Desenvolvimento Vital 1

10
DESENVOLVIMENTO VITAL 1 Pergunta 1 A mãe de Jéssica (9 meses) leva sua filha à consulta com o pediatra e o informa que ela ainda não consegue virar da posição prona para a supina, e que quando está deitada de costas, não consegue levantar espontaneamente a cabeça. Com base no desenvolvimento físico e motor esperado para essa faixa etária, assinale a alternativa correta: Resposta a . Deve-se investigar melhor a situação, uma vez que Jéssica apresenta certo atraso, pois estas conquistas deveriam ocorrer por volta de 6 meses. b . Deve-se investigar melhor a situação, pois Jéssica apresenta certo atraso, já que tais conquistas deveriam ocorrer aos 3 meses. c . Não há razão para se preocupar, pois essas conquistas só devem ocorrer por volta de 12 meses. d . Não há razão para se preocupar, pois essa é a idade esperada para que ocorram estas conquistas. e . Deve-se investigar melhor, pois Jéssica apresenta algum problema genético grave, uma vez que estas conquistas já devem se apresentar desde o nascimento. 1 pontos Pergunta 2 Analise a seguinte situação. Felipe, 2 anos, já anda com facilidade pela casa. Enquanto sua mãe está lendo na sala de estar, ele sai andando até algum outro cômodo, como a cozinha, mas sempre volta até a porta da sala e diz "Mãe!", olhando para ela. Quando ela olha para ele e sorri, ele continua suas

Transcript of Desenvolvimento Vital 1

Page 1: Desenvolvimento Vital 1

DESENVOLVIMENTO VITAL 1

Pergunta 1

A mãe de Jéssica (9 meses) leva sua filha à consulta com o pediatra e o informa que ela ainda não consegue virar da posição prona para a supina, e que quando está deitada de costas, não consegue levantar espontaneamente a cabeça. Com base no desenvolvimento físico e motor esperado para essa faixa etária, assinale a alternativa correta:

Resposta

a. Deve-se investigar melhor a situação, uma vez que Jéssica apresenta certo atraso, pois estas conquistas deveriam ocorrer por volta de 6 meses.

b.

Deve-se investigar melhor a situação, pois Jéssica apresenta certo atraso, já que tais conquistas deveriam ocorrer aos 3 meses.

c. Não há razão para se preocupar, pois essas conquistas só devem ocorrer por volta de 12 meses.

d.

Não há razão para se preocupar, pois essa é a idade esperada para que ocorram estas conquistas.

e. Deve-se investigar melhor, pois Jéssica apresenta algum problema genético grave, uma vez que estas conquistas já devem se apresentar desde o nascimento.

1 pontos

Pergunta 2

Analise a seguinte situação. Felipe, 2 anos, já anda com facilidade pela casa. Enquanto sua mãe está lendo na sala de estar, ele sai andando até algum outro cômodo, como a cozinha, mas sempre volta até a porta da sala e diz "Mãe!", olhando para ela. Quando ela olha para ele e sorri, ele continua suas explorações. Segundo Bowlby, como se chama o comportamento de Felipe:

Resposta

a. iniciativa

b. causalidade objetiva

c. exploração lúdica

Page 2: Desenvolvimento Vital 1

d. apego

e. insegurança

1 pontos

Pergunta 3

Analise a seguinte situação. Quando a mãe de Clarice, de 9 meses, brinca com ela de esconder sua chupeta sob o lençol, a menina é capaz de suspender o mesmo para pegar a chupeta. Ela expressa, inclusive, alegria e uma aparente sensação de triunfo ao fazê-lo. Esse comportamento de Clarice indica a aquisição de qual conquista cognitiva, segundo Piaget:

Resposta

a. Causalidade objetiva

b. Indiferenciação sujeito objeto

c. Apego primordial

d. Espaço descontínuo

e. Objeto permanente

1 pontos

Pergunta 4

Analise a seguinte situação. Vanessa acaba de saber que está grávida do seu primeiro filho, e que está com 4 semanas de gestação. Ela está muito angustiada, pois ainda não consegue sentir os movimentos fetais e duvida que esteja realmente esperando um bebê. Assinale a alternativa correta:

Resposta

a. Vanessa apresenta indícios de depressão pré-natal.

b.

