Descreve os três tipos de moléculas

2
Biologia Celular Descreve os três tipos de moléculas associadas ao citoesqueleto e as suas principais funções. O citoesqueleto é o conjunto de microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários de proteínas presentes no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias. Os microtúbulos, são estruturas proteicas formadas pela polimerização da proteína tubulina. Têm como função o suporte estrutural da célula, a formação dos fusos meiótico e mitótico nas divisões celulares e a formação de centríolos, cílios e flagelos. Os microfilamentos ou filamentos de actina, são formados por moléculas protéicas de actina e miosina, que se ligam, estabelecendo um duplo filamento torcido. Esta, está presente no citoplasma de todas as células, proporciona a sustentação e determina a forma da célula; age como proteína de ligação através da rede de filamentos situados abaixo da membrana plasmática (córtex) e actua na contracção muscular. Os filamentos intermediários, são formados por proteínas que compõem as células dos tecidos, sendo estas a Queratina, Vimentina, Desmina, Proteína Fibrilar Ácida da Glia (GFAP) e Proteínas dos Neurofilamentos. Os filamentos intermediários têm como função principal suportar a tensão mecânica quando as células sofrem estriamento. Estes filamentos são os mais resistentes e os que duram mais. Quais as principais diferenças entre os cílios e os flagelos? Os cílios e os flagelos assemelham-se muito estruturalmente. Uma das principais diferenças entre eles, está no tamanho: os flagelos são longos existindo Joana Sofia Esteves AlvesAluna nº 21000999

Transcript of Descreve os três tipos de moléculas

Page 1: Descreve os três tipos de moléculas

Biologia Celular

Descreve os três tipos de moléculas associadas ao citoesqueleto e as suas principais funções.

O citoesqueleto é o conjunto de microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários de proteínas presentes no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias.

Os microtúbulos, são estruturas proteicas formadas pela polimerização da proteína tubulina. Têm como função o suporte estrutural da célula, a formação dos fusos meiótico e mitótico nas divisões celulares e a formação de centríolos, cílios e flagelos.

Os microfilamentos ou filamentos de actina, são formados por moléculas protéicas de actina e miosina, que se ligam, estabelecendo um duplo filamento torcido. Esta, está presente no citoplasma de todas as células, proporciona a sustentação e determina a forma da célula; age como proteína de ligação através da rede de filamentos situados abaixo da membrana plasmática (córtex) e actua na contracção muscular.

Os filamentos intermediários, são formados por proteínas que compõem as células dos tecidos, sendo estas a Queratina, Vimentina, Desmina, Proteína Fibrilar Ácida da Glia (GFAP) e Proteínas dos Neurofilamentos. Os filamentos intermediários têm como função principal suportar a tensão mecânica quando as células sofrem estriamento. Estes filamentos são os mais resistentes e os que duram mais.

Quais as principais diferenças entre os cílios e os flagelos?

Os cílios e os flagelos assemelham-se muito estruturalmente. Uma das principais diferenças entre eles, está no tamanho: os flagelos são longos existindo um (no caso do espermatozóide), ou poucos numa célula, enquanto que os cílios são mais curtos e existem em maior quantidade. Outra diferença está no batimento que cada um exerce. Os flagelos executam um movimento serpentino e os cílios executam um movimento vibrátil.

Joana Sofia Esteves Alves Aluna nº 21000999

A – Cílios B- Flagelos

Page 2: Descreve os três tipos de moléculas

Biologia Celular

Joana Sofia Esteves Alves Aluna nº 21000999