Cursos da Universidade do Minho 2005/2006  · apostada em melhorar ainda mais a qualidade do ensino...

44
Cursos da Universidade do Minho 2005/2006 www.uminho.pt

Transcript of Cursos da Universidade do Minho 2005/2006  · apostada em melhorar ainda mais a qualidade do ensino...

Cursos da Universidade do Minho 2005/2006 www.uminho.pt

Universidade do Minho

Com 17.000 estudantes e 1.200 professores, a Universidade do Minho (UMinho) é uma instituição viva e dinâmica, apostada em melhorar ainda mais a qualidade do ensino e da investigação que desenvolve, e em fortalecer a relação com a envolvente regional, nacional e internacional.

Situada na região mais jovem da Europa, a UMinho lecciona 51 Cursos de Licenciatura, 40 cursos de Especialização e 60 cursos de Mestrado, que abarcam praticamente todas as áreas do saber e que procuram permanentemente adaptar-se às necessidades e exigências do mercado de trabalho.

A Universidade do Minho suporta também uma forte actividade científica e tecnológica que se reflecte, não apenas na qualidade da investigação científica, mas num grande envolvimento com o tecido empresarial e industrial.

A Universidade distribui-se entre Braga e Guimarães, possuindo um campus Universitário em cada uma dessas cidades. Ambos os campi possuem serviços e infra-estruturas de apoio que facilitam o dia-a-dia e contribuem para o sucesso dos estudantes.

A UMinho é assim uma universidade completa, inovadora e sólida nos seus projectos e áreas de saber, com os olhos postos no futuro e no mundo.

Qualidade de Ensino e Saídas Profissionais

A preocupação da UM com a qualidade do ensino é permanente e traduz-se num acompanhamento cuidado dos cursos, na introdução de métodos de avaliação e de ensino inovadores, e na adequação das disciplinas às necessidades do mercado de trabalho.

Às tradicionais aulas teóricas e práticas são acrescentados métodos e estilos de aprendizagem baseados na participação activa, no trabalho de grupo e em estudos de caso que permitem o confronto com situações da vida real. Novas metodologias, tais como o e-learning, estão a ser introduzidas e já abrangem actualmente várias centenas de disciplinas. A iniciativa campus virtual, em que a UMinho está envolvida, permite o acesso sem fios à Internet em qualquer espaço da Universidade.

Na UMinho procura-se também que os alunos se formem com uma vasta compreensão da sua área de estudo e que adquiram competências complementares em áreas como as novas tecnologias, a formação humanista ou as línguas, que lhes permitam adaptar-se a uma sociedade em constante mudança.

Neste contexto, foi recentemente adoptado pela UMinho o Suplemento ao Diploma de Graduação, um documento que é entregue aos alunos no final do curso e onde constam todas as actividades extra-curriculares desenvolvidas durante a permanência na Universidade. Este Suplemento, que tem por objectivo facilitar a mobilidade e o emprego dos diplomados a nível nacional e internacional, recebeu recentemente o “selo de qualidade” da União Europeia.

Aos melhores alunos são também atribuídos anualmente diversos prémios de mérito, instituídos tanto pela UMinho como por entidades parceiras e empregadoras.

A maioria dos cursos tem ainda um estágio curricular que abre as portas para o mercado de trabalho e através do qual a maioria dos alunos consegue o seu primeiro emprego.

Vida Académica

A UMinho possui um conjunto de infra-estruturas e serviços de apoio que dão resposta às necessidades mais diversas dos estudantes. Desde bibliotecas e laboratórios de informática, passando por reprografias, bancos e livrarias, até bares, cantinas e restaurantes com preços bastante acessíveis, na UM os alunos encontram tudo aquilo que precisam das 8h da manhã às 10h da noite.

A UMinho destaca-se ainda por disponibilizar aos seus alunos modernas residências universitárias, por facultar apoio médico e psicológico e por possuir os mais bem equipados complexos desportivos. Entre as cerca de 30 modalidades desportivas, poderás encontrar, por exemplo, aeróbica, musculação, atletismo, basquetebol, equitação, futebol, judo, escalada, natação, pólo aquático, rubgy, ténis ou karting.

A UMinho assegura também diversos serviços on-line bem como acesso à rede wireless (Internet sem fios em banda larga) a partir de qualquer espaço dos campi.

Destacam-se finalmente as actividades culturais desenvolvidas pelos estudantes, nomeadamente através de tunas, grupos de teatro, de música popular, poesia e fados, entre outras, e as festas académicas, organizadas pela Associação de Estudantes da Universidade do Minho (AAUM) tais como a Recepção ao Caloiro e o Enterro da Gata.

Estudar no Estrangeiro

A UMinho tem, desde sempre, apostado na internacionalização do ensino e da investigação que desenvolve, consolidando as relações com mais de 200 universidades estrangeiras. Neste contexto, os alunos têm oportunidades diversificadas para estudar no estrangeiro através de programas de intercâmbio internacional como o SOCRATES/ERASMUS. Os períodos de permanência de estudantes no estrangeiro variam entre os 3 meses e um ano lectivo.

Quando já estão a terminar o curso, os alunos podem ainda realizar um estágio numa empresa de outro país da União Europeia no âmbito do Programa Leonardo da Vinci.

Para os alunos que já se envolveram nestes programas de intercâmbio, esta experiência revelou-se única e gratificante, quer a nível académico, quer a nível pessoal.

Cursos da Universidade do Minho 2005/2006

www.uminho.pt/vocacoes

Licenciatura em Arquitectura

ArquitecturaOs licenciados em Arquitectura estarão habilitados ao exercício da actividade profissional em Arquitectura, Urbanismo e Planeamento. Poderão exercê-la enquanto quadros técnicos em instituições e empresas ou enquanto profissionais liberais. A estrutura curricular do curso é formada por uma componente prática centrada na actividade do projecto (com o apoio do desenho como instrumento de projectação e representação) e uma componente teórica, como síntese entre as metodologias do projecto e os valores culturais que informam a invenção do espaço organizado.

tel: 253 510 500e-mail: [email protected] | [email protected]

Biologia AplicadaA Licenciatura em Biologia Aplicada oferece formação científica em domínios avançados das Biociências, dentro de um espírito de ensino/aprendizagem dinâmico apoiado, numa forte componente experimental. O curso fornece, para além das disciplinas fundamentais nos domínios da bioquímica, fisiologia, biologia molecular, engenharia genética e ecologia, variadas disciplinas de especialização optativas e um estágio/projecto integrado. Esta estrutura curricular visa estimular o potencial dos licenciados de modo a adaptarem-se facilmente a um mercado de trabalho em constante mutação e que requer versatilidade. O curso está orientado para a preparação sólida de investigadores e docentes para Universidades e Institutos de Investigação, bem como de técnicos para a Indústria/Sector Empresarial, Agricultura, Ambiente e Saúde, e quadros superiores de Laboratórios do Estado e Autarquias.

