DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... ·...

13
1

Transcript of DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... ·...

Page 1: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

1

Page 2: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

2

DEFINA METAS E OBJETIVOS

Este é o primeiro passo. Pode parecer chato, mas não adianta: se você quer se tornar mais produtivo, precisa definir suas metas e objetivos, tanto a curto quanto a médio e longo prazo. A criação de metas auxiliará sua mente a manter-se focada, baseando-se no objetivo final.

As metas servem como um direcionamento: você traça um objetivo, um lugar aonde quer chegar ou algo que deseja conquistar. Servem também para medir o sucesso ou não de seu trajeto. A partir do momento que você saber para “onde ir”, você pode fazer pequenas “paradas” para analisar e considerar ações que o levarão até o resultado esperado ou se há necessidade de mudanças na trajetória em prol de alcançar a meta definida.

Page 3: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

3

De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu objetivo para hoje. Depois para a semana, seguindo para o mês, o semestre e então para este ano. Segundo o método do livro A Única Coisa, você pode começar de forma oposta ao exemplo que dei acima. Comece pelo objetivo que você deseja alcançar neste ano.

Por exemplo, conseguir faturar R$ 100.000 até o final do ano. Embora pareça ser uma meta alta, seguindo a lógica do livro, você pode quebrar seu objetivo em micro-objetivos. Dessa forma, por exemplo, se você deseja faturar 100 mil reais em um ano, você pode pensar a quanto o valor equivale se for dividido mensalmente (por doze), o que seria 8.333 reais.

Isso torna sua meta muito mais alcançável, e sua mente trabalha com você para alcançá-la de forma mais rápida.

Se você pensar, ainda é possível dividir em mais algumas etapas. Você pode, por exemplo, imaginar em quantos projetos esse valor mensal poderia ser dividido. Supondo que a média de seus últimos projetos seja equivalente a 2 mil reais, a estimativa seria de quatro projetos por mês, ou até um projeto por semana. Apenas um projeto por semana.

Page 4: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

4

Claro que, na prática, a teoria é outra, mas a ideia desse exercício é apenas quebrar sua, agora, grande meta, em micrometas, mais fáceis de enxergar, mais palpáveis e realistas.

Outra forma bastante simples e muito comum para começar a definir metas é usar a ferramenta Meta SMART. Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada em relação aos requisitos para atingir o resultado.

A seguir vou explicar o método com alguns exemplos, e você poderá aplicá-los à sua realidade, a questão é que você precisa oficialmente aplicar. Nesse método cada letra da palavra SMART tem um significado e uma função ao construir sua meta.

S = SPECIFIC, OU ESPECÍFICAPara que você alcance sua meta ela precisa estar muito clara. Você precisa ter ciência do que ela realmente é, para que serve. Essa clareza é convocada a partir do termo “específica”.

Se você diz, por exemplo, que deseja “aumentar suas vendas”, isso pode ser considerado uma meta, mas não está sendo específico o suficiente, o que dificulta a visualização das ações a seguir. Aumentar vendas exige muitas coisas e pode ser entendido de maneiras diferentes. É difícil definir um plano de ação que seja eficaz. Se aumenta suas vendas em 1% e para isso precise fazer um investimento muito alto, em anúncios ou outros, você pode considerar que a meta foi alcançada, mas não quer

SMART

Page 5: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

5

dizer que ela poderá ser otimizada se não tiver sido bem específica.Para ser específica, uma meta deve responder às seguintes perguntas: o que eu quero alcançar com essa meta? Quem será ou quem serão os responsáveis por ela? Onde ela será realizada? Como ela será conquistada? Por que ela deve ser seguida?

Portanto, fica claro que qualquer meta traçada deve ser específica.Para facilitar a compreensão das metas SMART, vou seguir o exemplo inicial para todas as siglas. Dessa forma poderemos ver a nossa meta, que é aumentar vendas, ganhando corpo dentro desse método. Vamos iniciar nosso exemplo especificando a meta da seguinte forma:

O QUE EU QUERO ALCANÇAR COM ESSA META? Aumento de minhas vendas em 10%.

QUEM SERÁ OU QUEM SERÃO OS RESPONSÁVEIS POR ELA? Apenas eu.

ONDE ELA SERÁ REALIZADA? Através do meu site.

