DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

51
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Transcript of DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Page 1: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASINDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Page 2: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS31 DE DEZEMBRO DE 2020COM RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE

Page 3: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

1 Mensagem da Diretoria

O ano de 2020 foi desafiador para a CENIBRA. Marcado pela pandemia da COVID-19, com impactos no País e em todo o mun-do, nossas ações se voltaram para a preservação da saúde das pessoas e a continuidade dos negócios. Foram revistos processos e implementadas mudanças na forma de trabalhar. As operações foram reduzidas ao limite máximo para atuar com segurança e ao mesmo tempo garantir o fornecimento para a cadeia de produção de produtos considerados essenciais, tais como medi-camentos, materiais de higiene e limpeza.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o ano encerrou com o atingimento de uma marca histórica, a produção de 1.273.282 toneladas de celulose, resultado da estabilidade dos ritmos de produção, pela não realização da parada geral para manutenção dos equipamentos e pelo comprometimento e empenho dos empregados na geração de valor compartilhado.

Ainda em 2020, a CENIBRA deu sequência à sua estratégia de endividamento zero e redução de custos com sólida liquidez financeira. Adicionalmente, investimos na melhoria da performance de nossas florestas, na eficiência dos processos produtivos e em recursos de tecnologia da informação para garantir nossa competitividade produtiva e gerencial.

Outra prioridade em 2020, na frente Environmental, Social and Governance (ESG), foi a manutenção dos investimentos para uma atuação responsável, no que se refere à gestão dos impactos das operações no meio ambiente, a utilização de recursos naturais e o relacionamento com as partes interessadas, principalmente, envolvendo as comunidades em que a CENIBRA está inserida. Também se intensificaram os esforços para a promoção da cultura de saúde e segurança na Empresa, o crescimento pessoal e profissional dos empregados e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho. O ano de 2020 foi marcante, ainda, com a adoção de medidas visando o aprimoramento das práticas de governança corporativa e o fortalecimento dos prin-cípios de transparência, equidade e prestação de contas. Dentre as iniciativas realizadas em 2020, merece destaque o reforço do compromisso com a ética, integridade e combate à corrupção, por meio da continuidade dos treinamentos e eventos de Compliance e a criação de um Grupo de Trabalho e a contratação de uma Consultoria Jurídica, visando mapear os principais processos que lidam com dados pessoais e implantar as ações necessárias para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - nova Lei nº 13.709/2018).

A CENIBRA superou o ano de 2020, tão histórico para todos, com a certeza de que estará ainda mais forte que antes da pande-mia da COVID-19. Agradecemos, portanto, a todos que contribuíram para os resultados da Empresa, em especial, nossos em-pregados, pelo comprometimento, atitude e resiliência diante do cenário crítico enfrentado no ano. Continuaremos integrando esforços para que a CENIBRA não pare de crescer e seja destaque no setor de papel e celulose brasileiro. Agradecemos também a confiança depositada na perpetuidade da Empresa por nossos clientes, parceiros de negócios e fornecedores.

2 Conjuntura do Mercado

2.1 Conjuntura Econômica

Em 2020, a economia mundial passou por uma mudança radical de perspectivas desde que a epidemia do novo Coronavírus, inicialmente circunscrita a uma região da China, adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. O impacto econô-mico inicial, até meados de fevereiro, ocorreu principalmente no país de origem, porém rapidamente estendeu-se aos mercados financeiros mundiais. Medidas de isolamento social ou quarentena abrangeram quase todos os países, numa escala e velocidade nunca vistas, nem mesmo em períodos de guerra. Como resultado, houve retração no Produto Interno Bruto (PIB) tanto em economias avançadas quanto em países emergentes e em desenvolvimento.

No Brasil, a necessidade de isolamento social para conter o avanço da COVID-19 fez os principais setores da economia entrarem em queda. As políticas de incentivo fiscal e preservação do emprego, adotadas pelo governo federal, garantiram algum alívio para empresas e trabalhadores que se viram, de uma hora para a outra, sem renda. Mas também provocaram uma explosão da dívida pública, elevando as preocupações com a saúde das contas e da sustentabilidade fiscal do País. E as perspectivas para o próximo ano são de recuperação lenta da economia e incertezas sobre a aprovação das reformas estruturais.

2.2 Panorama do Mercado

O mercado global de celulose, que estava se recuperando gradualmente no começo de 2020, enfraqueceu-se novamente com o efeito da pandemia da COVID-19. A rápida disseminação do vírus e as subsequentes respostas políticas mundiais provocaram as disfunções entre oferta e demanda. Tiveram, em especial, impacto sobre a demanda, uma vez que a oferta se manteve re-lativamente constante, pois a produção de celulose foi considerada atividade essencial na maioria dos países. Como resultado, iniciou-se um movimento prolongado de alta dos estoques nos portos da China, aproximando-se dos níveis recordes alcançados em 2019. Dessa forma, o preço da celulose se manteve deteriorado na maior parte de 2020, com sinalização de retomada ape-nas no fim do ano, acompanhada pelo reaquecimento econômico mundial.

Page 4: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Adicionalmente, a pandemia da COVID-19 acelerou mudanças estruturais no setor. A demanda por papel de imprimir e escre-ver, que já estava em declínio nos últimos anos, se acelerou com o movimento stay home, e com ela foi reduzida a oferta de aparas ao mercado. No entanto, o segmento de papéis sanitários foi impactado positivamente por conta do aumento da de-manda por produtos de higiene pessoal. O mercado de embalagem apresentou também um relevante aquecimento em virtude da maior demanda por produtos considerados essenciais, como os de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.

Conforme análises do setor, a demanda mundial de celulose foi surpreendentemente forte em 2020, 8,5% superior a 2019, impulsionada, principalmente, pela demanda da China nos últimos meses do ano. Dentre os principais mercados mundiais, a América do Norte cresceu 15,7%, seguida pela Ásia (excluindo Japão) 14,1%, África e Oceania 13% e América Latina com 11,1%. O Japão apresentou crescimento de 4,3% e, na Europa, houve redução de 4,0%. (Fonte: MPM Brian McClay e Pulp and Paper Products Council)

2.3 Vendas

O volume de vendas em 2020 foi de 1.273 mil toneladas, em linha com o volume orçado para o ano. As vendas no mercado externo atingiram 1.247 mil toneladas, correspondendo a 98% do total, enquanto 26 mil toneladas tiveram como destino o mercado doméstico. Apesar dos desafios intrínsecos da cadeia logística, sob a óptica de estratégia de vendas, foi possível admi-nistrar importantes volumes em mercados de melhor retorno financeiro. A CENIBRA soube gerenciar as adversidades externas e internas de maneira a garantir a qualidade do produto, manter a regularidade de fornecimento e minimizar os impactos junto aos clientes nacionais e internacionais. Quanto à distribuição de vendas para uso final, o segmento para papéis sanitários repre-sentou 54% do total das vendas no ano, seguido por papéis especiais com 35%, imprimir e escrever com 8% e embalagens com 3%.

2.4 Logística

Em 2020, o volume embarcado no Terminal Especializado de Barra do Riacho - Portocel - atingiu 5,4 milhões de toneladas de celulose. Portocel é o único terminal do Brasil especializado no embarque de celulose e responde pelo volume de aproximada-mente 39,4% da celulose exportada pelo País. O Terminal conta, atualmente, com um cais acostável de 700 metros, sendo três berços de atracação que podem operar, simultaneamente, três navios de até 213 metros cada e com capacidade de até 72 mil toneladas de embarque diário.

3 Desempenho do Negócio

3.1 Unidade de Negócio Florestal

Em 2020, o volume de madeira entregue na fábrica para a produção de celulose foi de 5,19 milhões de metros cúbicos, sendo 84% de madeira própria e 16% do Programa Fomento Florestal para Produtor Rural. A área total manejada foi de 17,4 mil hectares de florestas de eucalipto. Desse total, cerca de 9,9 mil hectares correspondem a plantio e 7,5 mil a regeneração.

O Viveiro Florestal produziu 16,3 milhões de mudas, atingindo um índice de 82,57% de enraizamento. Em 2020, foi mantida a implementação de atividades relevantes nas áreas operacionais, com vistas a melhorias dos processos florestais e redução de custos.

3.2 Unidade de Negócio Celulose

Em 2020, a produção de celulose totalizou 1.273.282 toneladas, valor acima da produção orçada, estabelecendo novo recorde de produção anual. Além desta marca, houve também o recorde de produção individual da linha de fibras 1 (662.302 tonela-das) e da linha de fibras 2 (610.980 toneladas). Esses resultados foram influenciados pela estabilidade dos ritmos de produção, pela não realização da parada geral para manutenção dos equipamentos e pelo trabalho multidisciplinar de análise de falhas conduzido pelas equipes técnicas, de manutenção e de produção.

Com relação à qualidade do produto acabado, houve atingimento de 100,89% do índice preestabelecido nos critérios da Par-ticipação nos Lucros ou Resultados (PLR). O resultado demonstrou uma evolução em relação ao ano de 2019, quando houve um atingimento de 97,4%. Além dos aspectos já destacados, foram alcançados menores consumos específicos em relação ao orçado do ano, para a madeira (intensificação do consumo de madeira descascada em razão do projeto da Linha de Picagem 7) e para o óleo combustível (elevadas eficiências das caldeiras).

3.3 Resultados Econômicos e Financeiros

A receita operacional líquida totalizou R$2.817 milhões, 8% acima da registrada em 2019, sustentada pelo aumento do volume vendido em 3% e maior câmbio médio no ano. O resultado líquido apresentou prejuízo de R$165 milhões, reflexo, principal-

Page 5: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

mente, do ajuste ao valor justo do ativo biológico e efeitos da moeda funcional. A geração de caixa (EBITDA ajustado) fechou em R$1.115 milhões, resultado 2,5% inferior ao valor de R$1.142 milhões do ano de 2019.

3.4 Gestão Financeira

A posição do caixa e equivalentes de caixa no fim do ano somavam R$417 milhões, que representam uma redução de 56% em relação ao valor verificado ao fim de 2019, em razão do pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio no valor de R$866 milhões.

3.5 Investimentos

Em 2020, os investimentos de capital da CENIBRA totalizaram R$352 milhões. Dentre os principais projetos e investimentos do ano, destacam-se:

• Investimentos na formação de florestas - processo de silvicultura;

• Renovação de equipamentos para o processo de colheita florestal;

• Construção do novo aterro industrial;

• Substituição da linha de hidrogênio;

• Substituição do Sistema de Monitoramento de Quebras na Secagem;

• Instalação de um novo tanque para armazenagem de HCL (Ácido Clorídrico);

• Modernização do Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) da Estação de Tratamento de Efluentes;

• Retrofit no sistema de Segurança do Picador de Cascas 212PD05R.

4 Governança Corporativa

O modelo de governança e as políticas adotadas impulsionam o crescimento da CENIBRA, que possui mais de 47 anos de histó-ria. Em razão de traços marcantes da sua cultura japonesa, como gestão por consenso e Compliance, a Empresa adota diretrizes e procedimentos baseados em princípios como transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas, visando disciplinar as relações entre os acionistas, diretores, administradores e as partes interessadas.

O principal órgão de governança é a Diretoria Colegiada, que é composta por cinco diretores: Diretor-Presidente, Diretor Vice--Presidente, Diretor Industrial e Técnico, Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor Comercial. A Diretoria, agindo coletiva-mente, é responsável pela administração geral da CENIBRA, com competência para examinar e deliberar sobre qualquer assunto de interesse da Empresa.

A Diretoria Colegiada conta com o suporte de sete Comitês: Comitê de Administração de Crises, Comitê de Análise de Investi-mentos, Comitê de Assistência Técnica a Clientes, Comitê de Conduta Ética, Comitê de Compliance e Gestão de Riscos, Comitê de Gestão de Pessoas e Comitê de Sustentabilidade.

Todos os membros da governança da CENIBRA atuam em aderência aos padrões legais aplicáveis e às diretrizes estabelecidas pela Empresa em suas diversas políticas, normas e procedimentos, que abrangem 100% dos empregados de suas unidades florestal, industrial e administrativa. Além do alinhamento à legislação, os padrões internos da Empresa buscam promover o respeito aos di-reitos humanos. No caso de violação às regras internas e externas, regidas pelo Código de Conduta Ética, são aplicadas orientações disciplinares ou medidas corretivas. Se necessário, essas violações são submetidas ao Comitê de Conduta Ética.

O processo de controles internos da CENIBRA é estruturado e permite a condução mais segura, adequada e eficiente do negó-cio, alinhado às regulamentações estabelecidas do setor. A Empresa recorre, periodicamente, à atualização e acompanhamento do mapeamento do plano de gestão de riscos, a auditores externos e à auditoria interna para a avaliação dos seus resultados, controles internos e de suas práticas contábeis.

Page 6: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

5 Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A CENIBRA tem destinado esforços e recursos para o desenvolvimento de estudos com foco na melhoria da performance de suas florestas, na eficiência dos processos produtivos e na produção industrial. Dentre os principais projetos realizados em 2020, destacam-se:

Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Florestal:

• Melhoramento genético: Recomendação de novos clones para plantio comercial, avanços no projeto de produção de li-nhagem semiendogâmica e instalação de experimentos com clones de DB mais baixa (430 a 470 kg/m3) para condução em rotações mais longas (9 anos);

• Solos: Instalação de experimento para avaliação do máximo potencial produtivo de povoamentos manejados no regime de talhadia e instalação de experimentos para avaliação de fertilizantes alternativos (7 novos produtos);

• Qualidade: Revisão e consolidação do sistema de monitoramento de formigas;

• Proteção florestal: Implantação do controle corretivo de formigas (repasse) nas regiões de Belo Oriente e de Ipaba e recomen-dação de dois novos herbicidas para o controle de plantas daninhas.

Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Industrial:

• Substituição parcial do hidróxido de soda por hidróxido de magnésio na branqueabilidade da polpa;

• Impacto das condições de cozimento nas propriedades físicas e refinabilidade da polpa;

• Avaliação de branqueamento em alta consistência;

• Simulação processo Kraft e oportunidades de biorrefino;

• Avaliação do impacto da variável pH dos estágios Pré-O2;

• Avaliação de polpação hibrida pinus e eucalipto.

