Dicionário técnico construtivo urbano ambiental

53
Dicionário Técnico Construtivo Urbano Ambiental Tecnologia dos Materiais da Construção Civil 1 Profa.: Sylmara

Transcript of Dicionário técnico construtivo urbano ambiental

Dicionário Técnico Construtivo Urbano Ambiental

Tecnologia dos Materiais da Construção Civil 1

Profa.: Sylmara

AfluenteCurso de água que deságua em outro curso de água, considerado principal, ou seja, um rio menor fluindo para um maior, contribuindo para aumentar o seu volume.

Fonte: wikipedia.org/wiki/rio-novo

Foz do Rio Caratinga, afluente da margem direita do Rio Do (Espírito Santo).

Águas Residuais São todas as águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos, ou ainda, a água depois de utilizada em toda e qualquer atividade humana.

Fonte: www.reusodeagua.hpg.com.br e www.ana.gov.br

Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

ÁlveoLeito de rio ou de qualquer curso de água. Depressão de terreno que servia anteriormente de leito de um rio.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br

ArbitramentoAvaliação, averiguação

Fonte: http://michaelis.uol.com.br

E

Área EdificadaSuperfície ou área urbana principalmente ocupada por edifícios.

Fonte: http://aplicativos.b.com.br/imoveis

Argamassa Permeável É uma mistura de

cimento, areia, água e, em alguns casos, de um outro material (cal, saibro, barro, etc.). São moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade. Fonte: Wikipédia

Assoreamento É a obstrução da água pelos sedimentos do leito do rio. Quando um rio começa a perder sua margem em razão da erosão, conhecido popularmente como desbarrancar. A calha do rio fica mais rasa, o nível d’agua diminui e a correnteza fica mais lenta. Em algumas situações o rio fica debaixo do seu próprio leito.

Fonte: Dicionário Aurélio, www.youtube.com/watch e portalsaofrancisco.com.br.

Imagem da situação atual do Assoreamento no rio Taquari.

Balaustre Pequena coluna ou pilar em metal, madeira, pedra ou alvenaria que, alinhada lado a lado, sustenta corrimãos e guarda-corpos. Tem origem no latim balaustium, nome da flor de romã, cuja forma inspirou os primeiros balaústres. Fonte: Wikipédia.

Diferentes tipos de balaústres.

BoilerÉ um amostrador de água subterrânea que pode efetuar coletas em diferentes níveis de profundidades. Realiza amostragem em tanques e poços de monitoramento.

Fonte: www.agsolve.com.br

Canalização Construção ou estrutura de transporte de algo através de tubos ou canos. O cano tem que ser de um material resistente o suficiente para aguentar a pressão do material transportado, que geralmente é líquido.

Fonte: Wikipédia e wolfie.blog.simplesnet.pt

CompactaçãoProcesso pelo qual se procura, por aplicação de peso, aumentar a densidade aparente de algo e sua resistência. Na compactação do solo utiliza-se uma técnica baseada em lançar aterros em camadas horizontais passando por sobre elas rolos compressores pesados, que evitam a terra fofa e a formação de vazios entre prováveis torrões.Fonte: www.agronomia.com.br

Compactação com rolo compressor.

Consultor TécnicoÉ o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade.

Fonte: Wikipédia

Cume Designação regional do espigão do telhado. É confundido com a cumeeira, pois cume é a parte mais alta de uma estrutura. Podemos dizer que a estrutura mais alta de madeira que sustenta o telhado é o cume logo em seguida vem a última fileira de telhas que chamamos de cumeeira, ficando uma sobreposta a outra.

Fonte: www.metrotile.com.pt/img/fig2.jpg

Degradação Destruição.Destituição de um grau, queda de nível, tudo aquilo que é destruído.A degradação ambiental é o processo gerador de perda ou redução de características originais do meio-ambiente.Fonte: www.conhecimentosgerais.com.br

Desaterro

Local de onde se retirou um volume de terra; desterro.

Fonte: Wikipédia

DesmoronamentoÉ a queda de edifícios, casas, barrancos ou outros tipos de construção humana ou da natureza. Deve-se evitar o desmatamento e a ocupação das encostas para que ele não ocorra.

Fonte: http://oglobo.globo.com e wikipédia

Edícula Construção complementar a principal, onde geralmente fica instalada a área de serviços, as dependências de empregados ou de lazer, não podendo ultrapassar 30% da área total da casa.

