DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE 2007 - … · A saúde reflete em nossa qualidade de vida (bem-estar...

13
O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica 2007 Versão Online ISBN 978-85-8015-038-4 Cadernos PDE VOLUME II

Transcript of DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE 2007 - … · A saúde reflete em nossa qualidade de vida (bem-estar...

O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOSDA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE

Produção Didático-Pedagógica 2007

Versão Online ISBN 978-85-8015-038-4Cadernos PDE

VOLU

ME I

I

Autor: Geraldo Dias PedrosoNRE: Ponta GrossaEscola: Colégio Estadual Profª Linda Salamuni BacilaAssunto: SaúdeConteúdo Específico: Ginástica: reconhecer as possibilidades do corpoConteúdo Estruturante: GinásticaDisciplina: Educação Física ( X ) Ensino MédioDisciplina de Relação: Ciências

Filosofia

Educação Física com Saúde e Felicidade

Brincando, jogando, fazendo ginástica,nas aulas de Educação Física,

vamos conhecendo nosso corpoe aprendendo a viver com saúde,

para então buscar a felicidade.Fonte: do autor.

As aulas de Educação Física são marcadas por conflitos e confrontos de ordem pessoal e interpessoal em relação à prática de atividades individuais e coletivas. Será possível então desenvolver atividades que conduzam à saúde e a felicidade?

A partir do texto anterior percebe-se aulas de educação física com muita atividade prática, jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas e também com outros

Títu

lo: C

uida

r e re

spei

tar

Aut

or: C

laud

inei

Col

odel

Des

criç

ão: R

espe

itar o

out

ro, o

am

bien

te e

a s

i mes

mo

são

fund

amen

tos

de u

ma

vivê

ncia

ét

ica.

ww

w.d

iaad

iaed

ucac

ao.p

r.gov

.br

conhecimentos importantes para uma formação mais ampla de cada um dos alunos pressupondo além da ação individual um interagir com os outros. Diante disto convido você para compartilhar algumas idéias sobre saúde, comunidade, sociedade e felicidade.

Saúde

Falar em saúde nas aulas de educação física

nos impõe a pensar na miséria, na desnutrição,

nos que não tem onde morar e nem tem onde plantar (...)

ALVES JUNIOR, E. (2001).

Além do jogar bola, fazer ginástica, dançar e demais atividades corporais apresentadas nas aulas de educação física existem outros conteúdos de grande importância para a sua formação pessoal com autonomia de pensamento que contribuirão para a construção de valores, habilidades e práticas saudáveis. Entre estes conteúdos está a saúde compreendida com um direito, não limitando-se somente à informações.

O importante é praticar alguma atividade física orientada e de forma regular, criando então o hábito de exercitar-se, lembrando que o exercício por si não gera saúde ou combate doenças, porém auxilia para um bem estar físico e mental que pode conduzir à saúde. A prevenção de doenças e a busca por uma melhor qualidade de vida esta ligada ao entendimento holístico de mundo, ou seja, como um todo sem divisões, pressupondo a convivência entre iguais e o respeito às diversidades, remetendo para além da saúde pessoal chegando até a saúde social.

Lembrete:

Procure não ser sedentário, pratique atividades físicas.

O sedentarismo representa fator de risco para

doenças crônico-degenerativas.

O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde apresentou uma concepção que:

(...) saúde é o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção os quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. (MINAYO, 1992)

Nessa perspectiva de saúde se faz necessário uma grande mudança de atitude humana para atingir o estado de saúde e superar as diferenças sociais, culturais e econômicas. Já numa visão holística a saúde tem em vista a condição humana, as interações sociais e ambientais favorecendo então uma intervenção real na saúde pessoal e social.

A saúde reflete em nossa qualidade de vida (bem-estar físico, mental, espiritual, material) e demonstra-se em nosso corpo, pois, ele é o local onde todas essas dimensões manifestam-se, portanto suas atitudes, palavras, pensamentos contribuem para sua saúde ou doença.

Seu corpo demonstra como está sendo sua vida e seus comportamentos, e está sempre mandando mensagens para você, aprenda a escutá-lo; como um espelho o corpo reflete seus pensamentos e crenças, aprenda a observá-lo; preocupe-se com seu corpo, ele é como uma máquina precisa de cuidados e manutenção.

