De Forma Genérica Podemos Afirmar Que NÃO EXISTE TALUDE ESTÁVEL

5
De forma genérica podemos afirmar que NÃO EXISTE TALUDE ESTÁVEL. Todo e qualquer talude um dia sofrerá uma queda. A natureza procura sempre uma situação de equilíbrio e o equilíbrio mais estável é um plano horizontal. Taludes constituídos por materiais de baixa coesão terão queda em curto prazo enquanto que taludes constituídos por materiais de alta coesão terão queda a longo prazo e taludes constituidos por rochas terão queda a prazos ainda maiores. A queda de um talude pode ocorrer por desbarrancamento ou por escorregamento: QUEDA POR DESBARRANCAMENTO: A queda do barranco por desbarracamento é causado pela perda da coesão do material. Os materiais possuem uma propriedade chamada COESÃO que é uma força interna que mantém as partículas do material "coesas", isto é, grudadas uma nas outras. É a coesão que permite que a gente trabalhe com a argila para fazer vasos e utensílios. Enquanto a argila tem uma coesão alta, o silte tem uma coesão menor e a areia quase não tem coesão. Imaginemos um talude formado por uma argila de boa qualidade, isto é, uma argila com alta coesão.

description

estabilidade de taludes (doc)

Transcript of De Forma Genérica Podemos Afirmar Que NÃO EXISTE TALUDE ESTÁVEL

De forma genrica podemos afirmar que NO EXISTE TALUDE ESTVEL. Todo e qualquer talude um dia sofrer uma queda. A natureza procura sempre uma situao de equilbrio e o equilbrio mais estvel um plano horizontal.Taludes constitudos por materiais de baixa coeso tero queda em curto prazo enquanto que taludes constitudos por materiais de alta coeso tero queda a longo prazo e taludes constituidos por rochas tero queda a prazos ainda maiores.

A queda de um talude pode ocorrer por desbarrancamento ou por escorregamento:QUEDA POR DESBARRANCAMENTO:A queda do barranco por desbarracamento causado pela perda da coeso do material.Os materiais possuem uma propriedade chamada COESO que uma fora interna que mantm as partculas do material "coesas", isto , grudadas uma nas outras. a coeso que permite que a gente trabalhe com a argila para fazer vasos e utenslios.Enquanto a argila tem uma coeso alta, o silte tem uma coeso menor e a areia quase no tem coeso.Imaginemos um talude formado por uma argila de boa qualidade, isto , uma argila com alta coeso.As intempries, isto , a sucesso de perodos de chuva seguida de perodos de estiagem (sem chuva) faz com que a argila v perdendo, gradualmente a sua coeso.Com a perda da coeso, comeam a se formar no solo trincas e rachaduras que vo aumentando com o tempo.

Chega um dia que a coeso se torna to baixa que o talude j no consegue ficar de p e ento desbarranca. No desbarrancamento, as casas e rvores tombam para fora e vo rolando por cima das casas de baixo que ficam soterradas.O desbarrancamento ocorre, geralmente, no dia de chuva pois a gua da chuva penetra nas rachaduras acelerando o processo. Mas no h necessidade de estar chovendo para ocorrer um desbarrancamento. O solo j fragilizado pelas trincas pode romper por alguma trepidao no solo como a passagem de veculos pesados.

Voc pode perceber que h risco de desbarrancamento observando o piso na parte de cima do talude pois surgem trincas no sentido logitudinal (paralelo) do talude.Voc pode diminuir o risco de desbarrancamento colocando lonas plsticas por sobre as trincas.QUEDA POR DESLIZAMENTO OU ESCORREGAMENTO:A queda do talude por escorregamento causado pela formao de lama no interior do talude.A gua da chuva que infiltra (entra) no terreno ou o vazamento de uma tubulao de gua de abastecimento, de esgoto sanitrio ou de gua pluvial vai formar uma rede de percolao. Nos locais em que ocorrem a infiltrao a rede corre para baixo. Entretanto, na medida em que a gua vai encontrando camadas menos permeveis do solo, a direo do fluxo vai mudando na direo de fora do talude.

Como a presso de percolao alta, a gua vai carriando (carregando) as particulas finas da argila. Voc sabe que este fenmeno est ocorrendo observando a gua que sai no p do talude. Se a gua sai limpa por que no est havendo carriamento. Se a gua sai com cor de barro por que est havendo carriamento de partculas de argila.No lugar em que estava a partcula, sobra ento um vazio. Com a formao de vazios, as demais particulas se movimentam (fenmeno conhecido como adensamento, pois a argila vai ficar com menos vazios, isto , mais densa) e esse movimento produz lama.A lama forma uma superfcie arredondada que serve de escorregador para a parte de cima do talude. Ento ocorre o "escorregamento".No escorregamento, as casas e rvores tombam para dentro do talude. A terra que escorregou vai parar na parte de baixo do talude que se levanta. Casas que estavam no p do talude so levantadas.

Nem sempre a gua responsvel pela formao da lama a gua que est infiltrando nas proximidades do local do risco. Muitas vezes essa gua pode estar infiltrando em locais bastante distante s vezes a quilmetros do local.Ento, locais em que est ocorrendo ou acabou de ocorrer um escorregamento pode sofrer um outro escorregamento mais para dentro.Nestes casos, a rea a ser evacuada deve ser bastante ampla.O escorregamento pode ocorrer depois que a chuva parou. que a gua que vai formar a lama leva um tempo para infiltrar e chegar at o ponto em que vai formar a lama.Voc pode diminuir o risco do escorregamento colocando pesos (sacos de areia) no p do talude.