DISTÚRBIOS ALIMENTARES - mat.uc.ptguy/psiedu1/Disturbiosppt.pdf · Anorexia e Bulimia Nervosas...

26
DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Transcript of DISTÚRBIOS ALIMENTARES - mat.uc.ptguy/psiedu1/Disturbiosppt.pdf · Anorexia e Bulimia Nervosas...

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

AdolescênciaPeríodo da vida entre a infância e a idade adulta.

Fase decisiva na vida do ser humano.

Fase de experiências, mudanças físicas, psicológicas e emocionais, que são avaliadas pelo próprio, que lhes atribui determinada importância, sofrendo influências do meio que o rodeia.

Fase de extrema vulnerabilidade para o desenvolvimento de comportamentos menos saudáveis.

Puberdade

É o período de desenvolvimento regulado por hormonas em que aparecem os caracteres sexuais secundários, que assinalam o início da maturidade física e sexual.

Anorexia e Bulimia NervosasAnorexia nervosa caracteriza-se por um medo intenso de engordar e uma forte necessidade de autocontrole em relação à comida. Inicia-se sempre por uma dieta, numa tentativa de perder alguns Kg, mas rapidamente o que era controlável passa a controlar a própria pessoa.

Anorexia deriva da palavra grega “an” que significa sem e “Orexis” que significa desejo.

Bulimia nervosa é uma palavra de origem grega cujo significado é “fome de boi”, ou seja, grande fome devoradora.

Diagnóstico da AnorexiaRecusa em manter o peso corporal igual ou acima do normal para a idade e para a altura, ou seja, perda de 15% de peso em relação ao esperado ou fracasso no ganho ponderal justificado para o período de crescimento (a maioria destes doentes são adolescentes).

Medo intenso de aumentar de peso ou ficar gorda/a, mesmo quando muito emagrecido/a.

Perturbações na apreciação do peso e formas corporais, indevida influência destes na auto-avaliação ou negação da gravidade do baixo peso actual.

Nas mulheres, amenorreia durante pelo menos três meses consecutivos.

Diagnóstico da BulimiaEpisódios recorrentes de hiperfagia incontrolada.

O sujeito desencadeia o mecanismo de comportamentos visando evitar o aumento de peso.

Os episódios de hiperfagia incontrolada e os comportamentos compensatórios para prevenir um aumento de peso ocorrem em média duas vezes por semana, pelo menos durante três meses.

O juízo de si próprio é influenciado pela forma e pelo peso do corpo.

A perturbação não ocorre durante uma anorexia nervosa.

Sintomas da AnorexiaRecusa voluntária dos alimentos com muitas calorias.Perda de peso notável.Uso de laxantes e diuréticos.Vertigens e dor de cabeça.Disfunções biológicas – desequilíbrios das hormonas sexuais – Amenorreia.Muita fome.Verifica-se um abuso de drogas e de álcool.Isolamento social.Maior irratibilidade.Osteoporose.Alterações dentais.Pele seca e escamada.Enfarte e morte (casos mais graves).

Sintomas da BulimiaGrande ingestão de alimentos seguidos de vómitos.Armazenar alimentos e vómitos em diferentes partes da casa.Consumo abusivo de água, café, leite e bebidas light.Pânico de engordar.Sensação constante de culpa e facilidade em culpar os outros.Sensação de inutilidade e vazio.Cara inchada e hipertrofia das glândulas.Desidratação.Fraquezas e câimbras.Anemia.Enjoos.Batidas irregulares do coração.Pessoa sente-se angustiada e impotente por não controlar o seu comportamento levando mesmo ao suicídio.

Factores predisponentes

Diminuição da auto-estima.Preocupação excessiva com o peso.Insatisfação com a imagem corporal.Bom comportamento e bom desempenho escolar.Timidez.Isolamento.Dificuldade em estabelecer relações afectivas.Perfeccionismo.Família super-protectora.Ênfase da cultura da magreza.