tel: 253604045e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Ciências

Biologia e Geologia (ensino)A Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia tem como objectivo desenvolver competências científico-pedagógicas nas áreas das Ciências Biológicas, Ciências Geológicas e Ciências da Educação. Inclui um ano de estágio pedagógico numa escola do 3º Ciclo ou Secundária. O grau de Licenciado confere habilitação para o exercício da docência em Ciências Naturais para os Ensinos Básico e Secundário e permite a candidatura a estudos pós-graduados.A Licenciatura é reconhecida pelo Ministério da Educação como Licenciatura profissionalizante para o Ensino de Biologia e Geologia - 3º Ciclo e Secundário-11ºB.

tel: 253604310/4047e-mail: [email protected] | [email protected]

FísicaA Física é simultaneamente uma arte de fazer perguntas e um método de obter respostas sobre o funcionamento da Natureza. É um sistema lógico aberto, inacabado, eficaz e fascinante. Constitui o fundamento de toda a tecnologia moderna e tem impactos surpreendentes em muitas outras áreas do conhecimento.Esta licenciatura procura proporcionar uma formação de base abrangente e equilibrada neste domínio científico. Dotada de uma estrutura curricular flexível, permite ao aluno adaptar a sua formação a perfis mais teóricos ou experimentais e a áreas mais fundamentais ou aplicadas. Os licenciados estarão em condições de exercer actividades profissionais de grande utilidade em áreas muito diversificadas (industrias tecnológicas, bancos, empresas comerciais especializadas, hospitais, etc.) ou a prosseguir estudos de pós-graduação e integrar instituições de ensino superior ou de investigação e desenvolvimento.

tel: 253 604 060e-mail: [email protected]

Física e Química (ensino)A Licenciatura em Ensino de Física e Química foi um dos primeiros cursos leccionados na Universidade do Minho tendo como objectivo a formação de professores de Física e Química para os ensinos básicos e secundários. A estrutura deste curso inclui uma componente essencial de Matemática, uma base adequada de Ciências da Educação e componentes fortes em Física e em Química. No último ano do curso os estudantes são colocados numa escola secundária onde realizam, sob orientação de um docente da escola e de docentes da Universidade, um estágio remunerado que lhes confere a profissionalização.

tel: 253 604374e-mail: [email protected]

Geologia - Ramo Recursos e PlaneamentoEste curso foi criado para dar respostas a necessidades e problemas da sociedade actual. O curso apresenta um curriculum que habilita o licenciado a trabalhar em equipas multidisciplinares, sendo as principais áreas a Geologia, a Economia, a Gestão e a Engenharia Civil, com a realização de um estágio numa empresa ou organismo público no último ano. Os futuros geólogos poderão trabalhar em empresas de construção civil, extracção de materiais geológicos, captação de águas, em autarquias ou gabinetes técnicos.O geólogo tem um papel fundamental na descoberta de materiais necessários ao nosso bem-estar, como as matérias-primas para a construção civil, os combustíveis fósseis, os recursos hídricos. O geólogo intervém ainda em questões como os riscos naturais (erosão da costa, deslizamentos de terra, sismos), a poluição da água e solos, a localização de barragens e aterros sanitários.

tel: 253 604 300e-mail: [email protected]

Matemática Aplicada - Ramo Estatística, Ramo Investigação OperacionalA licenciatura em Matemática Aplicada visa formar profissionais com uma sólida formação matemática de base, aliada a um domínio das principais ferramentas computacionais, especializando-se em Estatística e Investigação Operacional.A formação dada permitirá aos licenciados analisar e resolver vários problemas reais, sendo especialmente habilitados para apoiar a tomada de decisões na indústria, serviços, ou administração pública. Concretamente, poderão integrar equipas multidisciplinares para apoiar a tomada de decisões e ajudar a uma melhor utilização dos recursos em organizações de grande dimensão, tais como: hospitais e laboratórios farmacêuticos, consultoras, empresas de transportes terrestres e aéreos, bancos e seguradoras, órgãos de comunicação social, entidades governamentais e autarquias, universidades, grandes empresas industriais.

tel: 253 510 400e-mail: [email protected]

MatemáticaEste Curso é uma resposta moderna ao desafio de ensinar Matemática sob diferentes perspectivas. Com três áreas de especialização, uma na vertente de ensino, a Área de Especialização em Ensino, uma segunda de índole mais científica, a Área de Especialização em Matemática Aplicada, e uma terceira de índole profissionalizante, a Área de Especialização em Aplicações à Economia, o aluno pode escolher facilmente a carreira em Matemática para a qual se sente vocacionado. A estrutura do curso permite que a escolha da especialização seja feita apenas após um primeiro contacto do aluno com a Matemática, onde são apresentadas as disciplinas básicas de Matemática, sendo a área de especialização determinada pelas escolhas depois efectuadas, de entre três blocos de ofertas nas áreas de Ciências de Educação e Didáctica da Matemática, Matemática e Economia.

tel: 253 510 400e-mail: [email protected]

Matemática e Ciências de ComputaçãoAs técnicas de computação têm, no mundo moderno, um papel de uma relevância indiscutível. Esse papel tem vindo a ser reforçado quer pelo aumento do espectro de actividades que abrangem, quer pelo rigor que nelas é posto. A licenciatura em Matemática e Ciências de Computação (MCC) iniciou uma “segunda vaga” de licenciaturas na área das Tecnologias da Informação em Portugal, que assentam numa visão rigorosa da computação, requerendo para tal uma sólida fundamentação matemática. Pretende-se que os seus licenciados sejam especialistas actualizados na produção de aplicações de software de qualidade, baseando a sua actividade num conhecimento aprofundado da ciência e tecnologia subjacentes a este processo produtivo. Pretende-se ainda que os licenciados em MCC exibam capacidades criativas, capazes de os levar a definir novas áreas de actividade onde possam dar contributos originais.

tel: 253 604 443e-mail: [email protected]

Optometria e Ciências da VisãoO objectivo desta licenciatura é a formação de especialistas em Optometria e Óptica da Visão vocacionados para analisar, detectar, e compensar problemas visuais de natureza refractiva, funcional, binocular ou patológica, com o propósito de prescrever lentes compensadoras, ajudas visuais (lupas, telescópios, etc.), treino e/ou reabilitação visual e envio do paciente a um médico oftalmologista, quando necessário. Os Optometristas podem exercer em casas de óptica, hospitais, clínicas de oftalmologia, como profissionais liberais, empresas ligadas à visão, e instituições de investigação.

