Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto...

27
1 CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO – REINAUGURAÇÃO CLANDESTINOS – TEATRO IPANEMA INAUGURAÇÃO DA ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES EM MADUREIRA Rio Mapa Cultural Dezembro 2012

Transcript of Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto...

Page 1: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

1

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO – REINAUGURAÇÃO

CLANDESTINOS – TEATRO IPANEMA

INAUGURAÇÃO DA ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES EM MADUREIRA

Rio Mapa CulturalDez

embr

o 20

12

Page 2: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 20122

Eventos especiais 5

atividades de rua 7

7 em ponto 9

teatro 11

Música 25

Exposição 35

Dança 37

Cursos, oficinas e debates 39

leitura 43

Fundação planetário 45

Endereços 47

Toda a programação do Rio Mapa Cultural está sujeita a alteração.C Este ícone marca a programação gratuita.

Este ícone indica as estações do Metrô próximas aos equipamentos. Clientes do Metrô com cartão pré-pago (com créditos) têm 30% de desconto.

Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de Cultura apresentam

EMMANUEL NASSAR

ESTE NORTECENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICAR. LUÍS DE CAMÕES, 68, RIO DE JANEIROT. 21 2232-4213 / 2232-2213

ABERTURA 1DEZ12, SÁBADO, 11H EXPOSIÇÃO 2DEZ12 | 3FEV13

TERÇA A SEXTA DAS 11 ÀS 18H, SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, DAS 11 ÀS 17H

repr

oduç

ão: E

verto

n Ba

llard

in

Ex

quad

ro 2

012

Acríl

ica

sobr

e te

la 1

30x1

30cm

07 EN ANUNCIO.indd 1 19/11/12 6:26 PM

01 a 16 de dezembroSábados e domingos | 16h

PINOCCHIO emAS AVENTURAS DE LASANHA E RAVIOLI

TEATRO INFANTIL

BEN KWELLER

06 de dezembro l Quinta 22h

O ídolo indie-folk pela primeira vez no Brasil em show acústico.

ARLINDO CRUZ

19 e 20 de dezembroQuarta e quinta | 21h

Confi ra a programação e compre já seu ingresso:

www.imperator.art.br

IMPERATOR CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA

Bilheteria(21) 2596-1090

Parceiro de Mídia

L 10 1412 16 18

L 10 1412 16 18

L 10 1412 16 18

Page 3: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 54

´´

´ ´´´

EVENtoS ESpECiaiS

CREINAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO

O Centro Cultural Municipal Jose Bonifácio, estabelecido em palacete histórico de belíssima arquitetura e de grades e esculturas em ferro fundido, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1871 para abrigar uma das primeiras escolas públicas da cidade, atendendo a uma solicitação de Dom Pedro II.

O Centro Cultural Municipal José Bonifácio sedia o Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, ou seja, é o primeiro grande espaço cultural a contemplar todas as formas de expressão dentre as culturas étnicos-raciais que remontam a diversidade etnológica brasileira. Após o restauro, o José Bonifácio vai intensificar sua vocação como Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, priorizando:

l Projetos artísticos-culturais de preservação, divulgação e desenvolvimento para o

fortalecimento das relações étnicos-raciais positivas;

l Projetos de valorização da memória;

l Projetos de criação, concepção e implantação de ações de educação e arte voltadas ás matrizes raciais;

l Projetos voltados às origens da arte, da história e das expressões culturais das mais diversas etnias, por meio de parcerias com diferentes instituições nacionais e internacionais. A reinauguração, prevista para o mês de dezembro, contará com a projeção de fotografica “Aruanda: A pequena África no Brasil”, concerto com a “Orquestra de Violinos Centro Cultural Cartola”, apresentação da “Orquestra de Berimbaus”, Capoeira, além da Benção das mães de santo durante o cerimonial. Mais informações no site: www. rio.rj.gov.br/web/smc.

Aruanda: a Pequena África no Brasil Orquestra de violinos

Orquestra de BerimbausAruanda: a Pequena África no Brasil

Page 4: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 76

C DIA NACIONAL DO FORRÓ - um grande encontro de forrozeiros irá comemorar o Dia Nacional do Forró. A data celebra também o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, artista mais importante na consolidação do forró como gênero musical de grande representatividade para a identidade brasileira. A programação contará com DJ´s, trios e artistas de forte ligação com o forró tradicional. Dia 13, a partir das 17h, na Praça Tiradentes. Classificação: livre.

CPARQUE CRIATIVO NO TEATRO MUNICIPAL DE MARIONETES CARLOS WERNECK– o Parque Criativo faz parte do projeto Distrito Criativo do Flamengo e Arredores que quinzenalmente leva cultura, diversão e arte para o Aterro do Flamengo. Dia 2: Paraphernália, Stereo Maracanã e DJ El Amaral. Dia 9: Antônio Consciência. Dia 16: Edu Krieger e Rodrigo Maranhão. Todos os eventos contam com teatro infantil, às 11h. Domingos, a partir das 10h, no Teatro de Marionetes Carlos Werneck. Classificação: livre.

CROTEIROS GEOGRÁFICOS DO RIO - roteiros a pé pela cidade, com informações históricas, geográficas e culturais do Rio, em parceria com o Instituto de Geografia da UERJ. Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé, dia 19, quarta-feira, às 20h, saindo dos jardins da Catedral Presbiteriana (Praça Tiradentes com a Rua da Carioca); Memória e Metamorfoses no Retorno aos Morros do Senado, Santo Antônio e Castelo, dia 21, sexta-feira, às 20h, saída no Grande Templo Israelita (Rua Henrique Valadares, próximo à Cruz Vermelha); Caminhando entre Luzes no

Centro do Rio à Noite, dia 27, quinta-feira, às 20h, nos degraus da Casa França-Brasil (ao lado do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil); Caminhando de Madrugada no Centro da Olímpica e Maravilhosa, Patrimônio Mundial da Humanidade, dia 28, meia-noite de sexta-feira para sábado, saindo dos degraus do Theatro Municipal.

CTIRADENTES CULTURAL – Toda a última sexta-feira do mês, a Praça Tiradentes serve de palco para shows de grandes nomes da nossa MPB, de forma gratuita. Para o mês de dezembro, o evento contará com o espetáculo Em Cantos do Rio – Uma Rapsódia Carioca com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira – desde os anos 20 até o século XXI, com várias participações especiais: Áurea Martins, Alex Ribeiro, Pagodeiros da Cidade Nova, Terra Trio entre outros. Dia 14, sexta-feira, às 19h, na Praça Tiradentes. Classificação: livre.

atiViDaDES DE Rua

ARENA CARIOCA FERNANDO TORRESO bairro de Madureira, zona norte da cidade, vai comemorar com muita festa a inauguração da Arena Carioca Fernando Torres, em uma homenagem ao ator, diretor e produtor brasileiro de teatro, cinema e televisão. O espaço será utilizado para espetáculos de música, teatro, dança e cinema, além de cursos, oficinas e palestras.

Programação de abertura

Sábado - 8 de dezembro18h30 - abertura dos portões19h - Jongo da Serrinha19h30 - Cerimonial de abertura com o prefeito Eduardo Paes, a atriz Fernanda Montenegro e com o Secretário de Cultura, Emilio Kalil20h - A atriz Fernanda Montenegro fará a leitura de textos de ícones da região (Paulo Portela, Paulinho da Viola, Silas de Oliveira , entre outros)

20h30 - Apresentação da Velha Guarda da Escola de Samba Império Serrano21h10 - Apresentação da Velha Guarda da Escola de Samba Portela22h- DJ Coelho comanda a festa até o final

Domingo - 9 de dezembro17h30 - Show Zé Renato para Crianças - neste espetáculo o cantor resgatra parte do cancioneiro da MPB com músicas cuja temática dialoga com o universo infantil.

Jongo da Serrinha

Velha Guarda do Império Serrano

Escola de Samba Portela

Zé Renato Áurea Martins

Page 5: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 98

sem que possamos fazer nada a respeito. É este o sentimento que move a criação do espetáculo. A nova criação apresenta uma trama de acontecimentos que nos remetem a uma diversidade de dinâmicas e sensações do tempo, como passagem e como instante.

Dia 11BOSSA NOSSACom direção artística e coreográfica de Regina Sauer, a Cia. Nós da Dança apresenta o espetáculo Bossa Nossa. Uma das grandes questões presentes em Bossa Nossa é revisitar o legado deixado pelos artistas que marcaram essa época e homenageá-los em um processo criativo que se baseia no fenômeno vivo de coreografar. Este projeto se engaja na hipótese de recontar uma época, um momento de transformação musical do país, que surgiu de maneira espontânea e natural, embalada pelo espírito de euforia e do gingado diferente do sincopado carioca.

7 em Ponto ao preço popular de R$ 1, no Teatro Municipal Carlos Gomes O 7 em Ponto, sempre às terças-feiras, no Teatro Municipal Carlos Gomes, já se tornou uma tradição para o público. Música, teatro e dança, dos clássicos à vanguarda, pelos melhores intérpretes, tudo com ingressos a R$ 1.Classificação: 14 anos.

Dia 4O TEMPO DO MEIOO trabalho é uma nova abordagem na paixão da coreógrafa Esther Weitzman por um tema que tem sido recorrente em sua carreira: as implicações, desdobramentos e conflitos da relação humana com o Tempo. A composição é tomada pelo movimento dos bailarinos que entregues aos seus gestos nos trazem algo que não conseguimos nomear, movimentos que passam, se transformam e nascem em outra forma, como a encarnação das coisas que se revelam diante de nós e se esvaem

7 EM poNto

O Tempo do Meio Bossa Nossa

Page 6: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 1110

personagem requer. As histórias são repletas de momentos engraçados e o discurso libertário da baiana dá crédito à senhora sexagenária. É uma viagem “sexo-sensorial” que evoca a imaginação e os desejos da plateia. Dias 1º, 02, 07, 08 e 09, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h30. Plateia sentada – preço a definir. Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação etária: 18 anos.

A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS - um Zé ninguém chamado Johan, rústico, malandro e fanfarrão, que se vira contando vantagens, sempre em fuga da fogueira da Inquisição, embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristovão Colombo. No Novo Mundo, o nosso herói sobrevive a um naufrágio, testemunha a matança, aprende a língua dos nativos, é preso, escravizado e quase engolido pelos índios antropófagos. Safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores. De 5 a 13, quartas e quintas-feiras, às 20h. Teatro Municipal Ziembinski. Classificação: 14 anos.

AGORAFOBIA. QUE P... É ESSA ? - através do humor, fala a respeito do medo da solidão, dos relacionamentos, das paranoias e fobias. Osmar e Luana é um casal cheio de problemas. Eles já teriam se separado há muito tempo se não fosse um detalhe: ambos sofrem de agorafobia, uma patologia que faz com que tenham medo de lugares abertos, ou seja, eles não saem de casa! Dia 13, quinta-feira, às 21h. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

ÁGUA DE BEBER – o espetáculo fala sobre as raízes da capoeira e tem um caráter de documentário, presente nas cenas inspiradas em artigos de jornal sobre escravos do final do século XIX. Uma associação entre a música, o corpo em movimento e a reflexão sobre os princípios e características inerentes à capoeira. Duas temporadas: até o dia 4, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 20h. R$ 20 inteira. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Até o dia 2. Sábado e domingo, às 19h30. R$ 20. No Circo do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: 12 anos.

ALÉM AS ESTRELAS SÃO NOSSA CASA - a partir de sete pequenas histórias, vão surgindo diversas óticas sobre o cotidiano e a imensidão do universo. Texto de Abel Neves. Direção: Guilherme Delgado. O espetáculo será apresentado em dois locais: dia 14, sexta-feira, às 19h. Entrada Franca. Centro Cultural Municipal Laurinda dos Santos Lobo; Até o dia 19. Terças e quartas, às 21h. R$15. Teatro Maria Clara Machado. Classificação: 14 anos.

