Diz94

12
Niterói 26/10 a 09/11/13 www.dizjornal.com Jornal Plural Ano 05 Nº 94 2ª Quinzena de outubro de 2013 Zona Sul, Oce Centro de Niterói â n i c a e E d i ç ã o O n l i n e p a r a 1 . 0 0 0 0 . 0 0 0 d e l e i t o r e s Impressos com distribuição gratuita:16.000 Exemplares Diz: Todo Mundo Gosta. D i z D i z O j o r n a l O j o r n a l D i r e t o r R e s p o n s á v e l : E d g a r d F o n s e c a Pág. 03 C a r o l i n a M a c i me i r a - m a k e up * P a u l o C e s a r * f o t o: J u l i o C e r i n o Álcool? Cerveja é

description

Jornal

Transcript of Diz94

Page 1: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

Jornal Plural

Ano 05 Nº 94

2ª Quinzenade outubrode 2013

Zona Sul, Oce Centro de Niteróiânica e

Edição Online para 450.000 leitores

M a

r e

s s

a F

e r

i t

a s

*

V

i s

u a

l :

M

u n

i q

u e

B

u s

s o

n *

F

o t

o :

J

ú l i o

C

e r

i n

o

Edição Online para 1.0000.000 de leitores

Impressos com distribuição gratuita:16.000 Exemplares

Diz: Todo Mundo Gosta.

DizDiz O jornal O jornal

D i r e t o r R e s p o n s á v e l : E d g a r d F o n s e c a

Pág. 03

C a

r o

l i n

a M

a c

i m

e i r

a -

m a

k e

up *

P a

u l o

C

e s

a r

* f o t o

: J u

l i o

C

e r

i n

o

Álcool?Cerveja é

Page 2: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

2

CulturaPaulo Roberto Cecchetti [email protected]

[email protected]

DIZ pra mim... (que eu conto)

Anna Carolina Peret

Edição na internet para 900 mil leitores

chega aos cinemas esta semana: “O Conse-lheiro do Crime” (“The Counselor”, no ori-ginal). E, para ajudar Fassbender a contar a história de um advogado que se envolve no tráfico de drogas, Scott chamou uma turma de peso! Penélope Cruz, Brad Pitt, Javier Bardem (“Onde os Fracos não Têm Vez” ) e Cameron Diaz (“Gangues de Nova York” ). Resumir em apenas uma palavra? Filmão!Vou assistir a comédia dramática “O Verão da Minha Vida” (“The Way, Way Back”, no original). Nele, o jovem ator canadense Liam James (“2012” e “Aliens vs. Predador”) mostra que de fato é mais uma promessa de Hollywood, além de um rostinho bonitinho.

Este final de semana promete! Vou ao ci-nema encontrar uma lista de atores que gosto muito. Não apenas estrelas inter-

nacionais, mas recentes promessas concretas da cena nacional. É com enorme orgulho que verei mais um longa estrelado pelo ator Fábio Porchat (“O Concurso” e “Vai que dá Certo”). E também, é repleta de felicidade que assisti-rei à mais performances de estrelas como Pe-nélope Cruz (“Volver” e “Piratas do Caribe”), Brad Pitt (“Clube da Luta” e “Os Sete Pecados Capitais”), Steve Carell (“Amor a Toda Prova” e “O Virgem de 40 Anos”), entre outros. Di-versão, certamente, não irá faltar.Quero começar assistindo a “Meu Passa-do Me Condena – O Filme”. Julia Rezende assina também a série homônima do Canal Multishow de televisão e emplaca agora o filme, junto com seus protagonistas da teli-nha. Destaque, obviamente, para Porchat, um diamante bruto, recém encontrado, gerando risos progressivos e constantes no canal de comédia do YouTube “Porta dos Fundos”. Miá Mello, por sua vez, divide a cena com Fábio, imprimindo todo o seu talento. Quero muito assistir ao novo filme do diretor Ridley Scott (“Gladiador” e “Hannibal”). Sou sua fã de carteirinha e adorei seu último tra-balho, o filme duramente criticado – injusta-mente, diga-se de passagem – “Prometheus”. Pelo que percebi, Scott gostou bastante de trabalhar com o alemão Michael Fassbender (“Bastardos Inglórios” e “Shame”) e o convi-dou para protagonizar sua nova película que

James dá vida a um rapaz que sai de férias com a sua mãe – interpretada pela fantásti-ca Toni Collette ( “O Sexto Sentido”) – e o namorado da mesma, que o despreza, vivi-do por Steve Carell. Com este filme, Carell, indubitavelmente, se consagra como um dos atores mais versáteis da contemporaneidade. Desde comédias rasgadas (como em “A Volta do Todo Poderoso”), passando por anima-ções - nas quais empresta sua interpretação unicamente através da voz (como em “Meu Malvado Favorito”), - até dramas (como em “Pequena Miss Sunshine”): não importa o gê-nero, pois Carell tem talento de sobra para se sair bem, conquistar a plateia, entreter e

merecer aplausos. Recentemente, assisti a dois filmes protagonizados por ele que gostei muito. Um deles, “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” (“Seeking a Friend for the End of the World”, no original), consegue-se visualizar um ator maduro, livre para dar asas a um personagem frágil e ao mesmo tem-po sábio, vivendo os últimos momentos de sua existência, com as horas contadas para o Apocalipse. Já em “Um Divã para Dois” (“Hope Springs”, no original), consegui per-ceber um Carell completamente distante de todas aquelas comédias pelas quais esteve ro-tulado durante grande período. Vi sobriedade e versatilidade. Ao invés de se consagrar – e se limitar – como comediante, como fizeram alguns de seus colegas (Ben Stiller, Jason Bi-ggs, etc.), este ator mostra que quer e pode mais. Ponto pra você, Carell!O que não faltam são boas opções de filmes, com ótimos elencos, para dar cor e ação ao final de semana. Se os títulos listados acima ainda não parecem tão apetitosos, não se preocupe! Nas próximas semanas, chegam às telonas grandes e esperadas produções como as sequências: “Thor: O Mundo Sombrio” e “Jogos Vorazes - Em Chamas”. Porém, en-quanto o lindo Chris Hemsworth ( “Branca de Neve e o Caçador”) e a bela Jennifer Lawren-ce ( “O Lado Bom da Vida”) não pintam nas telonas, vale a pena ir ao cinema, conhecer novos trabalhos e expandir conceitos.

