Diocese Informa - Maio 2009

20
20 > Diocese Informa Maio 2009 O papa Bento 16 afirma em suas homilias que "Mãe e Filho” aparecem estreitamente associados na luta contra o inimigo infernal até a plena vitória" e assim como "a res- surreição gloriosa de Cristo foi o sinal definitivo desta vitória, a glori- ficação de Maria em seu corpo virgi- nal constitui a confirmação final de sua plena solidariedade com o Filho, tanto na luta como na vitória". "Maria não se afastou de nós — acrescentou o Papa — pelo contrá- rio, permanece ainda mais próxima e sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanida- de inteira". "Todos nós necessita- mos de sua ajuda e de seu consolo para enfrentar as provações e os desafios de cada dia; temos a necessidade de senti-la como Mãe e irmã nas situações concretas de nossa existência", concluiu. Dogmas Marianos Os cristãos necessitam conhe- cer os dogmas marianos. A forma- ção mariana requer o estudo dos dogmas marianos, tanto em seu conteúdo, como também em seu significado na vida cristã. Os dogmas marianos foram conquistas históricas e teológicas do cristianismo. Fazem parte do patrimônio e da doutrina da Igreja. Brotaram do senso sobrenatural dos fiéis. Foram formulados pela Igreja. "O dogma nasce na Igreja, que acolhe a Palavra de Deus, aprofunda e evolui na compreensão do dado revelado" (padre Leomar Antônio Brusto- lin, teólogo mariano). São dogmas marianos: Assunção de Maria Imaculada Conceição Virgindade perpétua Mãe de Deus Dia 29 de março, em Jaraguá do Sul, na comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, realizou- se o encontro diocesano com par- ticipação de aproximadamente 500 pessoas de toda a diocese. Irmã Mirian Fuck, responsável pelo movimento na Região Sul, falou sobre o os dogmas de Maria. Padre Ivam Macieski, asses- sor do movimento, falou sobre a pedagogia de Maria para cate- quizar as famílias. O coordena- dor diocesano de pastoral, padre José Irineu Victor também este- ve presente, falando da impor- tância dos Grupo Bíblico de Reflexão em consonância com a Mãe Peregrina. "O encontro foi muito participativo encerramos com o terço e logo após a mis- sa", explicou a coordenadora dio- cesana do movimento da Mãe Peregrina, Tânia Lemke. Encontro Diocesano da Mãe Peregrina em Jaraguá Mãe que está sempre conosco Maio é o mês de Maria, mãe auxiliadora e intercessora A Diocese de Joinville parabeniza todas as mães que, diariamente, dedicam-se em nossas famílias, paróquias e comunidades. Mães, sintam-se abraçadas e abençoadas. Sem vocês não teríamos nossas lideranças, nossos padres, nem a certeza de que só com vocês há esperança de um mundo mais humano e justo. Que Maria, mãe de Deus, continue zelando e protegendo todas vocês, todos os dias. ESPECIAL As capelinhas acompanham os fiés nos encontros. Irmã Mirian Fuck (foto) falou dos dogmas de Maria

description

Edição 162 do Jornal Diocese Informa.

Transcript of Diocese Informa - Maio 2009

Page 1: Diocese Informa - Maio 2009

20 > Diocese Informa Maio 2009

O papa Bento 16 afirma emsuas homilias que "Mãe e Filho”aparecem estreitamente associadosna luta contra o inimigo infernal atéa plena vitória" e assim como "a res-surreição gloriosa de Cristo foi osinal definitivo desta vitória, a glori-ficação de Maria em seu corpo virgi-nal constitui a confirmação final desua plena solidariedade com o Filho,tanto na luta como na vitória".

"Maria não se afastou de nós —acrescentou o Papa — pelo contrá-rio, permanece ainda mais próximae sua luz se projeta sobre nossavida e sobre a história da humanida-de inteira". "Todos nós necessita-

mos de sua ajuda e de seu consolopara enfrentar as provações e osdesafios de cada dia; temos anecessidade de senti-la como Mãe eirmã nas situações concretas denossa existência", concluiu.

Dogmas Marianos

Os cristãos necessitam conhe-cer os dogmas marianos. A forma-ção mariana requer o estudo dosdogmas marianos , tanto em seuconteúdo, como também em seusignificado na vida cristã.

Os dogmas marianos foramconquistas históricas e teológicas

do cristianismo. Fazem parte dopatrimônio e da doutrina daIgreja. Brotaram do sensosobrenatural dos fiéis. Foramformulados pela Igreja. "Odogma nasce na Igreja,que acolhe a Palavra deDeus, aprofunda e evoluina compreensão dodado revelado" (padreLeomar Antônio Brusto-lin, teólogo mariano).

São dogmas marianos:Assunção de MariaImaculada ConceiçãoVirgindade perpétuaMãe de Deus

Dia 29 de março, em Jaraguádo Sul, na comunidade NossaSenhora Rainha da Paz, realizou-se o encontro diocesano com par-ticipação de aproximadamente500 pessoas de toda a diocese.Irmã Mirian Fuck, responsável pelomovimento na Região Sul, falousobre o os dogmas de Maria.

Padre Ivam Macieski, asses-sor do movimento, falou sobre apedagogia de Maria para cate-

quizar as famílias. O coordena-dor diocesano de pastoral, padreJosé Irineu Victor também este-ve presente, falando da impor-tância dos Grupo Bíbl ico deReflexão em consonância com aMãe Peregrina. "O encontro foimuito participativo encerramoscom o terço e logo após a mis-sa", explicou a coordenadora dio-cesana do movimento da MãePeregrina, Tânia Lemke.

Encontro Diocesano da Mãe Peregrina em Jaraguá

Mãe que está sempre conoscoMaio é o mês de Maria, mãe auxiliadora e intercessora

A Diocese de Joinville parabeniza todas as mães que, diariamente,dedicam-se em nossas famílias, paróquias e comunidades. Mães,sintam-se abraçadas e abençoadas. Sem vocês não teríamos nossaslideranças, nossos padres, nem a certeza de que só com vocês háesperança de um mundo mais humano e justo. Que Maria, mãe deDeus, continue zelando e protegendo todas vocês, todos os dias.

EESSPPEECCIIAALL

As capelinhas acompanham os fiés nos encontros. Irmã Mirian Fuck (foto) falou dos dogmas de Maria

Page 2: Diocese Informa - Maio 2009

Jorn

al d

a D

ioce

se d

e Jo

invi

lle •

Nº1

62 •

Ano

15

• M

AIO

200

9

Maio é tempo de celebrar o “sim” à vida e

homenagear todas as mães

MariaMãe de Deus e Nossa Mãe!

PÁGINA 20

Anote esta data: 24 de maio. Neste dia vamos à Aparecida (SP). A Pastoral Familiar quer mostrar ao povo brasileiro que a família é

berço de ternura, segurança e amor. Cada paróquia está convidada aenviar ao menos um ônibus para juntos proclamarmos a cultura da vida

e a esperança da Igreja. Informe-se na sua comunidade ou paróquia.

Catecumenatoé um processo

missionárioPáginas 10 e 11

Semana de Oraçãopela Unidade dos Cristãos

Página 12

MariaMãe de Deus e Nossa Mãe!

Page 3: Diocese Informa - Maio 2009

Estimados leitores do Diocese Informa, Eleestá no meio de nós! Na alegria maior do tempopascal, vamos vivenciar o mês de Maio, celebran-do dia primeiro o dia do trabalhador. Dia de luta,de memória histórica da resistência de tantos ope-rários que deram suas vidas em prol da justiça nomundo do trabalho. Maio de 2009 nos questionasobre a crise mundial dos empregos; do futuroincerto da economia, da certeza dos fatos de queestamos numa crise maior. Aquecimento global,fome, miséria, epidemias, falta de água, combustí-veis não renováveis como petróleo em colapso: o mundo pedesocorro. É preciso uma nova ordem mundial no planeta. Leiam nosite da CNBB a análise de conjuntura apresentada aos bispos evocê entenderá melhor o momento que estamos vivendo.

No dia 3, a diocese realizou a 15ª Romaria do traba-lhador/a em Araquari, pedindo ao Senhor bom Pastor paraque juntos possamos encontrar novas pastagens e aragenspara o rebanho do Senhor. O tema será Paz e Justiça no tra-balho e o lema: Daí-lhes vós mesmos de comer" Lc 9,13.Também no dia 3 de maio foi o domingo do Bom pastor,dia mundial de oração pelas vocações. O Papa nos enviou amensagem com o título: A confiança na iniciativa divina deDeus e a resposta humana. Vamos juntos em todas as cele-brações rezar para que Deus nos envie sempre mais operá-rios para a messe. Sabendo desde já que no dia 19 de

junho, o Papa Bento XVI anunciou a aberturade um ano Sacerdotal para toda a Igreja com otema: Fidelidade a Cristo, fidelidade a Igreja.

Estamos em pleno ano catequético, osbispos na Assembléia deste ano também estãoestudando e refletindo a questão da iniciaçãocristã como novo modelo, novo paradigma paraevangelizarmos melhor nossos fiéis que precisamser iniciados na fé e na vida da comunidade,fazendo uma experiência pessoal e comunitáriano encontro com Jesus Cristo, O Ressuscitado.

Nosso Curso de Bioética, tão necessário e urgente paraos dias de hoje, precisa ser mais assumido , amado e freqüen-tado, percebemos uma presença inferior a 200 participantes,vamos retomar. Os assessores já estão confirmados. Cadatema você pode participar de forma única. Lamentamos opequeno aproveitamento. Pedimos aos padres que facilitem avinda de seus paroquianos colocando meios de transportepara que possamos recuperar a Bioética como espaço de refle-xão e aprofundamento. Há quem muito Deus dá, muito seráexigido. Não diga não. Venha, participe! Você é importante, avida de todos nós mais merece ser protegida.

Maio , nos traz a ternura, o afeto, o carinho das mães, fes-ta de N. Senhora de Fátima. Mês de muitos matrimônios. Mêsdo dia das comunicações sociais que tem como tema: "novastecnologias, novas relações, promovendo uma cultura de res-

peito, de diálogo, de amizade"; outro espaço ainda muito caren-te e urgente de ser melhor assumido por nossa Igreja.

Dentro do período pascal, vamos celebrar em maio aSemana da Unidade dos Cristãos que neste ano acontece nosdias 24-30. As nossas comunidades já estão com os subsídiosem mãos e marcando as celebrações ecumênicas nos bairros,junto com outras igrejas cristãs que vivem também o ecume-nismo. O tema deste ano vem do livro do profeta Ezequiel;Unidos em tuas mãos Ez 37,17. Onde o mesmo apresenta oexílio da Babilônia e suas causas. O povo de Deus está "racha-do" como uma madeira partida ao meio (Reino do norte e doSul) devido sua infidelidade a Aliança com Javé. O tripé dareflexão é o Exílio, a profecia e as esperanças. Neste ano quempreparou a Semana foram as igrejas da Coréia do Norte e sul.Único país no mundo ainda dividido e ferido pela retalhaçãopolítica que afeta diretamente as famílias, que não podem secomunicar uns com outros por estarem morando uns naCoréia do Norte e outros na Coréia do Sul. Que pecado não!Quanta ignorância que fere e destrói a unidade.

Pentecostes será celebrado no dia 31 de maio, pedindoao Espírito Santo que age em nome do Ressuscitado, renovan-do à face da terra, fazendo novas todas as coisas. Somos ins-trumentos dos dons do Espírito Santo que continua hoje esempre realizando as maravilhas que sempre realizou na cria-ção, na Igreja e em cada um de nós como instrumentos deunidade nas mãos da Trindade Santa. Amém!

2 > Diocese Informa Maio 2009

MENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM

A 10ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juven-tude (ENPJ) será em 2012 e vai ser realizada em Maringá. Aescolha da cidade foi definida em reunião da coordenaçãonacional da Pastoral da Juventude (PJ). A cidade, que superouBelo Horizonte na preferência, será a primeira da região sul dopaís a receber o evento. O ENPJ é um momento em que a Pas-toral da Juventude reflete, discute, partilha e celebra sua vida esua história. O encontro é realizado a cada três anos e reúnerepresentantes dos jovens de todas as dioceses do Brasil.

"Será um espaço onde juntos reafirmaremos a opçãode evangelização da juventude tecendo linhas e orientaçõespastorais que guiarão nossos trabalhos", explica o membroda coordenação nacional, Claudinei de Lima. Além da pró-pria juventude, a escolha da cidade tem o apoio do arcebis-po de Maringá, Dom Anuar Battisti, dos padres, religiosos e,também, de entidades da cidade como o Maringá Conven-tion & Visitors Bureau.

A última edição do ENPJ foi realizada em janeiro deste

ano, em Natal, RN, e foi marcada por momentos de espirituali-dade, estudo e missão. Como resume o bispo responsável peloSetor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, oobjetivo foi "reforçar a identidade da própria PJ e provocá-lapara novos horizontes".

"Jovem evangelizando jovem" - Adotada praticamente emtodos os países da América Latina, a Pastoral da Juventude sur-giu no Brasil na década de 70 e é definida como a ação orga-nizada da juventude, em comunhão com a Igreja, evangelizan-do outros jovens.

De acordo com a pesquisa nacional, "Vida dos Grupos deJovens" - realizada em 2006, pelo Instituto Casa da Juventude,de Goiânia, com o apoio do Setor Juventude da CNBB - a Pasto-ral da Juventude possui aproximadamente 50 mil grupos, 53%do total de grupos de jovens católicos no país.