tel: 253 604 320e-mail: [email protected]

QuímicaA licenciatura em Química foi criada em 2003 e apresenta uma estrutura inovadora com vertentes interdisciplinares no âmbito da Química e uma introdução à investigação científica. A estrutura curricular compreende um núcleo de química fundamental complementado por um conjunto de disciplinas de opção nos vários ramos da química.As áreas de intervenção dos licenciados situam-se em domínios multidisciplinares com saídas profissionais em indústrias químicas, farmacêutica, alimentar, em institutos de investigação científica ou em empresas de comercialização de produtos científico-tecnológicos

tel: 253 604 370e-mail: [email protected]

Química Aplicada - Ramo de Materiais PlásticosEsta licenciatura pretende formar técnicos com uma vertente química direccionada para o controlo de qualidade de matérias plásticas que ajudem a implementar a filosofia de qualidade e que estejam preparados para a realização do controlo, não só a nível da fiscalização, mas sobretudo no seio das empresas. Os licenciados exercem actividade em laboratórios de análises químicas, indústrias de especialidade (plásticos), empresas de consultadoria, firmas importadoras e intermediárias de matérias-primas e produtos acabados. Actuam também na área da investigação e desenvolvimento de processos industriais, da gestão e marketing e ainda nas carreiras de ensino superior, investigação e ensino básico e secundário.O projecto de estágio, a realizar no último ano do curso, fornece ao aluno uma experiência importante no mercado de trabalho, pois é realizado preferencialmente num ambiente industrial.

tel: 253 604 050 e-mail: [email protected]

Química Aplicada - Ramo Qualidade de Materiais Têxteis Esta licenciatura pretende formar técnicos com uma vertente química direccionada para o controlo de qualidade de materiais têxteis que ajudem a implementar a filosofia de qualidade e que estejam preparados para a realização do controlo, não só a nível de fiscalização, mas sobretudo no seio das empresas. Os licenciados exercem actividade em laboratórios de análises químicas, indústrias de especialidade (têxteis), empresas de consultadoria, firmas importadoras e intermediárias de matérias-primas e produtos acabados. Empregam-se também nas áreas da investigação e desenvolvimento de processos industriais, da gestão e marketing, ensino superior, investigação e ensino básico e secundário.O projecto de estágio, a realizar no último ano do curso, fornece ao aluno uma experiência importante no mercado de trabalho, pois é realizado preferencialmente num ambiente industrial.

tel: 253 604 050e-mail: [email protected]

Licenciatura em Ciências da Saúde

MedicinaA finalidade do curso é habilitar os licenciados a cumprirem ulteriormente um programa de formação profissional em qualquer área da Medicina e a prosseguirem com êxito um esforço de actualização ao longo de toda a sua vida de médicos.Os objectivos visados são cognitivos, técnicos, atitudes e valores relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade e com as necessidades em saúde da população.O curso é organizado por objectivos e estruturado por integração pluridisciplinar transversal, ascendente, descendente e transversal-vertical (esta, leque diversificado de “humanidades”).Os alunos – em trabalho individual e em grupo – são os protagonistas da aprendizagem e realizam no final de cada ano um projecto de opção de livre escolha, no país ou no estrangeiro.Dá-se ênfase à utilização de meios informáticos, de laboratórios e de práticas em hospitais, em centros de saúde e na comunidade.

tel: 253 604 801e-mail: [email protected]

Cursos da Universidade do Minho 2005/2006 | listagem www.uminho.pt

Lice

ncia

tura

sPr

ovas

de

Ingr

esso

NU

C

Adm

inis

traçã

o Pú

blic

aEc

onom

ia +

Mat

emát

ica

107.

4

Arqu

eolo

gia

His

tória

105.

4

Arqu

itect

ura

Geom

etria

Des

criti

va +

Mat

emát

ica

154.

8

Biol

ogia

e G

eolo

gia

(ens

ino

de)

Biol

ogia

+ M

atem

átic

a, o

u Bi

olog

ia +

Quí

mic

a,

ou G

eolo

gia

+ M

atem

átic

a, o

u Ge

olog

ia +

Quí

mic

a11

1.4

Biol

ogia

Apl

icad

aBi

olog

ia +

Quí

mic

a13

8.8

Com

unic

ação

Soc

ial

Portu

guês

+ F

iloso

fia, o

u Po

rtugu

ês +

Mat

emát

ica

141.

8

Desi

gn e

Mar

ketin

g da

Mod

aM

atem

átic

a, o

u Ge

omet

ria D

escr

itiva

, ou

Dese

nho

*Cur

so a

ent

rar e

m

func

iona

men

to e

m

2005

/06

Dire

itoFi

loso

fia +

His

tória

123.

6

Econ

omia

Econ

omia

+ M

atem

átic

a, o

u M

atem

átic

a +

Ingl

ês,

ou M

atem

átic

a +

Portu

guês

143.

2

Educ

ação

Filo

sofia

, ou

His

tória

, ou

Mat

emát

ica

131.

8

Educ

ação

de

Infâ

ncia

Portu

guês

+ D

esen

ho, o

u Po

rtugu

ês +

Filo

sofia

, ou

Portu

guês

+ L

it. P

ortu

gues

a, o

u Po

rtugu

ês +

Mat

emát

ica

131.

6

Enfe

rmag

emBi

olog

ia +

Quí

mic

a, o

u Bi

olog

ia +

Psi

colo

gia

*Cur

so a

ent

rar e

m

func

iona

men

to e

m

2005

/06

Enge

nhar

ia B

ioló

gica

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Mat

emát

ica

+ Q

uím

ica,

ou

Mat

emát

ica

+ Bi

olog

ia13

3.4

Enge

nhar

ia B

iom

édic

aBi

olog

ia +

Mat

emát

ica,

ou

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Mat

emát

ica

+ Q

uím

ica

162.

6

Enge

nhar

ia C

ivil

Físi

ca +

Mat

emát

ica

107.

0

Enge

nhar

ia d

e Co

mun

icaç

ões

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Mat

emát

ica

+ Q

uím

ica

116.

2

Enge

nhar

ia E

lect

róni

ca

Indu

stria

l e C

ompu

tado

res

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Quí

mic

a +

Mat

emát

ica

109.

