa de cima é a 6º ( última corda ). Cada corda do violão é afinada em uma determinada nota, e seus nomes são: 1° Corda: MI

Page 6: Curso Iniciante Violão

Mário Sales Santos – RG: 44.749.077-01

2° Corda: SI 3° Corda: SOL 4° Corda: RE 5° Corda: LA 6° Corda: MI

METODOLIGIA PARA TREINO E DESENVOLVIMENTO Como músico e administrador de empresas formado, desenvolvi algumas regras para planejamento e execução do treino, de modo que se tenha mais resultados garantidos. Estas regras são:

1. Saiba aonde quer chegar como músico e com cada treino para que possa planejar os seus treinos;

2. Sabendo aonde quer chegar desenvolva seus exercícios e treinos com o foco nos resultados eficazes e diretos;

3. Saiba exatamente o ponto em que se encontra para poder avaliar os resultados quando sair deste ponto;

4. Tenha um caderno para anotar tudo o que for aprendendo com o passar do tempo;

5. Respeite o tempo diário de treino. É melhor treinar pouco todos os dias do que treinar muito com intervalo de dias;

6. Quando for treinar não toque músicas ou faça outras coisas que o tire do foco antes de terminar o treino;

7. Se os resultados não forem de acordo com o esperado, saiba verificar onde estão os erros de treino e erros de exercícios, para fazer novos planejamentos e execuções focadas em resultados, lembrando que os resultados são garantidos para aqueles que fazem os exercícios de acordo com as aulas.