O Ano da Juventude ainda palpita nos corações dosjovens da Diocese de Joinville. Com certeza, o entusiasmo ain-da não acabou. Mas, devemos encontrar sempre caminhos

novos para que continuem se organizando e fortalecendo seusgrupos, além de se abrirem para eventos novos que os ajudena construção de suas vidas.

Queremos que os jovens sejam protagonistas na evangeli-zação, ou seja, atores importantes e não apenas receptores dascoisas do Reino. Como diz o Concílio Vaticano II: "Os jovensdevem converter-se nos primeiros e imediatos apóstolos dosjovens, exercendo o apostolado, a pastoral entre os seus próprioscompanheiros, levando em conta o meio social em que vivem".

O jovem tem a capacidade de se comunicar e chegar aoutros jovens. A Igreja quer formar jovens que sejam fermentodo Evangelho na sociedade, e não jovens "fermentados" poruma sociedade em que o poder, o ter e o prazer são os valoressupremos. Caros jovens, façam de conta que o Ano da Juven-tude ainda não terminou. Por isso, ânimo, coragem, vida sem-pre nova, entusiasmo e esperança que não decepciona. Esta-mos com vocês, neste "Jovens rumo a Maringá"! Vão se orga-nizando desde já. Que Deus vos abençoe!

MMEENNSSAAGGEEMM DDOO BBIISSPPOODOM IRINEU ROQUE SHERER

Padre José Irineu Victor • CoordenadorDiocesano de Pastoral

QUERIDOS LEITORES

Você pode participar:PELO RÁDIO

Difusora AM 1480 KHzPELO TELEFONE(47) 3451-3700

POR [email protected]

Coordenador: Padre José Irineu Victor Jornalista Responsável: Ruy C. F. Ferrari MTB 22251/SP Fotos: Ruy Ferrari, Juliano Fran-cener, José Fuck, Maricler Virmond. Conselho Editorial: Padre José Irineu Victor, Sandra Regina Rovigo Colaboradores: Pastoralda Comunicação Tiragem: 9.500 exemplares. Projeto Gráfico e Diagramação: Girardi Junior Editora. Responsável: Mitra Dioce-sana de Joinville – CNPJ: 84.708.478/0001-60. Redação e Correspondência: Rua Jaguaruna, 147 – Caixa Postal: 284 – CEP89.201-974 — Joinville – SC – Fone: (47) 3451-3700 E-mail: [email protected] N.B.: As matérias assinadas são deresponsabilidade dos autores. Fechamento de cada edição: no dia 20 de cada mês. Matérias entregues depois desta data serãopublicadas no mês seguinte. Colaboração de reportagens: Devem ter, no máximo, 20 linhas, em espaço duplo.

DIOCESEINFORMA

NA INTERNETwww.diocesedejoinville.com.br

Jovens rumo a Maringá

Page 4: Diocese Informa - Maio 2009

Maio 2009 Diocese Informa < 19

SSEERRVVIIÇÇOODIREITOS HUMANOS

Os últimos dias foram agitadospor acontecimentos de pura violênciana cidade.

Primeiro um homem é morto pelapolícia militar com um tiro de espingar-da calibre doze. Dias depois, outrohomem é morto pela polícia militar comum tiro de bala de borracha no rosto dis-parado à queima roupa. No CIP, ummonitor de 43 anos é sufocado até amorte por um adolescente infrator de 17

anos, que usou apenas um lençol como arma.Na segunda-feira, foi o espancamento e tortura de um jovem

praticada com uma máquina de choque elétrico por segurançasde uma boate. E por ai segue o alto de nível violência, ultrapassan-do inclusive as diferenças de classe social.

Muitas outras mortes e episódios desse tipo são noticiadostodos os dias, sem que haja reação, na verdade nem dá tempopara reagir. Somente quando se ergue a voz de defensores dedireitos humanos alertando para a necessidade premente de trans-formar este contexto é que reaçõesindignadas exsurgem argumentan-do que é difícil entender o papeldos ‘direitos humanos’.

Pois bem, acho difícil enten-der aqueles que não conseguemenxergar as causas de tanta vio-lência e exploram somente o con-texto das consequências. Não setrata de ser contra as polícias oua favor dos ‘bandidos’, trata-se deser contra um sistema falido quevitimiza todas as pessoas.

Trata-se de ser contra ummodelo de sociedade que admitea morte violenta e a violação dedireitos como um processo naturaldas relações humanas. Trata-se deser contra a ineficácia e afalácia deuma política de segurança públicano estado de Santa Catarina quenada mais faz a não ser discurso.

Para falar só de Joinville, analisemos: O Presídio Regionalestá hiperlotado, sem estrutura, violento, eficaz reprodutor dacriminalidade e da insegurança. O CIP de Joinville, administradovia política de terceirização da SSP, também não cumpre a fun-ção de recuperar adolescentes e nem mesmo de garantir asegurança de seus agentes.

Não há como concordar com isso, não há como defender aviolência e a morte violenta como política de segurança públicapara a cidade. A proximidade da Conferência Municipal de Segu-rança Pública em Joinville – 22 e 23 de maio – por certo irá des-nudar a verdadeira face de dor e sofrimento que envolve estescasos, familiares de policiais, de trabalhadores da segurança públi-ca, de adolescentes e de populares que jamais obterão justiça.

São vidas que não podem ser devolvidas e, se continuar-mos a olhar somente para nossos umbigos, teremos umasociedade que poderá não mais ser transformada, onde segu-rança será privilégio apenas dos poderosos e a insegurançapatrimônio da coletividade.

Dra. Cynthia Maria Pinto da Luz vice-presidente do CMDH

Violência generalizada

Trata-se deser contra um

modelo desociedade que

admite amorte violentae a violação dedireitos comoum processonatural das

relaçõeshumanas

Adquira este novo CD pelos telefones:(47) 3444-3602 / 9926-5566

Missões Dehonianas PopularesAconteceu no bairro Schramm em São Bento do

Sul, dias 28 e 29 de Março, as missões Dehonianas Popu-lares. No sábado das14 às 17, nove grupos de missioná-rios visitaram e abençoaram as famílias.No domingo àsiniciamos as atividades e após o café e o envio formamos24 grupos de missionários leigos para fazer as visitas. Asvisitas foram encerrradas às 16h30. Cerca de 55 pessoastrabalharam nas missões nas diversas atividades. Foramvisitadas 329 famílias.Os participantes dos grupos bíblicosde reflexão trabalharam na organização, intercessão e arre-cadação de alimentos para o almoço e café dos missioná-rios. Encerramos as atividades com a missa celebradapelo padre Fernando, que valorizou a disposição e o esfor-ço de todos os missionários.

Verônica Campestrini, (Coordenadora das missões Dehonianas popula-res, São Bento do Sul - Paróquia Puríssimo coração de Maria

JAIRO COSTACD "MENSAGENS E ORAÇÕES DE PODER"

Page 5: Diocese Informa - Maio 2009

&&FFAATTOOSS FFOOTTOOSS

18 > Diocese Informa Maio 2009

MaioInício Fim Hora O que Onde15-Maio 17-Maio Cursilho Feminino Joinville16-Maio 13h30 - 22h Escola Diocesana de Comunicação Centro Diocesano de Pastoral16-Maio 14h - 17h Reunião Com. Lumen - Leigas Consagradas Centro Diocesano de Pastoral16-Maio 14h - 17h Encontro Comarcal Catequese do Batismo - Jaraguá Jaraguá do Sul16-Maio 8h30 - 11h Reunião Diocesana Serviço Animação Vocacional Mafra16-Maio Encontro Comarcal Pastoral Dizimo - Com. Mafra P. N.S. Medalha Milagrosa-Itaiopolis16-Maio Formação Agendes Pastoral Familiar - Com. Mafra Par. São José - Mafra17-Maio 9h - 17h Formação Missionária Pastoral da Juventude Comarcas17-Maio 8h30 - 17h Congresso Adolescência Missionária P. S.Paulo Apostolo - Comasa- Jlle17-Maio 8h - 17h Encontro Comarcal Formação Pastoral Litúrgica Rio Negrinho19-Maio 8h Reunião Comarcal Clero/Secretárias - Jlle Norte Par. N.S. Medianeira/Vila Nova 20-Maio 19h - 21h Reunião Mov. Regnum Christi Centro Diocesano de Pastoral20-Maio 19h30 Reunião Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral20-Maio 14h30 Conselho Econômico Pastoral da Criança Centro Diocesano de Pastoral20-Maio 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral21-Maio 19h - 21h30 Escola Comarcal de Catequese Jlle Norte e Sul Centro Diocesano de Pastoral22-Maio 23-Maio 19h Seminário Novos Agentes Pastoral Carcerária a definir22-Maio 24-Maio 8h - 17h Seminário Regional de Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral22-Maio 24-Maio Congresso Estadual RCC Chapecó22-Maio 24-Maio 18h Curso Iniciação Cristã Coord. Equipe Dioc. Catequese Santuário S.C.J. - Bucarein -Jlle23-Maio 14h - 19h Escola Diocesana de Liturgia Centro Diocesano de Pastoral23-Maio Reunião Cursilho Joinville23-Maio 14h Reunião Pastoral do Canto Litúrgico Centro Diocesano de Pastoral23-Maio 8h30 Reunião Diocesana da Pastoral Familiar Joinville Norte23-Maio 24-Maio 8h Estágio Vocacional Seminário Div. Esp.Santo/Jlle24-Maio 13h30 - 17h Escola Ministerial - Emidi - Com. São Bento do Sul Oxford - São Bento do Sul26-Maio 14h30 Reunião Intercomarcal Apostolado Oração Jlle Norte/Sul Centro Diocesano de Pastoral26-Maio 13h - 18h Reunião Comarcal Pastoral da Saúde Schroeder27-Maio 19h30 Reunião Comarcal Grupos Reflexão Comarca Jlle Norte Centro Diocesano de Pastoral27-Maio 9h - 17h30 Reunião Equipe Executiva Pastoral Saúde Centro Diocesano de Pastoral27-Maio 15h Reunião das Pastorais Sociais Centro Diocesano de Pastoral27-Maio 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral27-Maio 19h30 - 21h30 Reunão Comacal Grupos de Reflexão Jlle Sul Santuário S.C.J. - Bucarein -Jlle28-Maio 19h30 - 21h15 Escola Comarcal de Catequese Jaraguá do Sul Par. Senhor Bom Jesus - Guaramirim28-Maio 19h30 Escola de Ministros Centro Diocesano de Pastoral29-Maio 19h30 Reunião Comarcal Pastoral Familiar Jlle Sul Par. São João Batista - Fátima/Jlle

29-Maio 14h Reunião Comarcal Pastoral da Criança Par. São Sebastião/Jaraguá do Sul 30-Maio 14h30 - 21h Concentração Virgem Peregrina Família/ Regnum Christi Centro Diocesano de Pastoral30-Maio Vigilia - Pastoral Carcerária Casa Pastoral - R. São Paulo - Jlle30-Maio 8h30 - 17h Encontro Diocesano Pastoral da Criança Centro Diocesano de Pastoral30-Maio 14h - 17h Encontro Comarcal Catequese do Batismo - Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral31-Maio 8h Louvor de Pentecostes RCC JoinvilleJunhoInício Fim Hora O que Onde1-Jun Reunião Comarcal Pastoral da Saúde - Mafra Mafra2-Jun Encontro Clero Diocesano Casa dos Padres/Sem. Div Esp. Santo2-Jun 14h - 17h Reunião Comarcal da Pastoral Pessoa Idosa Centro Diocesano de Pastoral3-Jun 19h - 21h Reunião Assessores Infância e Adolesc. Missionária Centro Diocesano de Pastoral3-Jun 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral4-Jun 19h30 Curso de Bioética Centro Diocesano de Pastoral4-Jun 19h30 Reunião Comarcal de Liturgia Jlle Norte Centro Diocesano de Pastoral6-Jun 8h30 - 11h30 Encontro Coroinhas - Joinville Sul Seminário Div. Esp. Santo6-Jun 13h30 - 17h30 Encontro Coroinhas Joinville Norte Seminário Div. Esp. Santo6-Jun 15h - 19h Encontro de Namorados - Comarcas Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral6-Jun 8h -12h Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja Centro Diocesano de Pastoral6-Jun 8h Reunião Conselho Diocesano RCC Centro Diocesano de Pastoral6-Jun 13h30 - 21h Escola de Dança Sacra Centro Diocesano de Pastoral6-Jun 15h - 18h Encontro Palavra de Vida- Mov. Focolares Escola Germano Timm/Jlle6-Jun 13h30 - 17h Escola Comarcal de Catequese Mafra Par. São José - Mafra6-Jun 7-Jun Encontro Comarcal Animadores Grupos Reflexão-Mafra São Lourenço - Mafra10-Jun 19h Reunião Comarcal Pastoral Carcerária Casa Pastoral - R. São Paulo - Jlle10-Jun 19h30 Reunião Equipe Diocesana Grupos de Reflexão Centro Diocesano de Pastoral10-Jun 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral10-Jun 19h - Reunião Pascom Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral11-Jun 19h30 Encontro Pastoral da Sobriedade Par. Pur. Cor. Maria - São Bento Sul11-Jun 14-Jun Missão Jovem Diocesana - Pastoral da Juventude Par. São Judas Tadeu - Jaraguá Sul11-Jun Corpus Christi Paróquias12-Jun 14h - 17h30 Reunião Comarcal Pastoral da Saúde - Jlle Sul Par. Santa Luzia/Jlle12-Jun 14-Jun Cursilho Masculino São Francisco do Sul13-Jun 14h Encontro Minist. Jovem/Universidades Renovadas RCC Centro Diocesano de Pastoral13-Jun 14-Jun Encontro Estadual de Pregadores RCC Joinville13-Jun Reunião Comarcal Pastoral da Saúde São Bento do Sul13-Jun 14-Jun Retiro RCC - Comarca de Mafra São Lourenço - Mafra14-Jun 9h30 Reunião e Formação Comarcal Pastoral Saúde São Bento do Sul

CRONOGRAMA

Nossa Senhora do Monte Claro

Padre Osmar Oliveira conduziu, no mês deabril, a imagem de Nossa Senhora de Monte

Claro para a capela, no Vila Nova

Bodas de Ouro em CorupáSilvio Rudolfo AlexandrePinheiro e Iria MariaPinheiro celebraram 50anos de casados no dia18 de abriln, em Corupá.Filhos, noras e netohomenageia este casalcom votos de muitocarinho e amor.