Bom filme!

Diversão é o Que Não Falta

- O Museu do Ingá apresenta a ex-posição fotográfica “Pegadas”, de Frederico Figueiredo e curadoria de P.R.Cecchetti, com vernissage dia 12 de novembro, 3ª feira, às 19 horas. Vale conferir!

- Niver de Ciléa da Matta comemorado com muito samba e alegria. Na foto, a aniversariante entre Natália Lima e este co-lunista.- A 23ª Exposição de

Orquídeas de Niterói acontece no Centro Cultural La Salle (Rua Dr. Paulo César, nº 107 - Sta Rosa) nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com visitação gratuita das 9 às 18 horas. Imperdível!

- O Espaço Cultural ICG (Rua Sete de Setembro, 131 - Icaraí) apresenta “Expressão Livre do Pensar Interior”, de Sandra Porto. Visitação de 2ª a 6ª, das 15h, às 20h; sába-do, das 11h às 16h. Até 16 de novembro. Mais informa-ções: tel.: 2714-0879- A cantora Thaís Fraga e Trio apresentam “Bossa’n Jazz”, dia 27 de outubro, domingo, às 21 h. O show é ao ar livre, no Largo do Machado. Entrada é franca.- A compositora, cantora e animadora de festas Bia Bedran promove palestra sobre “A arte narrativa”, dia 5 de novem-bro, às 17 horas, no Memorial Roberto Silveira/Caminho Niemeyer. A entrada é gratuita.- A Cultura Inglesa abre nova filial, em 06 de novembro, em Charitas (Rua Marechal Raul de Albuquerque, nº 2 sls 109/110).- O Cine Clube da Aliança Francesa de Niterói apresenta o drama”L’Autre” / A Outra, de Patrick Bernard e Pierre Trividic, dia 28 de outubro, às 19 horas. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

- Encontro de Corais (Programa Aprendiz e Cênico da Es-cola de Teatro Martins Pena) que se apresentam dia 30 de outubro, 4ª feira, às 12h30, na Sala Leila Diniz ( Rua Heitor Carrilho, nº 81, Centro de Niterói). A entrada é gratuita.

Page 3: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

3

[email protected]

Edição na internet para 900 mil leitores

Cerveja Não é Álcool?A pergunta é: cerveja não é bebida alcoólica? Os limites estabelecidos em graus etílicos enquadra-se na lei, permitindo a publicidade indiscriminada, vendendo uma ideia de saúde, beleza, sucesso e alegria. Tudo que um jovem se encanta e que todas as pessoas desejam, a ideia da felicidade através de uma intoxicação dourada. Associam-na a uma bela loura, fogosa e cheia de amor para dar. Esta mistura de ingredientes subliminares fazem com que crianças cresçam com a imagem suave encantadora, e muitos se entregam e não sabem lidar com ela.Cerveja também embriaga, cerveja tem álcool e que é, com o beneplácito da lei, mais nociva do que a maconha. ‘Canabis Sativa’ é ilegal e faz mal também. Entretanto, por seus efeitos letargiantes, o principal dano inicial e visível é a apatia, a indolência e ao explícito desejo de não fazer nada. Maconha é o caminho mais próximo e rápido para o ócio ou se de-sejarem a “vagabundagem”. Por desinformação, as pessoas aplaudem o álcool como entremeio social e desconhecem a capacidade excitante e, em muitos casos, despertam sentimentos negativos de agressividade e depressão, comparações doentias e remetem a perda do controle social.

Onde existe álcool, sempre há a pos-sibilidade de conflito. A cerveja, tão festejada, tem este ingrediente.

Como é leve, permite o uso por muitas ho-ras e em certos grupos, a perda do controle generalizado se faz naturalmente. Nestes lugares a expectativa de brigas é sempre alta. Entretanto, nunca ninguém ouviu falar que após o uso da maconha, os usuários praticaram atos de violência, brigaram entre si, ou foram ao menos tirar satisfações de um desafeto. Não existem registros destas práticas, pois a maconha é impeditivo até para pensamentos mais concretos. Há fuga de ideias e o usuário, da forma mais des-pojada possível, não deseja nada, não quer fazer nada, além de “curtir o barato” que é esta insólita maneira de não fazer absoluta-mente nada!

Aos olhos da lei e incentivada pela pro-paganda americana, os empresários pre-ocupados com a produção do algodão, demonizaram a planta pois as suas fibras produzem o caiamo, que é um tecido mais resistente e poderia pôr em perigo os negó-cios do algodão no século passado.Hoje, em alguns países, está sendo usada em doses adequadas, como remédio, como sedativo contra o mal-estar das radiações na cura do câncer e na quimioterapia. Para isto, ela se presta bem. Produz o tal rela-xamento e o sentimento de quietude, tão necessário a quem passa pelas agruras de um tratamento do câncer.A verdade, é que as “verdades” são pro-

duzidas por interesses econômicos e após algum tempo toda mentira é aceita como verdade, pelo menos por ignorância da re-alidade. O “lobe” das empresas de bebidas é muito poderoso envolve uma próspera in-dústria que gera milhares de empregos , di-retos e indiretos, além de muitos impostos e gordas contribuições para os políticos na hora das eleições. Daí, o que era mentira, vira verdade, e a dura verdade, vira menti-ra; quando não vira crime, vide o uso da maconha.

O que ninguém se propõe a discutir é o custo público e privado da saúde, nos casos de alcoolismo. O alcoolista é muito mais di-fícil de tratar e conviver que qualquer usuá-rio de drogas, como maconha, anfetaminas e outras sintéticas leves.Quanto o Estado gasta? São números aco-bertados e toda atenção é desviada em outras “planilhas”. A criminalização da maconha é outro ingrediente nefasto. Gera matança de jovens, custos imensos em ma-nutenção de presos, muitos deles peque-nos infratores, que misturados a criminosos verdadeiros, vão ser recrutados e aprender como ser um perigoso criminoso de ver-dade. Aí, a sociedade apavorada, protesta contra a insegurança e medo da bandida-gem.O Ministério Público do Estado de São Paulo quer mobilizar a sociedade, por meio

