DIÁRIO FL - guarulhos.sp.gov.br · cair na folia e festejar. “Não trabalho amanhã ... 5º...

4
DIÁRIO OFICIAL www.guarulhos.sp.gov.br D.O. Nº 007 - GP DE 12/02/2016 Guarulhos, sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 - Ano XVI - nº 1495 Sambódromo consagra, de novo, a Escola de Samba Parque Cecap Foto: Sidnei Barros/PMG Foto: William Benicio/PMG Milhares de pessoas participam amanhã de ação contra a dengue Avenida é pavimentada na Água Azul Minha Casa, Minha Vida divulga lista Página 2 Página 3 Página 3 A Escola de Samba Parque Cecap conquistou o tricampeonato do Carnaval de Guarulhos, confirmando as expectativas dos milhares de foliões que acom- panharam os desfiles no último domingo (7), na avenida Joaquina de Jesus, no Taboão. A segunda colocação ficou para a Império do Samba, seguida pela Renascer de São Domingos. A apuração dos vencedores foi realizada ontem (11) pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), no ginásio do Cecap. Alegrias de uns, tristezas de outros: a Unidos da Vila Tijuco e a Vai Quem Fica foram rebaixadas. Pág. 2

Transcript of DIÁRIO FL - guarulhos.sp.gov.br · cair na folia e festejar. “Não trabalho amanhã ... 5º...

D I Á R I O

OFICIALwww.guarulhos.sp.gov.brD.O. Nº 007 - GP DE 12/02/2016 Guarulhos, sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 - Ano XVI - nº 1495

Sambódromo consagra, de novo, a Escola de Samba Parque Cecap

Foto: Sidnei Barros/PMG

Foto: William Benicio/PMG

Milhares de pessoas participam amanhã de

ação contra a dengue

Avenida épavimentada na Água Azul

Minha Casa, Minha Vida

divulga lista

Página 2

Página 3

Página 3

A Escola de Samba Parque Cecap conquistou o tricampeonato do Carnaval de Guarulhos, confirmando as expectativas dos milhares de foliões que acom-panharam os desfiles no último domingo (7), na avenida Joaquina de Jesus, no Taboão. A segunda colocação ficou para a Império do Samba, seguida pela

Renascer de São Domingos. A apuração dos vencedores foi realizada ontem (11) pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), no ginásio do Cecap. Alegrias de uns, tristezas de outros: a Unidos da Vila Tijuco e a Vai Quem Fica foram rebaixadas. Pág. 2

12 de Fevereiro de 2016 2 Diário Oficial do Município de Guarulhos

Você Sabia?A guerra contra o Aedes aegypti não

pode parar. Esse mosquito pode levar à morte

Trabalho envolverá funcionários públicos de todas as secretarias

Foto: Márcio Lino/PMGA Prefeitura desenvolverá

amanhã, dia 13, uma grande ação de combate aos cria-douros do mosquito Aedes aegypti em diferentes pon-tos do município. O inseto é transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

A medida de mutirões e ações preventivas atende determinação do Governo Federal. Guarulhos registrou mais de 25 mil casos em 2015.

Além dos funcionários da Saúde, que já atuam nas ações cotidianas, todos os comissionados de outras secretarias, trabalhadores e voluntários da Defesa Civil, policiais militares e soldados da Base Aérea de Cumbica participarão do trabalho.

Toda a estratégia das ações

foram montadas de forma a agilizar os trabalhos, atingin-do o maior número possível de pessoas. Serão realizadas visitas a residências, comér-cio e pontos de grande con-centração de pessoas, bem como a distribuição de livre-tos com orientações.

Os servidores contarão com apoio de soldados da Base Aérea nas ações de rua e nas visitas a residências. Fo-ram definidos 37 pontos para a concentração dos funcio-nários participantes, quase todos próximos às unidades de saúde, que exercerão uma espécie Base dos Trabalhos.

Agentes da Defesa Civil e voluntários farão visitas às comunidades onde já atuam em diferentes demandas.