TEATRO A PREÇO POPULAR

O projeto Domingo é Dia de Teatro a R$ 1,00 acontece no dia 16 de dezembro. Confira a programação no site: http://riomapacultural.com.br

TEATRO ADULTO

201 - A peça faz um recorte da trajetória de dois jovens no espaço de tempo em que estes moraram no apartamento número 201. Neste espaço-tempo o cotidiano aparece sob uma lente de aumento estabelecendo uma teatralidade onde o simples modo de ser pode existir por si próprio – como o movimento em si, na dança, sem por isso deixar de ser concreto e dramático. Sua concepção partiu da observação do universo em comum entre a obra do escritor tcheco Milan Kundera, do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski e do chinês Wong Kar-Wai. Até 21 de dezembro

de 2012 e de 9 de janeiro a 8 de fevereiro de 2013. Quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h. R$20, inteira. Teatro Municipal Carlos Gomes. Classificação: 16 anos.

A ALMA IMORAL - adaptação da atriz Clarice Niskier, do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização - corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Até o dia 19. Sextas, sábados e domingos, às 19h. R$ 20. Teatro Municipal Teatro Ziembinski. Classificação: 16 anos.

A CASA DOS BUDAS DITOSOS – a atriz Fernanda Torres interpreta uma baiana de 68 anos que detalha suas incontáveis experiências sexuais. O espetáculo tem texto original de João Ubaldo Ribeiro. O diretor Domingos de Oliveira desejava encontrar uma atriz que pudesse representar todas as idades e fases que a

tEatRo

A Alma Imoral A Casa dos Budas Ditosos

A Descoberta das Américas

Page 7: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 1312

AMB/SEX - um evento performático que une teatro, poesia, música e irreverência. A ideia é trazer à tona a efervescência experimental ou a cena alternativa dos artistas cariocas. NESTA EDIÇÃO: Pequena Orquestra + Artista Convidado. Dia 18, terça-feira, às 20h. R$20. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

A PIOR BANDA DO MUNDO - adaptação de uma série de quadrinhos de mesmo nome do português José Carlos Fernandes, considerada a obra máxima do artista. Constituída por um conjunto de histórias independentes, que funcionam de forma autônoma, mas que ajudam a traçar a visão de uma cidade sem nome, em que as ruas cruzam os destinos de um grupo de personagens. O cartunista, habilidoso em expor a natureza humana, usa de ironia e bom-humor para retratar seus

cotidianos. Dias, 7, 8 e 9. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 20 (inteira). Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: 12 anos.

A TEMPESTADE – por traição, o duque de Milão, Próspero, um mago de grandes poderes, e sua filha Miranda são levados, à força, para uma ilha. Próspero tem ao seu serviço dois escravos bem diferentes: o bruto Caliban e a etérea Ariel. Unindo os seus poderes aos de Ariel, Próspero provoca um naufrágio de forma a obrigar os seus inimigos a irem parar na ilha onde ele se encontra. Até 16 de dezembro. Sextas, sábados e domingos, às 21h. R$ 20. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: 16 anos

CALANGO DEU – a personagem, Dona Zaninha, é inspirada nas simpáticas senhorinhas

mineiras: muito religiosas, com seus “pezinhos” na benzeção e conhecimentos baseados em suas vivências, mas ferinas com suas línguas que sabem da vida de todo mundo. Com seu sotaque do interior, ela costura histórias de amor, de assombração, de “bestagens”, de padres e beatas, de “semvergonhice”, enfim, de aprontação daquele povo da sua terra. Até o dia 9, sábados e domingos, às 20h. R$ 30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

CIDADE DAS DONZELAS - retrata com humor um Sertão cheio de mistério e poesia, com tipos bem brasileiros e burlescos. A trama traça uma espécie de ligação entre a tradição mediterrânea e o povo brasileiro, linguagem essa, capaz de aproximar povos aparentemente diferentes, contribuindo ainda para que se entenda a arte brasileira e o próprio Brasil. Com a Troupp pas D’Argent. Texto e Direção: Marcela Rodrigues. Dias 14, 15 e 16. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$10. R$30, inteira. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Classificação: 12 anos.

CINE GAIVOTA – o espetáculo se constrói sobre o rastro da imagem de uma gaivota morta e empalhada há mais de cem anos: é sobre o amor, o tempo e a morte, o que os personagens nunca conseguiram falar, o que nunca se pode afinal nomear, a tentativa de se tentar criar enunciados sobre tudo isso. Até 2 de dezembro. Sábado e domingo, às 21h. R$ 20. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: 16 anos.

CLANDESTINOS - baseado nas histórias de jovens artistas em busca de uma grande

chance. No palco, diversos personagens surgem da imaginação de um autor que se vê às voltas com suas criações e criaturas. Cada um tem uma história diferente, mas os sonhos são mais ou menos o mesmo: fazer sucesso no mundo do teatro, do cinema e da televisão. Texto e Direção: João Falcão. Até o dia 9. Sextas, sábados e domingos, às 21h30. R$ 40. Teatro Ipanema. Classificação: 12 anos.

CDOIS PERDIDOS EM PROCESSO - processo de criação livremente inspirado na poesia da sarjeta de Plínio Marcos, um dos maiores autores brasileiros, mais especificamente na última cena de sua peça “Dois perdidos numa noite suja”. Ela narra a volta da dupla Paco e Tonho do assalto que mudará sua vidas para sempre “. Dia 7, sexta-feira, às 19h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

ERA UMA VEZ AURORA - o monólogo, interpretado pelo ator e dramaturgo Pablo Oliveira, conta a história de uma divertida moradora de Madureira, que vive vários dilemas em sua vida. A peça narra de forma inteligente e bem humorada situações corriqueiras do cotidiano carioca. Dia 1º, sábado, às 20h. R$ A Pior Banda do Mundo

Clandestinos

Page 8: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 1514

20, inteira. R$ 10 antecipado. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

É SÓ UMA FORMALIDADE - Inspirada por textos do escritor argentino Cesar Brie, a peça conta a história de um casal em crise e de um homem que revive o passado, após a morte do pai. Dias 15 e 16 de dezembro. No sábado, ás 21h e no domingo, às 19h. R$ 8 (inteira). Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: 12 anos.

CEXPOSIÇÃO 2.1 - Noite de maratona de apresentações com uma lista 10 artistas que participam do Programa Aula do Capacete. Cada um tem cerca de quinze minutos para falar/mostrar um projeto. Uma apresentação estendida a partir da ação de artistas plásticos no ambiente do teatro. Dia 4, terça-feira, às 19h. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

FERIADO DE MIM MESMO - O que leva um homem a parecer estranho a si mesmo? Um jovem solitário, em uma metrópole qualquer, percebe certas mudanças em seu cotidiano como se existisse mais alguém vivendo ali. Na rotina contemporânea, onde estimulantes, antidepressivos e moderadores de apetite limitam o perigoso conflito entre sanidade e loucura, o jovem Miguel parece não estar só. Inspirado no livro homônimo de Santiago Nazarian, tem dramaturgia e direção de Fabiano de Freitas, da companhia Teatro de Extremos. Com Leonardo Corajo, Mauricio Lima e Renato Carrera. Dias 05 e 06, 12 e 13, quartas e quintas, às 19h30. R$ 20. Centro cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: 18 anos.

CFUERA! “LA CUESTIÓN ES DÓNDE UM PONE A SUS MUERTOS” - Depois da morte de seus pais, Maria faz como se eles

FERI- ADO DE {MIM} MES- MO

T E AT R O D E E X T R E M O S , P R E F E I T U R A DA C I DA D E D O R I O D E J A N E I R O E S E C R E TA R I A M U N I C I PA L D E C U LT U R A

A P R E S E N T A M

C O - P R O D U Ç Ã O

P A T R O C Í N I O

R E A L I Z A Ç Ã O

5, 6, 12 e 13 de Dezembro 19h30

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS

Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa

Telefones: 21 2215-0621 / 21 2224-3922

Feriadodemimmesmo_TEMPORADA2012.indd 7 04/11/2012 01:09:25

Fuera!

Page 9: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 1716

estivessem sempre presentes. Com a obsessão de preservar o que se foi e seu medo em enfrentar seu presente, Maria ocupa seu tempo e espaço de maneira repetitiva, mecânica e quase neurótica. No dia de seu aniversário, a personagem decide mudar seu destino. Texto de Letícia Vetrano. Direção: Micheline Vanderpoel. Dia 9, domingo, às 20h. Teatro Municipal Carlos Gomes. Classificação: livre.

HOJE É DIA DE JOÃO - João percorre as ruas de uma cidade que se transforma, tanto pelos eventos e seus fluxos diários. Alheio a isso, ele se encanta pelo brilho das crianças e pelas belas mulheres, vibra com a energia dos feirantes, se apaixona pelas noites de boemia, e não entende a realidade fabril dos trabalhadores da cidade. O personagem, vindo de outro tempo e lugar, busca uma forma de pertencer num local que nunca permanece o mesmo. Dia 2, domingo, às 17h. R$2. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação livre.

HOLOCLOWNSTO – a peça combina a inocência patética do clown com o horror de uma Guerra Mundial. Seis clowns aprisionados no último vagão de um trem, esquecidos e amarelados pelo tempo, levam consigo apenas uma mala com pedaços do passado, saudade e incertezas do que virá. Com a Troupp Pas D’Argent. Até o dia 9 de dezembro. Sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 30, inteira. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Classificação: 12 anos.

IMPROMENTA - o grupo boca apimentada através do Impromenta vem expor suas

indignações, sugestões e questionamentos sobre si e sobre todos. Eles não utilizam figurino, maquiagem ou qualquer artificio cênico, apenas o bom humor e um toque apimentado. Dia 9, domingo, às 20h. R$ 25 inteira. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

INONSENSE - Madre Londrina estava em peregrinação e, de repente, enxergou Jesus, em carne e osso, na sua frente. E, como num presságio, o rapagão novo, com barbas ao vento, profetizou: “O nosso rebanho, Londrina, é maior do que você imagina!” Depois disso, só restava à pobre Madre Superiora uma coisa a fazer: se candidatar à prefeita da cidade. Texto de Thiago Pimentel e Direção de Menelick de Carvalho. Dias 12, 13, 19, 20 e 21. Quartas e quintas e na sexta, dia 21, às 20h. R$15. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

MATADOR - A ação dramática transcorre em uma arena de touros e trata de um embate poético-existencial entre um toureiro em viés de decadência em sua carreira (El Niño) e um touro miúra (Florentino) que atinge seu oponente fatalmente no início da trama. A partir daí, o inusitado diálogo abre discussões sobre vida e morte, amor e ódio, perpassando aspectos existenciais como o sentido da religião, da arte, dos sonhos e das expectativas na vida contemporânea. Texto: Rodolfo Santana; Direção: Susana Garcia e Herson Capri. Dias 07 a 16 de dezembro de 2012 e de 11 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013. Sextas, sábados e domingos, às 19h30. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Centro Cultural Municipal Parque das

Ruínas. Classificação: 14 anos.

MEDEA EN PROMENADE - Depois que tudo se passou – Medéia, a tragédia de Euripedes – há o encontro de Glauce (dita nesta peça, JOVEM) com Medeia (personagem da MULHER) e a ama de Medeia (VELHA). O encontro das três se dá em uma espécie de deserto fora do tempo e do espaço. A história é toda referida à tragédia de Eurípedes a partir de uma interpretação original. Texto: Clara de Góes; Direção: Guta Stresser. De 7 a 13 de janeiro. Sexta, sábado e domingo, às 21h. R$20. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação etária: 12 anos.

NÃO HÁ MELHOR LUGAR DO QUE A NOSSA CASA - o espetáculo conta a história de três narrativas que através de um jogo teatral de simultaneidade, coabitam e

escrevem histórias distintas numa mesma casa. O argumento central é a poesia decorrente das relações entre uma família e sua casa. Direção e dramaturgia de Pedro Emanuel. Estreia dia 7. Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h. Até o dia 23. R$ 10, inteira, e R$5, estudantes, classe artística e lista amiga. Teatro Municipal Gonzaguinha. Classificação: 12 anos.

