Demonstrações Financeiras Conglomerado Prudencial Banco ... · éticos relevantes previstos no...

40
Demonstrações Financeiras Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. 30 de junho de 2018 e 2017 com Relatório do Auditor Independente

Transcript of Demonstrações Financeiras Conglomerado Prudencial Banco ... · éticos relevantes previstos no...

Demonstrações Financeiras

Conglomerado Prudencial Banco YamahaMotor do Brasil S.A.30 de junho de 2018 e 2017com Relatório do Auditor Independente

Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Demonstrações financeiras

30 de junho de 2018 e 2017

Índice

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras consolidadas doConglomerado Prudencial .................................................................................................................... 1

Demonstrações financeiras auditadas

Balanço patrimonial ............................................................................................................................. 5Demonstração do resultado ................................................................................................................. 7Demonstração das mutações do patrimônio líquido ............................................................................. 8Demonstração do fluxo de caixa .......................................................................................................... 9Notas explicativas às demonstrações financeiras .............................................................................. 10

São Paulo Corporate TowersAv. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.909Vila Nova Conceição04543-011 - São Paulo – SP - Brasil

Tel: +55 11 2573-3000ey.com.br

Uma empresa-membro da Ernst & Young Global Limited

1

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeirasconsolidadas do Conglomerado Prudencial

AosAcionistas e Administradores doBanco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Opinião

Examinamos as demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial do BancoYamaha Motor do Brasil S.A. (“Banco”), que compreendem o balanço patrimonial consolidado em 30 dejunho de 2018 e as respectivas demonstrações consolidadas do resultado, das mutações do patrimôniolíquido e dos fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, bem como as correspondentes notasexplicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Essas demonstrações contábeis depropósito especial foram elaboradas de acordo com os procedimentos específicos estabelecidos pelaResolução nº 4.280, de 31 de outubro de 2013, do Conselho Monetário Nacional e regulamentaçõescomplementares do Banco Central do Brasil, descritos na Nota Explicativa nº 2.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial acimareferidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial efinanceira consolidada do Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. em 30 de junho de 2018, o desempenhoconsolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa consolidados para o semestrefindo nessa data, de acordo com as disposições para elaboração de demonstrações financeiras doconglomerado prudencial previstas na Resolução nº 4.280, do Conselho Monetário Nacional eregulamentações complementares do Banco Central do Brasil, para elaboração dessas demonstraçõesfinanceiras consolidadas de propósito especial, conforme descrito na nota explicativa nº 2 às referidasdemonstrações.

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossasresponsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção intitulada“Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras consolidadas doConglomerado Prudencial”. Somos independentes em relação ao Banco, de acordo com os princípioséticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionaisemitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticasde acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriadapara fundamentar nossa opinião.

2

Ênfase

Base de elaboração das demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial

Conforme mencionado na nota explicativa nº 2, as demonstrações financeiras consolidadas doConglomerado Prudencial foram elaboradas pela Administração do Banco para cumprir os requisitos daResolução nº 4.280, do Conselho Monetário Nacional e regulamentações complementares do BancoCentral do Brasil. Consequentemente, o nosso relatório sobre essas demonstrações financeirasconsolidadas foi elaborado exclusivamente para cumprimento desses requisitos específicos e, dessaforma, pode não ser adequado para outros fins. Nossa opinião não contém ressalva relacionada a esseassunto.

Outros assuntos

O Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. elaborou um conjunto de demonstrações financeiras individuaispara fins gerais referentes ao semestre findo em 30 de junho de 2018, de acordo com as práticascontábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central doBrasil, sobre o qual emitimos relatório de auditoria sem modificações, em 21 de agosto de 2018.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações financeirasconsolidadas do Conglomerado Prudencial

A administração da Instituição é responsável pela elaboração e adequada apresentação das referidasdemonstrações contábeis consolidadas do Conglomerado Prudencial de acordo com a Resoluçãonº 4.280, do Conselho Monetário Nacional, e regulamentações complementares do Banco Central doBrasil, cujos principais critérios e práticas contábeis estão descritos na Nota Explicativa nº 2, assimcomo pelos controles internos que a administração determinou como necessários para permitir aelaboração das referidas demonstrações contábeis consolidadas do Conglomerado Prudencial livresde distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial, aAdministração é responsável pela avaliação da capacidade do Banco de continuar operando,divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o usodessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras consolidadas do ConglomeradoPrudencial, a não ser que a Administração pretenda liquidar o Banco ou cessar suas operações, ounão tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo deelaboração das demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial.

3

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras consolidadas doConglomerado Prudencial

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras consolidadasdo Conglomerado Prudencial, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante,independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossaopinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas, não uma garantia de que a auditoriarealizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam aseventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro esão consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro deuma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidasdemonstrações financeiras.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria,exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Alémdisso:

· Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeirasconsolidadas do Conglomerado Prudencial, independentemente se causada por fraude ou erro,planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemosevidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de nãodetecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que afraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ourepresentações falsas intencionais.

· Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmosprocedimentos de auditoria apropriados nas circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmosopinião sobre a eficácia dos controles internos do Banco.

· Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeise respectivas divulgações feitas pela Administração.

· Concluímos sobre a adequação do uso, pela Administração, da base contábil de continuidadeoperacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incerteza relevante emrelação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade decontinuidade operacional do Banco. Se concluirmos que existe uma incerteza relevante, devemoschamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstraçõesfinanceiras consolidadas do Conglomerado Prudencial ou incluir modificação em nossa opinião, se asdivulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoriaobtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar o Banco anão mais se manter em continuidade operacional.

· Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeirasconsolidadas do Conglomerado Prudencial, inclusive as divulgações, e se as demonstraçõesfinanceiras consolidadas do Conglomerado Prudencial representam as correspondentes transações eos eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

4

· Obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente referente às informações financeiras dasentidades ou atividades de negócio do grupo para expressar uma opinião sobre as demonstraçõesfinanceiras consolidadas. Somos responsáveis pela direção, supervisão e desempenho da auditoria dogrupo e, consequentemente, pela opinião de auditoria.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcanceplanejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuaisdeficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

São Paulo, 30 de agosto de 2018.

ERNST & YOUNGAuditores Independentes S.S.CRC-2SP034519/O-6

Patricia di Paula da Silva PazContadora CRC-1SP198827/O-3

5

Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Balanço patrimonial30 de junho de 2018 e 2017(Valores expressos em reais)

Notasexplicativas 2018 2017

AtivoCirculante 454.315.289,56 435.529.358,85Disponibilidades 4 281.827,58 384.877,71Aplicações interfinanceiras de liquidez 4 e 5 27.520.549,98 26.799.087,02

Aplicações no mercado aberto 27.520.549,98 26.799.087,02

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 42.280.988,07 104.394.423,34Carteira própria 6 33.722.186,03 104.095.751,66Instrumentos financeiros derivativos 7 8.558.802,04 298.671,68

Operações de crédito 9 327.601.499,97 261.525.342,27Empréstimos e títulos descontados - 651.624,82Financiamentos 355.742.633,63 287.458.749,85(Provisão para operações de crédito de liquidação duvidosa) (28.141.133,66) (26.585.032,40)

Outros créditos 10 56.414.201,49 41.603.020,90Diversos 56.414.201,49 41.603.020,90

Outros valores e bens 11 216.222,47 822.607,61Outros valores e bens 63.805,66 46.836,33Despesas antecipadas 152.416,81 775.771,28

Não circulante - realizável a longo prazo 525.877.197,50 328.157.603,06Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 10.550.703,58 479.609,13

Instrumentos financeiros derivativos 7 10.550.703,58 479.609,13

Operações de crédito 9 480.449.740,94 297.988.054,45Financiamentos 506.699.273,77 310.046.669,95(Provisão para operações de crédito de liquidação duvidosa) (26.249.532,83) (12.058.615,50)

Outros créditos 10 31.322.191,28 26.004.864,44Créditos específicos 1.962,12 15.686,34Diversos 31.320.229,16 25.989.178,10

Outros valores e bens 11 3.554.561,70 3.685.075,04Outros valores e bens 3.549.326,90 3.549.326,90Despesas antecipadas 5.234,80 135.748,14

Ativo permanente 1.007.135,14 2.008.609,10Investimentos 12 - 946.738,84

Participação em coligada - 946.738,84Imobilizado de uso 12 5.220,79 25.244,40

Outras imobilizações de uso 724.055,45 752.635,24(Depreciações acumuladas) (718.834,66) (727.390,84)

Intangível 12 1.001.914,35 1.036.625,86Ativos intangíveis 5.819.165,99 5.651.352,36(Amortização acumulada) (4.817.251,64) (4.614.726,50)

Total do ativo 981.199.622,20 765.695.571,01

6

Notasexplicativas 2018 2017

PassivoCirculante 387.996.708,62 274.750.901,87Depósitos 13 123.157.862,60 77.709.196,94

Depósitos interfinanceiros 108.645.763,89 73.599.956,85Depósitos a prazo 14.512.098,71 4.109.240,09

Recursos de aceites e emissão de títulos 14 21.666.423,89 -Emissão de letras financeiras 21.666.423,89 -

Obrigações por empréstimos e repasses 15 77.737.324,71 42.563.348,64Empréstimos no país 50.453.101,60 42.542.003,07Empréstimos no exterior 27.284.223,11 21.345,57

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 7 8.310.688,60 10.827.255,86Instrumentos financeiros derivativos 8.310.688,60 10.827.255,86

Outras obrigações 157.124.408,82 143.651.100,43Cobrança e arrecadação de tributos e assemelhados 87.957,12 112.077,96Sociais e estatutárias 16.a 50.000.000,00 -Fiscais e previdenciárias 16.b 47.278.168,16 16.133.714,64Diversas 16.c 59.758.283,54 127.405.307,83

Não circulante - exigível a longo prazo 364.246.443,21 296.609.714,22Depósitos 13 193.220.913,19 189.133.879,71