Guarulhos terá megaoperação de combate à dengue

Foto: Márcio Lino/PMG

Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nas secretarias

A Prefeitura vai promover nesta sexta-feira, dia 12, em todas as suas unidades, uma grande operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação vai envolver todos os funcionários públicos, que farão uma minuciosa inspeção em seus respec-tivos ambientes de trabalho, inclusive nas escolas municipais, com a fina-lidade de eliminar possíveis focos de criadouros do inseto. Qualquer lugar onde haja a possibilidade de retenção de água está na mira desse trabalho.

Já os soldados da Base Aé-rea trabalharão em áreas de grande concentração de pessoas, casos do Aeroporto Internacional, calçadão das ruas Felício Marcondes e Dom Pedro II, shoppings, etc.

A concentração dos parti-cipantes está prevista para as 8h, a partir dos postos anexos às unidades de Saúde, com início das atividades às 9h.

AçõesOs trabalhos serão centra-

MesMo coM a disputa acirradíssiMa, a agreMiação azul e branca conquistou 179 pontos e Manteve a hegeMonia na cidade

Parque Cecap é tricampeã do Carnaval de Guarulhos

A festa foi azul e branco, pelo terceiro ano consecuti-vo. Com 179 pontos, a escola de samba Parque Cecap levou o título de campeã do Carna-val de Guarulhos 2016, numa disputa acirrada. A apuração do Grupo Especial foi reali-zada pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), nesta quinta-feira, 11, no Clube do Cecap.

Com o samba Eu sou Nagô... Lá da Costa da Mina!, a Par-que Cecap envolveu o público presente na avenida Joaquina de Jesus, Taboão, no domingo, dia 7. “Foi o ano mais difícil; um desafio grande para a nos-sa escola. Mas, graças a Deus deu tudo certo”, disse o presi-dente da agremiação campeã, Vitor Romão, preparado para cair na folia e festejar. “Não trabalho amanhã (12) e vou comemorar até as pernas aguentarem”, declarou.

Em segundo lugar, ficou a Império do Samba, com 177,75 pontos. Em terceiro, com a mesma pontuação, ficou a Renascer de São Do-mingos. O desempate entre as duas foi com o quesito mes-tre-sala e porta-bandeira.

Com 167 pontos, a escola Unidos da Vila Tijuco foi

Foto: Jair Malavazi/PMG

Integrantes da escola tricampeã festejam mais uma grande vitória logo depois do fim da apuração, realizada no Clube do Cecap

rebaixada para o Grupo de Acesso. “A Vai Quem Fica também foi rebaixada, pois não participou do Carnaval”, informou o presidente da Liesg, Sidney Góes.

As escolas foram avalia-das em nove quesitos: ba-teria, harmonia, evolução, samba enredo, enredo, fan-tasia, alegoria, comissão de

frente e mestre-sala e porta--bandeira. Cada quesito teve nota de dois jurados.

Não houve desfile do Gru-po de Acesso, no sábado, dia 6, por questões de seguran-ça, depois que um temporal atingiu a região do Taboão, prejudicando a estrutura do evento. “Sentimos muito, mas não poderíamos fazer o

desfile outro dia, pois isto en-volve toda uma logística, sem falar no custo. Conseguimos fazer um bom Carnaval em Guarulhos, apesar de todas as dificuldades”, disse Góes.

O Carnaval de Guarulhos é promovido pela Liesg, em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secreta-ria de Cultura.

Classificação1º lugar– Parque Cecap

– 179 pontos; 2º lugar – Im-pério do Samba – 177,75; 3º lugar– Renascer de São Domingos – 177,75; 4º lugar– Caprichosos da Vila – 171,50; 5º lugar– Tok-Final Pimentas – 170,25; 6º lugar– Imperatriz do Morro – 169,75; e 7º lugar – Unidos da Vila Tijuco – 167.

dos em duas medidas: ação prática, com visitas a resi-dências, bares, ruas e logra-douros onde os funcionários públicos verificarão as con-dições de armazenamento de água. Em caso de suspeita de concentração de larvas do mosquito, serão ministradas orientações e, ao mesmo tempo, os vasilhames serão desocupados e higienizados.