Fonte: /http://br.geocities.com/andrepcgeo/dicionarioB.htm#c

Emboço É um revestimento de superfícies utilizado na construção civil, é considerado o corpo do revestimento e suas principais funções são a vedação e regularização da superfície e a proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos. Primeira camada de argamassa nas paredes. É feito com areia

grossa, não peneirada. Fonte: Wikipédia

EscalaRelação de proporção entre um terreno, uma edificação, uma parede desta ou um elemento de construção, e a sua representação, usualmente gráfica. Réguas graduadas em diferentes escalas usadas na execução de desenhos arquitetônicos. Indica a relação das dimensões ou distâncias. É trazer para um plano menor algo muito grande.

Fonte: www.google.com.br

Estado de Conservação Refere-se à dinâmica das

populações de determinada espécie de um ser vivo. Atualmente a ameaça a espécies deve-se à ação antrópica, seja pela agricultura, a construção de cidades, de estradas, hidroelétricas e outras obras.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre e www.ideflor.pa.gov.br/?q=node/164

Fossa NegraÉ uma fossa séptica, uma escavação sem revestimento interno onde os dejetos caem no terreno, parte se infiltrando e parte sendo decomposta na superfície de fundo. Não existe nenhum deflúvio (escoamento de líquidos). Fonte: http://www.ecolnews.com.br/

dicionarioambiental/conceitos-f.htm

Galeria

Corredor largo que, além da circulação de pessoas, serve para exposição de obras.Duto subterrâneo para escoamento de águas.

Fonte: www.mapsolo.com.br/images/galerias.jpg

Gazebo

Pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e o fechamento é feito com vidros ou treliças.

Fonte: http://www.monsterguide.net/lang/pt/how-to-build-a-gazebo.shtml

Impacto Ambiental

É o efeito causado por qualquer alteração benéfica ou adversa causada pelas atividades humanas ou naturais no meio ambiente, num determinado período de tempo e numa determinada área.

Fonte: http://www.terramater.pt/?pag=233

Ladrilho Hidráulico

Elemento pré-moldado a base de cimento e areia de espessura maior que 8 mm e aspecto poroso, podendo ter desenhos de florões pintados em relevo, possui em geral medidas de 20x20 cm ou 15x15 cm. Fonte: www.wspedras.com.br

LanternimAbertura na parte superior do telhado, é responsável por proporcionar ventilação adequada, pois permite a renovação contínua do ar resultando em um ambiente confortável.

Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ave/ProducaodeFrangodeCorte/Lanternim.html

Esquema para determinação das dimensões do lanternim.

LoteamentoSubdivisão de gleba em lotes com infra-estrutura básica destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação e logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes, regularmente aprovado Prefeitura Municipal.

Fonte: Lei de Ocupação e Uso do Solo – Art. 80 e www.pavix.com.br/

Manancial Superficial

Manancial constituído pelos rios, riachos, lagos, represas, etc. que, como o próprio nome indica, ocorrem na superfície terrestre.

Fonte: www.reusodeagua.hpg.com.br

Mastique Resina vegetal, proveniente de almêcega, aroeira ou amoreira, usada como verniz quando dissolvida em álcool. É utilizada por pintores em mistura de tintas. Material de composição variável, impermeável, que endurece na superfície. É usado para encher fendas, tapar buracos ou fazer emendas. É empregado em Caixilhos, Juntas e juntas de dilatação. Pode ser aplicado frio ou quente.

Fonte: Dicionário de arquitetura e http://images.google.com.br/imgres

Goma mastique

Meia ÁguaÉ um telhado mais simples e barato de construir pois seus apoios são muitas vezes a própria estrutura (as paredes).

É metade de um telhado convencional (duas águas).

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/telhado_2.html

MóduloÉ a parte do sistema responsável por uma tarefa bem definida e que pode ser acoplado a um sistema para permitir ao mesmo executar a tarefa disponibilizada pelo módulo.

Fonte: Wikipédia

Containeres para canteiros de obras.

NichoÉ uma reentrância feita na parede para abrigar armários, prateleiras ou guardar eletrodomésticos. Em igrejas é utilizado para a colocação de estátuas e imagens.

Fonte: Wikipédia e http://www.spanishpeaks.net/images/nicho8.jpg

Ombreira Cada uma das peças verticais fixas que sustentam as vergas nos marcos ou caixões de portas e janelas.Pode ficar aparente ou embutida na alvenaria. Quando fica aparente na alvenaria é também chamada de umbral.

Fonte: www.vivecidades.org.br

Pano de vidro Tipo de Revestimento de Fachada onde uma serralheria aplica um tipo mais simples de esquadria em alumínio padronizada e nela são colados vidros laminados de 6 ou 8 mm em geral coloridos.