Depósitos interfinanceiros 95.995.764,98 86.802.433,93Depósitos a prazo 97.225.148,21 102.331.445,78

Recursos de aceites e emissão de títulos 14 71.896.843,47 20.042.010,80Emissão de letras financeiras 71.896.843,47 20.042.010,80

Obrigações por empréstimos e repasses 15 86.755.497,91 69.205.616,14Empréstimos no país 36.630.100,00 52.729.616,13Empréstimos no exterior 50.125.397,91 16.476.000,01

Títulos e valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos 7 6.820.902,72 13.783.156,09Instrumentos financeiros derivativos 6.820.902,72 13.783.156,09

Outras obrigações 16 5.552.285,92 4.445.051,48Fiscais e previdenciárias 1.124.830,79 -Créditos específicos 1.962,12 15.686,34Diversas 4.425.493,01 4.429.365,14

Resultado de exercícios futuros 9.431.236,65 11.709.767,41Resultado de exercícios futuros 9.431.236,65 11.709.767,41

Patrimônio líquido 219.525.233,72 182.625.187,51Capital 18 119.000.000,00 79.000.000,00

De domiciliados no país 79.000.000,00 -Aumento de capital 40.000.000,00 -

Reservas de lucros 29.302.144,31 45.707.886,90Lucros acumulados 16.023.440,33 7.138.400,02Ajuste de avaliação patrimonial (1.493.741,40) (1.120.581,65)Participação de não controladores 56.693.390,48 51.899.482,24

Total do passivo 981.199.622,20 765.695.571,01

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

7

Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Demonstração do resultadoSemestres findos em 30 de junho de 2018 e 2017(Valores expressos em reais)

Notasexplicativas 2018 2017

Receitas da intermediação financeira 128.449.050,42 72.324.072,65Operações de crédito 106.883.231,53 76.560.363,82Resultado de operações com títulos e valores mobiliários 3.614.234,01 7.763.120,67Resultado com instrumentos financeiros derivativos 17.951.584,88 (11.999.411,84)

Despesas da intermediação financeira (75.228.230,29) (35.770.140,77)Operações de captação no mercado (16.365.544,71) (14.212.583,29)Operações de empréstimos e repasses (27.120.456,29) (2.955.515,79)Provisão para operações de créditos de liquidação duvidosa (31.742.229,29) (18.602.041,69)

Resultado bruto da intermediação financeira 53.220.820,13 36.553.931,88

Outras receitas (despesas) operacionais 54.913.572,85 (2.757.973,91)Rendas de tarifas bancárias 22 13.150.807,90 11.461.250,00Receitas de prestação de serviços 23 45.246.724,73 38.547.805,72Despesas de pessoal (15.528.322,40) (12.678.409,90)Outras despesas administrativas 20 (43.933.702,47) (38.781.375,05)Despesas tributárias (18.412.251,05) (9.402.405,78)Resultado de equivalência patrimonial (1.692.519,80) 623.642,49Outras receitas operacionais 21 79.538.320,83 14.892.498,22Outras despesas operacionais 21 (3.455.484,89) (7.420.979,61)

Resultado operacional 108.134.392,98 33.795.957,97

Resultado não operacional 24 (731.918,50) (566.148,65)

Resultado antes da tributação sobre o lucro 107.402.474,48 33.229.809,32

Imposto de renda e contribuição social 19 (42.886.018,13) (13.359.709,70)Provisão para imposto de renda (28.855.461,47) (8.937.478,33)Provisão para contribuição social (14.756.034,75) (5.120.738,26)Ativo fiscal diferido 725.478,09 698.506,89

Atribuível aInstituição líder 16.876.362,64 7.514.105,28Não controladores 47.640.093,71 12.355.994,34

Lucro líquido do semestre 64.516.456,35 19.870.099,62

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

8

Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Demonstração das mutações do patrimônio líquidoSemestres findos em 30 de junho de 2018 e 2017(Valores expressos em reais)

Instituição líder Não controladores

Notaexplicativa

Capitalsocial

Aumentode capital

Reserva de lucros Ajustes deavaliação

patrimonialLucros/prejuízos

acumuladosPatrimônio

líquidoCapitalsocial

Reserva delucroslegal

Lucros/prejuízos

acumuladosPatrimônio

líquido Eliminações TotalLegal OutrasSaldos em 31

dedezembrode 2016 18 79.000.000,00 - 3.584.065,32 41.748.116,32 (401.779,12) - 123.930.402,52 31.657.219,75 5.277.389,72 2.608.878,43 39.543.487,90 - 163.473.890,42

Lucro líquidodosemestre - - - - - 7.514.105,28 7.514.105,28 - - 12.355.994,34 12.355.994,34 - 19.870.099,62

Destinaçãode lucros:

Reserva legal - - 375.705,26 - - (375.705,26) - - 617.799,72 (617.799,72) - - -MTM hedge

de fluxo decaixa - - - - (718.802,53) - (718.802,53) - - - - - (718.802,53)

Saldos em 30de junho de2017 79.000.000,00 - 3.959.770,58 41.748.116,32 (1.120.581,65) 7.138.400,02 130.725.705,27 31.657.219,75 5.895.189,44 14.347.073,05 51.899.482,24 - 182.625.187,51

Saldos em 31dedezembrode 2017 79.000.000,00 - 4.739.917,33 63.709.304,67 (1.308.557,84) - 146.140.664,16 31.657.219,75 6.252.880,17 21.143.196,85 59.053.296,77 8.461,38 205.202.422,31

Lucro líquidodosemestre - - - - - 16.866.779,30 16.866.779,30 - - 47.640.093,71 47.640.093,71 9.583,34 64.516.456,35

Aumento decapital 18 - 40.000.000,00 - (40.000.000,00) - - - - - - - - -

Destinaçãode lucros:

Reserva legal - - 843.338,97 - - (843.338,97) - - 78.563,78 (78.563,78) - - -Distribuição

dedividendos - - - - - - - - - (50.000.000,00) (50.000.000,00) - (50.000.000,00)

MTm hedgede fluxo decaixa - - - - (185.183,56) - (185.183,56) - - - - - (185.183,56)

Saldos em 30de junho de2018 79.000.000,00 40.000.000,00 5.583.256,30 23.709.304,67 (1.493.741,40) 16.023.440,33 162.822.259,90 31.657.219,75 6.331.443,95 18.704.726,78 56.693.390,48 9.583,34 219.533.695,10

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

9

Conglomerado Prudencial Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Demonstração do fluxo de caixaSemestres findos em 30 de junho de 2018 e 2017(Valores expressos em reais)

Notaexplicativa 2018 2017

Fluxo de caixa das atividades operacionaisLucro líquido do semestre 64.516.456,35 19.870.099,62

Despesas (receitas) que não afetam o caixa:Depreciações e amortizações 111.310,95 55.780,29Resultado de equivalência patrimonial 1.692.519,80 (623.642,49)Provisão para operações de créditos de liquidação duvidosa 31.742.229,29 18.602.041,69Impostos diferidos (725.478,09) (698.506,89)Reversão da provisão para perdas em bens não de uso próprio (3.418,66) 258.226,60Provisão para riscos 106.603,65 751.214,73Outras provisões 652.666,34 568.411,00Impairment de ativo permanente 1.227,58 -Prejuízo na alienação de bens não de uso próprio 16.789,43 14.931,87Resultado de marcação a mercado (MTM) (6.914.249,54) 5.050.011,30

Lucro ajustado 91.196.657,10 43.848.567,72

Variação de ativos e passivosRedução (aumento) dos subgrupos dos ativos circulante e não

circulanteAplicações interfinanceiras de liquidez

Títulos e valores mobiliários 71.380.783,69 (20.673.182,56)Instrumentos financeiros derivativos (19.476.061,84) 294.976,00Operações de créditos (134.710.627,05) (97.131.957,01)Outros créditos (28.354.489,13) (8.400.964,25)Outros valores e bens 224.160,35 336.385,12

Aumento (redução) dos subgrupos dos passivos circulante e nãocirculanteDepósitos (25.983.288,61) 119.915.992,51Recursos de aceites e emissão de títulos 57.066.557,42 (37.152.278,68)Obrigações por empréstimos e repasses 27.498.771,68 (15.882.295,32)Instrumentos financeiros derivativos (2.867.500,31) (8.225.149,38)Outras obrigações (39.793.247,15) 3.983.675,94

Variação do subgrupo resultado de exercícios futurosResultado de exercícios futuros (1.131.819,27) 6.410.165,77

Caixa líquido proveniente das (consumido nas) atividadesoperacionais (4.950.103,12) (12.676.064,14)

Fluxo de caixa das atividades de investimentosAquisição de imobilizado de uso - (2.450,00)Aplicações no intangível (94.793,63) (144.439,50)

Caixa líquido aplicado nas atividades de investimentos (94.793,63) (146.889,50)

Aumento (redução) do caixa e equivalentes de caixa (5.044.896,75) (12.822.953,64)

Caixa e equivalentes de caixa no início do semestre 32.855.735,69 40.006.575,11Caixa e equivalentes de caixa no fim do semestre 4 27.802.377,56 27.183.964,73

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

10

1. Contexto operacional

O Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. (“Banco”) é instituição líder do Conglomerado Prudencial,o qual não tem participação societária em nenhuma outra empresa financeira ou não financeira.O Banco foi constituído em 24 de julho de 2008 e autorizado a funcionar pelo Banco Central doBrasil (BACEN) em 11 de setembro de 2008. Iniciou suas atividades em 3 de novembro de 2008,para operar como banco múltiplo com operações ativas, passivas e acessórias inerentes àsrespectivas carteiras de investimentos e de crédito, financiamento e investimento. As atividadesoperacionais do Banco Yamaha inserem-se no contexto dos negócios da Yamaha Motor doBrasil Ltda.