4

Enge

nhar

ia e

Ges

tão

Indu

stria

lFí

sica

+ M

atem

átic

a, o

u Q

uím

ica

+ M

atem

átic

a11

1.0

Enge

nhar

ia d

e M

ater

iais

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Quí

mic

a +

Mat

emát

ica

110.

2

Enge

nhar

ia M

ecân

ica

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Geom

etria

Des

criti

va

+ M

atem

átic

a, o

u M

atem

átic

a +

Quí

mic

a10

8.6

Enge

nhar

ia d

e Po

límer

osFí

sica

+ M

atem

átic

a, o

u Q

uím

ica

+ M

atem

átic

a12

0.0

Enge

nhar

ia d

e Si

stem

as

e In

form

átic

aFí

sica

+ M

atem

átic

a12

8.8

Enge

nhar

ia T

êxtil

Físi

ca +

Mat

emát

ica,

ou

Quí

mic

a +

Mat

emát

ica

111.

2

Ensi

no B

ásic

o do

Cicl

oPo

rtugu

ês +

Des

enho

, ou

Portu

guês

+ F

iloso

fia, o

u Po

rtugu

ês +

Lit.

Por

tugu

esa,

ou

Portu

guês

+ M

atem

átic

a11

34.0

Filo

sofia

Filo

sofia

*Cur

so a

ent

rar e

m

func

iona

men

to e

m

2005

/06

Físi

caFí

sica

, ou

Mat

emát

ica

111.

8

Lice

ncia

tura

sPr

ovas

de

Ingr

esso

NU

C

Físi

ca e

Quí

mic

a (e

nsin

o de

)Fí

sica

+ M

atem

átic

a, o

u Q

uím

ica

+ M

atem

átic

a,

ou F

ísic

a +

Quí

mic

a11

9.0

Geog

rafia

e P

lane

amen

toGe

ogra

fia, o

u Ge

olog

ia12

8.4

Geol

ogia

, ram

o de

Rec

urso

s e

Plan

eam

ento

Físi

ca +

Geo

logi

a, o

u Ge

olog

ia +

Mat

emát

ica,

ou

Geo

logi

a +

Quí

mic

a, o

u M

atem

átic

a +

Quí

mic

a11

7.8

Gest

ãoM

atem

átic

a +

Econ

omia

, ou

Mat

emát

ica

128.

2

His

tória

(ram

o ci

entíf

ico)

His

tória

112.

2

His

tória

(ens

ino

de)

Filo

sofia

, ou

His

tória

119.

8

Info

rmát

ica

de G

estã

oM

atem

átic

a10

2.2

Mat

emát

ica

Mat

emát

ica

112.

8

Mat

emát

ica

Aplic

ada

Mat

emát

ica

110.

6

Mat

emát

ica

e Ci

ênci

as

da C

ompu

taçã

oM

atem

átic

a10

4.2

Med

icin

aBi

olog

ia +

Quí

mic

a (p

ré-re

quis

itos)

183.

0

Líng

uas

Estra

ngei

ras

Aplic

adas

Fran

cês

+ In

glês

, ou

Fran

cês

+ Po

rt., o

u Al

emão

+ F

ran.

, ou

Ingl

ês +

Por

t., o

u Al

em. +

Ingl

ês, o

u Al

emão

+ P

ort.

121.

2

Estu

dos

Ingl

eses

e A

lem

ães

Alem

ão+I

nglê

s11

7.4

Estu

dos

Portu

gues

esLi

tera

tura

Por

tugu

esa

110.

8

Estu

dos

Portu

gues

es

e Fr

ance

ses

Fran

cês

+ Li

tera

tura

Por

tugu

esa

119.

2

Estu

dos

Portu

gues

es

e In

gles

esIn

glês

+ L

itera

tura

Por

tugu

esa

112.

4

Estu

dos

Orie

ntai

sPo

rtugu

ês13

7.4

Opt

omet

ria e

Ciê

ncia

s da

Vis

ãoBi

olog

ia +

Mat

emát

ica,

ou

Físi

ca +

Mat

emát

ica

130.

0

Psic

olog

iaFi

loso

fia, o

u M

atem

átic

a, o

u Ps

icol

ogia

165.

0

Quí

mic

aQ

uím

ica

+ M

atem

átic

a12

5.0

Quí

mic

a Ap

licad

a, ra

mo

de

Mat

eria

is P

lást

icos

Quí

mic

a10

2.6

Quím

ica

Aplic

ada,

ram

o de

Con

. de

Qual

idad

e de

Mat

eria

is Tê

xteis

Quí

mic

a10

9.2

Rela

ções

Inte

rnac

iona

isEc

onom

ia, o

u Fi

loso

fia, o

u Ge

ogra

fia, o

u H

istó

ria,

ou M

atem

átic

a13

1.8

Soci

olog

iaFi

loso

fia +

His

tória

, ou

Filo

so. +

Soc

iolo

gia,

ou

His

tória

+

Mat

em.,

ou H

istó

ria +

Soc

iolo

gia,

ou

Mat

em. +

Soc

iol.

110.

6

Neg

ócio

s In

tern

acio

nais

Econ

omia

+ In

glês

, ou

Ingl

ês +

Mat

emát

ica

113.

8

NU

C -

nota

do

últim

o co

loca

do n

a pr

imei

ra fa

se d

e ca

ndid

atur

as e

m 2

004/

2005

A in

form

ação

con

tida

na ta

bela

seg

uint

e nã

o di

spen

sa a

con

sulta

dos

doc

umen

tos

ofic

iais

par

a ef

eito

s de

can

dida

tura

ao

Ensi

no S

uper

ior.

GAA - Gabinete de Apoio ao AcessoRua do Forno, 30 – 2º4704-536 Bragatel: 253 217 641 fax: 253 613 724e-mail: [email protected]

Linha Azul: 808 200 086(0,07€ de qualquer ponto do país)

Curso de Arquitecturatel: 253 510 500e-mail: [email protected]

Cursos em CiênciasConselho de Cursos de Ciências tel: 253 604 593e-mail: [email protected] Curso de Medicinatel: 253 604 826e-mail: [email protected]

Curso de Direitotel: 253 604 587e-mail: [email protected]

Cursos em Ciências Económicas,Empresariais e Políticastel: 253 604 510e-mail: [email protected]

Cursos em de Engenhariatel: 253 510 160e-mail: [email protected]

Cursos em Ciências Sociaistel: 253 604 280 e-mail: [email protected]

Cursos em Educação e Psicologiatel: 253 604 590e-mail: [email protected]

Cursos em Educação Infantil e Básicatel: 253 601 220 e-mail: [email protected]

Cursos de Letras e Ciências Humanastel: 253 604 170 / 1/ 2e-mail: [email protected]