Festa da DivinaMisericórdia na

CatedralA Festa da Divina

Misericórdia foicelebrada no dia 19 de

Abril na Catedral SãoFrancisco Xavier, em

Joinville. A Igreja,celebrou como

"Domingo da DivinaMisericórdia", tal como

fora solicitado pelo PapaJoão Paulo II que a

estabeleceu isto comofesta universal.

Page 6: Diocese Informa - Maio 2009

CCAATTEEQQUUEESSEE

Catequese e a inspiração catecumenalDesafio é preparar jovens e adultos recebam iniciação e decidam optar por Jesus

Dia a dia constata-se que, acatequese específica que preparacrianças, jovens e adultos para ossacramentos da Iniciação Cristã,(Batismo Crisma e Eucaristia), émuito incipiente e pouco consis-tente. Os resultados assim afir-mam. E, por parte das liderançasda Igreja e dos próprios catequis-tas que dispensam muito esforçoe dedicação, algumas perguntassão inevitáveis: - Por que tão poucos catequizan-dos, recebidos os Sacramentos,continuam na comunidade?- Por que muitos adultos pedem oBatismo para seus filhos, mas elesmesmos não manifestam perten-ça a uma comunidade, desconhe-cem a Palavra de Deus e as verda-des da fé e, recebido o Sacramen-to não continuam a vivência cris-tã na comunidade?Qual é a resposta?A Igreja, através dos seus Docu-mentos, principalmente do Cate-quese Renovada, do DiretórioNacional de Catequese, do Docu-mento de Aparecida, direcionamcatequistas, agentes da pastoral,seus pastores, a buscar respostae perceber o itinerário a ser feito. Numa breve análise do que dizemos Documentos, é possível perce-ber que a catequese realizadanas comunidades, ordinariamentenão parte de um encontro vivocom Jesus Cristo, não provocaconversão, não engaja na comuni-dade e não leva a ser discípulosdo Senhor. Hoje, a maioria doscristãos jovens e adultos, não rece-beram uma iniciação que osremetessem a uma decisão eopção por Jesus Cristo. A maiorianão foi acostumada a ouvir oanúncio destemido e testemunhalde Jesus Cristo. A catequese foibem mais em vista de devoções,recepção dos sacramentos, poucocentrada na Palavra de Deus e

pouco ligada à comunidade. Éuma lacuna percebida no contex-to histórico da pastoral.

O que fazer?

● A Igreja indica o caminho parauma catequese de inspiraçãocatecumenal. Uma catequese queinicie no seguimento de JesusCristo. Alguns elementos essen-ciais da catequese de "InspiraçãoCatecumenal".● Toda a ação catequética terácomo centralidade o anúncioexplicito de Jesus Cristo, queamou primeiro e por seu grandeamor, deu sua vida por causa doReino. Mas o Pai o ressuscitou eEle está vivo entre nós. É o "Misté-rio Pascal", centro de todo o anún-cio da fé.. A fé no ressuscitado tor-na o cristão testemunha e discí-pulo do Senhor.● Dar primazia a Palavra de Deus.A Palavra "que se fez carne emJesus de Nazaré"(Jo1,14), estáexpressa na Sagrada Escritura, évivenciada e transmitida na Tradi-ção, se faz presente, é comparti-lhada e celebrada na comunidade.A Palavra provoca as mesmas ati-tudes e sentimentos de Jesus. ● Criar comunidades vivas eatraentes que despertem naspessoas o desejo de fazer partedelas (At 2, 42-47). Comunidadesque vivem o amor fraterno, o diá-logo, o testemunho e o serviço.Daí a importância dos GruposBíblicos de Reflexão onde se fazesta experiência.

O Ano Catequético chama aentrar nesta dinâmica e seguireste itinerário. Por isso, a Dioceseconvoca a todos a estudar o temada Iniciação e atualizar a cateque-se seguindo este itinerário

Irmã Celestina Zardo, Coordenadora Diocesana

Maio 2009 Diocese Informa < 3

Curso de iniciação CristãPara responder ao desa-fio acima descrito, estáprogramado um CursoDiocesano sobre Inicia-ção Cristã, para coorde-nadores de catequese arealizar-se de 22 a 24 demaio, no "SantuárioSagrado Coração deJesus", em Joinville. Ape-nas 3 vagas por Paróquiamas suficiente para queestes coordenadores pos-sam estudar este mesmotema, com os catequistasda sua Paróquia. O Cursoserá assessorado peloPadre Vanildo de Paiva.As Paróquias estão comas fichas de inscrição quejá estão sendo devolvi-das para organização domesmo.

Projeto de aprofundamento da Fé Ao chegar na Diocese, de imediato Dom Irineu manifestoupreocupação quanto ao conhecimento das verdades da nossafé, principalmente por parte dos adultos e jovens. Através deum projeto dirigido à "Kirche in Not "(Ajuda a Igreja quesofre), conseguiu um grande número de exemplares do livro"Eu Creio", Pequeno Catecismo da Igreja Católica e do "Deusfala a seus Filhos", textos Bíblicos. Estes livros estão na Mitra ejá em algu"mas Paróquias, utilizados na Formação Paroquialdos Catequistas. Igualmente, os 164 catequistas da FormaçãoComarcal, Comarcas Norte e sul de Joinville, já estão rezandoe estudando com o livro "Eu Creio. É um grande subsídio paradar segurança no conteúdo da catequese e esperança demaior compreensão do conteúdo da nossa fé. A Escola Comar-cal de Jaraguá e Mafra, também estão se realizando comsucesso. E com o tempo utilizarão o mesmo subsídio. O "Deusfala a seus Filhos" veio em português uma pequena parte, emGuarani, para atender as crianças indígenas.

Concentração RegionalPara Celebrar o Ano Catequético a nível Regional, haverá, dia19 de julho, em Florianópolis, uma concentração com todos oscatequistas que participaram de uma das 8 Escolas de Forma-ção realizadas. Da nossa Diocese temos mais de 60 catequistasque participaram, nestes 16 anos em que se realizaram as 8escolas. Um grupo irá participar.

Escola de Catequese A quarta etapa da Escola Diocesana de Catequese foirealizada de 27 a 29 de março. Com 104 catequistas participando, o professor CelsoLoraschi e o padre Ademir Bauler (foto), caminharam com o grupo na visão geral da Bíblia.

Page 7: Diocese Informa - Maio 2009

4 > Diocese Informa Maio 2009

LLIITTUURRGGIIAA MENSAGEM DO PAPA

Amados irmãos e irmãs, aproximan-do-se o Dia Mundial das ComunicaçõesSociais, é com alegria que me dirijo a vóspara expor algumas reflexões sobre otema escolhido para este ano: Novas tec-nologias, novas relações. Promover umacultura de respeito, de diálogo, de amiza-de. Com efeito, as novas tecnologias digi-tais estão a provocar mudanças funda-mentais nos modelos de comunicação e

nas relações humanas. Estas mudanças são particularmente eviden-tes entre os jovens que cresceram em estreito contato com estasnovas técnicas de comunicação e, consequentemente, sentem-se àvontade num mundo digital que entretanto para nós, adultos quetivemos de aprender a compreender e apreciar as oportunidades porele oferecidas à comunicação, muitas vezes parece estranho. Porisso, na mensagem deste ano, o meu pensamento dirige-se de modoparticular a quem faz parte da chamada geração digital: com elesquero partilhar algumas ideias sobre o potencial extraordinário dasnovas tecnologias, quando usadas para favorecerem a compreensãoe a solidariedade humana. Estas tecnologias são um verdadeiro dompara a humanidade: por isso devemos fazer com que as vantagensque oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos ede todas as comunidades, sobretudo de quem está necessitado e é

vulnerável... Na realidade, quando nos abrimos

aos outros, damos satisfação às nos-sas carências mais profundas e tor-namo-nos de forma mais plenahumanos. De fato amar é aquilo paraque fomos projectados pelo Criador.Naturalmente não falo de relaçõespassageiras, superficiais; falo do ver-dadeiro amor, que constitui o centroda doutrina moral de Jesus: “Amaráso Senhor, teu Deus, com todo o teucoração, com toda a tua alma, comtodo o teu entendimento e comtodas as tuas forças” e “amarás o teupróximo como a ti mesmo” (cf. Mc12, 30-31)... ...Refletindo, à luz disto,

sobre o significado das novas tecnologias, é importante considerarnão só a sua indubitável capacidade de favorecer o contacto entreas pessoas, mas também a qualidade dos conteúdos que aquelassão chamadas a pôr em circulação. Desejo encorajar todas as pes-soas de boa vontade, ativa no mundo emergente da comunicaçãodigital, a que se empenhem na promoção de uma cultura do res-peito, do diálogo, da amizade...

Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aosjovens católicos, para exortá-los a levarem para o mundo digital o tes-temunho da sua fé. Caríssimos, senti-vos comprometidos a introduzirna cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valo-res sobre os quais assenta a vossa vida. A vós, jovens, que vosencontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novosmeios de comunicação, compete de modo particular a tarefa daevangelização deste “continente digital”. A estas expectativas podedar resposta a fé: sede os seus arautos! Sabei que o Papa vos acom-panha com a sua oração e a sua bênção.

Papa Bento XVIVaticano

Dia das comunicações

O coraçãohumano anseiapor um mundoonde reine oamor, onde osdons sejamcompartilhados,onde seconstrua a unidade

Retiro anual de diáconos

ENCONTRO DE CANTO LITÚRGICO

Ministrado pela Irmã MíriaKolling. Data: 4 e 5 de julhode 2009 (início 8h de sábado).Local: Matriz São Sebastião.Av. Mal. Deodoro da Fonseca,632 - Jaraguá do Sul – SC. Ins-crições pelo email: [email protected]. Valor da ins-crição: 20,00. O almoço é porconta de cada participante.

Será providenciado hospeda-gem a quem precisar, (somentepara participantes das comarcasde Mafra, São Bento e Joinvillee outras Dioceses), e manifestar-se na inscrição que deverá serfeita até 15 de junho de 2009.

Os diáconos da Diocese deJoinville, com suas esposas, partici-param do retiro anual que aconte-ceu nos dias 27, 28 e 29 de mar-ço. Estavam presentes 19 diáconose 13 esposas. Foi pregador do reti-ro o Pe. João Batista Chemim, rei-tor da Escola Diaconal de Curitiba.

Neste retiro fizemos precespelo repouso eterno do nosso cole-ga diácono Antonio de Oliveirarecém falecido, pelos diáconosimpossibilitados de estarem conos-co e nos alegramos com o retornodo diácono Helvécio.

Foi muito gratificante parafamília diaconal, receber Dom Iri-neu, nosso bispo e com ele termosum diálogo muito íntimo, onde diá-conos e o bispo ficaram a vontadepara uma conversa amiga, descon-traída e formativa. Se fez presentetambém em nosso retiro o Pe. JoséIrineu, Coordenador Diocesano dePastoral, que nos cumprimentou edesejou um feliz e santo retiro.

O foco principal da pregaçãodo Pe. Chemim foi: "Deus ama seupovo". Deus disse ao povo deIsrael – Vou seduzir a minha ama-da e levá-la de novo para o deser-

to, onde lhe falarei do meu amor.(Os 2,16). Este é o verdadeiro sen-tido de um retiro, Deus nos chamaa sós com ele, para falar do seuamor. Retiro é momento de expe-riência com Deus. São Tomaz deAquino já dizia: "Deus é muitomais íntimo meu, do que eu mes-mo". Santo Agostinho tambémdizia: "Meu coração está inquietoenquanto não repousar em Deus".Pe. Chemim disse: "Quem seencanta pelo Reino, perde o direitode ter tranquilidade". "Não somoscastigados pelo que sentimos, maspelo que fazemos". Nas Bodas deCaná e na Pesca Milagrosa, Jesusfez sua par te depois que oshomens fizeram a sua. Precisamos

nos despojar das seguranças paraabraçarmos a Deus em plenitude:Abraão se desfaz do filho; Moisésdas sandálias; Samuel deixa Eli eatende a Deus; João Batista perdeos discípulos que seguem a Jesus.

O retiro dos diáconos e espo-sas foi coroado de sucesso, graçasao trabalho incansável e dedicadodo diácono José da Silva, presiden-te da CODIP.

Estes dias de retiro, forammuito ricos de espiritualidade, for-mação e diversão com Pe. Che-mim, além de nossa confraterniza-ção, como família diaconal. Foi óti-mo, Deus seja louvado.

