Dispositivo de teste de alta pressão - lasertools.co.uk · Instalar um novo fusível de vidro de...

6
www.lasertools.co.uk Instruções 5932 Dispositivo de teste de alta pressão CRD www.lasertools.co.uk Distribuído por The Tool Connection Ltd Kineton Road, Southam, Warwickshire CV47 0DR – Reino Unido T +44 (0) 1926 815000 F +44 (0) 1926 815888 [email protected] www.toolconnection.co.uk Em caso de avaria do produto devido a defeitos de fabrico ou de mão de obra, contactar o nosso departamento de assistência através da linha direta: +44 (0) 1926 818186. Exclui-se o desgaste normalmente provocado pelo uso, bem como os artigos consumíveis e a utilização indevida. Garantia Os nossos produtos foram concebidos para serem utilizados de forma correta e cuidadosa para a finalidade prevista. The Tool Connection não assume qualquer responsabilidade pela utilização incorreta dos seus produtos, pelo que não pode ser responsabilizada por quaisquer danos pessoais, materiais ou de equipamento ocorridos durante a utilização das ferramentas. Além disso, a sua utilização incorreta anula a garantia. A base de dados de aplicações e quaisquer instruções facultadas, se aplicáveis, foram concebidas para oferecerem orientações gerais sobre a utilização de uma determinada ferramenta e, embora se tenha prestado toda a atenção à exatidão dos dados, nenhum projeto deverá ser iniciado sem consultar primeiro a documentação técnica do fabricante (o manual de oficina ou de instruções) ou sem recorrer a uma autoridade reconhecida, como a Autodata. Seguimos uma política de melhoria contínua dos nossos produtos, pelo que nos reservamos o direito de alterar especificações e componentes sem aviso prévio. Cabe ao utilizador a responsabilidade de garantir a adequação das ferramentas e das informações antes da respetiva utilização. Substituição do fusível 1. Abrir a tampa de proteção antichoque e retirar os quatro parafusos que fixam a tampa traseira do dispositivo de teste. 2. Remover o fusível fundido. 3. Instalar um novo fusível de vidro de 20 mm com uma potência de 20 A. 4. Voltar a colocar a tampa traseira e a tampa antichoque. Nota: o dispositivo de teste verifica continuamente, um a um, o estado da bateria, do sensor, da memória e do fusível. Se um destes falhar (por exemplo, se a tensão da bateria descer demasiado ou o fusível se fundir), o dispositivo de teste desliga-se e apresenta a indicação "shutting down" (a encerrar) no ecrã.

Transcript of Dispositivo de teste de alta pressão - lasertools.co.uk · Instalar um novo fusível de vidro de...

www.lasertools.co.uk

Instruções

5932

Dispositivo de teste de alta pressãoCRD

www.lasertools.co.uk

Distribuído por The Tool Connection Ltd

Kineton Road, Southam, Warwickshire CV47 0DR – Reino Unido T +44 (0) 1926 815000 F +44 (0) 1926 815888 [email protected] www.toolconnection.co.uk

Em caso de avaria do produto devido a defeitos de fabrico ou de mão de obra, contactar o nosso departamento de assistência através da linha direta: +44 (0) 1926 818186. Exclui-se o desgaste normalmente provocado pelo uso, bem como os artigos consumíveis e a utilização indevida.

Garantia

Os nossos produtos foram concebidos para serem utilizados de forma correta e cuidadosa para a finalidade prevista. The Tool Connection não assume qualquer responsabilidade pela utilização incorreta dos seus produtos, pelo que não pode ser responsabilizada por quaisquer danos pessoais, materiais ou de equipamento ocorridos durante a utilização das ferramentas. Além disso, a sua utilização incorreta anula a garantia.

A base de dados de aplicações e quaisquer instruções facultadas, se aplicáveis, foram concebidas para oferecerem orientações gerais sobre a utilização de uma determinada ferramenta e, embora se tenha prestado toda a atenção à exatidão dos dados, nenhum projeto deverá ser iniciado sem consultar primeiro a documentação técnica do fabricante (o manual de oficina ou de instruções) ou sem recorrer a uma autoridade reconhecida, como a Autodata.

Seguimos uma política de melhoria contínua dos nossos produtos, pelo que nos reservamos o direito de alterar especificações e componentes sem aviso prévio. Cabe ao utilizador a responsabilidade de garantir a adequação das ferramentas e das informações antes da respetiva utilização.

