Desenvolvendo a Criatividade com os desbravadores

2
DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE I. A ARTE DE PRODUZIR IDÉIAS 1. Coletar o material puro - Tanto o material referente à sua situação imediata, como materiais provindos de um constante enriquecimento de sua cultura geral. Como: Observando tudo; Questionando tudo; Lendo bastante; Observando detalhes; Arquivando materiais; Participando sempre; Ouvindo com atenção; Colocando-se sempre no lugar de um aprendiz. 2. Trabalhar estes materiais em sua mente. Analisar exaustivamen-te o problema e o material existente por vários ângulos. A melhor maneira: Começar usando sempre métodos antigos, porque idéias são novas combinações de velhos elementos; Observar um mesmo ítem por vários ângulos, inclusive tentando encaixar dois diferentes. 3. Deixar a mente em estágio de incubação. Abandonar a análise do problema por alguns dias, e deixar a mente “viajar” em cima dele. 4. Formular a idéia. A hora do “Eureca”, o nascimento real da idéia. 5. Dar o contorno final para o seu desenvolvimento e seu uso prático. Para isso: Apresentá-la a outros envolvidos e não envolvidos no problema; Ouvir críticas e sugestões; Se possível, simular a sua execução prática.

description

Guia para conduzir recreações criativas para desbravadores

Transcript of Desenvolvendo a Criatividade com os desbravadores

Page 1: Desenvolvendo a Criatividade com os desbravadores

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE

I. A ARTE DE PRODUZIR IDÉIAS

1. Coletar o material puro - Tanto o material referente à sua situação imediata, como materiais provindos de um constante enriquecimento de sua cultura geral. Como:

Observando tudo;Questionando tudo;Lendo bastante;Observando detalhes;Arquivando materiais;Participando sempre;Ouvindo com atenção;Colocando-se sempre no lugar de um aprendiz.

2. Trabalhar estes materiais em sua mente. Analisar exaustivamen-te o problema e o material existente por vários ângulos. A melhor maneira:

Começar usando sempre métodos antigos, porque idéias são novas combinações de velhos elementos;Observar um mesmo ítem por vários ângulos, inclusive tentando encaixar dois diferentes.

3. Deixar a mente em estágio de incubação. Abandonar a análise do problema por alguns dias, e deixar a mente “viajar” em cima dele.

4. Formular a idéia. A hora do “Eureca”, o nascimento real da idéia.

5. Dar o contorno final para o seu desenvolvimento e seu uso prático. Para isso:

Apresentá-la a outros envolvidos e não envolvidos no problema;Ouvir críticas e sugestões;Se possível, simular a sua execução prática.

II. DEZ FRASES QUE MATAM A CRIATIVIDADE

1. Isso não faz parte do meu trabalho;2. Vamos fazer uma reunião para discutir isso;

3. É impossível;4. Vamos voltar à realidade;

5. É uma mudança muito radical;6. Não vai ser lucrativo;

7. Isso nunca foi tentado antes;8. Custa muito;

9. Deixe de sonhar!

Page 2: Desenvolvendo a Criatividade com os desbravadores

10. “Não se ensina truques novos a um cachorro velho”

III. COMO AJUDAR UM TÍMIDOO tímido normalmente é bom observador, sempre muito exigente e perfeccionista, por isso pode produzir boas idéias. Trabalhe com ele.

1. Nunca o interrompa. Pelo contrário, em público ou particular:Incentive-o, peça-lhe opiniões e saiba escutar bem;Nunca ceda ao impulso de dizer a palavra que ele esta tentando encontrar, ou completar a frase para ele;Não corrija erros gramaticais ou de pronúncia constantemente;Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”

2. Nunca focalize suas atenções nele. Não fique fazendo constantes exigências mesmo para ajudá-lo.

3. Ofereça elogios justificados.4. Procure compreender o comportamento dele.5. Ajude a reforçar o ego hesitante dele. Descubra algo que faça o tímido

sentir-se importante.Seja paciente. Se o tímido não se solta na frente dos outros, trabalhe com ele a sós.