Diácono Dorvalino

Teatro da Paixão de Cristo encenadopelas crianças do CEI São Paulo ApóstoloNa quarta-feira santa, 8 de abril, crianças de 2 a 5 anos do CEI São

Paulo Apóstolo encenaram o Teatro da Paixão de Cristo. Emoção e

alegria contagiaram todos que assistiram. Pais e convidados também

vivenciaram momentos de reflexão e espiritualidade.

Diáconos e esposas num retiro cheio de espiritualidade e diversão

Page 8: Diocese Informa - Maio 2009

Qual pessoa casada não sedeparou com problemas derelacionamento no seu casa-mento? PRM - Você sabia que quandocasou ou decidiu unir-se ao seucompanheiro ou a sua compa-nheira levava consigo uma "mala"invisível dos condicionamentos eele(a) dos seus igualmente?

O que são condicionamentos?PRM - São as experiências vivi-das na gestação e na infância, asconclusões negativas e os fatosnegativos que a criança no úteromaterno ou fora dele vivenciouno relacionamento de seus pais,ficando registrado no seu incons-ciente. A criança faz conclusõessobre os homens e as mulheres,e leva como modelo para suavida de relacionamentos a forma

como seus pais viveram, a formacomo se tratavam, se amavamou brigavam, seja ela positiva ounegativa. Então, em muitas quei-xas de problemas nos relaciona-mentos conjugais não aparece odesamor mas, as influências doque cada um carrega dos seuspais, ou seja, ele transfere paraela suas dificuldades e mágoasque carrega no inconsciente emrelação a sua mãe e ela as difi-culdades com seu pai. Se aesposa viveu situações dolorosascom seu pai, vai transferir talmágoa para seu esposo e vice-versa. Por isto 90% das brigasnão são por falta de amor, maspor problemas psicológicos quecada um carrega na sua "mala"de registros negativos e condicio-namentos que vieram de suainfância ou gestação.

Atualmente muitos casais seseparam com facilidade. Por-que isso acontece?PRM - A separação não resolve oproblema de ninguém e sim criaoutro, pois as pessoas se sepa-ram e continuam se amando.

Elas não brigavam, discutiam por-que não se amavam, mas porquepossuem problemas e não falta oamor dentro de cada uma. Vocêsofre quando seu esposo, ouesposa: se fecha, se emburra,chega tarde, bebe, trai, sai comamigos, reclama da roupa, dacomida, da sujeira, não lhe escu-ta, não conversa, é agressivo (a),se nega sexualmente ou negaum gesto de amor? Se você sofreé porque você ama!!! E tenha cer-teza de uma coisa: seu compa-nheiro ou companheira age des-sa forma porque tem um proble-ma dentro de si, no seu incons-ciente, ou você está tendo umaatitude de desamor inconscienteque está acionando no outrouma reação negativa e que lhemachuca, e reage assim porquetambém lhe ama.

Boa parte das brigas e sepa-rações tem um fundo psico-lógico?PRM - Sim. Mais de 95% dosproblemas de relacionamentosque aparecem entre os casais, emuitas vezes começam a brigar,a cobrar o amor e não a dar oamor, daí resultam mágoas quevão sufocando o amor, maseste não desaparece, f icaescondido e as pessoas passama ter bloqueios para expressá-lo,e confundem-se devido àsmágoas que o amor acabou.Por isto que muitas pessoas seseparam não porque o amoracaba, mas porque têm proble-mas de ordem psicológica enão do nível do amor, e quandovão viver com outro companhei-ro(a), os problemas continuam,e trocam, trocam de parceiro(a)e os problemas se repetem, eem muitas pessoas o amor peloprimeiro(a) continua, mesmoque escondido.

Se o problema é psicológico,o que o senhor aconselha?PRM - Convido-o a refletir sesuas dificuldades no seu casa-mento são dessa ordem, e nãoda ordem da falta do amor. Nãoqueira solucionar sua dificulda-de pensando na separação,pense em solucionar a causa detal dificuldade e não no fim dasua união. Você não vai solucio-nar nada e sim vai adquirir maisuma dor. Garanto-lhe que pormais difícil que esteja o relacio-namento no casamento temsolução! Agora, o primeiro pas-so é quebrar o orgulho e refletirse você não está repetindo comeu marido ou sua esposa as ati-tudes de seu pai para com suamãe e sua mãe para com seupai, avalie o exemplo que vocêrecebeu!!! Seu inconscientepode estar fazendo isto.

EENNTTRREEVVIISSTTAAPADRE REGINALDO MANZOTTI

Maio 2009 Diocese Informa < 17

Separação não resolve problema do casalO padre Reginaldo Manzottiestará em Joinville no pró-ximo dia 17 de maio, a par-tir das 18 horas . Ele vail iderar a 6ª ProcissãoMariana, que anualmentesai da paróquia Santo Antô-nio e segue pelas ruas dobairro Bom Retiro e Améri-ca até o Centreventos CauHansen, onde será rezadauma missa. Padre Reginal-do é reconhecido nacional-mente por sua capacidadede comunicação e de evan-gelização através da músicae dos programas diários emdezenas de rádios brasilei-ras, incluindo a rádio Difu-sora AM 1480, em Joinville.Nesta entrevista, o padrefala de uma temática muitoatual que são os problemasde relacionamento e suainfluência no matrimônio.

“Muitas pessoasse separam

não porque oamor acaba, mas porque

têm problemas de ordem

psicológica e nãodo nível do amor”

Page 9: Diocese Informa - Maio 2009

16 > Diocese Informa Maio 2009

Com apoio das comunidades, o retiro de Mafra foi um sucesso

COLUNA DO MÚSICOPor Juliano Joaquim ( J.J ), [email protected]

Música e Liturgia"O canto e a música desem-

penham sua função de sinais demaneira tanto mais significativapor ‘estarem intimamente ligados àação litúrgica’, segundo três crité-rios principais: a beleza expressivada oração, a participação unânimeda assembléia nos momentos pre-vistos e o caráter solene da cele-bração. Participam assim da finali-dade das palavras e das açõeslitúrgicas: a glória de Deus e a san-tificação dos fiéis" ( CIC- 1157).

Neste mês algumas dicassobre a postura do ministério demúsica em animações litúrgicas,especialmente nas celebraçõesEucarísticas. Na celebração Euca-rística, o presidente é o sacerdote;portanto, antes de toda e qualquercelebração, converse com o sacer-dote e exponha o que o ministériopreparou em unidade com a equi-pe de liturgia. Habitualmente o quese espera de um ministro de músi-ca na igreja é que tenha um com-portamento adequado e um movi-mento de acordo com o ambienteem que está; incluindo bom sensoprincipalmente. É um tanto com-plexo falar de posturas e compor-tamentos, pois se questiona o queé certo e errado, conceitos che-gam às pessoas como julgamen-tos. Na verdade é apenas pararelembrar que é preciso ter umapostura nas celebrações. Lembrarque servimos a Deus, e a igreja éum local sagrado que exige respei-to, silêncio, atenção, levar o povo arezar, celebrar com os momentosde festa, enfim ser instrumentopara Aquele que nos colocamos aserviço. Isso inclui um comprometi-mento, não apenas nos finais desemana, ou durante a celebração,mas está no agir diário de ser cris-tão em qualquer local e situação.

Durante as celebrações, ébom lembrar, inclusive, que oministro de música canta com acomunidade e não para a comuni-dade, o que temos aí uma diferen-ça. O músico, neste caso, temcomo missão levar as pessoas acelebrarem e não assistirem umaapresentação musical. No caso daSanta Missa, o centro é o Cristo, osanimadores devem partilhar dacanção com povo. Se os cânticosforem novos, ensaiar com a comu-nidade antes da celebração seriauma boa idéia, mas não cantarem

apenas músicas conhecidas poreles (os músicos) e deixar o povoapenas de expectadores/ouvintes.Na missa, a música deve contribuirpara o engrandecimento e a pro-fundidade dos momentos litúrgi-cos; por isso, cada música precisase encaixar com momento certo eacompanhar os tempos litúrgicos.Não chame a atenção do povopara si ou para seu grupo musical.Na missa, Jesus é o centro. Nãodesvie a atenção das pessoas com"caras e bocas" durante a interpre-tação de uma música, nem na exe-cução de um solo instrumental.

Não converse durante a cele-bração, escolha antecipadamenteas músicas e seu respectivos tons.Se houver extrema necessidade dealgum diálogo, faça-o da formamais discreta possível. Nada maisdesagradável do que um ministériose entreolhando com ar desespera-do, de "qual a próxima música?" ou"qual o tom?". Não use, durante amissa, roupas com cores fortes ouestampadas, a não ser que vocêseja convocado de surpresa e nãotenha condições de se trocar.

Não use, de jeito nenhum,roupas sem mangas, decotadas,transparentes ou bermudas duran-te a celebração Eucarística. Esco-lha os cânticos de acordo com asleituras e tempo litúrgico. Não sepode cantar os Hits, a não ser quese encaixem com o tema da cele-bração. Peça aos músicos quetoquem de forma harmônica ecom um volume que favoreça aoração. Já vi muitas vezes sacerdo-tes e ate bispos serem "martiriza-dos" pelo alto volume dos instru-mentos, inclusive da bateria, mon-tados a menos de um metro deseus ouvidos, em palcos peque-nos. Algumas fórmulas da missa,como o "Cordeiro de Deus", nãopodem ser modificados. Estudeliturgia! Em liturgia não dá paraimprovisar. Não queira ser umministro de música "garçom", queapenas serve aos outros o banque-te. Participe ativamente de cadamomento da celebração, sente-seà mesa. Você também é um "felizconvidado para a ceia do Senhor".Se você é animador de música naliturgia, não multiplique as palavras.Não queira fazer uma homilia acada música, nem queira roubar opapel do comentarista.

Quem quiser conhecer um pouco mais: Fones: (47) 9192-8413/91090102 (Diego/Maisa) e-mail: eternosadoradores@hotmail. com

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

110 jovens no Retiro Vocacional em Mafra

Membros da Família Sale-siana de Santa Catarina se reuni-ram em Ascurra(SC) para um diade retiro em conjunto com afamília Salesiana da paróquiaSanto Antônio. Participaram 120pessoas, formados por salesia-nos de Dom Bosco, Filhas deMaria Auxiliadora, cooperadoressalesianos, Associação de MariaAuxiliadora e ex-alunos. Todos

puderam refletir e rezar a partirda estréia do Reitor-Mor PadrePascual Chávez Villanueva para2009. "Empenhemo-nos emfazer da Família Salesiana umvasto movimento de pessoaspara a salvação da juventude".Padre Ademar Urbainski foiquem discorreu a temática doencontro. O dia foi repleto deespiritualidade salesiana e de

alegre convívio. Três fatos deimportância para a vida de nos-sa família foram celebrados: 150anos da Sociedade de São Fran-cisco de Sales (SDB), 75 anosda canonização de dom Bosco eo bicentenário (em 2015) do nas-cimento do Pai e Mestre daFamília Salesiana. O encontroencerrou após a celebraçãoeucarística, fonte de vida.

Retiro da Família Salesiana, em Ascurra

O Serviço de AnimaçãoVocacional – SAV, da Comarcade Mafra, promoveu mais umretiro vocacional, o primeirodeste ano, na Casa de Forma-ção São Lourenço, em Mafra,nos dias 21 e 22 de março.

As despesas do ret i roforam patrocinadas pela Funda-ção João XXIII, mantenedoradas Rádios São José e NovaEra, à qual o SAV agradece.

Contamos com 110 jovensfazendo o retiro, trabalharamconosco além da equipe doSAV, três seminaristas da Dio-cese de Joinville: Armando,Derlei e Alcione. Os acessoresforam os nossos amigos, Pe.Sérgio e a Ir. Adriana.

Deram apoio com ora-ções diante do Santíssimo, nosdois dias, se alternando repre-sentantes da RCC, do Aposto-lado da Oração e da Congre-gação Mariana.

Para que tudo se tornas-se um grande sucesso, rece-bemos apoio de nossas paró-qu ias e das famí l ias dosjovens participantes.

O padre Gilberto Kraisch,da paróquia Nossa SenhoraAparecida celebrou a missa deencerramento do retiro. O SAVda comarca agradece a todos eesperamos estar juntos no pró-ximo retiro.

Rose Maia, SAV – Comarca de Mafra

Aconteceu nos dias 4 e 5 deabril o retiro de jovens, promovidopelo Serviço de animação vocacio-nal da Diocese na casa de eventosreligiosos em Araquari. Animado-res(as) e os próprios jovens dealgumas paróquias da comarcanorte e sul se reuniram para prepa-rar este momento especial de ora-ção, formação, lazer, partilha e inte-gração. O evento reuniu 120jovens.. "O retiro foi muito proveito-so, na minha opinião, uma expe-riência muito boa de momentosde reflexão, oração, brincadeiras,na qual aprendemos o valor davida, de sermos obedientes, humil-des e a cuidarmos de nosso cor-po, pois é o templo de Deus ", afir-mou a estudante Daiane Regina

Kluck, 17 anos. "Este retiro foi umagrande oportunidade de encontrocom Deus para entrega, reflexão emudança espiritual. Com certezacada um de nós, vai levar para odia a dia um pouco daquilo queaprendemos nestes dois dias deespiritualidade", disse o jovemAndré Elias de Franca, 21 anos. Oencontro começou às 14hs do dia4 e encerrou às 17h, no dia 5.Foram contemplados os temasrelacionados com a dimensãohumana, cristã e vocacional. O reti-ro faz parte de um processo que oserviço de animação vocacinal ini-ciou em 2007, desde os encontrodo Despertar. Ainda este ano, nomês de setembro, acontecerá opróximo encontro.