Tecnologia da Informação:

Adicionalmente, a CENIBRA investiu em recursos de tecnologia da informação para garantir sua competitividade produtiva e gerencial e, principalmente, acelerou o seu processo de transformação digital. Dentre os principais projetos realizados no ano, destacam-se:

• Ampliação da adoção de infraestrutura digital híbrida juntamente com a adoção do teletrabalho, de forma a garantir dispo-nibilidade e eficiência no compartilhamento de dados e trabalho em rede, integrando competências, equipes e processos;

• Início do projeto de migração do sistema SAP para a versão S4 HANA, visando a otimização dos processos, simplificação da gestão e garantia de maior agilidade e segurança na tomada de decisão;

• Intensificação das melhorias nos processos florestais por meio de expansão da mobilidade na coleta das informações de qualidade das atividades de campo (viveiro de mudas, silvicultura e colheita), com a criação e revisão de formulários, e dispo-nibilização desses dados na ferramenta de Business Intelligence - Power BI, otimizando a rotina de trabalho, aprimorando a dinâmica das atividades e facilitando a gestão;

• Adoção do processo de Assinatura Digital Eletrônica, por meio de uma plataforma que reúne diversos serviços de formaliza-ção digital;

• Criação do Portal Produtor Rural: Canal de comunicação que tem como objetivo fortalecer o sistema integrado de produção por meio do Programa Fomento Florestal para Produtor Rural;

• Adoção de Sistema de Gestão de Ouvidoria Fale Conosco: Desenvolvimento de solução de software na nuvem para geren-ciamento das manifestações recebidas pela Empresa em único local, proporcionando mais transparência e confiabilidade dos dados. Este sistema permite ao público externo cadastrar e consultar as suas manifestações em tempo real e interagir com os responsáveis pelo sistema;

Page 7: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

• Expansão e reestruturação da Rede Wireless, possibilitando atender as novas demandas de mobilidade e Internet of Things (IoT), como também otimizar as soluções existentes.

6 Gestão da Sustentabilidade

A produção de celulose pela CENIBRA é parte de uma cadeia produtiva que se inicia nas plantações de eucalipto e se estende até os consumidores finais, na forma de vários produtos que são fundamentais para a higiene, saúde e educação.

Os processos produtivos são complexos e envolvem o relacionamento com diversas comunidades de atuação, além do uso de recursos naturais. O grande desafio para a Empresa é alinhar o crescimento e desenvolvimento dos negócios com a proteção do meio ambiente e a promoção da prosperidade social.

Neste contexto, a CENIBRA implementou, ao longo dos últimos anos, o conceito de que os fatores econômicos, sociais e am-bientais são perfeitamente complementares e estão diretamente interligados, e que só se alcançam resultados positivos quando se incorporam na estratégia, além da perspectiva econômico-financeira, outros aspectos importantes na viabilização de um crescimento sustentável, como sociedade e meio ambiente.

Para isso, foram desenvolvidos uma metodologia que contempla a criação do Índice de Sustentabilidade CENIBRA (ISC) e o seu desdobramento em quatro Dimensões de Sustentabilidade: Econômica, Social, Ambiental e Institucional. Nestas dimensões fo-ram agregados 29 indicadores, cujos pesos e resultados formam o ISC. Todas as metas e projetos da CENIBRA estão alinhados com o ISC de forma que as ações, recursos e pessoas possam dar materialidade à Diretriz Corporativa “Criar Valor Sustentável” e aos quatro Objetivos Corporativos:

• Aumento de rentabilidade;

• Promoção de um meio social mais justo e igualitário;

• Uso eficiente dos recursos naturais;

• Fortalecimento da cultura do desenvolvimento sustentável.

A CENIBRA publica anualmente o Relatório de Sustentabilidade, adotando a metodologia e diretrizes da Global Reporting Ini-tiative, o qual se encontra disponível no website da Empresa (www.cenibra.com.br).

7 Desenvolvimento Local e Comunidades

A CENIBRA está presente em 54 municípios no estado de Minas Gerais e tem a consciência da influência de suas atividades nas comunidades locais. A presença das operações da Empresa gera inúmeras oportunidades para o desenvolvimento socioe-conômico local, com geração de emprego e renda, capacitação profissional, além de apoio ou desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte e outros. Com este foco, a Empresa, por meio do Instituto CENIBRA, realiza o Investimento Social Corporativo de modo a gerar valor para todos os envolvidos, abrangendo a iniciativa privada, pública e sociedade civil.

Em 2020, o novo cenário apresentado pela pandemia da COVID-19 exigiu reflexões e adaptações estratégicas para permitir que os investimentos sociais da CENIBRA continuassem beneficiando as comunidades da área de atuação da Empresa. Uma nova forma de se relacionar com as pessoas veio à tona, na qual as tecnologias de comunicação digital foram amplamente utilizadas, como videoconferências, cursos on-line e e-books.

Em razão do distanciamento social, o Projeto de Incentivo à Leitura Família que Lê, que promove encontros com familiares e profissionais da educação, foi readequado por meio de contatos virtuais com os profissionais da educação das cidades contem-pladas com a iniciativa. O Projeto disponibilizou, gratuitamente, a versão on-line do livro, distribuído para os estudantes.

As atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) foram repensadas para ocorrer de forma on-line, por meio de um Am-biente Virtual de Aprendizagem (AVA), que proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender em casa os conteúdos educativos ofertados, como videoaulas interativas, oficinas sustentáveis, jogos ecopedagógicos, quiz e mentorias. Uma live foi realizada para apresentar a nova plataforma às comunidades.

Já os projetos que mantiveram as atividades presenciais, como o Hand-7, adotaram todas as medidas necessárias para que a prática do esporte fosse realizada de maneira saudável e segura. Aferição de temperaturas, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel fizeram parte da rotina dos alunos, pais e professores.

Page 8: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

No ano de 2020, também foram destaque a finalização das obras no Complexo Cultural do Parque Multifuncional, localizado no distrito de Cachoeira Escura, no município de Belo Oriente, e a inauguração de três novos ambientes à disposição do públi-co: Anfiteatro, Galeria de Artes e Biblioteca. Desta forma, o Parque Multifuncional ampliará as possibilidades de realização de atividades culturais e educacionais, como apresentações teatrais em arena, exposição de artes de grupos regionais, incentivo ao estudo de obras literárias e oficinas recreativas com escolas locais.

Na pandemia, a Empresa aliou-se ao poder público e atuou em favor de toda a comunidade de seu entorno, sendo uma grande parceira de iniciativas que beneficiaram centenas de milhares de pessoas nos municípios da área de atuação. Dentre as ações, destacam-se as doações de álcool em gel, máscaras, itens de limpeza e pulverizadores para desinfecção de hospitais e prefeitu-ras e a divulgação de campanhas educativas nas redes sociais.

8 Pessoas

Em 2020, com a pandemia da COVID-19, a CENIBRA precisou não apenas adaptar o seu modelo de trabalho, mas também desenvolver mecanismos para cuidar da saúde física e mental de seus empregados e familiares. Nesse processo, foram imple-mentadas várias ações; e dentre elas mencionamos: adequações nas operações visando a prevenção, controle e mitigação dos riscos de contágio e proliferação do vírus nos ambientes de trabalho; criação e fortalecimento dos veículos de comunicação corporativa (site COVID-19 e Matéria-Prima); realização de lives e vídeos motivacionais e orientativos e a intensificação do uso de ferramentas digitais nos processos, com a maior realização de reuniões virtuais, compartilhamento de dados na nuvem e comunicação digital.

Outra importante ação foi a implementação da modalidade de trabalho remoto (Home Office), que já era um projeto a ser implementado no futuro, mas que foi adiantado e redefinido pela pandemia. A prática demonstrou benefícios tanto para a Em-presa quanto para os empregados. Sob a ótica da Empresa, a nova modalidade de trabalho permitiu uma maior flexibilização, o que gerou maior produtividade e qualidade nas atividades. Já sob a ótica dos empregados, a comodidade e a qualidade de vida (tempo economizado e revertido em momentos com a família, estudos e cuidados com a saúde) foram os principais benefícios identificados. Com tantos desafios em 2020, a pandemia trouxe para a área de gestão de pessoas um aprendizado rápido, que atitudes como adaptabilidade, agilidade e simplificação são fundamentais para o alcance de resultados positivos.

8.1 Capacitação e Desenvolvimento

Os níveis crescentes de eficiência alcançados pela CENIBRA são frutos da capacitação constante e da alta qualidade de seus em-pregados. Os catalizadores desse processo são os programas “Gestão Estratégica de Pessoas” e “Desenvolvimento Gerencial”. O Programa Gestão Estratégica de Pessoas visa oferecer oportunidades de crescimento e promover o gerenciamento de talentos para assumir posições gerenciais e estratégicas, garantindo a sustentabilidade dos negócios, e o Programa Desenvolvimento Gerencial visa aumentar o nível de engajamento das equipes por meio da ampliação do autoconhecimento dos líderes, bem como o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes para liderar.

Como destaque em 2020, foi implantada a Universidade Corporativa CENIBRA (UCC), cujo objetivo é aliar o desenvolvimento e aprendizado de cada empregado com os Objetivos e a Estratégia da Empresa, garantindo assim a evolução e o crescimento do negócio.

8.2 Saúde e Segurança

A CENIBRA, comprometida com a segurança e a saúde dos empregados, próprios e de prestadores de serviços, desenvolve e implementa ferramentas e ações de segurança e saúde alinhadas com as melhores práticas de mercado, que direcionam para a prevenção de incidentes e doenças ocupacionais. Essas ações fortalecem o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacio-nal, o alinhamento à Norma OHSAS 18.001 e às certificações de manejo florestal sustentável. Além disso, a CENIBRA concede aos empregados um amplo atendimento de benefício à saúde, extensivo aos seus dependentes legais. Esse benefício contempla o acesso às especialidades médica, odontológica, farmacêutica e hospitalar. A CENIBRA conta atualmente com 11.940 vidas no benefício saúde e mantém convênio com 495 prestadores de serviços de sua região de atuação.

8.3 Programa Qualidade de Vida - Vivendo Melhor

Em 2020, a CENIBRA deu sequência ao Programa que tem por objetivo promover o desenvolvimento de projetos educativos e preventivos, visando a valorização e o desenvolvimento do ser humano e a melhoria contínua da qualidade de vida dos empre-gados, familiares, comunidades e parceiros. Em razão da pandemia da COVID-19, a maioria dos projetos foi realizada de forma on-line, e dentre os principais destacaram-se o Projeto Cegonha (encontros de empregados e esposas gestantes com palestras que abordam temas relativos à gestação, ao parto e cuidados com o bebê) e o Projeto Viva Vida (planejamento da aposenta-doria pelos empregados).

Page 9: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

8.4 Remuneração e Benefícios

A gestão salarial da CENIBRA se baseia nas práticas e pesquisas de mercado realizadas anualmente pelo Grupo de Recursos Humanos das empresas do setor. Além da remuneração fixa, a Empresa mantém programas de incentivo em virtude da supe-ração de metas estabelecidas, como a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Para assegurar o aumento da qualidade de vida dos empregados, a CENIBRA oferece benefícios adicionais, como kit escolar, auxílio-creche, brinquedos e cestas de Natal, alimentação em restaurante próprio, transporte, reembolso escolar e plano de previdência privada.

9 Fornecedores

A CENIBRA tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. A Empresa trabalha para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo. Nesse sentido, incentiva seus fornecedores a praticar a sustentabilidade e o compliance, e a disseminar informações e conhecimentos sobre os temas entre todos que integram sua cadeia de valor.

Visando contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores na região, a CENIBRA apoia o Proje-to Encadeamento Produtivo em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que busca desenvolver e aprimorar a competência das empresas de pequeno porte, para que elas tenham condições de realizar as próprias mudanças e adicionar maior valor aos negócios, aumentando assim a sua produtividade e a competitividade.

É uma prática constante na CENIBRA a valorização de empresas que estão dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas. Durante o ano de 2020, o percentual total de aquisições e contratações realizadas dentro do Estado de Minas Gerais ficou acima de 75%, demonstrando o comprometi-mento da Empresa em fomentar a economia local.

Ainda em 2020, diante da pandemia da COVID-19, a CENIBRA implementou diversas medidas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão nos ambientes de trabalho, que foram também adotadas por todos os fornecedores que adentraram as dependências da Empresa.

9.1 Práticas de Avaliação e Seleção

Com o objetivo de desenvolver e qualificar seus fornecedores, a CENIBRA estabelece uma série de medidas que regularizam o processo, de forma a minimizar custos, aumentar a confiança dos usuários, melhorar a qualidade e a segurança e reduzir os riscos de atendimento inadequado. Dentre as medidas, destacam-se a qualificação e a avaliação de fornecedores. A qualifica-ção tem por objetivo evidenciar a conformidade do fornecedor com os requisitos de qualidade e meio ambiente exigidos pela CENIBRA, abrangendo os aspectos legais, de regularidade fiscal, tributária e trabalhista, além de sua capacidade econômico--financeira e técnica. O processo de qualificação visa habilitar a empresa para participar de concorrências para contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais, e assegurar a sua permanência no cadastro. A qualificação é realizada tanto para novos fornecedores quanto para aqueles que já possuem fornecimentos acordados com a CENIBRA. Em 2020, foram man-tidos mais de 86% dos fornecedores com contratos estratégicos vigentes devidamente qualificados de acordo com a legislação do segmento de atuação.

Adicionalmente, a avaliação de fornecedores é realizada trimestralmente pelos administradores de contrato e analistas de compras, contemplando critérios como: atendimento a requisitos contratuais, qualidade do serviço prestado, cumprimento de prazos, entrega de relatórios e documentação e fornecimento de pessoal qualificado, equipamentos e materiais diversos.