O CATADOR DE NUVENS - um encontro inusitado entre personagens de gêneros distintos (melodrama, musical e infantil) gera uma investigação sobre um assassinato, na qual a trama começa a sobrepor camadas do que é realidade e do que é ficção. Primeira encenação da Cia. CATAPLAY! Texto de Taísa Damous. Até o dia 2. Sábado, às 20h e domingo, às 19h. R$ 10, inteira, e R$5,

Medea en Promenade

Page 10: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 1918

estudantes, classe artística e lista amiga. Teatro Municipal Gonzaguinha. Classificação: 14 anos.

O QUE DER NA TELHA - espetáculo de humor e improviso. Dia 1º, sábado, às 19h. R$6. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação: 14 anos.

OUTRO LADO - traz a relação entre quatro personagens presos em um bar decadente enquanto uma misteriosa guerra ocorre do lado de fora. Considerado um dos melhores espetáculos na edição 171 da Revista “Bravo!”. Dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, às 21h. R$ 8 (inteira). Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: 12 anos.

POR ELISE - com direção e texto inédito de Grace Passô, os personagens encenam uma fábula sobre as contradições dos sentimentos humanos, a forma como o homem vive medindo o quanto se envolve com as coisas e o quanto se protege delas. De 14 a 23. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$10. Teatro Ipanema. Classificação: 12 anos.

SEXTAS TEATRAIS - tem a finalidade de promover a divulgação de grupos de teatros iniciantes, promovendo a visibilidade e divulgação de novos trabalhos. “A – Salto”: livremente inspirado na poesia da sarjeta de Plínio Marcos, um dos maiores autores brasileiros, A - Salto trata da vida de dois amigos que, pelas direções que a vida toma, se vêm em lados opostos, mais precisamente, um contra o outro. Baseado na dupla Paco e Tonho, da peça Dois Perdidos Numa Noite Suja, a cena narra a volta de um assalto que mudará sua

vidas para sempre. Dia 07, sexta-feira, às 19h. “Além as Estrelas são Nossa Casa” - Além as Estrelas são nossa casa é um projeto vencedor do Fundo de Apoio ao Teatro (FATE) de 2011, que a partir de sete pequenas histórias, vão surgindo diversas óticas sobre o cotidiano e a imensidão do universo. Direção de Guilherme Delgado. Dia 14, sexta-feira, às 19h. Centro Cultural Municipal Laurinda dos Santos Lobo. Classificação: 12 anos.

CSHAKE THAT! - apresentação circense com cinco malabaristas que fazem um espetáculo de rua ambientado num bar. Misturando malabarismo, humor, magia, interação com o público e coquetéis exóticos, o espetáculo de malabarismo e comédia “on the rocks”. Em 2007, ShakeThat ganhou o prêmio do júri e do público no Festival Internacional de Teatro de Rua (Mira Miro), sediado em Gent, na Bélgica. Dia 1º, às 19h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação livre.

C TREMELICANDO GRUPO OFFSINA - espetáculo de circo-teatro de rua do Grupo Offsina. Inspirado em palhaços excêntricos, o espetáculo é formado por um roteiro de números musicais, onde os palhaços tocam

instrumentos inusitados. Dia 1º, sábado, às 16h. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação livre.

TEATRO INFANTIL

A BELA ADORMECIDA - história da princesa Aurora e de um feitiço cruel lançado sobre ela no dia do seu nascimento por uma fada ressentida e vingativa chamada Malévola. Aurora está fadada a espetar seu dedo no fuso de uma roca de fiar e a cair num sono profundo no seu 16o aniversário, tendo como única salvação um beijo de seu verdadeiro amor. Apesar dos esforços de três fadas bondosas - Flora, Fauna e Primavera - a funesta profecia se realiza. Armado com o escudo mágico da virtude e com a espada da verdade, o príncipe Felipe enfrenta bravamente Malévola e suas forças do mal, resgata Aurora e eles vivem, então, felizes para sempre. Dia 16,

domingo, às 17h. R$ 20, inteira, e R$10, meia/antecipado. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim. Classificação: livre.

A FÁBRICA DE BRINQUEDOS DE PAPAI NOEL - enquanto criam os brinquedos que irão divertir crianças de todo o mundo, o elenco participa de números musicais que estimulam a reflexão sobre a data. Dia 2, domingo, às 17h. R$ 16, inteira, e R$ 10, antecipado. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim. Classificação: livre.

A FLOR DO CERRADO – contadores trazem ao público fatos históricos que fizeram com que as guerras entre mouros e cristãos, em meados do século VI, chegassem ao Brasil em forma de festa: as Cavalhadas. A partir daí, utilizando o conflito histórico como pano de fundo, Sofia e Tadeu, mouro e cristão,

Gut

o M

uniz

Por Elisa

Shake That!

Joha

nnes

Van

devo

ode

Page 11: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 2120

enfrentam as rixas familiares e culturais para ficarem juntos. Do Grupo Creche na Coxia. Até 16 de dezembro. Sábados, às 17h, e domingos, às 16h. R$ 20, inteira. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Classificação: livre.

À G U A – Eli é um pescador que, quando criança, perdeu os pais num acidente de barco. Janaína, também pescadora e amiga da família, única testemunha do acidente, foi acusada de negligenciar ajuda a eles. Após uma longa e exaustiva busca, Janaína reencontra Eli, numa aldeia de pescadores abandonada. Esse reencontro propicia um acerto de contas com o passado de ambos. Através da história de Eli e de Janaína, a peça aborda pontos importantes ligados à questão ambiental. Da Pangorga Companhia de Teatro. Dias 1º e 2 de dezembro, sábado e domingo, às 17h. R$ 10, inteira, e R$5 estudantes, classe artística e lista amiga. Teatro Municipal Gonzaguinha. Classificação: livre.

WAUTO DA ALEGRIA, UMA COMÉDIA MUSICAL DE NATAL - Uma atrapalhada trupe de circo precisa montar um auto de Natal e apronta a maior confusão até concluir a tarefa. Os personagens usam e abusam do humor, da música, da poesia, da dança e da criatividade para contar essa história milenar de um jeito que você nunca viu. A indumentária e a parte musical são pontos altos do espetáculo e rendem muitos elogios. Com retalhos coloridos e materiais reciclados, os figurinos e acessórios remetem ao universo mambembe. A trilha traz vários climas e inclui composições originais de diferentes estilos, que são ilustradas com coreografias afinadíssimas. Texto e Direção: Luís Fernando Bruno. Dias 1º, 2, 15 e 16, sábados e domingos, às 11h. R$20, inteira. Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: livre.

COMO NASCEM AS ESTRELAS – encenação de seis lendas do último livro infantil de Clarice Lispector. Traz-se ao palco o encontro entre uma das mais importantes escritoras da língua portuguesa e a cultura popular, realçado por música instrumental tocada ao vivo. Direção: Katia Brito. Dias 1º e 2 de dezembro, às 16h. R$20. Teatro Municipal Ziembinski. Classificação livre.

ERA UMA VEZ NÃO ERA UMA VEZ – história de um Menino e seu Avô, o herói que criava o mundo de fantasias, contando-lhe histórias e ensinando-lhe brincadeiras. Quando o Avô morre, o Menino se recusa a cultivar seus sonhos e a penetrar no mundo da imaginação. Este sentimento de tristeza Patrocínio Produção Apoio Realização

Direção: Flávia Reis • Direção Musical: Guilherme Miranda

de 27 de Out a 16 de Dez - Sáb e Dom às 16h30

TEATRO MUNICIPAL DO JOCKEYCENTRO DE REFERÊNCIA CULTURA INFÂNCIA

Rua Mário Ribeiro, 410 – ENTRADA DE AUTOMÓVEISRua Bartolomeu Mitre, 1110 - Gávea - ENTRADA DE PEDESTRES

Telefone: (21) 3114-1286 | INGRESSOS R$ 20,00

PROJETO RODA GIGANTE - AÇÕES COMPLEMENTARESwww.rodagigante.org LI

VRE

PAR

A TO

DO

S O

S PÚ

BLI

CO

S

MINISTÉRIO DA CULTURA E ELETROBRAS APRESENTAM

Grupo Roda Gigante em

MINISTÉRIO DA CULTURA E ELETROBRASPREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIROSECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURAapresentam

até 16 de dezembro – sáb e dom às 16h30

Água

Page 12: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 2322

musical irreverente que reflete, através da comédia, um olhar particular sobre a vida. Até o dia 16 de dezembro, sábados e domingos, às 16h30. R$ 20. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

PINOCCHIO EM AS AVENTURAS DE LASANHA E RAVIOLI - é mais um espetáculo de Lasanha e Ravioli, dois palhaços que trabalham juntos há muito tempo. Lasanha e Ravioli estão desanimados, decididos a parar de fazer teatro e abrir uma padaria. Porém, na medida em que recebem os exemplares de jornal com os capítulos de Pinóquio, se envolvem com o folhetim, interpretam seus personagens e terminam por criar um novo espetáculo que mostra, de forma divertida e bem-humorada, as aventuras do boneco que se tornará um menino de verdade. Dias 1º, 02, 08, 09, 15

e 16, sábados e domingos, às 16h. Plateia sentada – R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia). Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Classificação: livre.

C QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU - espetáculo sobre lendas urbanas, inspirado na obra dos Irmãos Grimm. Dia 8, sábado, às 11h. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação: livre.

TROCA DE PLANTÃO - espetáculo infantil criado pelos palhaços do grupo Roda Gigante a partir das intervenções realizadas por eles regularmente em hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro. No palco, os palhaços brincam, improvisam, satirizam as rotinas médicas e se tornam “Doutores” na arte de se relacionar com as pessoas. Dias 9 e 16, domingo, às 11h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação livre.

provoca o surgimento de quatro criaturas fantásticas que, através de brincadeiras, danças e enigmas o ajudam a reerguer-se, resgatar sua alegria e a enfrentar seus medos. Texto: Breno Sanches e Camile dos Anjos. Até o dia 16, sábados e domingos, às 18h30. R$ 30. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

ESPALHA PRA GERAL – conta a história de um menino e de uma menina que não conhece o mar. O desejo de realizar essas vontades leva os dois mundos afora, criando situações de descobertas e fantasias. O espetáculo é uma peça que utiliza de maneira lúdica, o movimento, os objetos de cena e tecnologia. Criação, Direção e Intérpretes: Denise Stutz e Felipe Ribeiro. Dias 6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16 de dezembro. Quintas e sextas, às 15h, e sábados e domingos, às 16h. R$ 20 (inteira). Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

C FÁBULAS CHINESAS - adaptação para o teatro de Fábulas Populares que fazem parte da cultura chinesa. Dia 8, sábado, às 19h. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação: livre.

GEORGE O CURIOSO - espetáculo baseado no personagem da televisão. Dia 2, domingo, às 17h. R$20, inteira, e R$10, antecipado. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação: livre.

CIRMÃOS BROTHERS NO PARQUE – nos dois primeiros sábados será apresentado o musical circense “O Circo dos Irmãos Brothers”, uma seleção das melhores esquetes criadas pela trupe durante a sua história que deixará

o público de cabelo em pé! Nos dias 15 e 22 de dezembro, será a vez do “Auto de Natal dos Irmãos Brothers”, espetáculo com música ao vivo que narra a história do nascimento de Cristo através da pureza e magia do circo. Dias 1º, 8, 15 e 22, sábados, às 16h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre. “Auto de Natal dos Irmãos Brothers”: dia 23, domingo, às16h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação livre.

O NATAL DOS BACKYARDIGANS - os Backyardigans comemoram seu Natal em meio a confusões e trapalhadas. Dia 9, domingo, às 17h. R$ 16. Lona Cultural Municipal Terra. Classificação: livre.