A Yamaha Administradora de Consórcios Ltda. (“Administradora”) é entidade integrante doConglomerado Prudencial, sujeita à consolidação pela empresa líder conforme disposições daResolução nº 4.280/13. A Administradora iniciou suas atividades em 1981, tendo como objetivo aadministração de grupos de consórcio para aquisição de motocicletas, motores de popa equadriciclos Yamaha. As atividades operacionais da Yamaha Administradora de Consórcios Ltda.inserem-se no contexto dos negócios da Yamaha Motor do Brasil Ltda.

2. Elaboração das demonstrações financeiras consolidadas

As demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial foram elaboradas deacordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas afuncionar pelo Banco Central do Brasil, emanadas das normas consubstanciadas no planocontábil das instituições do sistema financeiro nacional - COSIF e da Lei das sociedades porações, incluindo as alterações normatizadas pelo Banco Central do Brasil, introduzidas pelas Leisnº 11.638/07 e nº 11.941/09. Essas demonstrações financeiras foram elaboradas com o propósitoespecial de cumprir os requisitos da Resolução nº 4.280/13, do Conselho Monetário Nacional eregulamentações complementares do Banco Central do Brasil.

A elaboração das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas noBrasil requer que a Administração se utilize de premissas e julgamentos na determinação dovalor e registro de estimativas contábeis, como provisão para créditos de liquidação duvidosa,imposto de renda diferido, provisão para contingências e valorização de instrumentos derivativosativos e passivos. A liquidação dessas transações envolvendo essas estimativas poderá resultarem valores diferentes dos estimados, devido a imprecisões inerentes ao processo de suadeterminação. A Instituição revisa essas estimativas e premissas periodicamente.

As demonstrações financeiras consolidadas do conglomerado prudencial abrangem asdemonstrações financeiras do Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. (instituição líder) e daYamaha Administradora de Consórcios Ltda., sem vínculo societário com a instituição líder,conforme requerido pela Resolução nº 4.280/13.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

11

2. Elaboração das demonstrações financeiras consolidadas--Continuação

O Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. possui, sobre a Yamaha Administradora de ConsórciosLtda., o controle operacional efetivo, caracterizado pela administração e gerência comuns e pelaatuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial.

O processo de consolidação das contas patrimoniais corresponde à soma horizontal dos saldosdas contas do ativo e do passivo, segundo a sua natureza, complementada com as seguinteseliminações:

· Dos saldos de contas integrantes do ativo e/ou passivo, mantidas entre as empresas cujosbalanços patrimoniais foram consolidados; e

· Dos efeitos decorrentes das transações realizadas entre essas instituições.

Para melhor entendimento das demonstrações financeiras consolidadas, segue abaixo resumoda consolidação:

2018

Total doativo

Totalpassivo

Total do passivoPatrimônio e patrimônio Lucro líquido

líquido líquido semestre

Banco 910.210.420,04 747.388.160,14 162.822.259,90 910.210.420,04 16.866.779,30Administradora 188.007.114,30 131.313.723,82 56.693.390,48 188.007.114,30 47.640.093,71Eliminações (117.017.912,14) (117.027.495,48) 9.583,34 (117.017.912,14) 9.583,34Consolidado 981.199.622,20 761.674.388,48 219.525.233,72 981.199.622,20 64.516.456,35

2017

Total doativo

Totalpassivo

Total do passivoPatrimônio e patrimônio Lucro líquido

líquido líquido semestre

Banco 642.204.444,92 511.478.739,65 130.725.705,27 642.204.444,92 7.514.105,28Administradora 181.020.180,49 129.120.698,25 51.899.482,24 181.020.180,49 12.355.994,34Eliminações (57.529.054,40) (57.529.054,40) - (57.529.054,40) -Consolidado 765.695.571,01 583.070.383,50 182.625.187,51 765.695.571,01 19.870.099,62

As demonstrações financeiras foram aprovadas pela Administração em 30 de agosto de 2018.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

12

3. Principais práticas contábeis

As práticas contábeis adotadas para a contabilização das operações e para elaboração dasdemonstrações contábeis consolidadas são:

a) Apuração do resultado

As receitas e despesas são apropriadas pelo regime de competência, observando o critério“pro rata temporis” para aquelas de natureza financeira. Na Administradora a taxa deadministração é reconhecida como receita de prestação de serviços quando dosrecebimentos das parcelas dos participantes dos grupos de consórcios, e a despesa comcomissões sobre vendas são apropriadas ao resultado quando da realização da venda.

b) Caixa e equivalentes de caixa

Para fins da elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, caixa e equivalentes de caixa,de acordo com a Resolução do BACEN nº 3.604/08, que aprovou o Pronunciamento TécnicoCPC nº 03, são representados por dinheiro em caixa e depósitos em instituições financeiras,incluídos na rubrica de “Disponibilidades e aplicações interfinanceiras de liquidez” com prazoinicial de até 90 dias, que possuem conversibilidade imediata em caixa e que estão sujeitos aum insignificante risco de mudança de valor de mercado. Dentre os recursos disponíveiscom essas características, são classificados como equivalentes de caixa somente aquelesrecursos mantidos com a finalidade de atender aos compromissos de caixa de curto prazo enão para investimento ou outros fins.

c) Aplicações interfinanceiras de liquidez

São demonstradas pelo valor aplicado, acrescidos, dos rendimentos auferidos até a data dobalanço.

d) Operações de crédito e provisão para operações de crédito de liquidação duvidosa

As operações de crédito foram classificadas de acordo com os parâmetros estabelecidospela Resolução nº 2.682/99 do BACEN, que requer a análise periódica da carteira e suaclassificação em nove níveis, sendo AA (risco mínimo) e H (perda provável).

Com base na Resolução nº 2.682/99 do BACEN é vedado o reconhecimento no resultado doperíodo de receitas e encargos de qualquer natureza relativos a operações de crédito queapresentem atraso igual ou superior a 60 dias.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

13

3. Principais práticas contábeis--Continuação

d) Operações de crédito e provisão para operações de crédito de liquidação duvidosa--Continuação

As operações classificadas como nível “H” permanecem nessa classificação pelo prazomínimo de seis meses, contados a partir de sua classificação nesse nível de risco, sendoposteriormente baixadas contra a provisão existente e controladas, por no mínimo cincoanos, em contas de compensação, não mais figurando no balanço patrimonial.

As operações renegociadas são mantidas, no mínimo, no mesmo nível em que estavamclassificadas. As renegociações de operações de crédito que já haviam sido baixadas contraa provisão e que estavam em contas de compensação são classificadas como nível “H” e oseventuais ganhos provenientes da renegociação somente são reconhecidos como receita,quando efetivamente recebidos.

As rendas de operações de crédito são reconhecidas para as operações em curso normal eoperações com até 59 dias de atraso. As rendas de operações com atraso superior a 59 diasapenas são reconhecidas quando efetivamente recebidas.

e) Outros ativos

São demonstrados pelos valores de custo de aquisição, incluindo, quando aplicável, osrendimentos e as variações monetárias (em base “pro rata dia”) auferidos e, quandoaplicável, ajustados aos valores de mercado ou de realização.

f) Títulos e valores mobiliários

De acordo com o estabelecido pela Circular nº 3.068/01 do BACEN, os títulos e valoresmobiliários integrantes da carteira devem ser classificados em três categorias distintas,conforme a intenção da Administração, quais sejam:

· Títulos para negociação;

· Títulos disponíveis para venda; e

· Títulos mantidos até o vencimento.

Na Administradora, os títulos e valores mobiliários foram classificados como sendo para“negociação”, de acordo com a intenção da Administração.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

14

3. Principais práticas contábeis--Continuação

f) Títulos e valores mobiliários--Continuação

Os títulos para negociação na Administradora são apresentados no ativo circulante,independentemente dos respectivos vencimentos. Compreende os títulos adquiridos com opropósito de serem ativa e frequentemente negociados. São avaliados pelo valor demercado, sendo o resultado da valorização ou desvalorização computado ao resultado.

Outros ativos circulantes e não circulantes

São demonstrados pelos valores de custo de aquisição, incluindo, quando aplicável, osrendimentos e as variações monetárias (em base “pro rata dia”) auferidos e, quandoaplicável, ajustado aos valores de mercado ou de realização.

g) Instrumentos financeiros derivativos

De acordo com a Circular nº 3.082/02 do BACEN, os instrumentos financeiros derivativoscompostos pelas operações de swap devem ser avaliados pelos seus valores de mercadocontabilizando os ganhos e as perdas não realizados no resultado do período. Os valoresrelativos ao diferencial a receber ou a pagar são contabilizados em conta de ativo oupassivo, respectivamente, e apropriados como receita ou despesa “pro rata dia” até a datado balanço.

Alguns instrumentos financeiros derivativos foram designados como instrumento de “hedge”,classificados nas categorias como “hedge” de fluxo de caixa.

A categoria de “hedge de risco de mercado” é destinada a compensar riscos decorrentes daexposição à variação no valor de mercado do item objeto de “hedge”. Os instrumentos e ositens objeto de “hedge" são ajustados a valor de mercado na data do balanço e a suavalorização ou desvalorização é registrada em contrapartida às contas de receita oudespesa, no resultado.

A categoria “hedge de fluxo de caixa” é destinada a compensar riscos decorrentes daexposição à variabilidade no fluxo de caixa, atribuível a um determinado risco associado comum ativo ou passivo reconhecido, que possa afetar o resultado. A parcela efetiva dasvariações no valor de mercado desses instrumentos financeiros derivativos é registrada emcontrapartida às contas de ajustes de avaliação patrimonial, no patrimônio líquido, pelo valorlíquido de efeitos tributários. A parcela da variação no valor de mercado não efetiva do“hedge” deve ser reconhecida diretamente no resultado do período.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

15

3. Principais práticas contábeis--Continuação

g) Instrumentos financeiros derivativos--Continuação

Os instrumentos financeiros derivativos que não atendam aos critérios de “hedge” contábilestabelecidos pelo Bacen, principalmente derivativos utilizados para administrar a exposiçãoglobal de risco, são contabilizados pelo valor de mercado, com as valorizações oudesvalorizações reconhecidas diretamente no resultado do semestre.

h) Investimentos

Os investimentos no exterior são avaliados pelo método de equivalência patrimonial.

i) Ativo permanente

Demonstrado ao custo de aquisição, combinado com os seguintes aspectos:

· A depreciação dos bens do imobilizado de uso é reconhecida pelo método linear com baseem taxas anuais que contemplam a vida útil-econômica dos bens, sendo sistema deprocessamento de dados - 20% e demais equipamentos - 10%, nos termos da Resoluçãodo BACEN nº 4.535/16.