Substituição do fusível1. Abrir a tampa de proteção antichoque e retirar os quatro parafusos que fixam a tampa

traseira do dispositivo de teste. 2. Remover o fusível fundido.3. Instalar um novo fusível de vidro de 20 mm com uma potência de 20 A.4. Voltar a colocar a tampa traseira e a tampa antichoque.

Nota: o dispositivo de teste verifica continuamente, um a um, o estado da bateria, do sensor, da memória e do fusível. Se um destes falhar (por exemplo, se a tensão da bateria descer demasiado ou o fusível se fundir), o dispositivo de teste desliga-se e apresenta a indicação "shutting down" (a encerrar) no ecrã.

2 11

Imprimir o relatórioCom o dispositivo de teste 5932 em comunicação com o PC ou portátil (conforme descrito na secção acima):

1. Consultar o diagrama Comandos e premir a tecla Imprimir (C).2. O dispositivo de teste pede para introduzir o “número de matrícula” do veículo a testar.

Premir a tecla OK (D) depois de concluir esta ação.3. No PC ou portátil, o ecrã muda para a caixa de diálogo de impressão (consultar o

diagrama). Podem ser adicionados mais detalhes do veículo, sendo facultada uma área adicional para acrescentar comentários.

4. Quando terminar, premir “Print report” (Imprimir relatório) para imprimir o relatório na impressora predefinida ligada ao PC ou portátil.

Nota: a função de impressão do relatório está disponível tanto no Teste dinâmico de alta pressão como no Teste de alta pressão máxima.

Quando o teste estiver concluído, desligar o aparelho mantendo a tecla Ligar/Desligar (H) premida durante alguns segundos.

IMPORTANTE: LER ANTES DE UTILIZARDevido às altas pressões envolvidas no trabalho com sistemas Common Rail a diesel em funcionamento, é necessário ter o máximo cuidado de forma a garantir que não ocorrem acidentes ou danos.

Guardar estas notas com o kit para referência constante.

• Garantirquetodasasinstruçõessãolidasecompreendidas.

• Garantir que o sistema do veículo é corretamente identificado e a pressãonormal do sistema compreendida.

AVISO – Tubos flexíveisAo trabalhar com tubos flexíveis a alta pressão, é necessário prestar especial atenção ao encaminhamento dos mesmos, particularmente durante o funcionamento do motor. Este kit foi concebido apenas para diagnósticos de sistemas de combustível em oficinas. Por estes motivos, garantir que os seguintes pontos são cumpridos:• Nãoconduziroveículonaestradacomaferramentaligada.

• Não colocar omotor a trabalhar comapotência e aceleraçãomáximas e aferramenta ligada durante longos períodos de tempo (em superfícies rolantes, por exemplo).

• Os tubos flexíveis foram concebidos para funcionamento a uma pressãomáxima constante de 2000 bar com breves pressões máximas ocasionais até 2600 bar apenas para leituras de pressão do acelerador.

• Não permitir que a ferramenta seja submetida a pressões acima de 2000 bar durante mais de 5 minutos.

• Não utilizar em sistemas com capacidade para gerar pressões superiores a2000 bar.

• Utilizar sempre proteção adequada para os olhos e luvas resistentes acombustível.

10 3

5. O símbolo azul-claro do recetor sem fios USB pisca (consultar o diagrama) para mostrar que o mesmo comunicou com o dispositivo de teste 5932 e está a aguardar um sinal.

6. Consultar o diagrama Comandos e premir a tecla Recetor sem fios (E) para enviar o sinal para o PC ou portátil. Um símbolo (PC) aparece no ecrã do dispositivo de teste 5932.

7. No PC ou portátil, o ecrã muda para mostrar uma representação gráfica da informação que o dispositivo de teste está a ler.

8. A informação pode ser apresentada sob a forma de um gráfico ou de um mostrador analógico.

Nota: a função de software apenas apresenta leituras do Teste dinâmico de alta pressão, não do Teste de alta pressão máxima.

Dispositivo digital de teste de alta pressão para common railDe modo a permitir que os técnicos dos veículos determinem o estado das bombas de alta pressão, o Laser 5932 oferece um diagnóstico rápido e preciso de avarias nos sistemas common rail. Estes sistemas funcionam a pressões extremas e necessitam de definições exatas para trabalharem com a máxima eficiência.

