Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

24
TUNE UP APRESENTA NOVA VERSãO DO SEU SOFTWARE Desde que o iPad surgiu, o movimento “tablets” começou. Algumas dezenas de fabricantes preparando o seu modelo. Leve, prático e sinônimo de conectividade, este é o novo objeto desejável dos consumidores no Brasil e no mundo. Mas, o que fazer com os altos custos quando o produto é importado? O governo brasileiro tem adotado medidas para baratear e incentivar a fabricação dos tablets nacionalmente, quem não tem ainda, terá em breve, um tablet pra chamar de seu. Desde que o iPad surgiu, o movimento “tablets” começou. Algumas dezenas de fabricantes preparando o seu modelo. Leve, prático e sinônimo de conectividade, este é o novo objeto desejável dos consumidores no Brasil e no mundo. Mas, o que fazer com os altos custos quando o produto é importado? O governo brasileiro tem adotado medidas para baratear e incentivar a fabricação dos tablets nacionalmente, quem não tem ainda, terá em breve, um tablet pra chamar de seu. A Tune Up, lança a nova versão 2012 de seu software de otimização de computadores, ainda mais eficiente que a versão anterior. O TuneUp Utilities 2012 aumenta em até 30% a vida útil da bateria do seu notebook, além de deixá-lo mais rápido para execução dos programas que você mais utiliza. TODO MUNDO QUER, MUITA GENTE Já TEM E O GOVERNO ESTá FAZENDO AçõES PARA DEIXA-LO MAIS ACESSíVEL, O TABLET TODO MUNDO QUER, MUITA GENTE Já TEM E O GOVERNO ESTá FAZENDO AçõES PARA DEIXA-LO MAIS ACESSíVEL, O TABLET varejistas mercado varejistas mercado PUBLICAÇÃO DIRIGIDA AO MERCADO DE INFORMÁTICA / SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / WWW.LATINMEDIAPUBLISHING.COM A fabricante de mesas digitaliza- doras, Wacom, apresenta sua nova versão da linha Bamboo™. A empresa reformulou a embalagens de seus produtos e reafirma seu compromisso com o usuário final. Além desta linha, a Wacom também anuncia a nova Cintiq 24HD, o primeiro modelo profissional com 24 polegadas em HD. WACOM LANçA SUA NOVA LINHA DE MESAS DIGITALIZADORAS

description

Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

Transcript of Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

Page 1: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

PÁGINA 1

Tune up apresenTa nova versão do seu sofTware

Desde que o iPad surgiu, o movimento “tablets” começou. Algumas dezenas de fabricantes preparando o seu modelo. Leve, prático e sinônimo de conectividade, este é o novo objeto desejável dos consumidores no Brasil e no mundo.

Mas, o que fazer com os altos custos quando o produto é importado? O governo brasileiro tem adotado medidas para baratear e incentivar a fabricação dos tablets nacionalmente, quem não tem ainda, terá em breve, um tablet pra chamar de seu.

Desde que o iPad surgiu, o movimento “tablets” começou. Algumas dezenas de fabricantes preparando o seu modelo. Leve, prático e sinônimo de conectividade, este é o novo objeto desejável dos consumidores no Brasil e no mundo.

Mas, o que fazer com os altos custos quando o produto é importado? O governo brasileiro tem adotado medidas para baratear e incentivar a fabricação dos tablets nacionalmente, quem não tem ainda, terá em breve, um tablet pra chamar de seu.

A Tune Up, lança a nova versão 2012 de seu software de otimização de computadores, ainda mais eficiente que a versão anterior. O TuneUp Utilities 2012 aumenta em até 30% a vida útil da bateria do seu notebook, além de deixá-lo mais rápido para execução dos programas que você mais utiliza.

Todo mundo quer, muiTa genTe já Tem e o governo esTá fazendo ações para deixa-lo mais acessível, o TableT

Todo mundo quer, muiTa genTe já Tem e o governo esTá fazendo ações para deixa-lo mais acessível, o TableT

varejistasmercado

varejistasmercado

PUBLICAÇÃO DIRIGIDA AO MERCADO DE INFORMÁTICA / SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / www.LATINMEDIAPUBLIShING.COM

A fabricante de mesas digitaliza-doras, Wacom, apresenta sua nova versão da linha Bamboo™. A empresa reformulou a embalagens de seus produtos e reafirma seu compromisso com o usuário final. Além desta linha, a Wacom também anuncia a nova Cintiq 24HD, o primeiro modelo profissional com 24 polegadas em HD.

wacom lança sua nova linha de mesas digiTalizadoras

Page 2: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 2

s u m á r i oDiretora EditorialNatalia P. Meyer

[email protected]

Departamento ComercialClaudia Armellino

[email protected]

Coordenação GeralVerónica Torres Falco

[email protected]

Diretora de ArteCarla Carpossi

[email protected]

Redação

Fernanda [email protected]

+55 11 8091-5391

Colaboradores

Jaqueline [email protected]

Jean Garnier

[email protected]

Rodrigo Jordy

Tiago Amaral

Rodrigo Almeida

Ronildo Pimentel

Administração

MAtéRiA-PRiMARua Álvaro Alvim, 31 Grupo 301 - Centro

Rio de Janeiro - RJ - BrasilF 55 21 2510 4890

impressãoVan Moorsel Andrade & Cia Ltda.

São Paulo, [email protected]

(+55 11) 2764 5700

não se responsabiliza por quaisquer opiniões aqui expressas, quer como artigo,

notícia ou informe publicitário.

Distribuidores & Mercado BrasilAv.Paulista, 2202 - cj 66 – São Paulo

+55 11 3795-8210

DistRiBuiDOREs & MERCADOe uma produção de:

LAtinMEDiA PuBLishinG, inC.,publicações para América Latina.

8424 Nw 56th StreetSuite MVD 039906

Miami, FL 33166, USAF (+1 305) 260 6436

www.latinmediapublishing.com

s T a f f

p 4carTa ao leiTor / desTaques do mês

p 6profissional ou semiprofissional? - parTe ii

p 8como alcançar o sucesso nas campanhas de markeTing online

p 9novos projeTos para compuTação na nuvem impulsiona cloud2b

p 10wacom anuncia lançamenTo mundial das novas linhas bamboo e cinTiq

Novidades em HD para usuários profissionais e visuais reformulados para usuários domésticos.

p 11neox aposTa em produTos de informáTica para o público feminino e já pensa em algo exclusivo para jovens

varejistasmercado

varejistasmercado

p 12TableTs! TableTs! TableTs!

Nacionais ou internacionais, todo mundo quer um tablet para chamar de seu.

p 15agis aposTa em plaTaforma de e-commerce como diferencial para as revendas

Pelo sistema B2C, revenda pode oferecer ao cliente compras efe-tuadas diretamente da distri-buidora, não arcando com cus-tos de entrega e estoque. Além disso, a loja virtual exclusiva para os canais de venda possi-bilita ao revendedor parcelar a venda no cartão de crédito.

p 16airlive ganha mercado com soluções inTegradas de moniToramenTo ip + conexão wi-fi

Marca do grupo Ovislink fornece amplo suporte em soluções de integração Wi-Fi de alta potencia com vigilância IP.

p 17a imporTância da força de vendas no seTor de disTribuição de Ti

O mercado de distribuição de TI é caracteristicamente dinâmico. A todo tempo, surge um modelo de produto novo que mantém a rotatividade das vendas sempre constante. No entanto, essa característica que, de início,

parece ser comercialmente favorável, faz do setor um desafio, em que há permanente preocupação em prospectar, ativar, manter e reaver clientes.

p 18Tune up versão 2012 chega ao mercado

Otimizador deixa o PC mais veloz e aumenta a vida útil da bateria em até 30%.

p 19Happy Hour

p 20all naTions disTribuidora vira s/a e agrega valores ao seu negócio

p 20aoc lança evo led, a evolução do all in one pc

O novo computador possui tela LED 20” wide, tem mais capacidade de armazenamento, é mais rápido e consome menos.

p 21muiTo acesso = muiTa desinformação

Até onde a democratização do acesso a informação através da internet é significado de qualidade de informação?

Page 3: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 3

Page 4: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 4

desTaques do mês

carTa ao leiTor

adeus jobs

Aos 56 anos, morreu no último dia cinco de outubro, Steve Jobs, fundador e ex-presidente da Apple e um dos criadores do estúdio Pixar de animação. Jobs sofria de câncer e estava em licença médica desde o inicio do ano e se afastou do comando da Apple em meados de agosto. Sua morte causou muita comoção em todo o mundo. Muitas personalidades fizeram declarações de agradecimento ao homem que é considerado um gênio da computação. No Twitter, logo após a notícia da morte do executivo ser anun-ciada, as tags “RIP Steve Jobs”, “iSad” e “ThankYouSteve” foram parar nos Trends.Steve Jobs fundou a Apple junto com Steve Wozniak em 1976 e, a empresa ficou conhecida pelo conceito de computador pessoal. Em 85, Jobs deixou a direção da maçã e em 86 começou seu projeto com a Pixar. Dez anos depois de sua saída, Jobs retorna a Apple e a empresa passa por uma repaginada. O sucesso começa. Aparelhos que mudaram a forma do

mais fino do mundo

Aparelho da Motorola Mobility, Droid Razr, o smartphone mais fino do merca-do. O aparelho tem apenas 7.1 milímetros de espessura e custará 299 dólares. O lançamento seria uma tentativa de a empresa retomar sua posição no mer-cado, que teve um declive no último ano. A tela do novo smart é de 4.3”, sistema operacional Android 2.3, câmera de 8MP, 1GB de memória RAM e 16GB de armaze-namento interno, além disso, com o Razr será possível baixar filmes da Netflix.