· A amortização do ativo intangível é reconhecida pelo método linear com base em taxaanual que contempla a vida útil definida desses ativos, sendo softwares e licenças de uso -20% e Gastos da Fase de Desenvolvimento do Banco Yamaha - 20%, nos termos daResolução do BACEN nº 4.534/16.

j) Despesas antecipadas

A partir de 1º de janeiro de 2015, em observação aos requerimentos da Resolução CMNnº 4.294/13, e em consonância com a faculdade prevista na Circular BACEN nº 3.738/14,dois terços da remuneração referente à originação, ocorrida em 2015, de operações decrédito encaminhada por correspondentes são registrados no ativo, sendo a parcela restantereconhecida como despesa do período no momento da originação. Os valores registrados noativo com base na faculdade prevista na Circular BACEN nº 3.738/14 são amortizados deforma linear, no prazo máximo de 36 meses.

Para o exercício de 2016, até um terço da remuneração referente à originação de operaçõesde crédito será registrado no ativo e reconhecido no resultado de forma linear, respeitando--se o prazo máximo de 36 meses.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

16

3. Principais práticas contábeis--Continuação

j) Despesas antecipadas--Continuação

As operações geradas a partir de 1º de janeiro de 2017 tiveram a remuneração citadareconhecida integralmente como despesa. A partir de 1º de janeiro de 2020, todos os valoreseventualmente registrados no ativo, relativos à remuneração de correspondentes no país,serão imediatamente baixados, tendo como contrapartida a adequada conta de despesa doperíodo.

k) Avaliação do valor recuperável de ativos

Conforme Resolução nº 3.566/08 do BACEN, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPCnº 01, os ativos não financeiros estão sujeitos à avaliação do valor recuperável em períodosanuais ou em maior frequência se as condições ou circunstâncias indicarem a possibilidadede perda dos seus valores. No semestre não houve registro de nenhum ativo sujeito à perdado seu valor recuperável.

l) Passivo circulante e não circulante

Demonstrados por valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicável, doscorrespondentes encargos e variações monetárias (em base “pro rata dia”) incorridas.

As obrigações em moedas estrangeiras são convertidas em moeda nacional pelas taxas decâmbio em vigor na data do balanço, divulgadas pelo BACEN, acrescidos dos encargoscontratados (em “base pro rata dia”) até a data do balanço.

m) Provisões para riscos

O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos passivos contingentes são efetuadosde acordo com os critérios definidos na Resolução nº 3.823/09 do BACEN, que aprovou oPronunciamento Técnico CPC nº 25, e pela Carta-Circular nº 3.429/10 do BACEN.

Os passivos contingentes são reconhecidos nas demonstrações financeiras quando,baseado na opinião de assessores jurídicos e da Administração, for considerado provável orisco de perda de uma ação judicial ou administrativa, e sempre que os montantesenvolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança. Os passivos contingentesclassificados como perdas possíveis pelos assessores jurídicos são divulgados em notasexplicativas, enquanto aquelas classificadas como perda remota não são passíveis deprovisão ou divulgação.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

17

3. Principais práticas contábeis--Continuação

n) Resultado de exercícios futuros

Referem-se a receitas de operações de crédito recebidas antecipadamente que serãoreconhecidas conforme os prazos dos contratos de financiamentos.

o) Imposto de renda e contribuição social

A provisão para imposto de renda é calculada pela alíquota 15%, acrescida do adicional de10% sobre o lucro tributável excedente a R$120.000 no semestre. A contribuição social écalculada pelas alíquotas de 20% para o Banco e 9% para a Administradora. O imposto derenda e a contribuição social diferidos são calculados sobre as diferenças temporárias esobre os ajustes de avaliação patrimonial utilizando-se as alíquotas vigentes nas datas dosbalanços.

p) Partes relacionadas

A divulgação de informações sobre partes relacionadas é efetuada em consonância com aResolução do BACEN nº 3.750/09, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC nº 05,emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

4. Caixa e equivalentes de caixa

2018 2017

Disponibilidades 281.827,58 384.877,71Aplicações interfinanceiras de liquidez 27.520.549,98 26.799.087,02Total 27.802.377,56 27.183.964,73

5. Aplicações interfinanceiras de liquidez

Representado por operações compromissadas:

Aplicações no mercado aberto 2018 2017Até 90 dias Total Até 90 dias Total

Letras do Tesouro Nacional - LTN - - 26.799.087,02 26.799.087,02Notas do Tesouro Nacional - NTN 27.520.549,98 27.520.549,98 - -Total 27.520.549,98 27.520.549,98 26.799.087.02 26.799.087.02

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

18

6. Títulos e valores mobiliários

Os títulos e valores mobiliários, classificados como para negociação, estavam apresentadoscomo segue:

2018 2017Valor de custo/mercado

sem vencimento

Fundos de investimento abertos 33.722.186,03 104.095.751,6633.722.186,03 104.095.751,66

As aplicações em cotas de fundos de investimento são atualizadas diariamente a valor demercado, conforme o valor da cota divulgada pelos administradores dos fundos.

7. Instrumentos financeiros derivativos

As operações de derivativos do Banco Yamaha têm o objetivo de proteção da operação decaptação de recursos. As operações de “swap” são registradas em contas patrimoniais e decompensação e estão registradas na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão.

Os instrumentos financeiros derivativos são valorizados a mercado com base nas taxasdivulgadas na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Em 30 de junho, a carteira de derivativos éformada por operações de swap de taxa de juros e de variação cambial com vencimento atéfevereiro de 2022, conforme abaixo:

2018Valor

referencialValor de custo Valor de mercado

Categoria Ativo Passivo Ativo Passivo Líquido

“Swap” - posição ativa 228.572.826,80 258.416.140,71 236.670.628,01 256.924.144,20 237.814.638,58 19.109.505,62Objetivo de TradingCDI x Pré 100.650.000,00 102.288.020,90 102.568.925,39 102.288.020,90 101.470.773,04 817.247,86Pré x CDI 10.040.826,80 14.934.803,32 14.528.699,54 15.351.592,91 14.528.699,54 822.893,37

Objetivo de hedge de fluxo de caixaDólar X Pré 117.882.000,00 141.193.316,49 119.573.303,08 139.284.530,39 121.815.166,00 17.469.364,39

“Swap” - posição passiva 498.242.600,00 537.129.618,62 546.105.937,91 537.324.510,46 552.456.101,78 (15.131.591,32)Objetivo de TradingCDI x Pré 474.800.000,00 514.003.070,96 522.575.178,54 514.167.667,20 528.065.099,49 (13.897.432,29)

Objetivo de hedge de fluxo de caixaDólar x Pré 23.442.600,00 23.126.547,66 23.530.759,37 23.156.843,26 24.391.002,29 (1.234.159,03)Total 726.815.426,80 795.545.759,33 782.776.865,92 794.248.654,66 790.270.740,36 3.977.914,30

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

19

7. Instrumentos financeiros derivativos--Continuação

2017Valor Valor de custo Valor de mercado

Categoria referencial Ativo Passivo Ativo Passivo Líquido

“Swap” - posição ativa 51.531.653,60 65.301.791,90 65.108.639,88 66.222.679,49 65.444.398,68 778.280,81Objetivo de tradingCDI x Pré 31.450.000,00 38.717.637,91 38.045.239,76 38.717.637,91 38.380.998,56 336.639,35Pré x CDI 20.081.653,60 26.584.153,99 27.063.400,12 27.505.041,58 27.063.400,12 441.641,46

“Swap” - posição passiva 440.328.000,00 466.830.398,37 477.240.151,71 466.787.958,82 491.398.370,77 (24.610.411,95)Objetivo de hedge de

fluxo de caixaDólar X Pré 120.328.000,00 111.752.160,32 122.202.867,35 111.709.720,77 127.661.635,43 (15.951.914,66)

Objetivo de tradingCDI x Pré 320.000.000,00 355.078.238,05 355.037.284,36 355.078.238,05 363.736.735,34 (8.658.497,29)Total 491.859.653,60 532.132.190,27 542.348.791,59 533.010.638,31 556.842.769,45 (23.832.131,14)

Durante os semestres findos em 30 de junho de 2018 e 2017 a Administradora não realizouoperações com instrumentos financeiros derivativos.

8. Hedge accounting

O Banco Yamaha Motor do Brasil S.A. efetua operações de captação indexadas ao dólar e, emconsonância com sua estratégia de gerenciamento de risco, no mesmo dia em que osempréstimos são captados, contrata instrumentos financeiros derivativos, exatamente nasmesmas condições do empréstimo em moeda estrangeira, a fim de trocar a exposição cambialpor uma exposição prefixada, na moeda local.

