Discurso direto indireto correção

2
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO DISCURSO DIRETO – DISCURSO INDIRETO (Nível 1) - SOLUÇÃO Discurso direto Processo através do qual o narrador reproduz exatamente as palavras da personagem. Ex.: - Vou sair – disse a Rita. Discurso indireto Processo através do qual o narrador relata o que foi dito pela personagem, mas sem reproduzir exatamente o que foi dito. Ex.: A Rita disse que ia sair. Na passagem do discurso direto para o indireto é necessário fazer alterações que obedecem a regras precisas. Poderás conhecê-las lendo o quadro seguinte: Discurso direto Discurso indireto A fala é anunciada por dois pontos e aparece numa nova linha, precedida de travessão. A mensagem é introduzida por um verbo declarativo (afirmar, responder, pedir, ordenar, dizer...) seguido de que ou se. - presente - pretérito perfeito - futuro - imperativo - pretérito imperfeito - pretérito mais-que-perfeito - condicional - infinitivo ou imperfeito do conjuntivo - 1ª / 2ª pessoa - 3ª pessoa - aqui - cá - agora - ontem - hoje - amanhã - ali, além - lá - então, naquele momento - no dia anterior - nesse dia, naquele dia - no dia seguinte Projeto de Intervenção Pedagógica – 2012 Departamento de Línguas – Língua Portuguesa Exercício 1. Reescreve o texto que se segue no discurso indireto. A menina, admiradíssima, perguntou ao Senhor Professor se aquelas flores também se regavam. O professor exclamou por que não se haviam de regar e perguntou se a menina não via como as flores ficavam mais viçosas, com a cor azul muito mais viva. A menina

Transcript of Discurso direto indireto correção

Page 1: Discurso direto indireto correção

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR

DISCURSO DIRETO – DISCURSO INDIRETO (Nível 1) - SOLUÇÃO

Discurso direto

Processo através do qual o narrador reproduz exatamente as palavras da personagem.Ex.: - Vou sair – disse a Rita.

Discurso indireto

Processo através do qual o narrador relata o que foi dito pela personagem, mas sem reproduzir exatamente o que foi dito.Ex.: A Rita disse que ia sair.

Na passagem do discurso direto para o indireto é necessário fazer alterações que obedecem a regras precisas. Poderás conhecê-las lendo o quadro seguinte:

Discurso direto Discurso indiretoA fala é anunciada por dois pontos e aparece numa nova linha, precedida de travessão.

A mensagem é introduzida por um verbo declarativo (afirmar, responder, pedir, ordenar, dizer...) seguido de que ou se.

- presente- pretérito perfeito- futuro- imperativo

- pretérito imperfeito- pretérito mais-que-perfeito- condicional- infinitivo ou imperfeito do conjuntivo

- 1ª / 2ª pessoa - 3ª pessoa- aqui- cá- agora- ontem- hoje- amanhã

- ali, além- lá- então, naquele momento - no dia anterior- nesse dia, naquele dia- no dia seguinte

Projeto de Intervenção Pedagógica – 2012Departamento de Línguas – Língua Portuguesa

Exercício

1. Reescreve o texto que se segue no discurso indireto.

A menina, admiradíssima, perguntou ao Senhor Professor se aquelas flores também se regavam. O professor exclamou por que não se haviam de regar e perguntou se a menina não via como as flores ficavam mais viçosas, com a cor azul muito mais viva. A menina concordou, mas disse que apostava que nenhuma abelha lhes ia chupar o pólen.