de um abaixo-assinado, para enquadrar as cervejas na lei restringe a publicidade dos produtos. Atualmente, apenas bebidas com mais de 13° graus são consideradas “alco-ólicas” e têm as propagandas e patrocínios limitados como os cigarros. O que precisamos fazer é uma longa e exaustiva discussão sobre as nossas políticas públicas de segurança, passando inclusive por questões como estas. Carceragem des-necessárias, custo com repressão a usuários de maconha, corrupção endêmica nas fave-las e agora também nas classes dominantes; classificar os riscos de cada droga e aplicar as políticas de controle, mui-to mais edu-cativas do que repressivas.Droga faz mal. Qualquer uma, e n t r e t a n t o , existem valores e é possível se aplicar a polí-tica de redução de danos. É uma questão matemática. Usar o que é melhor e com um custo mais barato. Vamos reduzir violência e despropositadas políticas de repressão, recheadas de “arregos” e malditas propi-nas. Estas políticas de repressão servem mais a quem reprime do que aos benefícios da sociedade. São fontes de corrupção. Va-mos discutir o álcool com mais atenção.A campanha "Cerveja também é álcool", está oficialmente lançada, propõe a alte-ração da Lei Federal 9.294/96. O artigo define que fumígeros, bebidas alcoólicas (acima de 13°), medicamentos, terapias e defensivos agrícolas não podem patroci-nar atividades culturais e esportivas, fazer merchandising e propaganda pela internet, entre outras limitações.

Os anúncios também não poderão ter ape-lo na sexualidade das pessoas, “insinuando o aumento de virilidade ou feminilidade de pessoas fumantes”, segundo artigo terceiro da Lei 9.294 de 1994.Caso a lei venha a ser aprovada, as propa-gandas de cerveja não poderão sugerir o consumo exagerado ou irresponsável, nem a indução ao bem-estar ou saúde, ou fazer associação a celebrações cívicas ou religio-sas. As peças também não vão poder indi-car que o produto tenha propriedades cal-mantes ou estimulantes, ou que de alguma forma reduzam a fadiga ou a tensão.

Por esta permissividade, as ruas e bares es-tão cheios de adolescente menores, consu-mindo cerveja como se fosse refrigerante. A fiscalização é insuficiente e para os donos de bares é um encargo melindroso, pois o adolescente de 17 ou de 18 anos têm a mesma aparência. Ninguém quer ser anti-comercial, pedindo documentos a “clien-tes”.O Estado é falho e a lei é torta. Precisa evo-luir e fiscalizar, onde deve ser fiscalizado. Polícia Militar foi feita para policiar e não deve se auto investir em poderes que não são da sua alçada e nem mesmo têm o mí-nimo preparo para estas ações. Quem vive errado é o Estado. A população deve ser protegida e informada para que a lei possa ser cumprida, legitimamente.

Page 4: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

atriz Andréa Soares, retrata o momento de transformação e magia que toda menina so-nha. Apresenta de maneira delicada os an-seios e os dilemas desta idade, além do de-sejo de realizar a melhor festa de sua vida. Começa às 20h30 e os ingressos custam R$ 20. O Teatro Abel fica na Rua Mário Alves, 2 – Icaraí, Niterói.

4

Informes

ExpedienteEdgard Fonseca Comunicação Ltda.Rua Otavio Carneiro 143/704Niterói/RJ.Diretor Responsável: Edgard FonsecaEditor: Edgard FonsecaRegistro Profíssional MT 29931/RJ

Distribuição e circulação: Ernesto GuadelupeDiagramação: Erisvelton SantanaImpressão: Tribuna RJTiragem 16.000 exemplares

Redação do DizEnd: Rua Cônsul Francisco Cruz, nº 3 Centro - Niterói, RJTel: 3628-0552 | 36285252 | 9613-8634

Correspondência para AdministraçãoRua Domingues de Sá, 274/1103Icaraí-Niterói - CEP 24.220-091 [email protected]

Os artigos assinados são de integral e absoluta responsabilidade dos autores.

D! NutriçãoEdição na internet para 900 mil leitores [email protected] | Instagram: Clara Petrucci

Um Corpo Pra Chamar de Seu

Para seguir uma dieta ou uma vida saudável é necessário bons hábi-tos, como alimentação de qualida-

de, prática de atividade física, boa noite de sono e evitar o estresse. Isso é o ide-al, mas como reunir todas essas coisas no nosso cotidiano? Quase impossível! Muitas pessoas adotam temporariamen-te as dietas, recorrem aos nutricionis-tas principalmente nesta época do ano, com a proximidade do verão. Todos querem usar roupas mais leves e ficar mais à vontade com a própria aparência. Existem aqueles que optam por seguir a risca a filosofia da vida saudável e ti-ram um dia da semana para comer todas as bobagens deliciosas que existem na face da terra. Ok, estas pessoas adotam esta vida o ano todo e podem se dar ao luxo de cometer estes deslizes espora-dicamente. Agora, pessoas que passam todos os dias do ano, no “dia do lixo” e no fim do ano resolvem fazer uma “dietinha pra secar” não devem adotar este recurso. Lembrem-se que o esto-que de “dia do lixo” foi gasto durante o ano todo e ainda abusou mais uns dias. Aproveite este ânimo de entrar em for-ma para o verão e continue assim o ano todo, desta forma quando quiser cometer algum excesso, terá um cré-dito com o seu organismo para comer alguma guloseima. Com o tempo, a vida saudável toma conta de você, os resultados são tão gratificantes que é

possível trocar o prazer do doce pelo prazer de estar bem consigo mesmo. Estudos comprovam que pessoas obesas ou com transtornos alimen-tares precisam fazer substituições de prazeres, trocas, do prazer em co-mer pelo prazer de se olhar no es-pelho. É tão bom gostar do que vê! Seu corpo é a única casa que você não pode se mudar, então deixe o lixo fora dela, seja sustentável com você mesmo, produza o mínimo de lixo possível, seu corpo agradece!