O SENTIDO DA VIDA – experimente dar uma guitarra, um violão, um cavaquinho e outros instrumentos a oito palhaços e fazer a pergunta: Qual é o sentido da vida? Um

Era uma vez não era uma vez

Espalha pra Geral

Page 13: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 2524

100 ANOS DE GONZAGÃO - O show é o lançamento do CD homônimo, em duas únicas apresentações, no Rio de Janeiro. Em noites de festa e reverência ao rei do baião, o cantor e compositor pernambucano André Rio (ícone do Galo da Madrugada) será o mestre de cerimônias, a diva Eliana Pittman participa no dia 14, o guitarrista pernambucano Luciano Magno, entre outros artistas e uma banda afiada, estarão apresentando um roteiro especial pensado pelo produtor do Cd Thiago Marques. Entre as músicas estão “Que Nem Jiló e a lendária “AsaBranca”. Show com Marcelo Caldi: dia 9, domingo, às 20h. R$20, inteira; Lançamento do CD oficial com Eliana Pittman, André Rio, entre outros: dia 14, quinta-feira, às 20h. R$20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

AFLUENTES - em total consonância com a realidade do fluxo de informações do mundo contemporâneo, onde são severamente minimizadas as fronteiras de tempo e espaço, “Visitando Tradições” proporciona aos ouvintes uma viagem temporal e geográfica pelo mundo da música. São interpretadas através do brasileiríssimo quarteto instrumental, composto por bandolim, violão de 7 cordas, flauta e percussão, músicas de diferentes épocas e regiões do planeta O trabalho é realizado pelo grupo Afluentes, que produz criativas interpretações, misturando diferentes linguagens musicais manifestadas no mundo. Dia 21, sexta-feira, às 20h. R$ 10. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

ANA CAROLINA – no show, Ana Carolina

canta, toca guitarra, violão, pandeiro e baixo, e reúne desde sucessos de sua carreira a releituras como “Azul”, clássico de Djavan, e inéditas como “Você não sabe”, de Antônio Villeroy, o samba “Prá tomar três”– a primeira parceria de Ana Carolina com Edu Krieger, entre outras. Dias 12 e 13, quarta e quinta-feira, às 21h. Plateia sentada R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: 16 anos.

ANTONIO ROCHA E GRUPO HOMENAGEIA ALTAMIRO CARRILHO - o músico Antonio Rocha reunirá os músicos do grupo Bem Brasil que acompanhavam Altamiro para um show na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. O show representa

MÚSiCa

Marcelo Caldi

Page 14: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 2726

uma homenagem a Altamiro Carrilho, com o resgate da história de sua carreira com o tradicional repertório do compositor, dentre as músicas, destacam-se “Samba de morro” e “Malandrinho”, além de composições de outros grandes ídolos, como “Lamento” de Pixinguinha e “Brasileirinho” de Waldir Azevedo. O músico Antonio Rocha irá se apresentar com a flauta que pertencia a Altamiro Carrilho, a mesma que acompanhou o mestre em palcos desde as menores cidades do Brasil, até os mais distantes países. Altamiro com esta flauta encantou aficionados fãs por todo o mundo. Dia 15, sábado, às 20h. R$20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

ARLINDO CRUZ – Descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz carrega com propriedade e orgulho o legado das religiões afro-brasileiras. Ele, mais do que ninguém, sabe da magia e da riqueza que há no som dos atabaques. Dias 19 e 20, quarta

e quinta-feira, às 21h. Plateia sentada R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Pista R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: 16 anos.

BELIGERANTES - a banda carioca utiliza elementos do rock, MPB, jazz e reggae para compor sua estrutura rítmica e melódica. Com descontração, humor e “só uma dose” de sarcasmo, o quinteto é formado por voz, flauta, guitarra, baixo e bateria. Dia 15, sábado, às 20h. R$20. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

BEN KWELLER - no Rio, Ben vai fazer um show acústico (talvez com mais um integrante no palco, uma possibilidade remota), como tem costumado se apresentar. Será um show único, uma grande oportunidade de conferir o lado folk e mais intimista do Ben. Dia 06, quinta-feira, às 21h. Pista R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: 16 anos.

BLACK DOG - Tributo à Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple. Dia 7, sexta, às 21h. R$ 25, inteira, e R$ 20, antecipado. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

BONDESOM - nas composições do grupo carioca, melodias marcantes se destacam e dão forma a temas que são como canções instrumentais. Nos arranjos, a base rítmica vem com força, numa mistura de ritmos afro-brasileiros, latinos, jazz e funk. Com brasilidade e latinidade nas veias, o Bondesom tem largo alcance e atrai um público eclético e de todas as idades. Dentro de um repertório autoral, ainda cabem versões de temas que

marcaram a geração dos músicos da banda, como o do “Super Mario Bros”, e de “2001, uma Odisséia no Espaço”. Dia 19, quarta-feira, às 20h30. R$ 15, inteira, (meia-entrada na lista amiga). Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

CEP 20.000 - com curadoria de Chacal, o CEP 20.000 traz mais uma noite de música, performance e poesia. Dia 20, quinta-feira, às 20h30. R$5. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

CABARET DA NINA - é uma apresentação alegre, dinâmica e contagiante num misto de teatro, circo, música e dança. Numa proposta interativa, a atriz Nina de Cássia conduz o espetáculo proporcionando a participação do público com momentos de muita

descontração. Dias 7 e 14, sextas-feiras, às 19h30. R$30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

CCHORINHO NA VARANDA - o grupo, formado em sua maioria por alunos da Escola Portátil de Música, apresenta um repertório definido em um primeiro momento, trazendo sempre um convidado especial para se apresentar depois. Para finalizar, uma grande roda é aberta convidando a todos os que queiram tocar. Dia 15, sábado, das 16h às 18h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

CORAL SÃO VICENTE A CAPPELLA - é formado por alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo – Cosme Velho, além de jovens da comunidade. No total, são 36

Cabaré da Nina

Arlindo Cruz

Page 15: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 2928

cantores entre 12 e 22 anos. O grupo é dirigido por Patricia Costa, que é responsável também pela direção cênica. A preparação vocal é do regente assistente Danilo Frederico. Dia 16, domingo, às 19h. R$1,00. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

DOMINGO DE SERTANEJO - Festival de Música sertaneja, com diversas apresentações. Dia 16, domingo, às 20h. Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10, meia-entrada/ antecipado. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

DUO PAR - formado por Gustavo Sant’Anna e Nanda Marinho, o Duo Par apresenta um show com canções autorais que são verdadeiras crônicas do cotidiano e tratam com delicadeza das relações humanas e amorosas. Dia 22, às 20h30. R$ 30, inteira, e R$ 15, meia-entrada na lista amiga. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

EDSON CORDEIRO - seu primeiro show solo aconteceu em agosto de 1990. Suas distinções são o timbre vocal de contratenor e o repertório eclético, que inclui autores tão diversos como Noel Rosa, Janis Joplin, Rolling Stones e Mozart. Qto??? Dia 8, sábado, às 21h. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim.

ENCONTRO DE CORAIS - coordenado pelo professor e maestro José Feo Vallone. Visa reunir grupos para cantar música polifônica (grupo cantando linhas melódicas diferentes e harmônicas entre si), que vai do erudito a música popular brasileira. Esse encontro tem a finalidade de levar diferentes estilos de música, apurando o gosto da plateia por esta modalidade de cultura, que é o canto coral. Os corais juntos contam 130

participantes, coruns e demais convidados. Dia 1º, sábado, às 19h. Centro Cultural Municipal Prof.ª Dyla Sylvia de Sá.

CFAVELA ROCK - o evento visa difundir o rock’n roll na Maré, oferecendo um espaço para o encontro dos amantes deste ritmo na comunidade e bandas convidadas de outras localidades. Dia 14, sexta-feira, às 20h. Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. Classificação: 16 anos.

FINAL DE SEMANA SAUDADE NÃO TEM IDADE: o grande evento retrata a temática dentro da nossa música popular brasileira. Show “Serestas, Histórias & Canções”: No passado, grupos de músicos, detinham-se às janelas de suas pretendidas, para tocar e cantar durante a madrugada, constituindo um costume que passou a denominar-se seresta ou serenata. O estilo musical das serenatas sempre ficou a critério ou ao gosto dos apreciadores, o que predomina é a linha melódica romântica e envolvente. Com um repertório selecionado, o cantor Eduardo Canto relembra serestas, canções e sambas dolentes da nossa música, e conta a história de suas composições e autores. Dia 14, sexta, às 16h. R$30, inteira. Show “100 anos de Jamelão – O intérprete, As canções”: Dando inicio às comemorações dos 100 anos de Jamelão, o cantor Eduardo Canto estreia esse show para homenagear o Gogó de Ouro mangueirense, que subiu a primeira vez ao palco na Gafieira Jardim do Méier. No roteiro, clássicos como ‘Castigo’, ‘Ela Disse-me Assim’, ‘Eita Dor de Cotovelo’, ‘Folha Morta’, finalizando com sambas da verde e rosa. Baile

com OrquestraBianchini. Dia 15, sábado, às 20h. R$30, inteira. Show com Márcio Gomes: Desde o final de 2008 vem apresentando o show “O Fado e o Tango”, momento inédito, onde dois gêneros musicais se harmonizam em uma só voz. Amália e Gardel são relembrados com os mais belos fados e tangos de todos os tempos. O artista é um cantor essencialmente romântico, que tem exercido um papel muito importante de resgate da MPB, basicamente dos anos 40 e 50. Seu timbre e extensão vocal, o torna o mais jovem cantor a moda antiga. Dia 16, domingo, às 19h30. R$30, inteira. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Classificação: 16 anos.

CFORRÓ DA LONA - edição especial do evento que homenageará o centenário de Luiz Gonzaga, com Os Três Forrozeiros e convidados, tocando os maiores sucessos do Rei do Baião. Dia 28, sexta-feira, às 20h. Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. Classificação: 16 anos.

HENRIQUE CAZES - Lançamento do CD Uma História do Cavaquinho Brasileiro – o CD abrange desde os pioneiros Mário Álvares e Nelson Alves, passando por ícones da era

do rádio como Canhoto e Garoto e dando o devido destaque a Waldir Azevedo, o grande divulgador do cavaquinho como instrumento solista, Cazes chega até autores como Radamés Gnattali e Paulinho da Viola. Por fim, o CD mostra o trabalho de composição do próprio solista com dois estudos da série de doze, escritos para cavaquinho solo e a valsa “Real Grandeza”. Dia 7, sexta-feira, às 20h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

INVENTOS - o grupo Inventos nasceu da vivência comum dos músicos, como integrantes da Itiberê Orquestra Família, formada em 1999, pelo maestro Itiberê Zwarg, contrabaixista de Hermeto Pascoal. A vivência desta prática musical possibilitou aos multi-instrumentistas do sexteto Inventos apropria-se de habilidades estético-musicais de grande amplitude e de reconhecidas qualidades artísticas e técnicas. Dia 5, às 20h. R$ 10. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: livre.

CLEROS, LEROS E BOLEROS DE NATAL – encontro musical de cantores profissionais e amadores, onde todos têm a oportunidade de cantar e recitar poesias, desde o profissional ao amador. O espaço permite a apresentação de todos. Todas as terças-feiras, das 15h às 18h. Encerramento no dia 18. Centro Cultural Municipal Prof.ª Dyla Sylvia de Sá.