A outra medida tem ca-ráter pedagógico e de in-formação. As pessoas rece-berão folhetos com orien-tações sobre procedimentos corretos para acondicionar água em suas residências. Todos serão lembrados da responsabilidade que cada um deve exercer nesta bata-lha contra o Aedes aegypti.

Foto: William Benicio/PMG

Foto: William Benicio/PMG

12 de Fevereiro de 2016 3 Diário Oficial do Município de Guarulhos

A avenida Guanabara recebeu uma série demelhorias

Foto: José Luiz/PMGA Prefeitura concluiu no

início deste mês os serviços de pavimentação e implan-tação de galerias, guias e sar-jetas na avenida Guanabara, no Água Azul. A via funciona como uma ligação entre o bairro e a estrada de Nazaré. O encerramento das obras foi acompanhado de perto pela equipe da Administra-ção Municipal, que fez uma visita ao local acompanhada de lideranças locais.

O Água Azul está em uma das regiões mais bonitas da cidade de Guarulhos. A partir de agora, as pessoas poderão entrar e sair do bairro por uma via pavimentada, que é um desejo antigo da comunidade. A pavimentação da avenida Guanabara faz parte de um pa-

cote de obras de infraestrutura financiadas por meio do PAC Pavimentação – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal .

No total, a Prefeitura re-ceberá R$ 11 milhões para os serviços. Com a conclusão das obras na Guanabara, os serviços agora passarão a se concentrar na avenida Miami, que já está em exe-cução, e na estrada do Morro Grande, onde terão início na semana que vem. Essa é uma demanda dos moradores e co-merciantes da região e foi um compromisso assumido pela Administração Municipal com a população local.

SinalizaçãoA Secretaria de Trans-

portes e Trânsito agora vai

Pavimentação e infraestrutura beneficiam Água Azul

implantar sinalização de trânsito na avenida Gua-nabara. Equipes da pasta tem se reunido com os mo-radores do Água Azul para discutir os impactos dessas obras na localidade.

A dirigente social Lucinéia Rodrigues Soares, da Organi-zação Ecossocial Água Azul, comemorou bastante a con-clusão das obras na avenida Guanabara e a continuidade dos serviços na Miami e na

O programa atende familias com renda de até R$ 1.600,00

BrevesDefesa Civil tem

muita ação

Conselho de Saúde tem posse

Minha Casa, Minha Vida divulga lista de selecionados

A Secretaria de Habitação divulgou, no último dia 5, a lista de habilitados e não habilitados ao processo de seleção de unidades do Pro-grama Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. Ao todo, 117.383 candidatos estão ap-tos, enquanto outros 28.869 não atendem aos critérios para concorrer à vaga.

A relação completa, com as pontuações, pode ser aces-sada no site da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br) e nos Centros de Inclusão Digi-tal – Telecidadania. Também haverá listas no Paço Munici-pal (av. Bom Clima, nº 91) e na Secretaria de Habitação (av. Otávio Braga de Mesquita, nº 1.191, Vila Fátima).

RecursosOs inscritos poderão proto-

colar recursos nas unidades da Rede Fácil – Atendimento ao Cidadão – até o próximo dia 20 deste mês (exceto aos domingos). Somente o Fácil Bom Clima receberá recursos aos sábados até as 13 horas.

Os requerimentos de re-curso deverão estar acompa-nhados de documentos que comprovem as inconsistências

Um total de 2.995 pessoas, divididas em 808 famílias, foram atendidas em janeiro pela Defesa Civil, princi-palmente em ocorrências relacionadas às chuvas no mês passado. Ao todo, foram doados 579 colchões, 103 co-bertores, 215 cestas básicas, 280 kits de higiene domésti-ca, 45 kits de higiene pessoal e 205 metros de lona.

O volume da precipitação durante o verão está bem acima do registrado nos anos anteriores, em consequência do fenômeno El Niño. O re-sultado são temporais com ventos fortes, granizo e raios.

No município, essas alte-rações climáticas causaram um volume de chuvas maior neste ano, e com grande intensidade, com média de 249,9 milímetros.

