DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... ·...

4
3 DEUS NOS REÚNE N.º 2541 ANO B ROXO QUARTA-FEIRA DE CINZAS – 14/2/2018 Refrão contemplativo: “Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça. Deus nos conduz”. 1. ACOLHIDA Anim.: Aqui nos reunimos para celebrar. Sintam-se acolhidos na Comunidade... (Es- pecial acolhimento aos que no visitam.) 2. INTRODUÇÃO Anim.: Em preparação da Páscoa, somos convidados a viver a Quaresma, refletindo sobre a Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema Fraternidade e supera- ção da violência e o lema Em Cristo Somos todos irmãos. Nesta liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos a caminhada espiritual que nos conduzirá à celebração dos mistérios mais profundos da nossa Redenção. O rito da imposição das cinzas é antigo e muito rico de simbolismo religioso. Recorda-nos a nossa fragilidade, convida-nos a acreditar no Evangelho e estimula-nos à penitência. Cantemos. 3. CANTO DE ABERTURA: 124, 119 (CD 1) 4. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 5. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus, neste dia santamente começamos a quaresma com jejum e penitências de quem quer se converter. Com vossa ajuda, queremos enfraquecer nossos vícios, combater nossa maldade, para ter vossa força e seguir vossa vontade, praticando todo bem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. Refrão de Acolhida da Palavra – “A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão, é semente de paz, de justiça e perdão. (2x) 6. PRIMEIRA LEITURA: Jl 2,12-18 7. SALMO RESPONSORIAL: Sl 50(51) Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / pratiquei o que e mau aos vossos olhos! DEUS NOS FALA

Transcript of DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... ·...

Page 1: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... · PAI-NOSSO Dir.: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que seu Filho nos ensinou. Pai

3DEUS NOS REÚNE

N.º 2541 – ANO B – ROXOQUARTA-FEIRA DE CINZAS – 14/2/2018

Refrão contemplativo: “Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça. Deus nos conduz”.

1. ACOLHIDA

Anim.: Aqui nos reunimos para celebrar. Sintam-se acolhidos na Comunidade... (Es-pecial acolhimento aos que no visitam.)

2. INTRODUÇÃO

Anim.: Em preparação da Páscoa, somos convidados a viver a Quaresma, refletindo sobre a Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema Fraternidade e supera-ção da violência e o lema Em Cristo Somos todos irmãos. Nesta liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos a caminhada espiritual que nos conduzirá à celebração dos mistérios mais profundos da nossa Redenção. O rito da imposição das cinzas é antigo e muito rico de simbolismo religioso. Recorda-nos a nossa fragilidade, convida-nos a acreditar no Evangelho e estimula-nos à penitência. Cantemos.

3. CANTO DE ABERTURA: 124, 119 (CD 1)

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

5. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, neste dia santamente começamos a quaresma com jejum e penitências de quem quer se converter. Com vossa ajuda, queremos enfraquecer nossos vícios, combater nossa maldade, para ter vossa força e seguir vossa vontade, praticando todo bem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Refrão de Acolhida da Palavra – “A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão, é semente de paz, de justiça e perdão. (2x)

6. PRIMEIRA LEITURA: Jl 2,12-18

7. SALMO RESPONSORIAL: Sl 50(51)

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa.

Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / pratiquei o que e mau aos vossos olhos!

DEUS NOS FALA

Page 2: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... · PAI-NOSSO Dir.: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que seu Filho nos ensinou. Pai

02

DEUS FAZ COMUNHÃO

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor!

8. SEGUNDA LEITURA: 2Cor 5,20 – 6,2

9. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!

10. EVANGELHO: Mt 6,1-6.16-18

11. PARTILHA DA PALAVRA

12. RITO DE IMPOSIÇÃO DAS CINZAS: 1101 /1118

Anim.: O gesto simbólico que caracteriza a celebração de hoje é receber em nossa fronte as cinzas feitas dos ramos abençoados no Domingo de Ramos, sinal de nossa entrega a Deus no caminho da conversão que ele nos propõe.

Dir.: Rezemos a Deus, Pai de bondade, para que estas cinzas que vamos receber seja sinal de conversão e de compromisso com a vida.

(Silêncio.)

Ó Deus, criador do universo e Senhor da vida, escuta as súplicas do teu povo reunido no início desta Quaresma. Faze que sejamos reconduzidos ao caminho de Jesus, teu filho, todos nós sejamos profundamente renovados no teu amor e no amor de nossos irmãos e irmãs, e possamos celebrar a páscoa na pureza e na verdade. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

(Os ministros assinalam a fronte dos fiéis com uma cruz, com as cinzas bentas anteriormente pelo presbítero, utilizando as seguintes frases: Convertei-vos e crede no Evangelho! ou Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás!)

13. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Ao darmos início ao tempo santo da Quaresma, rezemos para que todos os homens se convertam e tomem parte na renovação pascal, dizendo:

Dai-nos, Senhor, um coração novo!

Senhor, iluminai todos os fiéis da Santa Igreja, para que, neste tempo favorável da Quaresma, se reconciliem uns com os outros e com Deus. Nós vos pedimos.

Senhor, guiai os governantes das nações, para que sirvam lealmente o bem comum e façam verdadeiros esforços pela paz. Nós vos pedimos.

Senhor, ajudai a todos os cristãos, para que se convertam e acreditem no Evangelho. Nós vos pedimos.