Programação do Teatro AbelNo dia 26 de outubro, figura o espe-

táculo infantil “A inocência do Sol”, que conta a história de uma matriarca es-quecida que reúne a família e os amigos para encontrar um tesouro e reerguer a fazenda abandonada. No final, todos des-cobrem valores mais importantes na vida do que os que estavam acostumados a valorizar. O elenco é formado por alunos do curso de teatro La Salle. Texto e dire-ção de Andréa Soares, atriz e professora de teatro. Começa às 20h30 e os ingressos custam R$ 20. Nos dias 26 e 27 de outubro, apresen-ta “Meus 15 anos”, com elenco formado por alunos do curso de teatro La Salle. O texto, escrito e dirigido pela professora e

CPI dos ÔnibusNa segunda-feira, dia 4 de novembro, a Comissão

Parlamentar de Inquérito dos Transportes Cole-tivos, a CPI dos Ônibus, criada para apurar possíveis irregularidades no transporte público em Niterói, vai realizar mais uma audiência pública. Será dia 04 de novembro, segunda-feira, no Colégio Gomes Perei-ra, no Largo da Batalha, às 18h30. Av. Rui Barbosa, 1.250. “As audiências públicas são importantes não só para apurar as reclamações, mas, principalmente, as su-gestões para que haja melhoria no serviço”, explica Bruno Lessa (PSDB), presidente da CPI.

Após a MaternidadeO livro "Minha Mãe é Um Negócio” das

escritoras Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi traz que, segundo pesquisa feita pelas autoras, 67% das mulheres co-meçaram um negócio próprio após a ma-ternidade. As autoras resolveram fazer a pesquisa para conhecer o perfil da mãe empreendedora para escrever o livro. Para isso, firmaram uma parceria com a Rede Mulher Empre-endedora e entrevistaram 200 mulheres de todo o país.A mostra apontou que 41% das mulheres entrevistadas escolheram transformar um antigo hobby em atividade principal, abrin-do uma empresa.De acordo com a pesqui-sa, para abrir um negócio, 64% das entre-vistadas investiram até R$ 5 mil.

Desse total, 58% trabalham em casa (ho-me-office) e 74% acreditam que ficam mais tempo com os filhos do que antes de em-preender, e 36% declaram que têm menos rendimentos do que antes de abrir sua em-presa. No entanto, 75% delas afirmam que estão mais realizadas profissionalmente.Os resultados mostram, ainda, que 81% de-las são casadas e 41% têm apenas um filho. Das entrevistadas, 28% têm entre 31 e 35 anos e 22% entre 36 e 40 anos. Quanto o assunto é escolaridade, 73% completaram o ensino superior ou são pós-graduadas.Outro dado interessante revelado pela pes-quisa é que para 45% delas, a famosa culpa de mãe diminuiu e 24% garantem que estão completamente curadas desse sentimento.

Sergio Gomes

Bruno Lessa

Page 5: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

5

InternetJuliana Demier - [email protected]

Edição na internet para 900 mil leitores

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITOFesta 19 de abril. Comemora-se todo dia 19

Se vc. está com algum , precisa de

, peça a Santo Expedito. Ele é o Santo dos Negócios que precisam de pronta

solução e cuja invocação nunca é tardia.

Problema Difícil e aparentemente sem Solução

Ajuda Urgente

ORAÇÃO

Obrigado.

: Meu Santo Expedito da Causas Justas e Urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero. Intercedei juntoao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, Dai-me Força, Coragem eSerenidade. Atendei o meu pedido: (fazer o pedido) Ajudai-me a superar estas HorasDifíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar; Protegei minha família,atendei o meu pedido com urgência. Devolvei-me a Paz a TranqüilidadeSerei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Rezar 1 Padre Nosso,1 Ave Maria e Fazer o sinal da cruz.

“para que os pedidos sejam atendidosé necessário que sejam justos”.

Agradeço a Santo Expedito a Graça Alcançada.Santo Expedito

Acesse o Nosso Site:www.dizjornal.com

Curta Nossa Fanpagewww.facebook.com/dizjornal

Penúltimo Dia da Primavera...dos LivrosEm um espaço agradável e de

ótima localização, 100 editoras de obras literárias, acadêmicas,

infantis, entre outras, se reúnem esse fim de semana para celebrar o livro, as flores e o encontro entre as pes-soas.Organizada pela Libre, a liga brasileira de editoras, a Primavera terá as par-ticipantes dessa liga, além de outras editoras convidadas, e todas garantem descontos de até 50%, principalmente para professores, em seus livros du-rante a feira.Além de uma ótima oportunidade para renovar a biblioteca, será um fim de semana cheio atrações para os adultos e, claro, para as crianças.Lançamentos, debates, oficinas e ba-te-papos vão acontecer até o próximo domingo, com entrada gratuita nos Jardins do Museu da República, no Catete.

Vai de 9 da manhã às 10 da noite, to-dos os dias e, definitivamente, é um programa imperdível!Conheça todas as editoras que esta-rão presentes nesse super encontro e toda a programação em www.primave-radoslivros.com.br.Vou citar 3 dicas especiais dentre as várias que estão no site, como a ini-ciativa da Editora FGV de recebimen-to de livros usados em troca de des-contos nas compras em seu estande, a NITPRESS com o lançamento de“Arte, Magia e Malandragem – O ima-ginário cantado nas rodas de capoei-ra” (com roda de capoeira), domingo às 2 da tarde e às 7 da noite; também do domingo contação de histórias, oficina de ilustração e pintura facial às13horas pela Editora Brinque Book.

Eu já estou por aqui.... É só apare-cer....

Pri

vera

ma

Pri

vera

ma 13

Page 6: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

6

Edgard [email protected]

Edição na internet para 900 mil leitores

Com Deus.. . Ou...O vereador do PSOL de Niterói Pau-

lo Eduardo Gomes, em novembro será homenageado pelo Parla-

mento Europeu pela proposta dos deputa-dos Paul Murphy, do Parlamento Europeu e Joe Higgins, do Parlamento Irlandês, ambos do Partido Socialista, e participará de uma série de debates sobre a situação da atual crise mundial e os seus impactos nas polí-ticas públicas. Paulo Eduardo, que é presidente da Co-missão de Saúde da Câmara de Niterói, irá conhecer o sistema de saúde inglês, consi-derado modelo mundial.

Ele pediu licença sem ven-cimentos na Câmara Mu-nicipal e irá arcar com os custos da viagem. Também requisitou à câmara que convoque o seu suplente para assumir o mandato du-rante esse período.Renatão do Quilombo é quem assumirá a cadeira. Liderança comunitária do Quilombo do Grotão, co-munidade que tem o apoio de pesquisadores da UFF e UERJ para ter seus direitos reconhecidos, será o pri-meiro parlamentar quilom-bola no Estado do Rio.Entretanto, num momento de ascensão do vereador, que irá se candidatar a deputado federal, com grande chance de se eleger, enfrenta dentro do seu partido uma situa-ção inusitada. É que o deputado estadual Paulo Ramos trocou o PDT pelo PSOL. Até aí, nada demais, exceto que trouxe na sua bagagem um colaborador, lotado em seu gabinete, que foi uma das figuras que o ve-reador mais combateu, e eu diria excomun-gou. Trata-se do ex presidente da EMUSA, dos governos de Jorge Roberto Silveira.

