Desertificação

15
DESERTIFICAÇÃO OU ARENIZAÇÃO DO SOLO GAÚCHO???

Transcript of Desertificação

Page 1: Desertificação

DESERTIFICAÇÃO OU

ARENIZAÇÃO DO SOLO

GAÚCHO???

Page 2: Desertificação

DESERTIFICAÇÃO é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural.

No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).

DEFINIÇÃO

Page 3: Desertificação

O processo de desertificação

Page 4: Desertificação

Nas última décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo. As principais áreas atingidas são: oeste da América do Sul, Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia. 

No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos (??), Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.

Page 5: Desertificação

A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano, entre eles citam-se:-a formação de áreas áridas;-a temperatura aumenta;-o nível de umidade do ar diminui.

Page 6: Desertificação

Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também

é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e

aumentando a fome e a pobreza.

Page 7: Desertificação

O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de

animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para

"segurar" o solo.

Page 8: Desertificação
Page 9: Desertificação

Mapa de Ocorrência de Desertificação e Áreas de

Atenção Especial no Brasil

Page 10: Desertificação

ARENIZAÇÃO, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em

regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o

processo que desencadeia o problema). Esse fenômeno não deve ser confundido com a desertificação, que ocorre em clima árido, semiárido e semiúmido e assemelha-se a uma

seca prolongada e intensa.

Page 11: Desertificação

RELEVO A arenização tem estreita relação com a geologia local e ocorre, necessariamente, em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas.

Arenização (RS).

Page 12: Desertificação

CHUVAS E VENTOTemporais e ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno. 

Page 13: Desertificação

AÇÃO HUMANA O desmatamento e o uso inadequado do solo potencializam o depósito de sedimentos, dificultando o crescimento de nova vegetação na área.

Arenização no município de Alegrete (RS).

Page 14: Desertificação

CONSEQUÊNCIAS Sem novas plantas, o terreno empobrece. Sua arenosidade natural é reforçada pelo acúmulo de sedimentos, o que acaba por formar bancos de areia.

Arenização (RS).

Page 15: Desertificação

ACABOU!!!!Agora vamos corrigir a tarefa...