MARIANE GUERRA & OS PACIFISTAS – no show, o público confere canções do trabalho autoral “Bem alto pelo mundo”, que inclui o single “A chave do tamanho”, lançado

Henrique Cazes

Page 16: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

31

pela Melody Box. No repertório, músicas inéditas do novo cd e releituras de Os Mutantes e Paralamas do Sucesso. Para surpreender o público, o sapateador e coreografo Suen Guarcia utiliza a dança como instrumento de percussão, o que dá um toque único às canções e garante uma performance inesquecível. Dia 6, quinta-feira, às 20h. R$20. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

MARYA BRAVO – canta Zé Rodrix, seu pai, no show “De Pai pra Filha”. Até o dia 5. Quarta-feira, às 20h30. R$20. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos

MADCOUCH - o Concerto terá uma mistura de composições originais (vocal e instrumental) bem como canções brasileiras através de uma variedade de estilos incluindo o jazz brasileiro a bossa nova, samba, forró e samba-reggae. Anje West é uma artista cativante que é considerada uma das melhores vocalistas do estilo brasileiro na Austrália. Dia 01º, sábado, às 16h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

MARCELO CALDI EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE LUÍZ GONZAGA – o músico se insere na linha sucessória dos grandes sanfoneiros brasileiros de inspiração nordestina, iniciada por Luiz Gonzaga e consolidada décadas depois por sanfoneiros como Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho. No show faz uma combinação de músicas menos conhecidas com as tradicionalmente lembradas (“Vida de Viajante” e “Qui nem Jiló”, entre outras). Marcelo Caldi também mostra composições próprias como “Baião da

Bebel” e “Forró da Olívia”, além da já conhecida “Lembrei do Ceará”. Dia 9, domingo, às 20h. R$ 20, inteira .Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

MEMÓRIAS DO LAURINDA - Sarau para lançamento do livro “Memórias do Laurinda, um relato afetivo de moradores e frequentadores do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo”. O sarau contará com as apresentações dos violonistas Eduardo Camenietzky e Andre Mendes nos violões, de gaita com Jose Staneck e poesia de Cristina Pereira. Dia 21, sexta, das 19 às 21h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

NATAL DE CAVAQUINHO – COM SERGIO CHIAVAZZOLI E EDUARDO CANTO - Sérgio Chiavazzoli é arranjador e diretor musical de Gilberto Gil, além de tocar violão, cavaquinho e bandolim, criou este belíssimo show, que traz os mais aclamados cânticos natalinos em ritmo de samba. Sergio Chiavazzoli também presenteará o público com clássicos do nosso choro, como Carinhoso e Noites Cariocas. Dia 15, sábado, às 16h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

Sergio Chiavazzoli

Page 17: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

33

CORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA - a OSB é uma das mais importantes orquestras brasileiras. Há 70 anos a orquestra tem como missão difundir a música sinfônica em nosso país e formar novos públicos e jovens talentos. Dia 19, quarta-feira, às 19h. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação livre.

PATRÍCIA MELLODI - show com a cantora e compositora piauiense. Fez parte da Confraria dos Compositores, é parceira de Carlinhos Brown, e já foi gravada por Ney Matogrosso, Fênix, Nalanda entre outros. Dia 08, sábado, às 20h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

álbuns solos, “Pimenteira” e “Coisa com coisa”, e ainda algumas músicas de seu próximo CD, “Samba Original”, em fase de produção. Com muita verve, bom-humor e grande poder de comunicação com o público – as principais marcas de seu trabalho – Pedro reúne neste show gêneros variados, que vão do samba-chula ao samba sincopado, do choro-canção à embolada. Dia 16, domingo, às 20h. Domingo a R$1,00. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 18 anos.

PORTO ABERTO, O ENCONTRO DA MÚSICA AUTORAL - busca incentivar o compositor popular, oferecendo espaço para a expressão intelectual e artística presente na cidade através dos novos compositores. A cantora e compositora Magali, idealizadora e curadora do projeto, apresenta uma noite de música autoral diferente a cada semana, nos moldes de um sarau. A cada segunda-feira, o evento terá um convidado fazendo participação especial. Dia 3, o convidado será o compositor Mombaça e no dia 10, o projeto receberá Lui Coimbra. Segundas-feiras, às 19h. R$10, inteira. Foyer da Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre. (O compositor que se apresentar no evento não paga a entrada).

PROJETO MÚSICA NO MUSEU – apresentações de música erudita que acontecem em vários espaços pela cidade: Biblioteca Nacional, Museu de Arte Moderna, C.C. Justiça federal, Arquivo Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, entre outros. Informações pelo telefone: 2215.0621.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

PEDRO MIRANDA - uma das mais expressivas vozes entre os sambistas da nova geração da Lapa carioca, o cantor e percussionista Pedro Miranda apresenta canções gravadas em seus dois primeiros

Patrícia Mellodi

Page 18: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 3534

QUINTAS DA BOLACHA - a Bolacha é um selo musical que nasceu da necessidade de pensar, construir e aperfeiçoar novos caminhos para a música. O projeto reúne duas vezes por mês o que há melhor na cena musical contemporânea do Rio de Janeiro. Curadoria de Thiago Vedova. Show: Novíssimos. Dia 6, quinta-feira, às 20h30. R$20 inteira. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Classificação: 14 anos.

ROBERTO MENDES – com o show “Quem vem lá sou eu”, com participação de Margareth Menezes. Dia 1º, sábado, às 20h. R$ 30, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

CSARAU DE VIOLÃO DA AV. RIO – apresentação de quarteto de violão. Dia 8, sábado, às 15h. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo). Classificação: livre.

CSEXTA BÁSICA NO CALOUSTE - música de todos os estilos, no Terreirinho do Samba. Toda sexta-feira, sempre às 19h, sujeito à lotação. Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. Classificação: livre.

SHOW COM O PIANISTA PAULO BRASIL - sua carreira como solista começa aos 10 anos de idade, oferecendo dois recitais e como solista da Orquestra Sinfônica da UFBA em Salvador, com o Concerto em Re Maior de Haydn. Em 1991 é convidado para tocar o Concerto Nº 3 de Beethoven com a mesma orquestra, na ocasião da abertura da temporada de concertos deste ano. Em 1992 é selecionado como solista, com motivo da

celebração dos 144 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para tocar com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, interpretando o Concerto No.1 de Liszt. Em 2005 é laureado com o Terceiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano “Compositores de España” e com o Primeiro Prêmio no “Concurso Antón García Abril 2007”. Dia 2, domingo, às 20h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD THIAGO DELEGADO TRIO - envolto pelas influências da bossa e do jazz, e acompanhado por uma formação, delicadamente, desenhada pelos arranjos para piano, baixo e violão, Thiago Delegado registra neste novo CD uma nova fase em sua vida musical. No repertório, composições inéditas somadas às suas produções autorais e cinco releituras de temas que habitam, sobretudo, o imaginário dos admiradores do Clube da Esquina. Dia 6, quinta, às 20h. R$ 20, inteira. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

TAPETES RED - show autoral do grupo. Dia 7, sexta-feira, às 20h. R$10, inteira, e R$5, antecipado. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação: 14 anos.

CTRIBUTO AO NELSON GONÇALVES COM AFONSO MAIA - Afonso Maia canta os maiores sucessos do lendário Nelson Gonçalves. Dia 14, sábado, às 22h. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim. Classificação: livre.

CANTONIO BOKEL - TRANSFIGURAÇÃO DO RASTRO - o projeto Espaço Experimental ocupa as duas galerias laterais do térreo, sua proposta é reforçar o papel da instituição como centro de referência da arte contemporânea carioca, capaz de abrigar não apenas os nomes consagrados, mas abrir portas para novos artistas, curadores e produtores. Inaugurando o projeto, o CMAHO traz Transfiguração do Rastro, exposição individual de Antonio Bokel. O artista utiliza o espaço e o caos urbano como suporte para intervenções e matéria-prima para suas obras. Nesta mostra, pinturas e esculturas entrecruzam a influência de tradições, como o expressionismo abstrato norte-americano e o grafite, com uma leitura lúcida do cotidiano carioca. De 02 de dezembro de 2012 a 03 de fevereiro de 2013. Terça a sexta, das 11h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Classificação: livre.

CCÉSAR SANTOS GUERRA- RASEC – exposição do artista de Santa Teresa, que traçou, durante a sua trajetória, um caminho autônomo, porém integrado ao sentimento do negro na luta pela preservação da sua cultura original. Até o dia 31. Terça a domingo, das 10h às 19h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

CEMMANUEL NASSAR | “ESTE NORTE” - Exposição individual de Emmanuel Nassar, sob curadoria de Felipe Scovino, apresenta cerca de 55 trabalhos - pintura sobre tela, papel e chapas metálicas, e fotografias - datados entre 1988 e 2012, exemplificando a multiplicidade de leituras da obra deste artista paraense,

radicado em São Paulo. De 02 de dezembro de 2012 a 03 de fevereiro de 2013. Terça a sexta, das 11h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Classificação: livre.

CFIL – a exposição retrospectiva das dez edições do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens apresenta o olhar conceitual da fotógrafa Ilana Bessler, em que são explorados os movimentos, cores e formas dos espetáculos. As fotos foram feitas durante as apresentações, em geral na estreia, quando a fotógrafa assume o olhar do espectador observador, fazendo um recorte de imagens e destacando os elementos visuais mais marcantes de cada produção. De terça a domingo, das 14h às 21h. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

CHENRIQUE OLIVEIRA – O paulista Henrique Oliveira inaugura, a maior exposição individual de sua carreira, sob curadoria da cientista social e historiadora de arte Vanda Klabin. São oito pinturas e cinco esculturas nunca mostradas nesta cidade, datadas de 2008 a 2012, entre as quais algumas inéditas dentro e fora do país, emprestadas de coleções particulares e institucionais. De 02 de dezembro de 2012 a 03 de fevereiro de 2013. Terça a sexta, das 11h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Classificação: livre.

CMARLENE PARA TODOS - 90 ANOS - a exposição apresenta imagens da carreira desta cantora que foi protagonista da História do Rádio no Brasil. Irreverente e a frente de seu tempo, Marlene criou estilo, arrebatou fãs e vir

EXpoSiÇÃo

Page 19: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 3736

ou referência na música popular brasileira. De terça a sábado, das 10h às 19h30. Hall da Sala Maestro Paulo Moura - Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola. Classificação: livre.

CMESTRES – a mostra faz uma homenagem aos grandes Mestres da Cultura Infância. Coordenação: Claudia Mesquitta. De terça a domingo, de 14h às 21h. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

COLHA O PASSARINHO! REVELANDO ENCONTROS – registro das Intervenções Artísticas dos palhaços do grupo Roda Gigante em cinco hospitais públicos do RJ. Curadoria: Eber Inácio e Alexandre Silva. Até 16 de dezembro, de terça a domingo, das 14h às 21h. Teatro Municipal do Jockey. Classificação: livre.

CPOEMA – a mostra coletiva, com curadoria de Daniela Name, reúne obras de Arnaldo Antunes, Leonora de Barros, Nazareno, Rosana Ricalde e Rosana Palazyan, entre outros, que retratam a trajetórias dos vinte anos do projeto Paixão de Ler. Até o dia 12. Diariamente, das 10h às 17h. Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. Classificação: livre.

CRIO DANÇA – a exposição oferece ao público um amplo panorama, a partir de instalações, vídeos e projeções, de quatro territórios de circulação da dança no Rio de Janeiro: Rua, com as danças populares; Salão, com as danças de salão; Palco, com as danças cênicas; e Virtual, com as videodanças e novas tecnologias incorporadas à dança. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Classificação: livre.

CRIO MÚSICA– a mostra, que faz parte do Programa “Rio Música”, focaliza os diversos aspectos da prática musical no Rio de Janeiro desde os tupinambás até o século XXI, através de instalações interativas, vídeos e instrumentos musicais. Curadoria de Rosana Lanzelotte. De terça a domingo, das 10h às 18h. Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola. Classificação: livre.

CSUCARTE - A Exposição apresenta 50 peças do artista popular/folclórico Getúlio Damado sobre a arte com sucata. A exposição visa mostrar ao público um outro olhar, que não seja aquele com desdém para os materiais que jogamos no lixo, ou que não nos são mais úteis; é a demonstração de uma arte através de objetos construídos com sucata e reciclados. Até o dia 31, de terça a domingo, das 10h às 18h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM - quatro casais são embalados por um grande “pout-pourri” com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. Músicas que marcaram épocas e que já se tornaram clássicos da MPB aparecem agora como mote principal para mais uma produção da Focus, com direção e coreografia de Alex Neoral. Dias 15 e 16, sábado e domingo, às 20h. R$20, no sábado, e R$1, no domingo. Teatro Municipal Carlos Gomes. Classificação: livre.

CBAILE DANÇANTE DE ENCERRAMENTO DO ANO - Grande baile com grandes sucessos da música brasileira, com show com banda ao vivo. Dia 22, sábado, às 19h. Classificação: livre. Lona Cultural Municipal Terra. Classificação: livre.