Possíveis tratamentos da Anorexia

Psicoterapia com terapia familiar.Apoio de medicamentos (sedativos e anti-depressivos)Internamento hospitalar,Programas de gratificação – 1Kg a mais –mais visitas.

Possíveis tratamentos da Bulimia

Vigilância e regularização dos hábitos alimentares.Psicoterapia.Utilização de anti-depressivos e sedativos.Internamento hospitalar.

Metodologias

Para a realização deste trabalho elaborou-se um inquérito que posteriormente foi preenchido por professores das escolas em estudo.

ObjectivosVerificar a existência ou não de casos de distúrbios alimentares em algumas escolas de Coimbra.Na existência de casos de distúrbios alimentares nessas escolas como é que eles foram abordados.Verificar a incidência a nível de sexo, idade (ano de escolaridade).Saber se existe alguma relação entre esta doença e problemas familiares.Conhecer a relação entre as atitudes e comportamentos relacionados com distúrbios alimentares nos adolescentes.Conhecer a postura dos professores perante esses casos.Compreendermos este assunto por ser um termo bastante preocupante nos dias de hoje.

População e Amostra

Estudo realizado em duas escolas de Coimbra:• Escola Secundária Jaime Cortesão• Escola Secundária Infanta Dona Maria

Amostra é constituída por 30 professores:• 25 do sexo feminino• 5 do sexo masculino• Com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos.

Análise e discussão dos inquéritos

Apresentação dos resultados

1-Nesta escola já se deparou com algum caso de anorexia ou bulimia?

0,00%

10,00%

20,00%

30,00%

40,00%

50,00%

60,00%

70,00%

80,00%

90,00%

Sim Não

% de casos de distúrbios alimentares nas escolas

2-E noutra escola?

0,00%

10,00%

20,00%

30,00%

40,00%

50,00%

60,00%

70,00%

80,00%

90,00%

sim nao

% de casos de distúrbios alimentares noutras escolas

3- Se sim , como é que o caso foi resolvido?

No seio familiar (2).Pelo psicólogo da escola (1).Acompanhamento psiquiátrico (4).Acompanhamento nos H.U.C. (1).Internamento (1).Não sabem como foi resolvido (2).Ainda não está resolvido (1).

4- Qual era a idade do “doente”?

12,50%

25%

13%

37,50%

12,50%

[13-14[[15-16[[16-17[[17-18[[18-19[

5- Qual era o seu sexo?

0,00%

10,00%

20,00%

30,00%

40,00%

50,00%

60,00%

70,00%

80,00%

90,00%

Feminino Masculino

sexo

6- Como é que o caso foi abordado?

Através da alerta dos amigos do “doente”.Pela família.Pelos professores:• Falando com a aluna sobre a sua alimentação.• Falando com a aluna de outros casos relacionados com este

problema e sobre a sua própria vivência.• Apresentando-lhe alguns livros e artigos sobre o assunto.

Pela psicóloga.Pelo director de turma na sequência de uma tentativa de suicídio.

7-Pensa que se pode relacionar estes casos com problemas familiares ou outros?

Familiares (6).De afirmação (1).Com a aceitação da imagem corporal (1).Sociais (1).A nível amoroso (1).De integração (1).

Discussão dos resultados

Factor limitativo – nº reduzido de elementos da amostra.

A maioria dos casos de distúrbios alimentares eram raparigas com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, com especial incidência nos 17-18 anos.

Conclusão

Os distúrbios alimentares são uma realidade que provoca alterações profundas a quem os vivência, para além de alongo prazo, serem responsáveis por grande conjunto de doenças, tanto a nível físico como a nível psicológico, impeditivos de uma vida saudável.A partir dos dados que obtivemos podemos concluir que a maior parte dos casos com distúrbios alimentares são jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos de idade.Pode-se também concluir que a maioria destes casos está relacionado com problemas familiares.

FIM