Seguem abaixo as operações designadas como hedge:

Hedge de fluxo de caixa

2018Principal Valor de mercado Líquido

Objeto do hedge(Nota 15) Classificação

Objeto einstrumento Objeto do hedge Instrumento de hedge

Ajuste de valor amercado

Por tipo Por tipo Valor Empréstimo Ponta ativa Ponta passiva Ponta passiva

Empréstimo nopaís em moedaestrangeira

Hedge de fluxode caixa 77.129.100,00 87.083.201,60 86.419.643,16 80.196.867,31 6.222.775,85

Empréstimo noexterior

Hedge de fluxode caixa 64.195.500,00 77.409.621,02 76.021.730,49 66.009.300,98 10.012.429,51

141.324.600,00 164.492.822,62 162.441.373,65 146.206.168,29 16.235.205,36

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

20

8. Hedge accounting--Continuação

2017Principal Valor de mercado Líquido

Objeto do hedge(Nota 15) Classificação

Objeto einstrumento Objeto do hedge Instrumento de hedge

Ajuste de valor amercado

Por tipo Por tipo Valor Empréstimo Ponta ativa Ponta passiva Ponta passiva

Empréstimo no paísem moedaestrangeira

Hedge de fluxo decaixa 104.058.000,00 95.271.619,20 95.414.095,34 110.389.497,90 (14.975.402,56)

Empréstimo noexterior

Hedge de fluxo decaixa 16.270.000,00 16.497.345,58 16.295.625,43 17.272.137,53 (976.512,10)

120.328.000,00 111.768.964,78 111.709.720,77 127.661.635,43 (15.951.914,66)

No semestre findo em 30 de junho de 2018, foi lançado ao patrimônio líquido o valor deR$2.715.893,45 (R$2.037.421,19 em 2017), sendo R$1.493.741,40 (R$1.120.581,65 em 2017)líquido dos efeitos tributários decorrentes de marcação a mercado de instrumentos de “hedge”(swaps). As parcelas inefetivas são reconhecidas no resultado de instrumentos financeirosderivativos.

9. Operações de crédito

a) Composição das operações de crédito por tipo de operação

2018 2017Até

365 diasAcima de365 dias Total

Até365 dias

Acima de365 dias Total

Empréstimos e títulosdescontados - - - 651.624,82 - 651.624,82

Financiamentos 355.742.633,63 506.699.273,77 862.441.907,40 287.458.749,85 310.046.669,95 597.505.419,80Total 355.742.633,63 506.699.273,77 862.441.907,40 288.110.374,67 310.046.669,95 598.157.044,62

b) Composição das operações de crédito por setor de atividade

2018 2017Carteira Distribuição Carteira Distribuição

Setor privado:Comércio 23.639.404,43 2,74% 24.276.179,55 4,06%Pessoa Física 838.802.502,97 97,26% 573.880.865,07 95,94%Total 862.441.907,40 100,00% 598.157.044,62 100,00%

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

21

9. Operações de crédito--Continuação

c) Composição das operações de crédito por prazo de vencimento por parcelas

2018 2017Vencimento das parcelas

Carteira Distribuição Carteira DistribuiçãoVencidos:A partir de 15 dias 18.407.619,48 2,14% 18.455.771,86 3,09%

A vencer:De 1 a 90 dias 112.395.697,06 13,03% 94.027.086,74 15,72%De 91 até 365 dias 224.939.317,09 26,08% 173.172.484,40 28,95%De 1 a 3 anos 434.515.523,96 50,38% 277.075.972,59 46,32%Acima de 3 anos 72.183.749,81 8,37% 35.425.729,03 5,92%Total 862.441.907,40 100,00% 598.157.044,62 100,00%

d) Concentração do risco de crédito

2018 2017Carteira Distribuição Carteira Distribuição

Maior devedor 2.176.320,11 0,25% 2.817.388,70 0,47%2º ao 11º 10.124.123,49 1,17% 9.966.761,44 1,67%12º ao 21º 4.712.567,88 0,55% 4.571.083,42 0,76%22º ao 51º 6.324.575,41 0,73% 6.206.085,18 1,04%52º ao 101º 2.109.069,07 0,25% 2.380.449,50 0,40%Demais 836.995.251,44 97,05% 572.215.276,38 95,66%Total 862.441.907,40 100,00% 598.157.044,62 100,00%

e) Composição das operações de crédito e correspondente provisão para créditos de liquidaçãoduvidosa por níveis de risco estabelecido pela Resolução nº 2.682/99 do Banco Central doBrasil

2018Operações em atraso

Nível derisco

%Provisão

Cursonormal

Parcelas avencer

Parcelasvencidas (*)

Total dasoperações em

atrasoTotal das

operaçõesProvisão

constituída

AA 0 1.243.724,30 - - - 1.243.724,30 -A 0,5 1.904.846,58 - - - 1.904.846,58 9.522,58B 1,0 545.467.699,66 13.858.755,62 828.203,41 14.686.959,03 560.154.658,69 5.601.188,82C 3,0 194.306.397,29 31.093.747,37 2.883.152,95 33.976.900,32 228.283.297,61 6.848.346,08D 10,0 2.418.065,93 13.118.139,23 1.729.376,48 14.847.515,71 17.265.581,64 1.726.547,65E 30,0 66.156,43 8.627.156,99 1.168.425,47 9.795.582,46 9.861.738,89 2.958.515,89F 50,0 61.067,32 7.011.251,24 1.461.386,00 8.472.637,24 8.533.704,56 4.266.849,56G 70,0 26.337,34 5.616.174,77 1.739.669,73 7.355.844,50 7.382.181,84 5.167.522,62H 100,0 202.285,54 19.482.503,52 8.127.384,23 27.609.887,75 27.812.173,29 27.812.173,29Total 745.696.580,39 98.807.728,74 17.937.598,27 116.745.327,01 862.441.907,40 54.390.666,49

(*) Inclui parcelas vencidas a partir de 15 dias.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

22

9. Operações de crédito--Continuação

e) Composição das operações de crédito e correspondente provisão para créditos de liquidaçãoduvidosa por níveis de risco estabelecido pela Resolução nº 2.682/99 do Banco Central doBrasil--Continuação

2017Operações em atraso

Nível derisco

%Provisão

Cursonormal

Parcelas avencer

Parcelasvencidas (*)

Total dasoperações em

atrasoTotal das

operaçõesProvisão

constituída

AA 0 - - - - - -A 0,5 3.659.484,67 - - - 3.659.484,67 18.294,88B 1,0 379.677.237,40 8.987.760,63 698.799,10 9.686.559,73 389.363.797,13 3.893.346,69C 3,0 133.955.338,96 20.430.716,42 2.004.964,19 22.435.680,61 156.391.019,57 4.691.588,46D 10,0 2.438.461,46 7.987.640,45 1.546.325,95 9.533.966,40 11.972.427,86 1.197.232,14E 30,0 26.708,18 4.794.568,52 1.238.003,70 6.032.572,22 6.059.280,40 1.817.778,31F 50,0 68.536,33 3.462.739,67 1.303.126,61 4.765.866,28 4.834.402,61 2.417.198,81G 70,0 44.154,53 2.898.270,68 1.285.640,17 4.183.910,85 4.228.065,38 2.959.641,61H 100,0 132.979,23 11.136.675,63 10.378.912,14 21.515.587,77 21.648.567,00 21.648.567,00Total 520.002.900,76 59.698.372,00 18.455.771,86 78.154.143,86 598.157.044,62 38.643.647,90

(*) Inclui parcelas vencidas a partir de 15 dias.

f) Movimentação da provisão para operações de créditos de liquidação duvidosa

2018 2017

Saldo início do semestre 39.823.862,57 40.060.243,97Provisão constituída/reversões (líquida) 31.742.229,29 18.602.041,69Créditos baixados como prejuízo (17.175.425,37) (20.018.637,76)Saldo final do semestre 54.390.666,49 38.643.647,90

g) Créditos renegociados

2018 2017

Valor renegociado 4.575.280,48 1.509.925,47Quantidade de contratos 462 190

h) Recuperações

No semestre findo em 30 de junho de 2018 foram recuperados R$2.722.388,5(R$1.716.735,95 em 2017) em créditos anteriormente baixados para prejuízo.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

23

10. Outros créditos

a) Créditos específicos

Corresponde a valores pendentes de recebimento, objeto de cobrança judicial, relativos acotas inadimplentes, que foram transferidos à Administradora após o encerramento dosrespectivos Grupos de consórcio R$1.962,12 (R$15.686,34 em 2017). Se e quandorecebidos, esses valores devem ser repassados aos demais cotistas dos Gruposencerrados, portanto são contabilizados em contrapartida de conta do passivo daAdministradora (Nota Explicativa nº 16).

b) Diversos

Estão assim representados:

2018 2017

Até 365 diasAcima 365

dias Total Até 365 diasAcima 365

dias Total

Créditos tributários (Nota19.d e 19.e) 24.364.484,78 25.144.846,58 49.509.331,36 28.790.868,57 19.857.381,43 48.648.250,00Títulos de créditos a receber (*) 1.129.140,17 4.457.246,18 5.586.386,35 2.519.351,78 4.413.557,41 6.932.909,19Devedores diversos - país 173.361,86 - 173.361,86 109.148,16 - 109.148,16Antecipações salariais 381.052,46 - 381.052,46 347.101,09 - 347.101,09Adiantamento para pagamento por nossa

conta 56.118,43 957,69 57.076,12 82.791,53 - 82.791,53Devedores por depósito em garantia - 1.717.178,71 1.717.178,71 - 1.718.239,26 1.718.239,26Valores a receber de sociedades ligadas

(Nota 25.a) 14.340,55 - 14.340,55 8.316,17 - 8.316,17Impostos e contribuições a compensar 30.295.703,24 - 30.295.703,24 9.745.443,60 - 9.745.443,60Total 56.414.201,49 31.320.229,16 87.734.430,65 41.603.020,90 25.989.178,10 67.592.199,00

(*) Corresponde à aquisição de cotas de grupos de consórcio, as quais são atualizadas em razão das variações nos preços dos bens. Essas cotas serão as últimas aserem contempladas dentro dos respectivos grupos, condicionadas à existência de recursos suficientes nos grupos para aquisição dos bens, conforme determinaçãoda Circular nº 3.432/09 do BACEN. As contemplações dessas cotas têm como previsão o encerramento dos grupos, conforme segue:

Encerramento dos grupos 2018 2017

2018 - 2.519.351,782019 1.129.140,17 2.655.975,702020 4.100.164,83 1.585.028,652021 264.020,34 148.504,782022 33.146,84 18.751,662023 18.029,65 5.296,622024 12.222,22 -2025 29.662,30 -Total 5.586.386,35 6.932.909,19

11. Outros valores e bens2018 2017

Até 365 diasAcima 365

dias Total Até 365 diasAcima 365

dias Total

Bens não de uso próprio 63.805,66 3.549.326,90 3.613.132,56 46.836,33 3.549.326,90 3.596.163,23Despesas antecipadas 152.416,81 5.234,80 157.651,61 775.771,28 135.748,14 676.432,09Total 216.222,47 3.554.561,70 3.770.784,17 822.607,61 3.685.075,04 4.272.595,32

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

24

11. Outros valores e bens--Continuação

a) Composição do saldo registrado nos semestres

2018 2017

Operações originadas até 2014 7.101,36 124.837,21Operações originadas em 2015 19.704,17 283.010,96Operações originadas em 2016 83.053,34 251.143,12Seguros a apropriar 33.416,74 38.014,13Campanhas promocionais 14.376,00 214.514,00Saldo 157.651,61 911.519,42

b) Despesas apropriadas no período de acordo com sua originação

2018 2017

Operações originadas até 2014 24.556,15 254.107,83Operações originadas em 2015 86.425,43 232.700,00Operações originadas em 2016 73.744,64 109.903,53Movimento 184.726,22 596.711,37

As comissões originadas em 2017 foram reconhecidas integralmente como despesa doperíodo, conforme disposto na Circular nº 3.738/14 do BACEN.