Retiro do SAV em Araquari

Page 10: Diocese Informa - Maio 2009

Aniversário de Sacerdotes e Diáconos

Maio 2009Dia Sacerdote Anos Cidade

O 3 Joelsio Benincá 1 JoinvilleN 4 Elói Comper SCJ 52 CorupáO 5 Frei Adelino Lovatel, OFM 54 Itapoá N 5 Alcides Brancher 56 JoinvilleN 5 Remo Mariani - MCCJ 70 JoinvilleN 6 Aldo Seidel, CM 55 MafraO 9 Daniel Heinzen Sobrinho OFM 22 JoinvilleO 15 Carlos A. Pinto da Silva 21 Barcarena-PAN 16 Dejacir Costa Pinho 41 ItapoáN 17 João Sebastião Boeing, SCJ 56 Rio NegrinhoN 18 Fernando Gonçalves 48 JoinvilleN 18 João Ilson Alves da Silva 38 AraquariO/N 20/23 Mário Hack 19/54 Campo Alegre

O 23 Miroslaw Michalczewski 19 Barra VelhaO 24 Vilnei Carlos Pscheidt 1 JoinvilleN 25 Mons. Helmuth Berkenbrock 73 JoinvilleN 25 Mário Wojciechosky 35 MafraN 30 João Pedro da Silva Peres, SDB 72 MassarandubaO 31 Carlos Afonso G. de Sousa 1 Joinville

DiáconosO 9 Diác Hilton J. Habowsky 17 São Bento do SulN 11 Diác Adelino Tschá 73 JoinvilleO 11 Diác José C. Sarmento 6 JoinvilleO 12 Diác Mário Estevão Bett 9 JoinvilleN/O 19/28 Diác Altamito Mattiola 55/9 JoinvilleO 27 Diác. José Jarbas Gugelmin 14 Mafra N 29 Diác Antonio J. dos Santos 51 Joinville

Agradeço profundamente aoportunidade de estudar que a Dioce-se de Joinville me ofereceu através deDom Irineu e sem deixar de citar tam-bém a Comissão de Estudos e amigosque estão em sintonia comigo. Expres-so, ainda, mesmo que tardiamente,felicitações a Dom Irineu pela passa-gem do seu 11º aniversário denomeação episcopal.

Demorei a escrever, pois estavaem fase de adaptação e enfrentei inú-meras dificuldades, mas com a graçade Deus, consegui superá-las e hojeestou bem adaptado, realizado e gos-tando desta nova e desafiadora etapade minha vida. Para quem era realiza-do na paróquia, como eu, enfrentarsemanas inteiras e intensivas de estu-dos de Línguas e participar da SantaMissa "correndo" para poder voltar eestudar, mesmo nos domingos, nãofoi muito fácil.

A casa que Dom Irineu conse-guiu é ótima, impossível ser melhor,perto da PUC, biblioteca, metrô... Nacasa moram alguns padres estudan-tes como eu, de diferentes regiões doBrasil e de outros países, mas a finali-dade dela é para os padres idosos edoentes da Arquidiocese de São Pau-lo. Os estudantes vivem envolvidosem suas teses, dissertações e estu-dos como eu. Os doentes e idosospossuem uma rotina própria e intocá-vel. Assim, o quarto (escritório) virouminha vida e os livros meus compa-nheiros. Recentemente, porém, che-garam novos alunos para o Mestradoem Direito Canônico, que, aliás, é umexcelente curso e muito bem afama-do, que deu um clima todo especial

na casa e ajudou na convivência.Quanto aos estudos, o Centro

de Liturgia da PUC pede algo fora dospadrões que conhecemos no Brasilantes do Mestrado e orienta um pro-pedêutico em Letras Clássicas (Latim,Hebraico e Grego) e, ainda, pede parao exame de seleção no meio de ano,outras duas línguas modernas, nomeu caso o Inglês e o Espanhol, alémda elaboração do Projeto de Disserta-ção. São quase 40 horas semanais deestudos de línguas somente em salade aula, sem contar no que isso acar-reta de estudo pessoal em casa.

Como muitos me conhecem,sabem que sou de natureza "agitada", eestou aproveitando outras atividadesque a PUC oferece, terminando depreencher em que consigo o meu tem-po já limitado. Tendo consciência quefui enviado para estudar e que esta é aminha missão neste momento, estoubuscando com todo empenho realizá-lada melhor maneira possível.

Talvez algumas pessoas estejamse perguntando como estou exercendoo meu ministério e para elas respondoatravés de um relatório da Organizaçãodas Nações Unidas divulgado em2007, ao qual projeta uma populaçãode 19,3 milhões de pessoas para acidade de São Paulo em 2010, elevan-do a metrópole ao posto de terceiramais populosa do mundo. Então,como estou numa casa de padres e acidade de São Paulo equipara-se a 40cidades de Joinville, somos muito soli-citados e conseguimos, a medida dopossível, ajudar muitos padres emsituações difíceis na evangelização des-ta tão grande cidade, já envolvida porinúmeros evangélicos.

Fico por aqui, expressando aminha saudade e o meu amor a estaquerida Diocese e pedindo orações detodos aos quais chegarem esta carta.

Com todo o meu carinho,

Padre Luciano dos Santos

Maio 2009 Diocese Informa < 5

CCLLEERROODIRETO DE ROMA

Na madrugada do dia 06 deabril, por volta das 3h. 30min a ItáliaCentral foi atingida por um forte ter-remoto. A catástrofe deixou quase300 mortos, muitos feridos e milha-res de desabrigados. Na região deAbruzzo, especialmente na cidade deÁquila, capital da região, a 90 km anordeste de Roma, quarteirões intei-ros desabaram enquanto os morado-

res dormiam. Segundo dados de geólogos italianos, o terre-moto atingiu 5,8 pontos na escala Richter;

Aqui no Colégio Pio Brasileiro também sentimos os tremoresde terra, mas graças a Deus não houve vítimas e nem danos. Acor-dado pela cama que tremeu forte pensei na hora que alguém tinhaentrado no meu quarto e estava chacoalhando a cama, fazendouma brincadeira. Quando acendi a luz, o tremor já havia parado. Atéachar o interruptor, meio confuso, ouvi a porta do quarto estalar,então comecei a ficar com medo, porque aí entendi que não erasonho nem brincadeira. Fiquei parado para ver se ouvia o alarme doprédio, ou algum barulho. Não se ouvia mais nada. Ao olhar para alâmpada, no teto, vi que ela estava balançando, e não havia ventoalgum. Fiquei com medo. É uma sensação estranha, inexplicável.Você acaba ficando completamente desorientado. Nunca imagineique poderia ficar sem o chão, sem o apoio. Depois, veio o medo devoltar a dormir, pois você pode deitar e de repente tudo cair sobrevocê. A sensação de insegurança é muito grande. Pensamos que acasa que temos é a proteção contra tudo, e ela mesma nessemomento pode nos destruir, soterrar.

Retomo este assunto, pois me trouxe algumas reflexões. Pri-meiramente na linha pessoal. Percebemos nesta hora o quãopequenos somos, bastam alguns segundos e aquilo que era anossa proteção torna-se nosso fim. Não somos nada sem a prote-ção e a confiança em Deus, só Nele estamos verdadeiramenteseguros. Em segundo lugar vemos, que por mais ricas e desen-volvidas que sejam as nações do dito "primeiro mundo" tambémestão sujeitas a lei da natureza. A tecnologia ou dinheiro não dãosegurança total, não estão em condições de garantir muita coi-sa... Mas o que mais me chamou atenção é que na Imprensa Ita-liana, especialmente na Televisão se falava das grandes perdasmateriais, dos monumentos históricos destruídos e até mesmoos sobreviventes entrevistados manifestavam a tristeza pelo bensperdidos... Percebo o quanto o materialismo está forte no cora-ção das pessoas. Estas colocam sua segurança e sua alegria nascoisas, esquecendo Deus e o maior valor que é a vida. RecordoSanto Agostinho, que passou aqui por Roma e dizia: "intranqüiloé o coração humano enquanto não descansa em Deus." Assimcomo o povo europeu, tem muita gente em nosso País que pen-sa que os bens materiais e a riqueza são tudo na vida e que elesteriam a condição de garantir felicidade e segurança, mas perce-bemos nessas horas o quanto tudo é ilusão, é passageiro...

Apesar de toda tecnologia criada pelo homem, a força danatureza ainda é algo que não temos nenhum controle. Nossapequenez aparece nessas horas e percebemos que somos merosviajantes nessa nave chamada Terra. Apesar de toda a tragédia e dador, espero e rezo pra que nós possamos tirar profundas lições doacontecido e aprender a buscar e confiar cada dia mais em Deus.

Padre Ivanor Macieski,Estudante de comunicação noColégio Pio Brasileiro, em Roma

O terremoto na Itália

Querido povo de Deus

N: Nascimento O: Ordenação

Padre Luciano conta sobre sua fase de estudos em São Paulo

Page 11: Diocese Informa - Maio 2009

&&

6 > Diocese Informa Maio 2009

PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Antialcoólica construirá sede novaPastoral planeja construção de nova sede, no João Costa, em Joinville

Há 15 anos a PastoralAntialcoólica desenvolve traba-lho de recuperação e reinclusãosocial de doentes alcoólicos naregião de Joinville. Durante todoesse período os trabalhos foramdesenvolvidos de forma árdua,sem a estrutura necessária, paraque a Pastoral Antialcoólicapudesse ampliar o atendimentode qualidade a nossa comunida-de, por isso, estamos planejandoa cosntrução da nova sede para:● Atendimento ao público,● Reuniões de lideranças, ● Fazer Formação● Encontros Espirituais, Retiros e

louvores:

Os 15 Grupos existentes em ação:

Grupo São João Batista:Bairro Fát ima desde08/11/1994. Grupo São JudasTadeu: Bairro I taum desde05/2/1997. Grupo Divino Espíri-to Santo: Bairro Petrópolis desde12/1/1998. Grupo Cristo Liber-tador: Bairro Jardim Francinedesde 25/8/1998. Grupo Nos-sa S. de Fátima: Bairro Itaumdesde 14/9/1999. Grupo Nossa

S. Auxiliadora: Bairro Costa e Sil-va 19/4/2000. Grupo SagradaFamíl ia : Bairro Guanabara20/5/2000. Grupo Bom Jesus:Bairro Aventureiro 29/5/2000.Grupo São P. Apostolo: BairroBoa Vista 4/4/2001. Grupo SãoMiguel Arcanjo: Bairro Estevãode Matos desde 15/10/2001.Grupo Nossa S. dos Migrantes:

Ba i r ro Jard im Para íso27/8/2002. Grupo ImaculadaConceição: Bairro Boa Vista14/11/2003. Grupo SantaTerezinha do M. Jesus: JardimFranc ine , aventure i ro11/2/2005. Grupo Santa Ritade Cássia, bairro João Costa22/2/2008. Grupo Div inaMisericórdia, bairro Morro da

palha, São Francisco do Sul.Pastoral Antialcoólica – 15anos Orientando Famílias .Reconstruindo Vidas.

O local consiste terrenocom 6.670,41m2, localizado narua III, do loteamento Abel Cos-ta, no Bairro João Costa.

WWW.pastoralantialcoolica.comContato: 3426 0198 / 9964 1500 - Sales

Comunidade Vida Nova completa 11 anos com agenda cheiaA Comunidade Vida Nova, leigos

consagrados a serviço da evangelização,tem sua casa mãe em Joinville, no bairroItaum. Fundada em 21 de abril de 1998,completa esta ano seu 11º aniversário.

Desde o dia 07 de maio de 2007mantemos uma casa de missão em Jara-guá do Sul, a Casa de Oração São José,onde são oferecidos ao público em geral,grupos de oração, atendimento de ora-ção e aconselhamento, estudo bíblico,além de retiros e encontros.

No próximo dia 31 de maio, estare-

mos realizando um grande dia de louvorno Ginásio de Esportes Arthur Müller, nocentro de Jaraguá do Sul, que contarácom a presença do Pe. Eduardo Doug-herty e Ir. Luiza.

O padre Eduardo Dougherty é umdos precursores da Renovação Carismáti-ca Católica no Brasil e é Presidente daAssociação do Senhor Jesus, que man-tém a TV Século XXI, emissora católicade Campinas – SP de caráter educativo.

Nosso site: www.comvidanova.com.brPaulo Henrique de Oliveira, Fundador

Você pode ficar por dentro de toda nossa progra-mação de eventos acessando nosso site no linkagenda ou vistando em um de nossos endereços:

CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO MÃE DA DIVINAMISIRICÓRDIA (CASA MÃE)Rua Cidade de Boa Viagem, 62 – Itaum – Joinville– Fone (47) 3025-2380

LIVRARIA CATÓLICA VIDA NOVARua Monsenhor Gercino, 4068 – Itaum – Joinville– Fone (47) 3027-7082

CASA DE ORAÇÃO SÃO JOSÉRua Conrad Riegel, 108 – Centro – Jaraguá do Sul– Fone (47) 3272-2289

É com grande alegriae satisfação que aCasa de Apoio PadreAloísio Boeingcelebrou a Missa emComemoração aos 3 anos de fundaçãoda entidade, no dia1º de maio, às 9h30em sua sede.Centenas de amigosda instituiçãoestiveram naEstrada Bela Vista,3950, RibeirãoGrande do Norte,Nereu Ramos,Jaraguá do SulAobra é presidida pelopadre Donizeti,pároco da ParóquiaNossa Senhora doRosário.