Ninguém menos que José Roberto Mocar-zel, conhecido e polêmico “tocador das obras”, reconhecidamente como uma má-quina de trabalho, mas, acusado frequen-temente pelo vereador de operar de forma fora dos “padrões da normalidade”. Zeca Mocarzel, nunca se preocupou ou pergun-tou quanto iria gastar numa obra.Ele man-dava fazer e quem quisesse que mandasse a conta. Atropelava quem estivesse pela frente e com este comportamento angariou oposições e desafetos, num arco de largo espectro, incluindo Paulo Eduardo Gomes.

Agora, por força do desti-no e maldade da política, conviverão dentro da mes-ma sigla.O PSOL de Zeca Mocar-zel... Inusitado, e nem acredito que o próprio acredite nisso. Será tudo circunstância de convívio. De ideológico, restará a sigla.Paulo Eduardo vive um momento propício a reali-zação de antigos sonhos, considerando as possibi-lidades: eleito deputado federal, usará a sua elo-

quente verborragia para que o Brasil ouça a sua voz. Disso, eu não duvido. Como sabe fazer e tem conteúdo, terá chances de conquistar benefícios para Niterói. Aí, carimbará seu passaporte para uma eleição a prefeito, e com amplas chan-ces. Resta saber, se eleito, aproveitará o Mocarzel para ser o secretário de Obras. Poderia ser inconcebível intelectualmente, mas, seria produtivo concretamente, sem trocadilho.Uma espécie de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Restará saber quem será o Deus e a quem sobrará ser o Diabo.

Privilégios para Maiores

A Nitrans, (Niterói,Transporte e Trânsito S/A), órgão municipal, responsável pela administração e

ordenamento do trânsito na cidade, muito preocupada com os transtornos cotidianos que provoca o Aniversário do Supermerca-do Guanabara, operou em nome do confor-to da população, mas, contra os interesses comerciais dos pequenos comerciantes do Centro.É que, para “ordenar o trânsito” e sobrar espaço para fluir os veículos da Região, fez interdições e proibiu o estacionamento em ruas como a Visconde de Sepetiba e Mare-chal Deodoro. Em tese, buscou o ordena-mento, mas, durante longos doze dias atra-palhou as vendas e serviços dos pequenos comerciantes. Existem lojas que vivem da prestação de serviços com estacionamento rotativo para clientes em suas portas. Com a proibição, decretou-se o prejuízo dos pequenos para

que o enorme e grandioso Supermercado Guanabara fature mais do que nunca. Os agen-tes de trânsito mais parecem funcionários do supermercado. Tratam dos interesses do grandalhão, que certamente é generoso...

Um SóLugar de Trabalho

Nas comemorações do dia do professor, o vereador Bruno Lessa (PSDB) apre-

sentou projeto de lei que visa garantir aos professores da rede municipal de educação a atuação em uma única unidade de ensino.O texto garante ainda que os profissionais com mais de uma matrícula na rede pode-rão atuar em diferentes unidades escolares, contanto que sejam lotados e cumpram sua carga horária na unidade escolar referente a cada matrícula.O parlamentar aguarda a votação do proje-to para que, tão logo aprovado, seja sancio-nado e com isso, contribua para a melhoria na qualidade de vida desses profissionais.

Renatão diplomado pelo Juiz Cesar Cury

Page 7: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

7

Dr. Helder MachadoUrologia

Tratamento de

Cálculo Renal a Raio Laser

Rua Dr. Celestino, 26 Centro - Niterói.

Tels: 2620-2084 / 2613-1747

Clínica

Atendemos UNIMED e Particular

Atendimento 24H pelo tels:8840-0001 e 9956-1620

Edição na internet para 900 mil leitores

O Que dá Para Chico, Não dá Pra Francisco

Esta Semana o vereador Bruno Lessa (PSDB) fez na Câmara uma analogia muito interessante em relação ao PT.

Ele disse que quando tomamos a mulher de um petista, somos execrados, chamados de canalhas e traidores. Agora, quando eles tomam a nossa, foi um ato de bravura, foi uma justa conquista e afinal, ela que se de-bruçou oferecida, Eles nunca têm culpa e são os melhores homens do mundo.Para petista o “pau só come do lado de lá!”É o que está ocorrendo em larga escala. O PT condenava o PSDB por ter privatizado algumas empresas, algumas com reconhe-cido sucesso, como as empresas de telefo-nia, que cresceram e oferecem linhas para todos, acabando com a especulação que existia e inflacionava os preços. Agora, eles estão “leiloando” o Pré-Sal. Na realidade, o maior entreguismo que já se teve notícia neste país. Conseguiram destruir a maior empresa brasileira e que parecia inabalável, que é a Petrobras. Nem governos incom-petentes, como Sarney e Collor, abalaram a gigante sólida e perfeita. Pelo visto, para governo petista não há perfeição. Eles fa-zem jus a alcunha de ser “Governo de Terra Arrasada”. Destroem qualquer coisa em nome do aparelhamento vil, da distribuição de dinheiro em troca de militância, votos e associação para a corrupção.Como denunciou Guilherme Fiúza, na Revista Época, eles inovaram crian-do a Bolsa Vereador. São mais de dois mil, oriundos da dependência do Bol-sa Família, que viraram militantes servis, depois“conquistaram”mandatos de vere-ador. Uma fórmula mágica. Estimulam os ricos e poderosos a ganhar dinheiro como