Verificações da bomba de alta pressão dos sistemas common rail: • Testedinâmico:medeapressãorealnocircuitocommonrailcomomotoratrabalhar.• Testedepressãomáxima:verificaabombadealtapressãoecompara-acomosvalores

do fabricante.• Guardaovalormáximodepressão. Okitinclui4conectoresflexíveisdealtapressão(500 mm).Odispositivodetestedispõede um transmissor de dados sem fios que envia os resultados do teste para o computador para análise e impressão. Arranque automático do motor a partir do dispositivo de teste. Apoio em vários idiomas: inglês, neerlandês, francês, alemão, espanhol, italiano e russo.

Número Quantidade Descrição1 1 Dispositivo de teste de alta pressão – CRD2 2 Tubos flexíveis de alta pressão M14 x 1.5/M12 x 1.53 2 Tubos flexíveis de alta pressão M12 x 1.5/M12 x 1.54 1 Tubo metálico M12 x 1.5/M12 x 1.55 1 Peça em T de alta pressão6 1 Sensor de alta pressão7 1 Recetor sem fios USB

Componentes

Também incluído: instruções, mini CD (software).

4 9

Instalar o software e imprimirO dispositivo de teste 5932 está equipado com uma função de impressão e comunicação sem fios que permite transferir os dados de teste para um PC ou portátil. O software está incluído num mini CD e é compatível com o Windows XP/2003/Vista (32/64), Windows 7 (32/64) e Windows 8 e 8.1 (32/64).

O mini CD contém dois ficheiros arquivados:• Laser5932.zip• USBdriver_VCP_.zip

1. Descomprimir ambos os ficheiros numa pasta adequada no PC ou portátil.2. Abrir a pasta CP210x_VCP_Windows primeiro e clicar duas vezes no ficheiro de

instalação do controlador correto: CP210xVCPInstaller_x64.exe (para sistemas Windows de 64 bits) ou CP210xVCPInstaller_x86.exe (para sistemas Windows de 32 bits).

3. Seguir as instruções apresentadas na janela “assistente de instalação de controlador”.4. Abrir a pasta Release (Versão) (contida na pasta Laser 5932) e clicar duas vezes em

setup.exe.5. Seguir as instruções na janela “Welcome to the Laser 5932 Setup Wizard” (Bem-vindo

ao assistente de configuração do Laser 5932).6. Quando a instalação estiver concluída, aparece no ambiente de trabalho o ícone

Laser 5932.

Utilizar o software1. Configurar o dispositivo de teste 5932 conforme descrito nas Instruções (página 5).2. Ligar o dispositivo de teste e, com o motor a trabalhar, selecionar Dynamic High

Pressure Test (Teste dinâmico de alta pressão) no ecrã. Premir a tecla OK paraconfirmar.

3. Ligar o recetor sem fios USB a uma porta USB adequada no PC ou portátil.4. Clicar duas vezes no ícone Laser 5932 no ambiente de trabalho do PC ou portátil. Abre-

se a janela Laser 5932.

Comandos

Código Descrição FunçãoA Ecrã LCD Mostra menus, resultados do teste e sugestões de utilização.B Tecla Voltar Cancela uma ação e regressa ao ecrã ou nível anterior.

C Tecla ImprimirEnvia os resultados do teste para a impressora, se solicitado. Com o módulo de impressão sem fios, os dados podem ser enviados para a impressora sem ligação física à impressora.

D Tecla OKConfirma uma ação ou movimento e avança para o nível seguinte. Guarda os dados do teste.

E Tecla Recetor sem fios Envia os dados para o PC utilizando o recetor sem fios USB (7).

FTecla de deslocamento para a esquerda/direita

Verifica a pressão máxima e a pressão real ao efetuar o teste dinâmico de pressão.

GTecla para cima e para baixo

Move a seleção para cima ou para baixo durante o teste.

H Ligar/Desligar Liga ou desliga o dispositivo de teste.I Tecla Motor Para ligar o motor quando é utilizado o teste de alta pressão máxima.J Cabos de alimentação Ligações positiva (vermelho) e negativa (preto) à bateria do veículo.K Porta do sensor Porta de ligação para o cabo do sensor de alta pressão (6).

LCabo de arranque remoto

Liga (se necessário) ao relé do motor de arranque ou ligação adequada para acionar o motor de arranque.

8 5

Teste de alta pressão máxima

Preparativos para a utilização:

1.Consultar o diagrama acima (Fig. 2). Ligar uma extremidade do tubo flexível de altapressão (2) diretamente ao sensor de alta pressão e a outra extremidade diretamente à bomba de alta pressão.

