DESPERTAR AFETOS - cm-odivelas.pt · A Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas,...

44

Transcript of DESPERTAR AFETOS - cm-odivelas.pt · A Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas,...

Ficha Técnica:

Câmara Municipal de OdivelasEdição: Câmara Municipal de Odivelas/Gabinete de Saúde Igualdade e CidadaniaTítulo: Despertar AfetosCoordenação: Manuela HenriquesAutoras do Projeto: Cristina Saraiva e Patricia NogueiraProdução e Composição Gráfica: Gabinete de Comunicação e Modernização Administrativa

Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO)Desenhos: Utentes da ACSMOEquipa Técnica: Ana Cruz, Dália Marcelino, Joana Laranjeira, Margarida Esteves e Raquel Azevedo.acsmo.webnode.pt

ColaboraçãoFotografias: Alice WR, Fidalgo Pedrosa e Isabel CostaImagem capa: Maria de Betânia

Câmara Municipal de OdivelasPaços do Concelho - Rua Guilherme Gomes Fernandes - Quinta da Memória, 2675-372 Odivelas

Odivelas, Setembro 2017

DESPERTAR AFETOS

A Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas, fundada em 1992, é uma IPSS que tem como missão a integração social e comunitária da pessoa com doença mental.

A saúde mental e o trabalho comunitário são um desafio constante na procura de novos projetos. Numa parceria com a Câmara Municipal de Odivelas surgiu o projeto “Despertar Afetos, Combater a Violência”. Numa primeira fase, foi desenvolvido um trabalho fotográfico do qual resultou um conjunto de imagens que representam a expressão natural dos afetos, e visam alertar, sensibilizar e tornar consciente a responsabilidade de todos nós na prevenção da violência. Através destes simples gestos, como toques, olhares, abraços e sorrisos, procuramos sentir a proximidade do outro e reconhecê-lo como semelhante.

Numa segunda fase, complementou-se a fotografia com o desenho, no atelier de artes plásticas. Partindo destas fotografias como referência, seguimos para a interpretação criativa dos afetos, através de um desenho centrado num gesto, formado por uma linha contínua sem quebras. Assim, exigem os afetos!

No âmbito deste projeto, surge o presente Book. É o resultado de um percurso que permitiu a materialização do controlo emocional, da empatia pelo outro e da autoeficácia nas relações, reforçando o papel fundamental que a expressão dos afetos têm na qualidade de vida e bem-estar diário. Agradecemos a atenção, a cumplicidade e o carinho do Fidalgo Pedrosa, Alice WR e Isabel Costa. Obrigado à Maria de Betânia por estar sempre disponível, e ao Gabinete de Saúde, Igualdade e Cidadania da Câmara Municipal de Odivelas, por este novo desafio.

Utentes e Técnicas da ACSMO

Em Odivelas, o Poder Local assume um papel interventivo e decisivo na promoção da igualdade, da inclusão social e da multiculturalidade, assim como da não-violência em todas as suas formas.Acreditamos que é possível que as diferentes comunidades convivam de modo organizado, em completa integração, tolerância e respeito pela liberdade individual e coletiva.A Câmara Municipal de Odivelas tem procurado desenvolver medidas de prevenção no combate à violência, um problema muito real que compromete seriamente o desenvolvimento harmonioso da sociedade.

Para consolidar o trabalho de parceria que esta Autarquia tem vindo a promover com várias entidades, têm sido dinamizados diversos projetos, onde se inclui o “Despertar Afetos Combater a Violência“, que teve por base experiências artísticas como forma de apelo à reflexão e à prática de comportamentos de afeto.

De todo o trabalho realizado resultou um magnífico espólio de registos fascinantes, repletos de intensidade e de emoções que culminou nesta singular publicação. Uma vez mais, os utentes da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas tiveram um papel preponderante na sua concretização, expressando a sua arte e o seu extraordinário talento nas mais diversas formas, o que deu relevância à problemática da saúde mental, alertando para o estigma e o preconceito que ainda persistem na sociedade, em relação às doenças mentais.

O Concelho de Odivelas está fortemente empenhado na promoção e na defesa de uma política assente nos valores da dignidade humana, onde impere o respeito pelo pluralismo, a não-discriminação, a não-violência e a igualdade entre todas e todos os cidadãos. Facto que está aqui bem representado nesta edição.

O Presidente da Câmara Municipal de OdivelasHugo Martins

Companheirismo. Solidariedade. Humor.

Paulo Félix

Toque de mãos. Cumplicidade entre amigos. Fidelidade.

Mário Diz

Beijo no rosto. Amizade. Estima.

Raúl Raimundo

Sorriso. Euforia. Felicidade.

Mário Diz

Reconforto. Apaziguamento. Consolo.

António Abranches

Mãos entrelaçadas. Proximidade.

Paulo Lúcio

Beijo na mão. Surpresa. Cortesia. Respeito.

Paulo Félix

Abraço. Carinho. Bem-estar. Prazer.

António Abranches

Conforto. Apoio. Segurança. Proteção.

Isabel Antunes

Abraço de frente. Paixão. Amor.

Daxex Quessauji

De braço dado. Ombro amigo. Serenidade.

Isabel Antunes

Deitar no ombro. Empatia. Compreensão.

Manuel Rosa

Sorriso de mãos dadas. Alegria. Afinidade.

Mário Diz

Aperto de mão. Reencontro. Entusiasmo. Satisfação.

Sandra Rosa

Beijos no rosto. Carinho. Divertimento. Aconchego.

Raúl Raimundo

Beijo na testa. Cuidado. Dedicação.

Luís Peres

Nariz com nariz. Mão no ombro. Ternura. Confiança.

Daxex Quessauji

Mandar um beijo. Simpatia. Tranquilidade. Gentileza.

João Santos

“Os afetos e as emoções vistos por um olhar de quem não vê nada de diferente.”