Para mais informações sobre os cursos da UM

Licenciatura em Direito

DireitoO Curso de Direito foi a terceira licenciatura em Direito criada em universidades estaduais portuguesas.A estrutura curricular do curso contempla, no último ano, quatro vertentes opcionais orientadas às diferentes áreas vocacionais: vertente jurídico-forense; vertente jurídico-publicista; vertente jurídico-empresarial e vertente jurídico-internacional. O Curso forma juristas com sólidos conhecimentos de base, segundo padrões de elevada exigência e rigor académico, preparando-os não só para o exercício das clássicas profissões que decorrem da obtenção de uma licenciatura em Direito, nomeadamente a Magistratura, Advocacia, Administração Pública, Polícia Judiciária e Registos e Notariado, bem como para o exercício de actividades mais inovadoras, em clara expansão, no domínio do aconselhamento e fundamentação de decisões nas organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais.

tel: 253 604 587e-mail: [email protected]

EnfermagemO actual paradigma de Enfermagem concebe a pessoa como um ser responsável pelo seu autodesenvolvimento em interacção recíproca com o meio, enfatizando valores como a autonomia, a liberdade de escolha, o respeito pela vida e dignidade humana. A Enfermagem constitui hoje uma ciência do conhecimento e um campo da prática profissional com ontologias e metodologias próprias, cuja essência e domínio centralizador e unificador se situa no cuidar através de uma presença e resposta autêntica do enfermeiro às necessidades do utente, família e comunidade.

tel: 253 609 000e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Enfermagem

Licenciaturas em Ciências Económicas, Empresariais e Políticas

Administração PúblicaA Licenciatura em Administração Pública prepara quadros superiores com elevados conhecimentos de gestão pública e das políticas públicas. O mercado de trabalho preferencial é a Administração Pública central, regional e local e as empresas públicas, intermunicipais e municipais. O facto da licenciatura estar acreditada pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas permite aos licenciados a inscrição como Técnicos Oficiais de Contas.

tel: 253 604 527e-mail: [email protected]

EconomiaSer-se economista nos nossos dias é saber reflectir sobre os problemas sociais e económicos em conjunto com uma capacidade de adaptação à multiplicidade de situações resultantes de uma sociedade complexa e interligada. A licenciatura em Economia da UMinho tem procurado acompanhar as linhas de mudança nas Organizações e na Sociedade em geral. A licenciatura em Economia visa proporcionar uma sólida formação nos seguintes três vectores: Teoria Económica, Métodos Quantitativos e Economia Aplicada. O processo de ensino/aprendizagem encontra-se alicerçado no desenvolvimento de competências que permitam uma resposta rápida aos desafios de um mercado competitivo.

tel: 253 604 543 e-mail: [email protected]

Negócios InternacionaisOs licenciados em Negócios Internacionais ficam preparados para exercer a sua actividade no âmbito das áreas internacionais das empresas, quer em empresas nacionais envolvidas nos mercados externos, quer em empresas multinacionais e outras organizações do âmbito económico/social. As áreas funcionais de referência destes licenciados são as seguintes: Economia Internacional, Finanças Internacionais, Gestão Estratégica e Marketing e Comportamento Organizacional à escala global

tel: 253 604 557e-mail: [email protected]

GestãoA Licenciatura em Gestão tem como objectivo desenvolver capacidades de gestão nas áreas centrais da organização. Os seus licenciados adquirem competências que lhes permitem gerir num ambiente dinâmico e em constante mutação. Um Licenciado em Gestão desenvolve aptidões para trabalhar num conjunto muito amplo de funções: contabilidade e auditoria; finanças empresariais; gestão de recursos humanos e comportamento organizacional; gestão da produção e logística; e marketing e gestão estratégica. As saídas profissionais são múltiplas e abrangentes envolvendo não só organizações privadas de carácter lucrativo, mas também, instituições públicas e de natureza híbrida. A Licenciatura é reconhecida pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas permitindo aos licenciados a inscrição como Técnicos Oficiais de Contas.

tel: 253 604 562e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Ciências Sociais

ArqueologiaEste curso forma profissionais qualificados que procuram responder às exigências do mercado de trabalho. Para o efeito, possui um plano de estudos original que proporciona: um sólido conhecimento sobre as etapas evolutivas das comunidades do passado e seus contextos culturais; uma introdução à construção paradigmática do conhecimento em Arqueologia; um domínio basilar dos métodos e técnicas próprios da disciplina; um contacto substantivo com os principais tipos de materiais arqueológicos; formação no âmbito das novas tecnologias de informação; uma sólida preparação ao nível das práticas de campo, concretizada através da realização de estágios obrigatórios.Este perfil de formação faculta aos licenciados as competências que lhes permitem desenvolver a sua actividade em organismos da administração local e central, em museus, em empresas privadas de Arqueologia, em empresas ligadas às indústrias culturais ou, ainda, o exercício da profissão liberal de arqueólogo.

tel: 253 604 213 / 253 601 270e-mail: [email protected]

Licenciatura em Relações InternacionaisA Licenciatura em Relações Internacionais confere uma sólida formação nos domínios da Ciência Política e das Relações Internacionais, compreendendo duas especializações: uma especialização vocacionada para as relações internacionais político-culturais, e uma especialização orientada para o domínio da economia política internacional. O carácter interdisciplinar e a flexibilização curricular conferem aos licenciados maior versatilidade, polivalência e capacidade de adaptação ao mercado de trabalho, habilitando-os ao exercício da sua actividade em diferentes áreas: organizações internacionais; diplomacia; departamentos de relações internacionais de ministérios e outros organismos públicos, de empresas, de bancos e outras instituições financeiras; Organizações Não-Governamentais; ensino e investigação.

tel. 253 604 524e-mail: [email protected]

Comunicação SocialA Licenciatura em Comunicação Social oferece uma sólida formação de base para fazer face aos múltiplos desafios da comunicação nos nossos dias. O curso tem quatro domínios de especialização que conferem preparação para o exercício, entre outras, das seguintes profissões: a) Jornalismo: jornalista (on-line, imprensa, rádio, televisão); b) Produção e Realização Audiovisual: realizador, assistente de realização, produtor; c) Publicidade: ‘copy’, director criativo, planificador de meios; d) Relações Públicas: assessor de imprensa, director de comunicação, ‘account’. A licenciatura tem tido uma taxa de empregabilidade muito elevada e uma grande receptividade em empresas e instituições dos ramos acima especificados.

tel: 253 604 292e-mail: [email protected]

