Design

24
Design linhas de investigação

description

Desde a Área de Design e Arquitetura do ITC (ALICER) se trabalha em vários campos relacionados com o desenho: produtos, sistemas cerâmicos, gestão do design, ferramentas informáticas e a sua comunicação visual, assim como a formação específica. A equipe humana que compõe esta área é formada por profissionais especializados em diferentes disciplinas: profissionais de arquitetura, do desenho industrial, do desenho gráfico, da comunicação, do desenho do produto, especialistas em informática, assim como profissionais em engenharia química com especialidade em cerâmica. Desta maneira é possível realizar os projetos com uma visão multidisciplinar e se consegue propor soluções adequadas, tanto desde um ponto de vista funcional e formal, como emocional.

Transcript of Design

Page 1: Design

Designlinhas de investigação

Page 2: Design
Page 3: Design

O Instituto de Tecnología Cerámica (ITC) é um instituto semi-pri-vado, constituído em virtude do convênio entre a Asociación de Investigación de las Industrias Cerámicas (AICE) e a Universitat Jaume I de Castellón, que nasceu como resposta às necessida-des das empresas do cluster cerâmico espanhol. Com mais de 40 anos de existência, articulou um sistema de cooperação univer-sidade-empresa que deu seus frutos ao se demonstrar o elevado desenvolvimento da indústria espanhola de fabricação de tijoleiras cerâmicas.

O objetivo do ITC é constituir um apoio sólido para as empresas cerâmicas espanholas na defesa e na melhoria de sua posição estratégica no atual cenário global, usando como principais vias as ações de investigação e desenvolvimento capazes de criar ino-vação, embora também todas aquelas atividades que sirvam para potenciar a competitividade e crescimento do setor, tendo sem-pre em conta critérios de sustentabilidade e compromisso com o bem-estar da sociedade.

A missão do ITC se orienta a liderar os processos de inovação tecnológica e de desenho do setor cerâmico espanhol, se anteci-pando às necessidades de mercado e dos consumidores relativa-mente aos usos e utilidades da cerâmica, através da gestão pro-fissionalizada de uma equipe humana qualificada e comprometida com a excelência do setor.

A partir da competência atingida através da sua longa atividade investigadora o ITC possui, hoje em dia, a capacidade de estender seu âmbito de atuação a outros tipos de processos e de materiais. Destacam suas atuações no âmbito da eficiência energética e a minimização do impacto ambiental da atividade industrial, bem como na funcionalização de superfícies e na obtenção de novas prestações técnicas e estéticas de produtos relacionados com o hiper setor do habitat e outras indústrias como ferramentas de alta tecnologia, cerâmicas avançadas, automação, setores petro-químicos, etc.

02/03

Page 4: Design

design

Desde a Área de Design e Arquitetura do ITC (ALICER) se trabalha em vários campos relaciona-dos com o desenho: produtos, sistemas cerâmicos, gestão do design, ferramentas informáticas e a sua comunicação visual, assim como a formação específica.

A equipe humana que compõe esta área é formada por profissionais especializados em dife-rentes disciplinas: profissionais de arquitetura, do desenho industrial, do desenho gráfico, da comunicação, do desenho do produto, especialistas em informática, assim como profissionais em engenharia química com especialidade em cerâmica. Desta maneira é possível realizar os projetos com uma visão multidisciplinar e se consegue propor soluções adequadas, tanto desde um ponto de vista funcional e formal, como emocional.

A análise relativa à situação atual do habitat, as chaves de comunicação ou hábitos de consumo são proporcionadas pelo Observatorio de Tendencias del Hábitat®, do qual formam parte jun-tamente com o ITC, o Instituto Tecnológico del Mueble, Madera, Embalaje y Afines (AIDIMA) e a Asociación de Investigación de la Industria Textil (AITEX).

Page 5: Design
Page 6: Design

Linhas de investigação

Intervenções urbanas baseadas em critérios de acessibi-lidade, desenho universal e integração da atuação com a realidade urbana envolvente, tudo orientado para mel-horar o bem-estar do utilizador final. Neste âmbito, o tra-balho do instituto abrange diferentes campos de atuação como o desenho e desenvolvimento de elementos urba-nos adaptados às novas funções do espaço, projetos de mobiliário urbano, murais decorativos, obras emblemáti-cas e sinais urbanos. Esta linha inclui o estudo, a análi-se, desenvolvimento e execução de novas tecnologias, materiais e processos produtivos.

