Da Vida Espírita

22
L. E. Cap VI DA VIDA ESPÍRITA Espíritos Errantes Mundos Transitórios Percepções,sensações e sofrimentos dos espíritos

description

Conceição de Jacareí - RJhttp://www.gespiritacristao.com

Transcript of Da Vida Espírita

Page 1: Da Vida Espírita

L. E. Cap VI

DA VIDA ESPÍRITA Espíritos Errantes Mundos Transitórios Percepções,sensações e sofrimentos dos

espíritos

Page 2: Da Vida Espírita
Page 3: Da Vida Espírita

Espíritos Errantes- Erraticidade

Na Terra a reencarnação pode ser imediata, mas em geral ocorre a intervalos mais ou menos longos.No intervalo das encarnações a alma é um espírito errante aspirando a um novo destino.Os intervalos duram desde algumas horas a milhares de séculos,mas não é perpétuo.

Page 4: Da Vida Espírita

Espíritos Errantes- Erraticidade

A erraticidade não é um sinal de inferioridade, existem espíritos de todos os graus.A encarnação é um estado transitório.Errantes são todos os espíritos desencarnados que precisam reencarnar.Estudam e procuram meios de elevar-se; todavia, na existência corporal é que põem em prática as idéias que adquiram.

Page 5: Da Vida Espírita

Onde vivem os Espíritos?

Joanna de Ângelis, no livro “ No Limiar do Infinito”_”...Há mundos e mundos gravitando no infinito, desde os que se encontram em estado de gases incandescentes aos mais sublimes, esperando por nós, como disse Jesus.

Page 6: Da Vida Espírita
Page 7: Da Vida Espírita

Mundos TransitóriosSão mundos que servem de estações ou ponto de repouso aos espíritos errantes;Existem em conformidade com a natureza dos espíritos, a que eles têm acesso, onde gozam de maior ou menor bem estar;Esses mundos não são habitados por seres corpóreos; sua superfície é estéril,pois os habitantes de nada necessitam.A Terra já pertenceu à categoria de mundo transitório,durante a sua formação.

Page 8: Da Vida Espírita

Pluralidade dos Mundos Segundo Emmanuel, no livro “ Religião dos Espíritos”:_ “...temos no Espaço Incomensurável, mundos-berços e mundos- experiências, mundos-universidades e mundos- templos, mundos-oficinas e mundos-reformatórios, mundos-hospitais e mundos-prisões...”

Page 9: Da Vida Espírita
Page 10: Da Vida Espírita

Colônias EspirituaisSão locais destinados aos Espíritos desencarnados que ainda necessitam reencarnar e intimamente ligados a um planeta pelas ações cometidas no passado, onde os mesmos podem ficar transitoriamente.Os espíritos mais necessitados recebem ajuda, tratamento,apoio e orientação de organizações dedicadas ao bem,preparando-os para o processo reencarnatório e/ou de prosseguimento na sua jornada evolutiva.Nosso Lar é uma colônia espiritual situada nos planos vizinhos da esfera terrestre.

Page 11: Da Vida Espírita

Onde vivem os Espíritos?

Page 12: Da Vida Espírita

Onde vivem os Espíritos?

Page 13: Da Vida Espírita

Como vivem os Espíritos?Se agrupam no plano espiritual pela LEI DE AFINIDADE, ou seja “semelhante atrai semelhante”.A mente, o pensamento se constitui no instrumento que molda a constituição das coisas no mundo espiritual.Isso inclui o ambiente, a moradia, os objetos, a roupa e tudo o que se faça necessário ao seu estágio evolutivo.Os dois planos coexistem e se integram, pois por detrás da matéria existe o componente inteligente que lhe dá organização.

Page 14: Da Vida Espírita

Percepções, Sensações e sofrimentos

O Espírito conserva as percepções que tinha quando encarnado, além de outras que eram suprimidas pelo corpo.Quanto mais se aproximam da perfeição,tanto mais sabem.Só os Espíritos Superiores vêem a Deus e o compreendem; os inferiores O sentem e advinham.

Page 15: Da Vida Espírita

Percepções, Sensações e sofrimentos

Conhecem o sofrimento físico, pois já o experimentaram,mas agora não é material.Não sentem fadiga, sua ação é toda intelectual e inteiramente moral o seu repouso.Quando relata sofrer, são angústias morais que o torturam.Têm a percepção da dor - efeito,lembranças.

Page 16: Da Vida Espírita

Percepções, Sensações e sofrimentos

O PERÍSPIRITO é o envoltório que une o corpo ao Espírito.O fluido perispirítico serve de veículo as sensações físicas da alma durante a vida, do mesmo modo por seu intermédio o Espírito atua sobre o corpo e dirige-lhe os movimentos.

Page 17: Da Vida Espírita

Percepções, Sensações e sofrimentos

Os sentidos não são circunscritos, residem em todo ele.Se transporta aonde queira, com a rapidez do pensamento,vê em toda parte ao mesmo tempo; seu pensamento é suscetível de irradiar, dirigindo-se a um tempo a muitos pontos diferentes.

Page 18: Da Vida Espírita

Sensações dos EspíritosOs Espíritos mais elevados são inacessíveis às impressões da matéria, cujo envoltório etério não encontra analogia neste mundo.Os de perispírito mais denso percebem nossos sons e odores, pois estão na mesma faixa vibratória.A influência material diminui à medida que o Espírito progride.

Page 19: Da Vida Espírita

Temor da Morte Importa conhecer o mundo espiritual e o quanto a vida material resulta em maior ou menor facilidade de desprendimento.Na transição passa por um estado de perturbação - torpor que paralisa momentaneamente suas faculdades neutralizando em parte as sensações, de modo que quase nunca testemunham conscientemente o derradeiro suspiro.A perturbação pode perdurar por tempo indeterminado- horas a alguns anos.A facilidade de desprendimento depende do estado moral da alma.

Page 20: Da Vida Espírita

Causas do SofrimentoSão sempre conseqüência do modo em que viveram na Terra.Resultam dos laços que ainda os prendem à matéria.A maior parte de tais sofrimentos são efeitos de causas que lhes teria sido possível evitar.

Page 21: Da Vida Espírita

Fórmula Mágica ”Dome ele as suas paixões animais,não

alimente o ódio nem inveja, nem ciúme, nem orgulho; não se deixe dominar pelo egoísmo e purifique-se nutrindo bons sentimentos, pratique o bem e não dê as coisas deste mundo a importância que não merecem;e, então, mesmo encarnado,já estará depurado,liberto do jugo da matéria e quando deixar seu corpo não mais lhe sofrerá a influência.(item 257)

Page 22: Da Vida Espírita