Não Dá Pra Segurar

O vereador José Vicen-te (71 anos) do alto da sua experiência de

incontáveis mandatos, inclusi-ve como vice-prefeito, passou mal neste final de semana por inúmeros embates; e até a hora do fechamento da edição a sua condição era estável. Foi inter-nado no Hospital sob alega-ções de transtornos digestivos.Fico fazendo as contas e ima-gino que com esta vivência, como pode acreditar em “Can-tos de Sereia”.É uma estória ilógica, conside-rando o saber e experiência do vereador. Disseram para ele se desfiliar do PPS, onde já esta-va devendo a sua degola por infidelidade partidária ao deputado Comte Bittencourt, presidente do partido, que tentou dar-lhe mais uma chance.Ele anunciou que iria se desfiliar e acreditou que iria ser presidente regional de um par-tido recém-criado. Acontece que este par-tido já tinha um presidente e esqueceram de combinar com ele que deveria sair para dar lugar a José Vicente. Marcaram até uma cerimônia de filiação e posse do José Vi-cente e, pasmem, o presidente estadual e o do diretório não foram avisados ou mesmo

convidados para tal cerimônia.Resultado: não havia presidência para ser assumida. O partido, gentilmente disse que o acolheria, mas como integrante e não ha-veria espaço para ser ocupado na presidên-cia. Ele insistiu que apoiava os candidatos do PT, que queria a presidência e acreditou que o PT mandasse neste novo partido. En-ganou-se e acabou sem ter como resolver a questão, exceto passar mal e comprome-ter a sua saúde por acreditar demais. Que coisa...

nunca, financiando qualquer jogada e dan-do corda para qualquer superfaturamento.Eles não são tão numerosos assim e lambu-zados de dinheiro fácil, jamais vão se insur-gir contra. Está mole e doce... A classe média que se dane. Ela tem instru-ção e opinião. Isto não interessa para eles. E nós, somos desunidos, cheios de facções de desejos e pouca objetividade. Brigamos internamente e eles se juntam aos montes para comer o nosso fígado, ou coisa pior...Não conseguimos tomar o poder pois eles estão aparelhando tudo, até o judiciário, e nós estamos nos acotovelando e sem uma liderança verdadeiramente única e que con-siga agregar este bando de desorganizados. E eles põem fogo na nossa fogueira, estimu-lando a divisão para reinar. Estamos sendo engolidos por práticas de guerrilha rasteira comum a um alfabeto prepotente petulante, cheio de cachaça e maldade, rindo da nossa incapacidade de nos organizarmos e reagir-mos com veemência. Estamos sendo governados por “postes”, figuras ilustrativas e sem a menor capaci-dade de prever a explosão que vai resultar. Demoramos tanto para organizar nossas finanças, ficar sem inflação e preços trai-çoeiros. E vem esta tropa de destruição e nos humilha, destruindo tudo de bem que tínhamos e ainda cantam de galo se vanglo-riando como mentirosos compulsivos.Ou tomamos vergonha na cara ou vamos tomar é em outro lugar. E de quatro, humi-lhados e sodomizados na alma, não vamos ter ânimo para reagir. Vai ser a escravidão ‘new chavista’, que eles vão nos trancar e jogar a chave fora!

O Último a Sair Apaga a LuzO deputado Anthony Garotinho anunciou em seu blog que as

secretarias estaduais estão sendo transferidas a toque de cai-xa, o que dá a entender que um empreendimento imobiliário está previsto. Resta saber quantas Deltas cabem ali. O prédio com 31 andares fica no concorrido coração financeiro da cidade do Rio de Janeiro. Mas o aspecto de abandono e decadência do edifício pouco condiz com a valorização entorno. O prédio, que exibe marcas da má conservação em todo canto, abriga dez órgãos do governo, como as secretarias estaduais de Obras, de Educação e de Cultura.

José Vicente

Ulisses Franceschi

Page 8: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

8

Renda Fina

Aniversariantes da Edição

Beatriz Pielenz Luiz Cláudio Valle Beatriz Chacon Rafael Porto Jussara Carvalho

Edição na internet para 900 mil leitores

Professor Emérito da UFF

Galeria de fotos dos seis ex-diretores da Escola Superior de Advocacia Márcio Brandão Ribeiro, uma iniciativa para fixar a história da instituição e deixá-la registrada para gerações futuras. No foto, Fernando Dias, um dos ex-diretores da instituição.

Paulo Jucá e Rosane com o senador Aécio Neves

Aniversário de Ciléa da MattaO médico cardiologista, Luiz José Martins Romêo Filho, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal Flu-minense (UFF) na última quinta-feira, em solenida-de realizada no Anfiteatro Aloysio de Paula, no Hos-pital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói. Graduado em Medicina pela UFF, Mar-tins Romêo tem mestrado e doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).O professor Luiz José fez agradecimentos ao irmão José Raymundo Martins Ro-mêo, que foi reitor da UFF em duas administrações.

Ex-Diretores da ESA Jucá Encontra Aécio NevesÚrsula Hallaias e Ciléa da Matta na festa do seu aniversárioLuiz José Martins Romêo Filho

Ulisses Franceschi

Nilda Terra

Page 9: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

9

Terapeuta Holí[email protected]

T! [email protected]

erisveltonsantana.com

E! Games

The Dream Team

Visitar um mundo no qual Luigi é um ser extrema-mente poderoso e capaz

de realizar feitos incríveis: essa é a ideia principal em “Mario & Luigi: Dream Team”, game ex-clusivo para Nintendo 3DS que chegou às lojas em agosto.Em “Mario & Luigi: Dream Team” os irmãos estão envol-vidos com novos e grandes de-safios em Pi’illo Island. É lá que os encana-dores mais famosos do mundo descobrem que um novo vilão tem planos terríveis para o lugar, cabendo à dupla colocar um fim em suas maquinações - e para piorar, Peach também foi sugada para dentro de um mun-do de sonhos, ascendendo apenas quando Luigi dorme.

O diferencial para os outros games é que aqui a aventura se passa em dois ambien-tes: no mundo real e nos sonhos de Luigi. No primeiro a dupla caminha lado a lado, como em outros games da série “Mario & Luigi”. Já nos sonhos é onde Luigi mostra o seu poder e ganha habilidades que pro-vavelmente nem ele mesmo tinha ideia de que possuía.Se Luigi tinha qualquer ressentimento por ser conhecido por muitos como “o irmão de Mario” ou até mesmo “o Mario verde”, é no mundo dos sonhos que ele vai mos-trar todos os poderes que gostaria de ter, entre eles a possibilidade de ficar gigante.Algumas habilidades es-tão disponíveis fora dos combates, como a que transforma vários Luigis numa coluna capaz de quebrar superfícies mais frágeis e liberar o cami-

nho para os aventureiros.Também é possível interagir com Luigi na tela de toque enquanto ele dorme para aju-dar os personagens com ações como puxar o seu bigode para lançá-los numa determi-nada direção, mexer em seu nariz para fazê-lo espirrar e trazer objetos para a frente, e por aí vai.Fora das batalhas, os irmãos se comportam como em outros games da série e realizam ações ao apertar um botão específico para cada um. Enquanto no mundo real eles podem se mover em várias direções, nos sonhos a ação ocorre em ambientes 2D.Outra coisa vista nos jogos anteriores e que também está aqui é a presença dos inimigos no cenário, ou seja, você pode escolher com quem quer lutar e até mes-mo se aproximar da maneira correta para

ter a vantagem dos ataques no início do confronto.“Mario & Luigi: Dream Team” também ofe-rece opção de usar o 3D para dar um efei-to diferente não apenas nos cenários, mas também em alguns ataques dos irmãos.Prometendo várias horas de aventura, “Ma-rio & Luigi: Dream Team” vem para ampliar a lista de jogos estrelados pela dupla que aparentemente está longe de terminar.