5 E 6 DE JUNHO – Retiro Espiritual comIr. Zélia (Copiosa Redenção) em nossoCentro de Evangelização de Joinville.

4 E 5 DE JULHO – Retiro Espiritual comDom Cipriano Chagas (ComunidadeEmanuel) em Jaraguá do Sul

15 E 16 DE AGOSTO – Retiro Espiritual com Pe. Shuster também em Jaraguá do Sul.

Datas de eventos denossa comunidade:

A foto mostra o local da atual sede e no detalhe o projeto para um prédio de dois andares

Casa de Apoiocompleta 3 anos

Page 12: Diocese Informa - Maio 2009

Maio 2009 Diocese Informa < 15

Encenações da SemanaSanta em toda a DioceseJovens, adultos e crianças protagonizaram momentos forte deemoção, reflexão e fé nas celebrações de Páscoa de 8 a 12 de abril

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Page 13: Diocese Informa - Maio 2009

Somos os ministros dasexéquias. Estamos presente juntoa família enlutada. Somos a Con-solação e a Esperança nestesmomentos em que a morte visi-ta nossos lares.

As exéquias fortalecem emnós a convicção e a certeza de

que para os que crêm a vidanão é tirada mas transformada.As exéquias cristãs caracterizam-se pela forte dimensão pascal. Aúltima Páscoa nossa é a morte.

Na certeza da fé no mistériopascal a Igreja celebra os funeraisdos seus filhos, e anuncia à comu-

nidade reunida a Vida Eterna,e aomesmo tempo realça o caráterprovisório da vida aqui na terra.

Se você desejar fazer parteda pastoral da Consolação e daEsperança, entre em contatocom sua paróquia ou pelo telefo-ne 3425-2265

A Comarca Sul e Norte este-ve reunida no dia 29 de marçopara uma tarde de formação.Fomos acolhidos na Paróquia S.Sebastião no bairro Iririú pelacoordenação e pelo padre Dúlcio,que alertou da necessidade desermos autênticos evangelizado-res, ardorosos e zelosos em nossoministério. Também, advertiusobre a preparação cuidadosa doministro. O assessor do encontrofoi o diácono Alfredo, onde parti-lhou conosco a reflexão sobre aVida Eterna, Céu, Inferno e o Pur-gatório e orientou sobre a Unçãodos Enfermos.. No mês de marçonos dias 12,17 e 18, a paróquiaNossa Senhora de Fátima, noItaum, organizou um encontrocom a Pastoral da Consolação eda Esperança. Participaram repre-sentantes de todas as comunida-des da paróquia. A finalidade eraorientá-los como atuar nos veló-rios, sepultamentos e nos encon-tros de 7 noites de luz na casa dafamília enluta Foi enfatizado osentido pascal da morte.

ComarcasNorte e Sul

Formação em Barra VelhaA Paróquia Divino Espirito Santo, em Barra Velha reuniu nodia 4 de abril para uma tarde de formação sobre a pastoralda Consolação e Esperança, assessorado pela coordenadoradiocesana, Zenaide Busarello. Refletiu-se sobre o que é oministério das exéquias, como funciona em nossa Diocese, aparticipação dos ministros nos velórios e nos sepultamen-tos, os encontros das 7 noites de luz. Foi resaltado a impor-tância do ministro estar bem preparado para Evangelizar.

ItapoáDia 25 de abril, a paróquiaImaculada Conceição, emItapoá, realizou uma tardede formação para os mem-bros da Pastoral da Conso-lação e da Esperança.Juntos unimos esfor;os paraevangelizar e acalentar.

Vila NovaA Paróquia Nossa SenhoraMedianeira, Vila Nova, emJoinville promoveu no dia30 de abril uma formaçãopara ministros da Pastoral da Consolação e da Esperança das 19h30 às21 horas.

Cerca de mil pessoas participaram da 15 Romaria Diocesana doTrabalhador, 3 de maio, em Araquari, em frente ao Santuáriodo Senhor Bom Jesus. Nem o mal tempo afastou os fiéis quepercorreram as ruas em procissão com a imagem milagrosa.Dom Irineu Scherer presidiu a celebração, no salão paroquial.

No dia 16 de abril de 1983iniciava um Grupo de casais doMovimento de Casais Encontris-tas(MCE) na paróquia SantoAntônio. Após 26 anos, o MCEcontinua muito ativo na vida dacomunidade. Na reunião do dia18 de abril foi festejada mais

esta data tão especial paracomunidade paroquial.

Estavam presentes aproxi-madamente 80 casais integran-tes do Movimento. O casal Mari-nho e Sir lei , coordenadorescomarcais do MCE na ComarcaNorte também participou da reu-

nião. Eles falaram sobre asmetas para o MCE neste ano,sobre o histórico dos encontris-tas e ainda a respeito da condu-ta dos cristãos. A reunião festivaterminou com uma belíssimaapresentação de Dança, no salãoparoquial, em Joinville.

Movimento de Casais completa 26 anos

14 > Diocese Informa Maio 2009

CCOOMMAARRCCAASS

Pastoral Consolação e Esperança

15ª Romaria doTrabalhador

Fotos José Fuck/Pascom

Page 14: Diocese Informa - Maio 2009

Em março e abril a Pasto-ral da Criança da Diocese deJoinville promoveu curso decapacitação de brinquedistada Pastoral da Criança com aIr. Salete . Foi real izado noCentro Diocesano de Pastoral,foi muito animado, aprende-mos a brincar e valorizar asbrincadeiras com as crianças."O curso de brinquedista nosfez voltar no tempo e reviver anossa infância com cânticos,brincadeiras, brinquedos e his-tór ias . Nos fez enxergar oquão importante são as brin-

cadeiras para a formação dascr ianças , desenvo lvendo acriatividade, o raciocínio, osaber partilhar, ganhar e per-der" , af irmaram alguns dosparticipantes (Leandro, Karinae Pricila) que vieram da paró-quia S . João Batista, do Jar-dim Ir i r iú , na Comunidade:Sagrada Família, em Joinville.Também par t ic iparam inte-grantes da pastoral de outrasparóquias e comunidades daDiocese. O curso foi ministra-do no Centro Diocesano depastoral, em Joinville.

Maio 2009 Diocese Informa < 7

Entre os dias 21 e 25 dejulho, a cidade de Porto Velho, emRondônia, sediará o 12° Interecle-sial das Comunidades Eclesiais deBase (CEBs). Este encontro terácomo tema "CEBs: Ecologia e Mis-são", reunirá cerca de três milrepresentantes de todo o Brasil,América Latina e Caribe. O PadreLuis Ceppi, que é o coordenadordo encontro relata os principaisobjetivos, que é dar continuidadeàs experiências das CEBs e fortale-cer a caminhada. Será a primeiraedição do encontro a acontecerna região Norte, o que faz comque os participantes vivenciemainda mais o tema proposto etenham contato com a realidadevivida pelas populações locais.

A reflexão em torno da eco-logia vem harmonizar o homem ea mulher com a natureza, criaçãode Deus, esta união manifesta apresença do Deus criador. Osegundo eixo que tratará da mis-são,é um profundo olhar para o

outro, outros povos, outras realida-des, um grito de alerta para aatual situação social, na qual adesigualdade é cada vez maior.

O 12° Intereclesial na Ama-zônia é a oportunidade de discu-

tir a importância da região paraa humanidade e tentar estabele-cer entre as igrejas das comuni-dades que vivem na região ummodelo de desenvolvimento queprivilegie os pobres e sirva aos

interesses de todos e todas.Já está tudo preparado. Há

quatro anos o povo desta regiãonos esperam, muitas conversõesjá aconteceram por lá em relaçãoa mística e espiritualidade dasCebs. Todos os documentos daigreja, principalmente o Documen-to de Aparecida foi estudado mui-tas e muitas vezes com o povo deDeus que se preparam para rece-ber representantes de todo o Brasile América Latina. Os encontrosdas CEBs tanto estadual comonacional são memórias vivas dopovo do primeiro testamento,onde tinham uma esperança elutavam para realizá-la, as Cebsarmam suas tendas de 4 em 4anos para gritar por vida, paradefender o planeta e por uma igre-ja solidária, no decorrer dos 4anos muitos encontros vão aconte-cendo, muitas conversas e diálo-gos calorosos acontecem emrazão do encontro e, é aí que estáo Espírito Divino soprando, por

isso as Cebs jamais acabarão, poisnão é um plano do homem ou damulher é sim, um plano Divinopara os humanos.

Nosso regional (Sul IV) pos-sui 90 vagas, as quais foram distri-buídas para as dez dioceses. Paraparticipar do encontro todos osdelegados (as) devem participarde uma preparação criteriosa, comestudos do texto base e outrasinformações sobre a região, da gra-de do encontro e outros. Para issoa Ampliada das CEBs e dos GBRescolheram a Diocese de Joinvillepara sediar este encontro que serealizará nos dias 22, 23 e 24 demaio de 2009, na paróquia SenhorBom Jesus no bairro Aventureiro.

Roguemos a Trindade santapara que todas as bênçãos Celes-tiais desçam sobre os participan-tes e os organizadores destesencontros, pois temos certeza dosfrutos que deles vêem.

Dulcelina Fraseto, Coordenadora Diocesana das CEBs

Ecologia e Missão no 12ºIntereclesial das CEBs, em Porto Velho

Pastoral oferece Curso de brinquedistaPastoral da Criança capacitaagentes para brincar e divertir

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Participantes do Curso de Brinquedistas ficaram entusiasmados com a capacitação e formação

Page 15: Diocese Informa - Maio 2009

&&

8 > Diocese Informa Maio 2009

PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Você conhece o Cursilho?

Você certamente já ouviufalar do Cursilho. Muitas pessoasfalam, comentam e o conhecem.Muitas pessoas, no entanto, aindao desconhecem totalmente. Exis-tem pessoas que até chegam adizer que o Cursilho é um movi-mento fechado e que apenas algu-mas pessoas podem participar, oque é uma grande inverdade.

Mas o que é, na verdade, doMovimento de Cursilhos?

É um Movimento de igreja(católica), nascido nos anos 40,na ilha de Majorca (Espanha). Foifundado por um grupo de jovens,animados por Eduardo Bonin(recentemente falecido), e acom-panhados pelo Pe. SebastiãoGaya. Aquele grupo estava preo-cupado com os caminhos da reli-gião na época e desejava traba-lhar para uma retomada do verda-deiro caminho (alguns anosdepois veio o Vaticano II). O BispoDom Juan Hervás os encorajou alevar adiante seus esforços, nabusca de levar às pessoas umafórmula sintetizada por:

● decidir-se a viver e a partilharcom os outros aquilo que é fundamental para ser cristão.

● Desenvolver novos métodosde semear o Evangelho nosseus ambientes, na vivênciade cada dia.

Um Movimento que recebeuo apoio entusiástico de todos osPapas dos últimos 70 anos. OPapa Paulo VI instituiu São Paulo, ogrande divulgador do cristianismo,como patrono oficial do Movimen-to de Cursilhos. Um Movimentoque se tornou universal, cobrindohoje os cinco continentes. Cercade 20 mil pessoas se alimentamdos seus frutos maravilhosos emmais de 50 paises.

Um Movimento que se define como:

Movimento de igreja que tor-na possível a experiência pessoal ecomunitária daquilo que é funda-mental para a vida cristã. Temcomo finalidade especifica "evan-gelização ambiental com o qual seprocura levar o cursilhista a ser fer-mento dos valores do Evangelhonos seus ambientes".

Todo movimento tem umcarisma próprio. O Cursilho temcomo carisma a Evangelização dosAmbientes, ou Pastoral ambiental.Sabemos que o cristão verdadeira-mente comprometido com oseguimento de Jesus e na vivênciado fundamental cristão, contaminade evangelho os ambientes ondevive e convive pelo seu entusiasmoe testemunho de vida. Não precisalevar a Bíblia embaixo do braço,mas no coração e viver os seusensinamentos.

Se você está interessado emfazer o Cursilho e participar destaexperiência inesquecível, tome adecisão que já trouxe a felicidadepara milhões de pessoas no mun-do inteiro. Serão dois dias somentepara você: ● fazer uma avaliação da sua vida;● encontrar um ideal;● sentir a verdadeira amizade;● reavivar a fé;

● encontrar Deus, descobrindo Deuscomo seu Pai e se abandonandonEle, como uma criança; reencon-trando Jesus como se encontraum amigo querido, descobrindoseu rosto nos irmãos e irmãs.

Se você está interessado (a),procure sua Paróquia ou os coor-denadores do Movimento de suacidade e faça esta experiênciaextraordinária de ser igreja.

Em Joinville, teremos umRetiro para mulheres nos dias 15 a17 de maio e de homens nos dias19 a 21 de junho. Informaçõescom Luiz 3422 1643, 8447 0906,ou Vavassori 3436 1681. Em julhotemos dois Cursilhos diocesanospara jovens, nos dias 03 a 05,masculino e 17 a 19 para moças.

Contatos: Jaraguá do Sul: com a Tide 3370 8044 (CoordenadoraDiocesana), São Bento do Sul, Mafrae São Francisco, procurem sua Paróquia ou comunidade.

