Danos provocados pelo sol

20

description

Você consegue identificar os efeitos da exposição excessiva ao sol?

Transcript of Danos provocados pelo sol

Page 1: Danos provocados pelo sol
Page 2: Danos provocados pelo sol

Danos Provocados pelo Sol

Page 3: Danos provocados pelo sol

Efeitos da Exposição ao Sol

Tomar sol pode nos fazer sentir bem e por curto prazo pode melhorar nossa aparência. Mas os efeitos cumulativos da exposição ao sol aumentam o risco de danos celulares, como enrugamento precoce, manchas senis, queratoses actínicas e câncer de pele, incluindo o melanoma, o tipo mais grave.

Você consegue identificar os efeitos da exposição excessiva ao sol?

Page 4: Danos provocados pelo sol

Bronzeador

A pele bronzeada pode ser considerada bonita, mas a cor dourada que você vê é o resultado da lesão da epiderme, camada superior da pele. A exposição à radiação ultravioleta (UV) acelera os efeitos do envelhecimento e aumenta o risco do aparecimento de câncer de pele. Para evitar os danos, use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou superior quando estiver exposto ao sol.

Page 5: Danos provocados pelo sol

Queimadura Solar (1º Grau)

As queimaduras solares são causadas pelos raios UV. A maioria delas afeta apenas a camada externa da pele, resultando em vermelhidão, calor ao toque e dor leve. Esses sintomas, geralmente, aparecem poucas horas após a exposição ao sol e pode levar vários dias ou semanas para desaparecerem. Analgésicos, como o ácido acetil salicílico ou ibuprofeno, compressas frias ou cremes hidratantes podem reduzir a dor e o desconforto.

Page 6: Danos provocados pelo sol

Queimaduras Solares (2º Grau)

As queimaduras de 2º grau, que danificam as camadas profundas da pele e as terminações nervosas, são geralmente mais dolorosas e levam mais tempo para cicatrizar. São caracterizadas por vermelhidão, inchaço e formação de bolhas. Não estoure as bolhas que se formarem, elas são uma fonte de umidade e proteção. Estoura-las pode levar à infecção. Consulte um médico se tiver uma queimadura solar com bolhas.

Page 7: Danos provocados pelo sol

Rugas

Os raios solares fazem a pele parecer velha e enrugada anos antes do que deveria. Mais de 80% dos sinais do envelhecimento da pele em adultos são resultado da exposição ao sol quando adolescentes, antes dos 18 anos. Isso ocorre, porque ao longo do tempo, a luz ultravioleta prejudica as fibras da pele, denominadas Elastina. Quando estas fibras se quebram, a pele começa a ceder, esticar e a perder sua capacidade de se recuperar após o alongamento.

Page 8: Danos provocados pelo sol

Tom de Pele Irregular

Muito sol também provoca coloração irregular ou pigmentação da pele. Algumas áreas da pele parecem mais escuras, enquanto outras mais claras. O sol também pode causar mudanças permanentes em pequenos vasos sanguíneos, dando à pele uma aparência avermelhada.

Page 9: Danos provocados pelo sol

Sardas

As sardas, pontos pigmentados e planos na pele, são normalmente encontradas em áreas expostas do corpo. Elas são mais visíveis no verão, especialmente entre as pessoas de pele clara e com cabelos claros ou ruivos. Sardas não representam um risco para a saúde, mas alguns tipos de câncer nos estágios iniciais se assemelham a elas. Consulte um médico se o tamanho, a forma ou a cor de uma sarda sofrer alterações ou se torne dolorosa.

Page 10: Danos provocados pelo sol

Melasma (Máscara da Gravidez)

O melasma é caracterizado por manchas bege ou marrom nas bochechas, nariz, testa e queixo. Embora normalmente seja chamado de "máscara da gravidez", os homens também podem desenvolvê-lo. O melasma pode desaparecer após a gravidez, mas caso persista, pode ser tratado com cremes. Se você tem melasma, use protetor solar frequentemente, já que a luz solar piora a condição.

Page 11: Danos provocados pelo sol

Manchas Senis

Estas manchas marrons ou cinzas não são causadas pelo envelhecimento, embora elas se multipliquem à medida que se envelhece. Manchas senis são resultado da exposição ao sol, razão pela qual elas tendem a aparecer em áreas que recebem uma grande quantidade de radiação solar, como rosto, mãos e peito. Cremes clareadores, peelings de ácido e tratamentos à base de luz podem diminuir a sua aparência. Essas manchas são inofensivas, mas para descartar doenças graves de pele, como o melanoma, consulte um dermatologista para diagnóstico e eventual tratamento.