CBAILE DA PRIMAVERA - A Cia Carol Marques realiza o Baile da Primavera 2ª Edição. Venha dançar todos os ritmos com a profª Carol Marques na Oficina que acontecerá antes do Baile. Todas as companhias de dança de salão estão convidadas a dançar para o fim de ano. Dia 09, domingo, das 17h às 20h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

CCASA DOS VENTOS - Para celebrar aniversário de 30 anos do Curso Técnico em Bailarino Contemporâneo da Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna, o Coletivo mEnInAsToRtAs escolheu apresentar o espetáculo de formatura da turma de 2011.1, no belíssimo Parque das Ruínas. “Casa dos Ventos” é um espetáculo itinerante

que convida o público a penetrar em uma atmosfera que oscila entre o onírico e o concreto, através de imagens poéticas, com a fusão de movimentos de dança e elementos teatrais, em fragmentos que tangem questões existenciais, a relação com o mundo, a feminilidade e o universo do inconsciente. Dias 10, 11, 15 e 16, segunda e terça, sábado e domingo, às 16h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

LA FILLE MAL GARDÉE - ballet apresentado em dois atos, esta história se passa na França em uma fazenda onde mora a viúva Simone e sua filha Lise, que é apaixonada por Colas, mas sua mãe já havia arrumado seu casamento com Alain, filho rico de Thomas. Direção de Alice Arja. Dias 1º e 2, sábado e domingo, às 19h. R$30, inteira. Teatro Municipal Carlos Gomes. Classificação: livre.

DaNÇa

Sucarte

As canções que você dançou para mim

Page 20: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 3938

MÚSICAS PARA DANÇAR COM CHARME - apresentação do espetáculo “Músicas para dançar com charme”, da Dança Charme & Cia, a 1ª Cia. Carioca Profissional de Dança Charme com objetivo de desenvolver uma estética e linguagem cênica própria de movimentos. Dias 14, 15 e 16, de sexta a domingo, às 20h. R$ 5 (inteira). Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação livre.

PEQUENAS HISTÓRIAS SOBRE PESSOAS E LUGARES – pesquisa histórias e ficções acerca de imigrantes, suas trajetórias e tentativas de acolhimento em outras localidades. Direção, concepção e interpretação: Micheline Torres. Até o dia 2. Sábado, às 21h e domingo, às 20h. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Classificação: 16 anos.

CPROJETO VARIETÉ – encontro artístico e cultural que acontece todo o primeiro domingo do mês. O projeto oferece dança, teatro, circo, fotografia, pintura, música e

aulas abertas sob a coordenação de Skachale Produções. Dia 2, domingo, das 15h às 21h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

CRODA DE DANÇAS POPULARES - Apresentação da Cia. Banto, todo primeiro sábado de cada mês, cujo grupo tem como missão a divulgação dos valores artísticos da herança cultural afro-brasileira. Apresentação de jongo, ciranda e outros. Se conhecer as danças, traga sua saia e venha dançar, se não tem saia, então “saia” e venha participar! Dia 01º, sábado, das 15h às 17h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

CRODA DE JONGO - Grupo de estudo e apresentação de danças populares como Jongo, Maracatu e outras mais do folclore popular com a Cia Banto. Dia 15, sábado, das 14h às 16h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

C1° SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE GUADALUPE - Artistas plásticos do bairro se reúnem para realizar uma grande mostra de sua produção. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Durante todo o mês de dezembro. Mostra das Oficinas - As oficinas da Lona se reúnem numa mostra que reúne todos os trabalhos realizados durante o ano. Dia 16, domingo, às 16h. Lona Cultural Municipal Terra. Classificação: livre.

13° MOSTRA ECOA – UMA ESCOLA DE ARTE - tendo como tema o diálogo entre o teatro e outras manifestações artísticas, a 13ª Mostra ECOA busca criar um espaço que permita o compartilhamento de inúmeros conceitos produzidos no âmbito das artes, com espetáculos, performances, oficinas, cine clube, sarau musical e exposições. Dias 8 (das16h às 22h), 9 (das 13h às 22h), 15 e 16 (das 10h às 16h). R$ 10 (inteira). Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação livre.

CA MODA À SUA MODA – a importância de se pensar um projeto em todas as suas instâncias fez com que os alunos do curso de Modas da Universidade Estácio de Sá, se organizassem para presentear o público de Santa Teresa com um desfile de Modas produzido por eles. Dia 1º sábado, das 17h às 20h. Centro Cultural Municipal Laurinda dos Santos Lobo. Classificação: livre.

CATELIÊ ABERTO ALEXANDRE MELLO E JULIA SPADACCINI - a dupla de sucesso do Quebra Ossos, indicado como melhor Autor no Prêmio Shell 2012, repete a parceria e

CuRSoS, oFiCiNaS E DEBatES

apresenta uma nova dramaturgia e espetáculo criado dentro do ateliê do projeto VEM! Dia12, quarta-feira, às 20h. Teatro Municipal Gonzaguinha. Classificação: 12 anos.

CATELIÊ DE HISTÓRIAS – estudo teórico-prático com os Tapetes Contadores apresentando seu processo de pesquisa sobre os contos (estrutura, linguagem e conteúdo simbólico), o diálogo entre narração de histórias e animação de formas e a criação de suportes plásticos para contar histórias. Os participantes são convidados a investigar as relações entre oralidade, teatro e artes plásticas. Inscrições pelo email do grupo: [email protected]. Dia 2, domingo, às 11h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas.

CBRINCANDO NA LONA - programação infantil com brincadeiras, contação de histórias, fabricação de brinquedos, cinema e muito mais! Dias 01, 08, 15, 22 e 29, sábados, das 11h às 14h30. Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. Classificação: livre.

CCENTRO DE ÓPERA POPULAR DE ACARI - ALMA BRASILEIRA - projeto sócio educativo que oferece aos moradores do Parque Colúmbia, Acari e adjacências, oficinas de balé clássico, musicalização, cavaquinho, violão, guitarra, contrabaixo, bandolim, percussão, flauta doce e transversa, coral, teclado, violino, teoria musical, prática de conjunto, fotografia, oficinas de incentivo a leitura e uma biblioteca comunitária (Casa de Leitura). Dia 9, domingo, às 19h. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Classificação livre.

Pequenas histórias sobre pessoas e lugares

Page 21: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 4140

CDANIEL HERZ / ATORES DE LAURA - oficina ministrada por Daniel Herz, integrante da Cia dos Atores de Laura através de dinâmicas, improvisos e pequenos trechos da peça “Absurdo” deverá ser compartilhado em dois encontros de quatro horas um pouco dos meandros de como foi chegar à criação coletiva do roteiro teatral. Essa experiência, de escrever coletivamente, é uma das marcas da Companhia Atores de Laura. Dias 5 e 6, quarta e quinta-feira, das 18h às 22h. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

CENCONTRO DA 3ª IDADE - poesia, canto, literatura. Dia 14, sexta-feira, às 15h. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo).

CENCONTROS RIO SOB SIGNO DE PEIXES – evento mensal interdisciplinar de astrologia. Tema de dezembro: “Previsões 2013 - Necessidades e escolhas refletidas nos céus constelados, pessoais e coletivos”. Palestrantes / Astrólogos: Antonio Carlos Bola Harres e astrólogos convidados. Dia 10, segunda-feira, às 20h. Teatro Municipal Maria Clara Machado.

CJAM SESSION CONTATO IMPROVISAÇÃO - espaço no qual se pratica e pesquisa o Contato Improvisação, um lugar livre para improvisar em solo, duo ou mais, ou ser observador das danças dos outros. Com Sofia Gilibert. Dia 23, domingo, das 18h às 21h30, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: 14 anos.

CKIZOMBA: A FESTA DA RAÇA - o projeto é uma iniciativa das Redes de Desenvolvimento da Maré, que

proporcionará uma vivência com a cultura africana e afrodescendente. Nesse mês o evento homenageia a cultura angolana. Na programação: debates, oficinas e apresentações culturais representativas do processo de resistência dos afro-descendentes. Dia 2, domingo, às 14h. Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. Classificação livre.

CMISTURAR-TE COM A MELHOR IDADE – para o público a partir dos 50 anos, onde os alunos podem aprimorar o desenvolvimento social e se expressarem melhor, através de uma mistura de várias linguagens artística), navegando pela multiplicidade cultural. Com o prof. Dalmo Cordeiro e Cia Irmãos Brothers. Terças e quintas-feiras, das 9h30 às 11h30. Até fevereiro, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

NATAL NO LAURINDA: 15h - Apresentação dos alunos das oficinas de ballet e gaita; 16h – Oficina de Brincadeiras; 17h – Peça Infantil. Dia 22, sábado, das 15h às 18h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

OFICINAS ARENA DICRÓ – ballet infantil, corais infantil e adulto. Informações pelo telefone. Arena Carioca Dicró- Carlos Roberto de Oliveira.

COFICINAS CALOUSTE – a voz expressiva e o canto; agência redes para juventude; arte e eco design; arte em joias; artesanato em bambu; artesanato em madeira; azulejaria; biblioteca imaginária; bordado em pedrarias; cerâmica – iniciação e desenvolvimento; cerâmica artística; circo em movimento –

escola de carnaval; círculo brincante para educadores; colagem e fotomontagem; corte e costura, criação, customização e confecção de cama, mesa e banho em patchwork; curso livre de teatro; danças populares brasileiras – Grupo Zanzar; desenho e pintura; era uma vez... uma orquestra; escultura; escultura em isopor; expansão criativa; flauta; graffiti; ideia e conceito no espaço; iniciação ao desenho; introdução à gravura – um encontro com o desenho; joias em prata; laboratório de inovação multimídia; linguagens gráficas; marcenaria (básica/avançada); matrizes alternativas e a descoberta da imagem; mosaico/pátina; o carnaval do Cordão do Boitatá; oficina de joias; origami – dobrando com arte; papier machê; piano; piano / canto lírico; piano / teclado; pintura em porcelana; pintura em vidro; pintura porcelanizada em tecido; serigrafia – silkscreen; teatro; tecelagem; teclado; técnica vocal; voz e canto; workshop de maquiagem artística; xilogravura e suas alternativas contemporâneas. Informações pelo telefone.

COFICINA CIRCENSE - oficina circense com alunos do Crescer e Viver. Inscrições antecipadas pelo telefone. Dia 2, domingo, às 11h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação: livre.

COFICINA CULTURAL ECOMUSEU – atividades lúdicas parao público infantil abordando temas relacionados ao bairro de Santa Cruz. Todas as quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Inscrições no local: Vila Olímpica Oscar Schmidt (Rua do Matadouro, s/nº - Santa Cruz). Tel: 3111- 6306.

OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL - o objetivo da oficina coral é despertar nos alunos a sensibilidade para a música. Coordenação de Daruã Góes. Terças, das 14h às 15h e quintas, das13h30 às 15h. Mensalidade: R$ 2. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação: livre.

OFICINA DE CANTO CORAL PARA TERCEIRA IDADE - exercícios de ritmo, harmonia e técnicas necessárias para a boa emissão da voz, além de trabalhar seu desempenho no palco. . Todas as terças, das 13h às 14h. Mensalidade: R$ 5. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira- Dicró. Classificação: livre.

OFICINAS DYLA - artesanato, artes visuais, capoeira, dança de salão e teatro. De terça a sábado. Informações pelo telefone. Centro Cultural Municipal Prof.ª Dyla Sylvia de Sá.

COFICINA DE GAITA – HARMÔNICA BRASÍLIS – o objetivo é introduzir os alunos no universo da música, através do estudo da harmônica (gaita), instrumento de fácil manuseio e forte apelo para o público infantil e adolescente. Prof. José Staneck. Público alvo: infantil e adolescente, a partir de 8 anos. As quintas-feiras, das 17h às 19h. Até fevereiro. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

COFICINA DE MALABARES - SHAKE THAT - dentro do conjunto de atividades que a Arena Carioca Dicró está desenvolvendo com artistas de circo, está incluída a oficina de malabares para iniciantes com o grupo belga Shake That! Inscrições antecipadas pelo telefone. Dia 1º, sábado, às 15h30. Dia 2,

Page 22: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 4342

domingo, às 11h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró. Classificação: livre.

OFICINAS LAURINDA – artesanato, dança, teatro, capoeira. Informações pelo telefone. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre.