12. Permanente

12.1. Investimentos - participação em coligada

A seguir estão apresentados os dados de participação da investida no exterior, YamahaMotor da Argentina S.A.:

2018 2017Dados da coligada:Patrimônio líquido (28.709.057,30) 16.814.044,87Ajustes de exercícios anteriores (8.197.730,26) -Prejuízo/lucro do semestre (50.570.212,64) 11.248.989,03Percentual de participação 5,63% 5,63%Movimentação do investimento:Valor contábil do investimento no início do semestre 1.692.519,80 323.096,35Resultado de equivalência patrimonial do semestre (1.692.519,80) 623.642,49Valor atualizado do investimento no fim do semestre (*) - 946.738,84

(*) O patrimônio da investida foi fortemente afetado pela desvalorização do peso e instabilidade econômica da Argentina,impactando o resultado de equivalência patrimonial no 1º semestre de 2018.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

25

12.Permanente--Continuação

12.2. Imobilizado de uso

2018 2017

Imobilizado de usoDepreciação

anual % CustoDepreciaçãoacumulada

Valorlíquido Custo

Depreciaçãoacumulada

Valorlíquido

Móveis e equipamentos deuso 10 254.316,60 (252.703,61) 1.612,99 355.325,27 (335.308,61) 20.016,66

Instalações 20 27.224,29 (27.224,29) - 27.224,29 (26.174,29) 1.050,00Sistema de processamento

de dados 20 442.514,56 (438.906,76) 3.607,80 370.085,68 (365.907,94) 4.177,74Total 724.055,45 (718.834,66) 5.220,79 752.635,24 (727.390,84) 25.244,40

12.3. Intangível

2018 2017Depreciação

anual % CustoDepreciaçãoacumulada

Valorlíquido Custo

Depreciaçãoacumulada

Valorlíquido

Sistemas aplicativos 20 571.615,99 (284.376,40) 287.239,59 346.562,76 (274.142,76) 72.420,00Licenças e outros 20 59.715,19 (59.715,19) - 174.999,47 (58.332,47) 116.667,00Softwares 20 1.905.398,83 (1.190.724,07) 714.674,76 1.847.354,15 (999.815,29) 847.538,86Outros ativos intangíveis (a) 20 3.282.435,98 (3.282.435,98) - 3.282.435,98 (3.282.435,98) -Total prazo definido 5.819.165,99 (4.817.251,64) 1.001.914,35 5.651.352,36 (4.614.726,50) 1.036.625,86

Sistemas aplicativos - - - - - -Total prazo indefinido - - - - - -Total geral 5.819.165,99 (4.817.251,64) 1.001.914,35 5.651.352,36 (4.614.726,50) 1.036.625,86

(a) Outros ativos intangíveis representam, basicamente, os gastos da fase de desenvolvimento do projeto para constituição do Banco Yamaha, os quais foramtotalmente amortizados, com término em 2013. Esses gastos foram registrados conforme disposições aplicáveis para reconhecimento de ativos intangíveisdeterminados pela Carta-Circular nº 3.357/08 do BACEN.

13. Captações de recursos2018 2017

Depósitos a prazo - ligadas (Nota 25.a) 94.761.922,44 98.414.794,91A vencer até 365 dias 705.807,06 -A vencer após 365 dias 94.056.115,38 98.414.794,91

Depósitos a prazo - não ligadas 16.975.324,48 8.025.890,96A vencer até 365 dias 13.806.291,65 4.109.240,09A vencer após 365 dias 3.169.032,83 3.916.650,87Total depósitos a prazo 111.737.246,92 106.440.685,87

Depósitos interfinanceiros (a)A vencer até 365 dias 108.645.763,89 73.599.956,85A vencer após 365 dias 95.995.764,98 86.802.433,93Total de depósitos interfinanceiros 204.641.528,87 160.402.390,78

Total de depósitos 316.378.775,79 266.843.076,65

(a) Conforme gestão de fluxo de caixa e de liquidez do Banco, não existe previsão para resgate antecipado dos depósitos interfinanceiros.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

26

14. Recursos de aceites e emissão de títulos

2018 2017Emissão de letras financeirasA vencer até 365 dias 21.666.423,89 -A vencer após 365 dias 71.896.843,47 20.042.010,80Total 93.563.267,36 20.042.010,80

As letras financeiras são classificadas de acordo com seus vencimentos contratuais e foramefetivadas dentro do regulamento vigente, com taxas de juros de acordo com as praticadas pelomercado.

15. Obrigações por empréstimos e repasses

a) Empréstimos no país - em moeda estrangeira

2018 2017Até 365

diasAcima

365 dias Total Até 365 diasAcima 365

dias Total

Designados comohedge de fluxode caixa (Nota 8)

Valor de curva 50.453.101,60 36.630.100,00 87.083.201,60 42.542.003,07 52.729.616,13 95.271.619,20Total 50.453.101,60 36.630.100,00 87.083.201,60 42.542.003,07 52.729.616,13 95.271.619,20

O Banco possui captações junto a bancos no país em moeda estrangeira, no valor total deUS$22.500.000,00 (US$28.800.000,00 em 2017) com o intuito de obter recursos parafomentar suas atividades de financiamento, com vencimentos até 21 de agosto de 2020,acrescido de variação cambial em moeda estrangeira e taxas de juros contratuais.

b) Empréstimos no exterior

2018 2017Até 365

diasAcima

365 dias Total Até 365 diasAcima 365

dias Total

Designados comoHedge de fluxode caixa (Nota 8)

Valor de curva 27.284.223,11 50.125.397,91 77.409.621,02 21.345,57 16.476.000,01 16.497.345,58Total 27.284.223,11 50.125.397,91 77.409.621,02 21.345,57 16.476.000,01 16.497.345,58

O Banco possui captações de origem estrangeira junto ao Mizuho Bank Ltd, Los Angeles nomontante de US$20.000.000,00 (U$5.000.000,00 em 2017) com vencimentos até 16 dedezembro de 2020 atualizadas de acordo com as taxas de juros contratuais.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

27

16. Outras obrigações

a) Sociais e estatutárias

2018 2017

Dividendos a pagar (Nota 18) 50.000.000.00 -Total 50.000.000,00 -

b) Fiscais e previdenciárias:

2018 2017Até 365

diasAcima

365 dias TotalAté 365

diasAcima

365 dias Total

Impostos e contribuiçõessobre o lucro 43.595.352,40 - 43.595.352,40 14.058.216,59 - 14.058.216,59

Impostos a recolher 3.131.845,87 1.124.830,79 4.256.676,66 2.075.498,05 - 2.075.498,05Impostos e contribuições e

contribuições diferidos(Nota19.b) 550.969,89 - 550.969,89 - - -

Total 47.278.168,16 1.124.830,79 48.402.998,95 16.133.714,64 - 16.133.714,64

c) Diversos e créditos específicos

2018 2017Até 365

diasAcima 365

dias TotalAté 365

diasAcima 365

dias Total

Obrigações por recursos deconsorciados - gruposencerrados (*) 33.719.187,73 - 33.719.187,73 104.065.112,98 - 104.065.112,98

Contas a pagar - País 7.563.284,59 34.921,53 7.598.206,12 7.948.460,26 - 7.948.460,26Provisão para pagamentos a

concessionários efornecedores 12.717.220,35 - 12.717.220,35 10.790.615,90 - 10.790.615,90

Salários e encargos 5.082.858,41 124.620,61 5.207.479,02 4.218.634,32 274.401,67 4.493.035,99Provisão para passivos

contingentes (Nota 17) - 4.265.950,87 4.265.950,87 - 4.154.963,47 4.154.963,47Valores a pagar a sociedades

ligadas (Nota 25.a) 675.732,46 - 675.732,46 382.484,37 - 382.484,37Recursos pendentes de

recebimento - 1.962,12 1.962,12 - 15.686,34 15.686,34Total 59.758.283,54 4.427.455,13 64.185.738,67 127.405.307,83 4.445.051,48 131.850.359,31

(*) Referem-se a recursos a devolver de grupos de consórcio encerrados, os quais estão atualizados pela taxa média calculada sobre osrespectivos rendimentos gerados pelas cotas dos fundos de investimento dos grupos de consórcio ativos até agosto de 2009, quandopassaram a ser remunerados pela rentabilidade líquida auferida nas aplicações em fundos de investimento abertos mantidos pelaAdministradora, mencionados na Nota 6. Para os grupos de consórcio regidos a partir da Circular nº 2.766/97 do BACEN é cobrada taxa decomissão de permanência sobre esses recursos.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

28

17. Passivos contingentes

A provisão para passivos contingentes é representada por contingências cíveis, tributárias etrabalhistas com probabilidade de perda provável. A respectiva provisão é constituída conformeos critérios descritos na Nota Explicativa nº 3.m.