Page 12: Danos provocados pelo sol

Queratose Actínica

Pequenas, escamosas, vermelhas, marrons ou manchas da cor da pele causadas pela exposição excessiva ao sol ocorrem geralmente na cabeça, pescoço ou mãos, mas podem ser encontradas em outras partes do corpo. São lesões pré-cancerígenas, a queratose actínica geralmente aparece após os 40 anos, mas podem aparecer em pessoas bem mais jovens. Pessoas com pele clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos azuis ou verdes estão em maior risco. É aconselhado o tratamento precoce para conter a possível progressão para carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele.

Page 13: Danos provocados pelo sol

Queilite Actínica

A queilite actínica, relacionada com a queratose actínica, é uma condição pré-cancerígena que geralmente aparece nos lábios inferiores. Manchas escamosas, secura persistente e rachaduras dos lábios podem estar presentes. Os sintomas menos comuns incluem inchaço dos lábios, perda da fronteira nítida entre o lábio e pele, e linhas dos lábios proeminentes. Caso não seja tratada, a queilite actínica pode eventualmente evoluir para carcinoma de células escamosas invasivo.

Page 14: Danos provocados pelo sol

Carcinoma de Células Escamosas

Esse tipo de câncer de pele não melanoma pode aparecer como um nódulo vermelho escuro, um crescimento escamoso que sangra ou desenvolve uma crosta, ou ainda como uma ferida que não cicatriza. Ela ocorre com mais frequência no nariz, testa, orelhas, lábio inferior, mãos e outras áreas do corpo expostas ao sol. Se detectado e tratado precocemente, é curável. Em estágio avançado, o tratamento dependerá do seu estadiamento.

Page 15: Danos provocados pelo sol

Doença de Bowen

A doença de Bowen, também chamada de carcinoma de células escamosas in situ, é um tipo de câncer de pele localizado na superfície da pele. Em contraste, com os carcinomas de células escamosas invasivos que crescem para dentro e se espalham para o interior do corpo. A doença de Bowen tem aparência escamosa, de manchas avermelhadas e com crostas.

Page 16: Danos provocados pelo sol

Carcinoma Basocelular

O carcinoma basocelular, forma mais comum de câncer de pele, é o mais facilmente tratável e menos propenso a se disseminar, embora possa danificar o tecido adjacente. O carcinoma da célula basal, se espalha lentamente e ocorre principalmente em adultos. Os tumores de células basais podem assumir muitas formas, incluindo um nódulo branco ou ceroso perolado, muitas vezes com vasos sanguíneos visíveis, nas orelhas, no pescoço ou rosto. Esses tumores também podem aparecer como manchas cor de carne ou marrons nas costas, no tórax, ou mais raramente, como uma cicatriz cerosa branca.

Page 17: Danos provocados pelo sol

Melanoma

O melanoma não é tão comum como outros tipos de câncer de pele, mas é o mais grave e potencialmente mortal. Os possíveis sinais incluem alterações na aparência de uma verruga ou de uma área pigmentada. Consulte um médico se uma pinta mudar de tamanho, forma ou cor, se tem bordas irregulares, tem mais do que uma cor, é assimétrica, coça, apresenta alguma secreção ou sangra. O melanoma pode afetar apenas a pele ou se disseminar para órgãos e ossos. Se diagnosticado e tratado precocemente pode ser curado.

Page 18: Danos provocados pelo sol

Catarata

A catarata é uma zona turva no cristalino do olho, que bloqueia a passagem da luz para a retina. A catarata é indolor, mas pode causar problemas como, visão turva e visão dupla em um olho. Para prevenir a catarata, use chapéu e óculos escuros quando exposto ao sol.

Page 19: Danos provocados pelo sol

Evite a Exposição ao Sol

A melhor maneira de prevenir queimaduras solares, rugas prematuras, câncer de pele e outros efeitos nocivos é evitar a exposição ao sol, especialmente das 10h às 16h, quando os raios solares estão mais fortes. Se não for possível, aplique protetor solar com no mínimo FPS 30. Use chapéu, óculos de sol e roupas que cubram o corpo quando estiver ao ar livre. Se notar alterações na pele, como uma pinta mudando sua aparência, aparecimento de uma nova pinta, ou uma ferida que não cicatriza, procure imediatamente um médico.

Page 20: Danos provocados pelo sol