Definicao de Um Diagrama de Fluxo de Dados

1
8 DEFINIÇÃODEDIAGRAMADEFLUXODEDADOS O diagrama de fluxo de dados é uma das mais utilizadas ferramentas de modelagem de sistemas, principalmente para sistemas operativos nos quais as funções do sistema sejam de fundamental importância e mais complexa do que os dados manipulados pelo sistema sejam de fundamental importância e mais complexas do que os dados manipulados pelo sistema. Os DFD foram utilizados pela primeira vez na área da engenharia de software como uma representação para o estudo dos problemas do projeto de sistemas. A representação, por sua vez, foi trazida de antigos trabalhos sobre a teoria dos grafos e continua a ser usada como uma forma cômoda de notação por engenheiros de software interessados na implementação direta de modelos dos requisitos do usuário. Isso é um retrospecto interessante, mas provavelmente irrelevante para os usuários a quem são mostrados os modelos do sistema em DFD. Em realidade, é provável que a pior coisa que se pode fazer é apresentar ao usuário um modelo top- down, particionado, fundamentado na teoria dos grafos, de seu sistema. Muitos usuários estão familiarizados com o conceito subjacente dos DFD, porque o mesmo tipo de representação tem sido utilizado por cientistas pesquisadores de operações durante cerca de 70 anos para elaborar os modelos de fluxo de tarefas das organizações. É importante lembrar isto: os DFD podem ser usados nãosó para modelar sistemas de processamento de informações, mas também como um meio de se modelar organizações inteiras, isto é, como uma ferramenta para o planejamento comercial e estratégico.

Transcript of Definicao de Um Diagrama de Fluxo de Dados

Page 1: Definicao de Um Diagrama de Fluxo de Dados

8

DEFINIÇÃO DE DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS

O diagrama de fluxo de dados é uma das mais utilizadas ferramentas demodelagem de sistemas, principalmente para sistemas operativos nos quais as funçõesdo sistema sejam de fundamental importância e mais complexa do que os dadosmanipulados pelo sistema sejam de fundamental importância e mais complexas do queos dados manipulados pelo sistema. Os DFD foram utilizados pela primeira vez na áreada engenharia de software como uma representação para o estudo dos problemas doprojeto de sistemas. A representação, por sua vez, foi trazida de antigos trabalhos sobrea teoria dos grafos e continua a ser usada como uma forma cômoda de notação porengenheiros de software interessados na implementação direta de modelos dosrequisitos do usuário.

Isso é um retrospecto interessante, mas provavelmente irrelevante para osusuários a quem são mostrados os modelos do sistema em DFD. Em realidade, éprovável que a pior coisa que se pode fazer é apresentar ao usuário um modelo top-down, particionado, fundamentado na teoria dos grafos, de seu sistema. Muitos usuáriosestão familiarizados com o conceito subjacente dos DFD, porque o mesmo tipo derepresentação tem sido utilizado por cientistas pesquisadores de operações durante cercade 70 anos para elaborar os modelos de fluxo de tarefas das organizações. É importantelembrar isto: os DFD podem ser usados não só para modelar sistemas de processamentode informações, mas também como um meio de se modelar organizações inteiras, isto é,como uma ferramenta para o planejamento comercial e estratégico.