Em 30 de junho de 2018 e de 2017, a provisão constituída estava assim representada:

2018 2017Classificação de

risco QuantidadeValor Valor

QuantidadeValor Valor

do risco provisão do risco provisão

Perda provávelCível 392 3.380.534,96 3.380.534,96 502 3.347.206,54 3.347.206,54Trabalhista 6 804.927,87 804.927,87 6 735.039,60 735.039,60Tributário 7 80.488,04 80.488,04 3 72.717,33 72.717,33

405 4.265.950,87 4.265.950,87 511 4.154.963,47 4.154.963,47Perda possívelCível 1.113 7.743.485,02 - 1.235 8.563.324,20 -Trabalhista 46 3.006.701,09 - 49 2.853.558,01 -Tributário 120 7.947.960 - 25 7.550.285,36 -

1.279 18.698.145,75 - 1.309 18.967.167,57 -

Cível: no Banco, referem-se à revisão de cláusulas contratuais dos contratos de financiamentos.Na Administradora, os processos, em sua maioria, referem-se a reclamações de Clientes eÓrgãos de Defesa do Consumidor, pleiteando a restituição de valores pagos a título deprestações de consórcio, decorrente da desistência ou exclusão de participante em grupo,acrescido de juros e correção monetária.

Tributário: os processos classificados como risco possível referem-se, em sua maioria, adiscussões sobre a não homologação de pedidos de compensação de saldo negativo de IRPJ deexercícios anteriores e outras ações de natureza fiscal.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

29

18. Patrimônio líquido

Banco

Em 30 de junho de 2018 o capital social, totalmente subscrito e integralizado, é representado por119.000.000,00 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, e foi totalmente integralizadopor acionistas domiciliados no País.

A destinação das reservas de lucros em excesso ao valor do capital social foi definida emAssembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGE) realizada em 15 de junho de 2018, em que foideliberado o aumento de capital no montante de R$40.000.000,00, com a emissão de 40.000.000novas ações ordinárias e nominativas, sem valor nominal, passando o capital social deR$79.000.000,00 para R$119.000.000,00, totalmente integralizado por acionistas domiciliados nopaís. O Banco Central do Brasil homologou o referido aumento de capital, conforme publicado noDiário Oficial do Estado de São Paulo em 26 de julho de 2018.

Administradora

O capital social é totalmente subscrito e integralizado por acionistas domiciliados no País. Estárepresentado por 31.657.219 cotas com valor nominal de R$1,00 cada uma.

A Empresa aprovou em reunião dos quotistas de 21 de junho de 2018 o pagamento dedividendos no valor de R$21.143.196,85 relativos aos lucros acumulados de exercícios anteriorese também deliberou em forma de antecipação, dividendos relativos ao exercício de 2018 domontante de R$28.856.803,15, perfazendo um total de R$50.000.000,00 no semestre.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

30

19. Imposto de renda e contribuição social

a) Imposto de renda e contribuição social

2018 2017Imposto de

rendaContribuição

social (*)Imposto de

rendaContribuição

social

Resultado antes da tributação sobre o lucro 107.402.474,48 107.402.474,48 33.229.809,32 33.229.809,32

Ajustes de eliminação no consolidado (9.583,34) (9.583,34) - -

Base antes da tributação sobre o lucro 107.392.891,14 107.392.891,14 33.229.809,32 33.229.809,32

Adições temporárias, decorrentes principalmentede provisões: para créditos de liquidaçãoduvidosa, créditos baixados como prejuízo, MtMde operações de swap, riscos, comissões sobvendas de cotas de consórcio 119.092.097,64 119.092.097,64 110.581.553,70 110.581.553,70

Adições permanentes 2.512.533,15 2.512.533,15 (406.392,34) (406.392,34)

Exclusões temporárias, decorrentesprincipalmente de provisões: para créditos deliquidação duvidosa, créditos baixados comoprejuízo, riscos, provisão para comissões sobvendas de cotas de consórcio e MtM deoperações de swap (113.527.157,92) (113.527.157,92) (107.559.057,37) (107.559.057,37)

Base de cálculo dos tributos 115.470.364,01 115.470.364,01 35.845.913,31 35.845.913,31

Alíquotas médias 25% 9% e 20% 25% 9% e 20%

Imposto de renda e contribuição socialcorrentes (28.855.461,47) (14.756.034,75) (8.937.478,33) (5.120.738,26)

Imposto de renda e contribuição socialdiferidos

Sobre diferenças temporárias 1.539.208,12 (547.378,30) 655.625,17 (137.116,36)

Sobre obrigações fiscais (147.973,18) (118.378,55) 99.998,93 79.999,15

Total das despesas nos semestres (27.464.226,53) (15.421.791,60) (8.181.854,23) (5.177.855,47)

(*) A Lei nº 13.169/15, publicada no Diário Oficial da União em outubro de 2015 no seu artigo 1º, alterou as disposições normativas previstas naLei nº 7.689/88 majorando a alíquota da contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as instituições financeiras e equiparadas. Aalteração elevou de 15% (quinze por cento) para 20% (vinte por cento) a alíquota da CSLL a partir de 1º de setembro de 2015 com vigênciaaté 31 de dezembro de 2018, sendo que após 1º de janeiro de 2019, a alíquota retornará ao patamar de 15%. Os créditos tributários (CSLL)sobre as diferenças temporárias foram atualizados pelas alíquotas de 15% e 20% de acordo com o prazo de sua realização.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

31

19. Imposto de renda e contribuição social--Continuação

b) Obrigações fiscais diferidas

2018 2017Imposto Contribuição

TotalImposto Contribuição

Totalde renda social de renda social

Saldo no início do semestre 158.121,20 126.496,96 284.618,16 99.998,93 79.999,15 179.998,08Constituição/realização 147.973,18 118.378,55 266.351,73 (99.998,93) (79.999,15) (179.998,08)Saldo no final do semestre 306.094,38 244.875,51 550.969,89 - - -

Em junho de 2018 a base da obrigação fiscal diferida do Banco Yamaha era composta dediferenças temporárias de marcação a mercado de operações com derivativos (swap).

c) Constituição dos créditos tributários de imposto de renda e contribuição social sobrediferenças temporárias

Amparados em seus estudos técnicos e nas projeções de geração de resultados tributáveisfuturos, os créditos tributários de imposto de renda e contribuição social sobre diferençastemporárias estão assim representados:

2018 2017Imposto Contribuição Imposto Contribuiçãode renda social Total de renda social Total

Saldo no início do semestre 28.233.816,28 19.061.533,21 47.295.349,49 26.989.763,27 20.223.138,38 47.212.901,65Constituição/realização 1.539.208,12 (547.378,30) 991.829,82 655.625,17 (137.116,36) 518.508,81Saldo no final do semestre 29.773.024,40 18.514.154,91 48.287.179,31 27.645.388,44 20.086.022,02 47.731.410,46

O crédito tributário sobre diferenças temporárias é composto, substancialmente, por provisãopara créditos de liquidação duvidosa, créditos baixados como prejuízos, MtM de operaçõesde swap, provisão para passivos contingentes e provisão de comissões sob venda de cotasde consórcio. Em 30 de junho de 2018 e de 2017 não havia créditos tributários não ativados.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

32

19. Imposto de renda e contribuição social--Continuação

d) Projeção de realização e valor presente dos créditos tributários

O imposto de renda e a contribuição social diferidos serão realizados à medida que asdiferenças temporárias sobre as quais são calculados se enquadrem nos parâmetros dededutibilidade fiscal, cujo cronograma de realização em até cinco anos se apresenta aseguir:

2018 2017Imposto Contribuição

Total Totalde renda Social

2018 - - - 27.874.029,032019 13.985.908,91 9.156.423,82 23.142.332,73 14.274.159,432020 11.738.609,05 7.041.407,34 18.780.016,39 2.611.306,902021 1.569.267,38 941.256,76 2.510.524,14 1.398.837,692022 1.409.248,12 845.515,34 2.254.763,46 1.573.077,412023 1.069.990,94 529.551,65 1.599.542,59 -

29.773.024,40 18.514.154,91 48.287.179,31 47.731.410,46

Em 30 de junho de 2018, o valor presente dos créditos tributários, calculados considerando-se a taxa SELIC de 6,50% a.a. (10,25% em 2017), totalizava R$43.285.955,98(R$40.887.071,20 em 2017).

e) Constituição dos créditos tributários de imposto de renda e contribuição social sobre MtMhedge de fluxo de caixa

2018 2017Imposto Contribuiçãode renda social Total Total

Saldo no início do semestre 594.799,02 475.839,21 1.070.638,23 328.728,38Constituição/realização 84.174,34 67.339,48 151.513,82 588.111,16Saldo no final do semestre 678.973,36 543.178,69 1.222.152,05 916.839,54

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

33

20. Outras despesas administrativas

2018 2017

Comissões 19.043.584,85 16.073.302,41Promoções, propaganda e publicidade 7.376.894,63 5.408.804,46Serviços de terceiros 6.581.790,99 6.767.149,63Processamento de dados 2.763.667,99 2.538.533,84Serviços bancários 1.279.280,41 1.055.890,43Outras despesas adm. - partes relacionadas (*) (Nota 25.a) 1.241.745,45 923.537,06Serviços cobradora 1.174.283,33 1.285.401,88Comunicações 909.374,26 853.608,89Serviços do sistema financeiro 892.106,58 1.048.027,37Serviços técnicos especializados 778.612,45 573.633,67Viagens 599.456,76 714.719,22Aluguéis 458.179,05 390.289,78Despesas com custas judiciais 179.853,00 166.736,29Amortização e depreciação 111.310,95 55.780,29Outros 543.561,77 925.959,83Total 43.933.702,47 38.781.375,05

(*) Outras despesas administrativas - partes relacionadas são representadas substancialmente por serviços técnicos especializados.

