Diagnostico de Endocrinopatias Em Caes e Gatos

3
DIAGNÓSTICO DE ENDOCRINOPATIAS EM CÃES E GATOS Hiperadrenocorticismo O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Doença de Cushing é um distúrbio endócrino frequente que manifesta sinais clínicos e anormalidades bioquímicas resultantes da exposição crônica ao excesso de glicocorticoides. Pode surgir espontaneamente (hipofisário e adrenocorticotrófico) ou ainda pela administração excessiva de glicocorticoides (iatrogênico). Geralmente acomete cães de meia idade a idosos, contudo o HAC hipofisário pode ocorrer em cães jovens. As raças predispostas são: Poodle, Dachshund, Beagle, Boxer e Boston Terrier, porém outras podem ser acometidas. Apesar de não apresentar predisposição sexual o HAC de origem adrenal é mais comum em fêmeas (70% de ocorrência). Os sinais mais comuns de HAC são: poliúria, polidipsia que podem ser indicativos de diabete melito secundário, polifagia devido ao aumento do catabolismo proteico e lipídico, respiração ofegante ocasionado pela fraqueza da musculatura abdominal, alopecia, hiperpigmentação da pele, úlcera gástrica em razão do aumento da secreção de ácido clorídrico e pancreatite gerada pelo aumento da produção de enzimas gástricas e insulina, além de atrofia testicular e infertilidade na fêmea (FELDMAN, 1999, NICHOLS, 1998). Fontes: vetsfa.blogspot.com e www.synararillo.com.br Além da observação do histórico e dos sinais clínicos, exames como hemograma, perfil renal, perfil hepático e urinálise devem ser solicitados. No hemograma é observado leucograma de estresse e hiperglicemia, no perfil renal a creatinina aumentada e uréia diminuída poderão estar presentes, sendo que o mesmo ocorre com a ALT e AST no perfil hepático. Na urinálise, glicosúria e proteinúria estão presentes. A dosagem de ACTH e cortisol são importantes e também deverão ser realizadas (NELSON, 2001, CHASTAIN, 1997). Na radiografia abdominal pode-se evidenciar hepatomegalia, distensão vesical, metástases abdominais e mineralização dos tumores da adrenal. Na radiografia torácica poderá estar presente calcificação de traquéia e brônquios, metástases pulmonares, cardiomegalia direita e tromboembolismo pulmonar. No exame de ultrassonografia o tamanho e forma das adrenais poderão ser analisados. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética revelam tumores adenohipofisários maiores de 1cm, sendo os exames mais precisos para imagem das adrenais. As principais técnicas utilizadas para o diagnóstico do hiperadrenocorticisomo são o radioimunoensaio, imunoensaios enzimáticos e quimioluminescência. Somente a dosagem do nível basal de cortisol não tem valor diagnóstico, devido ao fato de que tanto o cortisol quanto o hormônio corticotrófico (ACTH) são secretados esporadicamente, o que leva a ocorrência de valores mais altos ou mais baixos de acordo com o período do dia (FELDMAN e NELSON, 2004). Por este motivo são necessárias provas específicas para o diagnóstico desta enfermidade, tais como o teste de supressão pela dexametasona e a estimulação pelo ACTH.

description

diagnóstico de HAC em cães

Transcript of Diagnostico de Endocrinopatias Em Caes e Gatos

  • DIAGNSTICO DE ENDOCRINOPATIAS EM CES E GATOS

    Hiperadrenocorticismo

    O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Doena de Cushing um distrbio endcrino

    frequente que manifesta sinais clnicos e anormalidades bioqumicas resultantes da exposio

    crnica ao excesso de glicocorticoides. Pode surgir espontaneamente (hipofisrio e

    adrenocorticotrfico) ou ainda pela administrao excessiva de glicocorticoides (iatrognico).