Page 10: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

ÍNDICE

Relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas ________________ 11

Balanços patrimoniais ________________________________________________________________________________ 13Demonstrações dos resultados _________________________________________________________________________ 15Demonstrações dos resultados abrangentes______________________________________________________________ 16Demonstrações das mutações do patrimônio líquido ______________________________________________________ 17Demonstrações dos fluxos de caixa _____________________________________________________________________ 18Notas explicativas às Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas ___________________________________ 19

1. Contexto operacional ______________________________________________________________________________ 192. Base de preparação e apresentação das Demonstrações Financeiras _______________________________________ 19

a. Declaração de conformidade _____________________________________________________________________ 19b. Base de elaboração _____________________________________________________________________________ 19c. Moeda funcional e conversão das Demonstrações Financeiras _________________________________________ 20d. Caixa e equivalentes de caixa _____________________________________________________________________ 20e. Ativos e passivos financeiros______________________________________________________________________ 20f. Estoques ______________________________________________________________________________________ 21g. Imobilizado ____________________________________________________________________________________ 21h. Intangível _____________________________________________________________________________________ 21i. Ativos biológicos _______________________________________________________________________________ 21j. Perda por redução ao valor recuperável de ativos não financeiros_______________________________________ 22k. Ativos mantidos para venda ______________________________________________________________________ 22l. Impostos ______________________________________________________________________________________ 22m. Dividendos e juros sobre capital próprio ____________________________________________________________ 23n. Reconhecimento de receita ______________________________________________________________________ 23o. Benefícios de aposentadoria ______________________________________________________________________ 23p. Pronunciamentos emitidos, mas que não estavam em vigor em 31 de dezembro de 2020 __________________ 23q. Reapresentação de valores comparativos ___________________________________________________________ 23r. Pandemia COVID-19 ____________________________________________________________________________ 24s. Transações não caixa ____________________________________________________________________________ 24t. Adiantamentos aos fomentados __________________________________________________________________ 24

3. Uso de estimativas ________________________________________________________________________________ 244. Consolidação ____________________________________________________________________________________ 255. Caixa e equivalentes de caixa _______________________________________________________________________ 266. Contas a receber _________________________________________________________________________________ 267. Estoques ________________________________________________________________________________________ 278. Impostos a recuperar ______________________________________________________________________________ 279. Saldos e transações com partes relacionadas __________________________________________________________ 2810. Investimentos ___________________________________________________________________________________ 3011. Intangível _______________________________________________________________________________________ 3212. Imobilizado _____________________________________________________________________________________ 3313. Ativos biológicos _________________________________________________________________________________ 3514. Fornecedores ____________________________________________________________________________________ 3615. Impostos a recolher ______________________________________________________________________________ 3716. Imposto de renda e contribuição social ______________________________________________________________ 3717. Provisão para riscos _______________________________________________________________________________ 3918. Patrimônio líquido ________________________________________________________________________________ 4219. Dividendos e juros sobre capital próprio _____________________________________________________________ 4320. Receita _________________________________________________________________________________________ 4321. Despesas por natureza ____________________________________________________________________________ 4422. Resultado financeiro _____________________________________________________________________________ 4523. Planos de previdência e outros benefícios ____________________________________________________________ 4524. Gestão de risco financeiro _________________________________________________________________________ 4625. Cobertura de seguros _____________________________________________________________________________ 4826. Compromissos de longo prazo _____________________________________________________________________ 4827. Eventos subsequentes ____________________________________________________________________________ 48

Page 11: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

11Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Aos Administradores e Acionistas daCelulose Nipo-Brasileira S.A. – “CENIBRA”

OPINIÃO

Examinamos as demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA (“Compa-nhia”), identificadas como controladora e consolidado, respectivamente, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2020 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras individuais e consolidadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, individual e consolidada, da Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA em 31 de dezembro de 2020, o desempenho individual e consolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

BASE PARA OPINIÃO

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras individuais e consolidadas”. Somos independentes em relação à Companhia e suas controladas, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

ÊNFASE

Transações relevantes realizadas entre a Companhia e suas partes relacionadas

Chamamos a atenção para a nota explicativa nº 9 às demonstrações financeiras individuais e consolidadas, a qual demonstra que parte substancial do saldo de contas a receber, individual e consolidado, em 31 de dezembro 2020, e dos valores da receita líquida de vendas, individuais e consolidadas, para o exercício findo nessa data decorrem de transações entre a Companhia e suas partes relacionadas. Essas demonstrações financeiras individuais e consolidadas devem ser lidas considerando esse contex-to. Nossa opinião não contém ressalva relacionada a esse assunto.

OUTROS ASSUNTOS

Valores correspondentes

As demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – CENIBRA para o exercício findo em 31 de dezembro de 2019, apresentadas para fins de comparação, foram examinadas por outro auditor independente, que emitiu relatório do auditor em 18 de março de 2020, sem modificação de opinião.

RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PELAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

A Administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras individuais e consoli-dadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Page 12: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

12Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Na elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas, a Administração é responsável pela avaliação da capa-cidade de a Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras, a não ser que a Administração pretenda liquidar a Companhia e suas controladas ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela Administração da Companhia e suas controladas são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.

RESPONSABILIDADES DO AUDITOR PELA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras individuais e consolidadas, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

Como parte de uma auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamen-to profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras individuais e consolidadas, indepen-dentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais;

• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Companhia e suas controladas;

• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela Administração;

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela Administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dú-vida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Companhia e suas controladas. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar a atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações financeiras individuais e consolidadas ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Companhia e suas controladas a não mais se manter em continuidade operacional;

• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras, inclusive as divulgações e se as demonstrações financeiras individuais e consolidadas representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada;

• Obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente referente às informações financeiras das entidades ou atividades de negócio do Grupo para expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras consolidadas. Somos responsáveis pela direção, pela supervisão e pelo desempenho da auditoria do Grupo e, consequentemente, pela opinião de auditoria.

Comunicamo-nos com a Administração a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Belo Horizonte, 26 de abril de 2021.

DELOITTE TOUCHE TOHMATSU Auditores IndependentesCRC nº 2 SP 011609/O-8 “F” MG

Manoel P. da SilvaContador CRC nº 1 SP 205664/O-2 “T” MG

Page 13: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

13Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

BALANÇOS PATRIMONIAIS - 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS)

Controladora Consolidado

Notas 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Ativos

Circulantes

Caixa e equivalentes de caixa 5 200.000 99.874 417.208 944.437

Contas a receber 6 1.023.692 1.189.530 574.215 187.567

Estoques 7 367.633 352.244 489.713 489.453

Impostos a recuperar 8 121.396 139.128 121.867 139.303

Ativos mantidos para venda 558 570 905 707

Outros ativos circulantes 21.306 20.028 24.703 23.666

1.734.585 1.801.374 1.628.611 1.785.133

Não circulantes

Precatório e outras contas a receber 48.852 63.680 48.852 63.680

Impostos a recuperar 8 235.977 227.885 235.977 227.885

Direitos de uso arrendamento 10.820 16.278 10.820 16.278

Outros ativos não circulantes 12.325 13.184 12.712 13.184

Adiantamentos de fomento 116.765 102.302 116.765 102.302

424.739 423.329 425.126 423.329

Ativos biológicos 13 1.478.707 1.531.168 1.478.707 1.531.168

Investimentos 10 206.404 153.228 179.492 133.514

Intangível 11 8.363 7.329 8.397 7.571

Imobilizado 12 2.830.135 2.262.611 2.847.625 2.275.506

4.523.609 3.954.336 4.514.221 3.947.759

Total dos ativos 6.682.933 6.179.039 6.567.958 6.156.221

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

Page 14: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

14Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Controladora Consolidado

Passivo e Patrimônio Líquido Notas 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Circulantes

Fornecedores 14 141.525 200.404 150.487 201.614

Salários, provisões e encargos sociais 53.077 61.776 57.627 65.553

Impostos a recolher 15 196.615 125.513 197.897 127.093

Juros sobre capital próprio a pagar 19 33.522 159.047 33.522 159.047

Passivo de arrendamentos 2.117 3.587 2.117 3.587

Outros passivos circulantes 19.843 18.560 20.957 20.350

446.699 568.887 462.607 577.244

Não circulantes

Imposto de renda e contribuição social diferidos

16 777.544 644.904 777.376 644.348

Provisão para riscos 17 10.512 18.684 11.055 19.817

Provisões para perdas com investimentos e lucros a realizar

10 131.258 31.752 - -

Passivo de arrendamentos 9.025 12.687 9.025 12.687

Outros passivos não circulantes 423 1.114 423 1.114

928.762 709.141 797.879 677.966

Patrimônio líquido 18

Capital social 185.448 185.448 185.448 185.448

Reservas de capital 44.042 44.060 44.042 44.060

Reserva de lucros 2.127.212 3.072.776 2.127.212 3.072.776

Ajustes de avaliação patrimonial 2.950.770 1.598.727 2.950.770 1.598.727

Total do patrimônio líquido 5.307.472 4.901.011 5.307.472 4.901.011

Total dos passivos e patrimônio líquido 6.682.933 6.179.039 6.567.958 6.156.221

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

Page 15: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

15Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS - EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS)

Controladora Consolidado

Notas 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Receita operacional líquida 20 2.764.578 2.429.748 2.817.469 2.610.689

Custo dos produtos vendidos 21 (1.699.956) (1.507.574) (1.752.749) (1.527.436)

Lucro bruto 1.064.622 922.174 1.064.720 1.083.253

Despesas com vendas 21 (243.680) (207.798) (338.855) (271.933)

Despesas gerais e administrativas 21 (122.094) (136.434) (122.269) (137.428)

Resultado de participações em controladas e controlada em conjunto

10 (83.118) 122.014 9.775 2.998

Outras receitas (despesas) operacionais, líquidas 21 (372.798) 136.150 (374.360) 150.978

Lucro operacional 242.932 836.106 239.011 827.868

Receitas financeiras 22 3.443 10.215 9.745 23.377

Despesas financeiras 22 (23.277) (2.707) (23.403) (2.889)

Ganho (perda) líquido (a) na conversão de itens monetários

22 (8.043) (14.563) (7.343) (16.751)

Resultado financeiro (27.877) (7.055) (21.001) 3.737

Lucro antes do imposto de renda e da contribuição social

215.055 829.051 218.010 831.605

Imposto de renda e contribuição social: 16

Corrente (395.996) (225.737) (398.563) (228.823)

Diferido 16.257 (50.464) 15.869 (49.932)

(379.739) (276.201) (382.694) (278.755)

Lucro líquido (prejuízo) do exercício (164.684) 552.850 (164.684) 552.850

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

Page 16: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

16Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Os itens nas demonstrações dos resultados abrangentes são apresentados líquidos de impostos.

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS ABRANGENTES - EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS)

Controladora e Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Lucro líquido (prejuízo) do exercício (164.684) 552.850

Outros componentes do resultado abrangente

Conversões de moeda funcional 1.352.043 188.261

Total do resultado abrangente do exercício 1.187.359 741.111

Page 17: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS)

Reservas de capital Reservas de lucros

Capitalsocial

Correção monetária

especialLei 8.200/91

Paraaumento

de capitalIncentivos

fiscais Legal Estatutária Especial

Ajustes de avaliação

patrimonialLucros

acumulados Total

Em 31 de dezembro de 2018 185.448 12.785 26.518 4.775 37.090 2.556.887 107.699 1.410.466 - 4.341.668

Lucro líquido do exercício - - - - - - - - 552.850 552.850

Ajustes de conversão, líquido de impostos - - - - - - - 188.261 - 188.261

Total do resultado abrangente do exercício - - - - - - - 188.261 552.850 741.111

Distribuição do resultado do exercício:

Juros sobre capital próprio AGE de 31 de março de 2019 (R$0,27 por ação)

- - - - - - - - (50.211) (50.211)

Juros sobre capital próprio AGE de 30 de junho de 2019 (R$0,25 por ação)

- - - - - - - - (45.602) (45.602)

Juros sobre capital próprio AGE de 30 de setembro de 2019 (R$0,24 por ação)

- - - - - - - - (44.056) (44.056)

Juros sobre capital próprio AGE de 31 de dezembro de 2019 (R$0,22 por ação)

- - - - - - - - (41.899) (41.899)

Reserva de lucro a realizar - ativos biológicos - - - - - (61.090) 61.090 - - -

Transferência para reserva estatutária - (18) - - - 371.100 - - (371.082) -

Em 31 de dezembro de 2019 185.448 12.767 26.518 4.775 37.090 2.866.897 168.789 1.598.727 - 4.901.011

Prejuízo do exercício - - - - - - - - (164.684) (164.684)

Ajustes de conversão, líquidos de impostos - - - - - - - 1.352.043 - 1.352.043

Total do resultado abrangente do exercício - - - - - - - 1.352.043 (164.684) 1.187.359

Distribuição do resultado do exercício:

Juros sobre capital próprio AGE de 31 de março de 2020 (R$0,22 por ação)

- - - - - (41.243) - - - (41.243)

Juros sobre capital próprio AGE de 30 de junho de 2020 (R$0,22 por ação)

- - - - - (40.549) - - - (40.549)

Juros sobre capital próprio AGE de 30 de setembro de 2020 (R$0,22 por ação)

- - - - - (40.796) - - - (40.796)

Juros sobre capital próprio AGE de 31 de dezembro de 2020 (R$0,21 por ação)

(38.310) (38.310)

Dividendos AGE de 15 de abril de 2020 - - - - - (320.000) - - - (320.000)

Dividendos AGE de 14 de agosto de 2020 - - - - - (300.000) - - - (300.000)

Reserva de lucro a realizar - ativos biológicos - - - - - 234.402 (234.402) - - -

Transferência para reserva estatutária - (18) - - - (164.666) - - 164.684 -

Em 31 de dezembro de 2020 185.448 12.749 26.518 4.775 37.090 2.155.735 (65.613) 2.950.770 - 5.307.472

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

17Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Page 18: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

18Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS)

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Fluxos de caixa das atividades operacionais

Lucro líquido (prejuízo) do exercício (164.684) 552.850 (164.684) 552.850

Ajustes para conciliar o lucro líquido (prejuízo) do exercício com o caixa gerado pelas atividades operacionais:

Depreciação e amortização 205.140 150.603 207.582 152.830

Exaustão de ativos biológicos 163.634 294.674 163.634 294.674

Depreciação de arrendamento mercantil operacional 3.815 4.086 3.815 4.086

Variação de valor justo - ativos biológicos 351.064 (125.772) 351.064 (125.772)

Efeito moeda funcional - custo dos produtos vendidos 298.492 160.312 298.492 160.312

Resultado de participações em controladas e controlada em conjunto

83.118 (122.014) (9.775) (2.998)

Ganho (perda) na venda de ativo imobilizado (535) 386 (302) 432

Encargos financeiros sobre arrendamentos e obrigações fiscais 826 1.076 826 1.076

Provisões 52.336 (6.996) 52.347 (5.799)

Imposto de renda e contribuição social diferidos (16.257) 50.464 (15.869) 49.932

Variação cambial 8.043 14.563 7.343 16.751

984.992 974.232 894.473 1.098.374

Redução (aumento) nos ativos operacionais:

Contas a receber 482.744 (287.104) (68.434) 290.605

Estoques 3.628 (82.964) 18.757 (70.054)

Impostos a recuperar (36.137) (117.910) (36.433) (117.554)

Créditos diversos (96.953) (59.927) (101.312) (75.467)

353.282 (547.905) (187.422) 27.530

Aumento (redução) nos passivos operacionais:

Fornecedores (61.048) 45.817 (54.352) 19.374

Impostos a recolher 296.879 200.897 299.624 202.355

Salários, provisões e encargos sociais (8.699) (9.916) (7.926) (9.119)

Outras obrigações e contas a pagar 2.321 (3.230) 2.528 (3.768)

Caixa gerado pelas atividades operacionais 229.453 233.568 239.874 208.842

Imposto de renda e contribuição social pagos (243.923) (385.685) (246.952) (386.871)

Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais 1.323.804 274.210 699.973 947.875

Fluxo de caixa das atividades de investimento:

Aquisição de imobilizado, intangível e ativo biológico (348.955) (548.425) (352.126) (552.287)

Recebimento pela venda de ativo imobilizado 1.489 547 1.489 563

Recebimento de dividendos 712 6.729 712 6.729

Caixa líquido aplicado nas atividades de investimento (346.754) (541.149) (349.925) (544.995)

Fluxo de caixa das atividades de financiamento:

Pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio (886.310) (136.496) (886.310) (136.496)

Pagamento de passivo de arrendamento (4.315) (5.166) (4.315) (5.166)

Caixa líquido aplicado nas atividades de financiamento (890.625) (141.662) (890.625) (141.662)

Aumento (redução) líquido (a) do saldo de caixa e equivalentes de caixa

86.425 (408.601) (540.577) 261.218

Ajuste de conversão de caixa e equivalentes de caixa 13.701 (6.990) 13.348 (8.800)

Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício 99.874 515.465 944.437 692.019

Caixa e equivalentes de caixa no fim do exercício 200.000 99.874 417.208 944.437

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas.

18Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Page 19: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

19Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

1 Contexto operacional

A Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA (“Companhia” ou “CENIBRA”) tem como atividade preponderante a fabrica-ção de celulose, com a utilização de madeira de eucalipto colhida de florestas próprias e madeiras adquiridas de terceiros. A CENIBRA está domiciliada no Brasil e sua sede está localizada em Belo Oriente, Minas Gerais. A Companhia possui como controladora a Oji Holdings, localizada no Japão.

Com o objetivo de apoiar a exportação de seus produtos, foram constituídas as controladas Cenibra Internacional - Serviços e Comércio (Sociedade Unipessoal) Lda., com sede na Ilha da Madeira, Cenibra Trading Ltd., sediada nas Ilhas Cayman, e Cenibra Inc., sediada nos Estados Unidos da América.

A Companhia, com o intuito de aperfeiçoar a logística da planta industrial, constituiu a Cenibra Logística Ltda. A Com-panhia também participa com 49% do capital do Terminal Especializado de Barra do Riacho S.A. (“Portocel”). A Suzano S.A. participa com 51% do capital da Portocel.

Com exceção do investimento na Portocel, que é contabilizado pelo método de equivalência patrimonial, todas as inves-tidas são consolidadas e os critérios de consolidação estão descritos na Nota 4.

As Demonstrações Financeiras individuais e consolidadas foram aprovadas em 26 de abril de 2021 e autorizadas para divulgação pelos diretores da Companhia.

Em relação às suas operações, a rentabilidade e a viabilidade de longo prazo da Companhia dependem, em grande medida, do preço de mercado do produto comercializado. Flutuações no preço de mercado da celulose podem afetar adversamente as operações e levar a perdas. O preço da celulose pode ser afetado por diversos fatores, que estão além do controle da Companhia, incluindo, mas não se limitando a, oferta e demanda, padrões de consumo, fatores macroe-conômicos (juros, câmbio e inflação), condições bancárias e políticas.

2 Base de preparação e apresentação das demonstrações financeiras

As principais políticas contábeis adotadas pela Companhia e suas controladas na preparação das Demonstrações Finan-ceiras são descritas como segue:

a) Declaração de conformidade

As Demonstrações Financeiras individuais da CENIBRA, aqui apresentadas sob o título de Controladora, e as De-monstrações Financeiras consolidadas, aqui apresentadas sob o título de Consolidado, foram elaboradas em confor-midade com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

As práticas contábeis adotadas no Brasil compreendem aquelas incluídas na legislação societária brasileira e os pronunciamentos, as orientações e as interpretações técnicas emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Adicionalmente, a Companhia considerou as orientações emanadas da Orientação Técnica OCPC07 na preparação das suas Demonstrações Financeiras. Dessa forma, as informações relevantes próprias das Demonstrações Financei-ras estão sendo evidenciadas e correspondem às utilizadas pela Administração na sua gestão.

b) Base de elaboração

As Demonstrações Financeiras da Companhia foram elaboradas com base no custo histórico como base de valor, exceto pelos ativos biológicos mensurados ao valor justo no final de cada data de relatório, conforme descrito nas práticas contábeis a seguir. O custo histórico geralmente é baseado no valor justo das contraprestações pagas ou recebidas em troca de ativos ou passivos na data da transação.

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS - 31 DE DEZEMBRO DE 2020(EM MILHARES DE REAIS, EXCETO QUANDO INDICADO DE OUTRA FORMA)

Page 20: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

20Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

c) Moeda funcional e conversão das demonstrações financeiras

i) Moeda funcional

As Demonstrações Financeiras foram preparadas em Dólares norte-americanos (US$), que são a moeda funcional da Companhia, e foram convertidas para Reais (R$), que são a moeda de apresentação.

ii) Moeda de apresentação

O resultado e os balanços patrimoniais da Companhia e das controladas no exterior foram convertidos da moeda funcional para a moeda de apresentação, reais, por meio dos seguintes procedimentos:

• Ativos e passivos para cada balanço patrimonial apresentado são convertidos utilizando-se a taxa de fechamento na data do respectivo balanço;

• Receitas e despesas para cada demonstração do resultado abrangente ou demonstração do resultado apresen-tada são convertidas pelas taxas de câmbio vigentes nas datas de ocorrência das transações e médias mensais nessas datas no caso de depreciação e exaustão.

As variações cambiais resultantes dos itens acima foram reconhecidas em conta específica no patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial.

d) Caixa e equivalentes de caixa

Estão representados por contas bancárias disponíveis e também compreendem numerário em espécie. As aplicações financeiras são investimentos de curto prazo, com alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor justo.

e) Ativos e passivos financeiros

A Companhia classifica seus ativos financeiros, no reconhecimento inicial, sob as seguintes categorias: Custo amor-tizado, Valor justo por meio do resultado e Valor justo por meio dos outros resultados abrangentes. A classificação depende da finalidade para a qual os ativos financeiros foram adquiridos. A Companhia não opera nos mercados de derivativos.

Ativos financeiros ao custo amortizado

São classificados como ativos financeiros, os ativos mantidos para receber os fluxos de caixa contratuais nas datas específicas, de acordo com o modelo de negócios da Companhia.

Ativos financeiros ao Valor justo por meio do resultado

Os ativos financeiros classificados como Valor justo por meio do resultado são os que não possuem definição es-pecífica quanto à manutenção para receber os fluxos de caixa contratuais nas datas específicas ou para realizar a venda desses ativos no modelo de negócios da Companhia.

Redução ao valor recuperável de ativos financeiros

As perdas por redução ao valor recuperável são reconhecidas se, e apenas se, houver evidência objetiva da redução ao valor recuperável do ativo financeiro como resultado de um ou mais eventos que tenham ocorrido após seu reconhecimento inicial, com impacto nos fluxos de caixa futuros estimados desse ativo.

Baixa de ativos financeiros

A Companhia baixa um ativo financeiro apenas quando os direitos contratuais aos fluxos de caixa provenientes desse ativo expiram. Na baixa de um ativo financeiro em sua totalidade, a diferença entre o valor contábil do ativo baixado e a contrapartida recebida é reconhecida no resultado.

Passivos financeiros

Passivos financeiros são inicialmente reconhecidos a Valor justo e, no caso de existência de empréstimos e finan-ciamentos, são acrescidos do custo da transação diretamente relacionado. A Companhia determina a classificação dos seus passivos financeiros no momento do seu reconhecimento inicial.

Page 21: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

21Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Os passivos financeiros incluem contas a pagar a fornecedores, outras contas a pagar e contratos de garantia fi-nanceira. A Companhia não possui instrumentos financeiros derivativos que sejam designados como instrumentos de hedge efetivos.

Um passivo financeiro é baixado quando a obrigação for paga, revogada, cancelada ou expirar.

Ativos e passivos financeiros são apresentados líquidos no balanço patrimonial se, e somente se, houver um direito legal corrente e executável de compensar os montantes reconhecidos e se houver a intenção de compensação, ou de realizar o ativo e liquidar o passivo simultaneamente.

f) Estoques

Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, líquido dos impostos compensáveis quando aplicáveis, sendo inferior aos valores de realização, líquidos dos custos de venda.

Os estoques de produtos acabados e em elaboração são valorizados pelo custo das matérias-primas processadas, mão de obra direta e outros custos de produção e estão avaliados pelo custo médio.

Quando necessário, os estoques são deduzidos de provisão para perdas, constituída de desvalorização de estoques por obsolescência de produtos e perdas de inventário físico.

g) Imobilizado

Está demonstrado ao valor de custo, deduzido de depreciação acumulada. A depreciação é calculada pelo método linear considerando as taxas descritas na Nota 12.

Um item do imobilizado é baixado após alienação ou quando não há benefícios econômicos futuros resultantes do uso contínuo do ativo. Quaisquer ganhos ou perdas na venda ou baixa de um item do imobilizado são determinados pela diferença entre os valores recebidos na venda e o valor contábil do ativo e são reconhecidos no resultado.

Os gastos com manutenção dos ativos da Companhia são alocados diretamente aos custos da referida atividade conforme são efetivamente realizados.

Os encargos financeiros de empréstimos e financiamentos são capitalizados no ativo imobilizado, quando incorridos sobre imobilizações em andamento, se aplicáveis.

h) Intangível

Ativos intangíveis adquiridos separadamente são mensurados ao custo no momento de seu reconhecimento inicial. Após reconhecimento inicial são apresentados ao custo, deduzidas as amortizações acumuladas e perdas acumula-das de valor recuperável. A amortização é calculada pelo método linear a taxas que levam em consideração a vida útil-econômica estimada desses ativos.

Ativos intangíveis gerados internamente, excluídos custos de desenvolvimento, não são capitalizados.

Um ativo intangível é baixado quando não há benefícios econômicos futuros resultantes do uso ou da alienação. Os ganhos ou as perdas resultantes da baixa de um ativo intangível, mensurados como a diferença entre as receitas líquidas da alienação e o valor contábil do ativo, são reconhecidos no resultado.

i) Ativos biológicos

Os ativos biológicos correspondem a florestas de eucalipto, as quais são destinadas à produção de celulose. O pro-cesso de colheita e replantio tem um ciclo aproximado de sete anos. Os ativos biológicos são mensurados ao valor justo.

A avaliação dos ativos biológicos baseada no método do fluxo de caixa futuro descontado é realizada anualmente pela Companhia, sendo o ganho ou perda na variação do valor justo reconhecido no resultado do exercício em que ocorre. O aumento ou diminuição no valor justo é determinado pela diferença entre os valores justos dos ativos bio-lógicos no início do exercício e no final do exercício, menos os custos incorridos de plantio no desenvolvimento dos ativos biológicos e a exaustão do exercício.

Page 22: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

22Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

A exaustão das florestas de eucalipto é imputada ao custeio da madeira e calculada aplicando-se a relação entre o volume de árvores colhidas e o volume potencial existente, sobre os custos de formação, manutenção e variação do valor justo do ativo biológico, acumulados até o início de cada colheita.

j) Perdas por redução ao valor recuperável de ativos não financeiros

A Administração revisa anualmente o valor contábil líquido dos ativos com o objetivo de avaliar eventos ou mudan-ças nas circunstâncias econômicas, operacionais ou tecnológicas que possam indicar deterioração ou perda de seu valor recuperável. Sendo tais evidências identificadas e tendo o valor contábil líquido excedido o valor recuperável, é constituída provisão para desvalorização ajustando o valor contábil líquido ao valor recuperável. Durante o exercício não existiam ativos registrados por valor maior do que o recuperável.

k) Ativos mantidos para venda

Os ativos são classificados como mantidos para venda caso o seu valor contábil seja recuperado principalmente por meio de uma transação de venda e não mediante o uso contínuo. Essa condição é atendida somente quando a ven-da é altamente provável e o ativo estiver disponível para venda imediata em sua condição atual.

l) Impostos

Imposto de renda e contribuição social - correntes

Ativos e passivos tributários correntes do último exercício e de anos anteriores são mensurados ao valor recuperável esperado ou a pagar às autoridades fiscais. As alíquotas de imposto e as leis tributárias usadas para calcular o mon-tante são aquelas que estão em vigor na data do balanço.

Imposto de renda e contribuição social - diferidos

A Administração constantemente avalia a posição fiscal das situações nas quais a regulamentação fiscal requer inter-pretação e estabelece provisões quando apropriado.

Imposto diferido é gerado por diferenças temporárias na data do balanço entre as bases fiscais de ativos e passivos e seus valores contábeis. A Companhia calcula o imposto de renda e contribuição social diferidos com base na legis-lação vigente, para todas as diferenças tributárias temporárias.

(i) Sobre as exclusões temporárias, serão constituídos débitos tributários diferidos, os quais serão tributados quando cessarem as condições que atualmente afastam a tributação.

Impostos diferidos ativos são reconhecidos para todas as diferenças temporárias dedutíveis, créditos e perdas tributários não utilizados, na extensão em que seja provável que o lucro tributável esteja disponível para que as diferenças temporárias dedutíveis possam ser realizadas e créditos e perdas tributários não utilizados possam ser utilizados.

(ii) O valor contábil dos impostos diferidos ativos é revisado em cada data do balanço e baixado na extensão em que não é mais provável que lucros tributáveis estarão disponíveis para permitir que todo ou parte do ativo tributário diferido venha a ser utilizado.

Impostos diferidos ativos e passivos são apresentados líquidos se existe um direito legal ou contratual para com-pensar o ativo fiscal contra o passivo fiscal, e os impostos diferidos são relacionados à mesma entidade tributada e sujeitos à mesma autoridade tributária.

Imposto sobre vendas

Despesas e ativos são reconhecidos líquidos dos impostos sobre vendas, exceto:

(i) Quando os impostos sobre vendas incorridos na compra de bens ou serviços não forem recuperáveis junto às autoridades fiscais, hipótese em que o imposto sobre vendas é reconhecido como parte do custo de aquisição do ativo ou do item de despesa, conforme o caso.

(ii) Quando os valores a receber e a pagar forem apresentados junto com o valor dos impostos sobre vendas.

Page 23: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

23Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

m) Dividendos e juros sobre capital próprio

Os juros sobre o capital próprio, originalmente, são registrados nos livros contábeis e fiscais como receita financeira quan-do declarados por controladas, e despesa financeira, por ocasião da apropriação dos valores a pagar aos acionistas.

Para fins de preparação dessas Demonstrações Financeiras, utiliza-se a essência da transação e, portanto, são con-siderados como dividendos recebidos e pagos e não transitam pelo resultado. Consequentemente, os lançamentos mencionados anteriormente são reclassificados, ou seja, os juros sobre o capital recebidos ou a receber são credita-dos na conta de investimentos, e os juros sobre capital próprio pagos ou a pagar são registrados a débito de lucros acumulados.

n) Reconhecimento de receita

A receita de vendas é mensurada pelo valor justo da contrapartida recebida ou a receber, deduzida de quaisquer estimativas de devoluções, descontos comerciais e/ou bonificações concedidos ao comprador e outras deduções similares.