✱ ✱ ✱

o segundo lugar vai para...

Lenovo. A IDC, International Data Cor-poration, divulgou em outubro que a fabricante Lenovo ultrapassou a Dell em participação de mercado no ranking das maiores fabricante de computadores do mundo e agora ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para a HP. "A Lenovo

usuário interagir com a tecnologia e que fizeram outras empresas adotarem estratégias similares. O Google e a Apple também fizeram suas homenagens ao Steve em suas homepages.

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”, Steve Jobs, 1955 – 2011.

✱ ✱ ✱

cerveja do google

Batizada de URKontinent, a cerveja foi produzida em parceria com a Dogfish Head, cervejaria americana. Com su-gestões dos funcionários do Google para selecionar os ingredientes, a bebida é encorpada e levemente adocicada. Você pode ver mais detalhes sobre a cerveja em: www.dogfish.com/brews-spirits/the-brews/brewpub-exclusives/urkon-tinent.htm.

✱ ✱ ✱

tem capturado uma parte incrível do mercado para superar dois concorrentes e aparecer na posição #2 em PCs em todo mundo e isso em um período de apenas dois trimestres. Este é o posto mais alto que a Lenovo já conseguiu nas vendas de PCs e isso posiciona a empresa como um player forte para finalmente se tornar líder no mercado global”, declara Yuan-qing Yang, CEO da Lenovo.

✱ ✱ ✱

apple anuncia iphone 4s

Todos esperavam o iPhone 5, mas não, Tim Cook, presidente da maçã mais fa-mosa do mundo anunciou o novo apare-lho, iPhone 4S. Por conta da especulação em torno do lançamento houve um forte sentimento de decepção. Com a morte de Jobs, o 4S passa a ser considerado o último trabalho do executivo e carinho-samente apelidado de “For Steve”.

✱ ✱ ✱

Olá leitor,

a edição deste mês está cheia de produ-

tos, lançamentos e novidades. Preparamos

uma matéria sobre os Tablets, que estão in-

vadindo nossa rotina. Exploramos o aspecto

da fabricação destes aparelhos aqui no país,

o que deve desonerar e deixar o usuário

mais feliz com os preços, além, é claro, de

contar para que eles servem.

No artigo de fotografia, Rodrigo Jordy

dá continuidade ao artigo da edição passa-

da e revela mais detalhes sobre as câmeras

pro e semi.

E, não poderíamos esquecer que em

outubro o mundo perdeu o visionário

Steve Jobs. Pessoas no mundo inteiro deram

adeus ao um dos homens que revolucionou

a tecnologia.

Não se esqueça de nos seguir no twitter:

@revistadmbrasil. Utilizem este canal para

enviar suas sugestões e críticas.

Abraços,

Fernanda Beziaco

Diretora de redação

Contamos também com o artigo de Mar-

cos Coimbra, da Abradisti, que conta sobre

a importância da área comercial nas empre-

sas distribuidoras.

Além dessas, muitas outras matérias que

vocês vão gostar, como o Tune Up, software

que otimiza o desempenho do computador

e que lança agora sua nova versão 2012,

mais eficaz do que nunca.

Um Happy Hour à la “Super Interessante”

com uma linha do tempo de nossa evolução

comunicacional e tecnológica.

Page 5: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 5

Page 6: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 6

profissional ou semiprofissional? parTe ii

Continuação do papo que iniciei mês pas-

sado, dessa vez vou falar também de acessó-

rios que podem ser usados com as câmeras

DSLR e até com as compactas também.

É inegável que hoje em dia, alguns itens

que um dia foram sonhos de consumo hoje

se tornaram uma realidade bem possível

devido ao aumento de oferta e, porque não,

de uma economia mais estável aqui no Brasil.

Um exemplo são as TVs de plasma que che-

garam ao Brasil custando 20 mil reais e hoje

você encontra por menos de 2 mil sendo que

já é uma tecnologia ultrapassada pelo LED e

LCD.

Isso também acontece com as câme-

ras, chegam aqui custando uma fortuna

e com o tempo o preço vai abaixando

assustadoramente.

Infelizmente, essa combinação de aumen-

to de oferta e economia mais estável gerou

um boom enorme nas vendas de câmeras e

acessórios, e as pessoas perdem um pouco

a noção do que é realmente necessário para

elas.

de uma lente 18-55 f/3.5-5.6 em todas as

marcas, seja Nikon, Canon, Pentax, Sony ou

Olympus que é uma lente de aproximada-

mente 3x de zoom com uma abertura não

muito boa.

Se quiser mais zoom terá que, obrigatoria-

mente, comprar lentes de longo alcance.

Ok, explicado o fator lente me veio mais

uma pergunta: Porque as fotos ficam escu-

ras? Paguei tão caro pela câmera e as fotos

ficam mais escuras que a compacta da minha

irmã, será que preciso comprar um flash mais

potente pra melhorar?

Essa é a típica pergunta de quem comprou

uma DSLR pra usar no modo automático e

não quer aprender a usar os controles ma-

nuais, vai virar um elefante branco em suas

mãos e pior, se comprar um flash vai se tor-

nar um escravo do flash sempre! E aí, apenas

pra fazer fotos da família, viagens e etc. vai

ficar carregando uma máquina grande e

pesada que não te satisfaz e além de tudo,

ainda vai carregar um flash externo pra au-

mentar o peso do trambolho.

Vejamos um exemplo que presenciei re-

centemente: A pessoa aparentemente viu

alguém usando uma câmera de grande por-

te, gostou e tem dinheiro sobrando, resolveu

comprar uma, mas não gostava do resultado

das suas fotos e primeiro reclamou do zoom,

disse que era muito pouco comparando com

a Sony HX100.

Oras, uma DSLR não possui zoom, isso é

determinado pela lente que está usando e as

DSLR de entrada vem sempre acompanhadas

Outros acessórios são os filtros que aco-

plados à frente das objetivas podem produzir

efeitos como os filtros ND que suavizam a

água de uma cachoeira, ou simples corre-

ções como os filtros polarizadores e UV que

permitem que se fotografe paisagens sem

interferências dos raios solares filtrando-os

ou saturando as cores do céu.

Nas câmeras DSLR basta encaixar os filtros

a uma rosca que há na ponta das objetivas

e tem que tomar o cuidado de comprar um

filtro do diâmetro correto de cada objetiva,

pois há vários tamanhos diferentes. Nas com-

pactas, quase sempre é necessário o uso de

anéis ou tubos adaptadores para o encaixo

dos filtros.

O para-sol é um item muito útil quando se

fotografa externamente sob sol muito forte

e a incidência do sol pode atrapalhar muito

em algumas fotos. Mais uma vez, nas DSLR é

fácil encontrar o encaixe na ponta das obje-

tivas para o uso de para-sol mas são raras as

compactas que possuem este encaixe como a

Canon SX30.

Então gente, vamos ficar atentos ao uso

consciente da tecnologia, ela está aí pra faci-

litar a vida da gente então não tentem com-

plicar. Admiro muito os amigos que pensam

em comprar uma DSLR, mas querem apren-

der com ela, até porque já encorajei muitos

a fazerem isso, mas se você quer apenas

apontar e disparar temos compactas ótimas,

de qualidade surpreendente e às vezes nem

precisa ser superzoom como Sony HX100,

Nikon P500, Panasonic FZ47 que são ótimas,

porém grandes demais para fotos de família,

pois existem câmeras bem pequenas que fa-

zem verdadeiros milagres como a Panasonic

LX5, Canon G12, Canon S100, Nikon P7100

entre outras. Se vai comprar DSLR só pelo

porte da câmera, cuidado, pense direitinho

se vai arcar com os gastos posteriores em

acessórios e objetivas, deixe o que é profis-

sional para quem é profissional.

Na próxima matéria trarei um pequeno

guia com tudo de bom (e de ruim também)

que foi lançado neste ano no mercado foto-

gráfico e indicarei as melhores compras em

cada categoria de câmera e também o que

não comprar, já em ritmo de fim de ano.

Por Rodrigo Jordy, criador do blog Foto Fácil (fotofacilrj.blogspot.com)

e colunista do site Resumo Fotográfico (www.resumofotografico.com).

Page 7: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 7

Page 8: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 8

como alcançar o sucesso nas campanhas de markeTing online

Por Paulo Piccini *

A Internet é um dos principais canais de

comunicação em que os profissionais consoli-

dam cada vez mais as suas ações.

As campanhas de marketing são idealiza-

das em um formato que se aplique ao públi-

co da web, dada sua imensa capacidade de

propagar as informações com rapidez, alcan-

çando a grande massa de internautas.