Títu

lo: D

iver

sida

de h

uman

a.A

utor

: Iur

okot

heD

escr

ição

: Glo

bo te

rres

tre

apre

sent

ando

as

dife

rent

es ra

ças

que

nele

viv

em.

ww

w.d

iaad

iaed

ucaç

ão.p

r.gov

.br

Ao conhecer seu corpo você terá a possibilidade de constituir uma boa saúde e será mais preciso no raciocínio e nas ações, menos desajeitado, mais sincero, humilde, grato, amoroso, paciente e responsável. Como resultado dessas atitudes saudáveis e disciplina você terá facilidade para adormecer, acordar mais disposto, melhoria do apetite, da memória, do humor, conseguindo então maior acesso a moradia, emprego, renda, lazer, meio ambiente e liberdade.

Cuide de seu corpo!!!- Seu corpo é a casa onde você mora e precisa ser saudável, flexível e ágil;

- Ande, corra, faça exercícios, assim você estará contribuindo para a constituição de um corpo saudável e feliz;

- Evite o sedentarismo;- Alimente-se bem, os alimentos são os combustíveis para o nosso corpo;

- Afaste-se das drogas, elas debilitam o sistema imunológico.

Conhecendo, cuidando e respeitando o corpo desde a alimentação, higiene, repouso, praticando esportes até a saída para a balada, a possibilidade de ter boa saúde aumenta sensivelmente.

Além desses cuidados pessoais o avanço tecnológico oferece possibilidades de tratamentos e acompanhamentos de distúrbios da saúde. Medicamentos, vacinas, tomografias e ecografias, como exemplo, estão mais acessíveis tanto no sistema público como no particular de saúde.

Mesmo com todo esse esforço para ter saúde em alguns momentos a doença pode atingi-lo. Nesse momento ao procurar o sistema público de saúde se depara com a precariedade desse serviço, com fatores de desigualdade social, onde para se conseguir o atendimento é necessário esperar, e muito, e quando se é atendido a consulta é rápida. No imaginário da população todos deveriam ter garantido o acesso a serviços de saúde com qualidade e pronto atendimento, porém a estrutura colocada à disposição na maioria das cidades, estado e do país não permitem a efetiva atenção merecida pelo doente, a não ser àqueles que têm acesso a rede particular.

A garantia constitucional do direito universal à saúde é uma conquista da sociedade brasileira que contou com a participação ativa de vários sujeitos individuais e coletivos para a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua efetivação, todavia, não esta assegurada, pois requer um esforço conjunto e permanente da Sociedade e da Administração Pública para transformar a realidade da assistência à saúde no Brasil. (OLIVEIRA, 2006)

Ao tomar consciência sobre os cuidados com o corpo e medidas preventivas contra doenças o congestionamento para o tratamento de saúde no sistema público seria amenizado, o que não justifica o sistema de saúde não cumprir com suas obrigações. Os segurados desse sistema além de reclamar e cobrar seus direitos necessitam compreender a força que a comunidade e a sociedade têm para buscar novas perspectivas, agregando esforços em prol de melhores condições de vida. Nesse sentido é preciso inicialmente saber o que é comunidade e sociedade.

Uma comunidade tem como característica valores éticos e união de esforços para atingir o bem comum pressupondo in-divisão interna, vive-se em comum-unidade. Já uma sociedade é pautada na percepção de isolamento e de divisão interna, cada um segue seus próprios interesses e para viver junto é necessário um contrato (pacto social).

Partindo desses pensamentos percebe-se que a participação coletiva é mais presente nas comunidades, pois a construção de soluções para seus problemas não são tratados em gabinetes de forma virtual, nascem sim na própria realidade e articulam-se com as necessidades dos envolvidos nela, todo o grupo é comprometido para as tomadas de decisões (eqüidade) e a construção de soluções é contínua a partir de diálogos (ação-reflexão-ação), e da sensibilidade de cada membro da comunidade.

Atividade 1Estabelecer diálogo entre os colegas de sala para identificar em qual categoria (comunidade ou sociedade) você está inserido: - na sala; - na escola; - em casa; - na prática de esportes;

“As comunidades constituem-se de maneira espontânea e natural porque encontram seus princípios na própria dinâmica do destino comum de um povo, não precisa de explicações nem de justificações. Há uma adesão total. As sociedades nascem por pacto social, por isso precisam de explicações e de legitimações.” (SANTIN, 1995)

A partir da atividade 1, fazer um fórum (atividade 2) de discussões envolvendo todos os alunos e alunas da sala com o objetivo de levantar dados sobre o que é comunidade e sociedade, e como a partir dessa compreensão é possível estabelecer novas perspectivas de vida pessoal e social.