Saiba mais sobre este importante Movimento da Igreja Católica

Cursilhistas são convidados a levar Cristo para todos os ambientes com seu testemunho de vida

MovimentoRegnum Christivisita 900 famíliasMembros do MovimentoRegnum Christi visitaram 900famílias da Paróquia N.S.doPerpétuo Socorro, no Costa eSilva,em Joinville. A visita,conforme orientação dopároco Venceslau Nieckasz,teve o objetivo de convidaros fiéis católicos aparticiparem das atividadesda Semana Santa, confessar-se, a viver com a Páscoa esobretudo de viver fielmenteos mandamentos da Lei deDeus. Participaram dasmissões mais de 70 meninasda Cor Missionária, (meninasde 13 a 16 anos que integramo Club Giro,clube femininoda Rede Missão, com objetivode formar integralmente ajuventude) e 17 famílias queparticipam da FamíliaMissionária, membros doMovimento e pais demeninas dos clube Giro e oitoconsagradas. As próximasmissões acontecerão emCorpus Christi. Contato e informação:www.demisiones.org

Agendão daRenovação Carismática

Domingo 31 de maio das 8 às 17horas - Louvor de PentecostesArca da Aliança 1º louvor de pentecostes paracrianças com a Presença de Die-go Fernandes

Domingo 7 de junho às 16 horas- Missa mensal da RCC na cate-dral com o padre Jorginho

Sábado e domingo 6 e 7 dejunho - Retiro Diocesano de Curae Libertação (todos os servos sãoconvidados) Local : comunidadeArca da Aliança. Pregadora :Ângela, coordenadora nacionaldo ministério de cura e liberta-ção. Obs: inicia dia 6 às 8 horasencerramento dia 07 as 12horas. Pedimos a colaboração de5 reais (para despesas com pre-gador, som e outros ). No localtem venda de lanches e almoço.

Assessores da CNBB na Escola de Comunicação

No dia 25 de abril marcou presença na escola

diocesana de comunicação, padre Domingos

Nandi, do ITESC e CNBB. Tratou do tema

Comunicação e Evangelização na Liturgia. No

dia 21 de março o assessor nacional da CNBB,

Elson Faxina trabalhou com os alunos da

escola o tema Comunicação na Igreja.

Page 16: Diocese Informa - Maio 2009

Maio 2009 Diocese Informa < 13

IIGGRREEJJAA MMIISSSSIIOONNÁÁRRIIAAMISSÕES

O mês de maio é carregado do femini-no. Maria mãe de Jesus, nossas mães e tantasMarias. O rosto de Deus é também feminino ematerno. Hoje o rosto mais feminino da Ama-zônia é representado pela Irmã Dorothy Stang.Freira missionária norte-americana naturalizadabrasileira, morta a tiros em Anapú no dia 12de fevereiro de 2005, aos 73 anos de idade.Mas por que mataram Dorothy? Essa perguntaentre tantas feitas pelo povo ainda não temresposta. O pistoleiro está preso, como só os

pobres estão. O mandante do assassinato foi preso e condenado a 35 anosde prisão. O julgamento foi anulado e ele foi solto. Agora descobriram queuma prova de sua inocência foi forjada e ele foi novamente preso. Contudo,como justiça só tem os ricos, ele foi solto e vai responder em liberdade. Teriasido o primeiro caso de um fazendeiro preso e condenado por mandarmatar os pobres no Pará. Vergonha, vergonha para a nossa cega Justiça, quevive piscando um olho para o lado dos poderosos. Mas essa história temduas caras. Na Amazônia existem duas propostas bem diferentes de desen-volvimento. Uma, do agronegócio e da mineração, que tem como represen-tantes os fazendeiros, os madeireiros, os plantadores de soja e as minerado-ras. A outra, da preservação e da justiça social, que tem como representan-tes os movimentos sociais e diversos outros setores comprometidos com aluta do povo. A política do agronegócio e da mineração vem destruindo todaa região numa corrida suicida pelo lucro. Ela vem deixando um rastro de san-gue em toda a região. Desmatando ilegalmente, incendiando a mata parasemear capim, derrubando a mais rica floresta do planeta para plantar soja,construindo barragens a esmo e abrindo crateras no coração da Amazôniapara roubar nossos minérios. Entretanto, do outro lado do rio, entre as árvo-res, estão aquelas pessoas que fazem frente a essa política de morte. Elasquerem uma Amazônia economicamente sustentável e socialmente justa.Uma Amazônia livre. A irmã Dorothy fazia parte do movimento social e acre-ditava que era possível viver em paz com a floresta e dela retirar o sustentodigno para cada família. Por isso ela liderou a implantação dos Projetos deDesenvolvimento Sustentável (PDSs). Eles são uma alternativa para o modelode exploração desenfreada da Amazônia e uma forma de pacificar a relaçãoentre o homem e a natureza. Eles têm uma mística que crê em um Deusdos Pobres que se envolve e luta com seu povo. A organização é baseadana experiência e no compromisso com a coletividade. Mas a realidade conti-nua conflituosa e tensa. As ameaças aumentam. A caminhada é lenta e traza determinação e a convicção na conquista dos direitos, assumidos até asúltimas conseqüências. Os desafios não têm número. E o esforço é de enca-rá-los como oportunidades de crescer. O lado dos grileiros, madeireiros efazendeiros se fortalece e é cada vez mais ganancioso, covarde e violento.Os confrontos são crescentes. A mídia tem mostrado isso a nível nacional. Apublicidade governamental num outdoor dizia: "Pará terra de Direitos".Alguém pichou ao final: violados. Agora é o momento de aprender a contes-tar. Manter-se firme e consciente diante da força do dragão é um aprendiza-do lento e doloroso. A força coletiva que vem da união tanto na partilhacomo na decisão anima o povo a avançar. Precisamos entender que existemdiversas formas de expressar e trabalhar a coletividade. Não existem solu-ções únicas e absolutas. Existem outros modos de vida sustentáveis. Faça-mos da história, com suas vitórias, derrotas e tragédias, um fato impulsio-nador para o futuro, sem se enterrar no fatalismo. É vital para a caminhadater muita criatividade em manter e aprofundar a motivação de fé e mística,fazendo uma inter-relação entre a fé, a vida e a luta. Por fim, se você quersaber mais, veja o documentário: Mataram Irmã Dorothy, produzido pelovencedor do Oscar, Nigel Noble e narrado por Wagner Moura (Tropa deElite). Ele é tão cativante que é quase difícil de acreditar. "Tenho saudadesda Dorothy. Do seu otimismo contagiante, do seu amor pelos ofendidos ehumilhados e de sua enorme capacidade de não perder o humor emsituações de extrema tensão e angustia. Como podemos mantê-la vivaentre nós? A resposta é simples: nunca abrir mão da luta por uma Amazô-nia sustentável" (Thomas Mitschein).

Padre Carlos AlbertoMissionário na Amazô[email protected]

Mãe Natureza

As paróquias da nossaDiocese estão de parabéns pelaorganização e pelo ardor missio-nário que perpassa os gruposda Infãncia e Adolescência Mis-sionária.

Estivemos no mês de abril,no dia 4, em Mafra. Fomos aco-lhidos no bairro do Imbuial,comunidade São Pedro, da paró-quia São José. As crianças daInfância Missionária e os adoles-centes de 4 paróquias estavamlá para mostrar o maravilhosotrabalho que fazem naquelasparóquias. Os pequenos do bair-ro de Imbuial nos surprenderamcom suas encenações e cantos.Os assessores partilharam seustrabalhos junto a Infãncia Missio-nária como também suas dificul-dades e desafios, Através dosdiversos depoimentos sentimoso amor pelo trabalho missioná-rio que faz a diferença no con-junto da paróquia.

Parabéns e nosso agradeci-mento a Comunidade São Pedro,do bairro Imbuial pela acolhida epelo gostoso almoço.

Crianças missionáriasInfância e adolescência missionária, em Mafra

Com muita criatividade, as crianças surpreenderam e agradaram

Jovens e lideranças missionárias mostraram dedicação e amor

Infância Missionária em Jaraguá do Sul

No dia 29 de marçofomos nos encontrar com osassessores da Infância Missio-nária da Comarca de Jaraguádo Sul na paróquia SenhorBom Jesus, em Guaramirim,comunidade Santos Anjos nobairro do Avaí

Juntos aos assessores edo pessoal envolvido sentimosa satisfação e o desejo detodos em conhecer mais paraorganizar bem a Infância Mis-sionária nas comunidades.

Partilharam seus trabalhoscomo também as dificulda-des. A aquisição de materialpara o andamento dos traba-lhos foi muito positivo.

A Infância missionáriaestá presente para Evangelizarnossas crianças ,seus pais,colegas sendo esta a princi-pal motivação de todo nossotrabalho. Parabéns. Conti-nuem. A Igreja precisa daInfância e da AdolescênciaMissionária.

Adquira o materialda InfânciaTodo material da Infância eAdolescência Missionária vocêpoderá adquirir pelo fone:3425-2265 ou 3025-2055

Congresso para AdolescentesDia 17 de maio, na ParóquiaSão Paulo Apóstolo, bairroComasa, em Joinville aconteceo congresso missionário. Oevento começa às 8h30 etérmina às 16 horas com amissa. Informe-se em suaparóquia. Participe!

Page 17: Diocese Informa - Maio 2009

12 > Diocese Informa Maio 2009

GGEERRAALLECUMENISMO

Convido os leitores e as leitoras des-ta coluna a seguirmos, em pensamentos,por um mesmo caminho. A inspiraçãoprocede do caminho seguido por doisdiscípulos do grupo de Jesus, após a suacrucificação. Cléopas e seu companheirose afastam dos trágicos acontecimentos,ocorridos em Jerusalém. Ambos seguempara um vilarejo nas imediações e conhe-cido como Emaús. A narrativa parte do

Evangelho, conforme Lucas, capítulo 24. De forma muito hábil, oevangelista constrói a trama como se fosse uma novela. Sendo leito-res e leitoras, sentimo-nos integrados na trama. Não deixa de serimpressionante o fato de que uma 3ª pessoa se associa, a caminho;esta pessoa logo não é reconhecida.

A Igreja, nos passos do caminho ecumênico se submeteao mandato do Evangelho e busca a sua inspiração no aconteci-mento da Páscoa de Jesus Cristo.

Até parece uma proposta em analogia à lei da física, dacausa e do efeito.

A vivência de fé no Cristo ressuscitado gera uma causa e oseguimento conjunto das comunidades cristãs, indica ao seu

efeito. A Páscoa se identifica comorazão maior para a existência daIgreja de Jesus Cristo, na perspecti-va ecumênica.

A festa da vitória do poder da vidasobre as múltiplas facetas dos poderesda morte torna-se o manancial para aIgreja da Esperança, em meio ao mun-do de tanta desesperança, realidadepontilhada por tantos sinais de morte.

Interpreto a cooperação ecumêni-ca entre o Sínodo Norte Catarinense(IECLB) e a Diocese de Joinville(ICAR), sendo um fruto da experiên-cia e do testemunho da Páscoa. É aPáscoa que nos inspira a trilharmos

caminhos comuns, onde o espírito da convergência remove aenorme pedra das divergências históricas, à entrada do túmulo.

O Evangelho da Páscoa leva à confiança e embala a espe-rança. As boas notícias a respeito do Cristo, que vive, anunciamque Ele é companheiro fiel, em torno de mesas comuns e de prá-ticas conjuntas onde se concretiza a fé no mesmo Cristo ressusci-tado. Em razão da Páscoa, cujo potencial de vida nova é semcomparação, as suspeitas de um "inverno ecumênico" ou as mani-festações das sombras das incertezas se tornam relativas. Por quenão testemunhar que o Filho de Deus o Senhor vivo, sempre este-ve conosco e sempre continuará conosco? Não será o "fôlegoecumênico", fruto dessa presença?

No espírito ecumênico nos tornamos aprendizes do respeitoà diversidade. A Igreja de Esperança não relativiza e não nivela ahistória e a tradição. É Deus mesmo que inaugura, através da Pás-coa do seu querido Filho, a Igreja da Esperança. Graças a Deus aperspectiva da Igreja ecumênica não depende tão somente decomissões de diálogo e dos nossos planejamentos. É fruto, oferta,é liberdade decorrente da Páscoa!

Manfredo SieglePastor Sinodal

Juntos, a caminho

A Semana de Oração pelaUnidade dos Cristãos 2009 acon-tece entre os dias 24 e 31 demaio. Ela nos propõe dois convitesdirigidos às Igrejas e aos cristãos:orar pela unidade dos cristãos ebuscá-la juntos, oração e ação.

Unidos na tua mão (Ez 37,17)é o tema que vamos rezar naSOUC/2009. Pensando nestasemana, a Comissão de Ecumenis-mo de Joinville participou de semi-nários sobre o tema da SOUC,realizado pelo Cier (Conselho deIgrejas para estudos e reflexão) emLages, no Centro de FormaçãoCatólica, nos dias 23 e 24 de mar-ço. A comissão e os participantesdos seminários num gesto concre-to convidam a comunidade deJoinville a participar da celebraçãode abertura a ser realizada no dia23 de maio, no Centro Diocesanode Pastoral, as 9 horas.

Colocando em prática o quefoi visto, numa experiencia de estu-do, partilha, oração comum, viven-cia e alegria da unidade na diversi-

dade a Comissão realizou doisSeminários para preparar a Sema-na de Oração em Joinville, o pri-meiro no Centro Diocesano, emJoinville, no dia 28 de março. 31pessoas representaram suas paró-quias e comunidades.

O segundo seminário, no dia24 de abril, realizado na paróquiaNossa Senhora de Fátima, na rua15, reuniu 19 representantes dasparóquias e comunidades e 11jovens da Crisma. Além da prepara-ção da Semana de Oração forampartilhados diversas idéias e suges-tões para as atividades ecumênicasconcretas, a partir das comunida-des e paróquias, nos Grupos deReflexão, jovens e escolas.

