Digestão -...

8
Digestão ©Good Shoot #085023; ©Panorama #022017 (Nota: Esta palestra começa com um diálogo entre uma mulher que se queixa de dores de estômago e a sua médica. Pode ler o artigo assumindo os dois lados do diálogo, ou pode pedir a uma segunda pessoa para o ajudar na apresentação deste diálogo) Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle Center “Estou me sentindo muito mal!!!” disse a Senhora Margarida à sua médica. “Estou sempre cansada.” ©ADM “Tentei beber umas xícaras a mais de café e mais algumas “colas”, para ver se conseguia ter mais energia, ©Life Art #GA129006 mas o meu estômago ficou tão irritado que nem consigo apreciar as minhas refeições.” ©Corbis #MED0073 “Fui então até à farmácia comprar alguns medicamentos antiácidos, mas nem estes ajudaram.” ©Hemera Photo-Objects “Tentei comer mais refeições por dia, mas menores, mas isso transtornou a minha digestão. Sinto-me sempre inchada. Acha que tenho uma úlcera?” ©Wildwood Lifestyle Center É possível”, disse a médica, “mas duvido. Os seus sintomas são, mais provavelmente, o resultado de… -1-

Transcript of Digestão -...

Page 1: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©Good Shoot #085023; ©Panorama #022017

(Nota: Esta palestra começa com um diálogo entre uma mulher que se queixa de dores de estômago e a sua médica. Pode ler o artigo assumindo os dois lados do diálogo, ou pode pedir a uma segunda pessoa para o ajudar na apresentação deste diálogo)

Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”.

©Wildwood Lifestyle Center

“Estou me sentindo muito mal!!!” disse a Senhora Margarida à sua médica. “Estou sempre cansada.”

©ADM

“Tentei beber umas xícaras a mais de café e mais algumas “colas”, para ver se conseguia ter mais energia,

©Life Art #GA129006

mas o meu estômago ficou tão irritado que nem consigo apreciar as minhas refeições.”

©Corbis #MED0073

“Fui então até à farmácia comprar alguns medicamentos antiácidos, mas nem estes ajudaram.”

©Hemera Photo-Objects

“Tentei comer mais refeições por dia, mas menores, mas isso transtornou a minha digestão. Sinto-me sempre inchada. Acha que tenho uma úlcera?”

©Wildwood Lifestyle Center

É possível”, disse a médica, “mas duvido. Os seus sintomas são, mais provavelmente, o resultado de…

-1-

Page 2: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©Brand X #bxp27148

…maus tratos ao seu estômago”.

©Wildwood Lifestyle Center

“Acho que tem razão”, reflectiu a Sra. Margarida. “ Tenho a certeza de que o café e as colas não estão ajudando”.

©Wildwood Lifestyle Center

“Sim, pode ter a certeza disso. Por isso, o primeiro passo a dar para que você possa se sentir melhor é...

©ADM

…parar de ingerir esses irritantes do estômago.”

©ADM

“O café contém óleos aromáticos, que podem irritar a mucosa sensível do estômago.”

©ADM; ©Art Today #722956; ©Corel #275079

“O café, chá e muitas bebidas refrigerantes também contêm cafeína, que estimula o estômago a produzir uma quantidade excessiva de ácido.””

©Wildwood Lifestyle Center

“Outra fonte de irritantes para o estômago, são os aditivos que se encontram em muitas bebidas.”

“Um problema ainda maior,” continuou a médica, “é a forma como muitos de nós abusamos do nosso aparelho digestivo.”

-2-

Page 3: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão©Wildwood Lifestyle Center

©Life Art #GA129006; ©Hemera Technologies

“O estômago trabalha melhor, quando recebe uma refeição e tem tempo suficiente para trabalhar e digerir convenientemente.”

“Depois de terminada a digestão, o estômago necessita de tempo suficiente para descansar, antes de receber a próxima refeição.”

©Hemera Technologies

“Mas, muitas vezes, continuamos ingerindo alimentos antes da refeição anterior ter sido digerida, e isso vai, realmente, sobrecarregando o nosso pobre estômago!”

