Descubra os 4 tipos de meningite - fifarma.org

3
Descubra os 4 tipos de meningite A meningite é uma doença que afeta o tecido fino que cobre o cérebro e a medula espinhal, ou meninges. É uma doença que pode ocorrer a qualquer momento, independentemente da idade, embora os recém-nascidos representem o grupo populacional mais vulnerável. O tipo mais comum é a meningite viral, seguida pela meningite bacteriana (que pode ser fatal) e, em poucas ocasiões, a meningite causada por fungos ou parasitas. Para encontrar o tratamento correto para aliviar esta doença que afeta o cérebro, é necessário identificar suas causas: 1. Meningite viral: este tipo de meningite geralmente desaparece por si só e entra no corpo como resultado de outros vírus, como o herpes, HIV ou o vírus do Nilo; de todos os tipos, este é, sem dúvida, o menos grave. 2. Meningite bacteriana: esta é a mais grave de todas, pois em alguns casos pode ser fatal. Isso acontece quando as bactérias localizadas em outra parte do corpo (ouvido, seios paranasais) viajam através da corrente

Transcript of Descubra os 4 tipos de meningite - fifarma.org

Page 1: Descubra os 4 tipos de meningite - fifarma.org

Descubra os 4 tipos de meningite

A meningite é uma doença que afeta o tecido fino que cobre o cérebro e a medula espinhal, ou meninges. É uma doença que pode ocorrer a qualquer momento, independentemente da idade, embora os recém-nascidos representem o grupo populacional mais vulnerável.

O tipo mais comum é a meningite viral, seguida pela meningite bacteriana (que pode ser fatal) e, em poucas ocasiões, a meningite causada por fungos ou parasitas.

Para encontrar o tratamento correto para aliviar esta doença que afeta o cérebro, é necessário identificar suas causas:

1. Meningite viral: este tipo de meningite geralmente desaparece por si só e entra no corpo como resultado de outros vírus, como o herpes, HIV ou o vírus do Nilo; de todos os tipos, este é, sem dúvida, o menos grave.

2. Meningite bacteriana: esta é a mais grave de todas, pois em alguns casospode ser fatal. Isso acontece quando as bactérias localizadas em outra parte do corpo (ouvido, seios paranasais) viajam através da corrente

Page 2: Descubra os 4 tipos de meningite - fifarma.org

sanguínea e chegam ao cérebro e a medula espinhal. Existem diferentes cepas de bactérias que podem causar meningite bacteriana, as mais comuns. são:

Streptococcus pneumoniae (pneumococo), mais comum em recém-nascidos, causado principalmente por pneumonia ou infecção do ouvido.

Neisseria meningitidis (meningococo), esta bactéria afeta principalmente o trato respiratório de adolescentes e adultos jovens. É altamente contagiosa.

Haemophilus influenzae (hemófilo), foi, antes das vacinas, uma das principais bactérias da meningite analisadas em pacientes infantis.

Listeria monocytogenes (listeria), bactéria encontrada em queijos não pasteurizados ou carnes processadas. As mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com sistemas imunes enfraquecidos estão entre as populações mais vulneráveis.

3. A meningite por fungos é uma das mais raras, porém, pode se tornar tão complicada quanto a meningite bacteriana. Não é contagiosa e é contraída pela inalação de esporos de fungos que podem ser encontrados em madeira em decomposição ou excrementos de pássaros. Afeta principalmente pessoas com sistemas imunes enfraquecidos, tais como pacientes com HIV.

4. Meningite por parasitas: também relacionada à malária cerebral e é contraída nadando em água doce estagnada ou comendo alimentos contaminados, também não é transmitida entre as pessoas que a têm.

Sintomas

Embora os sintomas possam ter algumas variações, eles geralmente se desenvolvem repentinamente podendo incluir o seguinte:

1. Alta temperatura (febre) de 38°C ou mais.

2. Forte dor de cabeça.

3. Erupção que não desaparece (nem em todos os casos).

4. Rigidez no pescoço.

5. Fotossensibilidade.

6. Sonolência.

7. Convulsões.

Page 3: Descubra os 4 tipos de meningite - fifarma.org

Embora na maioria dos casos exista um tratamento efetivo, é de vital importância consultar um médico quando aparecerem os primeiros sintomas, pois podem se desenvolver complicações e danos neurológicos permanentes, tais como: perda auditiva, perda de memória, dificuldade nos processos de aprendizagem, convulsões ou insuficiência renal.

Fatores de risco

Como mencionado anteriormente, não há causas únicas e qualquer pessoa pode desenvolver meningite durante sua vida, porém, há alguns fatores de risco:

1. Idade, pois crianças e jovens de menos de 20 anos podem desenvolver mais facilmente esta doença.

2. Gravidez.

3. Sistemas imunes enfraquecidos.

Prevenção

Em geral, um estilo de vida saudável e a lavagem frequente das mãos podem evitar o contágio da meningite, além disso, cozinhar muito bem os alimentos e seguir um plano de vacinação para evitar o aparecimento desta e de outras possíveis doenças.

Fontes:

Meningitis bacteriana

https://www.cdc.gov/meningitis/bacterial-sp.html

Meningitis

https://medlineplus.gov/spanish/meningitis.html

Symptoms of meningitis

https://www.nhs.uk/conditions/meningitis/

Meningitis

https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/meningitis/symptoms-causes/syc-20350508

What Do You Want to Know About Meningitis?

https://www.healthline.com/health/meningitis#types