COMO ELA SERÁ CONQUISTADA? Vou utilizar marketing de conteúdo.

POR QUE ELA DEVE SER SEGUIDA? Para aumentar o faturamento do meu negócio.

?

Page 6: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

6

M = MEASURABLE, OU MENSURÁVEL

“Se você não pode medir, não pode gerenciar.”Essa frase é bastante famosa e foi dita por Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administração moderna. Foi escritor, professor e consultor. Esta citação elucida muito bem o “M” das metas SMART. Uma meta que não pode ser medida não pode ser alcançada, gerenciada ou otimizada. Como no exemplo anterior, dizer que quer aumentar as vendas não será suficiente para elaborar um plano de ação.

Isso porque você não tem uma visualização clara do QUANDO e QUANTO representam o alcançado. A mensuração de uma meta ainda é necessária para que você possa saber se está próximo ou longe de obter o resultado desejado. Um bom exemplo, da meta já citada, é dizer que você quer aumentar suas vendas em 10%.

Agora você já sabe quanto isso significa para seu negócio, quantas vendas isso representa, quanto dinheiro terá ao final de período X ou Y. Para uma meta ser mensurável, ela deve responder às questões: qual é o resultado esperado? Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

Trabalhando em nosso exemplo, teremos:QUAL É O RESULTADO ESPERADO? Aumento de 10% nas vendas.

QUANTO TEMPO SERÁ NECESSÁRIO PARA A EQUIPE ALCANÇAR A META? 1 mês.

Page 7: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

7

A = ATTAINABLE, OU ATINGÍVELNão adianta criar uma meta que esteja lá nas nuvens, sonhadora, e ao mesmo tempo inalcançável. O objetivo das Metas SMART é justamente o oposto. É te auxiliar a alcançar de forma prática e até mais rápido suas metas. Para isso é preciso que suas metas sejam viáveis e coerentes. Esse é um erro muito comum, por mais óbvio que pareça, e muito prejudicial. Ao criar metas difíceis, e até impossíveis, você certamente se sentirá desmotivado e desengajado, além de toda a frustração que cairá sobre você ao perceber que nunca chegará lá.

Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos: Com base no seu histórico e experiência, é possível atingir o objetivo traçado? Você realmente acredita que é possível?

Usando nosso exercício de exemplo, suponha que nossa meta inicial seja alcançada (aumentar as vendas em 10%), no período de 1 mês. Avaliando a grosso modo, você percebe que alcançou de forma muito rápida e até chegou a bater uns 12% em vez de apenas 10%. No próximo mês, seja realista, considere sua experiência e aumente sua meta para 15% ou no máximo 17%. Não tente a ilusão de jogar uns 30% ou 50% de uma vez no mesmo período (um mês).

Page 8: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

8

R = RELEVANT, OU RELEVANTEQuando define sua meta, você irá investir tempo, muito provavelmente dinheiro e em alguma estratégia para alcançá-la. Portanto, sua meta precisa impactar diretamente o seu negócio.

Uma meta que não gera impactos relevantes sobre o seu negócio não será tratada como prioridade. Você irá procrastinar e até esquecer. Para criar uma meta relevante é importante olhar os seus principais números. Lembre-se de que você é uma empresa, e como tal precisa prestar atenção em números como faturamento, clientes e, principalmente, lucro. Uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

Na meta que estamos criando (aumentar em 10% as vendas, no período de 1 mês, para melhorar o faturamento), fica claro que, se for alcançada, ela impactará diretamente o lucro e faturamento. Desta forma, ela é relevante.

T = TIME BASED, OU TEMPORALDe extrema importância, o último ponto das metas SMART é tempo. Não existem metas sem prazos. Se você cria um objetivo e não estabelece um tempo, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano, não fará diferença.

Page 9: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

9

Nesse quesito, a nossa meta já está correta, pois estabelecemos o período de 1 mês para o objetivo.

Então, vamos ver como ficou a nossa meta seguindo o método SMART? Podemos escrevê-la da seguinte forma:

“Vou aumentar em 10% as minhas vendas, através do meu site, no período de 1 mês, para melhorar meu faturamento, garantindo um aumento significativo no lucro do meu negócio. A estratégia adotada será baseada em marketing de conteúdo.”Perceba que ao escrever a meta dessa forma ela atende a todos os requisitos de cada etapa de uma meta SMART. Ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Desse modo você estará muito mais empenhado em conquistar o objetivo e poderá visualizar se está longe ou perto da meta.