COFICINA DO LIVRO DE PANO – oficina de criação de livros de pano, utilizando retalhos, bordados e colagem, com a professora Beth Araujo. Público alvo: professores, contadores de histórias e artistas em geral. A partir de 16 anos. Aos sábados, das 10h às 13h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

COFICINAS LONA HEBERT VIANNA - artes circenses; cavaco; violão; percussão - ritmos brasileiros; gastronomia, teatro, dança de salão, construção de brinquedos, grafite, brinquedos cantados, contação de histórias. Informações pelo telefone. Lona Cultural Municipal Herbert Vianna.

COFICINAS LONA TERRA I – teatro adulto e infantil, capoeira infantil, caminhada e alongamento, artes cênicas, artesanato, fuxico, percussão. Informações pelo telefone. Lona Cultural Municipal Terra.

OFICINAS LONA TERRA II- informática, dança de salão, jiu-jitsu, capoeira, violão, bateria, ballet, pintura em tecido, hip-hop, grafite, dança do ventre e manicure. Informações pelo telefone. Lona Cultural Municipal Terra.

CPEÇA TEATRAL DO PROFESSOR FLAVIO ALVES: Auto de Natal - narra a história de Papai Noel, enfeitiçado pela bruxa má, e o empenho de seus ajudantes os gnomos que fazem de tudo para quebrar o feitiço, mas isso só pode acontecer se a bruxa realizar 3 caridades. Em todas as apresentações teremos a presença do Papai Noel. Dias 8, 12 e 22 de dezembro, quarta-feira e sábado, às 18h. Municipal Prof.ª Dyla Sylvia de Sá. Classificação: livre.

CWORKSHOP JUAN CARLOS CORAZZA: SER, IMAGINAR, ATUAR - considerado um dos melhores preparadores / formadores de atores do mundo, o argentino radicado na Espanha ,Juan Carlos Corazza vem ao Brasil em dezembro para dois workshops. O primeiro será voltado para atores profissionais com experiência e acontecerá entre 10 e 20 de dezembro, com 18 participantes e dois ouvintes. As aulas diárias terão cinco horas de duração, com duas sessões especiais de preparação corporal com Betina Waissman. O segundo, nos dias 21 e 22 de dezembro, para um público mais amplo uma experiência de aproximação à mesma abordagem de trabalho. Este curso será gratuito e as aulas terão as mesmas cinco horas de duração diárias, em formato de Masterclass para 100 (cem) pessoas. Poderão se inscrever atores, diretores e alunos de teatro, que deverão mandar currículos para [email protected]. O processo de seleção funciona da mesma forma. De 10 a 22 de Dezembro. Teatro Municipal Maria Clara Machado. Classificação: livre.

PROJETO BRASILEIRINHO: ENCONTRO LITERÁRIO –EDUCOMUNICAÇÃO – A comunicação reinventada na escola. Bate – papo sobre o livro de Alexandre Lê Sayad. Dia 02, domingo, das 16h às 17h30. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo).

CPROJETO ESPAÇO DA PALAVRA: LANÇAMENTO DO LIVRO “Maurício Grabois: Meu pai”, da escritora Victória Grabois. Dia 04, terça-feira, das 18h às 21h.

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo).

CTROCA-TROCA DE LIVROS – no dia 5, quarta-feira, das 10h às 16h, nas Bibliotecas Populares Municipais de Botafogo, Campo Grande, Gamboa, Ilha do Governador, Irajá, Jacarepaguá, Tijuca e Santa Teresa, e na Biblioteca Popular Jorge Amado (Lona Cultural Municipal Herbert Vianna) e no Centro Administrativo São Sebastião (Cass), no hall de entrada do prédio.

CTROCA-TROCA DE LIVROS NA BRT – de segunda a sábado, das 10h às 16h. Estação Alvorada.

BIBLIOTECAS POPULARES

BIBLIOTECA POPULAR DE BOTAFOGO

APRESENTAÇÃO MUSICAL - pessoas da comunidade se apresentam de forma musical e poética. “A animada seresta do Carlos”, coordenado por Carlos Alberto Pascoal. Dia 4, terça-feira, das 13h30 às 17h30. Contribuição

lEituRa

facultativa de R$ 5. “Roda de Canto e Poesia”. Dia 29, quinta-feira, das 14h às 17h. Contribuição facultativa entre R$1 e R$5.

CCONTADORES DE HISTÓRIAS - o grupo Agregando organiza encontros mensais de contadores, articulados por Sônia Sampaio e Deka Teubl. Dia 6, quinta-feira, às 14h.

CURSOS – espanhol, francês, alemão, pintura em tela. Informações pelo telefone.

CENCONTRO DE GERAÇÕES - debate sobre assuntos da atualidade, valorizando a experiência de quem chegou à maturidade. Coordenado pela Associação dos Amigos da Biblioteca de Botafogo. Dias 7 e 14. Sextas-feiras, das 14h às 17h.

BIBLIOTECA POPULAR DE CAMPO GRANDECBIBLIOTECA VIRTUAL: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O período de acesso à internet é de uma hora, com agendamento prévio.

CCURSOS DE ESPERANTO: segundas, das 15h às 16h.

BIBLIOTECA POPULAR DA ILHA DO GOVERNADOR

CA ARTE E O ARTISTA EM PRIMEIRO PLANO: aulas gratuitas de desenho e pintura. Quartas-feiras, das 13h às 16h30; sextas-feiras, das 9h às 16h30 e sábados, das 10h às 15h30.

C AULAS DE DANÇA DO VENTRE E FOLCLORE ÁRABE - quartas-feiras das 14h30 às 17h.

Page 23: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 4544

CBIBLIOTECA VIRTUAL: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e sábado, das 10h às 16h.

CCURSO DE TEATRO -para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. I

CENCONTRO DE CORAIS – Dia 8, sábado, às 17h. Coral Guia da Ilha: todas as quintas, às 18h30.

CEXPOSIÇÃO ILHA DENTRO DA CIDADE MARAVILHOSA – exposição de quadros e esculturas de artistas da Ilha do Governador. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábado, das 10h às 16h.

C SHOW DE TALENTOS - Clássicos da MPB interpretados pela melhores vozes da Ilha do Governador. Dia 1º, sábado, às 16h.

BIBLIOTECA POPULAR DO IRAJÁCOFICINA DE ORIGAMI - segundas-feiras, das 14h às 15h30.

COFICINA DE LIVROS DE PANO – segundas-feiras, das 10h às 22h.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE JACAREPAGUÁ COFICINAS DE ARTESANATO – decoupage, pintura em tecido, trançado em fita, vagonite, macramê, pintura em tela segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h.

SESSÕES DE CÚPULA – GALILEU GALILEI (90 lugares)

Sessões de Cúpula (com exposições): sábados, domingos e feriados, às 15h; 16h, 17h e 18h - R$16, inteira, e R$ 8, meia.

A CAMINHO DA TERRA –Duas raças rivais vivem na Lua: os Gaslunianos e os Karlunianos. A rainha Gasolina tem uma obsessão científica: entender porque a Terra não cai na Lua. Ela manda construir uma máquina capaz de levar um Gasluniano a Terra! O imperador Karfurax tem a missão de fazer com que o primeiro selenita a pousar na Terra seja um Karluniano. Após uma dura corrida contra o tempo, eles descobrirão os segredos da força da gravidade e os princípios fundamentais das viagens espaciais. Domingos e feriados, às 15h. Classificação: 6 anos.

DOIS PEDACINHOS DE VIDRO – Versão brasileira do documentário ficcional produzido pela International Planetarium Society em comemoração aos 400 anos do telescópio de Galileu. Sábados, às 18h. Classificação: 10 anos.

GALAKTOS – Eugene Milkman é um robô velho. Ele entrega leite há 800 anos para a empresa Galaktos, por toda a Galáxia. Ele é acompanhado por um jovem estagiário. Ambos partem para uma viagem através da Via Láctea .Um filme para compreender a verdadeira forma da nossa galáxia. Sábados, às 15h. Classificação: 6 anos.

PLANETAS – Por meio de imagens surpreendentes do espaço, feitas por sondas e computação gráfica, o filme proporciona

uma viagem ao Sistema Solar com os mais recentes dados científicos disponíveis a partir das últimas missões espaciais. Ele mostra paisagens fascinantes dos diferentes objetos que orbitam o Sol, desde os asteróides até os planetas, passando por seus satélites. Em um ambiente imersivo, o público vai sobrevoar Marte em 3D, conhecer o interior de Júpiter e suas nuvens e sobrevoar os anéis de Saturno. Domingos e feriados, às 18h. Classificação: 12 anos.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE SANTA TERESACEXPOSIÇÃO COMEMORATIVA: PAIXÃO DE LER – exposição de livros dos intelectuais homenageados nas campanhas anteriores. Durante todo o mês, no horário de funcionamento da Biblioteca.

CURSO DE INGLÊS – para crianças: terças e quintas-feiras. Manhã: das 9h30 às 10h30 e 10h30 às 11h30. Tarde: 13h30 às 14h30 e 14h30 às 15h30.

CEXPOSIÇÃO DE LIVROS: “CONTOS DE NATAL” - Dia 5, quarta-feira, das 10h às 16h.

CINTERCÂMBIO COM O MUSEO CHÁCARA DO CÉU - Dia 4, às 10h, e 11, às 14h.

BIBLIOTECA POPULAR DA TIJUCA CBIBLIOTECA VIRTUAL – acesso gratuito à internet com agendamento antecipado. De segunda a sexta-feira das 9h30 às 15h30 e aos sábados, das 10h30 às 14h30.

COFICINA DE RECREAÇÃO DA MEMÓRIA- às quintas-feiras, das 14h às 16h.

CEXPOSIÇÃO DE LIVROS – De 4 a 30. Segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados das 10h às 16h.

CPROJETOS DE PARCERIA: “Os livros viajantes” é um projeto que dá apoio a bibliotecas comunitárias, formando espaços de leitura. A Biblioteca da Tijuca oferece apoio repassando para estas instituições livros doados.

FuNDaÇÃo plaNEtÁRio

SESSÕES DO PLANETÁRIO - CÚPULA CARL SAGAN (260 lugares)

Sessões de Cúpula (com exposições): Sábados, domingos e feriados, às 15h; 16h, 17h e 18h - R$16, inteira, e R$ 8, meia.

DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR – Documentário que mostra as principais descobertas que modificaram a visão do homem sobre o Sistema Solar, além de fazer uma descrição da origem do Sol, dos planetas, dos satélites e dos pequenos corpos. Sábados, 17h. Classificação: 12 anos.

INFINITUM – Quatro alunos pré-adolescentes, Pedro, Joana, Raul e Mayara, se reúnem no horário do recreio escolar para jogar um jogo de tabuleiro com temática espacial. A imaginação das crianças as transporta diretamente para dentro do jogo, e tanto elas quanto o público começam a vivenciar uma emocionante aventura cheia de desafios até os confins da galáxia. Do astrônomo Fernando Vieira. Domingos e feriados, às 16h. Classificação: 10 anos.

Page 24: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 4746

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE JACAREPAGUÁ - CECÍLIA MEIRELESRua Dr Bernardino, 218 - Praça Seca. Tel: 3833-0084.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA MARÉ – JORGE AMADORua Ivanildo Alves, s/nº - Complexo da Maré. Tel: 3105-7134.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE SANTA TERESA – JOSÉ DE ALENCARRua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa. Tel: 2224-2358.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA TIJUCA – MARQUES REBELORua Guapeni, 61 – Tijuca. Tel: 2204-0752.

Estação Saens Peña

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL VOLANTE – JOÃO ANTONIOAv. Monsenhor Félix, 512 – Irajá. Tel: 2482-3086.

CASAS CASADAS – RIOFILMERua das Laranjeiras, 307 / Rua Leite Leal, 11 – Laranjeiras. Tel: 2225-7082.

Estação Largo do Machado

CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRORua José Higino, 115 – Tijuca. Tels: 3238-0601 / 3238-0357 / 2268-7139.

Estação Saens Peña (integração)

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIORua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa. Tels: 2233-7754 / 2253-6255.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBORua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa. Tels: 2215-0618 / 2224-3331.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL ODUVALDO VIANNA FILHO (CASTELINHO DO FLAMENGO) Praia do Flamengo, 158. Tel.: 2205-0655.

