DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional...

22
DISCIPLINA DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL ENSINO DO FUTSAL CH72H CH72H Célio Souza Célio Souza Prof. Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Desporto Mestrando em Desenvolvimento Infantil Mestrando em Desenvolvimento Infantil

Transcript of DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional...

Page 1: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

DISCIPLINA DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL ENSINO DO FUTSAL CH72HCH72H

Célio SouzaCélio Souza

Prof. Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Esporte Educacional

Especialização Fisiologia do Exercício e do DesportoEspecialização Fisiologia do Exercício e do DesportoMestrando em Desenvolvimento InfantilMestrando em Desenvolvimento Infantil

Page 2: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

APRESETAÇÃOAPRESETAÇÃOO ensino de esportes vem sendo

reformulado mundialmente, a ênfase nos movimentos tecnificados estão perdendo espaço aos fatores de inclusão social. O esporte é um poderoso mecanismo de integração social.

A especialização precoce das crianças com movimentos estereotipados de técnicas, contribuiremos para a diminuição do número de praticantes e consumidores dos esportes, e por isso abre-se as portas ao esporte-lazer.

Page 3: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

•Aspectos histórico-culturais do futsal: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras;

•Fundamentos técnicos do futsal – movimentos básicos fundamentais e movimentos técnico-especializados;

•Fundamentos táticos do futsal – sistemas de defesa e de ataque;

•Fundamentos biofísicos aplicados ao futsal – bases cinesiológicas e fisiológicas, e capacidades sensório-motoras e físicas;

•Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do futsal – planejamento, métodos e avaliação.

Page 4: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Formar profissionais com competência de análise e síntese dos fatores histórico-culturais, pedagógicos, biofísicos e técnicos do futsal, com ênfase na vivência e aprendizagem dos movimentos básicos e nas aplicações das metodologias didático-pedagógicas para o ensino do futsal.

Page 5: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

HISTORICO DO FUTSALHISTORICO DO FUTSALFatores que contribuíram:- Dificuldade de se encontrar lugar para jogar o futebol de campo; - Períodos de chuva e sol.Curiosidades- Regras do futebol adaptadas;- A bola nunca saia.

Origem:- Versão 1: Teria sido inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''.- Versão 2: Começou a ser jogado por volta de 1940, por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo.

Page 6: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Características

O futsal é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipes compostas de cinco jogadores efetivos e de cinco a sete suplentes ou reservas. Para a sua prática é necessário um local apropriado como quadra esportiva, traves, redes, bola e uma equipe de arbitragem.

Características

Page 7: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Objetivo

O objetivo do jogo é marcar gol na baliza da equipe adversária e evitando que a mesma se aposse da bola ou marque gol.

Objetivo

Page 8: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

QuadraDimensões,

linhas e áreas

42 m a 25 m

22 m a 15 m

Linhas 0,08 m Área demeta

Círculocentral

Baliza

Zona desubstituições

Linha lateral

Linha de fundo

Quadra – dimensões, linhas e áreas

A quadra de jogo é retangular com o comprimento máximo de 42 m e o mínimo de 25 m com largura máxima de 22 m e mínima de 15 m.

4 a 6 m

6 m

4 a 6 m

6 m

PenalidadeMáxima

6 m

Page 9: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

BalizaDimensões

Tabela - dimensões

Vista lateral Vista de frente

2 m

3 m

Gol

Não é Gol

8 cmPostes ePostes e

travessõestravessões

Page 10: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

B laDimensões

PesoA bola é esférica com perímetro variando de 61 a 64 cm e peso de 390 a 430 gramas, podendo ser de couro macio ou outro material aprovado.

Bola – dimensões e peso

Page 11: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Uma equipe de arbitragem é constituída de quatro componentes: dois árbitros (principal e auxiliar) um anotador e um cronometrista.

Arbitragem

Page 12: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Início do JogoPosicionamento

A escolha do lado ou pontapé inicial será decidido por meio de sorteio.

O vencedor do sorteio optará entre a escolha da meia quadra ou a saída de bola.

Início do jogo - posicionamento

Após o apito do árbitroA bola deverá ser movimentada com os pés em direção ao lado contrario a partir do centro da quadra.

Defensor

Atacante

5 m

Page 13: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

PenalidadeMáxima

É um tiro livre direto.

O goleiro deverá ficar com os pés sobre a linha de fundo.

O jogador encarregado deverá chutar a bola para frente e não poderá chutar mais de uma vez seguida.

Lance livre - posicionamento

5 m

Page 14: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

Arremessos1.Canto2.Lateral3. Meta

Marcação por zona

Meta

Canto

Lateral

Page 15: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

ArremessoLateral

A bola sai da quadra tanto no plano horizontal quanto no plano A bola sai da quadra tanto no plano horizontal quanto no plano vertical. O adversário deve ficar a um raio de 5m de distância vertical. O adversário deve ficar a um raio de 5m de distância

da bola.da bola.Marcação individual

5 m

Piso da quadra Vista de cima

Page 16: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

REGRA É CLARA ? REGRA É CLARA ? Como surgiu? Regras dos Esportes X Regras

Sociais;

Page 17: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

O MELHOR DO MUNDO, ATÉ O MELHOR DO MUNDO, ATÉ QUANDO?QUANDO?

Mudanças – Sociedade, Economia e Cidades

Page 18: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE, DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE, SEU O VALOR NA ESTRUTURA SEU O VALOR NA ESTRUTURA SOCIAL.SOCIAL."Quem duvida que a nossa escola seja lugar de cumprir obrigações? O aluno não escolhe

nem os seus professores, nem os colegas, nem tampouco as modalidades de vida com eles. Não escolhe o que estuda, nem a maneira pela qual se estuda, os programas e os horários são impostos...". 5. (SNYDERS ,G. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993)

Page 19: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.

FASES DO DESENVOLVIMENTO FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTILINFANTIL

Page 20: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.
Page 21: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.
Page 22: DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72H Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em.