Agora que já discutimos um pouco sobre saúde e conceituamos comunidade e sociedade, vamos conversar sobre felicidade.

Felicidade

Para responder a essa pergunta é necessário primeiramente se auto-conhecer, perceber sua realidade interna, seu corpo e as relações com o meio ambiente e com os outros, respeitar-se, alimentar-se bem, ter amor próprio, pois só assim poderá conviver harmoniosamente com os outros no sentido de comunidade. Ser feliz depende de você, de seus pensamentos, de suas palavras, da sua consciência tranqüila, do cumprimento de seus deveres e das relações que você estabelece com o meio onde vive.

Ao refletir sobre felicidade logo se percebe que não existe definição única, pois depende da maneira de viver de cada um e do contexto onde se vive.

Observe o quadro abaixo e reflita sobre o que é felicidade. Veja que foram

Título: O esporte como fator de interação.Descrição: integração de meninos e meninas participando de um jogo de futebol.

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Mas afinal: O que é ser feliz?

selecionados pensadores de diferentes épocas, todos preocupados com a busca da felicidade, lembrando que essa busca é dirigida pela razão.

“A felicidade consiste em fazer o bem.”ARISTÓTELES (384-322 a.C.)

Filósofo grego. Destacou-se tambémno estudo da Biologia e Ciências Naturais. (p.43)

“A felicidade esta na atividade.”Leonardo DA VINCI (1452-1519)

Pintor, escultor, inventor e engenheiro. Compõe a galeria dos grandes gênios de todos os tempos. (p.57)

“O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros mais felizes”

Blaise PASCAL (1625-1662)Filósofo, matemático e físico francês. (p. 111)

“Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz”

Abraham LINCOLN (1809-1865)Um dos mais estimados estadistas dos EUA. (p. 40)

“A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde e a verdadeira saúde é impossível sem disciplina.”

Mahatma GANDHI (1869-1946)Líder político e espiritual da Índia. Filosofia da não Violência. (p. 31)

“Preservo meus valores. Eles são o meu alicerce. Mexer no meu alicerce é risco que não quero correr. Sou feliz assim.”

Airton SENNA (1960-1994)Piloto brasileiro de corridas automobilísticas. (p. 9)

Título: GhandiAutor: Mharrsch

Descrição: foto estátua de cera. Museu de Cera Madame Tussaud, em Londres.

www.diaadiaeducaco.pr.gov.br

Recorde que sua felicidade depende de você, muitas pessoas e situações podem deixá-lo infeliz, procure não se abalar e continue em busca da sua felicidade, mesmo sendo penoso suportar os sintomas da infelicidade a vida retoma emoções positivas e estimulo para um viver melhor. Porém não seja ingênuo acreditando que todos são felizes e querem ver você feliz, não permita que utilizem de você para se promover. Lembre-se, por exemplo, dos políticos que prometem melhorias e muitas vezes não cumprem o prometido.

E também não se deixe levar pela crença que a humanidade está toda poluída por idéias de individualismo e da lei do benefício próprio, pois muitas pessoas pensam no bem estar coletivo da comunidade. Como exemplo temos inúmeras pessoas fazendo trabalhos voluntários na comunidade e ONGs que contribuem para a construção de um mundo mais humano.

Atividade 3Varal pedagógico.

Em pequenos grupos confeccionar cartazetes contendo imagens e textos sobre atitudes positivas e negativas em relação ao ser humano e ao mundo. Os cartazetes deverão ser expostos em forma de varal na sala de aula, e posteriormente serão feitas reflexões sobre os mesmos.

Material necessário: revistas, jornais, tesouras, cola, papel sulfite, barbante, grampeador, canetinhas, lápis de cor.

Agora temos um referencial sobre saúde e felicidade e retomamos a questão inicial: Será possível então desenvolver atividades nas aulas de Educação Física que conduzam à saúde e a felicidade.

A Felicidade, a Saúdee a Educação Física

Para você praticar atividade física é necessário a orientação do seu professor, ele organiza as aulas de acordo com as necessidades de cada turma e, com o conhecimento adquirido durante as aulas você terá subsídios para, com autonomia, gerenciar as atividades físicas fora da escola.