Reiki Nova TerraO Reiki é uma técni-

ca milenar já bas-tante conhecida

e utilizada, inclusive entre alguns profissionais da saú-de. Consiste na harmoniza-ção e reposição energética através da imposição das mãos irradiando vibrações de energia vital do universo para o paciente. Foi “redes-coberto” pelo japonês Dr. Mikao Usui no início do sé-culo XX.E foi trabalhando com o Reiki Tradicional em ser-viços voluntários que a terapeuta holística Regina Araújo percebeu que podia ir além: “durante o servi-ço de doação na prática de recepção e transmissão de Energia Universal -REI, recebi ensi-namentos inspirados para conhecer e acolher os pulsos de energia que vem da Terra - sua força magnética, sua dinâmica com a natureza e conexões com centros de energia intraterrenos. Com essa liga-ção mais consciente com a Terra, senti e percebi a potencialização do meu Campo de Energia Humano, minha intuição e es-piritualidade”, explica.E, a partir daí, Regina começou a traba-lhar com o chamado Reiki da Nova Terra. O ensinamento do Mestre Usui agora conectado, acrescido com a energia da Terra pelos pontos receptores das novas frequências de luz cósmica.Ela explica também que com a integra-ção desses campos de energia toda qualida-de essencial e natural da vida é oferecida, desenvolvendo opor-tunidades de profun-das transformações interiores com a eleva-ção do campo de luz como desbloqueios, descristalizações, re-significações de pa-drões, despolariza-

ções, libertações e tudo que for permitido pelas leis divinas.“O Reiki da Nova Terra é o despertar as-cencional. Como seres vibracionais, mul-tidimensionais que somos, estamos neste momento único na história da humanida-de, muitos já despertados para esta re-alidade. Os grandes Mestres há muito tempo que nos informam sobre esse mo-mento cósmico de bençãos de luz para o nosso salto consciente do ser e acon-selham que nos reunamos em pequenos grupos que estejam realmente afinados, comprometidos com o propósito da Evo-lução”, finaliza.Contato:[email protected]; 8837-1650.

Regina Araújo

Page 10: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

10

Fernando Mello - [email protected] de Farias Mello

Sobre BiografiasHá um debate bastante acalora-

do entre juristas, pessoas públi-cas e a imprensa sobre as bio-

grafias, quer sejam autorizadas ou não.. Penso que as biografias são tão necessá-rias que a história da humanidade ficaria muito mais pobre, caso algumas bio-grafias, simplesmente, não existissem. Muitas coisas da vida de Hitler, por exem-plo, deixariam de vir à tona, caso a biogra-fia não existisse ou fosse, simplesmente, censurada. Assim como, muitas famílias de ditadores e seus atuais governos não demo-cráticos do passado tentaram não permitir. Imaginou uma tratando de Hugo Chaves? Freud já teve várias biografias, assim como Mike Jagger, Stalin, Pelé... Basta ser pessoa pública para que um dia al-guém tenha o desejo de escrever uma biografia a respeito. Seja nos livros, jor-nais, TV ou mesmo rádio e internet. Alguns artistas que no passado lutaram pela democracia, liberdade de expressão, etc, hoje, são absolutamente contrários à divulgação de suas vidas numa biografia. É um comportamento totalmente contrá-rio às próprias histórias desses artistas. Como exemplo, posso citar Chico Buarque de Holanda, competente músico/poeta/

compositor, que cantava para toda uma esquerda combativa e para aqueles que não concor-davam com a ditadura militar brasileira. Chegou a ser perse-guido pela ditadura, assim como Caetano Veloso que também foi achacado pelos “censores a serviço da ditadura militar”. Chico Buarque é contra. Ca-etano Veloso, idem. Roberto Carlos, o cantor mais popu-lar do Brasil, também é contra e chegou a ganhar na justiça uma sentença favorável à cen-sura, em caso de referência. A confusão está no entendimen-to dos artigos 20 e 21 do Có-digo Civil, que trata da preser-vação da vida privada, que é de fato inviolável. Contudo, por que usar estes artigos para pessoa pública, como Roberto Carlos? Considero que, uma biogra-fia não pode conter mentiras, mas, informações adicionais da vida de uma pessoa pública, é um direito inalienável de todos. Neste aspecto, com o devi-

do respeito à opinião, mas, o compor-tamento no sentido de proibir biografias de Chico, Caetano, Roberto Carlos e outros muitos pode ser equivalente aos censores da ditadura militar. A memória é curta quando estamos do outro lado. Se esqueceram que são famosos, que são públicos e que as suas vi-das deixaram de ser privadas. Roberto Carlos não deve conseguir ir a uma churrascaria e almoçar em paz. É o resultado da fama, de ser públi-co, de fazer qualquer coisa e imedia-tamente ser noticiado na imprensa. Não quer ser público? Não saia por aí cantando em shows, lançando CDs, fazendo Especiais na TV. Fique em casa. Todo mundo acaba esquecen-do e você não ganha mais dinheiro. Duvido que façam isso. O di-nheiro vem na frente, não é? Até Lula já tem várias biografias publicadas. Mas, e depois do mensalão? Será que ele também vai tentar censurar?

Fernando Mello, Advogadowww.fariasmelloberanger.com.bre-mail: [email protected]

SEUS PROBLEMAS NÃO PRECISAM VIRAR UMA NOVELA.

EXIJA. RECLAME. DENUNCIE.CONTE COM O ALÔ ALERJ.