Desenho e desenvolvimento de produtos e sistemas cerâmicos tendo em conta os avanços tecnológicos, os processos industriais e decorativos, as necessidades do utilizador e as tendências presentes no habitat.

Auditoria e estratégias de produto e comunicação. Análi-se conjunto da lista de produtos segundo as tendências detectadas pelo Observatorio de Tendèncias do Hábi-tat® com dados de mercado para definir a estrutura da gama de produto. O objetivo é facilitar e otimizar a toma-da de decisões coerentes com a situação da empresa e sua posição desejada, incidindo na geração de novos produtos, a racionalização dos já existentes e a comuni-cação adequada da sua oferta.

MAIS DE 1000 PROJETOS DE I+D DESENVOLVIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA DO ITC, POR UM VALOR APROXIMADO DE 40 MILHÕES DE EUROS.

Intersticio, revestimento cerâmico para sinalização externa. Pieza Zenit, granilha em forma de gotas vítreas transparentes.

Page 7: Design

06/07

Desenho e realização de eventos. Um dos nossos obje-tivos é impulsionar e participar em eventos internacio-nais em torno do desenho, a arquitetura e o interioris-mo, tendo como eixo comum a cerâmica industrial e a sua utilização no hábitat e o urbanismo. Destacamos a Muestra Trans/hitos realizada para o evento ferial Cevi-sama desde o ano 2005, onde se apresentam algumas das propostas mais inovadoras em torno do desenho, da arquitetura e da tecnologia para aplicações cerâmicas.

Programas gráficos para o desenho e o fabrico. Dentro desta linha se pretende dotar as equipes de desenho gráfico das ferramentas necessárias para melhorar a efi-ciência e agilizar seus processos através do desenvolvi-mento de aplicações orientadas para o desenho cerâmi-co e a adaptação de programas comerciais existentes. Neste âmbito, se trabalha especialmente no estudo da colorimetria e sua adaptação prática nos processos de desenvolvimento para dispositivos de escritório e máqui-nas de produção baseadas na injeção de tinta. Esta linha também desenvolve interfaces gráficas para aplicações de controle de máquinas e protótipos específicos.

Muestra de Transhitos 2009, exposição do corredor central na Feira Valência, Cevisama.

Page 8: Design

A gestão do design é uma disciplina que ajuda ao des-envolvimento, organização, planificação e controle dos recursos de desenho que se encontram à disposição da empresa para conseguir:

› Diferenciar-se da concorrência.

› Transmitir os valores da empresa.

› Comunicar-se com os clientes/usuários.

› Reforçar a imagem da organização ou sua marca.

› Ajustar os custos de produção/reduzir custos.

› Oferecer produtos/serviços mais adaptados às neces-sidades dos clientes/usuários.

› Abrir novos mercados.

› Inovar em produtos, conceitos e processos.

› Reposicionar a marca/produto.

O ITC potencia de forma decisiva o fato de que a aná-lise e redesenho das metodologias existentes quanto à gestão de desenho ajudam a aproximar esta disciplina às empresas, onde geralmente a urgência do operativo empenha o estratégico. Se considera que estabelecer metodologias ágeis e simples ajuda as empresas a im-plantar estes processos, otimizando assim o papel do desenho e incrementando sua competitividade a médio prazo.