A receita de vendas de produtos é reconhecida quando todas as seguintes condições forem satisfeitas:

• A Companhia transferiu ao comprador o controle da propriedade dos produtos;

• A Companhia não mantém envolvimento continuado na gestão dos produtos vendidos em grau normalmente associado à propriedade nem controle efetivo sobre tais produtos;

• O valor da receita pode ser mensurado com confiabilidade;

• É provável que os benefícios econômicos associados à transação fluam para a Companhia; e

• Os custos incorridos ou a serem incorridos relacionados à transação podem ser mensurados com confiabilidade.

o) Benefícios de aposentadoria

A Companhia mantém convênio de adesão com a Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (VALIA), no plano Vale Mais, de contribuição variável, cuja finalidade é suplementar benefícios previdenciários aos empregados participantes do plano. A responsabilidade da Companhia restringe-se às contribuições mensais.

p) Pronunciamentos novos, revisados ou interpretações emitidos, mas que não estavam em vigor em 31 de dezembro de 2020

As normas e interpretações alteradas emitidas, mas ainda não em vigor até a emissão das Demonstrações Financei-ras individuais e consolidadas foram avaliadas pela Companhia e não trarão impacto material decorrente de suas aplicações. A Companhia pretende adotar essas novas alterações e interpretações, se cabível, quando entrarem em vigor, quais sejam:

I. Reforma da taxa de juros de referência – CPC 38, CPC 40 (R1) e CPC 48 – Fase 2 (Aplicável em/ou após 1º de janeiro de 2021, permitida adoção antecipada)

II. CPC 25 – Contratos onerosos: Custo para cumprir um contrato oneroso (Aplicável para períodos anuais em/ou após 1º de janeiro de 2022, permitida adoção antecipada)

III. Imobilizado - CPC 27 – Receitas antes do uso pretendido (Aplicável para períodos anuais com início em/ou após 1º de janeiro de 2022, permitida adoção antecipada)

IV. Apresentação das demonstrações contábeis – CPC 26 – Classificação de passivos como circulante e não circulan-te (Aplicável para períodos anuais com início em/ou após 1º de janeiro de 2023, permitida adoção antecipada).

q) Reclassificação de valores comparativos

A Companhia reclassificou, no contexto CPC 23, os itens seguintes referentes ao período comparativo findo em 31 de dezembro de 2019 para uma melhor apresentação do Balanço Patrimonial:

- Em 2019, R$35.391 originalmente apresentados em materiais de manutenção do ativo circulante foram reclassifi-cados para o Ativo Imobilizado.

- Em 2019, R$33.398 originalmente apresentados no Ativo biológico para Adiantamentos de Fomento.

Page 24: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

24Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

r) Pandemia COVID-19

Diante de todas as incertezas advindas da pandemia da COVID-19, a Companhia, cuja atividade é considerada es-sencial, tomou todas as precauções possíveis para manutenção de suas operações fabris e florestais e atendimentos às leis vigentes no combate à pandemia.

Dentre as medidas tomadas podem ser destacados o trabalho home office de grande parte do contingente adminis-trativo, reforço no transporte de funcionários onde a Companhia trabalha com uma ocupação de 50% nos ônibus, mudança na disposição dos restaurante para manter o distanciamento e diversas medidas de higienização, princi-palmente na entrada e saída dos funcionários na unidade fabril e unidades florestais, como túnel de desinfecção, álcool em gel em todos as áreas da Companhia, além de medições das temperaturas corporais desde a entrada nos veículos nos trajetos residência/empresa/residência, bem como horário do almoço, além de fornecer máscaras a to-dos os funcionários e ainda realizar testes rápidos para detecção de infecção nos funcionários em trabalho presencial ou que tenham necessidade de comparecer à Companhia.

As despesas adicionais foram absorvidas com a redução em outros itens como alimentação, gastos com viagens, uniformes, produtos descartáveis, dentre outros. Até o presente momento, não houve impacto operacional ou fi-nanceiro relevante para a Companhia decorrente da pandemia da COVID-19.

s) Transações não caixa

Durante o exercício, a Companhia utilizou créditos de PIS e COFINS no valor de R$99.732 para compensar imposto de renda e contribuição social a pagar (R$25.161 em dezembro de 2019). Essa transação não envolveu caixa e, con-sequentemente, não foi refletida na demonstração do fluxo de caixa.

t) Adiantamentos aos fomentados

O programa de fomento florestal consiste em uma parceria incentivada à produção florestal regional, em que pro-dutores independentes plantam eucalipto em suas próprias terras para o fornecimento do produto agrícola madeira à Companhia. A Companhia fornece mudas de eucalipto, subsídio em insumos, além de adiantamento financeiro, não estando estes últimos sujeitos a avaliação pelo valor presente, uma vez que serão liquidados, preferencialmente, em produto agrícola madeira. Adicionalmente, a Companhia apoia os produtores por meio de assessoria técnica em manejo florestal. Ao final dos ciclos de produção, a Companhia tem assegurado contratualmente o direito de realizar uma oferta de compra da madeira por valores em bases de mercado, e esse direito não impede que os produtores negociem a floresta e/ou madeira com outros participantes do mercado; neste caso, os valores e gastos dispendidos devem ser quitados junto à Companhia integralmente, conforme os termos contratuais.

3 Uso de estimativas

A preparação das Demonstrações Financeiras requer que a Administração efetue estimativas e adote premissas, no seu melhor julgamento, que afetem os montantes apresentados de ativos e passivos, assim como os valores das receitas, custos e despesas. Os valores reais podem diferir daqueles estimados.

As estimativas e premissas subjacentes são revisadas continuamente. Os efeitos decorrentes das revisões feitas às estima-tivas contábeis são reconhecidos no exercício em que as estimativas são revistas, se a revisão afetar apenas este exercício, ou também em exercícios posteriores se a revisão afetar tanto o exercício presente como exercícios futuros.

A seguir são apresentados os principais julgamentos e estimativas efetuadas, pela Administração durante o processo de aplicação das políticas contábeis da Companhia e que afetam os valores reconhecidos nas Demonstrações Financeiras.

i. Redução ao valor recuperável dos ativos

A Companhia julgou não haver evidências, internas e externas, de impairment de seus ativos tangíveis e intangíveis.

ii. Vida útil dos ativos

Os bens do imobilizado são depreciados considerando-se a estimativa de vida útil-econômica dos respectivos com-ponentes.

Page 25: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

25Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

4 Consolidação

As Demonstrações Financeiras consolidadas abrangem a Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA (Controladora) e suas controladas mencionadas na Nota 1.

O processo de consolidação das contas patrimoniais e de resultado corresponde à soma das contas de ativo, passivo, receitas e despesas, segundo a sua natureza, complementado pelas seguintes eliminações:

• Das participações no capital, reservas e resultados acumulados mantidos entre elas, cabendo ressaltar que não existem participações recíprocas;

• Dos saldos de contas correntes e outras integrantes do ativo e/ou passivo, mantidas entre as Companhias controladas, cujos balan-ços patrimoniais foram consolidados;

• Dos efeitos decorrentes das transações realizadas entre as Companhias controladas, incluindo os lucros não realizados.

Investimentos em controladas e em joint venture

São representados por investimentos em empresas controladas e controlada em conjunto, sendo avaliados pelo método de equivalência patrimonial no balanço individual, em decorrência da participação da Companhia nessas empresas.

Os ganhos e perdas não realizados, resultantes de transações entre a Companhia e as controladas, são eliminados para fins de equivalência patrimonial no balanço individual e para fins de consolidação, de acordo com a participação mantida na controlada.

Após a aplicação do método da equivalência patrimonial, a Companhia determina se é necessário reconhecer perda adi-cional do valor recuperável sobre o investimento da Companhia. A Companhia determina, em cada data de fechamento do balanço patrimonial, se há evidência objetiva de que o investimento sofreu perda por desvalorização. Se assim for, a Companhia calcula o montante da perda por desvalorização como a diferença entre o montante a receber das controla-das e o valor contábil e reconhece o montante na demonstração do resultado.

Premissas utilizadas Impacto no valor justo dos ativos biológicos

Incremento Médio Anual (IMA) - m3/hectare Aumenta a premissa, aumenta o valor justo

Preço líquido médio de venda - reais/m3 Aumenta a premissa, aumenta o valor justo

Remuneração ativos próprios que contribuem - % Aumenta a premissa, diminui o valor justo

Taxa de desconto - % Aumenta a premissa, diminui o valor justo

iii. Imposto de renda e contribuição social diferidos

São reconhecidos até o limite dos lucros tributáveis futuros. A estimativa dos lucros tributáveis futuros leva em consideração premissas de mercado, tais como taxa de juros, câmbio, aumento ou redução de demanda, preço de commodities e outros.

iv. Provisões

O valor reconhecido como provisão é a melhor estimativa das considerações requeridas para liquidar a obrigação no final de cada exercício de relatório, considerando-se os riscos e as incertezas relativos à obrigação.

v. Ativos biológicos

A avaliação dos ativos biológicos por seu valor justo considera certas estimativas, tais como preço da madeira, taxa de desconto, plano de colheita das florestas e volume de produtividade, as quais estão sujeitas a incertezas, podendo gerar efeitos nos resultados futuros em decorrência de suas variações.

Seguem as principais premissas utilizadas pela Administração no cálculo do valor justo dos ativos biológicos, e corre-lação entre as mudanças nessas premissas e no valor justo dos ativos biológicos:

Page 26: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

26Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

5 Caixa e equivalentes de caixa

(i) Os depósitos em contas remuneradas são de baixo risco, remunerados pela variação da taxa Libor e com liquidez imediata. A taxa média simples de remuneração no exercício foi de 0,82% a.a. (31 de dezembro de 2019 - 2,09% a.a.).

(ii) As aplicações financeiras em moeda nacional são de baixo risco, indexadas pela variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e com liquidez em curtíssimo prazo. A taxa média simples do período foi de 102,77% do CDI (31 de dezembro de 2019 – 99,05% do CDI).

(iii) As aplicações financeiras no exterior são de baixo risco, com liquidez em curto e curtíssimo prazo. A taxa média simples do período foi de 1,22% a.a. (31 de dezembro de 2019 – 2,34% a.a.).

6 Contas a receber

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Caixa 2 9 5 9

Depósitos em contas remuneradas (i) 10.264 19.243 97.089 397.944

Certificado de Depósito Interbancário (ii) 100.945 80.306 101.046 80.306

Aplicações financeiras no exterior (iii) 88.344 - 217.755 463.915

Outros – rendimentos 445 316 1.313 2.263

200.000 99.874 417.208 944.437

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Do exterior

Partes relacionadas (Nota 9) 1.014.276 1.178.823 564.799 176.860

Do país 9.416 10.707 9.416 10.707

1.023.692 1.189.530 574.215 187.567

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Títulos vencidos - 47 - 47

Títulos a vencer: 1.023.692 1.189.483 574.215 187.520

0 a 30 dias 265.312 712.439 242.947 121.792

31 a 60 dias 154.853 216.454 157.777 46.162

61 a 90 dias 208.664 127.363 84.782 15.641

91 a 120 dias 228.002 56.699 77.843 3.925

121 a 150 dias 166.861 41.396 10.866 -

Acima de 150 dias - 35.132 - -

1.023.692 1.189.530 574.215 187.567

Page 27: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

27Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

ICMS (a) 255.749 251.968 255.749 251.968

PIS/COFINS não cumulativo (b) 97.778 111.724 97.936 111.842

PIS/COFINS Reintegra (c) 2.620 2.294 2.620 2.294

IPI 1.023 988 1.023 988

IR e CSLL – a compensar - - 234 55

Crédito tributário CSLL 169 5 169 5

Imposto de renda e CS retidos na fonte - - 79 2

INSS a recuperar 34 34 34 34

357.373 367.013 357.844 367.188

Circulante 121.396 139.128 121.867 139.303

Não circulante 235.977 227.885 235.977 227.885

357.373 367.013 357.844 367.188

(a) Refere-se ao imposto a recuperar sobre a aquisição de materiais e serviços relacionados à atividade operacional da Companhia: matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, bem como créditos de ativo imobilizado (CIAP) conforme Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002; a expectativa de realização se dará por meio de compensação débito x crédito na apuração mensal do imposto e também mediante: (i) transferência de ICMS a terceiros para quitar o débito de sua escrita fiscal, conforme inciso I do art. 2º do RICMS/MG; (ii) utilização de ICMS para quitar crédito tributário e ICMS na importação, conforme incisos I e II do art. 3º do RICMS/MG; (iii) transferência para contribuintes em fase de instalação ou expansão no estado, mediante regime especial, conforme art. 14 do RICMS/MG; (iv) transferência para

A despesa com a constituição da provisão para perdas com estoques é registrada na demonstração do resultado.

8 Impostos a recuperar

O prazo médio de recebimento de contas a receber corresponde aproximadamente a 66 dias (31 de dezembro de 2019 - 67 dias) para as vendas realizadas no mercado interno e aproximadamente 135 dias (31 de dezembro de 2019 - 148 dias) para as vendas realizadas no mercado externo (clientes finais).

A Companhia possui normas para o monitoramento de créditos e duplicatas vencidas e de risco de não recebimento dos valores decorrentes das operações de venda no mercado interno, sendo que, para essas transações, possui garantia contratual segurada. Para as vendas no mercado externo, a Companhia realiza suas transações com partes relacionadas. Dessa forma, a Administração entende não ser necessária a constituição da provisão para perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa sobre esse saldo.

7 Estoques

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Celulose 41.019 67.093 158.472 200.791

Matérias-primas 188.985 194.597 188.985 194.597

Materiais de consumo e outros 139.577 92.155 144.204 95.666

Provisão para perdas (1.948) (1.601) (1.948) (1.601)

367.633 352.244 489.713 489.453

Page 28: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

28Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

estabelecimento industrial situado no estado a título de pagamento para aquisição de ativo imobilizado, mediante regime especial, conforme art. 27 do RICMS/MG; e demais possibilidade expostas no anexo VIII, do RICMS/MG. O saldo está líquido da provisão estimada para realização.

(b) A partir de janeiro de 2005, em razão da opção pelo regime de tributação do lucro real, a Companhia tornou-se obrigada à sistemática da não cumulatividade (neutralida-de tributária) para os casos das contribuições para o PIS/COFINS. A não cumulatividade é obtida por meio da concessão de crédito fiscal sobre as compras (custos e despe-sas) definidas em lei, na mesma proporção da alíquota que são registradas as vendas (receitas), 1,65% para PIS e 7,6% para COFINS. Por ser uma Companhia basicamente exportadora, os créditos excedentes são compensados com os demais impostos devidos administrados pela Receita Federal do Brasil, como: imposto de renda e contribui-ções sociais retidos na fonte de terceiros, sobre salários e juros sobre capital próprio, imposto de renda da pessoa jurídica e contribuição social a recolher. Em 30 de maio de 2019, foi publicada a Lei 13.670/18 que, entre outras medidas, em seu art. 6º instituiu a vedação da compensação de créditos fiscais com antecipações mensais de IRPJ/CSLL (estimativas) apurados na forma do art. 2º da Lei 9.430/96. O saldo será reduzido em razão de compensação com o IRPJ/CSLL anual a pagar, em janeiro/2021.