21. Outras despesas e receitas operacionais

a) Outras receitas operacionais

2018 2017

Recursos Grupos Encerrados (*) 76.890.842,73 11.452.031,63Créditos de contribuições PIS e COFINS 1.694.334,54 1.327.601,44Multas e juros repassados à Administradora 668.829,16 603.778,65Outras receitas operacionais 284.314,40 1.509.086,50Total 79.538.320,83 14.892.498,22

b) Outras despesas operacionais

2018 2017

Atualização de recursos não procurados (1.760.247,95) (4.655.177,86)Desconto concedido (729.524,04) (941.233,34)Indenizações a consumidores (340.469,55) (692.120,96)Provisão para contingências (106.603,65) (751.214,73)Outras despesas operacionais (519.439,70) (381.232,72)Total (3.456.284,89) (7.420.979,61)

(*) No 1º semestre de 2018, a Administração com base na opinião de seus assessores jurídicos em consonância com odisposto na Nota Explicativa nº 3.1.m decidiu pela baixa do saldo remanescente de recursos não procurados que estavamsob a égide da Portaria nº 190/89 em um montante total de R$72.864. Sobre tal receita, incidiram impostos de R$29.220.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

34

22. Rendas de tarifas bancárias

Referem-se substancialmente a tarifas de confecção de cadastro, apropriadas ao resultadoquando da efetivação das operações.

23. Receitas de prestação de serviços

Referem-se substancialmente às taxas de administração pela prestação de serviços daAdministradora quando dos recebimentos das parcelas dos participantes dos grupos deconsórcio.

24. Resultados não operacionais

Os resultados não operacionais são representados substancialmente por prejuízo na alienaçãode bens não de uso próprio e provisões para desvalorização de bens não de uso próprio.

25. Transações com partes relacionadas

a) Transações com empresas ligadas

2018 2017

Operações/partes relacionadasAtivo/ Receitas/ Ativo/ Receitas/

(passivo) (despesas) (passivo) (despesas)

Outros créditos - valores a receber sociedades ligadas(Nota 10.b)

Yamaha Motor do Brasil Ltda. 7.327,26 - 8.151,17 -Yamaha Motor da Amazônia Ltda. 6.406,54 - - -Yamaha Motor Corretora de Seguros Ltda. 606,75 - 165,00 -

14.340,55 - 8.316,17 -Outras obrigações - valores a pagar sociedades

ligadas (Nota 16.b)Yamaha Motor do Brasil Ltda. (219.817,37) - (200.191,62) -Yamaha Motor da Amazônia Ltda. (455.915,09) - (182.292,75) -

(675.732,46) - (382.484,37) -Outras despesas administrativas (Nota 20)Yamaha Motor do Brasil Ltda. - (1.121.245,47) - (803.037,08)Yamaha Motor da Amazônia Ltda. - (120.499,78) - (120.499,98)

- (1.241.745,25) - (923.537,06)Emissão de certificado de depósito bancário (Nota 13)Yamaha Motor do Brasil Ltda. (3.818.284,15) (145.497,65) (12.253.772,84) (678.802,43)Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda. (15.887.420,39) (477.973,70) (9.962.026,25) (524.944,30)Yamaha Motor da Amazônia Ltda. (65.702.751,93) (3.425.951,34) (73.112.365,90) (3.210.761,70)Yamaha Motor Corretora de Seguros Ltda. (9.353.465,97) (198.640,53) (2.163.833,73) (64.884,05)Yamaha Motor do Brasil Logística Ltda. - (27.884,34) (922.796,19) (41.992,90)

(94.761.922,44) (4.275.947,56) (98.414.794,91) (4.521.385,38)

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

35

25. Transações com partes relacionadas--Continuação

b) Remuneração dos administradores

Banco

A remuneração máxima dos Administradores prevista em Assembleia, para o exercício de2017, foi fixada no montante global anual de R$2.938.721,40 (R$2.021.773,04 em 2017),que inclui salários, encargos, benefícios e remuneração variável (observados os critériosestabelecidos pela Resolução nº 3.921/10 do BACEN, que prevê o pagamento dessaremuneração aos dirigentes para os três anos subsequentes), tendo sido efetivamente pagono semestre o montante de R$1.587.035,56 (R$1.125.278,33 em 2017) e participação noslucros e resultados observados os limites legais e do acordo coletivo da categoria, tendo sidoefetivamente pago no semestre R$208.655,82 (R$132.127,90 em 2017).

Administradora

Durante os semestres findos em 30 de junho de 2018 e de 2017 não houve remuneraçãopaga ao pessoal-chave da Administração.

26. Gerenciamento de riscos

a) Risco operacional

Em conformidade ao requerido na Resolução nº 4.557/17 do CMN, que dispõe sobre aestrutura de Gerenciamento Integrado de Riscos e Gerenciamento de Capital, o BancoYamaha conta com a estrutura de Gerenciamento de Riscos Operacionais adequada aoporte da organização. Norteando essa estrutura foram implementados processos, políticas eprocedimentos necessários para que os Riscos Operacionais sejam identificados, avaliados,monitorados, controlados, mitigados e reportados à Alta Administração. O relatório referenteao Gerenciamento de Riscos Operacionais encontra-se disponível na sede do BancoYamaha.

b) Risco de mercado e liquidez

Para atendimento ao requerido nas Resoluções nº 4.557/17 do CMN, que dispõe sobre aestrutura de Gerenciamento Integrado de Riscos e Gerenciamento de Capital, o BancoYamaha implementou a estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado e Liquidez deforma compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações ecompletamente segregada das unidades de negociação, Auditoria Interna e administraçãode recursos de terceiros.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

36

26. Gerenciamento de riscos--Continuação

b) Risco de mercado e liquidez--Continuação

Dentre as responsabilidades dessa estrutura está o Gerenciamento de Risco de Mercado eLiquidez, destacando-se a proposição de políticas, diretrizes, metodologias e limites, bemcomo a identificação, avaliação, monitoramento e controle dos riscos.

A estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado e Liquidez encontra-se disponível nosite da Instituição: www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/gestao-de-riscos.

c) Risco de crédito

Para atendimento ao requerido na Resolução nº 4.557/17 do CMN, o Banco Yamahaimplementou estrutura para Gerenciamento do Risco de Crédito compatível com acomplexidade das suas operações e completamente segregada das unidades de negociaçãoe da unidade de Auditoria Interna.

Dentre as responsabilidades dessa estrutura está o Gerenciamento de Risco de Crédito,destacando-se a análise da carteira de crédito em relação às políticas vigentes, a avaliaçãoe submissão de propostas de eventuais ajustes visando a manutenção de uma carteirasaudável e o acompanhamento da inadimplência da carteira, garantindo que os níveis deprovisionamento sejam suficientes para a cobertura de perdas esperadas e inesperadas.

A estrutura de Gerenciamento de Risco de Crédito encontra-se disponível no site daInstituição: http://www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/gestao-de-riscos.

d) Gerenciamento de capital

Em atendimento à Resolução no 4.557/17 do CMN, a estrutura de Gerenciamento de Capitalimplementada pelo Banco Yamaha Motor utiliza mecanismos que possibilitam a identificaçãoe avaliação dos riscos relevantes incorridos pela instituição, a otimização do uso do capital ea antecipação das necessidades futuras de aumento de capital para sustentar os objetivosestratégicos da Instituição.

Dentre as responsabilidades dessa estrutura está o Gerenciamento de Capital, destacando--se o monitoramento e controle do capital mantido pela Instituição, bem como a avaliação danecessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está exposta.

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

37

26. Gerenciamento de riscos--Continuação

d) Gerenciamento de capital--Continuação

A estrutura de Gerenciamento de Capital encontra-se disponível no site da Instituição:http://www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/gestao-de-riscos.

e) Gestão de riscos

Em atendimento à Circular nº 3.678/13, do BACEN, o relatório de divulgação dasinformações referentes à Gestão de Riscos, à apuração do montante dos ativos ponderadospelo risco (RWA), e à apuração do Patrimônio de Referência (PR), encontra-se disponível nosite da Instituição: http://www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/institucional.

f) Razão de alavancagem

Em outubro de 2015 entrou em vigor a Circular BACEN nº 3.748/15, que está alinhada comas recomendações contidas nos documentos conhecidos como Basileia III, divulgadas com oobjetivo de aperfeiçoar a capacidade de as instituições financeiras absorverem choquesprovenientes do próprio sistema financeiro ou dos demais setores da economia, propiciandoa manutenção da estabilidade financeira. O Banco Yamaha adequou seus processos esistemas e realiza o cálculo e acompanhamento da razão de alavancagem. O cálculo darazão de alavancagem encontra-se disponível no site da Instituição:

(http://www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/institucional)

g) Limites operacionais (Basileia e imobilização) - Conglomerado Prudencial

Em atendimento a Circular nº 3.678/13, o Banco Yamaha Motor divulga trimestralmenteinformações referentes à gestão de riscos e requisitos mínimos de patrimônio de referência(PR).

O Índice de Basileia apurado pela Instituição para o semestre findo em junho de 2018,calculado em bases prudenciais em conformidade com a regulamentação do Banco Centraldo Brasil para cumprimento das regras prudenciais, conhecidas como Basileia III, foi de28,22% (32,14% em 30 de junho de 2017).

Conglomerado Prudencial - Banco Yamaha Motor do Brasil S.A.

Notas explicativas às demonstrações financeiras--Continuação30 de junho de 2018 e 2017(Em reais)

38

26. Gerenciamento de riscos--Continuação

g) Limites operacionais (Basileia e imobilização) - Conglomerado Prudencial--Continuação

O relatório com maior detalhamento das premissas, estrutura e metodologias em basesprudenciais encontra-se disponível no site da Instituição:

(http://www.yamaha-motor.com.br/servicos-financeiros/banco-yamaha/institucional)

Em atendimento à Resolução nº 2.286/96, os recursos aplicados no ativo permanente,apurados de forma consolidada, estão limitados a 50% do valor do patrimônio de referênciaajustado na forma da regulamentação em vigor.

Em 30 de junho de 2018, o índice de imobilização foi de 0,00% (0,68% em 2017).