Colaborações. Colaboram habitualmente com o centro profissionais do desenho de alto nível para além de em-presas e escolas para a criação de iniciativas inovadoras que suponham um valor acrescentado para as empresas do setor. Destacam as colaborações com profissionais do desenho e da arquitetura como Matali Crasset, Ja-vier Mariscal, Fabio Novembre, Jean Louis Schmitt, José Durán, Adrián Blanca, Rosina Reig ou Simonetta Carta, entre outros. Entre os projetos colaborativos entre em-

presas e este grupo destacaríamos os projeto Con.nexo, uma iniciativa orientada para pôr em contacto profissio-nais de diferentes disciplinas relacionadas com o desen-ho, a arquitetura ou fotografia de reconhecido prestígio com as empresas cerâmicas. Exemplos disso são as colaborações entre o arquiteto Héctor Ruiz com Salo-ni Cerámica, o fotógrafo Michael Banks com Ceracasa, o designer Karim Rashid com Tau ceramica e o diretor criativo de Fabrica, Sam Baron, com Gaya Forés. Quanto a colaborações com a indústria, destaca a contribuição do centro na fase de projeto à consecução de cinco prê-mios Alfa de Oro concedidos pela Sociedad Española de Cerámica y Vidrio: Civis Ágora, Consillium Kerapolis, Taumorph, todos ellos para la empresa TAULELL. Igual-mente premiados foram os projetos Macedonia, para FABRESA e Marathon para GRES DE NULES. Também destaca a colaboração com a associação empresarial ASCER, mediante a qual a equipe de Design e Arquitetu-ra do ITC realizou cursos e ateliers nas escolas de desen-ho IADE, Institución Artística de Enseñanza (Madrid), IED, Instituto Europeo di Design (Madrid e Barcelona), Elisava (Barcelona) y EASD, Escola d´Art y Superior de Disseny de Castellón.

Workshops. Com o objetivo de dinamizar atividades e provocar encontros entre profissionais, organizam-se workshops com empresas, criativos de distintas discipli-nas e países de elevado reconhecimento internacional. Estes, por sua vez trabalham em equipe com as empre-sas do setor cerâmico. Regularmente, costumam assistir alunos de diferentes âmbitos, com o objetivo de ampliar sua visão relativamente à cerâmica e suas possíveis apli-cações. Destacam os workshops realizados na sede de Alicer, Área de Diseño y Arquitectura del ITC, (com designers e empresas) ministrados por Matali Crasset, Sam Ba-ron, José Durán, Jean Louis Schmitt e Swarovski, entre outros, aos que assistiram profissionais das empresas cerâmicas.

O ITC É SÓCIO DE REFERÊNCIA DE DIFERENTES REDES E PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS DE ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL.

Page 9: Design

08/09

Imagem do workshop dado por Matali Crasset na sede de Alicer.

Peça modular desenhada com Matali Crasset. Peça realizada em colaboração com Fabio Novembre.

Imagem do workshop A porcelana como elemento decorativo com Jean Louis Schmitt.

Page 10: Design

oferecer um conhecimento completo e útil para empre-sas e profissionais do design e o marketing.

A informação se difunde através de publicações pró-prias, conferências de divulgação e meios on-line.

Para a aplicação de tendências se oferece apoio a em-presas e profissionais das distintas disciplinas através de workshops e jornadas de difusão nos quais se tra-balha sobre a investigação criativa com o fim de con-seguir resultados inovadores a partir da informação de tendências. Alguns deles são WAKE UP! Sesiones para actualização na Feira de Valência (Ideas & Pasión 2009 y Cevisama 2010) e os cursos sobre investigação de ten-dências e cool hunting ou a edição especial de um jogo de mesa com o que pode gerar novos produtos.

www.observatoriotendenciashabitat.net

No Observatorio de Tendencias del Hábitat® desde 2006 que se trabalha na observação, análise e estudo de ten-dências centradas no habitat, considerando que conhe-cer como vivem as pessoas, seus estilos de vida, suas necessidades e a realidade envolvente onde habitam é essencial para desenhar objetos e serviços que respon-dam de forma afetiva às necessidades das pessoas.

Assim, se analisam em profundidade as tendências ofe-recendo informação fiável e comparada graças à equipe de investigação especializada nos diferentes campos do desenho, da arquitetura, do mercado e da publicidade. Ao mesmo tempo, se colabora com especialistas ex-ternos como sociólogos, antropólogos, psicólogos, etc. Também se está atento ao que se passa em internet e se vai a feiras, congressos e eventos a nível europeu. Além disso, se desenvolveu uma metodologia própria que per-mite analisar e sintetizar toda a informação reunida para

10/11

Page 11: Design

O ITC coloca à disposição das empresas uma grande infra-estrutura tecnológica de reconhecida competência técnica, tanto pelo elevado número de certificações externas, como pela dotação em pessoal qualificado e instrumentação de que dispõe, o que permite garantir a total fiabilidade quanto aos resultados, tanto na caracterização de matérias-primas e de produtos finais, como na determinação do comportamento dos mesmos durante o processo produtivo.

equipamentodisponível

Page 12: Design
Page 13: Design

12/013

› Impressora tridimensional Z-Corp Z-printer 310 plus.

