Diário da Boa Notícia

4
Diário da Boa Notícia Fortaleza, 26 de novembro de 2014 Projeto Sporting Parreão Professor Xavier e seus alunos da categoria sub 9. Quantas vezes, ao sair de casa você já viu ou ou- viu falar de crianças que se encontram para jogar fute- bol, nem que seja na rua ou numa quadra? Muitas vezes né? Essa é uma realidade do nosso país. Crianças e ad- olescentes que tem esse esporte passado de geração em geração. Uma cultura antiga que transformou o Brasil no país do futebol e tem grandes craques que honram seu nome. Pensando nisso e na grande quantidade de meninos que esperam uma chance para entrar nesse mundo surgiram as escolinhas e os projetos sociais, que além de capacitar tecnicamente a criança para jogar, en- sina valores e príncipios. Além disso, auxilia de forma direta a vida de cada um desses jovens, tirando - os da rua, evitando o contato com a droga e o crime e tornan- do a vida deles mais saudável. Pensando nisso surgiu a escolinha de futsal do Projeto Sporting Parreão que foi desenvolvida para que haja uma integração entre os meninos que vêem no esporte uma forma de lazer e até de trabalho. O projeto conta com uma média de 16 a 20 crianças divididas por categorias e faixa etária. A metodologia empregada pelos professores é baseada no trabalho voltado a doutrina do treinamento específico do futsal, no qual essas crianças são capacitadas (con- hecimento técnico). Os treinamentos são realizados diariamente, com a supervisão de instrutores capacit- ados e com vasta experiência no ensino desse esporte. Alunos da categoria sub 9 do Projeto Sporting Parreão.

description

 

Transcript of Diário da Boa Notícia

Diário da Boa NotíciaFortaleza, 26 de novembro de 2014

Projeto Sporting Parreão

Professor Xavier e seus alunos da categoria sub 9.

Quantas vezes, ao sair de casa você já viu ou ou-viu falar de crianças que se encontram para jogar fute-bol, nem que seja na rua ou numa quadra? Muitas vezes né? Essa é uma realidade do nosso país. Crianças e ad-olescentes que tem esse esporte passado de geração em geração. Uma cultura antiga que transformou o Brasil no país do futebol e tem grandes craques que honram seu nome. Pensando nisso e na grande quantidade de meninos que esperam uma chance para entrar nesse mundo surgiram as escolinhas e os projetos sociais, que além de capacitar tecnicamente a criança para jogar, en-sina valores e príncipios. Além disso, auxilia de forma direta a vida de cada um desses jovens, tirando - os da rua, evitando o contato com a droga e o crime e tornan-do a vida deles mais saudável. Pensando nisso surgiu a escolinha de futsal do Projeto Sporting Parreão que foi desenvolvida para que haja uma integração entre os meninos que vêem no esporte uma forma de lazer e até de trabalho. O projeto conta com uma média de 16 a 20 crianças divididas por categorias e faixa etária. A metodologia empregada pelos professores é baseada no trabalho voltado a doutrina do treinamento específico do futsal, no qual essas crianças são capacitadas (con-hecimento técnico). Os treinamentos são realizados diariamente, com a supervisão de instrutores capacit-ados e com vasta experiência no ensino desse esporte.

Alunos da categoria sub 9 do Projeto Sporting Parreão.

A parte física é desempenhada respeitando a individualidade de cada criança e adolescente e feita com supervisão de uma professora de Educação Física a qual é voluntária do Projeto. Todos os envolvidos no projeto são voluntários e encontraram nessa iniciativa uma forma de ajudar com seu conhecimen-to ou financeiramente. Além dos treinamentos na quadra, eles competem em torneios ou fazem amistosos com outros times que foram formados com essa mesma iniciativa. O professor Xavier é o técnico da categoria sub 9 e treina os meninos para primeiramente para se tornarem grandes homens e em segundo para jogar.

Alunos da categoria sub 9 em aquecimento.

Pedro Gustavo, tem 9 anos e é um dos jogadores do time sub 9. Joga na frente, como atacante e em muitas vezes trabalha como marcador. “ Já faz 1 ano e 2 meses que eu treino. Antes eu só vivia na rua brincando e irritando os moradores. Quando eu descobri o Projeto eu vi que teria futu-ro nele. Eu sai das ruas, estou mais ativo. Antes eu corria devagar e agora corro mais rápido, me alimento melhor e já perdi muitos quilos. Além disso fiz muitos amigos aqui e nos campeonatos em que participamos.” O time do coração do Gustavo é o Ceará, ele sempre acompanha os jogos e sonha em entrar para a escolinha e futuramente para o time principal.