Parte da estratégia das empresas, as cam-

panhas de marketing online exigem certa

atenção para que o efeito esperado não seja

justamente o seu oposto. Ou ainda, que o

objetivo ultrapasse a estimativa inadequa-

damente. Poderíamos citar diversos feitos e

efeitos de “campanhas tiro no pé”, mas do

que adiantaria ressaltá-las sem apontar solu-

ções ou precauções que previamente pode-

riam ou deveriam ser tomadas?

É difícil prever com exatidão o que poderá

acontecer ao gerar uma campanha de ma-

rketing na internet. Porém, durante o plane-

jamento inicial é imprescindível estar atento à

questão da infraestrutura da web.

Ao contratar um serviço de hospedagem,

é importante realizar uma espécie de consul-

toria de melhores práticas a serem utilizadas.

Desta forma, é possível evitar a indisponibi-

lidade do site por uma alta quantidade de

acessos, por exemplo.

além da interação em tempo real com twitter

e facebook.

Aliás, um exemplo típico é baseado em

ambientes preparados para receber um site

institucional, sem grande apelo ou volume de

acessos e que, sem aviso prévio, ocorre uma

divulgação no twitter feito por uma grande

celebridade. Esse tipo de ação, normalmente

ocasiona picos de acessos simultâneos infini-

tamente maiores que os dimensionados para

suportar o site.

Portanto, a grande dica é sempre entender

a volumetria dimensionada para a cam-

panha promovida, assim como

qual o tipo de mídia foi

contemplada. Expor a real

dinâmica do site; iden-

tificar os canais uti-

lizados para

As empresas de hosting para campanhas

online oferecem inúmeros serviços e tecno-

logias para ajudar a sanar problemas antes

mesmo de eles acontecerem. Desde simula-

dores que testam o funcionamento do servi-

dor, até dicas em como evitar possíveis dores

de cabeça advindas de pequenos detalhes. É

importantíssimo o critério na escolha do par-

ceiro e conhecer o padrão de serviço por ele

provido assim como a velocidade com a qual

consegue resolver contratempos comuns em

campanhas que atingem sucesso maior que

o esperado.

Um dos acontecimentos mais comuns é

o dimensionamento errôneo da infraestru-

tura do ambiente. Isso acontece quando se

conclui que o volume de acessos não

impacta diretamente no que foi

contratado, ou ainda, que a di-

nâmica da aplicação não cause

uma necessidade de mudanças

na arquitetura.

Para evitar o ocorrido, é im-

portante compartilhar dados

do plano de mídia e explicar à

empresa de hospedagem qual

a dinâmica do site. Ou seja,

se haverá ou não upload de

arquivos, campanhas de mídia

em TV, Internet (em comunica-

dores, portais, redes sociais),

exposição do projeto na mídia e em quais

datas/horas; verificar se o projeto tem com-

portamento viral, onde os usuários começam

a replicar o conteúdo entre si, chamando

cada vez mais usuários para o site e apurar

se haverá campanhas ou interação com redes

sociais, microblog ou presença de celebrida-

de divulgando ativamente o projeto.

Com todas essas informações, é importan-

te salientar que o compartilhamento de to-

das as ações que a campanha irá demandar

deve ser dividido com a empresa que hospe-

dará o site. Isso será um facilitador quanto ao

dimensionamento mais preciso de banda de

internet e quantidade de servidores

utilizados proporcionando assim,

maior sucesso no desenvolvi-

mento da campanha.

* Paulo Piccini é diretor executivo da Ananke, empresa especializada em hosting gerenciado de alta disponibilidade para campanhas de marketing digital. Fundada em 2000, têm em seu portfólio de clientes, as 30 maiores agências e produtoras do mercado brasileiro como África, AlmapBBDO, DM9DDB, ID\TBWA, LOV, Maya, Ogilvy, Sinc, Sun/MRM, Y&R, WMcCann, Wundermann para a hospedagem de campanhas de empresas como Adidas, C&A, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Fiat, ImovelWeb, Itaú, Magazine Luiza, Santander, SONY, VIVO, Votorantim, entre outros. sobre a ananke

A Ananke é líder em hosting gerenciado de alta disponibilidade para campanhas de marketing online. Fundada em 2000, têm em seu portfólio de clientes as 30 maiores agências e produtoras do mercado brasileiro como África, AlmapBBDO, DM9DDB, ID\TBWA, LOV, Maya, Ogilvy, Sinc, Sun/MRM, Y&R, WMcCann, Wundermann para a hospedagem de campanhas de empresas como Adidas, C&A, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Fiat, ImovelWeb, Itaú, Magazine Luiza, Santander, SONY, VIVO, Votorantim, entre outros.

Page 9: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 9

novos projeTos para compuTação na nuvem impulsiona cloud2b Empresa amplia equipe para atender demanda aquecida do mercado. Michel Cassiano Meles assume a gerência comercial para impulsionar os negócios.

A Cloud2b, provedora nacional de soluções

baseadas na cloud computing, amplia sua

equipe técnica e comercial visando acompa-

nhar o forte crescimento das demandas por

projetos na computação na nuvem.

A empresa vem registrando crescimento

acelerado nos últimos 18 meses e sinaliza fe-

char o ano de 2011 com mais de 200 projetos

entregues e em andamento.

Para dar conta desta demanda aquecida,

a empresa reformulou seus planos de cresci-

mento e investiu na capacitação e ampliação

de sua força de vendas e técnica, convidando

Michel Cassiano Meles, ex-Dedalus e Spread

Teleinformática, para auxiliar na reestrutu-

ração comercial. Graduado em Engenharia

Elétrica e com mais de 20 anos de comerciali-

zação de produtos e serviços de TI e Telecom.

Sua capacitação técnica se destaca pela

Dreamforce, o principal evento mundial da

Salesforce.com, que acontece anualmente na

sede da companhia nos Estados Unidos, tam-

bém irá contribuir para o fortalecimento da

nova estrutura de negócios da companhia.

“Estamos fortale-

cendo a nossa base

de sustentação para

encarar os novos

desafios que a com-

putação na nuvem vai

impor nos próximos

anos. Ela vem crescendo em aceitação entre

as empresas e quem estiver com sua equipe

despreparada irá perder muitas posições no

mercado. O nosso forte é a capacitação tec-

nológica. É com ela que iremos nos apresentar

ao mercado e estabelecer o caminho na lide-

rança deste segmento”, destaca o executivo.

habilidade em implantar estratégias comer-

ciais agressivas. Possui capacitação técnica em

várias tecnologias a partir de cursos realizados

nos Estados Unidos, Chile e Argentina.

Segundo Gilberto Vilaça, diretor comercial

da Cloud2b, a nova equipe terá a tarefa de

manter o posicionamento da empresa como

provedora de soluções para a computação na

nuvem com elevada capacidade de acompa-

nhamento e adequação dos projetos para as

necessidades de seus clientes, “característica

que vem se firmando nos últimos 18 meses,

quando a Cloud2b registrou crescimento

recorde e se colocou como referência no

Brasil no mercado de provimento de soluções

customizadas com Salesforce.com e iBOLT no

formato SaaS (integração)”.

Vilaça conta ainda que a participação da

equipe técnica e comercial da Cloud2b no

Page 10: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 10

wacom anuncia lançamenTo mundial das novas linhas bamboo e cinTiq

Novidades em HD para usuários profissionais e visuais reformulados para usuários domésticos.

Por Fernanda Beziaco

A Wacom apresentou na ultima semana

de setembro, a nova linha de mesas digita-

lizadoras – tablets – com caneta Bamboo™,

Bamboo Connect, Bamboo Capture e

Bamboo Create. Além deste lançamento, a

empresa também anunciou o lançamento da

nova Cintiq 24HD.

Pesquisas realizadas pela Wacom levaram

aos novos lançamentos com mudanças na

embalagem e maior foco no usuário. A

empresa procurou diferenciar melhor cada

versão, tornando o produto mais atrativo na

prateleira. “Precisávamos ajustar, sem radi-

calizar, este foi o grande desafio”, comenta

Wilson Barbosa gerente regional Brasil para

Wacom. A linha Bamboo é voltada para

usuário doméstico, com uso bem simples das

ferramentas. O Bamboo Connect, segundo

Barbosa, é praticamente um substituto para

o mouse. Um dos pontos positivos da linha é

a inclusão de softwares nos produtos, como

Bamboo Capture

Um pouco mais avançado em comparação

ao Connect, este modelo é pen e touch, ou

seja, funciona com a caneta e com toque.

Ideal para quem gosta de modificar fotos,

trabalhar efeitos em imagens. Este tablet

acompanha o Photoshop, oferecendo mais

possibilidades criativas para os usuários.

Bamboo Create

Este modelo tem um tamanho maior que

os outros dois, também com tecnologia pen

e touch. Mais requinte para criar desenhos

e trabalhar com ilustrações, com resultados

mais profissionais.

Cintiq 24HD

Já o Cintiq 24HD, diferente da linha

Bamboo, é para uso profissional. Este novo

Photoshop por exemplo. Atualmente, a

Wacom é líder mundial em pen & touch e nos

últimos cinco anos a empresa teve um cresci-

mento de 45%. No Brasil, os distribuidores de

Wacom são: Superkit, Avnet e Officer.