Geografia e PlaneamentoO curso apresenta-se dividido em duas partes: a primeira com um tronco comum, e a segunda com uma ramificação em Desenvolvimento Urbano e Regional e Desenvolvimento e Ambiente. Os estudantes dispõem de alguma autonomia na construção do seu curriculum podendo escolher disciplinas de opção. O Curso tem programas Sócrates/Erasmus com diversas Universidades. As saídas profissionais relacionam-se com: Quadros Técnicos Superiores em equipas pluridisciplinares na elaboração de Planos de Ordenamento do Território, nas Autarquias, nos Ministérios, nas Comissões de Coordenação Regional, nas Associações de Desenvolvimento Regional e Local, etc. Consultores de Gabinetes privados de estudos e projectos - e.g., Sistemas de Informação Geográfica, Impactes Ambientais e Gestão e Ordenamento do Território.

tel: 253 510 561e-mail: [email protected]

História (ensino)O curso destina-se a futuros professores de História. No final dos seus estudos, os licenciados estão preparados para leccionar a disciplina de História aos diferentes níveis de ensino, e têm competências que lhes permitem abordar novos temas. A sua formação histórica incide sobre todos os períodos da História da Humanidade, desde a Pré-História aos nossos dias, com enfoque especial na História do Ocidente. O último ano do curso é destinado à sua profissionalização dos alunos através de estágio pedagógico remunerado em escolas do Ensino Básico e Secundário da região.Para além da docência, este curso habilita os seus licenciados para intervir no âmbito da administração escolar e pública (central, regional e local) e no âmbito das actividades empresariais quer no sector da indústria e comércio quer no sector da conservação e divulgação do património e turismo.

tel: 253 604 280 e-mail: [email protected]

História (ramo científico)A licenciatura em História (ramo científico) confere aos seus formandos uma capacidade de pensar, criticar e agir sobre os valores culturais do todo social. Simultaneamente, ministra ferramentas essenciais para a investigação em diversas áreas do saber, o que se traduz na existência de disciplinas de carácter prático ou teórico-prático nas áreas de História, das Novas Tecnologias de Informação e da Demografia. Os licenciados em História adquirem competências que lhes permitem trabalhar em autarquias, bibliotecas, museus, instituições de investigação, de preservação e defesa do património e de turismo cultural.

tel: 253 604 280 e-mail: [email protected]

SociologiaO curso de Sociologia desenvolve competências para interpretar os fenómenos sociais e dotar os processos de trabalho desse conhecimento para melhorar a sua eficiência. Cada vez mais as pessoas são vistas como o mais importante factor de sucesso das organizações e a Sociologia é sua insubstituível parceira. Os seus licenciados encontram emprego na administração pública, nas empresas e no ensino e os empregadores têm reconhecido a sua flexibilidade e adaptabilidade.

tel: 253 604 218e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Engenharia

Design e Marketing de Moda O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com rapidez e eficiência. O curso de Design e Marketing de Moda apresenta uma dupla vertente, associando o design industrial e o estilismo ao conhecimento do mercado e à comunicação de marketing. O objectivo do curso é o dotar o seus licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, colecções e marcas, com um design de qualidade, elevada rentabilidade e correctamente direccionados para os mercado-alvo. O curso tem saídas profissionais muito diversificadas pois permite aos licenciados a integração em gabinetes de criação de produtos de moda, empresas de produção (têxtil, vestuário de moda, desporto, protecção e acessórios), bem como em empresas de distribuição e de comercialização, em Portugal e em todos os Estados da União Europeia.

tel: 253 510 280/9e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia BiomédicaO curso forma profissionais que aplicam conhecimentos das engenharias tradicionais (electrónica, mecânica, química,...) na análise e resolução de problemas na área da saúde. Um Engenheiro Biomédico trabalha com sistemas biológicos complexos e é capaz de aplicar tecnologia de ponta na resolução de problemas biomédicos. Exerce a sua actividade em consonância com outros profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de saúde) em vertentes analítico-instrumentais de apoio ao diagnóstico, de concepção e implementação de dispositivos médicos (próteses) e de reabilitação, de caracterização e monitorização de ambientes hospitalares, de apoio à comercialização de material clínico e de investigação.

tel: 253 604 418e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia BiológicaA Licenciatura em Engenharia Biológica visa formar profissionais para a indústria com processos químicos, físico-químicos e biológicos. Os Engenheiros Biológicos ficam habilitados a exercer a sua actividade profissional em domínios ligados a processos biológicos, químicos, alimentares e ambientais. As saídas profissionais são diversificadas e incluem a indústria química, indústria farmacêutica, indústria alimentar, investigação científica, gestão de resíduos, consultadoria.

tel: 253 604 404e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia CivilO Curso de Engenharia Civil forma profissionais com a capacidade de projectar e dirigir tecnicamente todos os tipos de empreendimentos de Construção Civil e Obras Públicas. Os engenheiros civis licenciados pela UMinho adquirem formação necessária ao exercício da sua actividade profissional nas mais diversas áreas de trabalho deste ramo de actividade, o que contribui para a sua grande aceitação no mercado de trabalho. As áreas curriculares do curso são: Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Materiais de Construção, Construções e Gestão da Construção, Vias de Comunicação e Planeamento.

tel: 253 510 244e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia de ComunicaçõesEste curso forma profissionais capazes de intervir na concepção, implementação, operação, administração e manutenção dos modernos sistemas integrados de comunicação. A Licenciatura foi concebida de acordo com os paradigmas mais actualizados de ensino e aprendizagem baseada em projectos, e é caracterizado por uma forte componente de natureza prática e laboratorial. Desta forma, são desenvolvidas competências nas áreas fundamentais do curso: informática, electrónica, telecomunicações e sistemas de informação.

tel: 253 510 192e-mail: [email protected]

Engenharia e Gestão IndustrialEste curso trata da aplicação dos métodos de engenharia e dos princípios modernos de gestão, no projecto, na organização e na gestão de sistemas produtivos nas empresas de bens e de serviços. Os licenciados direccionam a sua actividade para a racionalização na utilização de recursos (máquinas, sistemas de transporte, ferramentas, recursos informáticos, humanos e financeiros) com o objectivo de melhorar o desempenho global das empresas. Estão também capacitados para tarefas de carácter mais específico como programação da produção, planeamento das necessidades de materiais, gestão de stocks, gestão da qualidade, higiene e segurança, ergonomia, logística e marketing.

