Diversidade etnicocultural africana

2
Diversidade Étnico/Social Africana. A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro- organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores. No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas. Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil. O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista (candomblé, umbanda, magia negra etc.) que são religiões nativas. O continente africano é muito rico tanto em recursos naturais como em diversidade cultural. É chamado de "berço da humanidade" em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular. Os atuais 922.011.000 habitantes do continente, refletem a evolução em um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente

Transcript of Diversidade etnicocultural africana

Page 1: Diversidade etnicocultural africana

Diversidade Étnico/Social Africana.

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe

grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica,

pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.

É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade

de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela

decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de

vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar

a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos

para os animais maiores.

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma

diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas

línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os

escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café,

contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil.

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e

África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira

Islamita e a segunda Animista (candomblé, umbanda, magia negra etc.) que são religiões

nativas.

O continente africano é muito rico tanto em recursos naturais como em diversidade cultural. É chamado de "berço da humanidade" em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular.

Os atuais 922.011.000 habitantes do continente, refletem a evolução em um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente possuem diferenças marcantes sob qualquer comparação: falam um vasto número de diferentes línguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades econômicas. 

A África é o lar de incontáveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, que representam o

Page 2: Diversidade etnicocultural africana

mosaico da diversidade cultural africana.

Estas tribos e grupos étnico/social incluem os:

Afar - habitam a área conhecida como o "chifre da África" na porção leste do continente principalmente o Deserto de Danakil, na região (kililoch) de Afar, na Etiópia, assim como partes da Eritreia e do Djibuti.

Árabes -   Os árabes são os integrantes de um povo heterogêneo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas e clima subtropical mediterrâneo no litoral. As dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de água e de melhores condições de vida. A essas tribos do deserto dá-se o nome de beduínos.