› Digitalizador tridimensional laser GALILEO RI Nº1/2.

› Máquina de corte e gravura laser Epilog Helix 24-75W.

› Sistema de soldagem por ultra-sons MBR ELECTRO NICS USS-9500.

› Fresadora CNC GALILEO R31Nº212.

› Impressora inkjet KERAJET 40P.

› Programas para desenho 2D y 3D.

› Prensa Nanetti, mignon/SSEA.

› Forno Pujol H7.

› Forno rápido Nanetti CV.

› Forno Mufla 500x600x400.

› Extrusora Dalmonte.

› Laminadora.

O ITC ATUALMENTE DISPÕEDE EQUIPAMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO PARA DESENVOLVER I+D POR VALOR SU-PERIOR A 9 MILHÕES DE EUROS.

Page 14: Design
Page 15: Design

O ITC AO LONGO DOS 40 ANOS DA SUA HISTÓRIA LEVOU A CABO UMAS 150.000 ANÁLISES E ENSAIOS DOS MAIS DE 475 TIPOS DIFERENTES QUE OFERECE

HOJE EM DIA.

Page 16: Design

referênciastécnicas

O ITC tem capacidade para transferir os conhecimentos adquiridos através da formação contínua de sua equipe de recursos humanos qualificada, que vai reciclando seus conhecimentos através de estudos e ações de I+D+i, além de participar em inúmeros fóruns científicos e tecnológicos de todo o mundo, e distintas plataformas e consórcios de âmbito internacional. Este conhecimento, juntamente ao adquirido e assimilado de outros setores produtivos, serve para gerar a inovação que se transmite às empresas que a necessitam para manter o aumentar sua competitividade.

Page 17: Design

Projetos de I+D+i co-financiados com fundos públicos

IMIDIC/2009/11. Novos produtos

cerâmicos para a arquitetura e o

interiorismo, (2009).

IMPCDF/2009/6. Colaborações inter-

nacionais com designers, (2009).

IMPSDF/2009/4. Desenho e pro-

moção de produtos para novos

mercados (2009).

IMFDIA/2008/2. Gestão do design

para uma maior aproximação às ne-

cessidades e percepções do usuário

(2008).

IMPCDA/2007/20. Difusão de meto-

dologias para a inovação de produtos

cerâmicos, (2007).

IMPCDA/2007/19. Gestão do design

para uma maior aproximação às ne-

cessidades e percepções do usuário

(2007).

IMPYPD/2007/17. Diagnóstico da

gama e metodologia orientada para o

usuário: desenvolvimento e implan-

tação de ações para o diagnóstico

da empresa e sua gama produtos

segundo os resultados do projeto,

(2007).

IMPYPA/2005/41. Diagnóstico da

gama-geração de ações para o

aumento de sua competitividade e

posicionamento (2005).

IMPCDA/2006/12. Estudo e adap-

tação das correntes estéticas no

setor cerâmico, (2006).

IMIDIC/2005/60. Robótica, inteli-

gência e visão artificial aplicadas a

processos cerâmicos, (2004).

IMDITB/2004/55 Tendências esté-

ticas e novos usos da cerâmica na

arquitetura, (2004).

IMPYGA/2002/72 Desenvolvimento e

implantação de tecnologias informáti-

cas para a melhora dos processos de

desenho e produção (2003-2004).

IMPYGA/2003/42. Novos materiais

para a elaboração de borrachas

(2003-2004).

FIT-020200-2003-75. PROFIT Novos

Desenhos Cerâmicos mediante

Mecanizado Laser a Alta Velocidade

(2003).

IMPYPD/2003/11 Metodologia para a

implantação do processo de pro-

jeto no desenho integral: Desenho,

desenvolvimento e comunicação de

produto, (2003).

IMPYGD/2003/29 Tecnologia Inkjet

de alta resolução para a obtenção de

fotolitos, (2003).

G12345807/02. PROFIT Sistema de

separação de tintas aplicado ao sec-

tor cerâmico, (2002).

GIST-CT-2001-50135 CRAFT (VPM)

Digital moulding in the ceramic indus-

try – a contribution to mass customi-

sation. Digimould, (2001-2004).

IMIDIC/2001/87 Aplicação da tecno-

logia laser no desenvolvimento de

técnicas decorativas em Cerâmica,

(2001).

IMDITB/2001/78. Tendências: Novas

aplicações de produtos cerâmicos

em arquitetura, (2001).

IMPRDA/2000/14. Desenvolvimento

de um modelo de análise de plani-

ficação do desenho para o sector

cerâmico, (2000).

IMITEA/2000/103. Análise de tendên-

cias de pavimentos e revestimentos

cerâmicos, (2000).

G12345807/00. Ministério de Ciência

e Tecnologia. Programa PROFIT.

Desenvolvimento de programas DAO

aplicados ao sector cerâmico, (2000).

C1999/1282 y C2000/1236 FORCEN

Desenho de uma ferramenta auto-

formativa, (1999-2000).

16/17

Page 18: Design

Publicações

OBSERVATORIO DE TENDENCIAS

DEL HÁBITAT. Cuaderno de Tenden-

cias del Hábitat 2010/2011. Valencia,

IMPIVA, 2010.

OBSERVATORIO DE TENDENCIAS

DEL HÁBITAT. Nuevas formas de habi-

tar. Valencia: IMPIVA, 2009.

C. SERRANO, A. PIÑOT, L.ORTIZ , A.

BELTRÁN, M. PAYÁ. Diagnóstico de

la gama de productos. En: Qualicer

2008: X Congreso mundial de la

Calidad del Azulejo y del Pavimento

Cerámico. Castellón: Cámara Oficial

de Comercio, Industria y Navegación

Vol.II, 2008, P.BA 297-306.

OBSERVATORIO DE TENDENCIAS

DEL HÁBITAT. Cuaderno de tenden-

cias del hábitat 2008-2009. Valencia,

IMPIVA, 2007.

MIRA, F.J.; CLAUSELL, J.J.;

NOGUERA, J.F. Desarrollo e implanta-

ción de tecnologías informáticas para

la mejora de los procesos de diseño

y producción. En: Qualicer 2004: VIII

Congreso Mundial de la Calidad del

Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. I,

2004, p. GI175-GI188.

NOGUERA-ORTÍ, J.F.; PAYÁ, M.;

LÁZARO, V.; BOU, E.; MORENO, A.

Aplicación de la tecnología laser al

diseño cerámico. En: Qualicer 2004:

VIII Congreso Mundial de la Calidad

del Azulejo y del Pavimento Cerá-

mico. Castellón. Cámara Oficial de

Comercio, Industria y Navegación,

Vol. I, 2004, p. GI 189-GI197, 2004.

LÁZARO, V.; GARCÍA, A.; FUENTES,

I.; CLAUSELL, J. Tecnología inkjet

de alta resolución para la obtención

de fotolitos. En: Qualicer 2004: VIII

Congreso Mundial de la Calidad del

Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. I,

2004, p. GI199-GI212.

MUSEROS, LL.; MIRA, J.; SANZ, V.;

MONZÓ, M.; BERNDT, D.; SCHMIDT,

N.; BRÜCHER, M. Digimould. Moldeo

digital para la industria cerámica. Una

contribución a la fabricación en serie

personalizada. En: Qualicer 2004: VIII

Congreso Mundial de la Calidad del

Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. I,

2004, p. GI213-GI228.

CHIVA, R.; DIÉGUEZ, A.; GOBERT, D.

Gestión del conocimiento y planifica-

ción del diseño de producto: estudio

de un caso exploratorio en el sector

cerámico español. En: Qualicer 2002:

VII Congreso Mundial de la Calidad

del Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. II,

2002, p, GII75-GII81.