Compreenda que utilizar qualquer método na criação da sua meta não a tornará perfeita. Talvez seja necessário mudar a rota, encontrar novas formas dentro da sua estratégia para conseguir alcançar seu objetivo. Isso não é um problema, muito menos um impeditivo. Importante é ter a visão extremamente clara de o que você quer alcançar, como e quando isso deverá acontecer.

Page 10: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

10

Também não bastará apenas definir suas metas SMART, você precisará acompanhar o resultado de cada ação que implementar. Só dessa forma conseguirá diferenciar os componentes que contribuem daqueles que atrapalham o alcance de seus objetivos.

Se não tiver sucesso logo no início, não se preocupe, pois isso é perfeitamente natural! Lembre-se de que você terá tempo para rever suas estratégias e, quem sabe, descobrir novas direções sem precisar abrir mão completamente do plano original.

Eu iniciei minha carreira aos 19 anos como a maioria dos jovens da minha época (Falar minha época é tão adulto! kkkK). Comecei como funcionário de uma empresa privada, no famoso regime CLT. Fiquei lá, um ano certinho. Pedi as contas. Não suportei a vida de atendimento de uma loja em Shopping Center. Eu não tinha “oportunidades” para pedir as contas, mas não suportava mais aquilo. Entre idas e vindas do CLT, eu devo ter ficado uns 3 anos nesse regime, considerando um

SOBRE O AUTOR

SEBASTIANBALTAZAR

Page 11: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

11

inteiro nessa loja. Não consegui mesmo me adaptar a forma “quadrada” e com o pouco espaço para meu desenvolvimento, pessoal, profissional e principalmente, criativo!

Em 2009 eu decidi seguir a vida como freelancer. Fiquei encantado, maravilhado, com as possibilidade: Salários mais altos, meus próprio horário, trabalhar de onde eu quiser, sem patrão? NOSSA! Bem, mas não só isso, eu também precisava pagar boletos, não fazia como um extra e sim como Empreendedor. Mas apesar das Promessas no começo não foi NADA fácil, o mercado de trabalho não estava nem um pouco pronto para isso, e eu? Eu estava completamente NÃO PREPARADO também! Não desisti, pois como disse, precisava pagar boletos! Iniciei a carreira como Designer, migrei para Web Designer, montei agência em 2016, contratei, demiti, pivotei o modelo de negócio e finalmente encontrei uma paixão: PESSOAS!

Sim, eu disse PESSOAS. Não importava a função, meu lance é mesmo lidar com pessoas: compartilhando, aprendendo, ensinando, conectando. Descobri isso com o Marketing Digital, especificamente na área de Lançamentos Digitais (longa história, dá um google!). Empreendi na companhia do meu Marido e Sócio, depois com um time de outros Freelancers, e às vésperas dos meus 30 anos, eu comecei a perceber que poderia fazer muito mais por outros freelas como eu: Em 2017 fundamos o projeto Ser Freelancer, que ficou hibernando até junho de 2019 (Olha só o tempo que enrolei!).

O @SerFreela tem como objetivo ajudar quem quer realmente ser “Free”, do inglês livre. Estamos criando uma Comunidade NÃO Tóxica, democratizando os nossos aprendizados para quem quiser se tornar um

Page 12: DEFINA METAS E OBJETIVOSserfreelancer.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ISCA-SF... · 2020-01-29 · 3 De maneira muito simples, você pode começar com apenas um passo: defina seu

12

empreendedor freelancer. Para mim Ser Freelancer nunca foi questão de TEMPO, fase ou “fazer uns bicos”. SER Freelancer é empreender, com dedicação, coragem (você vai precisar) e muita força de vontade. A Economia Freelancer chegou e foi para ficar: o mercado esta se modelando com uma nova forma de ver o trabalho e o Freelancer é o Empreendedor Pioneiro nesse ramo. SER Freelancer é diferente de ESTAR Freelancer.

Hoje sou autor dos Livros “Ser Freelancer, um livro sincero para quem quer deixar de ser apenas um sobrinho “gourmetizado” e do “Manual Freelancer de Prospecção e Vendas”, um verdadeiro compilado de experiência e métodos para alavancar as vendas.