Como tudo na vida, sua felicidade, sua saúde e a prática de atividades física estão pautadas na sua meta ou objetivo, qual caminho a ser percorrido, qual distância percorrerá a cada dia, e ter clareza de quanto falta a percorrer. Mesmo cometendo acertos e erros, durante o percurso tem-se a possibilidade de chegar ao objetivo sendo que o mais importante é conquistar a felicidade com equilíbrio e sabedoria.

A auto-estima e o conhecimento do próprio corpo proporciona um estilo de vida mais saudável e contribui para a melhoria da disposição, controla o peso, queima calorias, estimula a criatividade, melhora a postura, combate o estresse, estimula a higiene pessoal e serve como auxilio no tratamento de cardiopatias, diabetes, hipertensão entre outros problemas de saúde.

Para atingir esses benefícios você não pode esquecer que o seu corpo necessita de boa alimentação, do exercício, do repouso, do sono, da reposição de líquidos, preste sempre atenção no que seu corpo está indicando, seja sensível às relações pessoais e intra-pessoais só assim atingirá o bem-estar, uma boa condição de saúde e felicidade.

Atividade 4SORRISO MILIONÁRIO

Sob a coordenação do professor ou de um colega da turma desenvolver a dinâmica da seguinte forma:

- tenha a disposição um aparelho de CD com uma música agradável;- cada participante receberá duas balas que deverão ser seguras em ambas as mãos unidas e postadas diante do peito;- caminhar pela sala/quadra ao ritmo da música;- ao parar a música colocar-se a frente de um colega;- somente com gestos tentar fazer o colega sorrir;- quem sorrir primeiro dará uma bala ao outro;- quem ficar sem balas continua normalmente na dinâmica;- Ao final da(s) música(s) o coordenador da atividade propõe reflexões sobre a dinâmica e as balas serão divididas por todos os colegas.

Observação: A atividade pode ser adaptada a cada realidade e objetivo.

Importante

Para ser feliz e não comprometer a saúde aproveite as aulas de Educação Física e escolha um bom caminho:

- aprenda sobre a intensidade, duração e freqüência para praticar atividades físicas;

- respeite seus limites e capacidades;- preocupe-se com problemas como:

a) desidratação: desequilíbrio entre a perda e a reposição de líquidos que podem causar exaustão, caimbras, complicações renais; b) queimaduras: exposição ao sol em grande escala ou em horários impróprios podem causar queimaduras de pele, podendo até gerar câncer de pele, mais comuns em pessoas de pele clara;

- brinque, jogue, pratique esportes, dance, exercite-se de forma orientada e livre, voltada ao bem estar físico, social e emocional;

- quando sair da escola utilize desses conhecimentos para ter uma vida melhor;

- Tenha uma vida saudável evitando vícios;

Pratique atividades físicas eviva mais e melhor,com “feliz-cidade”,

em “comum-unidade”,com muita saúde

e seja feliz...do autor

Títu

lo: N

atur

eza,

sa

úde

e fe

licid

ade.

Font

e: d

o au

tor

REFERÊNCIAS

ALVES JUNIOR, E. Atividade Física e Saúde a perspectiva para o século XXI: preparando os jovens para o envelhecimento. In. MOURÃO et. Alli (org). Anais da III Semana da Educação Física, Esporte e Lazer. Rio de Janeiro: UGF, 2001. p. 37-45.

CLARET, M. (org.) A essência da felicidade: a essência da sabedoria dos grandes gênios de todos os tempos. São Paulo: Martin Claret, 2002.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, S. C. e RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MINAYO, M. C. S. A saúde em estado de choque. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1992.

OLIVEIRA, L. C. O direito à saúde: conquista da sociedade. In. MATOS, K. (org) Cultura da Paz, Educação Ambiental e Movimentos Sociais: ações com sensibilidade. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p. 230-248.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Educação Física, Paraná : SEED, 2006.

ROHDEM, H. Candidato à verdadeira felicidade. In. O caminho da felicidade. Editora Martin Claret, 1994.

SANTIN, S. Educação Física: ética, estética, saúde. Porto Alegre: Edições EST. 1995.

SASTRE, G. e MORENO, M. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e trasnversalidade. São Paulo: Moderna, 2002. (tradução Ana Venite Fuzato)