Da fecundação ao nascimento

10
Trabalho de pesquisa de Ciências da Natureza sobre : DA FECUNDAÇÃO AO NASCIMENTO

Transcript of Da fecundação ao nascimento

Page 1: Da fecundação ao nascimento

Trabalho de pesquisa de Ciências da Natureza sobre :

DA

FECUNDAÇÃO AO NASCIMENTO

Page 2: Da fecundação ao nascimento

Trabalho de pesquisa realizado por: Flipe André Amado Ferreira

Índice:

1.Introdução……………………………………………………………………………………….…3

2.Quais são as glândulas sexuais femininas e masculinas e o que é que produzem?..................................................................................................4

3.Reproduçao sexual……………………………………………………………………………..5

4.Como se dá o parto ?...............................................................................6

5.Fases desde a fecundação até ao parto………..……………………………………..6

6.Conclusão……………………………………………………..……………………………………..7

7.Bibliografia……………………………………………………..……………………………………8.

2

Page 3: Da fecundação ao nascimento

Introdução

Este trabalho consistirá em mostrar como é na barriga de uma mãe e como se dá o parto, ou a fecundação. Também nos explica que, para um bebé nascer, primeiro tem de haver relações sexuais entre um homem e uma mulher.

3

Page 4: Da fecundação ao nascimento

Quais são as glândulas sexuais femininas e masculinas e o que é que produzem?

Os ovários, glândulas sexuais femininas, produzem diversas hormonas, inclusive a progesterona e os estrógenos, responsáveis pela ovulação, menstruação e desenvolvimento do corpo feminino.

As glândulas sexuais masculinas são os testículos. Eles produzem a testosterona, hormona sexual masculina. Essa substância é responsável pelo desenvolvimento de características secundárias masculinas, como a barba e a voz grave.

4

Page 5: Da fecundação ao nascimento

Reprodução sexual

A relação sexual é o método reprodutivo básico dos seres humanos. Durante a ejaculação, que geralmente acompanha o orgasmo masculino, uma série de contrações musculares injeta, do pénis para o interior da vagina, o sémen, que contém os espermatozoides. O esperma, já no interior do útero, viaja até às Trompas de Falópio.

Quando um óvulo da mulher está presente nas Trompas de Falópio, o espermatozoide une-se com o óvulo tendo por resultado a fecundação e a formação de um embrião. Quando um embrião alcança o útero, implanta-se no revestimento interno deste (nidação), conhecido como endométrio e uma gravidez começa.

5

Page 6: Da fecundação ao nascimento

Como se dá o parto?

Na primeira fase do parto, o colo do útero, alarga-se e dá-se a saída do líquido amniótico; que é aquilo a que e se chama o “libertar das águas”.

Em seguida, as paredes do útero começam a contrair-se cada vez com mais força, a frequência das contrações aumenta, o colo do útero e a vagina dilatam-se até que o feto, já maduro, sai para o exterior.

O parto é a etapa final da gravidez, o ato do nascimento.Após o parto, a criança recém-nascida iniciará o seu desenvolvimento até ao estado adulto.

Fases desde a fecundação até ao parto.

O desenvolvimento do embrião evolui ao longo de várias fases: 1º- Durante os primeiros dois meses começa a aparecer a formação dos diversos órgãos. 2º- No fim do 2º mês o embrião mede cerca de 3 cm e só pesa algumas dezenas de gramas. 3º- Por volta do 3º mês apresenta membros e órgãos já definidos e aparenta mesmo forma humana. Nessa altura, o embrião passa a designar-se por feto. 4º- Do 3º ao 6º mês os órgãos completam a sua formação e o feto adquire proporções mais regulares, mantendo, contudo, a cabeça bastante volumosa. Os seus movimentos começam a ser sentidos pela mãe. 5º- Nos últimos dois meses de gestação ultima-se o desenvolvimento. 6º- Por volta dos nove meses, o bebé, já totalmente formado, está pronto para nascer. Dá-se o parto.

Conclusão

6

Page 7: Da fecundação ao nascimento

Eu acho que este trabalho nos ajudou a compreender melhor o que as nossas mães passaram durante e antes do parto. Mas também nos ajudou a juntar mais conhecimentos à nossa mente, conhecimentos sobre nós, que nem imaginámos que pudessem existir.

Aprendi também que a vida não é tao simples como pensamos. Ao longo deste trabalho apercebi-me que é muito mais do que isso, é um conjunto de acontecimentos muito complexos que nos levam numa viagem até ao fim da vida.

Bibliografia

7

Page 8: Da fecundação ao nascimento

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/reproducao2.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_sexual_humana

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fecunda%C3%A7%C3%A3o

http://drandreisalvioni.site.med.br/index.asp?PageName=O-20que-20-E9-20Urologia-3F

-Power Point

-Manual Escolar

-Manual Biologia 12º ano

8