dgfdfg

6

Click here to load reader

description

zdxsgdgfdsgfgfedfghedht

Transcript of dgfdfg

Page 1: dgfdfg

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte

Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação(1º ciclo)

Projecto Sonorização para Multimédia

2º semestre

(2008/2009)

Page 2: dgfdfg

Universidade de Aveiro

Sonorização para Multimédia

Assunto: Directivas para a realização do Projecto e Dossier Escrito na disciplina Sonorização para Multimédia

1. Apresentação/Contextualização

Tal como especificado no programa apresentado aos alunos no início do semestre (consultar programa no Blackboard), deverão os alunos de NTC apresentar um projecto final da disciplina acompanhado do respectivo dossier escrito.

2. O Projecto de Sonorização

O projecto deverá ser apresentado sobre o formato de um trabalho multimédia onde serão avaliadas a originalidade, criatividade, o rigor e a autonomia técnica no que diz respeito ao processo de sonorização do documento multimédia.

O aluno terá liberdade e oportunidade de desenvolver um projecto de acordo com os seus interesses no contexto do curso que frequenta e/ou aproveitar a oportunidade para desenvolver um projecto que ambiciona concretizar.

Exemplos de projectos:

Sonorização de um documento audiovisual (spot publicitário, curta metragem, genérico televisivo, excerto de um filme);

Sonorização de um filme de animação;

Sonorização de um jogo interactivo;

Sonorização de uma página web;

Page 3: dgfdfg

Os alunos deverão sentir-se estimulados a usarem todas as referências teóricas e técnicas apresentadas nas sessões de aulas. Os projectos deverão ser sonorizados utilizando coerentemente os vários elementos do discurso áudio, como sejam;

Dobragem de voz/diálogos (voz-off) caso seja necessário;

Música de livraria (sound libraries) e música legalmente protegida poderá ser utilizada no contexto de um projecto escolar (não profissionalmente!);

Criação musical - Opcional (composição de banda sonora original) quer através do recurso à captação de instrumentos acústicos, quer utilizando instrumentos virtuais (VST Instruments), outros sintetizadores do tipo REASON ou aplicações de criação sonora como o Max MSP (sound design).

Sonoplastia, construção de ambientes sonoros (reverberação), sonorização diegética e não diegética, efeitos especiais (efeito doppler, flanger, relfection, delay), etc.

Será valorizada o processo pós-produção áudio, que compreende:

Edição Áudio/Midi (edição não linear, normalização, crossfade, time strectch)

Mistura (ajuste dos níveis de volume, equalização, panorâmica, processamento de efeitos (reverb) e processamento dinâmico (compressão);

Masterização;

Os projectos poderão ser desenvolvidos individualmente ou em grupos de 2 pessoas e deverão ser entregues em formato DVD até 6 de Junho de 2009. No DVD deverá constar os ficheiros Nuendo (extenção .npr + Images + Edits + Audio) correpsondentes ao arranjo do projecto de sonorização, a versão original do documento que sonorizaram e o dossier escrito.

2. O Dossier Escrito

O dossier escrito não pretende ser mais que um “relatório” do processo criativo/técnico e deverá ser entregue juntamente com o trabalho final.

O dossier deverá apresentar a segunte estrutura: Apresentação; Objectivo; Enquadramento Teórico (análise crítica a partir de referências teóricas e

conceptuais; ex: explicar os mecanismos de articulação som/imagem; semiótica do discurso áudio);

Recursos Técnicos e Humanos (especificação dos meios);

Page 4: dgfdfg

Metodologia/Processo Criativo e Técnico (recolha de livrarias de sons, composição, edição áudio, mistura e masterização);

Conclusão Bibliografia e anexos

Devem utilizar tabelas elucidativas ou screenshots das janelas de arranjo de modo a elucidar o professor sobre o processo criativo, edição, parâmetros de plug-ins ou para explicar algum processo ou técnica de produção áudio.

Normas de redacção:

- Font: Times New Roman- Tamanho da letra: 12- Espaçamento: 1,5- Margens: 3,5 (esq/ dir)- Páginas não deverão ter mais que 32 linhas de texto- Folha de Rosto com logo UA e título do projecto- O Dossier não deverá exceder as 20 páginas.

Tal como especificado no programa da disciplina, o critério de avaliação será realizada do seguinte modo:

Trabalho de Sonorização + Dossier Escrito – 65% da nota final.

Para esclarecimentos adicionais ou apoio pedagógico:

Hedisson MotaEmail: [email protected]