Diferença Entre Carta Pessoal e Carta Comercial

4
Diferença entre carta pessoal e carta comercial Carta pessoal Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos: • O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental. • O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta. • O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias. • Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura. Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos. Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc. Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação. Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação). A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é manuscrita! Curiosidade sobre P.S: essa sigla é originada do verbo latino “post scribere” que significa “escrever depois”!

description

redação

Transcript of Diferença Entre Carta Pessoal e Carta Comercial

Diferena entre carta pessoal e carta comercialCarta pessoal

Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com algum prximo de ns, como amigos ou familiares.

As caractersticas desse tipo de gnero textual so simples, ou seja, no possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:

O assunto livre, geralmente de ordem ntima, sentimental.

O tamanho varia entre mdio e grande. Quando pequeno, considerado bilhete e no carta.

O tipo de linguagem acompanhar o grau de intimidade entre remetente e destinatrio. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo grias.

Quanto estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequncia: 1. local e data escritos esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.

Como o grau de intimidade varivel, o vocativo, por consequncia, tambm: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuao aps o vocativo pode ser vrgula ou dois-pontos.

Assim tambm em relao despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. at Adeus, Saudades, At em breve, etc.

Quanto assinatura, pode ser desde s o primeiro nome at o apelido, dependendo da situao.

Caso se esquea de dizer algo importante e j tenha finalizado a carta s acrescentar a abreviao latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observao).

A carta pessoal geralmente entregue em mos ou enviada pelo correio, pois manuscrita!

Curiosidade sobre P.S:essa sigla originada do verbo latino post scribere que significa escrever depois!

Por Sabrina Vilarinho -Graduada em Letras -Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htmCarta comercial

A carta comercial, tambm chamada de correspondncia tcnica, um documento com objetivo de se fazer uma comunicao comercial, empresarial.

A redao comercial tem como caractersticas comuns:

a)clareza: o texto, alm de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar mltiplas interpretaes, o que prejudica os comunicados e negcios.

b)esttica: a fim de causar boa impresso, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturao cabvel. No pode haver rasuras ou sujeiras impregnadas ao papel.

c)linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informaes necessrias, sem ficar usufruindo de recursos estilsticos. Seja impessoal, ou seja, no faa uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da lngua.

muito importante que haja correo, pois um possvel equvoco pode gerar desentendimento entre as partes e possveis prejuzos de ordem financeira.

Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:

1 passo:O papel deve ter o timbre e/ou cabealho, com as informaes necessrias (nome, endereo, logotipo da empresa). Normalmente, j vem impresso.

2 passo:Coloque o nome da localidade e data esquerda e abaixo do timbre. Coloque vrgula depois do nome da cidade! O ms deve vir em letra minscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espao. Use ponto final aps a data.

3 passo:Escreva o nome e o endereo do destinatrio esquerda e abaixo da localidade e data.

4 passo:Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5 passo:Inicie o texto fazendo referncia ao assunto, tais como: Com relao a..., Em ateno carta enviada.., Em ateno ao anncio publicado..., Atendendo solicitao..., Em cumprimento a..., Com relao ao pedido..., Solicito que..., Confirmamos o recebimento, dentre outras.

Observao:Evite iniciar com Atravs desta, Solicito atravs desta, Pela presente e similares, pois so expresses pleonsticas, uma vez que est claro que o meio de comunicao adotado a carta.

6 passo:Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviaes do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatrio: V.S.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.

7 passo:Corresponde ao fecho da carta, o qual o encerramento da mesma. Despea-se em tom amigvel: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreo, Saudaes cordiais, etc.

Observao:Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeo-me).

Modelo de carta comercial

Loja da Maria

Maria e Cia. Ltda.Comrcio de utensliosAv. Joo, 1000Goinia GOGoinia, 03 de maro de 2008.Ao diretorJoaquim SilvaRua das Amendoeiras, 600Belo Horizonte MG

Prezado Senhor:

Confirmamos ter recebido uma reivindicao de depsito no valor trs mil reais referente ao ms de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1 de maro, na agncia 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresrios. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por no termos feito o depsito anteriormente, mas no tnhamos ainda a nova conta bancria. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e considerao.Atenciosamente,Amlia SousaGerente comercial

Por Sabrina Vilarinho -Graduada em Letras

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-comercial.htm