tel: 253 510 346e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia Electrónica Industrial e de ComputadoresEste Curso forma profissionais orientados para a concepção, aplicação, instalação, exploração e manutenção de sistemas baseados na utilização de electrónica e de computadores, abrangendo as áreas de Electrónica, Microelectrónica e Microtecnologias, Informática e Comunicações, Controlo e Robótica, Automação e Sistemas de Energia.A necessidade permanente, por parte das empresas e organismos públicos, de maior desenvolvimento e modernização geram saídas profissionais para estes licenciados nas mais diversas áreas de trabalho desde desenvolvimento de sistemas electrónicos, programação de computadores, gestão de redes de computadores, etc.A licenciatura em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores é reconhecida e acreditada pela Ordem dos Engenheiros, é reconhecida pela Direcção Geral de Energia (DGE) e pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

tel.: 253 510 393e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia de MateriaisEsta licenciatura forma profissionais com um conhecimento aprofundado dos materiais utilizados em Engenharia, e com capacidades adequadas para integrar e aplicar as diversas tecnologias envolvidas no processamento, desenvolvimento e avaliação da qualidade e desempenho desses mesmos materiais. Os licenciados estão habilitados a exercer funções em áreas diversas como a indústria de componentes para a indústria automóvel, indústria de embalagem, gabinetes de projecto e design, novos materiais de construção, controlo de qualidade e certificação; laboratórios de análises, grupos de investigação científica, etc.

tel: 253 510 328e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia Mecânica Os Engenheiros Mecânicos licenciados pela UMinho estão preparados para projectar produtos e sistemas de natureza mecânica: máquinas, estruturas, equipamentos, aparelhos e instrumentos. As funções que desempenham incluem geralmente direcção, coordenação e gestão em sectores de Investigação e Desenvolvimento, Engenharia Financeira e outros. As ofertas de emprego vêm da Indústria Metalomecânica, das Indústrias Têxteis, Climatização e Construção Civil, e dos Serviços.

tel: 253 510 222e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia de Sistemas e InformáticaO curso prepara engenheiros informáticos capazes de acompanhar o rigoroso processo de análise, desenvolvimento e implementação de soluções informáticas. Os alunos adquirem grande experiência teórica e prática na análise de sistemas a informatizar, na especificação dos requisitos desses mesmos sistemas, nas técnicas de construção de protótipos e em todas as fases da sua instalação, no teste e manutenção de aplicações informáticas, e, consequentemente, dos sistemas ou redes que as suportam.

tel: 253 604 454e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia de PolímerosO curso forma engenheiros para exercerem funções em empresas ligadas à produção e transformação de materiais plásticos: matérias-primas, projecto e fabrico de produtos, moldes e outros equipamentos. As saídas profissionais abrangem áreas tão diversas como indústrias de desenvolvimento e fabrico de peças para automóveis, de componentes eléctricos e electrónicos, de produtos para a construção civil, embalagens, acessórios para o desporto e lazer, e indústrias de moldes e investigação e desenvolvimento tecnológico.

tel: 253 510 331e-mail: [email protected] | [email protected]

Engenharia Têxtil A Indústria Têxtil é hoje em dia na Europa uma indústria de alta tecnologia que requer profissionais cada vez mais qualificados para responder aos desafios de constante inovação e qualidade. Para além dos mercados da moda, há ainda o mercado dos têxteis técnicos: medicina, automóvel, construção civil, equipamentos de protecção individual, etc. A Licenciatura em Engenharia têxtil forma profissionais capazes de exercer quaisquer funções directa ou indirectamente relacionadas com os sistemas produtivos das empresas de toda a fileira do Sector Têxtil (das fibras ao vestuário, dos têxteis-lar aos têxteis técnicos).

tel: 253 510 283e-mail: [email protected] | [email protected]

Informática de GestãoA licenciatura em Informática de Gestão forma profissionais capazes de responder aos desafios que se colocam às organizações no processo de adaptação dos seus sistemas de informação, em resposta à evolução tecnológica e dos próprios modelos de gestão. As saídas profissionais destes licenciados são diversificadas, incluindo análise e modelação de sistemas, gestão de sistemas de informação, bases de dados, gestão de projectos, programação, redes de computadores, sistemas operativos, consultoria.

tel: 253 510 319e-mail: [email protected] | [email protected]

Licenciaturas em Educação e Psicologia

EducaçãoA Licenciatura em Educação procura responder às necessidades sentidas em instituições com fins educativos, e em todas as actividades de natureza cultural, social e económica onde é determinante a dimensão educativa e formativa. O curso não forma para o exercício da função docente, mas sim para um conjunto diversificado de competências na área da educação e da formação. Os seus diplomados, com o estatuto de técnicos superiores de educação/formação, estão preparados para trabalhar no sistema educativo, e fora dele, nomeadamente em departamentos de formação de recursos humanos, serviços de educação de museus, serviços de apoio à juventude, serviços de educação de adultos e educação permanente, serviços autárquicos de cultura e acção social, projectos de desenvolvimento local e intervenção comunitária, centros de dia para a terceira idade, associações culturais.

tel: 253 604 777e-mail: [email protected]

PsicologiaO Curso de Psicologia forma profissionais com conhecimentos aprofundados sobre os processos psicológicos básicos e superiores, ancorados numa visão interdisciplinar do ser humano. Este conhecimento sobre as bases científicas da disciplina é complementado com a formação em domínios mais aplicados, tais como a clínica, a saúde, a educação, a justiça, o desporto e a intervenção social, comunitária e nas organizações. As saídas profissionais têm sido pautadas por uma grande diversidade, atendendo aos contextos de aplicação da psicologia atrás referidos. Refiram-se, a título de exemplo: hospitais, escolas, empresas, prisões, centros de emprego, autarquias, clubes desportivos, projectos comunitários, lares de crianças e de idosos, clínicas privadas e centros de saúde.

tel: 253 604 240e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Educação Infantil e Básica

Educação de InfânciaO curso tem como finalidade formar educadores com um perfil profissional adequado às exigências integradoras deste nível de ensino, com capacidades para uma actualização constante de conhecimentos e de reflexão sobre as suas práticas. A realização do curso confere habilitação para o exercício da educação de infância, em diferentes áreas de atendimento a crianças nomeadamente jardins de infância, ludotecas, ocupação de tempos livres e outras, tendo efeitos imediatos para o acesso ao mercado de trabalho. A licenciatura é reconhecida como habilitação profissionalizante, permitindo o exercício da docência na educação de infância, no sistema privado e público.

tel: 253 601 202 / 253 601 220 e-mail: [email protected]