Para 2012 a empresa planeja lançar a

página da marca no Facebook para o Brasil.

Redes sociais e a comunicação com os usuá-

rios são planos da Wacom para se aproximar

do cliente.

Bamboo Connect

Este é o produto mais básico da linha, ideal

para usuários domésticos, funciona como um

substituto do mouse.

Para utilidades mais simples, como textos

digitais, anotações em documentos, pequenos

desenhos e pinturas. O produto oferece uma

sensação quase real de escrever em papel.

modelo é o primeiro da Wacom de 24” em

HD. A tela é de 1920 x 1200, com ajuste de

ângulo e altura, gama de cores 92% Adobe

RGB. Compatível com Mac e PC, acompanha

Autodesk, Corel e Nik.

Sobre a Wacom

Com mais de 25 anos de experiência, a

visão da Wacom é de unir as pessoas e a

tecnologia por meio de interface natural. Isto

transformou a empresa na maior fabricante

de mesas digitalizadoras do mundo.

A tecnologia da Wacom é usada para criar

artes digitais, filmes, efeitos especiais, mo-

das e designs. Os produtos oferecidos pela

empresa são característicos por permitir aos

usuários explorarem ao máximo sua criativi-

dade e potencial artístico.

Saiba mais em: www.wacom.com/pt

Cin

tiq

24h

D

Page 11: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 11

neox aposTa em produTos de informáTica para o público feminino e já pensa em algo exclusivo para jovens

Nova linha da fabricante tem foco nas mulheres e cativa suas consumidoras com designs modernos e cores atraentes.

Por Fernanda Beziaco

A fabricante de acessórios de informática,

NEOX, que já atua no mercado brasileiro há

mais de 20 anos, lança sua nova linha de

produtos com apelo especial para o público

feminino.

Com um mix abrangente de mouses, tecla-

dos, caixas de som, webcams, headphones

e muitos outros, a empresa acredita que

as consumidoras merecem uma atenção

especial.

“As mulheres estão conquistando cada vez

mais espaço na sociedade e no mercado de

trabalho, daí surge a necessidade de atender

suas necessidades de feminilidade no dia-a-

dia”, Marinela Douvletis Oliveira, Gerente de

Marketing da Neox.

Para atender as mulheres, a empresa inves-

te em cores como o rosa em seus produtos,

uma das mais procuradas por elas. O design

mais feminino também é um dos pontos que

chama a atenção.

Para começar, a NEOX lança dois tipos de

headphones e um mouse para a mulherada.

Já para 2012, espera-se o lançamento de

mais 18 produtos. Os preços destes produtos

são compatíveis com os de mercado. Segun-

do Marinela, a empresa também já analisa a

possibilidade de desenvolver produtos para

os consumidores mirins. Hoje, a fabricante

conta com uma equipe comercial treinada

para atender distribuidores, apoio técnico e

comercial nas vendas, para oferecer informa-

ções sobre promoções e lançamentos. Além

de suporte em comunicação e marketing

para a geração de demanda na ponta.

Saiba mais, visite o site: www.neox.com.br.

Page 12: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

varejistasmercado

varejistasmercado

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 12

TableTs! TableTs! TableTs!

Nacionais ou internacionais, todo mundo quer um tablet para chamar de seu.

Por Fernanda Beziaco

Ainda está caro e ainda não virou popular

por aqui, mas os Tablets estão crescendo

sua participação no mercado de eletrônicos.

Fabricantes como Samsung, Motorola, STi,

Acer, AOC, além da percussora do novo apa-

relho, Apple e, agora, também os tablets da

BlackBerry e da Lenovo. São muitas marcas e

muitos recursos para escolher. Ficar perdido

em meio a tantos tablets é natural. Qual é o

melhor? Qual tem o melhor desempenho?

Qual oferece o melhor custo benefício? E,

por ai vai.

Uma das coisas que atrapalha a venda em

grandes volumes destes aparelhos é o preço,

que para o bolso do consumidor brasileiro

ainda está salgado. Porém, nos últimos me-

ses diversas ações do governo federal foram

anunciadas para incentivar a fabricação do

produto aqui no país e que deve desonerar os

custos dos tablets para o consumidor final.

PPB – Processo Produtivo Básico

Os fabricantes de tablets locais podem

ter direito aos benefícios tributários seguin-

do alguns critérios do PPB. Um deles é que

pelo menos 50% das placas-mãe sejam de

fabricação brasileira, porém, para 2012 e

diz respeito aos componentes que podem

chegar diariamente.

A parceria para a fabricação das telas de

tablets foi feita com a Foxconn, mas também

deve envolver empresas nacionais. “Nós

ainda precisamos concluir essa negociação,

porque ela envolve parceiros nacionais. A

presidenta quer que haja transferência tecno-

lógica sem condições, portanto ampla, geral

e irrestrita. Isso significa muito investimento

em recursos humanos e parceiros no Brasil

que sejam capazes de acompanhar essas

exigências”, explicou Mercadante.

Redução de preços

A presidente Dilma Rousseff corroborou a

lei de redução tributária sobre os tablets no

Brasil. A estimativa do governo é que ocorra

uma redução de até 36% sobre o valor final

dos aparelhos tablets no país. A confirma-

ção das novas regras foi divulgada no Diário

Oficial no último dia 13 de outubro.

Se os tablets forem fabricados aqui, terão

isenção total de PIS e Cofins. É o estimulo

do Governo Federal para a indústria produzir

nacionalmente.

O Tablet da Lenovo

Segunda maior fabricante de computado-

res do mundo, a Lenovo, anunciou que seu

ThinkPad Tablet chegou.

O tablet da Lenovo possui SSD de 16 GB,

32 GB ou 64 GB, bateria com duração de até

2013 novos requisitos serão exigidos: 80%

da placa-mãe, 20% da memória e 50% dos

carregadores em 2012 e: 95% da placa-mãe,

30% da memória e 80% dos carregadores

em 2013.

Apesar das dificuldades que alguns fa-

bricantes podem encontrar para cumprir

os requisitos, as medidas devem trazer um

aquecimento para a indústria local.

Telas brasileiras

Aloizio Mercadante, ministro de Ciência

e Tecnologia, afirmou que o Brasil terá duas

fabricas de touch screen para os tablets.

“Neste momento estamos discutindo a pri-

meira fábrica, mas a primeira fábrica já vai

estar associada a uma segunda fábrica. A

área de construção dessa fábrica é 1,5 km

por 1,5 km de área construída, para vocês

terem ideia do tamanho e da complexidade”,

comentou Aloizio.

Os lugares para a instalação das fabricas

ainda não está definido, porém, destacou

que ambas devem ser próximas a um ae-

roporto internacional. Isto para que haja

suporte as necessidades da indústria, no que

8 horas com WiFi e conexões USB 2.0, Micro

USB, entrada 3 em 1 para cartões SD, Mini

HDMI para conexão a projetores externos e

monitores.

A alta resistência e durabilidade do disposi-

tivo são garantidas pela tela Gorilla Glass de

10.1”, que age como um “escudo” e reduz

o risco de danos causados pelo usuário. O

Corning® Gorilla® Glass é um vidro fortale-

cido quimicamente através de um processo

de troca de íons que cria uma camada de alta

compressão no substrato do vidro.

Com fácil conexão e design flexível, o

ThinkPad Tablet permite ao usuário persona-

lizar o layout da página ou mover aplicativos

com facilidade, além de acessar os aplicativos

mais utilizados por meio de Home Page pa-

drão. O dispositivo possui também software

pré-instalado, com aplicativos licenciados e

gratuitos disponibilizados pela Lenovo App

Store, loja virtual da empresa para customizar

o ThinkPad Tablet.

O dispositivo está configurado ainda com

diversos aplicativos de redes sociais e servi-

ços, como Skype, Adobe Flash, Adobe Air,

Facebook, Twitter, Google Maps, Google

Busca, Audio/MP3, Youtube, Calendário,

Accuweather, Amazon Media, Games, Secu-

reWave, e outros.

O Lenovo ThinkPad Tablet já está dispo-

nível pelos canais de venda da Lenovo com

preço sugerido a partir de R$ 1.699. Os

preços podem variar de acordo com a região

do País.

• Touch screen LCD 1024x600 WSVGA de 7" • Ultraportátil e fino: 425g, e 130mm x 194mm x 10mm• Processador Dual Core de 1 GHz • BlackBerry® Tablet OS com suporte para multiprocessamento simétrico • Reprodução de áudio MP3, AAC e WMA • Suporte para reprodução de vídeo em alta resolução (H.264, MPEG4, WMV) • Saída HDMI 1080p• Duas câmeras HD 1080p para videoconferências e captura de vídeo (3MP frontal e 5MP traseira) • Memória RAM de 1 GB

• Até 64 GB de armazenamento interno (modelos de 16, 32 e 64 GB) • GPS, Sensor de Orientação (Acelerômetro), Sensor de Movimento de 6 Eixos (Giroscópio), Bússola Digital (Magnetômetro)• Alto-falantes e microfones estéreos• Conectividade Wi-Fi® (802.11 a/b/g/n) • Suporte para Bluetooth® 2.1+EDR

Para mais informações sobre o BlackBerry PlayBook, visite: http://br.blackberry.com/playbook.

especificações do blackberry playbook

Page 13: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

varejistasmercado

varejistasmercado

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 13

O Tablet da BlackBerry

A Research In Motion (RIM) também anun-

ciou o lançamento do tablet BlackBerry®

PlayBook™ no Brasil.

