De Sinteres Se

2
Resumo Robert Merton – A Ciência e a estrutura social democrática – Desinteresse O autor reforça o papel do Desinteresse como fundamental na estrutura institucional da Ciência, deixando claro que esse desinteresse é interpretado como a ausência de in tanto quanto possível no meio científico, ou seja, que Ciência possa seguir sua pr o mínimo de interferência. O cientista, esse sim, deve possuir interesse, mas na b conecimento e suas novas descobertas. !erton cita alguns exemplos, que embora raros, demonstram que o interesse e baseado e pautado em causas externas pode levar a alguns infort"nios, tais quais publicaç#o de artigos levianos e competiç#o exagerada a ponto de interferir no tr pensadores rivais. $sses exemplos acabam sendo mais raros, segundo o autor, pelo trabalar mais com iguais do que com leigos, o que torna mais complicado abusar da em sua pessoa ou da ignor%ncia aleia. &inali'a listando alguns perigos da (Ciência )nteressada*, ou seja, Ciência n#o s#o dela própria, como o abuso de autoridade da ciência para conferir prestígi que n#o é científica ou é uma pseudociência, como no exemplo do governo totalit+ri aos leigos sobre determinada etnia ser superior a outras, e este acreditar devido mítica da Ciência.

Transcript of De Sinteres Se

Resumo Robert Merton A Cincia e a estrutura social democrtica Desinteresse

O autor refora o papel do Desinteresse como fundamental na estrutura institucional da Cincia, deixando claro que esse desinteresse interpretado como a ausncia de influncia externa tanto quanto possvel no meio cientfico, ou seja, que Cincia possa seguir sua prpria agenda com o mnimo de interferncia. O cientista, esse sim, deve possuir interesse, mas na busca do conhecimento e suas novas descobertas.

Merton cita alguns exemplos, que embora raros, demonstram que o interesse estrutural baseado e pautado em causas externas pode levar a alguns infortnios, tais quais fraudes, publicao de artigos levianos e competio exagerada a ponto de interferir no trabalho de pensadores rivais. Esses exemplos acabam sendo mais raros, segundo o autor, pelo fato do cientista trabalhar mais com iguais do que com leigos, o que torna mais complicado abusar da credulidade em sua pessoa ou da ignorncia alheia.

Finaliza listando alguns perigos da Cincia Interessada, ou seja, Cincia com agendas que no so dela prpria, como o abuso de autoridade da cincia para conferir prestgio a uma doutrina que no cientfica ou uma pseudocincia, como no exemplo do governo totalitrio que declara aos leigos sobre determinada etnia ser superior a outras, e este acreditar devido ao prestgio e a mtica da Cincia.