(c) Crédito referente ao benefício fiscal do reintegra, cujos valores poderão ser compensados com demais tributos administrados pela Receita Federal.

9 Saldos e transações com partes relacionadas

a) Controladora

Os saldos da Companhia com partes relacionadas têm a seguinte composição:

31/12/2020 31/12/2019

Natureza Ativo Passivo Ativo Passivo

Cenibra Inc. (i) Venda de celulose 141.685 - 105.739 -

Cenibra Internacional Lda. (i) Venda de celulose 872.591 - 1.073.084 -

Cenibra Logística Ltda. (ii) Prestação de serviços - 7.854 - 4.674

Portocel (iii) Prestação de serviços portuários - 1.811 - 707

1.014.276 9.665 1.178.823 5.381

31/12/2020 31/12/2019

Receita bruta Despesa Receita bruta Despesa

Cenibra Inc. 384.437 - 329.708 -

Cenibra Internacional Lda. 2.322.780 - 2.028.741 -

Cenibra Logística Ltda. - 56.557 - 61.096

Portocel - 28.864 - 27.520

2.707.217 85.421 2.358.449 88.616

Natureza:

(i) Os saldos recebíveis referem-se à venda de celulose e estão apresentados em contas a receber.

(ii) Os saldos passivos em aberto referem-se às faturas de serviços de transporte de pessoal, movimentação de madeira e celulose, negociadas a preços de mercado.

(iii) Os saldos referem-se aos serviços de armazenamento portuário.

As transações com partes relacionadas resultaram nos seguintes montantes:

Page 29: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

29Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

b) Consolidado

Os saldos consolidados com partes relacionadas referem-se a vendas de celulose:

31/12/2020 31/12/2019

Contas a receber (Nota 6)

Itochu International Inc. 45.079 33.209

Itochu Corporation 35.779 24.016

Itochu Fibre Limited 123.626 101.519

Itochu Hong Kong Ltd. 360.315 18.116

564.799 176.860

As transações de vendas e as despesas comerciais são efetuadas com partes relacionadas do acionista Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltd. (JBP).

As transações com partes relacionadas foram efetuadas com base em termos e condições acordados entre as partes.

O valor consolidado das transações com partes relacionadas são como segue:

31/12/2020 31/12/2019

Receita bruta Despesa Receita bruta Despesa

Venda de celulose:

Itochu International Inc. 430.236 - 373.515 -

Itochu Corporation 375.506 - 307.782 -

Itochu Hong Kong Ltd. 1.100.422 - 954.431 -

Itochu Fibre Limited 853.944 - 903.662 -

Despesas comerciais:

Itochu International Inc. - 4.229 - -

Itochu Corporation - - - 10

Itochu Hong Kong Ltd. - 3.552 - 320

Itochu Fibre Limited - 13.923 - 4.826

2.760.108 21.704 2.539.390 5.156

Page 30: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

30Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

10 Investimentos

Controladora Consolidado

Percentualparticipação 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Cenibra Inc. 100% - - - -

Cenibra Trading Ltd. 100% 11 35 - -

Cenibra Internacional Lda. 100% - 2.048 - -

Portocel (*) 49% 179.471 133.498 179.471 133.498

Cenibra Logística Ltda. 99,99% 26.901 17.631 - -

Outros 21 16 21 16

206.404 153.228 179.492 133.514

Ativo 31/12/2018Equivalência

patrimonial (*) Dividendos

Ajuste acumulado

de conversão 31/12/2019

Portocel 131.103 2.998 (5.608) 5.005 133.498

Cenibra Inc. 7.285 (7.285) - - -

Cenibra Logística Ltda. 13.448 3.730 - 453 17.631

Cenibra Trading Ltd. 33 1 - 1 35

Cenibra Internacional Lda. 3.792 (28) - (1.716) 2.048

Outros 15 - - 1 16

155.676 (584) (5.608) 3.744 153.228

(*) A Companhia possui controle compartilhado do Terminal Especializado de Barra do Riacho S.A. - Portocel.

Em 31 de dezembro de 2020, a Cenibra Inc. e a Cenibra Internacional Lda. apresentaram passivo a descoberto, cujos valores foram registrados no passivo não circulante.

A movimentação dos investimentos em controladas e controlada em conjunto é assim demonstrada:

Page 31: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

31Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Ativo 31/12/2019Equivalência

patrimonial (*) Dividendos

Ajuste acumulado

de conversão 31/12/2020

Portocel 133.498 9.775 (2.321) 38.518 179.470

Cenibra Inc. - - - - -

Cenibra Logística Ltda. 17.631 4.032 - 5.239 26.902

Cenibra Trading Ltd. 35 (31) - 7 11

Cenibra Internacional Lda. 2.048 (2.048) - - -

Outros 16 - - 5 21

153.228 11.728 (2.321) 43.769 206.404

A movimentação das provisões para perda em investimentos e lucros a apropriar é:

(*) Total da equivalência patrimonial registrada no exercício de 2020 foi de R$83.118 (R$122.014 em 2019).

Lucros a apropriar são os lucros não realizados em operações de venda entre a controladora às suas controladas, os quais somente serão reconhecidos no resultado da controladora quando os ativos transacionados forem realizados nas inves-tidas pelas vendas a partes não relacionadas.

Passivo 31/12/2018 Provisões (*)Lucro não

realizado (*)

Ajuste acumulado

de conversão 31/12/2019

Lucros a apropriar (139.474) - 128.377 (14.835) (25.932)

Cenibra Inc. - (5.779) - (41) (5.820)

(139.474) (5.779) 128.377 (14.876) (31.752)

Passivo 31/12/2019 Provisões (*)Lucro não

realizado (*)

Ajuste acumulado

de conversão 31/12/2020

Lucros a apropriar (25.932) - (50.557) (10.472) (86.961)

Cenibra Inc. (5.820) (2.901) - (448) (9.169)

Cenibra Internacional Lda. - (41.388) - 6.260 (35.128)

(31.752) (44.289) (50.557) (4.660) (131.258)

Page 32: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

32Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

11 Intangível

Controladora Consolidado

SoftwaresDireitos de uso Total Softwares

Direitos de uso Total

Em 1º de janeiro de 2019 79.194 2.877 82.071 80.625 2.882 83.507

Adições 2.225 - 2.225 2.225 - 2.225

Baixas (3.491) - (3.491) (3.491) - (3.491)

Efeito de conversão para moeda de apresentação

3.215 116 3.331 3.217 116 3.333

Saldo 31 de dezembro de 2019

81.143 2.993 84.136 82.576 2.998 85.574

Adições 2.610 - 2.610 2.610 - 2.610

Baixas - - - - - -

Efeito de conversão para moeda de apresentação

23.767 866 24.633 24.199 868 25.067

Saldo 31 de dezembro de 2020

107.520 3.859 111.379 109.385 3.866 113.251

Em 1º de janeiro de 2019 (71.701) (2.603) (74.304) (72.660) (2.603) (75.263)

Amortização (2.970) (46) (3.016) (3.137) (46) (3.183)

Baixas 3.438 53 3.491 3.438 53 3.491

Efeito de conversão para moeda de apresentação

(2.933) (45) (2.978) (3.003) (45) (3.048)

Saldo 31 de dezembro de 2019

(74.166) (2.641) (76.807) (75.362) (2.641) (78.003)

Amortização (3.892) (60) (3.952) (4.046) (60) (4.106)

Baixas 1 - 1 1 - 1

Efeito de conversão para moeda de apresentação

(21.921) (337) (22.258) (22.409) (337) (22.746)

Saldo 31 de dezembro de 2020

(99.978) (3.038) (103.016) (101.816) (3.038) (104.854)

Valor residual líquido:

Em 31 de dezembro de 2020

7.542 821 8.363 7.569 828 8.397

Em 31 de dezembro de 2019 6.977 352 7.329 7.214 357 7.571

Os itens do intangível são amortizados a uma taxa média anual de 19,86%.

Não foram identificados indicativos de impairment do ativo intangível e não foi necessária a contabilização de provisão de perdas por desvalorização conforme CPC 01 (R1).

Page 33: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

33Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

12 Imobilizado

a) A movimentação sumária do ativo imobilizado (controladora) é demonstrada a seguir:

Controladora

TerrenosEdificações e benfeitorias

Máquinas, equipamentos

e instalações InstalaçõesObras em

andamento Outros Total

Custo:

Em 1º de janeiro de 2019

279.090 253.447 4.414.960 349.487 89.027 73.919 5.459.930

Adições - - - - 215.588 - 215.588

Alienações (7) - (12.185) (13) (2) (247) (12.454)

Transferências (*) - 9.547 77.09 12.610 (84.059) 9.383 24.790

Efeito de conversão para moeda de apresentação

11.229 10.523 178.227 14.221 1.123 3.019 218.342

Saldo 31 de dezembro de 2019

290.312 273.517 4.658.311 376.305 221.677 86.074 5.906.196

Adições - - - - 119.296 - 119.296

Alienações (8) - (2.352) (225) - (763) (3.348)

Transferências (*) - 11.989 295.298 8.333 (319.710) 2.478 (1.612)

Efeito de conversão para moeda de apresentação

83.982 78.658 1.336.524 108.501 64.269 24.641 1.696.575

Saldo 31 de dezembro de 2020

374.286 364.164 6.287.781 492.914 85.532 112.430 7.717.107

Depreciação:

Em 1º de janeiro de 2019

- (146.926) (2.994.910) (178.378) - (56.830) (3.377.044)

Depreciação - (8.600) (120.893) (10.514) - (7.580) (147.587)

Alienações - - 11.264 13 - 244 11.521

Transferências (*) - - 6.385 - - 1.781 8.166

Efeito de conversão para moeda de apresentação

- (6.101) (122.851) (7.407) - (2.282) (138.641)

Saldo 31 de dezembro de 2019

- (161.627) (3.221.005) (196.286) - (64.667) (3.643.585)

Depreciação - (11.503) (167.472) (14.478) - (7.735) (201.188)

Alienações - - 1.643 43 - 708 2.394

Transferências (*) - - 9.011 1 - 1.415 10.427

Efeito de conversão para moeda de apresentação

- (46.827) (932.819) (56.882) - (18.492) (1.055.020)

Saldo 31 de dezembro de 2020

- (219.957) (4.310.642) (267.602) - (88.771) (4.886.972)

Taxas anuais de depreciação

- 4% 4% a 10% 4% a 10% 10% e 20%

Valor residual líquido:

Em 31 de dezembro de 2020

374.286 144.207 1.977.139 225.312 85.532 23.659 2.830.135

Em 31 de dezembro de 2019

290.312 111.890 1.437.306 180.019 221.677 21.407 2.262.611

33Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Page 34: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

34Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Não foram identificados indicativos de impairment do ativo imobilizado e não foi necessária contabilização de provisão de perdas por desvalorização conforme CPC 01 (R1).

A movimentação sumária do ativo imobilizado (consolidado) é demonstrada a seguir:

Consolidado

TerrenosEdificações e benfeitorias

Máquinas, equipamentos

e instalações InstalaçõesObras em

andamento Outros Total

Custo:

Em 1º de janeiro de 2019

279.090 253.911 4.423.443 349.487 89.028 88.493 5.483.452

Adições - - - - 219.450 - 219.450

Alienações (7) - (12.188) (13) (2) (352) (12.562)

Transferências (*) - 9.547 76.656 12.610 (87.377) 9.727 21.163

Efeito de conversão para moeda de apresentação

11.229 10.524 177.972 14.221 1.346 3.139 218.431

Saldo 31 de dezembro de 2019

290.312 273.982 4.665.883 376.305 222.445 101.007 5.929.934

Adições - - - - 122.467 - 122.467

Alienações (8) - (2.395) (225) - (1.012) (3.640)

Transferências (*) - 12.456 295.959 8.333 (323.110) 3.962 (2.400)

Efeito de conversão para moeda de apresentação

83.982 79.187 1.339.284 108.501 64.308 30.171 1.705.433

Saldo 31 de dezembro de 2020

374.286 365.625 6.298.731 492.914 86.110 134.128 7.751.794

Depreciação:

Em 1º de janeiro de 2019

- (147.370) (2.998.895) (178.378) - (65.144) (3.389.787)

Depreciação - (8.608) (121.396) (10.514) - (9.129) (149.647)

Alienações - - 11.267 13 - 287 11.567

Transferências (*) - - 7.246 - - 4.297 11.543

Efeito de conversão para moeda de apresentação

- (6.105) (122.709) (7.407) - (1.883) (138.104)

Saldo 31 de dezembro de 2019

- (162.083) (3.224.487) (196.286) - (71.572) (3.654.428)

Depreciação - (11.511) (168.012) (14.478) - (9.475) (203.476)

Alienações - - 1.686 43 - 724 2.453

Transferências (*) - - 9.081 1 - 1.870 10.952

Efeito de conversão para moeda de apresentação

- (46.971) (934.187) (56.882) - (21.630) (1.059.670)

Saldo 31 de dezembro de 2020

- (220.565) (4.315.919) (267.602) - (100.083) (4.904.169)

Taxas anuais de depreciação

- 4% 4% a 10% 4% a 10% 10% e 20%

Valor residual líquido:

Em 31 de dezembro de 2020

374.286 145.060 1.982.812 225.312 86.110 34.045 2.847.625

Em 31 de dezembro de 2019

290.312 111.899 1.441.396 180.019 222.445 29.435 2.275.506

(*) Contempla transferência realizada entre as rubricas de “Ativo imobilizado”, “Intangível” e “Bens mantidos para venda” e “Exaustão de florestas”.

34Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Page 35: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

35Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

b) Vida útil

A Companhia efetua avaliação anual da vida útil de seu ativo imobilizado. Não há indicativos de que sejam necessárias quaisquer alterações da vida útil do ativo imobilizado para o exercício.

12.1 Bens dados em garantia

Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia tinha bens do imobilizado dados como garantia de processos judiciais, no montante de R$16.776 (R$19.476 em 31 de dezembro de 2019).

13 Ativos biológicos

Os ativos biológicos da Companhia compreendem o cultivo e plantio de florestas de eucalipto para abastecimento de ma-téria-prima utilizada no processo de produção de celulose. Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia possuía 122.143,36 hectares de florestas plantadas (124.343,85 hectares em 31 de dezembro de 2019), desconsiderando as áreas de preser-vação permanente e reserva legal que devem ser mantidas para atendimento à legislação ambiental brasileira.