Ensino Básico (1º ciclo)Este curso tem como finalidade formar professores com um perfil profissional adequado às exigências integradoras deste nível de ensino, com capacidades para uma actualização constante de conhecimentos e de reflexão sobre as suas prática. Este curso é profissionalizante, constituindo habilitação para a docência no Ensino Básico -1º ciclo, tendo efeitos imediatos para acesso ao mercado de trabalho e a estudos pós-graduados de acordo com a legislação em vigor.

tel: 253 601 202 / 253 601 220e-mail: [email protected]

Licenciaturas em Letras e Ciências Humanas

Estudos Ingleses e AlemãesO curso tem como objectivo principal a formação científica nas áreas das Línguas, Literaturas e Culturas, centrada nos Estudos Ingleses e Alemães. O aluno pode escolher entre dois Ramos, ambos com componentes profissionalizantes. No Ramo «Artes e Humanidades» estabelecem-se múltiplas ligações das áreas específicas de estudo com o mundo actual multicultural e com as novas tecnologias. Na área da cultura digitalizada nascem continuamente novos perfis profissionais: edição de texto; desenvolvimento criativo de conteúdos; bases de dados e bibliotecas digitais; animação cultural. O Ramo «Ensino» destina-se a formar professores de Inglês e Alemão para os Ensinos Básico e Secundário, oferecendo também especializações para outras áreas profissionais em contextos educativos.

tel: 253 604 206e-mail: [email protected]

Estudos Orientais (Major Chinês, Minor Japonês) O núcleo duro deste curso é a aprendizagem das línguas (faladas e escritas). Para isto muito contribuirá um ano de estágio ou aprofundamento dos estudos na China ou no Japão. O curso tem uma orientação forte para o mundo empresarial e para o mercado de trabalho, com saídas profissionais nas áreas da tradução e interpretação, actividade jornalística e editorial, diplomacia económica, marketing, turismo, consultoria e serviços, bem como no ensino. Ou seja, actividades que exijam competência linguística, capacidade comunicacional e sensibilidade cultural ao nível das línguas e culturas em questão.

tel: 253 604 183e-mail: [email protected]

Estudos PortuguesesO curso tem como objectivo principal a formação científica nas áreas das Línguas, Literaturas e Culturas, centrada nos Estudos Portugueses, com particular relevo na área da Lusofonia. O aluno pode escolher entre dois Ramos, ambos com componentes profissionalizantes. No Ramo «Artes e Humanidades» estabelecem-se múltiplas ligações das áreas específicas de estudo com o mundo actual multicultural e com as novas tecnologias. Na área da cultura digitalizada nascem continuamente novos perfis profissionais: edição de texto; desenvolvimento criativo de conteúdos; bases de dados e bibliotecas digitais; animação cultural. Uma formação muito especializada em Fonética qualifica para o trabalho com sintetizadores de fala. O Ramo «Ensino» destina-se a formar professores de Português para os Ensinos Básico e Secundário, oferecendo também especializações para outras áreas profissionais em contextos educativos.

tel: 253 604 193e-mail: [email protected]

Estudos Portugueses e FrancesesO curso tem como objectivo principal a formação científica nas áreas das Línguas, Literaturas e Culturas, centrada nos Estudos Portugueses e Franceses. O aluno pode escolher entre dois Ramos, ambos com componentes profissionalizantes. No Ramo «Artes e Humanidades» estabelecem-se múltiplas ligações das áreas específicas de estudo com o mundo actual multicultural e com as novas tecnologias. Na área da cultura digitalizada nascem continuamente novos perfis profissionais: edição de texto; desenvolvimento criativo de conteúdos; bases de dados e bibliotecas digitais; animação cultural. O Ramo «Ensino» destina-se a formar professores de Português e Francês para os Ensinos Básico e Secundário, oferecendo também especializações para outras áreas profissionais em contextos educativos.

tel: 253 604 177e-mail: [email protected]

Estudos Portugueses e InglesesO curso tem como objectivo principal a formação científica nas áreas das Línguas, Literaturas e Culturas, centrada nos Estudos Portugueses e Ingleses. O aluno pode escolher entre dois Ramos, ambos com componentes profissionalizantes. No Ramo «Artes e Humanidades» estabelecem-se múltiplas ligações das áreas específicas de estudo com o mundo actual multicultural e com as novas tecnologias. Na área da cultura digitalizada nascem continuamente novos perfis profissionais: edição de texto; desenvolvimento criativo de conteúdos; bases de dados e bibliotecas digitais; animação cultural. O Ramo «Ensino» destina-se a formar professores de Português e Inglês para os Ensinos Básico e Secundário, oferecendo também especializações para outras áreas profissionais em contextos educativos.

tel: 253 604 206e-mail: [email protected]

Filosofia Este curso possibilita aos estudantes o aprofundamento dos principais temas e problemas da Filosofia, assim como a especialização numa das seguintes vias: a) Filosofia Prática e Aplicada; b) Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa; c) Ensino da Filosofia. A licenciatura em Filosofia da Universidade do Minho é particularmente recomendável a todos os que procuram uma formação cultural sólida e o desenvolvimento das suas competências de pensamento crítico e expressão. Assim, o perfil do estudante desta licenciatura engloba aqueles que agora terminam os estudos secundários, mas também os que já tiveram uma experiência profissional e procuram uma qualificação suplementar num mercado de trabalho em que, mais do que a especialização, contam a capacidade de adaptação e a flexibilidade. O ensino presencial decorrerá entre as 17 e as 20 horas.

tel.: 253 604 170e-mail: [email protected]

Línguas Estrangeiras AplicadasEste curso valoriza uma competência aprofundada no domínio da língua portuguesa e das línguas estrangeiras. Caracteriza-se por uma forte componente de prática das línguas e pela sua aplicação às áreas científicas e técnicas (ciências económicas, jurídicas e empresariais, e ainda naturais e tecnológicas). A comunicação eficaz no maior leque possível de línguas é uma condição essencial para a União Europeia com as suas múltiplas ligações com outros espaços do mundo. O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas prepara profissionais capazes de se integrarem, quer em empresas, quer em organismos públicos, autarquias e instituições internacionais, que requeiram conhecimentos de várias línguas, bem como de operarem no domínio das novas «indústrias das línguas» (tradutores especializados, redactores técnicos, revisores de tradução, etc.).

tel: 253 604 201 / 253 604 198e-mail: [email protected] | [email protected]

GAA - Gabinete de Apoio ao AcessoRua do Forno, 30 – 2º4704-536 Bragatel: 253 217 641 fax: 253 613 724e-mail: [email protected]

Linha Azul: 808 200 086(0,07€ de qualquer ponto do país)

Universidade do Minho Cursos da Universidade do Minho 2005/2006 © UM 2005