Pedro Gustavo Colares Barbosa, 9 anos, atacante.

Pedro Lucas Andrade da Silva, 7 anos, atacante.

Mas, como em todo projeto social, eles também passam por difi-culdades, não só de materiais como de apoio profissional. Se você quiser colaborar com materiais esportivos (bolas, tênis de futsal, meiões e caneleiras), com contribuição financeira ou deseja se voluntariar, acesse o email: [email protected] ou se dirija até o local dos treinamentos que fica no cruzamento da Rua Santa Luzia com Rua Tianguá, na quadra da praça Santa Luzia do Parreão.

Pedro Lucas, ou Peu, tem 7 anos, mas treina na categoria sub 9, pois seu desempenho se encaixa nesse padrão. Atua como atacante, pivô e ala. “ Eu já treino aqui há um bom tempo, gosto de jogar futebol e marcar gols. Antes eu também ficava na rua e agora passei a vir todos os dias. No começo eu não conseguia me equilibrar e me alongar, mas agora consigo. Fiz muitos amigos e gosto muito deles. Meu ídolo é o Neymar, quero ser que nem ele.”

Projeto Minha História, Minha Vida O Projeto “Minha História, Minha Vida” foi movido por um sonho. Maria Rita Mota (coordenadora geral) idealizou um espaço onde pudesse atender aquela população que carrega em si histórias de vida. O projeto vem val-orizar a pessoa idosa através de vivências artísticas e revelação de saberes. O Projeto, segundo Rita, só está sendo possível graças ao apoio do Ministério da Cultura e da Auto Peças Padre Cícero.

O projeto não visa apenas a ocupação do tempo, mas ajudá - los a superar barreiras. Muitos chegaram com depressão, tímidos e sem perspecti-vas. Hoje, ao longo dessa caminhada, eles fizeram amigos, construiram laços de afetividade, são mais extrovertidos. O Projeto conta com sala de leitura, oficinas de teclado, oficina de violão, cantinho das rendeiras, oficina de teatro, oficina de boneca de pano, cinema com pipoca, oficina de informática, oficina de pintura, oficina de dança, oficina de cor-al, além de jogos, confraternizações e muito mais.

O projeto se localiza na rua Desembargador João Firmino, 66 - Montese. Telefone para contato: (85) 33934036.

Seu José Alves, conta que desde sua entrada no Projeto, ele melhorou significativa-mente. “Aprendi a tocar violão, e isso melhorou as minhas articulações da mão. Participo de festas, aprendi a mexer no computador, a mandar email e fiz muitos amigos. Ah, também aprendi a dançar. Eu era duro, mas agora estou me soltan-do. Hoje posso dizer que sou muito mais ativo que antes.”

Artes Marciais

É comum aparecer cenas de integrantes de torcidas depredando ônibus, violentando torcedores rivais e etc. Mas, diferente daquela visão de marginalização, violência e rivalidade que a mídia anda trazendo sobre as torcidas organizadas, elas estão buscando o desenvolvimento social e físico de seus torcedores. A academia de artes marciais da Cearamor nasceu com o intuito de aliar cidadania e esporte. Através do ensino das lutas, que atualmente estão em evidência, eles buscam a disciplina e a concentração. É um caminho que também ajuda a tirar as crianças e os jovens da rua e ensiná - los a sobreviver sem cair no mundo das drogas, do alcool e da criminalidade. As antigas modalidades de artes marciais continuam sendo muito praticadas porque os conceitos vão muito além da defesa pessoal, pois visam fortalecer o físico, a mente e o espírito e dessa forma, transpassam as barreiras do tempo.

Além dos benefícios físicos, já está comprovado que o esporte traz inúmeros benefícios psicológicos, estim-ulando a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconhecimento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio. Além da academia, a Cearamor conta com diversos projetos sociais, ajudando crianças, idosos, distribuindo alimentos e levando alegria.

A sede fica no endereço: Av. João Pessoa 3713, em frente a Sede do Ceará Sporting Club.

Bruna Sampaio Coelho, 2º Semestre - Eugênio Furtado