Dinâmicas - EBD

6

Click here to load reader

Transcript of Dinâmicas - EBD

Page 1: Dinâmicas - EBD

3 dicas para uma classe mais participativa

Adelaide Marques

Revista Profissão Mestre

Algumas vezes, as aulas parecem se arrastar. Você tenta de tudo para conseguir a participação dos estudantes, mas nada. Uma das causas da apatia pode estar em seus alunos. Se eles não encontram nenhum ponto de contado entre si e com você e sua aula, se não sabem porque estão ali, bem, ninguém vai participar mesmo.

Imagine-se, leitor, caindo no meio de um seminário sobre neurocirurgia. Ou sobre técnicas avançadas de construção de pontes. Ou treinamento de um time de rúgbi. Bem, muitos de seus alunos também se sentem assim. Não é seu conhecimento que importa, mas o que eles sabem sobre aquele assunto.

1 – Use o conhecimento dos alunos.  melhorar a precisão do chute para ensinar física, gastos com roupas e comidas para lecionar matemática e os grupos étnicos da cidade para falar sobre história e geografia.

 2 – Inclua uma meta. O que os alunos vão receber ao final daquela matéria? A resposta “passar de ano” não vale muito. Procure dar-lhes motivos práticos. Português, por exemplo, é uma das coisas mais úteis para uma banda de garagem fazer letras decentes. Matemática e física os ajudam a organizar melhor o dia-a-dia e a ganhar tempo.

 3 – Participar não é brigar nem concordar. Mostre a eles, desde cedo, que podem ter opiniões diferentes entre si (e até divergir do professor) e se expressar sem cair nos ataques pessoais e brigas. Isso vai estimular o debate uma vez que alguns alunos pensam que devem engolir tudo o que o professor diz. Com isso, preferem não dizer o que pensam (pois estão pensando “errado”), e não participam. Estimule o debate civilizado.

Page 2: Dinâmicas - EBD

Lição 10: Uma Igreja Verdadeiramente Próspera

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.Compreendem a importância desse ato?Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Introduzam o tema da aula, perguntando: Quando uma Igreja é verdadeiramente próspera?Aguardem as respostas dos alunos e depois leiam a verdade prática: “A Igreja prospera quando cumpre integralmente a missão que lhe confiou o Senhor”.

- Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre este tema. Então, comecemos!

- Trabalhem os conteúdos propostos na lição.

- Utilizem a dinâmica “Integral, Semi-desnatado ou Desnatado”, para refletir sobre a Missão Integral da Igreja.

- Para concluir a aula, leiam o texto “A Coisa Certa”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Importante!

Jesus: exemplo do que ensinavaJesus é o modelo de Mestre que o professor da EBD deve ter, pois Ele deu ação ao ensino, dando-nos  o exemplo de como proceder“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...”Mt 11.29“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” Jo 13.15

Jesus adaptava o método à situaçãoJesus utilizava métodos diferentes e adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às multidões usava a técnica do discurso associado a outros meios, como

Page 3: Dinâmicas - EBD

já foi demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só pessoa.O professor da EBD também deve adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de aluno da sua classe e ao ambiente (físico). Faça você também!

Dinâmica: Integral, Semi-desnatado ou Desnatado

Objetivo: Refletir sobre a Missão Integral da Igreja.

Material: Rótulos de caixa ou lata de leite integral, semi-desnatado e desnatado.

Procedimento:

- Coloquem no quadro os rótulos dos 03 tipos de leite.- Estabeleçam, junto com os alunos, as diferenças entre eles. O leite integral é gordo, semi-desnatado é meio magro e o desnatado é magro.-Falem : Para exemplificar a Missão Integral da Igreja, conteúdo do tópico III da lição, vamos compará-la a esses 03 tipos de leite.- Perguntem, qual os elementos que compõem a missão integral da Igreja?Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem ou corrijam alguma informação.A lição aponta 03 elementos: Adoração, Instrução/edificação e Proclamação. Sugiro que vocês acrescentem: ajuda aos necessitados e promover comunhão. - Falem: No leite integral, todos seus componentes estão ali, nada foi retirado, da mesma forma isto deve acontecer na missão integral, todos os elementos devem ser cumpridos pela Igreja.- Perguntem:- Quais dos elementos apontados, a Igreja não está promovendo? Podemos comparar isto a que tipo de leite? O que podemos fazer para cumprir a missão integral da igreja? O que nos falta?- Para concluir, enfatizem que a missão da Igreja deve ser realizada de forma constante e sistemática e não apenas com ações pontuais.Por Sulamita Macedo.

Page 4: Dinâmicas - EBD

Texto de Reflexão: A Coisa Certa

“Davi, eu não vi você hoje na minha aula, falei para um de meus alunos da universidade, quando nos encontramos na secretaria. Ele olhou-me pasmado, como calouro na sua primeira semana de universidade, e então ele percebeu que havia se enganado com os horários e fora para uma sala errada.

O interessante foi que havia duas classes de gramática – a minha e a de um outro professor – e ele foi assistir à aula errada. Eu disse-lhe: “Está bem, você estava recebendo a informação correta, por isso não vou dar-lhe falta”.

Quando pensei a respeito, concluí que isso é um pouco parecido com as opções que muitos cristãos têm, com relação às igrejas que frequentam. O fator chave é frequentar uma igreja onde é compartilhada a informação certa, onde se prega a respeito da salvação por meio de Jesus Cristo. (I Co 15.3 -5), onde a Bíblia é o padrão para a fé e a prática, e onde há uma oportunidade de servir em nome de Jesus. É importante que mensagem proclame o verdadeiro Evangelho e a mensagem de Jesus – e não um “outro evangelho”(Gl 1. 6 – 9).

Que evangelho você está ouvindo? Ele está edificado sobre o fundamento de Jesus .Cristo? (I Co 3.11). JDB.Fonte: Nosso Andar Diário( 08.07.2007).Postado por Sulamita Macêdo