Fonte: http://www.construirnet.com/arquitetura.htm

AUDI, Tóquio, Andrew Doré

Peitoril Superfície inferior dos vãos de janelas, dispostos no sentido horizontal, algumas vezes provida de ligeiras inclinações para o exterior, facilitando o escoamento de águas pluviais. Sua altura é variável. É a face superior do para peito. Têm vários acabamentos que pode ser de madeira, ferro. azulejo, pedra, piso. Nos debruçamos sobre ele para olharmos para fora.

Fonte: http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/137/imagens/i56309.jpg

Pilotis Conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo. Pode ser considerado como um sistema construtivo baseado na sustentação de uma edificação através de uma grelha de pilares (ou colunas) em seu pavimento térreo.

Fonte: Wikipédia e E-Civil: Dicionário On-Line

Pilotis no Palácio Gustavo Campanela no Rio de Janeiro.

ProjetoPlano geral de uma construção, reunindo plantas, cortes, elevações, pormenorização de instalações hidráulicas e elétricas, previsão de paisagismo e acabamentos.

Fonte: http://www.cohab.sc.gov.br/programa/kit%20casa%20madeira/projeto49.gif

Reboco É o revestimento que irá determinar o acabamento de uma obra. É uma das partes mais importantes da obra, pois é ele quem dá o aspecto definitivo da obra.

Fonte: http://www.conder.ba.gov.br/imagens/aprendendo5.jpg

Rejunte É um material de construção específico para preenchimento das juntas resultantes de assentamento de peças cerâmicas na parede ou no piso, possui a função de impermeabilizar as laterais das peças cerâmicas.

Fonte: Wikipédia

RufoElemento que guarnece os pontos de encontro entre telhados e paredes, evitando infiltração de água pluviais na construção.

Fonte: http://br.geocities.com/andrepcgeo

SapêGramínea de grande porte e folhas duras usadas nas construções em área rural. Oferece condições razoáveis de impermeabilidade e isolamento térmico. Serve como cobertura de casas, barracos, ocas e abrigos para animais.

Fonte: http://br.geocities.com/vanderlimedeiros/fg/casinhasape.jpg

SoleiraA parte inferior do vão da porta no solo. Também designa o arremate na mudança de acabamento de pisos, mantendo o mesmo nível, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.

Fonte: Wikipédia

TabiqueÉ um método construtivo. Consiste de uma estrutura de madeira interligada por trama de madeira, formado por um engradado preenchido por terra argilosa, podendo conter fibras vegetais.

Fonte: www.Paulojones.com

Tapume

Vedação de um terreno feita de madeiras ou silvas. Cerca, tapagem, vedação provisória feita de tábuas.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=tapume e http://www.compebras.com.br/imgs/prod_mdfeosb_tapume.jpg

TopografiaÉ a ciência aplicada cujo objetivo é representar, no papel a configuração de uma porção de terreno, com as benfeitorias que estão em sua superfície.

Fonte: Wikipédia

Terreno Encravado O que situa-se no

interior do quarteirão e não tem acesso direto ao logradouro.

Fonte:

UsucapiãoInstrumento legal que possibilita o acesso à propriedade da terra pela posse. Uma nova lei mudou os tempos de ocupação. A lei federal de 11/01/2003 diz: A ocupação de um lote, seja ele rural ou urbano de maneira pacífica por um tempo ininterrupto 15 anos, o ocupante passa a ser o proprietário do lote. Em casos especiais, quando a posse é domicílio, a posse deve ser exercida depois de 10 anos. Se o ocupante não tiver imóvel o prazo cai para 5 anos.

Fonte:

E

Vale Acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos a centenas ou milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.

Fonte: Wikipédia

Grand Canyon

VarandaParte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos.

Fonte: Wikipédia

Estação de Prédio com varandas em Lisboa, Portugal.

Vermiculita Material mineral composto por argila expandida, e de peso específico menor que o da água (flutua). É utilizada em enchimento de pisos, proteção nos revestimentos de estruturas metálicas, paredes ou forros e isolação termo-acústica.

Fonte: Wikipédia

ZincadoMaterial que foi revestido de zinco. O revestimento de chapas de ferro dá origem ás telhas de zinco usadas em coberturas ou telhados quase planos, com pouca inclinação.

Fonte: http://www.ecivilnet.com/dicionario/dicionario_engenharia_g.htm e www.cobimasa.com.br