O saldo dos ativos biológicos da Companhia é composto pelo custo de formação das florestas e do diferencial do valor justo sobre o custo de formação, para que o saldo de ativos biológicos como um todo seja registrado a valor justo, da seguinte forma:

Controladora e Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Custo de formação dos ativos biológicos 1.574.829 1.282.525

Valor justo dos ativos biológicos (96.122) 248.643

1.478.707 1.531.168

A Companhia não possui ativos biológicos dados em garantia. A distribuição das florestas em diversas áreas distintas, as práticas florestais de manutenção, prevenção e combate de incêndios e outros riscos florestais, o histórico favorável e o alto custo da apólice fizeram com que a Companhia optasse tecnicamente pela não contratação do seguro de suas flo-restas.

a) Premissas para o reconhecimento do valor justo dos ativos biológicos

Com base no CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, a Companhia reconhece seus ativos biológicos a valor justo seguindo as seguintes premissas em sua apuração:

(i) Serão mantidas a custo histórico as florestas de eucalipto até o terceiro ano de plantio, em decorrência do enten-dimento da Administração de que durante esse exercício, o custo histórico dos ativos biológicos se aproxima de seu valor justo.

(ii) As florestas, a partir do terceiro ano de plantio, são valorizadas por seu valor justo, que reflete o preço do ativo negociado entre partes independentes, menos os custos necessários para colocação do produto em condições de venda ou consumo.

(iii) A metodologia utilizada na mensuração do valor justo dos ativos biológicos corresponde à projeção dos fluxos de caixa futuros de acordo com o ciclo de produtividade projetado das florestas, levando-se em consideração as variações de preço e crescimento dos ativos biológicos.

(iv) A taxa de desconto utilizada nos fluxos de caixa corresponde ao Weighted-Average Cost of Capital (WACC) da Companhia, o qual é revisado periodicamente pela Administração. A taxa de desconto utilizada em dezembro de 2020 foi de 7,46% (em 2019, de 6,01%).

Page 36: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

36Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

14 Fornecedores

Controladora e Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Saldo inicial 1.531.168 1.410.794

Plantio 227.049 310.762

Exaustão da floresta (163.634) (269.324)

Efeito de conversão para moeda de apresentação 235.188 (46.836)

Variação de valor justo por preço/expectativa de crescimento (351.064) 125.772

1.478.707 1.531.168

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Moeda nacional 138.617 191.874 131.779 187.970

Moeda estrangeira 2.908 8.530 18.708 13.644

141.525 200.404 150.487 201.614

(v) Os volumes de produtividade projetados das florestas são definidos com base em uma estratificação em razão de espécie, material genético, regime de manejo florestal, potencial produtivo, rotação e idade das florestas. O conjunto dessas características compõe um índice denominado Incremento Médio Anual (IMA), expresso em me-tros cúbicos por hectare/ano, utilizado como base na projeção de produtividade. O plano de corte de eucalipto mantido pela Companhia é em torno de sete anos.

(vi) Os preços dos ativos biológicos, denominados R$/metro cúbico, são obtidos por meio de contratos próprios de compra de madeira de terceiros (fomentados), ou seja, partes independentes entre si.

(vii) Os gastos com plantio referem-se aos custos de formação dos ativos biológicos.

(viii) A apuração do valor da madeira cortada é realizada com base no valor justo dos ativos biológicos colhidos no exercício.

(ix) A Companhia definiu por efetuar a reavaliação do valor justo de seus ativos biológicos baseada no método do fluxo de caixa futuro descontado anualmente, sob o entendimento de que algumas premissas usadas no cálculo, como o IMA e o preço, são obtidas pela Administração somente ao final do exercício.

b) Movimentações das variações do valor justo dos ativos biológicos

As movimentações do período e exercício são demonstradas abaixo:

Os saldos e transações com partes relacionadas são divulgados na Nota 9.

A exaustão dos ativos biológicos do exercício é apropriada diretamente ao custo de estoque de madeira.

Page 37: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

37Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

15 Impostos a recolher

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Imposto de renda 140.745 82.846 141.621 84.040

Contribuição social 44.814 23.676 44.814 23.676

IRRF sobre salários e outros 7.201 7.607 7.266 7.667

CSLL suspenso por liminar - 6.374 - 6.374

INSS 1.396 1.311 1.408 1.321

Outros 2.459 3.699 2.788 4.015

196.615 125.513 197.897 127.093

16 Imposto de renda e contribuição social

a) Imposto de renda e contribuição social diferidos

Referem-se aos efeitos fiscais diferidos decorrentes de diferenças temporárias ativas e passivas, os quais não possuem prazo de prescrição para sua recuperação.

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Ativo

Diferença temporária - variação cambial 14.177 - 14.177 -

Diferenças temporárias - outras 49.080 9.419 49.248 9.975

Imposto de renda e contribuição social diferidos CPC06

12 32 12 32

Imposto de renda e contribuição social diferidos Lei 11.638/07 - (iv)

33.800 - 33.800 -

97.069 9.451 97.237 10.007

Passivo

Imposto de renda - atividade rural/silvicul-tura (i)

(19.396) (11.713) (19.396) (11.713)

Contribuição social - atividade rural/silvi-cultura (i)

(6.982) (4.217) (6.982) (4.217)

Diferença temporária - variação cambial - (1.178) - (1.178)

Contribuição social diferida/depreciação fiscal (ii)

(36.795) (36.385) (36.795) (36.385)

Imposto de renda diferido/depreciação fiscal (ii)

(102.208) (101.069) (102.208) (101.069)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 8.200/91 (iii)

(6.568) (6.577) (6.568) (6.577)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 11.638/07 (iv)

(702.664) (493.216) (702.664) (493.216)

(874.613) (654.355) (874.613) (654.355)

(777.544) (644.904) (777.376) (644.348)

Page 38: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

38Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

(i) Referem-se à exclusão dos gastos com silvicultura e aquisição de máquinas e equipamentos destinados à utilização na atividade rural.

(ii) Referem-se ao cálculo do IR e CSLL diferido sobre a depreciação fiscal - Impostos diferidos em razão das diferenças no cálculo da depreciação de bens do ativo imobilizado decorrentes do disposto no parágrafo 3º do artigo 183 da Lei nº 6.404 de 1976, com as alterações introduzidas pela Lei nº 11.638 de 2007, pela Lei nº 11.941 de 2009, pela Lei nº 12.973 de 2014, conforme parecer normativo nº 01 da RFB de 29 de julho de 2011 e pela IN da RFB nº 1.700 de 2017.

(iii) Referem-se à segregação dos impostos referentes à correção monetária de terrenos, linha férrea e outros referentes à Lei nº 8.200/91.

(iv) Referem-se ao cálculo do IR e CSLL diferido sobre a mensuração pelo valor justo dos ativos biológicos correspondentes a florestas de eucalipto, destinadas à produção de celulose, e efeitos de conversão de moeda funcional dos estoques e imobilizado, itens não monetários, conforme Lei nº 11.638 de 2007.

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Ativo

Diferença temporária - variação cambial 14.177 - 14.177 -

Diferenças temporárias - outras 49.080 9.419 49.248 9.975

Imposto de renda e contribuição social diferidos CPC06

12 32 12 32

Imposto de renda e contribuição social diferidos Lei 11.638/07 - (iv)

33.800 - 33.800 -

97.069 9.451 97.237 10.007

Passivo

Imposto de renda - atividade rural/silvicul-tura (i)

(19.396) (11.713) (19.396) (11.713)

Contribuição social - atividade rural/silvi-cultura (i)

(6.982) (4.217) (6.982) (4.217)

Diferença temporária - variação cambial - (1.178) - (1.178)

Contribuição social diferida/depreciação fiscal (ii)

(36.795) (36.385) (36.795) (36.385)

Imposto de renda diferido/depreciação fiscal (ii)

(102.208) (101.069) (102.208) (101.069)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 8.200/91 (iii)

(6.568) (6.577) (6.568) (6.577)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 11.638/07 (iv)

(702.664) (493.216) (702.664) (493.216)

(874.613) (654.355) (874.613) (654.355)

(777.544) (644.904) (777.376) (644.348)

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Ativo

Diferença temporária - variação cambial 14.177 - 14.177 -

Diferenças temporárias - outras 49.080 9.419 49.248 9.975

Imposto de renda e contribuição social diferidos CPC06

12 32 12 32

Imposto de renda e contribuição social diferidos Lei 11.638/07 - (iv)

33.800 - 33.800 -

97.069 9.451 97.237 10.007

Passivo

Imposto de renda - atividade rural/silvicul-tura (i)

(19.396) (11.713) (19.396) (11.713)

Contribuição social - atividade rural/silvi-cultura (i)

(6.982) (4.217) (6.982) (4.217)

Diferença temporária - variação cambial - (1.178) - (1.178)

Contribuição social diferida/depreciação fiscal (ii)

(36.795) (36.385) (36.795) (36.385)

Imposto de renda diferido/depreciação fiscal (ii)

(102.208) (101.069) (102.208) (101.069)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 8.200/91 (iii)

(6.568) (6.577) (6.568) (6.577)

Imposto de renda e contribuição social diferidos - Lei nº 11.638/07 (iv)

(702.664) (493.216) (702.664) (493.216)

(874.613) (654.355) (874.613) (654.355)

(777.544) (644.904) (777.376) (644.348)

A realização dos créditos diferidos de imposto de renda e contribuição social está condicionada a eventos futuros que irão tornar dedutíveis as provisões que lhes deram origem, nos termos da legislação fiscal em vigor.

Os créditos relativos às provisões temporariamente não dedutíveis, referentes, principalmente, à provisão para riscos, serão realizados à medida que os processos correspondentes sejam concluídos.

Page 39: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

39Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

b) Despesa de imposto de renda e contribuição social

A conciliação entre a taxa efetiva e a taxa nominal do imposto de renda e da contribuição social está apresentada a seguir:

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Lucro antes do imposto de renda e da contribuição social 215.055 829.051 218.010 831.605

Alíquotas nominais 34% 34% 34% 34%

Imposto de renda e contribuição social conforme alíquotas nominais

(73.119) (281.877) (74.123) (282.746)

Juros sobre capital próprio 54.705 61.801 54.705 61.801

Efeito ganho e perda moeda funcional (336.254) (48.592) (336.254) (48.592)

Resultado de participações em controladas e controlada em conjunto

(8.167) (1.626) 3.324 (1.019)

Imposto de renda e contribuição social sobre diferenças permanentes

2.541 1.544 794 512

Prejuízos fiscais não registrados nas investidas - - (11.491) (2.645)

PAT 7.118 4.058 7.156 4.101

Limite mensal do adicional IR 10% 24 24 48 48

Imposto diferido efeito conversão de moeda funcional sobre itens não monetários

(26.751) (11.499) (26.751) (11.499)

Impostos Cenibra Internacional e Cenibra Inc. - - (398) (720)

Ajuste de períodos anteriores 164 (34) 296 (34)

Imposto de renda e contribuição social reconhecidos no resultado

(379.739) (276.201) (382.694) (278.755)

17 Provisão para riscos

A Companhia é parte em processos judiciais em razão do curso normal de suas operações. A Administração acom-panha o desenvolvimento desses processos e, com base na opinião de seus consultores jurídicos, para todos aqueles processos em que uma provável saída de caixa é esperada, é constituída provisão para perda.

Controladora

Provisões Depósitos judiciais Saldo líquido

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Previdenciárias (3) (28) - - (3) (28)

Cíveis e trabalhistas (7.531) (16.347) 930 2.558 (6.601) (13.789)

Processos tributários (3.908) (4.982) - 115 (3.908) (4.867)

(11.442) (21.357) 930 2.673 (10.512) (18.684)

Page 40: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

40Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Consolidado

Provisões Depósitos judiciais Saldo líquido

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Previdenciárias (3) (28) - - (3) (28)

Cíveis e trabalhistas (8.126) (17.544) 982 2.622 (7.144) (14.922)

Processos tributários (3.908) (4.982) - 115 (3.908) (4.867)

(12.037) (22.554) 982 2.737 (11.055) (19.817)

Controladora

Provisões Tributárias Cíveis Trabalhistas Previdenciárias Total

Em 31 de dezembro de 2019 4.982 5.980 10.367 28 21.357

Provisões revertidas (1.115) (3.328) (6.636) (25) (11.104)

Provisões realizadas 34 1.148 - - 1.182

Correção monetária 7 - - - 7

Em 31 de dezembro de 2020 3.908 3.800 3.731 3 11.442

Consolidado

Provisões Tributárias Cíveis Trabalhistas Previdenciárias Total

Em 31 de dezembro de 2019 4.982 6.227 11.317 28 22.554

Provisões revertidas (1.115) (4.149) (8.479) (25) (13.768)

Provisões realizadas 34 2.029 1.181 - 3.244

Correção monetária 7 - - - 7

Em 31 de dezembro de 2020 3.908 4.107 4.019 3 12.037

Em 2020, a CENIBRA revisou junto aos escritórios de advogados parceiros sua base de processos no contexto das determinações do CPC 25. Como resultado, houve mudanças de prognósticos de risco e redução nas provisões cíveis e trabalhistas, coerentes com as determinações contábeis previstas na norma. Ocorreram também ao mesmo tempo negociações de processos, das quais obtiveram-se acordos e encerramentos.

A movimentação é como segue:

Page 41: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

41Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Controladora

Depósitos judiciais Tributárias Cíveis Trabalhistas Total

Em 31 de dezembro de 2019 115 1.042 1.516 2.673

Reclassificação - (600) 418 (182)

Depósitos levantados (115) (442) (1.004) (1.561)

Em 31 de dezembro de 2020 - - 930 930

Consolidado

Depósitos judiciais Tributárias Cíveis Trabalhistas Total

Em 31 de dezembro de 2019 115 1.042 1.580 2.737

Reclassificação - (600) 545 (55)

Depósitos levantados (115) (442) (1.143) (1.700)

Em 31 de dezembro de 2020 - - 982 982

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Trabalhistas 7.405 2.828 7.839 2.893

Cíveis 32.202 29.444 32.263 29.462

Tributárias 45.958 38.751 45.958 38.751

85.565 71.023 86.060 71.106

a) Trabalhistas

Consistem em reclamações de empregados próprios vinculadas às disputas judiciais.

b) Cíveis

As principais ações estão relacionadas a processos judiciais indenizatórios movidos contra a Companhia por terceiros.

c) Contingências possíveis

A Companhia é parte de diversos processos judiciais para os quais a Administração, com base em análise individual e suportada pela opinião de seus assessores jurídicos, considera a probabilidade de perda como possível, para os quais não há provisão constituída.

Page 42: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

42Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

18 Patrimônio líquido

a) Capital social

O capital social subscrito e integralizado em 31 de dezembro de 2020 e de 2019 é composto por 185.448 mil ações, subdivididas em 170.847 mil ações ordinárias e 14.601 mil ações preferenciais classes A, B, C e D, sendo que cada ação tem valor nominal de R$1,00.