Senhor, consolai os doentes, os pobres, os idosos e todos os que os socorrem. Nós vos pedimos.

CONCLUIR AS PRECES COM A ORAÇÃO DA CF-2018

Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém.

14. PARTILHA DOS DONS: 429, 428

Dir.: Tudo o que temos e somos vem de Deus. Nesta oferta apresentamos, agradecidos, o que realizamos em sua graça, enquanto cantamos.

Page 3: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... · PAI-NOSSO Dir.: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que seu Filho nos ensinou. Pai

DEUS NOS ENVIA

03

RITO DA COMUNHÃO

15. PAI-NOSSO

Dir.: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que seu Filho nos ensinou. Pai nosso...

16. SAUDAÇÃO DA PAZ: 781 (CD 26), 783 (CD 5)

Dir.: Com um gesto de comunhão fraterna, saudemo-nos em Cristo Jesus.

(Após o abraço da paz, em silêncio, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão dirige-se à capela onde a Reserva Eucarística está cuidadosamente depositada no sacrário. Abre a porta do sacrário, faz uma genuflexão como sinal de adoração. Com reverência pega a âmbula que contém a Sagrada Reserva Eucarística, leva-a até o altar, de onde parte para a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Terminada a distribuição, leva a Sagrada Reserva até o sacrário.)

17. COMUNHÃO: 586, 588

18. RITO DE LOUVOR: 1041 / 1024

(O dirigente motiva a comunidade a expressar os seus louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

19. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, neste dia de jejum, vós nos destes com fartura vossa Palavra e vosso Pão. Dai-nos sempre, toda a vida, um coração penitente e a graça da oração e da conversão. Só assim é que podemos vencer o mal, o pecado e agradar-vos sempre mais. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

ORIENTAÇÕES

• No início da celebração, podem-se colocar as intenções: as principais lidas, falecimento (7.º dia, mês, ano), aniversário de nascimento, casamento, ação de graças, as demais serão colocadas sobre o altar (se for costume da comunidade).• Pode-se fazer a procissão da Palavra: 1.º leitor conduzindo o Lecionário, acompanhado do segundo leitor e de quem vai proclamar a preces da comunidade, ladeando a Palavra com velas.• Ambiente florido levemente com tons roxo e lilás;• Após a partilha da Palavra, motivar para o rito das Cinzas feitas de ramos de oliveira ou de outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Omite-se o ato penitencial.• Preparar (se possível) cópias da oração da Campanha da Fraternidade, para que a comunidade acompanhe ao final das preces da comunidade.• Os instrumentos musicais devem ser usados com cautela: som mais suave, sem muito barulho.• Alguns gestos e ações simbólicas podem ser valorizados e/ou omitidos nesse tempo. Exemplo: ajoelhar-se durante o ato penitencial, omitir o abraço da paz, omitir as palmas, etc.

20. NOTÍCIAS E AVISOS

• Próximo domingo, 18 de março, no Convento da Penha, às 16h, abertura oficial da CF-2018 na Arquidiocese de Vitória - Lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8); tema: “Fraternidade e superação da violência”. Organize a sua caravana e participe!

21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: O Senhor nos abençoe e nos guarde! Amém.O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e se compadeça de nós! Amém.O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz! Amém.Abençoe-nos Deus todo-poderoso, o Pai, e o Filho e o Espírito Santo! Amém.

Dir.: Vamos em paz e o Senhor vos acompanhe!

Todos: Graças a Deus!

22. CANTO DE ENVIO: Hino da CF-2018

Page 4: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Caminhada03FEVEREIRO... · PAI-NOSSO Dir.: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que seu Filho nos ensinou. Pai

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Campanha da Fraternidade 2018tema: Fraternidade e superação da violênCia

lema: vós sois todos irmãos (mt 23,8)

RELIGIÃO E VIOLÊNCIA

A religião é um elemento de coesão social, que otimiza o capital social das comunidades. Quando as pessoas se reúnem em comunidade e na identidade de suas crenças, elas reforçam os laços que as unem e reconhecem-se como irmãos, irmãs e semelhantes. Assim, as religiões – que têm em comum a promoção da vida, da liberdade, da justiça e da solidariedade – podem constituir fundamental instrumento para a promoção de uma cultura da paz e da vida. Dito de outro modo, as religiões são mecanismos importantes de mobilização social no enfrentamento da violência e da criminalidade. As religiões podem ser um contraponto positivo frente à onda de morte que toma conta da sociedade. Contudo, também é possível que a experiência religiosa também se converta em uma forma de violência. No Brasil, tem sido comum que a intolerância e o fanatismo religiosos se concretizem no desrespeito à liberdade de expressão, nas proibições de uso de vestimentas rituais em público, nas agressões físicas a pessoas e a monumentos religiosos, além do uso indevido de símbolos de outra religião com o fim de desmerecer, condenar ou mesmo demonizar práticas religiosas. As religiões de matriz africana são as

que mais sofrem perseguição e intolerância. Práticas religiosas fundamentalistas associam-se com o racismo e o preconceito, criando modos de segregação de toda a sorte, reduzindo essas práticas religiosas em ações do mal. O Brasil teve 697 denúncias de intolerância religiosa entre 2011 e 2015, segundo dados da antiga Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Fonte: Texto-base Campanha da Fraternidade 2018 – p. 43-44.