    Geralmente acomete ces de meia idade a idosos, contudo o HAC hipofisrio pode ocorrer em ces jovens. As raas predispostas so: Poodle, Dachshund, Beagle, Boxer e Boston Terrier, porm outras podem ser acometidas. Apesar de no apresentar predisposio sexual o HAC de origem adrenal mais comum em fmeas (70% de ocorrncia). Os sinais mais comuns de HAC so: poliria, polidipsia que podem ser indicativos de diabete melito secundrio, polifagia devido ao aumento do catabolismo proteico e lipdico, respirao ofegante ocasionado pela fraqueza da musculatura abdominal, alopecia, hiperpigmentao da pele, lcera gstrica em razo do aumento da secreo de cido clordrico e pancreatite gerada pelo aumento da produo de enzimas gstricas e insulina, alm de atrofia testicular e infertilidade na fmea (FELDMAN, 1999, NICHOLS, 1998).

    Fontes: vetsfa.blogspot.com e www.synararillo.com.br

    Alm da observao do histrico e dos sinais clnicos, exames como hemograma, perfil renal, perfil heptico e urinlise devem ser solicitados. No hemograma observado leucograma de estresse e hiperglicemia, no perfil renal a creatinina aumentada e uria diminuda podero estar presentes, sendo que o mesmo ocorre com a ALT e AST no perfil heptico. Na urinlise, glicosria e proteinria esto presentes. A dosagem de ACTH e cortisol so importantes e tambm devero ser realizadas (NELSON, 2001, CHASTAIN, 1997). Na radiografia abdominal pode-se evidenciar hepatomegalia, distenso vesical, metstases abdominais e mineralizao dos tumores da adrenal. Na radiografia torcica poder estar presente calcificao de traquia e brnquios, metstases pulmonares, cardiomegalia direita e tromboembolismo pulmonar. No exame de ultrassonografia o tamanho e forma das adrenais podero ser analisados. A tomografia computadorizada e a ressonncia magntica revelam tumores adenohipofisrios maiores de 1cm, sendo os exames mais precisos para imagem das adrenais.

    As principais tcnicas utilizadas para o diagnstico do hiperadrenocorticisomo so o

    radioimunoensaio, imunoensaios enzimticos e quimioluminescncia. Somente a dosagem do

    nvel basal de cortisol no tem valor diagnstico, devido ao fato de que tanto o cortisol quanto

    o hormnio corticotrfico (ACTH) so secretados esporadicamente, o que leva a ocorrncia de

    valores mais altos ou mais baixos de acordo com o perodo do dia (FELDMAN e NELSON, 2004).

    Por este motivo so necessrias provas especficas para o diagnstico desta enfermidade, tais

    como o teste de supresso pela dexametasona e a estimulao pelo ACTH.

  • Teste de supresso pela dexametasona: A dexametasona um potente glicocorticide

    sinttico que, quando administrado em pequenas doses, normalmente suprime a liberao de

    ACTH e, conseqentemente, do cortisol. Portanto, esse teste baseia-se no fato de que o eixo

    hipfise-adrenal mostra-se resistente supresso induzida pela dexametasona nos pacientes

    com hiperadrenocorticismo. Em animais normais e naqueles com hiperplasia idioptica cortical

    adrenal, o cortisol plasmtico reduzido para

  • de hipoadrenocorticismo crnico quando uma doena tem seus sintomas exacerbados pelo

    estresse e respondem a tratamentos inespecficos e terapia de suporte.

    O diagnstico baseia-se nos achados clnicos, exames laboratoriais complementares

    (hiponatremia, hipercalemia, hipoglicemia e hipostenria) e teste funcional. Ainda que os

    sinais clnicos estejam presentes e os exames complementares sejam compatveis com

    hipoadrenocorticismo, um diagnstico definitivo requer a comprovao do mau

    funcionamento da adrenal. Para tanto, utiliza-se um teste funcional (teste de estimulao com

    ACTH).