Com design ultraportátil, o BlackBerry

PlayBook oferece desempenho líder de

mercado, navegação web sem restrições

com suporte ao Adobe® Flash®, sistema

multitarefa, funções multimídia HD, recursos

avançados de segurança, amplo suporte

corporativo e um ambiente de desenvolvi-

mento robusto. Uma grande seleção de apli-

cativos de entretenimento, esportes, jogos,

música, finanças, negócios e educação, entre

outras categorias, também estão disponíveis

no PlayBook na BlackBerry App World™. O

BlackBerry PlayBook está disponível em três

modelos Wi-Fi®, com 16, 32 ou 64 GB de

memória de armazenamento.

dispositivo foi completamente desenvolvido

a partir de pesquisas com o brasileiro, desde

o hardware e design ao sistema operacional

totalmente em português. O Ypy vem para

mudar o conceito de consumo de conteúdo

digital, já que a companhia lança simultane-

amente o ecossistema Mundo Positivo. São

revistas e jornais nacionais, livros, filmes,

jogos e aplicativos, como ferramentas de

trabalho e redes sociais. Um dos diferenciais

do Ypy é que ele já sai de fábrica com mais

de 50 aplicativos pré-instalados.

“Estudamos o comportamento do consu-

midor durante 20 meses para chegar a um

produto 100% voltado ao brasileiro. Até o

nome Positivo Ypy, que quer dizer primeiro

em tupi-guarani, foi inspirado na língua dos

primeiros habitantes do nosso país. Junto

com o ecossistema Mundo Positivo, ele vai

contar com o melhor conteúdo nacional à

“É uma grande satisfação lançar o BlackBerry

PlayBook no Brasil com Americanas.com,

Fnac, Livraria Saraiva, Shoptime.com, Sub-

marino.com e, posteriormente, com a Claro”

diz Peter Gould, diretor geral da Research In

Motion para o Brasil.

“Estamos trabalhando com diversos

desenvolvedores do Brasil, e estamos muito

satisfeitos com os aplicativos criados para

o BlackBerry PlayBook. Bradesco, CARAS,

Cinemark, Época, Exame, O Estado de São

Paulo, Placar UOL e Terra Sonora são algu-

mas das grandes marcas que estão traba-

lhando conosco em aplicativos já disponíveis

na BlackBerry App World”, explica Gould.

O tablet da Positivo

A Positivo Informática, também fez o

anuncio do seu tablet, o Positivo Ypy. O

disposição do consumidor”, destaca Hélio

Bruck Rotenberg,presidente da Positivo

Informática.

A linha apresenta o Positivo Ypy 7 e o

Positivo Ypy 10, em versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G.

O principal diferencial de hardware do Positivo

Ypy é sua tela capacitiva multitoque de alta re-

solução e formato 4:3, ideal para o consumo

de conteúdos digitais, especialmente livros,

revistas e jornais, além de páginas da web.

O teclado virtual também é totalmente em

português, com teclas “ponto br” e cedilha.

O produto conta ainda com sensor de movi-

mentos (acelerômetro), que pode ser usado

em jogos, e saída HDMI para que seja ligado à

TV de LCD, além de suporte para uso de sites

com Adobe Flash.

Os botões capacitivos frontais do Positivo

Ypy 7 são iluminados, e independente da

Page 14: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

varejistasmercado

varejistasmercado

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 14

orientação – vertical ou horizontal –, o

produto fica sempre na posição correta.

O Positivo Ypy 7 tem 7 polegadas, com

420g e 11,8mm de espessura. Conta com

a maior resolução de tela entre os produtos

de 7 polegadas disponíveis no mercado, de

1024x768, além de câmera frontal para vi-

deoconferências. O sistema operacional é o

Android 2.3.4, a versão mais adequada para

telas de 7 polegadas. A bateria é de longa

A Positivo Informática customizou todo

o sistema operacional Android, deixando-o

integralmente em português. O Ypy traz o

exclusivo botão Redes Sociais, que oferece

uma área especial para acesso rápido ao

Facebook, Twitter e Orkut. “Na combinação

da tela e do sistema operacional customiza-

do, nós chegamos a um produto com toque

absolutamente preciso e de resposta ime-

diata, de fácil entendimento, totalmente em

português e multitarefas, ou seja, não

é preciso fechar um aplicativo para abrir

outro. Consideramos esses requisitos fun-

damentais para proporcionar aos brasileiros

uma experiência superior com o Positivo

Ypy”, destaca Hélio.

Outra grande inovação da Positivo Infor-

mática está no ecossistema totalmente em

português. O Mundo Positivo conta com lojas

próprias de revistas, jornais, livros, músicas,

jogos e aplicativos, muitos deles sem custo.

duração, com autonomia de até nove horas

em uso constante. O Positivo Ypy 10, com

tela de 9,7 polegadas, também é fino e leve.

Com 700g e a mesma espessura do Ypy

7, ele vem com sistema operacional Android

3.2, o Honeycomb, e formato de tela 4:3,

câmera frontal e traseira e GPS com bússola

digital. A bateria tem autonomia de até oito

horas em uso.

O portal Mundo Positivo pode ser acessado

de qualquer computador. Com uma única

conta, o usuário pode consumir, comprar,

organizar e transferir conteúdos e aplicativos

em PCs de qualquer marca, além de tablets

ou e-readers da Positivo Informática. As lojas

entram no ar simultaneamente à chegada do

Positivo Ypy ao mercado.

O produto tem garantia de um ano e

suporte da rede de assistências técnicas

credenciadas à Positivo Informática em todo

país. O Positivo Ypy 7 chega ao varejo na

segunda quinzena de outubro, nas versões

Wi-Fi e Wi-Fi+3G, com preços sugeridos a

partir de R$ 999. Os tablets Positivo Ypy 10

serão vendidos para o Natal nas versões

Wi-Fi e Wi-Fi+3G. A companhia também es-

tuda parcerias com operadoras de telefonia.

O endereço do portal Mundo Positivo é

www.mundopositivo.com.br.

Page 15: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 15

agis aposTa em plaTaforma de e-commerce como diferencial para as revendas

Pelo sistema B2C, revenda pode oferecer ao cliente compras efetuadas diretamente da distribuidora, não arcando com custos de entrega e estoque. Além disso, a loja virtual exclusiva para os canais de venda possibilita ao revendedor parcelar a venda no cartão de crédito.

Com objetivo de acompanhar o exponen-

cial crescimento das compras online e trazer

diferenciais para os canais de venda de pro-

dutos em informática e tecnologia credencia-

dos, a AGIS, um das principais Distribuidoras

de TI e Telecom, aposta na nova versão da

plataforma B2C, uma loja virtual exclusiva

para revendas da companhia que contam

com benefícios adicionais na hora de vender

ao usuário doméstico ou corporativo.

A ferramenta funciona como um portal de

auxílio ao revendedor, que pode oferecer ao

cliente os produtos, mesmo não possuindo

estoque do mesmo. O faturamento pela

da praticidade da compra online. “O sistema

B2C é uma forma de garantir que o lojista

não perca a venda. Nossa expectativa com

a plataforma é que consigamos atender aos

revendedores e que dessa forma eles possam

competir com grandes varejos, disponibilizan-

do vendas a crédito, além de uma vasta gama

no portfólio de produtos, conseguindo ainda,

conter despesas em custos de crédito, logísti-

ca e estoque”, afirma. De acordo com o Co-

elho, o novo sistema B2C da AGIS conta com

diversos diferenciais. “Para a nova versão da

plataforma implantamos uma ferramenta para

a certificação de cartão de crédito, mais ágil

e segura, além de incluir todos os produtos

disponíveis, incluindo peças e suprimentos de

impressão. Ou seja, é uma forma da revenda

oferecer produtos que não possui em estoque

ou que não conseguiria ofertar por não ter

capacidade de manter esse estoque”, explica.

O executivo ainda conta que a aceitabilidade

revenda é feito direto ao cliente final (seja

pessoa física ou empresa), onde a revenda

realiza o pedido direto da distribuidora, utili-

zando o cartão de crédito do cliente.

O parcelamento da compra pode ser feito

em até dez vezes. A iniciativa permite isen-

ção de custos ao canal, tanto na área de

estoque, como na área de logística e entrega.

Além disso, a revenda não tem metas ou

qualquer ônus de manutenção para o B2C.

Para Bruno Coelho, gerente de marketing

da AGIS, a ideia é oferecer um diferencial a

mais ao revendedor para selar vendas, além

da plataforma entre os revendedores é alta.

“Acredito que cada vez mais revendas passem

a utilizar o B2C, já que ele não arca com cus-

tos adicionais, além de aumentar seu mix de

produtos e poder ofertar itens que podem ser

parcelados em 10 vezes sem juros. Cerca de

400 revendas utilizam ou fizeram algum tipo

de transação no sistema, e nossa expectativa é

chegar a mil revendedores até o final do ano”,

finaliza Coelho.