O capital do acionista não residente, registrado no Banco Central do Brasil, é de US$219,762 mil e ¥2.524.488 mil.

As ações ordinárias têm direito a voto. As ações preferenciais, com exceção da classe D, têm direito restrito de voto. As ações preferenciais não são resgatáveis, gozam de prioridade no reembolso do capital no caso de liquida-ção da Companhia e têm direito ao dividendo que for assegurado às ações ordinárias.

b) Dividendos e juros sobre capital próprio

De acordo com o estatuto da Companhia, aos acionistas é assegurado um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido de cada exercício, calculado conforme a Lei das Sociedades por Ações. Os juros sobre o capital próprio, quando calculados e apropriados, são atribuídos ao dividendo mínimo obrigatório.

Em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de 2019 a Assembleia Geral Extraordinária apro-vou a distribuição de juros sobre o capital próprio no montante de R$50.211, R$45.602, R$44.056 e R$41.899, pagos em 8 de abril de 2020.

Em 31 de março de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio no montante de R$41.243, pagos em 8 de abril de 2020.

Em 15 de abril de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de dividendos no montante de R$320.000, pagos em 22 de abril de 2020.

Em 30 de junho de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio no montante de R$40.549, pagos em 6 de julho de 2020.

Em 14 de agosto de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de dividendos no montante de R$300.000, pagos em 25 de agosto de 2020.

Em 30 de setembro de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio no montante de R$40.796, pagos em 8 de outubro de 2020.

Em 31 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio no montante de R$38.310, pagos em 11 de janeiro de 2021.

Os dividendos distribuídos no exercício findo em 31 de dezembro de 2020 são decorrentes dos resultados acumu-lados em anos anteriores.

c) Reservas de lucros

A reserva legal é constituída mediante apropriação de 5% do lucro líquido do exercício. Em 31 de dezembro de 2020, a reserva está constituída até o limite legal de 20% do capital social. A reserva estatutária, que corresponde ao lucro remanescente, após a destinação para reserva legal, visa principalmente atender aos planos de investimen-tos previstos em orçamento de capital, processos de modernização e manutenção das linhas de produção.

d) Reserva especial

A reserva especial refere-se a lucros a realizar decorrentes do ajuste ao valor justo do ativo biológico.

e) Ajustes de avaliação patrimonial

Referem-se às variações cambiais resultantes da conversão do balanço patrimonial e do resultado do exercício de moeda funcional Dólar para moeda de apresentação Real.

Page 43: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

43Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

19 Dividendos e juros sobre capital próprio

Controladora e Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Saldo inicial 159.047 136.496

Provisão de juros sobre capital próprio 160.898 181.768

IRRF (20.113) (22.721)

Provisão de dividendos 620.000 -

Pagamento dividendos e Juros sobre capital próprio ao acionista (886.310) (136.496)

33.522 159.047

Controladora e Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Lucro líquido (prejuízo) do exercício (164.684) 552.850

Juros sobre capital próprio 160.898 181.768

Porcentagem sobre o lucro líquido (prejuízo) do exercício -98% 33%

20 Receita

A conciliação entre a receita bruta e a receita líquida de vendas é como segue:

Pagamento de juros sobre o capital próprio conforme art. 9° da Lei n° 9.249/95 calculados sobre as contas do patrimô-nio líquido e limitados à variação, pro rata dia, da TJLP.

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Vendas de celulose:

Receita bruta 2.779.939 2.448.609 2.832.830 2.629.550

Deduções:

Impostos sobre vendas (15.361) (18.861) (15.361) (18.861)

Devolução e abatimentos - - - -

Receita operacional líquida 2.764.578 2.429.748 2.817.469 2.610.689

Mercado externo 2.707.217 2.358.449 2.760.108 2.539.390

Mercado interno 57.361 71.299 57.361 71.299

Receita operacional líquida 2.764.578 2.429.748 2.817.469 2.610.689

Page 44: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

44Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

21 Despesas por natureza

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Depreciação, amortização e exaustão (368.916) (358.369) (371.358) (360.596)

Efeito moeda funcional exaustão (147.631) (89.744) (147.631) (89.744)

Depreciação de arrendamento (3.815) (4.086) (3.815) (4.086)

Despesas com benefícios a empregados (197.082) (201.144) (197.082) (201.144)

Custos com materiais (670.814) (514.660) (721.163) (532.294)

Serviços contratados (611.810) (611.665) (706.180) (675.799)

Provisão e PLR (21.900) (29.542) (21.900) (29.542)

Variação do valor justo do ativo biológico - nota 13 (*)

(351.064) 125.772 (351.064) 125.772

Ganhos com crédito de ICMS - 1.514 - 1.514

Outras receitas (despesas), líquidas (21.733) 8.865 (23.296) 23.692

Outras despesas (43.763) (42.597) (44.744) (43.592)

(2.438.528) (1.715.656) (2.588.233) (1.785.819)

Custo dos produtos vendidos (1.699.956) (1.507.574) (1.752.749) (1.527.436)

Despesas com vendas (243.680) (207.798) (338.855) (271.933)

Despesas gerais e administrativas (122.094) (136.434) (122.269) (137.428)

Outras receitas (despesas), líquidas (372.798) 136.150 (374.360) 150.978

(2.438.528) (1.715.656) (2.588.233) (1.785.819)

(*) Este valor é classificado como Outras receitas (despesas), líquidas.

Page 45: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

45Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Controladora Consolidado

31/12/2020 31/12/2019 31/12/2020 31/12/2019

Receitas financeiras

Aplicações financeiras de curto prazo 2.892 8.965 9.170 22.141

Outras receitas financeiras 551 1.250 575 1.236

3.443 10.215 9.745 23.377

Despesas financeiras

Despesas financeiras arrendamentos (67) (127) (67) (127)

Outras despesas financeiras* (23.210) (2.580) (23.336) (2.762)

(23.277) (2.707) (23.403) (2.889)

Variações cambiais, líquidas

Variações cambiais passivas 143.183 18.832 143.024 19.134

Variações cambiais ativas (151.226) (33.395) (150.367) (35.885)

(8.043) (14.563) (7.343) (16.751)

Total resultado financeiro líquido (27.877) (7.055) (21.001) 3.737

(*) Em 31 dezembro de 2020, foi reconhecido deságio sobre o precatório a receber no montante de R$19.091.

23 Planos de previdência e outros benefícios

Previdência privada

Para formação das reservas técnicas correspondentes ao valor atual dos benefícios concedidos e a conceder, relativos a direitos adquiridos pelos participantes, são utilizados cálculos efetuados por atuário independente. Dessa forma, em 31 de dezembro de 2020, a Companhia contribuiu com o montante de R$4.749 (31 de dezembro de 2019 - R$4.839) para, em conjunto com a contribuição desses beneficiários, assegurarem a cobertura do plano de custeio. Todos os participantes ativos estão registrados no plano de contribuição definida.

A Companhia possui alguns participantes assistidos remanescentes de plano de benefício definido, que vem apre-sentando superávit desde o exercício de 2005. Devido à irrelevância dos valores envolvidos, a Companhia não espera impactos em suas Demonstrações Financeiras.

Seguro de vida

A Companhia oferece o benefício de seguro de vida para todos os seus empregados, em que o custo é compartilhado, sendo 60% custeados pela Companhia e o restante descontado na folha de pagamento. Apresenta também cobertura para morte natural, acidental e invalidez permanente. No exercício findo em 31 de dezembro de 2020, as despesas com seguro de vida foram de R$652 (31 de dezembro de 2019 - R$755).

Plano de saúde

A assistência médica é oferecida aos empregados de acordo com os critérios definidos pela política da Companhia. A Companhia disponibiliza benefícios de saúde na modalidade de autogestão, nas áreas médica, hospitalar, odontológi-

22 Resultado financeiro

Page 46: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

46Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

ca, farmacêutica, ótica e laboratorial em vários municípios de abrangência. A Companhia assume como cobertura um rol de procedimentos que ultrapassam o exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reembolsando ainda no mesmo percentual da rede conveniada serviços prestados por instituições ou profissionais não conveniados.

24 Gestão de risco financeiro

24.1 Fatores de risco financeiro

A Companhia participa de operações envolvendo instrumentos financeiros que se destinam a atender às neces-sidades próprias, no sentido de reduzir sua exposição a riscos de mercado, incluindo risco de moeda e de taxas de juros, risco de crédito e risco de liquidez. A administração desses riscos é efetuada por meio de políticas de controles, estabelecimento de estratégias de operações, determinação de limites e outras técnicas de acompa-nhamento das posições.

Os principais fatores de riscos inerentes às operações da Companhia são expostos a seguir:

a) Risco de mercado

Exposição a riscos de taxas de juros: A taxa de juros nas aplicações financeiras é na sua maioria vinculada à variação do CDI.

b) Risco de crédito

Instrumentos financeiros que potencialmente sujeitam a Companhia a concentrações de risco de crédito consistem, primariamente, em contas bancárias, aplicações financeiras e contas a receber. As contas a rece-ber são substancialmente com partes relacionadas.

c) Risco de liquidez

O departamento financeiro monitora as previsões contínuas de exigências de liquidez para assegurar que a Companhia tenha caixa suficiente para atender às necessidades operacionais.

d) Risco de taxa de câmbio

As operações da Companhia são primariamente expostas a flutuações das taxas de câmbio entre a moeda local (Real) e a moeda funcional (Dólar norte-americano), considerando a existência de custos operacionais, bem como dos correspondentes ativos e passivos monetários, denominados nas moedas supracitadas. Essas flutuações potenciais podem impactar as margens de contribuição e, portanto, a rentabilidade das opera-ções da Companhia.

As tabelas a seguir descrevem a exposição da Companhia ao risco cambial e os efeitos no patrimônio líquido no final do exercí-cio, considerando uma alteração de 30% na moeda estrangeira para os itens monetários denominados em moeda estrangeira (indexados em reais):

Controladora Efeito de:

Exposição em: 31/12/2020 Aumento de 30% Redução de 30%

Caixa e equivalentes de caixa 9.894 2.968 (2.968)

Contas a receber - partes relacionadas 1.014.276 304.283 (304.283)

Fornecedores (2.908) (872) 872

Total 1.021.262 306.379 (306.379)

Page 47: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

47Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

Consolidado Efeito de:

Exposição em: 31/12/2020 Aumento de 30% Redução de 30%

Caixa e equivalentes de caixa 314.376 94.313 (94.313)

Contas a receber - partes relacionadas 564.799 169.440 (169.440)

Fornecedores (18.708) (5.612) 5.612

Total 860.467 258.140 (258.140)

24.2 Estimativa do valor justo

Os instrumentos financeiros registrados nas Demonstrações Financeiras da Companhia, geralmente, se aproxi-mam do valor de mercado, devido ao curto prazo de vencimento ou frequente giro desses instrumentos finan-ceiros, exceto contas a receber com partes relacionadas, que são apuradas com base em condições negociadas entre as partes. O valor de mercado das obrigações em moeda estrangeira é similar aos valores registrados.

24.3 Instrumentos financeiros por categoria

Controladora

31/12/2020 31/12/2019

Valor contábil Valor contábil

Ativos financeiros ao custo amortizado:

Aplicações financeiras 189.734 80.580

Depósitos em contas remuneradas 10.264 19.243

Ativos financeiros ao custo amortizado:

Contas a receber 1.023.692 1.189.530

Passivos financeiros ao custo amortizado:

Fornecedores 141.525 200.404

Consolidado

31/12/2020 31/12/2019

Valor contábil Valor contábil

Ativos financeiros ao custo amortizado:

Aplicações financeiras 320.114 544.495

Depósitos em contas remuneradas 97.089 397.944

Ativos financeiros ao custo amortizado:

Contas a receber 574.215 187.567

Passivos financeiros ao custo amortizado:

Fornecedores 150.487 201.614

Page 48: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

48Relatório de Sustentabilidade 2020 / Demonstrações Financeiras

25 Cobertura de seguros

Em face da natureza de suas atividades, a Companhia adota a política de contratar cobertura de seguro, segundo as di-ferenças clássicas dos riscos (industriais). Com base em análise sistemática de riscos, conjugada com modernas técnicas securitárias, a Companhia contrata seguro, utilizando o conceito de Perda Máxima Provável, que corresponde ao valor máximo possível de destruição em um mesmo evento. A Companhia não contrata seguros florestais, pois mantém um rigoroso sistema de prevenção de combate a incêndios florestais.

Em 31 de dezembro de 2020, o parque industrial da Companhia apresentava-se segurado contra sinistros pelo limite máximo de indenização, por evento, de R$859.000 (R$859.000 em 31 de dezembro de 2019).

26 Compromissos de longo prazo

No curso normal de seus negócios, a Companhia celebra contratos de longo prazo na modalidade take-or-pay com for-necedores de produtos químicos, energia elétrica, transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, gás natural e madeira. Os contratos preveem cláusulas de rescisão e suspensão de fornecimento por motivos de descumprimento de obriga-ções essenciais. O mínimo acordado contratualmente é geralmente alcançado, e por essa razão não existem passivos registrados em adição ao montante que é reconhecido mensalmente. No exercício findo em 31 de dezembro de 2020, esses compromissos de longo prazo totalizam aproximadamente R$535.094 por ano (R$485.242 por ano em 31 de dezembro de 2019).

27 Eventos subsequentes

Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia não esperava receber valor em aberto de precatório contabilizado no ativo não circulante pelo montante de R$39.957; porém, devido à evolução nas negociações, o montante foi recebido em fevereiro de 2021.

Page 49: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

Diretoria

KAZUHIKO KAMADA Diretor-Presidente e

Diretor Administrativo e Financeiro

JÚLIO CÉSAR TÔRRES RIBEIRODiretor Industrial e Técnico

FUMIHIKO YAMADADiretor Comercial

Responsável técnico

OLDAIR DE SOUZA MOURÃOContador

CRC-MG 053484/O-5

Page 50: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS

E-Mail Corporativo Corporate E-Mail

[email protected]

Facebook Facebook

www.facebook.com/pages/cenibra

Twitter Twitter

twitter.com/cenibra

Site Website

www.cenibra.com.br

Sede FábricaHeadquarters & Plant

Rodovia BR-381 - km 172Distrito de Perpétuo SocorroBelo Oriente - Minas Gerais - BrasilCEP 35196-972 - Caixa Postal 100Telefone: (5531) 3829.5010Fax: (5531) 3829.5260

Escritório Belo HorizonteBelo Horizonte Office

Avenida Afonso Pena, 1964 - 7º andarBairro Funcionários - CEP 30130-005Telefone: (5531) 3235.4041Fax: (5531) 3235.4002

Page 51: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS