DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DO AÇAÍ ... · 1Aluno de graduação, ... pode...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 6 DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DO AÇAÍ-BERRY SOBRE A ATIVIDADE DAS MMP-2 E MMP-9: ESTUDO PILOTO Larissa Faria Andrade e Silva 1 ; Bruno Lara Zarella 1 ; Polliana Mendes Candia Scaffa 2 ; Marília Afonso Rabelo Buzalaf 3 ; Leo Tjäderhane 4 ; Melissa Thiemi Kato 5 1 Aluno de graduação, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. - [email protected] 2 Aluno de Pós-Doutorado, Área de Biologia Oral, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 3 Departamento de Ciências Biológicas da Universidade da Faculdade de Odontologia de Bauru, USP 4 Prof. Dr. Department of Cariology, Restorative Dentistry & Endodontics, University of Oulu, Oulu, Finlândia. 5 Prof. Dr. Área de Cariologia, Odontologia Preventiva e Saúde Coletiva, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. Diferente do esmalte, a desmineralização da dentina resulta na exposição de uma camada externa de matriz orgânica desmineralizada, e que se preservada, pode servir de barreira difusora contra desafios erosivos subsequentes. A Euterpe olaracea Mart. (açaí- berry), extrato natural rico em polifenóis possui efeito antioxidante e anti-inflamatório, bem como, devido `a ação de catequinas e epicatequinas, pode exercer efeito inibitório sobre a metaloproteinases da matriz (MMPs) presentes na dentina e também na saliva. As MMPs são enzimas responsáveis pela degradação dos componentes ricos em colágeno, sendo assim, um potencial protetor contra desafios erosivos, pela preservação da camada de colágeno. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do açaí-berry na inibição da atividade das MMP-2 e MMP-9 para posterior determinação da concentração inibitória de 100% e 50% (IC 100 e IC 50 ). Para isso, a atividade da MMP-2 e -9 foi analisada por zimografia, por meio de adição de extrato de açaí-berry no tampão de incubação em concentrações variadas até ser capaz de inibir totalmente a atividade das gelatinases. A porcentagem de inibição do extrato do açaí foi determinado comparando com a atividade das MMPs do controle (sem a adição do extrato de açaí-berry). As concentrações de 5% e 10% do extrato de açaí-berry foram capazes de inibir totalmente a atividade das MMP-2 e -9, respectivamente. Pode-se concluir que o extrato do açaí-berry exerce efeito inibitório sobre as MMPs testadas, sendo assim, para que a determinação da IC 100 e IC 50 , o experimento será realizado em quintuplicata e posterior determinação por análise densitométrica. Palavras-chave: Açaí. Erosão dentária. Dentina. Metaloproteinase da matriz.

Transcript of DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DO AÇAÍ ... · 1Aluno de graduação, ... pode...

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 6

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DO AÇAÍ-BERRY SOBRE A ATIVIDADE DAS MMP-2 E MMP-9: ESTUDO PILOTO Larissa Faria Andrade e Silva1; Bruno Lara Zarella1; Polliana Mendes Candia Scaffa2; Marília Afonso Rabelo Buzalaf3; Leo Tjäderhane4; Melissa Thiemi Kato5

1Aluno de graduação, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. - [email protected] 2Aluno de Pós-Doutorado, Área de Biologia Oral, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 3Departamento de Ciências Biológicas da Universidade da Faculdade de Odontologia de Bauru, USP 4Prof. Dr. Department of Cariology, Restorative Dentistry & Endodontics, University of Oulu, Oulu, Finlândia. 5Prof. Dr. Área de Cariologia, Odontologia Preventiva e Saúde Coletiva, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP.

Diferente do esmalte, a desmineralização da dentina resulta na exposição de uma camada externa de matriz orgânica desmineralizada, e que se preservada, pode servir de barreira difusora contra desafios erosivos subsequentes. A Euterpe olaracea Mart. (açaí-berry), extrato natural rico em polifenóis possui efeito antioxidante e anti-inflamatório, bem como, devido `a ação de catequinas e epicatequinas, pode exercer efeito inibitório sobre a metaloproteinases da matriz (MMPs) presentes na dentina e também na saliva. As MMPs são enzimas responsáveis pela degradação dos componentes ricos em colágeno, sendo assim, um potencial protetor contra desafios erosivos, pela preservação da camada de colágeno. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do açaí-berry na inibição da atividade das MMP-2 e MMP-9 para posterior determinação da concentração inibitória de 100% e 50% (IC100 e IC50). Para isso, a atividade da MMP-2 e -9 foi analisada por zimografia, por meio de adição de extrato de açaí-berry no tampão de incubação em concentrações variadas até ser capaz de inibir totalmente a atividade das gelatinases. A porcentagem de inibição do extrato do açaí foi determinado comparando com a atividade das MMPs do controle (sem a adição do extrato de açaí-berry). As concentrações de 5% e 10% do extrato de açaí-berry foram capazes de inibir totalmente a atividade das MMP-2 e -9, respectivamente. Pode-se concluir que o extrato do açaí-berry exerce efeito inibitório sobre as MMPs testadas, sendo assim, para que a determinação da IC100 e IC50, o experimento será realizado em quintuplicata e posterior determinação por análise densitométrica.

Palavras-chave: Açaí. Erosão dentária. Dentina. Metaloproteinase da matriz.