Para utilizar o sistema B2C é necessário

ser revendedor cadastrado AGIS e emitir Nota

Fiscal de serviços (para poder receber a comis-

são). A comissão é paga em até sete dias úteis

após o recebimento da nota fiscal. O valor

mínimo do pedido na plataforma é de R$

100,00. Mais informações podem ser encon-

tradas no site: www.agis.com.br/mundob2c/

principal.html Para conseguir acesso, envie um

email para [email protected]

Page 16: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 16

airlive ganha mercado com soluções inTegradas de moniToramenTo ip + conexão wi-fiMarca do grupo Ovislink fornece amplo suporte em soluções de integração Wi-Fi de alta potencia com vigilância IP.

Durante 2011, a AirLive ministrou treina-

mentos a fornecedores, integradores e clientes

em soluções de rádios Wi-Fi e Monitoramento

IP + Conexão Wi-Fi no mercado brasileiro. As

soluções de conectividade com alta potencia

da AirLive aumentam as possibilidades e ca-

pacidades dos sistemas de vídeo segurança

para residências, ambientes internos e ex-

ternos. Crescendo junto com seus parceiros

de negócios e participando dos eventos de

tecnologia mais importantes, a empresa refor-

ça o desenvolvimento da marca no mercado

brasileiro como fornecedor de soluções de

vídeo-vigilância IP junto a sua ampla linha de

equipamentos wireless de alta potencia. As

soluções de câmeras IP megapixel, NVR e o

novo software CamPro HD da AirLive propor-

cionam solução completa para aplicações de

vídeo-monitoramento via rede IP com qualida-

de da imagens.

Dicas para instalar uma rede

sem fio com câmeras IP

O primeiro passo é encontrar a largura de

banda sem fio. Isso depende da distância e

padrão wireless. Em geral, a freqüência de

5 GHz tem menos interferência e dá mais

estabilidade na largura de banda para aplica-

ções críticas, tais como streaming de vídeo. A

AirLive oferece Wireless Distance Calculator,

uma ferramenta (disponível em: www.airlive.

no modo 802.11b/g . Este modelo inclui oito

modos de operação, para todos os tipos de

configurações Wireless.

O WL-5460AP v2 possui também a fun-

ção Wireless Client Isolation, encontrada em

dispositivos de maior custo, que “isola” um

cliente wireless do outro, protegendo o acesso

dos hóspedes.

Sistema vigilância IP em

um depósito

A AirLive instalou um sistema de vigilância

IP e detecção de intrusão em um depósito

de armazenamento de petroquímicos no

Caribe. A empresa petrolífera necessitava

proteger seus armazéns com câmeras IP e

conectá-las via CPEs wireless de longa co-

bertura. Desta maneira, as imagens geradas

pelas câmeras IP poderiam ser transmitidas

até o escritório de gerenciamento central

para armazenamento de vídeo IP, gravação

e visualização remota.

Através de uma infra-estrutura de rede IP,

principalmente via tecnologia CPEs Wi-Fi, o

desenho do sistema de monitoramento de

vídeo IP consiste na utilização do espectro 5

Ghz (802.11a) com os modelos de equipa-

mentos AirMax5 e AirMax DUO instalados

em cada nó da rede. Também estabeleceu

com/support/wireless_distance_calculator.jsp)

útil para os integradores que tem três calcula-

doras: Received Signal Level (calcula o nível do

sinal recebido), Distance (calcula a distância) e

Antenna Height (calcula a altura da antena).

Em outros ambientes tais como hotéis ou

empresas convêm uma rede de baixo custo,

no entanto utilizando sistemas Wi-Fi de alta

potência e confiabilidade, reduzindo ao mí-

nimo o número de APs e cabeamento, a fim

de minimizar o impacto visual no ambiente

e simplificar a instalação. O hotel pode exigir

uma solução profissional, em vez de utilizar

equipamentos “low-end”. Produtos para resi-

dências e pequeno escritórios, mesmo sendo

de baixo custo, não proporcionam caracte-

rísticas de robustez e confiabilidade, como

gerenciamento remoto seguro, múltiplos SSID

e ampla cobertura de sinal.

O cliente prefere uma solução com custo

inferior aos sistemas utilizados em grandes

empresas. Foi também avaliado a utilização de

soluções WLAN corporativas, utilizadas para

instalações em grandes empresas. Estes siste-

mas, no entanto, foram considerados muito

caros e incluíam características dispensáveis

para o uso no hotel, como firewall “por usu-

ário” integrado. A AirLive disponibilizou seu

modelo WL-5460AP, um dos Access Points

multifuncionais mais populares, operando

quatro backhaul da transmissão da sinal Wi-Fi,

proporcionando assim uma maior largura de

banda e melhor qualidade de vídeo streaming.

Outro requisito de segurança envolveu o uso

de AirMax DUO e WAE-5014PA como um

repetidor, a fim de evitar obstáculos visíveis.

Alem disso, outro ponto importante foi o uso

de tecnologia PoE para reduzir o cabeamento

e suprir energia em todos os dispositivos.

Roteadores plug and play

A empresa apresentou routeadores plug

and play para câmeras IP da AirLive para

aqueles usuários domésticos, lojas, centros

comerciais e escritórios que precisam instalar

uma câmera IP para monitorar suas instala-

ções de qualquer lugar, sem configurações

complicadas ou dores de cabeça. “Os inte-

gradores estão muito interessados não só

nos nossos equipamentos, nos diferenciais

de tecnologia que eles proporcionam, mas

principalmente na experiência reconhecida da

AirLive no mercado wireless, pois consegui-

mos fornecer tecnologia de confiabilidade,

de forma integrada, para implementação de

soluções de monitoramento de vídeo através

de infra-estrutura de rede IP, principalmente

via tecnologia WiFi e 3G, além de gravadores

de vídeo para rede (NVR) e software de mo-

nitoramento próprio (AirLive CamPro). Outros

fabricantes focados somente em câmeras,

necessitam de terceiros para isso”, José

Bittencourt, Gerente de Território Brasil da

AirLive OvisLink Corporation Taiwan.

Page 17: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 17

a imporTância da força de vendas no seTor de disTribuição de TiO mercado de distribuição de TI é caracteristicamente dinâmico. A todo tempo, surge um modelo de produto novo que mantém a rotatividade das vendas sempre constante. No entanto, essa característica que, de início, parece ser comercialmente favorável, faz do setor um desafio, em que há permanente preocupação em prospectar, ativar, manter e reaver clientes.

A área de vendas é o ponto de partida e

também o ponto final das distribuidoras de

TI. É para este setor que os olhos estão volta-

dos a todo momento. O trabalho das demais

áreas, por maior qualidade que tenha, só

produzirá frutos se estiver voltado ao sucesso

da área de vendas, que precisa estar firme-

mente estruturada com equipe de “consul-

tores”, que desempenham trabalhos que vão

além dos realizados por vendedores.

A motivação da equipe de vendas é essen-

cial. Notáveis são os resultados obtidos após

campanhas, premiações e ações de reconhe-

cimento do trabalho. Passando a responsa-

bilidade para os vendedores, surgem outras

táticas: conhecer bem o seu cliente, oferecer

negociações em relação às condições de

pagamento e preços, e manter um relaciona-

mento marcado por bons atendimentos. Jun-

tas, essas condições resultam em aumento

das vendas, o alicerce da distribuição de TI.

No entanto, todo o poder de persuasão de

um vendedor pode se tornar ineficaz se não

houver bom direcionamento. Discernir gru-

pos de vendas de acordo com os diferentes

perfis de compradores torna o atendimento

personalizado, que se adapta às necessidades

um sistema de gestão, pode ser entendida

como uma estratégia comercial, onde é feito

um gerenciamento do relacionamento com o

cliente. O CRM é composto por etapas, que,

quando seguidas corretamente, resultam em

aumento das vendas. As etapas consistem na

automatização da venda, sistematização dos

dados; e a trabalhosa conversão dos dados

colhidos em soluções.

Mas na ausência de sistemas que otimizem

a compilação dos dados, usa-se o “feeling”

do vendedor, que acompanha o histórico

do cliente diariamente ouvindo as principais

demandas, sugestões, reclamações e elogios,

tornando-se uma pesquisa de marketing

mais barata que qualquer consultoria possa

lhe oferecer. Essas são informações preciosas,

e que estarão cada vez mais disponíveis caso

o seu time comercial faça um bom trabalho

de relacionamento.

Tão importante, a área de vendas é a porta

de entrada dos clientes, onde acontece o

contato mais estreito. Contato esse que não

ocorre entre o vendedor e o cliente, e sim

entre o cliente e a empresa, representada

naquele momento pelo vendedor. Sem saber,

toda a imagem da empresa é construída a

partir desse único relacionamento.

de cada grupo. Ao contrário dos demais se-

tores e segmentos, disponibilizar um produto

de qualidade não basta, pois não se trata de

um cliente que vai até uma bancada e que

escolhe seus produtos em uma prateleira.

O comprador tem necessidades e, de forma

complexa, busca por soluções.