Page 11: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.comPela Cidade

11

Edição na internet para 900 mil leitores

15 Anos da COMRUA

A COMRUA Companhia de Dança foi criada em 26 de outubro de 1998,

sem fins lucrativos com o objetivo de le-var cultura de Niterói para o mundo. Em 19 de Outubro de 2000, com a conquista do primeiro lugar no Festival Nacional Arte de Dançar Spinelli, seguiu-se uma série de títulos nacionais e veio a necessidade de uma reformulação em sua estrutura. Uma revolução profunda aguçou sua visão co-mercial e COMRUA passou a encarar o desafio de concentrar ainda mais suas core-ografias para o público, jurados de festivais e mídia. E este desafio vem sendo brava-mente cumprido.A COMRUA ampliou significativamente o horizonte da área de apresentações, consti-

Sobre o IPTU de Niterói

O Secretário de Fazenda do Município de Niterói, César Augusto Barbiero, apresentou durante palestra que fez no auditório da OAB- Niterói, os Novos Rumos do IPTU e

ISS da cidade. A palestra foi uma realização da Comissão Especial de Assuntos Tributários e Empresarial, que é presidida pelo tributarista José Marinho dos Santos. Participaram da mesa o procurador geral do Município, Carlos Raposo, e o secretário Municipal de Desen-volvimento Econômico, Fabiano Gonçalves. A palestra mobilizou muita gente, diante da expectativa de melhorias e esclarecimentos quanto a conduta do contribuinte que paga um dos IPTU mais caros do país. O auditório ficou lotado.

A Empresa de Lazer e Turismo de Ni-terói – Neltur, promove no dia 06 de

novembro quarta-feira, às 19h, no Praia Clube São Francisco, a eleição do Rei, Rai-nha e duas princesas do Carnaval de 2014 em Niterói. Eles farão a promoção da folia momesca já na noite de reveillon e bailes pré-carnavalescos.Concorrem 23 candidatos (14 mulheres e nove homens) julgados pela escritora e mo-delo Ângela Bismarck, o cirurgião plástico Wagner Moraes, a rainha da bateria da Vi-radouro Raíssa Machado, entre outros.Paulo Freitas, presidente da Neltur, lembra que o requisito básico para ser eleito “é que o candidato deve ter muito samba no pé”.Todos serão premiados com dinheiro e pro-dutos dos patrocinadores.

Corte do Carnaval no Praia Clube São Francisco

“Dossiê Jango” na Câmara de Vereadores

Na próxima quarta-feira (30), o filme “Dossiê Jango”, do dire-

tor Paulo Henrique Fontenelle será exibido no Projeto Espaço Cinema da Câmara de Vereadores de Niterói. O documentário mostra o período con-turbado em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as suspeitas circunstâncias de sua morte. A Era das Ditaduras Militares na Amé-rica Latina alimenta o debate em torno da necessidade de investigação e es-clarecimento público desse período negro da nossa história. Este filme contribui para o debate e esclarecimentos informais, quando João Goulart havia sido eleito democratica-mente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1º de abril de 1964.Após este período, Jango vi-veu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamen-te após a sua morte, aumentando as suspei-tas de assassinato premeditado.

O Espaço Cinema foi criado há um ano e meio para tornar o Legislativo da cida-de também um polo irradiador de cultura. Uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, às 18 horas, um novo filme é exibido ao público. Preferencialmente são temas vol-tados à política, à história, ao cotidiano do povo brasileiro. Meia hora antes do início, às 17h30, 49 senhas são distribuídas no hall de entrada. Os filmes são exibidos no Auditório Cláudio Moacyr, que fica no se-gundo andar do prédio da Câmara.

tuindo-se hoje em uma das companhias de dança mais premiadas no Estado do Rio de Janeiro. Levando em sua história milhares de apresentações realizadas, com mais de 700 talentos descobertos, desenvolvidos e publicados.A COMRUA investe constantemente na ex-pansão de suas pesquisas e no esforço de incorporar a seus sistemas os mais moder-nos métodos existentes no mundo, nas áre-as de Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Sapateado e Ballet Clássico.As previsões apontam também para investi-mentos em tecnologia e mídia. A caracterís-tica da COMRUA é sempre ter os métodos de ensino mais avançados do mundo.

Paulo Freitas

César Barbieiro e José Marinho dos Santos

Ulisses Franceschi

Page 12: Diz94

Niterói26/10 a 09/11/13

www.dizjornal.com

Em [email protected]

12

Edição na internet para 900 mil leitores

Grupo Pela Vidda Promove Atividades

O Grupo Pela Vidda Niterói (Valorização, Integração e Dig-nidade do Doente de Aids), por meio do projeto “Convi-

vência Positiva” promoveu a “Semana da Primavera” com várias atividades internas e externas para crianças e adolescentes que participam das ações do projeto. Oficinas de reciclagem, música, passeios culturais, exposição de fotos e quadros pintados pelos alunos fazem parte das ati-vidades. Uma apresentação musical dos alunos utilizando ins-trumentos reciclados encerrou a semana. O foco do Projeto Convivência Positiva é a inclusão social, sem restrição de nível socioeconômico ou raça. O projeto existe há três anos e esse ano foi chamado de “Primavera”,em referência à estação, que transparece harmo-nia, solidariedade e mudança. Crianças, jovens e adultos, entre 7 e 29 anos podem fazer parte do grupo. Informações: 2613-0598.

9º Começa a Valer Domingo

Rio de Janeiro e Es-pírito Santo terão

que acrescentar a par-tir deste domingo, dia 27, o acréscimo do dí-gito 9 aos números de celular. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo).A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de novembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as em-presas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensa-gem orientará o usuário a refazer a chamada, consideran-do, desta vez o 9.Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não se-rão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente.

Apresentação de Itajara Dias

O compositor Itajara Dias, pianista do Teatro Muni-cipal do Rio de Janeiro, e seu filho, Vinnicius Dias,

farão Recital de Piano dentro do projeto "Um Piano na Rua", no Teatro Carequinha, dia 30 outubro, quarta fei-ra, às 17 h. Neste recital receberão uma ONG de São Gonçalo, com 180 pessoas (crianças, adolescentes e seus pais). A entrada é grátis!Terá a participação de dança flamenca com Cristina Ca-bral, bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.O endereço é Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves, São Gonçalo – RJ - anexo ao Colégio Ernani Faria.