A médica ginecologista e diretora da Região de Saú-de Centro, Heloisa Helena Sampaio Ferreira de Castro é a nova presidente do Con-selho Municipal de Saúde. Ela foi eleita com 23 votos contra 13, de Pedro Gomes, representante dos usuários do SUS, três de Rogério de Oliveira, do segmento dos Trabalhadores e um em bran-co. A posse foi no último dia 28, na Secretaria de Saúde.

Heloísa Helena vai subs-tituir a usuária e militante do SUS Lúcia Helena de Oli-veira, que ficou à frente do Conselho de Saúde por dois mandatos consecutivos. Já o cargo de vice-presidente será ocupado por Luiz Carlos da Conceição, do segmento dos usuários do SUS.

uM total de 117.383 faMílias se credenciaraM a participar da seleção de unidades do prograMa

alegadas. No caso de renda, apresentar holerite de todos os membros da família decla-rados no programa, cuja soma não ultrapasse R$ 1.600,00 mensais. Se tiver sido inabi-litado por não ser morador de Guarulhos, é necessário apresentar comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone) em nome do ca-dastrado. Se a inabilitação se deve a ter sido beneficiado em algum programa habitacional, deverá ser apresentado um requerimento para análise da Secretaria de Habitação.

Com relação à pontuação utilizada no enquadramento dos critérios de prioridade,

Foto: José Luiz/PMG

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Fácil Móvel vai atender moradores da região do Itapegica a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (15), a população de Itapegica será beneficiada com os serviços do Fácil Móvel na praça Leônidas P. Figueiredo (esquina com a rua Maria Cândida Pereira). A iniciativa da Prefeitura perma-necerá no local até o próximo dia 4, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Entre os mais de 700 serviços da administração municipal e do Saae disponibilizados no Fácil Móvel estão 2ª via de IPTU e da conta de água, atualização cadastral, solicitação de ligação de água, protocolo, entre outros.

os recursos também devem vir acompanhados de docu-mentos. Famílias residentes em áreas de risco ou insalu-bres devem apresentar com-provante de endereço do ins-crito e notificação da Defesa Civil. O requerimento para comprovação de famílias, cuja mulher é a responsável pelo sustento familiar, será acompanhado de declara-ção própria, sob as penas de lei, de que é responsável em prover a família.

No caso de famílias de que façam parte pessoas com deficiência, o requerimento deverá ser acompanhado de atestado médico que compro-

ve a deficiência alegada, com o número da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a classificação da deficiência de acordo com o Decreto 5.296, de 2004.

Caso o nome não conste em nenhuma relação, o can-didato deverá apresentar requerimento e o compro-vante da inscrição no pro-grama. Demais motivos, o inscrito deverá apresentar requerimento esclarecendo a situação, acompanhado de documentos para análise da Secretaria de Habitação.

Foram considerados ina-bilitados os inscritos com renda familiar superior a R$ 1.600,00, candidatos que não residem em Guarulhos, ou aqueles que já foram be-neficiados com atendimento habitacional em projetos da cidade, do Estado ou do Gover-no Federal, com a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) ou Concessão de Uso Especial para fins de Moradia (CUEM).

A pontuação levou em conta famílias residentes em áreas de risco ou insalu-bres; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, e aquelas com pes-soa deficiente.

estrada do Morro Grande. “Essa conquista é muito im-portante para o nosso bairro, pois estamos lutando desde 2010 para que haja mudança em infraestrutura”, completou a liderança local.

12 de Fevereiro de 2016 4 Diário Oficial do Município de Guarulhos

Salve sua vida e de sua família.Mantenha sua casa e seu quintal

sem água parada.Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. As três doenças têm sintomas parecidos, mas com intensidade e gravidade diferentes. A atenção deve ser triplicada este ano e os cuidados já começam em casa, eliminando todos os focos do mosquito transmissor. Colabore e denuncie locais com acúmulo de água parada.

Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br

Disque Saúde: 0800-7722-986

VEJA DICAS DE PREVENÇÃO

Feche as caixas d’água com tampas

Não deixe acumular água em recipientes

Elimine a água dos pratos de vasos das plantas

Não acumule água nos pneus

Salve sua vida e de sua família.

FIQUE VIVO.ACABE COMO MOSQUITO!