2. Todas as ligações têm de estar bem apertadas e sem fugas.3. Ligar o cabo do sensor de alta pressão (6) à porta inferior do dispositivo de teste (1).4. Ligar os cabos de alimentação à bateria do veículo (ou conectores de alimentação

adequados), vermelho para positivo (+), preto para negativo (- massa/terra).5. Necessário para este teste: ligar o cabo do motor de arranque remoto (L) ao relé do

motor de arranque ou ligação adequada para acionar o motor de arranque.

Efetuar o teste de alta pressão máxima:

1. Selecionar Max High Pressure Test (Teste de alta pressão máxima) no ecrã. Premir a tecla OK para confirmar.

2. 0Bar será apresentado.3. Ligar a ignição do veículo, mas não colocar o motor a trabalhar.4. Premir a tecla Motor (I) no dispositivo de teste para acionar o motor de arranque. 5. Continuar a fazer rodar o motor até a bomba atingir pelo menos 1000 bar.6. Para obter uma impressão do resultado, premir a tecla Imprimir (C) e, em seguida, a tecla

OK para confirmar (se a impressora estiver ligada ao PC/portátil).7. Libertação da pressão residual: Antes de desligar qualquer tubo ligado ao dispositivo

de teste, aguardar pelo menos cinco minutos para permitir a diminuição da pressão. Em seguida, tapar a ligação com um trapo ou pano antes de desapertar o conector para libertar qualquer pressão residual.

Notas sobre o teste de alta pressão máxima:

• Nuncaativaromotordearranquecomachavedeigniçãodoveículoduranteesteteste;acionar o motor de arranque apenas através da tecla Motor no dispositivo de teste.

• Odispositivode testeparaautomaticamenteomotordearranqueseapressãonãoaumentar até aos 1000 bar no espaço de 4 segundos.

12

6

5932

L

Fig 2

O teste de alta pressão máxima é utilizado para verificar a pressão mais elevada da bomba e compará-la com os valores do fabricante. O teste verifica se a bomba consegue fornecer a alta pressão necessária (pelo menos 1000 bar).

ConfiguraçãoA configuração do sistema permite ao utilizador:

• Definiroidioma(inglêséapredefinição).• Definiraunidadedemedição(baroupsi).• Guardaronomedaoficina.

Para aceder ao modo de configuração, premir a tecla OK (D) ao ligar o dispositivo de teste.(As alterações permanecem até serem novamente selecionadas.)

Premir o botão OK para aceder ao modo de configuração.

Selecionar idioma:O idioma predefinido é o inglês. Para selecionar outros idiomas, premir as teclas para cima/para baixo.Premir OK (D) para confirmar a seleção.

Alterar a unidade de medição:BAR é a medida predefinida.Para selecionar psi, utilizar as teclas para cima/para baixo.Premir OK para confirmar a seleção.

Nome da oficina:Se o recetor sem fios USB (7) estiver ligado, o nome da oficina ou empresa será utilizado quando os dados do teste forem enviados para o PC para verificação adicional e impressão.Utilizar as teclas para cima/para baixo para percorrer letras minúsculas, números e letras maiúsculas. Quando a letra pretendida estiver selecionada, utilizar a tecla de deslocamento para a direita para avançar para a letra seguinte. Mover a tecla de deslocamento para a direita para inserir um espaço.Quando terminar de inserir o nome da oficina ou empresa, premir OK para confirmar a seleção.

Especificações

Função Especificação

Tipo de sensor Radiométrico

Intervalo de medição do sensor 0 – 2000 bar (0 – 29.000 psi)

Exatidão do sensor +/- 1%

Resolução 1 bar

Visor retroiluminado LCD gráfico de 64 x 128 píxeis

Interface de impressora Bluetooth

Temperatura de funcionamento 0 – 60 ˚C (32 – 140 ˚F)

Temperatura de armazenamento -20 ˚C a 70 ˚C (-4 ˚F a 158 ˚F)

Pressão máxima constante do tubo flexível 2000 bar

Sobrepressão máxima do tubo flexível 2600 bar

6 7

Teste dinâmico de alta pressão

Preparativos para a utilização:1.Consultarodiagramaacima(Fig.1).LigarostubosflexíveisdealtapressãoàpeçaemT

(5) e, em seguida, o sensor de alta pressão (6) e o tubo (4) à peça em T.2. Remover a linha de abastecimento de alta pressão da bomba ao common rail e ligar os

doistubosflexíveisdealtapressãonorespetivolugar.Asligaçõesdostubosnabombaecalhadoveículopodemvariar—certificar-sedequeostubosflexíveisencaixamM14com M14 e M12 com M12 quando apropriado.