©Wildwood Lifestyle Center

“Me parece que você está querendo me dizer que não deveríamos comer nada entre as refeições!”, exclamou a Sra. Margarida. “Mas, hoje em dia, toda a gente come entre as refeições!”

©Wildwood Lifestyle Center

“É verdade, e quase toda a gente tem problemas de indigestão, azia, irritabilidade, insónias, apatia e aumento de peso”.

©Hemera Technologies; ©Wildwood Lifestyle Center

“O hábito de comer três refeições por dia, sem nada entre elas, poderia solucionar muitos desses problemas. E para uma saúde melhor, deve haver cinco horas, pelo menos, entre as refeições.”

©Wildwood Lifestyle Center

A Sra. Margarida encolheu os ombros. “Tudo bem, até faz sentido! Vou experimentar. Na verdade, não tenho nada a perder.”

-3-

Page 4: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©Wildwood Lifestyle Center

“Não vai ser fácil”, avisou a médica. “Mas se seguir na risca este programa, te garanto que vai se sentir muito melhor. Beba muita água entre as refeições e me diga, daqui a 2 semanas, como é que se sente”.

(FIM DO DIÁLOGO)

©Journal of Health & Healing

Comer é um dos prazeres especiais da vida, e nós sabemos que Deus queria que saboreássemos a comida,

©Good Shoot #085023

…porque Ele nos criou com papilas gustativas para podermos apreciar o seu sabor. Deus colocou quase 9 mil delas, na língua humana!

©Wildwood Lifestyle Center

Mas embora apreciemos o sabor dos alimentos na nossa boca,

©Wildwood Lifestyle Center; ©Life Art #3D102001

…quantos de nós já alguma vez pensamos no que acontece a essa comida depois de a engolirmos?

A digestão é o processo pelo qual o corpo divide os alimentos em seus componentes. Este trabalho é feito, principalmente, por enzimas que atuam como tesouras que cortam em pequenos pedaços os grandes nutrientes. Deste modo, os hidratos de carbono podem ser transformados em glicose, as gorduras em ácidos gordos e as proteínas em amino-ácidos. O sangue pode recolher todas essas substâncias menores dos intestinos e transportá-las a todo o corpo.

©Wildwood Lifestyle Center; ©Ventura Designs

Na verdade, a digestão começa na nossa boca, enquanto mastigamos…

-4-

Page 5: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©Wildwood Lifestyle Center

…e misturamos os alimentos com a saliva, produzida pelas nossas glândulas salivares.Por exemplo, os hidratos de carbono, começam a ser divididos na boca, e esse processo continua no intestino delgado.

©Wildwood Lifestyle Center; ©Life Art #3D102003

No entanto, a digestão das proteínas começa no estômago e continua nos intestinos.

©Life Art #3D102003

A gordura é digerida apenas nos intestinos.

©Life Art #3D102008

O estômago desempenha um papel muito importante na digestão. Tem 3 funções básicas:

● Divide os alimentos em pequenas partículas, agitando-os e fazendo a mistura.

● Da a consistência necessária aos alimentos, adicionando ou absorvendo fluidos.

● Segrega ácido, possibilitando, assim, a digestão dos alimentos.

©Life Art #3D102001

Depois de deixar o estômago, a comida vai para os intestinos, onde a digestão continua. Os sucos digestivos produzidos pelo fígado e pâncreas ajudam igualmente neste processo. Finalmente, os resíduos deixados pelos alimentos são canalizados para o intestino grosso e expelidos como lixo.

©Life Art #3D102001

Podemos ver, com isso, que o nosso corpo tem uma forma bastante ordenada de manusear a comida. No entanto, muitas coisas que fazemos, perturbam este funcionamento e causam grande tensão ao nosso corpo.

Um dos nossos piores hábitos está relacionado com a hora em que comemos. Não é só o que comemos que importa, mas também quando comemos. O aparelho digestivo trabalha melhor, quando lhe é dado tempo para digerir uma refeição, e descansar um pouco, antes que venha a próxima refeição.

-5-

Page 6: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão©Stockbyte #15934WBF; ©Photodisc #67099

©Photodisc #67079; Hemera Photo-Objects

O seguinte estudo ilustra isto muito bem:Foi dado a um grupo de estudantes de uma grande Universidade, um desjejum de cereais, torradas, fruta e 1 ovo.1.Após 4 horas, testes especiais mostraram que os seus estômagos estavam vazios.