Estação Largo do Machado

ENDEREÇoS

ARENA CARIOCA ABELARDO BARBOSA - CHACRINHARua Soldado Eliseu Hipólito, s/nPedra de Guaratiba - RJ

ARENA CARIOCA CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA - DICRÓ Parque Ari Barroso, s/nº - Penha. Tel: 3486-7643.

ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES Rua Bernardino de Andrade, 200 Parque de Madureira

ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA Praça Ênio, sem número - Pavuna. Tel: 2886-3889 e 8901-3218

Estação Pavuna

ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRORua Amoroso Lima, 15 - Cidade Nova. Tels: 2273-3141 / 2273-4582. Estação Praça Onze

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE BOTAFOGO – MACHADO DE ASSISRua Farani, 53 – Botafogo. Tels: 2551-6911. Estação Flamengo

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MANOEL IGNÁCIO DA SILVA ALVARENGAPraça Thelmo Gonçalves Maia, s/nº – Campo Grande. Tel: 3394-5509.

Metrô + Integração SuperVia – Estação Benjamin do Monte

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GAMBOA – JOSÉ BONIFÁCIORua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa. Tel: 2263-7832.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA ILHA DO GOVERNADOR – EUCLIDES DA CUNHA Praça Danaides s/n° - Cocotá. Tel.3368-7797.

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DO IRAJÁ – JOÃO DO RIOAv. Monsenhor Félix, 512. Tel: 2482-3582.

Estação Irajá

O ANIVERSÁRIO DO PINGO – iImpossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Sábados, às 16h. Classificação: 6 anos.

O FIM DO MUNDO – Muito se fala sobre o Calendário Maia e suas previsões sobre o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. A mais nova produção original da Fundação Planetário aborda esse tema pela ótica da ciência, listando crenças e superstições e enumerando fatos e conceitos verídicos sobre o assunto. Domingos e feriados, às 17h. Classificação: 12 anos.

EXPOSIÇÃO

De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 18h. R$ 8, inteira, e R$ 4, meia.

EXPERIMENTOS INTERATIVOS - são 60 experimentos interativos, divididos em três áreas: astronomia fundamental, astrofísica e nave-escola que revelam os mistérios que cercam uma série de curiosidades sobre o Sistema Solar.

NÚMEROS E CORES – UMA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA – conta a história da ciência astronômica através de imagens registradas desde os primórdios da astronomia até os tempos atuais. São 15 painéis com 116 fotografias, 34 ilustrações e quatro maquetes, distribuídas em dois andares do Museu do Universo.

O UNIVERSO DESLUMBRANTE – cinco painéis, com 38 fotografias, contam a história dos 50 anos da fundação do Observatório Europeu do Sul. A exposição mostra imagens captadas a partir dos poderosos telescópios instalados no deserto chileno e explica a tecnologia utilizada para os registros deslumbrantes do Universo.

OUTRAS ATIVIDADES:

CBIBLIOTECA GIORDANO BRUNO – amplo acervo de livros sobre astronomia e ciências afins, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

CCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – de forma lúdica, a preservação do planeta é o tema apresentado no projeto “Contando um Conto”. Sábados, às 16h15 e às 17h30. Capacidade: 40 lugares por sessão. Distribuição de senhas uma hora antes.

COBSERVAÇÃO DO CÉU – orientada por equipe de astrônomos. Quartas-feiras (exceto feriados), às 18h30. A observação depende das condições meteorológicas (com distribuição de senhas).

PLANETÁRIO DE SANTA CRUZ – com as exposições “14-Bis” e “O Sistema Solar”, além da Sessão de Cúpula, aos sábados, com “Patrulha Zula”, às 13h; “Safári Cósmico”, às 14h; “Estrelas dos faraós”, às 15h. Ingressos a R$ 1. Exposições: “14-bis”, sobre a invenção de Santos Dumont, e o “Sistema Solar”. O Planetário de Santa Cruz fica na Cidade das Crianças Leonel Brizola, localizada no km 1 da Rodovia Rio-Santos, em Santa Cruz. Informações pelo telefone: 3157-4121.

Page 25: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 2012 4948

ECOMUSEU DO QUARTEIRÃO CULTURAL DE SANTA CRUZRua Afonso Cavalcanti, 455 / 2º andar, sala 217Tels: 2976-2548 / 2976-1245.

ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTORua Humaitá, 163 – Humaitá. Tel: 2535-3846.

Estação Botafogo e Humaitá (Metrô na superfície)

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Tel: 2274-0046.

Estação Puc, Botafogo ou Ipanema/General Osório + Metrô na Superfície

IMPERATOR – CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA Rua Dias da Cruz, 170 – Méier

LONA CULTURAL MUNICIPAL CARLOS ZÉFIROEstrada Marechal Alencastro, s/nº – Anchieta. Tel: 3019-1654.

Metrô + Integração SuperVia – Estação Magalhães Bastos

LONA CULTURAL MUNICIPAL ELZA OSBORNE Estrada Rio do A, 220 – Campo Grande.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNASRua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa. Tels: 2215-0621 / 2224-3922.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PROFª DYLA SYLVIA DE SÁRua Barão, 1180 – Praça Seca. Tels: 3833-4769 / 2464-0970.

CENTRO MUNICIPAL DE ARTES CALOUSTE GULBENKIANRua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI. Tels: 2224-2628 / 2224-3038.

Estação Praça Onze

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA Rua Luís de Camões, 68 – Centro. Tels: 2232-4213 / 2242-1012. Estação Carioca

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DA MÚSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLARua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca. Tels: 3238-3831 / 3238-3743 / 3238-3880.

Estação Saens Peña (integração)

Tels: 3406-8552 / 3406-8434. Metrô + Integração SuperVia – Estação Campo

Grande

LONA CULTURAL MUNICIPAL GILBERTO GILAvenida Marechal Fontenelle, 5.000 – Realengo.

Metrô + Integração SuperVia – Estação Magalhães Bastos

LONA CULTURAL MUNICIPAL HEBERT VIANNARua Ivanildo Alves s/nº – Nova Maré. Tels: 3105-6815.

LONA CULTURAL MUNICIPAL HERMETO PASCOALPraça 1º de maio s/nº – Bangu. Tel: 3332-4909.

LONA CULTURAL MUNICIPAL JACOB DO BANDOLIMPraça Geraldo Simonard (antiga Praça do Barro Vermelho) s/nº – Jacarepaguá. Tel: 2425-0825.

LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCOAv. São Félix, 601 – Parque Orlando Bernardes – Vista Alegre. Tel: 2482-4316.

LONA CULTURAL MUNICIPAL RENATO RUSSO Parque Manuel Bandeira, s/nº – Ilha do Governador. Tel: 2467-7274.

LONA CULTURAL MUNICIPAL SANDRA DE SÁPraça do Lote, 219 – Santa Cruz. Tels: 3395-1630 / 3365-6039.

LONA CULTURAL MUNICIPAL TERRARua Marcos Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães. Tels: 3018-4203 / 3287-0921.

MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGASPraça Luís de Camões s/n – Glória. Tels: 2245-7577 / 2237-5234.

Estação da Glória

PLANETÁRIO DE SANTA CRUZ Cidade das Crianças Leonel Brizola, localizada no km 1 da rodovia Rio-Santos, em Santa Cruz. Telefone: 3157-4121.

SALA MUNICIPAL BADEN POWELL

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana. Tels: 2255-1067 / 2255-1366.

Estação Cardeal Arcoverde

TEATRO IPANEMA Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema Tel:3523-9794

Estação Ipanema/General Osório + Metrô na Superfície

TEATRO MUNICIPAL CAFÉ PEQUENO Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon. Tel: 2294-4480.

Estação Jardim de Alah e Ipanema/General Osório

TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMESRua Pedro I, 4 – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602. Estação Carioca

TEATRO MUNICIPAL CARLOS WERNECK Aterro do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo, esquina com a R. Tucumã)

Estação Flamengo

TEATRO MUNICIPAL DO JOCKEYAv. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon. Tel: 3114-1286.

Estação Ipanema e General Osório (Metrô na superfície). Estação Bartolomeu Mitre

TEATRO MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADORua Padre Leonel Franca, 240 – Gávea. Tel: 2274-7722. Estação Ipanema e General Osório (Metrô na superfície)

TEATRO MUNICIPAL ZIEMBINSKIRua Heitor Beltrão s/nº -Tijuca. Tels: 3234-2003 / 3234-2815.

Estação São Francisco Xavier

TEATRO MUNICIPAL DE GUIGNOL DO MÉIER Praça Jardim do Méier (ao lado do Hospital Municipal Salgado Filho)

Estação São Francisco Xavier (integração)

TEATRO MUNICIPAL DE GUIGNOL DA TIJUCA Praça Comandante Xavier de Brito (entre a Av. Maracanã e Rua Otávio Kelly)

Estação Saens Peña (integração)

Page 26: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

Rio Mapa CultuRal dezembro 201250

PREFEITO Eduardo PaesVICE-PREFEITOCarlos Alberto Vieira MunizSECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA Emilio KalilCHEFE DE GABINETE: Rita de Cassia Samarques GonçalvesSUBSECRETÁRIO DE CULTURA Walter Santos FilhoSUBSECRETÁRIO DE GESTÃO Rosemary Fernandes Lessa VidalASSESSOR DE PROJETOS ESPECIAIS Robson Bento OuteiroASSESSOR DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS Pedro Igor AlcantaraASSESSOR DE COMUNICAÇÃORoberto BlattesEDITORIA Assessoria de Comunicação Social /Centro de Editoração TEXTO Carol Meneses Roberta Mattoso

COLABORAÇÃO Vera CamisãoDESIGN Ana Carolina Soares Anna-Beli Honorio Rafael MachadoFOTOGRAFIA Eduardo RochaESTAGIÁRIOS Diana Cavalcanti e Filipe Carvalho Confira a programação, sujeita a alteração, através dos números de telefone dos equipamentos de cultura da rede municipal, divulgados neste Mapa.Outras informações no site riomapacultural.com.br ou nas redes sociais:

@Cultura_RIO SMCulturaRioAs fotos sem crédito são de divulgação.

Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de Cultura apresentam

EMMANUEL NASSAR

ESTE NORTECENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICAR. LUÍS DE CAMÕES, 68, RIO DE JANEIROT. 21 2232-4213 / 2232-2213

ABERTURA 1DEZ12, SÁBADO, 11H EXPOSIÇÃO 2DEZ12 | 3FEV13

TERÇA A SEXTA DAS 11 ÀS 18H, SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, DAS 11 ÀS 17H

repr

oduç

ão: E

verto

n Ba

llard

in

Ex

quad

ro 2

012

Acríl

ica

sobr

e te

la 1

30x1

30cm

07 EN ANUNCIO.indd 1 19/11/12 6:26 PM

01 a 16 de dezembroSábados e domingos | 16h

PINOCCHIO emAS AVENTURAS DE LASANHA E RAVIOLI

TEATRO INFANTIL

BEN KWELLER

06 de dezembro l Quinta 22h

O ídolo indie-folk pela primeira vez no Brasil em show acústico.

ARLINDO CRUZ

19 e 20 de dezembroQuarta e quinta | 21h

Confi ra a programação e compre já seu ingresso:

www.imperator.art.br

IMPERATOR CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA

Bilheteria(21) 2596-1090

Parceiro de Mídia

L 10 1412 16 18

L 10 1412 16 18

L 10 1412 16 18

Page 27: Dezembro 2012 Rio Mapa Cultural - rio.rj.gov.br · com apresentação de Haroldo Costa. O projeto apresenta várias etapas que construíram a história da música popular brasileira

A programação completa da Secretaria Municipal de Cultura está a alguns cliques de você.

Acompanhe em tempo real nossas novidades, notícias sobre

editais, entrevistas com artistas, além da agenda

completa de shows, peças, filmes e exposições da SMC

e muito mais.

Site institucional: rio.rj.gov.br/web/smc

Site Rio Mapa Cultural: http://riomapacultural.com.br

Twitter: twitter.com/Cultura_RIO

Facebook: facebook.com/SMCulturaRio

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURARua Afonso Cavalcanti, 455, 2º e 3º andares

Cidade Nova

Siga a Cultura carioca! D

ezem

bro

2012