Vanessa, por não conseguir sentir seu bebê como é o esperado nesse período, ainda não consegue desenvolver o apego primordial.

c. Vanessa apresenta um vínculo resistente com sua gestação, provavelmente por ser a primeira.

Page 3: Desenvolvimento Vital 1

d.

Vanessa deve apresentar algum distúrbio psíquico, por não conseguir sentir seu bebê nas primeiras semanas.

e. Vanessa ainda não sente os movimentos de seu bebê, por ser a primeira gestação; nas próximas ela sentirá naturalmente desde as primeiras semanas.

1 pontos

Pergunta 5

Com relação ao desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a. Aos 8 meses ela já apresenta gestos significativos, como apontar para um objeto que deseja.

b.

Aos 6 meses o bebê ainda não apresenta capacidade de realizar transferências inter sensórias.

c. Aos 6 meses o bebê distingue expressões faciais, diferenciando rostos felizes e surpresos, por exemplo.

d.

Por volta de 18 meses, a criança apresenta comportamento de auto reconhecimento físico: quando olha no espelho ou numa foto sua, pode reconhecer-se.

e. Por volta de 12 meses, as crianças apresentam o ato de brincar paralelo, quer dizer, elas brincam sozinhas, mas mantêm um profundo interesse no que as outras crianças estão fazendo.

1 pontos

Pergunta 6

Com relação ao desenvolvimento pré-natal, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a. No estágio embrionário, as várias estruturas de sustentação são formadas e todos os principais sistemas de órgãos são definidos pelo menos de forma rudimentar.

b.

Período crítico é um período de tempo em que o organismo é especialmente responsivo a um evento específico, que em outros momentos causariam pouco ou nenhum efeito.

Page 4: Desenvolvimento Vital 1

c. No último período pré-natal, ocorre o aparecimento das primeiras células ósseas do feto, além do progressivo desenvolvimento anatômico e funcional dos órgãos formados no estágio anterior.

d.

O desenvolvimento pré-natal segue dois movimentos: caudal-encefálico e distal-proximal, que se inverterão após o nascimento.

e. Após a fecundação, o zigoto cresce rapidamente por meio da divisão celular - dividindo-se em duas células, em seguida estas se convertem em quatro, e assim sucessivamente - enquanto desce pela trompa até o útero.

1 pontos

Pergunta 7

Com relação aos fatores teratogênicos na gestação, é incorreto afirmar que:

Resposta

a. A suscetibilidade do organismo a estes fatores depende do momento de desenvolvimento (período crítico ou sensível).

b.

Cada agente teratogênico atua de maneira específica e, por isso, causa um padrão particular de desenvolvimento anormal.

c. Os organismos individuais não variam na sua suscetibilidade aos teratogênicos (invulnerabilidade genética).

d.

A suscetibilidade aos agentes depende da interação com outros fatores, como a idade e o estado nutricional da mãe.

e. Quanto maior a concentração de um agente teratogênico, maior o risco (o uso de álcool é um exemplo).

1 pontos

Pergunta 8

Com relação à Psicologia do Desenvolvimento, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a. É um ramo da psicologia que se preocupa em responder como e por que as capacidades dos indivíduos vão se diferenciando ao longo da vida, e, portanto, contribui para a construção de estratégias que possibilitam intervenções pedagógicas que beneficiem o desenvolvimento dos sujeitos/alunos.

Page 5: Desenvolvimento Vital 1

b.

Ela apresenta diversas teorias, por vezes contraditórias entre si, sendo que isso ocorre porque a Psicologia está em desenvolvimento, não é uma ciência 'acabada'.

c. Focaliza seus estudos nas mudanças e nas consistências (continuidades), na universalidade e na individualidade.

d.

Busca um entendimento sistemático da sequência de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e seus desdobramentos ao longo do ciclo vital.

e. Ela apresenta diversas teorias, por vezes contraditórias entre si, isso porque a Psicologia ainda não é considerada uma ciência.