© Photodisc #67079; Comstock #2692; Hemera Photo-Objects

1.Uns dias mais tarde, estes mesmos estudantes tomaram o mesmo desjejum,mas 2 horas depois de comerem, foi-lhes dado um sanduíche com manteiga de amendoim… …ou uma fatia de bolo com 1 copo de leite.Cerca de 6 a 9 horas depois, parte do desjejum ainda permanecia no estômago!

© Photodisc #67079; Hemera Photo-Objects

Uma outra pessoa comeu uma pequena barra de chocolate 2 vezes durante a manhã… …e 2 vezes à tarde.Cerca de 13 horas depois, mais de metade do desjejum ainda estava no estômago. ainda não digerido.

©Life Art #3D202007; ©Hemera Photo-Objects

Quando ingerimos mais alimentos, antes do estômago digerir a refeição anterior, o processo digestivo abranda até o estômago processar a nova comida. Esta é a razão pela qual, se comermos demasiadas vezes, o estômago pode estar trabalhando continuamente todo o dia e, por vezes, durante a noite.

©Hemera Photo-Objects

Comer uma refeição rica em gordura, também torna a digestão lenta. A gordura, em grandes quantidades, envolve a comida no estômago, e a deixa gordurosa. Isto impede muitas enzimas de atuarem adequadamente. Como resultado, a gordura tem que ser dissolvida e o ácido neutralizado pelos sucos intestinais, (assim como a gordura nas nossas mãos não pode ser removida se não for dissolvida com água quente e sabão).

-6-

Page 7: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©Photodisc #12078

Se a quantidade de gordura da refeição não for muita, não fará diferença no tempo da digestão, mas uma típica refeição ocidental, por causa do seu alto teor de gordura,pode precisar de 5 a 6 horas, ou mais, para sair do estômago.

©ADM

Comer entre as refeições também interrompe o processo da digestão, e causa stress ao estômago. Assim como uma máquina que trabalha constantemente se desgasta mais rapidamente, comer muito freqüentemente, enfraquece e cansa o estômago.

©Photodisc #12312

Beber água às refeições também atrasa a digestão. É muito melhor beber bastante água entre as refeições.

©Wildwood Lifestyle Center; ©Hemera Technologies

Beba água, pelo menos 30 minutos antes e 2 horas ou mais depois de cada refeição. Isto vai manter você bem hidratado e protegido da sensação de fome que, por vezes, aparece entre as refeições.

©Panorama Productions #022017

E o que dizer de comer uma grande variedade de alimentos numa refeição?

Muita variedade de alimentos numa só refeição, pode causar indigestão. O nosso corpo suporta 3 ou 4 gêneros de alimentos numa só refeição, mantendo a máxima eficiência e o mínimo de estresse.

©Wildwood Lifestyle Center

O que aconteceu à Sra. Margarida? Terá a sua saúde melhorada com estas simples mudanças? Quando voltou à médica, ela estava radiante! “Após 3 dias, recuperei o meu apetite e os problemas de estômago desapareceram. Que solução tão simples! Já contei às minhas amigas.”

©Photodisc #FD005287

Conclusão: Comer habitualmente 3 refeições por dia, sem comer nada entre elas, poderia resolver muitos problemas de……indigestão, azia, irritabilidade, insônia, apatia e aumento de peso, que são hoje em dia, um tormento para muitas pessoas.

-7-

Page 8: Digestão - blog.educacaoadventista.org.brblog.educacaoadventista.org.br/religiao/arquivos/digestao.pdf · Hoje, falaremos sobre “Como melhorar a digestão”. ©Wildwood Lifestyle

Digestão

©ADM

Até mesmo o rei Salomão conhecia estes princípios. Ele nos aconselha...a comermos a horas certas, para refazer mos as forças e não para nos empanturrarmos. Eclesiastes 10:17

E o apóstolo Paulo, no Novo Testamento, nos lembra da responsabilidade que temos perante Deus, em manter mos o nosso corpo saudável.

©Corbis #FVA0100

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. I Coríntios 6:19 e 20.

-8-