Idealize um mundo em que as soluções

vêm até você, não seria perfeito? É isso que

o setor de vendas de distribuição em TI deve

oferecer aos seus clientes, mais que produ-

tos, projetos.

Para saber qual é a solução dos problemas

do seu cliente é necessário, primeiro, conhecer

as suas necessidades. Para isso, é preciso ter a

expertise de quem vê no cliente que compra

hoje, aquele que manterá suas atividades

comerciais na empresa para sempre; É esta a

meta. Alguém que merece ter seu perfil traça-

do, possibilitando um melhor atendimento.

Há empresas que apostam em estratégias

como a de CRM, (Customer Relationship

Management), que apesar de dar nome a

Por Marcos Coimbra*

* Marcos Coimbra é Vice-Presidente

da ABRADISTI, Associação Brasileira

dos Distribuidores de TI.

Page 18: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 18

Tune up versão 2012 chega ao mercado

Otimizador deixa o PC mais veloz e aumenta a vida útil da bateria em até 30%.

TuneUp Utilities 2012, o software de oti-

mização de PCs, está se preparando para dar

aos PCs, notebooks, netbooks e tablets um

impulso dobrado de melhora em desempe-

nho. O eficiente enfoque do Modo Economy

com a gestão de energia permite aumentar a

vida útil da bateria em até 30%, enquanto a

ferramenta automática “start-stop” do Pro-

gram Deactivator reduz o carregamento ge-

rado nos PCs pelos programas, fazendo com

que se trabalhe de forma mais rápida e seja

acelerado o tempo de inicialização do Win-

dows. Com Program Deactivator os progra-

mas somente têm acesso aos recursos do

PC quando o usuário o requeira. Além

do mais o usuário poderá desfrutar

de uma interface melhorada e

uma navegação mais rápida,

que acede facilmente às ferra-

mentas que precise.

O software oferece a for-

ma mais eficaz de economizar

energia ao se usar o PC. O Modo

Economy, uma das principais carac-

terísticas da suíte, aumenta o tempo

de duração da bateria dos notebooks,

netbooks e tablets em até 30%, reduzin-

do o consumo elétrico, particularmente

em PCs com um alto consumo de

energia. Isto se consegue redu-

zindo de forma inteligente as

necessidades de energia do

processador, enquanto se

segue dando potência

mais que suficiente para

o uso diário do PC. Além

do mais, o usuário pode

decidir quais dispositivos

com um alto consumo de

recursos ou quais atividades

em segundo plano gostaria de

desligar para reduzir o carrega-

mento do trabalho do PC e seus

componentes. Nos notebooks, o

Modo Economy pode ser ativado e de-

sativado de forma automática, dependendo

de se está conectado a uma rede elétrica ou

a bateria.

“Estamos constantemente tendo em con-

sideração o feedback de nosso usuários para

melhorar o uso desta ferramenta” diz Chris-

toph Laumann, diretor gerente de TuneUp.

recursos, liberando memória RAM e aceleran-

do o tempo de inicialização do Windows. De

esta manera, segue uma direção mais inteli-

gente que outros produtos de otimização: ao

invés de desinstalar programas ou desativar

componentes chave em todos os âmbitos,

integra a função automática “start-stop” de

Program Deactivator que desativa processos

em segundo plano que em um momento

determinado não são necessários, para logo

reativar-los ao instante no momento neces-

sário. Não somente programas desativados

podem abertos com os habituais dois cliques

do mouse, como uma vez sejam fechados

novamente, TuneUp Program Deactivator

finaliza o processo de forma automá-

tica. O resultado: os programas se

ativam somente

quando o usuário realmente precisa,

enquanto o software de segurança e

controladores de todos os dispositivos são

mantidos em execução em todo instante.

A tela de inicio de TuneUp Utilities 2012

tem novidades incorporadas como uma velo-

cidade de inicialização duas vezes mais rá-

pida com respeito a versões anteriores e um

visual melhorado que permite aos usuários

mudar facilmente entre o Modo Economy

para a bateria e o super rápido Modo Turbo.

E o novo visual do Status da Otimização indi-

ca ao usuário de forma imediata quais me-

didas de configuração foram efetuadas em

“Com o novo Modo Economy conseguimos

cumprir o desejo de aumentar a duração da

bateria de seus dispositivos móveis, já que

impedimos que os componentes do PC afe-

tem ao desempenho do mesmo quando não

estão em uso.”

Cada programa recém instalado afeta a

desempenho e fiabilidade do PC. Processos

invisíveis e serviços

em

segun-

do plano entram no sistema e exigem uma

grande quantidade de energia, mesmo que o

programa não esteja em uso.

A última versão de TuneUp Program De-

activator facilita o trabalho de aliviar este

carregamento, deixando disponíveis mais

seus PC e o que ainda pode ser feito. Agora

todas as funções chave do software podem

ser configuradas em um novo procedimento

tudo-em-um. “Realmente acreditamos que

com TuneUp Utilities 2012 apresentamos um

software que otimiza os PCs de uma forma

mais rápida, mais fácil e melhor” diz o entu-

siasta Laumann.

Os aspectos mais destacados de TuneUp

Utilities 2012 incluem a Manutenção em

um clique, a solução que com somente um

clique resolve os problemas de registro, eli-

mina os acessos diretos que não são usados,

apaga dados desnecessários como arquivos

temporários e desfragmenta o disco rígido.

Ao mesmo tempo, elementos desnecessários

da inicialização automática são desativados

e o processo para apagar o PC é acele-

rado. A Manutenção Automática se

encarrega de todas estas tarefas e em

momentos determinados, como

por exemplo, quando o usuário

não está trabalhando de forma

ativa com o PC ou quando

o notebook não está fun-

cionando por meio da

bateria. Além do mais a

Otimização em Tempo

Real de TuneUp permite

a priorização inteligente de

todos os processos em exe-

cução, enquanto o Modo Turbo

permite apagar por volta de 70

processos, que afetam ao desempe-

nho como serviços, tarefas programa-

das automaticamente e funções do siste-

ma operacional, com somente um clique.

Preços e disponibilidade

TuneUp Utilities 2012 é compatível com

Windows 7, Vista e XP, em 32 e 64 bit. O

programa estará disponível para download

em português 10 de Novembro de 2011

em http://www.tuneup-software.com.br. As

licenças, cada uma válida para até 3 PCs,

poderão ser compradas por R$79,00. Os

usuários de versões anteriores poderão fazer

um upgrade para TuneUp Utilities 2012 por

somente R$55,00. Uma versão gratuita de

teste durante 15 dias estará disponivel para

download em http://www.tuneup-software.

com.br/

Page 19: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

Evoluímos???????????

Evoluímos!SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 19 Happy Hour

PaPel

Feito, atualmente, de celulose (fibra vegetal), é nele que escrevemos as coisas e lemos também, 24 árvores podem produzir uma tonelada de papel, diferente da imprensa

ImPrensa

Originada da primeira prensa gráfica de Johann Gutemberg, que imprimiu pe la pr imeira vez a Bíblia e que começou uma mudança no mundo da comunicação, um dos marcos mais importante foi o

Jornal

Pr ime i ro ve i cu l o de comun i cação da era moderna, que começou no século XVIII e levou um susto quase dois séculos depois com o surgimento do

rádIo

Quando Henrich Rudolph Hertz descobre as ondas de rádio, outra mudança ocorre no mundo da comunicação.

A primeira transmissão no Brasil foi em setembro de 1922 e todo mundo achou que o rádio fosse acabar quando surgiu a

TV

Que só se tornou o principal meio de comunicação em 1962 e segue assim até hoje, apesar de sofrer influencias agora da

InTerneT

Que não para de crescer no mundo e no Brasil e, com a internet foi possível se conectar também através de

smarT Phones

Os celulares espertos que permitem as pessoas a acessaram a internet de qualquer lugar, mas que pode ou não perder força por causa dos

TableTs

Esses aparelhos que estão virando febre e que deve crescer tanto quanto os netbooks, que não é feito de celulose, mas é tão leve quanto o papel.

Page 20: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 20

aoc lança evo led, a evolução do all in one pc

O novo computador possui tela LED 20” wide, tem mais capacidade de armazenamento, é mais rápido e consome menos.

Novo desktop da AOC gasta menos energia

do que uma lâmpada comum Após o sucesso

do EVO, o primeiro PC “tudo em um” da

AOC, lançado ano passado, que lidera o mer-

cado de computadores All in One desde o 3º

trimestre de 2010, a marca, maior fabricante

mundial de telas LCD (monitores e TVs), apre-

senta o novo estágio da evolução: o EVO LED.

Com tela LED de 20” wide, ele vem com

processador que utiliza tecnologia VISION

da AMD (modelo E-350, com processador

de dois núcleos, placa gráfica AMD Radeon

6310 e 1,6 GHz de velocidade de clock),

além de chipset AMD Hudson M1, 2 GB de

memória RAM e 500 GB de HD. Represen-

tando a evolução da linha de computadores

All in One, que objetiva manter e consolidar

a posição de liderança na categoria, o EVO

Além disso, o EVO LED é um produto eco-

lógico, consumindo somente 50 Watts de

energia, menos que uma lâmpada comum.