Celebrações da Semana deOração serão realizadas tambémem outras comunidades e paró-quias: Santuário Sagrado Coraçãode Jesus, paróquia Nossa SenhoraMedianeira, paróquia Santo Antô-nio e Nossa Senhora ImaculadaConceição, em Itapoá. Tambémem alguns colégios serão realiza-

das a Semana de Oração com aparticipação dos jovens. Informe-seem sua paróquia e participe.

Animados pelo Espirito da Uni-dade, padres e pastores se reuni-ram também no dia 24 de abril, naparóquia Nossa Senhora de Fáti-ma, rua 15, para refletirem sobre otema da Semana de Oração e pre-parar a celebração de encerramen-to, no dia 29 de maio, às 19h30,na paróquia São Sebastião, Iri-riú e no dia 27 de maio, às19h30, na Paróquia CristoRedentor – rua Jaú, 288 – Glória.

Acompanhe a Agenda 2009

26/06- Tema: Grito dos Excluídos– Paróquia São Sebastião Iririú - 28/08- Tema: Seminário de estudo – CFE 2010 06/11- Tema: Direitos Humanos

Homens se unem para rezar com MariaO grupo dos homens

rezando com Maria, da Paró-quia Nossa Senhora do Perpé-tuo Socorro, no Costa e Silva,em Joinville, cresce na oração,alegria, unidade e amor. Naquinta feira, 26 de março, ogrupo se reuniu para rezar nacasa do diácono Sebastião paraagradecer a Deus e pedir aintercessão de Maria Santíssi-ma pelos 9 anos de sua orde-nação diaconal. Foi um encon-tro de muita oração, louvor eação de graças. E no final umaconfraternização para festejaressa data tão especial na vidado nosso querido diácono quesempre caminha conosco. O

grupo dos homens agradece otrabalho incansável por eleprestado e deseja, muita saúde,alegria, paz, felicidades e pros-peridades em seu ministério.

Aproveitamos para convidarvocê homem para estar conosconesta bela missão.

Grupo dos homens rezando com Maria

SOUC 2009une os cristãos

Por que nãotestemunharque o Filho deDeus o Senhorvivo, sempreesteve conosco e semprecontinuaráconosco?

Encontro aconteceu para agradecer 9 anos de ordenacão diaconal

Page 18: Diocese Informa - Maio 2009

Maio 2009 Diocese Informa < 9

GGRRUUPPOOSS BBÍÍBBLLIICCOOSS DDEE RREEFFLLEEXXÃÃOO

Grupos Bíblicos fecham Ano PaulinoComarca Sul prepara encerramento do Ano Paulino

O encerramento do AnoPaulino na Comarca Sul acon-tecerá no dia 27 junho, sábadoa partir das 14 horas, na Cate-dral Diocesana de Joinville. Oevento contará com a participa-ção do bispo diocesano deJoinvil le, dom Irineu RoqueScherer. As paróquias quecompõem a Comarca Sul deJoinville já estão se organizan-do para esta celebração queiniciará com um tríduo prepara-tório. O tríduo vai acontecer

conforme a disponibilidade dasparóquias, umas vão envolver otríduo de encerramento do AnoPaulino com a programação dafesta de seu padroeiro, outrasvão realizar por comunidades,setores ou mesmo cada grupofará seu próprio tríduo.

O evento encerrará com acelebração da missa, que serápresidida por padre Ademir Bau-ler, coordenador da ComarcaSul e concelebrada pelosdemais convidados.

Com objetivo de for-mar visitadores e agentesque possam repassar asinformações às suas paró-quias, reuniram-se nos dias3 a 5 de abril, na Casa deFormação do bairro Vi laNova, cerca de 100 partici-pantes dos Grupos Bíblicosde Reflexão.

Segundo a Coordena-dora diocesana dos GruposBíblicos de Reflexão, EloirTerezinha Tuon Bez Batti, a

dificuldade dos agentes emrepassar os conteúdos foi oque motivou esta formação."Cada pessoa aqui presenteleva consigo material didáti-co para formação na suaparóquia", disse Eloir.

Va le sa l ientar quetodas as paróquias de nos-sa Diocese enviaram repre-sentantes e que a equipeDiocesana preparou os con-teúdos trabalhados nos diasdo encontro.

Formação na Vila Nova

Espiritualidade para os Grupos BíblicosEm 14 de abril, na paróquia

São Sebastião, bairro Iririú, emJoinville, aconteceu um encontrode formação dos animadores dosGrupos Bíblicos de Reflexão daComarca Norte, Joinville. A for-mação começou às 19h30 coma assessora Irmã Mari Hammes,de Blumenau. Ela falou que mis-são é partir em direção de umameta e que a meta é Deus. Falouque nós coordenadores e anima-dores de GBR devemos ser mis-

sionários para anunciar a BoaNova a todos e discípulos fazen-do o que Jesus nos pede: falarda Palavra e de seu Projeto deSalvação. A Irmã falou que nóstambém devemos ser discípulosno saber ouvir as pessoas e seusproblemas, procurar ajudar quan-do formos solicitados. Devemosouvir mais do que falar e assumiro papel de missionários. Fazercomo os discípulos de Emaús,que logo ao reconhecer Jesus

sairam anunciar o que tinhampresenciado. Chamou atençãodos participantes uma históriacontada pela Irmã, que fala daEssência de Deus. "Nós devemoster este cheiro da Essência deDeus. Devemos cheirar Deus,para que o cheiro transborde emnós, para que nossos irmãos pos-sam inalar o cheiro divino".

Ivo Bússolo Mendes - Setor BomSamaritano, Paróquia Nossa Senhora daImaculada Conceição - Joinville

Encontro interparoquial da Comarca NorteA Comarca Norte realizou no

dia 29 de março, o Retiro Interpa-roquial dos Grupos Bíblicos deReflexão simultaneamente nasparóquias: Imaculada Conceição,em Itapoá e Senhor Bom Jesus,em Joinville. Os participantes dosGrupos Bíblicos de Reflexão, ani-madores e coordenação lotaram aparóquia Senhor Bom Jesus, paraviverem uma tarde de espirituali-dade, fé e alegria.

O encontro teve a anima-ção e a motivação do diácono

Jesus, que refletiu sobre o ani-mador(a) e seu compromissocom os grupos. O pároco Dúlciode Araújo partilhou com os ani-madores "Os Dois Díscipulos deEmaús", praticando a leituraorante e diária da Bíblia, enfati-zando a importância de ler, crer,viver e testemunhar a Palavra deDeus. A missa de encerramentofoi presidida pelo padre Nivaldoe concelebrada pelo padre Jor-jão, diáconos Jesus e Toninho ea participação dos fiéis. "Anima-

dor de Grupo Bíblico de Reflexãoé aquele que sabe o que faz,ama o que faz e acredita no quefaz!", disse o celebrante.

"Gostei muito de ter participa-do porque sempre valorizei os GBR.e sai de lá ainda mais convicta dasua importância, pois ajudou a for-talecer minha fé", comentou Apare-cida A. Trainotti, setor Mensageirosda Paz, paróquia Imaculada Concei-ção, Boa Vista, Joinville.

Equipe de Assessoria Diocesana Grupo Bíblico de Reflexão

Lideranças dos Grupos Bíblicos de Reflexão da Comarca Sul estarão unidas na preparação do evento

Retiro de espiritualidade lotou a matriz da paróquia São Sebastião

Page 19: Diocese Informa - Maio 2009

10 > Diocese Informa Maio 2009

22000099

CATECUMENATO,UM PROCESSO MISSIONÁRIO

AANNOO CCAATTEEQQUUÉÉTTIICCOO

Padre Remo Mariani, presenteiaa página central do "DioceseInforma" do mês de maio, comuma reflexão muito importantesobre o catecumenato, no enfo-que missionário, como é própriodo Padre Remo.

O que é o Catecumenato?É a catequese da Igreja pri-

mitiva e da época dos SantosPadres como Cirillo e Tertuliano.Era uma catequese feita com osadultos. Uma catequese que tinhasua intensificação no tempo daquaresma e iniciava as pessoas

adultas na vida cristã em comuni-dade. Uma iniciação na vivênciado Mistério Pascal, mistério cen-tral da nossa fé e proporcionavauma progressiva mudança dementalidade e costumes, a con-versão, e assim preparava as pes-soas para o Batismo, celebradona Vigília Pascal.

O catecumenato era desen-volvido em quatro tempos: a) pré-catecumenato que compreendia oprimeiro anúncio, o Kerigma, emvista da conversão, do primeirocontato com a comunidade edespertar o desejo de conhecer

Jesus e seu projeto. b) o catecu-menato propriamente dito, destina-do a catequese integral, a práticada vida cristã, a participação nascelebrações, ao testemunho da fé.Era entregue o livro do Evangelho.c) tempo da purificação e ilumina-ção. Era o tempo dedicado a pre-parar intensamente o espírito e ocoração, intensificar a conversão.Era feita a entrega do Credo e doPai Nosso. No final deste temporecebiam os Sacramentos da Ini-ciação Cristã, Batismo, Crisma eEucaristia. d)tempo da mistagogia.Um tempo mais longo para o

aprofundamento no Mistério Pas-cal, tempo da vivência dos Sacra-mentos e da par ticipação nacomunidade (cof .DNC 46).

O Concilio Vaticano II pediua restauração e adaptação doCatecumenato. Na ConstituiçãoSacrosanctum Concilium, (SC),n. 64 e 65, pede esta restaura-ção. No Decreto Ad Gentes, n.14 e 15, pede que os que rece-beram a fé sejam admitidos aocatecumenato e que a iniciação,não é somente tarefa dos cate-quistas e sacerdotes mas detoda a comunidade.

Page 20: Diocese Informa - Maio 2009

Maio 2009 Diocese Informa < 11

Em muitas Igrejas da Europa,América do Norte e África , jáestá sendo realizado o caminhocatecumenal para os adultos que,acompanhados por um padrinho,ou introdutor,outros chamamacompanhante, pedem para per-tencer a família eclesial. Comcelebrações litúrgicas especiais,por etapas e seguindo os temposacima descritos, os catecúmenossão acolhidos na comunidade erecebem os Sacramentos da Ini-ciação Cristã.

Como adverte o Decreto AdGentes n. 14, o catecumenatonão é mera exposição de dogmase preceitos, mas uma educaçãode toda a vida cristã e um tirocí-nio de certa duração, com o fimde formar discípulos missionáriosde Jesus.

Para que o Ano Catequéticopossa atingir o seu objetivo Geral,"Dar novo impulso a catequesecomo serviço eclesial e comocaminho para o discipulado", pre-cisa dar a devida importância aosdoze objetivos específicos, entreos quais, a Inspiração Catecume-

nal que queremos ressaltar. Diz oTexto-Base, nos objetivos específi-cos, letra "h": Incentivar na cate-quese a inspiração catecumenal.

Padrinhos missionários

No processo catecumenal,além do catequista, uma pessoaacompanha cada catequizandona caminhada catequética. É o"introdutor" ou o "acompanhante",ou "padrinho missionário".

No caminho de Emaus, Cleo-fas e outro discípulo que não temnome, (Lc 24, 18), andam desani-mados. Jesus, através do diálogoos remete à realidade que estãovivendo e explicando as Escritu-ras, lhes faz arder o coração e osprepara para a Comunhão, aEucaristia. Eles fazem a experiên-cia de Jesus ressuscitado e se tor-nam discípulos missionários. "Vol-taram a Jerusalém...e contaram oque tinha acontecido no caminhoe como tinham reconhecidoJesus (Lc 24, 33-35. Jesus fez opapel de "Padrinho", catequista ecelebrante da Eucaristia.

O "Padrinho" é a primeira pes-soa da comunidade que o catecú-meno ou catequizando encontra. Opadrinho é um cristão comum, masmovido pelo espírito missionário, setorna evangelizador. É o acompa-nhante do catecúmeno, garante otestemunho cristão e apresenta onome do catecúmeno na lista dosfuturos batizados. Faz o acompa-nhamento espiritual a vida inteira.

Itinerário do Catecumenato epapel do "Padrinho"

1 – O padrinho, através do diálogoe amizade, apresenta o amor deDeus ao não batizado, fala de Deuse o motiva a se interessar peloconhecimento de Deus. Faz vibraro coração dele com a Palavra deDeus e o convida a participar dacomunidade eclesial. (Grupo Bíblicode Reflexão, Grupo de Jovens...)

2 – Faz a inscrição na comunida-de. Ali é feita uma avaliação,escrutínio e integra a lista dosque serão batizados na noite daVigília Pascal. O padrinho e a

comunidade são testemunham everificam a idoneidade moral eespiritual do catecúmeno.

3 – Dado o nome, padrinho ecomunidade acompanham, e dãoas primeiras instruções

4 – Padrinho e comunidade fazema caminhada de fé nos três passo:

a) Acolher Deus como Senhorabsoluto da vida,b) Pedido para ser acolhido eentrar na comunidade,c) Se tornar protagonista da cons-trução do Reino de Deus no mun-do. Com palavras e obras, do jeitode Jesus, isto é, tornar este mundomais humano, justo e fraterno.

Catequistas missionárias,padrinhos missionários, comuni-dades missionárias na escuta daPalavra, na celebração e na mis-são, é o caminho de uma cate-quese renovada.

Padre Remo Mariani, Missionário Comboniano