CHIVA, R.; ALCÁNTARA, E.; DIÉ-

GUEZ, A.; GOBERT, D. Implantación

de la semántica de productos en el

sector cerámico. En: Qualicer 2002:

VII Congreso Mundial de la Calidad

del Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. II,

2002, p. GII111-GII122.

DIÉGUEZ, A.; JOLI, C.; COLL: J. La

Ruta de la Cerámica: el balance de un

proyecto. A.CO.PA.H., 9, 76-78, 2001.

CAMISÓN, C.; CHIVA, R. Gestión del

conocimiento: un reto competitivo

para la empresa cerámica. 1ª parte.

Ediceram, 4, 54-60, 2001.

Page 19: Design

18/19

PICAZO, D.; LÁZARO, V. Procesos de

elaboración de planchas de fotopolí-

mero. Ediceram, 4, 48-53, 2001.

DIÉGUEZ, A.; GOBERT, D.; CHIVA, R.

Desarrollo de un modelo de auditoría

de gestión del diseño para el sec-

tor cerámico. En: Qualicer 2002: VII

Congreso Mundial de la Calidad del

Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. III,

2002, p. GII117-GII119.

LÁZARO, V.; PAYA, M.; GARCÍA, M.

Control del proceso de transmisión

de información gráfica de la decora-

ción serigráfica. En: Qualicer 2000: VI

Congreso Mundial de la Calidad del

Azulejo y del Pavimento Cerámico.

Castellón: Cámara Oficial de Comer-

cio, Industria y Navegación, Vol. II,

2000, p. GI285-GI297.

COLLADO, E. Proyecto DISCER: estu-

dio sobre viabilidad de las estructuras,

recursos y rentabilidad de la forma-

ción en diseño cerámico. Informa

ATC, 33, 24-26, 2000.

DIÉGUEZ, A.; PAYÁ, M.; MIRA, J.

Tendencias en el sector de pavimen-

tos y revestimientos cerámicos. En:

Qualicer 98: V Congreso Mundial de

la Calidad del Azulejo y del pavimento

Cerámico. Castellón: Cámara Oficial

de Comercio, Industria y Navegación,

Vol. II, 1998, GII55-GII72.

MIRA J.; PAYÁ, J. Combinaciones de

formatos. En GARCÍA VERDUCH, A.

(coord.). Colocación de pavimentos y

revestimientos cerámicos. Castellón:

Instituto de Tecnología Cerámica,

1993, p. 73-89.

Azulejos y pavimentos cerámicos

españoles. Madrid: ASCER, 1991.

MARTÍNEZ, C.; MIRA, J. Aplicaciones

del diseño asistido por ordenador

a los pavimentos y revestimientos

cerámicos. Técnica Cerámica., 170,

31-36, 1989.

A DIFUSÃO DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS REALIZADOS POR O ITC DES-DE SEU INÍCIO DEU LUGAR A 600 PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS, 700 COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS, TANTO NO ÂMBITO NACIONAL COMO INTERNACIONAL, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DE 31 PATENTES.

Page 20: Design

01 02 03

07 08 09

01 Tecnologias ambientais02 Segurança e saúde no trabalho03 Tribologia04 Novos revestimentos e tratamentos superficiais05 Cerâmicas avançadas06 Sistemas construtivos e arquitetura energeticamente eficiente07 Simulação de Processos e materiais08 Design09 Poupança e Eficiência energética 10 Nanotecnologia 11 Produção Inteligente

Page 21: Design

índicede catálogos

04 05

10 11

06

linhas de investigação

Page 22: Design

8000m2 DE SUPERFÍCIE DEDICADA À INVESTIGAÇÃO E AO DESENHO REPARTIDO EM DUAS SEDES.

Page 23: Design

“Reservados todos os direitos. O conteúdo deste documento goza da proteção que lhe outorga a lei, e não poderá ser distribuído, transformado ou comunica-do publicamente, todo ou parte, sem a autorização expressa do Instituto de Tecnología Cerámica-AICE ITC, 2010.” © ITC-AICE, 2010.

LE08-P01

UNE-ISO/IEC 27001

Page 24: Design