3. Todas as ligações têm de estar bem apertadas e sem fugas.4. Ligar o cabo do sensor de alta pressão (6) à porta inferior do dispositivo de teste (1).5. Ligar os cabos de alimentação à bateria do veículo (ou conectores de alimentação

adequados), vermelho para positivo (+), preto para negativo (- massa/terra).6. Se necessário, ligar o cabo do motor de arranque remoto (L) ao relé do motor de arranque

ou ligação adequada para acionar o motor de arranque.

Efetuar o teste dinâmico de alta pressão:1.Comomotoratrabalhar,selecionarDynamicHighPressureTest(Testedinâmicodealta

pressão) no ecrã. Premir a tecla OK para confirmar.2. Utilizar a tecla esquerda/direita para se deslocar entre as leituras máxima e real. O ecrã

mostra as pressões testadas, por exemplo, 123 Bar, 123 Max.3.Acelerar o motor para verificar a flutuação da pressão à medida que as rotações

aumentam.4. A tecla esquerda apaga a leitura máxima.5. A tecla direita apresenta a leitura máxima guardada.6. Se necessário, o recetor sem fios USB (7) está ligado a um PC/portátil e a tecla Sem fios

(E) pode ser utilizada para enviar o resultado do teste. PC aparece no ecrã. (Consultar a secção seguinte para informações sobre a instalação do software.)

7. Para obter uma impressão do resultado, premir a tecla Imprimir (C) e, em seguida, a tecla OK para confirmar (se a impressora estiver ligada ao PC/portátil).

8. Libertação da pressão residual: Antes de desligar qualquer tubo ligado ao dispositivo de teste, aguardar pelo menos cinco minutos para permitir a diminuição da pressão. Em seguida, tapar a ligação com um trapo ou pano antes de desapertar o conector para libertar qualquer pressão residual.

1

2 3

4

5

6

5932

L

Fig 1

Afunçãodetestedinâmicodealtapressãoéutilizadaparamedirapressãorealnocircuitocommon rail com o motor a trabalhar.

InstruçõesAviso: antes de utilizar o equipamento, é necessário certificar-se de que as instruções de segurança acima foram lidas, compreendidas e observadas.

Teste de ativação:Ligar o dispositivo de teste premindo o botão Ligar/Desligar (H). O dispositivo de teste começa por efetuar o teste de ativação, quando estiver ligado ao veículo, verificando, um a um, o estado dos seguintes componentes:• Bateria• Sensor• Memória• FusívelO ecrã apresenta um grande visto em cada teste bem-sucedido. Se um teste falhar, aparece uma mensagem a explicar o problema.

Estãoatualmentedisponíveisdoistestes:oTestedinâmicodealtapressãoouoTestedealta pressão máxima. Utilizar a tecla para cima/para baixo para selecionar.

3

Instruções de segurança• Estasinstruçõessãofornecidasapenasatítulodeorientação.Consultarsempreadocumentação

e as instruções de assistência específicas do fabricante do veículo para determinar quais os procedimentos e dados corretos.

• Usarproteçãoparaosolhos.• Tersemprecuidadoaotrabalharcomsistemasdecombustível.Ocombustívelnarespetivaconduta

pode estar pressurizado, mesmo que o motor não esteja a trabalhar.• Evitarocontactocomocombustívelaodesligarevoltaraligaraslinhasdecombustível.• Ter em atenção que as linhas de combustível diesel e common rail envolvem pressões muito

elevadas. Quaisquer fugas ocorrerão a alta velocidade e poderão causar ferimentos graves.• Manterasferramentaseoequipamentodetesteafastadosdaspeçasmóveisdomotor.• Usarvestuárioadequadoparaevitarquesefiquepreso,prendercabeloscompridosenãousarjoias.• Tercuidadocomaspeçasquentesdomotor,oscomponentesdoescape,etc.• Manterumextintorporperto(temdeseradequadoparaincêndiosrelacionadoscomcombustível/

sistemas elétricos/produtos químicos).• Nuncadeixaroveículosemsupervisãodurantearealizaçãodostestes.

Sugestões para ligação dos tubosABAs ligações podem ser efetuadas desligando

qualquer um dos tubos do injetor (B) ou o tubo de alta pressão principal da bomba ao common rail (A)Utilizar o método de ligação que ofereça as melhores opções de encaminhamento dos tubos flexíveis.

Nos casos em que as ligações do tubo estão próximas do conector da conduta, a peça em T pode ser ligada conforme apresentado abaixo para ajudar a reduzir a curvatura do tubo.