1 pontos

Pergunta 9

Observe a seguinte situação. Fernanda vai visitar sua amiga Teresa, que teve um bebê (Júlio) há cerca de 1 mês. Quanto ela chega ao apartamento da amiga, ela se incomoda com um barulho de reforma no andar superior e comenta: "Nossa, Teresa, que barulheira! Como o Júlio consegue dormir com todo esse barulho?!" Teresa responde: "É, essa reforma no andar de cima começou antes de ele nascer. Nos primeiros dias, parecia que ele sentia mais, se assustava com qualquer barulhinho, mas agora, ele já se acostumou e consegue dormir naturalmente". Qual teoria de aprendizagem explica a mudança de comportamento de Júlio frente ao barulho da reforma?

Resposta

a. Teoria do condicionamento clássico

b. Teoria do condicionamento operante

c. Teoria da habituação

d. Teoria da imitação

e. Teoria do processamento da informação

1 pontos

Pergunta 10

Page 6: Desenvolvimento Vital 1

Os bebês apresentam alguns reflexos ao nascer, que desaparecerão em seguida, até serem substituídos por conquistas de movimentos mais complexos. Assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a. Reflexo de agarrar: quando um dedo ou algum outro objeto é pressionado contra a palma da mão do bebê, seus dedos se fecham em torno dele.

b.

Reflexo de Babinski: bebê é capaz de deglutir com facilidade, podendo evitar a formação de excesso de saliva que provoque a formação de 'baba'.

c. Reflexo de moro ou do susto: quando há um barulho alto ou o bebê é assustado, por exemplo, por meio da simulação de deixá-lo cair, ele estica os braços e arqueia as costas e depois junta os braços com se estivesse agarrando algo.

d.

Reflexo tônico-cervical: deita-se o bebê de costas, e ele vira a cabeça, o braço e a perna para o mesmo lado e flexiona os membros opostos.

e. Reflexo da marcha: quando se segura o bebê por baixo dos braços com pés nus tocando a superfície plana, ele faz movimentos semelhantes aos do caminhar.

1 pontos

Pergunta 1

Com relação ao que vimos até aqui a respeito do desenvolvimento dos bebês recém-nascidos, leia atentamente as cinco alternativas a seguir e assinale a correta:

Resposta

a.

     Possuem boas habilidades perceptivas e motoras, mas seus reflexos ainda são rudimentares.

b.

    Não conseguem discriminar os quatro sabores básicos: doce, azedo, amargo e salgado.

c.

     Interagem pouco com os adultos, pois permanecem dormindo quase todo o tempo.

d.

    São capazes de focar ambos os olhos no mesmo ponto, a uma distância aproximada de 20 cm.

e.

      Não têm sensibilidade ao toque.

0 pontos  

Pergunta 2

Com relação aos fatores teratogênicos na gestação, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

Page 7: Desenvolvimento Vital 1

a.

     São mais suscetíveis no período crítico.

b.

    Apresentam variação entre indivíduos.

c.

     Afetam igualmente a mãe e o bebê.

d.

    Incluem: doenças, drogas e riscos ambientais.

e.

     Seu risco é proporcional à concentração.

0 pontos  

Pergunta 3

Imagine a seguinte situação.“ Você trabalha em um berçário e observa que as reações dos bebês quando as mães chegam é muito variada. Um deles chama sua atenção: quando a mãe de Amanda vem buscá-la e a pega no colo, ela se irrita, chora e parece brava com o retorno da mãe.”

Segundo Ainsworth, a que tipo de vínculo corresponde a reação de Amanda?

Resposta

a.

     Vínculo evitante.

b.

    Vínculo resistente.

c.

     Vínculo desconfiado.

d.

    Vínculo desorganizado.

e.

     Vínculo primordial.

0 pontos  

Pergunta 4

1.  

Observe a seguinte cena:

“ A mãe de Felipe, 6 meses, o observa em seu berço diariamente, com admiração e interesse. Certo dia, ela nota que ele parece ter aprendido a balançar o móbile que fica suspenso ao alcance de sua mão para ouvir o barulho que ele faz. Ela percebe que ele não está mais apenas esbarrando no objeto, mas agindo intencionalmente.”< /span>

Segundo a teoria de Piaget, assinale qual a alternativa indica corretamente o nome desta conquista de Felipe?

Resposta

a.

     Habituação.

b.

    Reação circular primária.

Page 8: Desenvolvimento Vital 1

c.

     Esquema reflexo.

d.

    Aparecimento da imagem mental.

e.

     Reação circular secundária.