Um dos pontos altos do EVO é sua fácil uti-

lização por parte do cliente. Ele já vem com

diversos programas pré-instalados de fábrica,

simplificando a operação para o usuário me-

nos experiente, como Acrobat Reader, Adobe

Flash Player, Microsoft Office 2010 Starter, MS

Live Messenger, MS Live Mail, Ultra VLC e 6

meses de antivirus. O EVO LED 20325U conta

ainda com conexão à rede sem fio de alta

LED 20325U reforça o atual conceito de PCs

que integram monitor, CPU e acessórios num

único equipamento compacto, trazendo

praticidade e economia de espaço.

O novo EVO traz também mais velocida-

de, aliada à alta definição, propiciando alto

desempenho, tanto para o trabalho, como

para navegação, músicas, jogos e filmes. A

tecnologia VISION da AMD reúne processa-

dor e placa gráfica AMD RADEON de alta

performance, oferecendo a melhor experi-

ência visual. A resolução é de 1600 x 900

pixels. Com design ultra slim e acabamento

elegante em preto brilhante, o novo EVO LED

é descomplicado, mantendo a simplicidade

na hora da instalação e uso, sendo necessá-

rio apenas ligá-lo à rede elétrica e conectar

mouse e teclado.

velocidade (Wi-Fi), webcam de 1,3 MPixel e

microfone integrados, alto falante integrados,

leitor e gravador de DVD, leitor de cartões de

memória (SD, MMC e MS) e 6 entradas USB

2.0. O equipamento vem com sistema ope-

racional Windows 7 e Microsoft Office 2010,

ambos Starter Edition. O novo EVO LED pode

ser encontrado nos principais varejistas e re-

vendedores do país. Caso o consumidor que-

ria maior comodidade, o All in One também

estará disponível à venda na loja virtual oficial

da AOC: www.aocloja.com.br.

all naTions disTribuidora vira s/a e agrega valores ao seu negócio

Nos últimos anos, temos visto mudanças

significativas no mercado financeiro. Dentre

elas, o oferecimento de linhas de crédito com

prazos mais elásticos, bem como o desenvol-

vimento de soluções de mercado de capitais

para empresas organizadas. Esse movimento

deveu-se a abertura de capital de muitas em-

presas na Bovespa, trazendo assim vantagens

para as companhias e seus investidores.

assim o registro de acordo com a quantidade

de ações em seu poder. Muitas são as van-

tagens de se virar uma S/A. A melhoria na

governança corporativa e a maior visibilidade

pelo mercado são os principais valores que a

instituição adquire com a mudança.

A governança das empresas é entendida

como a regulamentação da estrutura admi-

nistrativa da sociedade anônima, através do

estabelecimento dos direitos e deveres dos

vários acionistas e organização dos poderes. A

All Nations visando um diferencial competitivo

e uma transparência ainda maior no mercado

transformou-se em uma S/A fechada.

Para Marcelo Santos, diretor financeiro da

distribuidora, a mudança agrega valor aos

negócios. “Com isso, queremos mostrar ao

mercado que estamos buscando maior trans-

parência e convergência às boas práticas de

O Brasil ficou em destaque, por conta de

seu amadurecimento, principalmente, no

que tange as mudanças na legislação com

relação aos direitos, deveres e obrigações

das sociedades anônimas (ou S/A), obrigan-

do as empresas melhorarem seus processos

e seus controles internos. O termo pode, a

princípio, parecer um pouco confuso, mas

quando uma empresa deixa de ser limitada e

vira uma S/A, significa que o seu capital so-

cial não se concentra a um nome específico.

Entretanto, há uma divisão: as S/A podem ser

fechadas ou abertas.

Nas S/A de capital fechado, os acionistas

são conhecidos e seus nomes descriminados

em ata de composição de quadro acionário

da sociedade, aprovada em Assembléia de

Acionistas e registrada na junta comercial.

Nas S/A de capital aberto qualquer um pode

adquirir ações na Bolsa de Valores, tendo

governança corporativa. Queremos melhorar

ainda mais a imagem institucional da empre-

sa no mercado”, completa ele. A governança

corporativa é um objetivo que a All Nations

vem trabalhando há mais de três anos.

Algumas diretrizes como: a criação do

Conselho de Administração, o estabeleci-

mento de uma Diretoria Executiva, melhoria

no gerenciamento de processos e contrata-

ção da Deloitte para a auditoria dos balan-

ços, são exemplos de mudanças corporativas

que vinham sendo implementadas. Nosso

código de ética também se fortalece, já que

uma excelência em conduta passa a ser pri-

mordial entre seus colaboradores, visando

assim melhoria de postura profissional e o

crescimento de todos. “Ainda teremos mui-

tas mudanças pela frente. Buscamos um alto

nível de excelência e queremos mostrar uma

conduta adequada ao mercado que atua-

mos, onde os principais fornecedores são,

em sua maioria, multinacionais com níveis

de exigências altíssimos. Uma S/A tem que

ter transparência para com seus parceiros”,

explica Marcelo Santos. A mudança vem ao

encontro de nossa visão. Até 2015, a All

Nations quer ser líder no segmento onde

atua, além de fortalecer a posição como

referência nacional.

Mais informações, visite: www.allnations.

com.br.

Marcelo Santos, diretor financeiro da All Nations

Page 21: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 21

muiTo acesso = muiTa desinformação

Até onde a democratização do acesso a informação através da internet é significado de qualidade de informação?

Por Fernanda Beziaco

Todo mês, invariavelmente, recebemos

noticias de que o acesso a conexão no Brasil

cresceu. Que a porcentagem de usuários de

internet não para. Crianças estão cada vez

mais participativas em redes online. A vida

virtual está acelerada.

Vemos em diversas partes do mundo que

“movimentos” iniciados através da internet,

redes sociais e afins, estão fortes. São os no-

vos motores das revoluções modernas.

A democratização da internet é a res-

ponsável por gerar uma nova forma de

organização.

Isso é bom.

PC, note´s, net´s, tablets, smart´s, etc.

Porém, em contra partida, vemos um

cenário caótico na educação. Que não sabe

lidar com as “crianças conectadas”. Pro-

fessores que são questionados em sala de

aula, porque os alunos tem o “Google” nas

palmas das mãos.

A nova geração é mais inteligente por

estar conectada?

sua vida cada vez mais “simples”, valores

antigos vão se perdendo.

E como fica a instituição de ensino? Não

está na hora de repensar a forma de educar

nas escolas? A geração atual sabe ler e es-

crever nosso vocabulário real ou apenas o

virtual?

Coisas como: vc ker, vamu, blz, xoxo, tdb,

N, S, e tantos outros sinais de linguagem

que vão substituindo as palavras em sua

“versão tradicional”: você quer, vamos, be-

leza, beijos e abraços, tudo bem, não, sim...

Vamos associando todos esses sinais em

nossa rotina, vamos esquecendo e apren-

dendo coisas novas. Vamos perdendo algu-

mas coisas também.

Este artigo não tem intenção nenhuma de

responder essas questões, apenas apresen-

tá-las. A resposta fica por conta de vocês,

leitores.

Mas, o que eu quero dizer com “muito

acesso é igual a muita desinformação”?

Lembro-me de trabalhos de escola antes

de a internet existir, você se lembra? Íamos

a biblioteca, pegávamos livros e liamos.

Tinha o ctrl c + ctrl v manual? Tinha. Mas,

para isso, nós necessariamente tínhamos

que ler.

Hoje, vejo a facilidade de alguns trabalhos

das novas gerações, que entram nos wiki´s

da vida e apertam os botões de atalho para

fazer a cópia e pronto, o trabalho está feito.

A informação pode ser igual ou melhor

que a do livro, mas a questão é: a nova

geração lê o que copia? NOT!

Salvo raras exceções, a nova geração não

lê. Não quer ler. Não vê objetivo nisso.

Em um mundo onde atalhos, menus e

recursos são disponibilizados para tornar

E, não apenas isso, vamos consumindo

cada vez mais informações, em sua maioria

inútil. Trolls, spams, fakes.

A democratização da informação atra-

vés da internet não é (no momento) uma

grande utopia? A sensação de liberdade

e poder que a internet proporciona não é

algo passageiro? Quem vai ensinar as novas

gerações a filtrarem a informação boa e a

ruim? Quem vai dizer este é o certo e este é

o errado? O Google vai dizer?

Sem hipocrisia e, longe disso, também

estou imersa no mundo conectado. Mas, a

minha geração e as gerações anteriores, ain-

da trazem consigo laços de tradição, família,

educação e respeito. Onde isso foi parar?

Não, não podemos colocar a culpa do

desapego as tradições humanas na internet.

Mas, que uma grande mudança ocorre

nas pessoas por causa dela, isso é inevitável.

Qual é o tamanho da alienação virtual? Esta,

nem o Google deve saber.

A DEMOCRAtizAçãO DA intERnEt é A REsPOnsávEL POR GERAR uMA nOvA FORMA DE ORGAnizAçãO

Page 22: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 22

Page 23: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 23

Page 24: Distribuidores e Mercado - #29 - Outubro 2011 - Latinmedia Publishing

SÃO PAULO - BRASIL / OUTUBRO 2011 / ANO 3 / NÚMERO 29 / PÁGINA 24