Do Evangelho de S. João Chamados a viver em …...2020/05/16  · Do Evangelho de S. João Disse...

2
Do Evangelho de S. João Disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos sepa- rou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai- -vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou». (João 15, 18-21) Sábado da quinta semana da Páscoa ano 1 * nº 51 * 16 de maio de 2020 boletim diário | edição digital Chamados a viver em contraciclo Sabemos como a vivência dos valores do Evangelho nos coloca em contraciclo, em relação à cultura dominante. O cristianismo é também uma arte de resistência. Num mundo em que o individualismo impera a toda a linha, o cristianismo impele-nos a não desistir de construir experiências de comu- nidade e de fraternidade. Num tempo onde o materialismo parece esgotar os sonhos de felicidade dos nossos contemporâneos, os cristãos são chamados a valorizar os bens espirituais, preferindo inclusive um estilo de vida sóbria. Numa época em que todas as esperanças parecem feitas à medida do narcisismo de cada um, os cristãos vivem de uma esperança maior do que eles próprios. Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Palavra e vida 2020’

Transcript of Do Evangelho de S. João Chamados a viver em …...2020/05/16  · Do Evangelho de S. João Disse...

Page 1: Do Evangelho de S. João Chamados a viver em …...2020/05/16  · Do Evangelho de S. João Disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a

Do Evangelho de S. JoãoDisse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos sepa-rou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai- -vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».

(João 15, 18-21)

Sábado da quinta semana da Páscoa

ano 1 * nº 51 * 16 de maio de 2020boletim diário | edição digital

Chamados a viver em contracicloSabemos como a vivência dos valores do Evangelho nos coloca em contraciclo, em relação à cultura dominante. O cristianismo é também uma arte de resistência. Num mundo em que o individualismo impera a toda a linha, o cristianismo impele-nos a não desistir de construir experiências de comu-nidade e de fraternidade. Num tempo onde o materialismo parece esgotar os sonhos de felicidade dos nossos contemporâneos, os cristãos são chamados a valorizar os bens espirituais, preferindo inclusive um estilo de vida sóbria. Numa época em que todas as esperanças parecem feitas à medida do narcisismo de cada um, os cristãos vivem de uma esperança maior do que eles próprios.

Cardeal D. José Tolentino Mendonça, ‘Palavra e vida 2020’

Page 2: Do Evangelho de S. João Chamados a viver em …...2020/05/16  · Do Evangelho de S. João Disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a

Peregrinação interior,um olhar renovador e esperançadoExcertos da homilia do Cardeal D. António Marto,no Santuário de Fátima, no dia 13 de Maio de 2020

“Salve, Mãe de misericórdia! Neste dia e neste tempode incerteza e dor invocamos Nossa Senhora como Mãe da misericórdia. Pela primeira vez na história, desde 1917, neste grande dia 13 de Maio, o teu povo amado, Senhora, vindo dos mais diversos ângulos do mundo não pode estar aqui, em multidão, impedido pelos riscos da saúde pública. De repente, algo que nem sequer podíamos imaginar confina-nos nas nos-sas casas e priva-nos dos momentos mais desejados e afetuosos da vida, como este que vivemos cada ano junto ti, ó terna mãe.

“É possível que muitos pensem que esta peregrinaçãoé triste por se realizar com o recinto fechado e porque lhe faltam as grandes multidões e o colorido dos anos anteriores. Sem negar um coeficiente de tristeza e dor, sabemos que “para os que amam a Deus tudo serve para o bem” (Rom 8, 28). Neste sentido, talvez estejamos todos a aprender como é uma peregrinação em estado puro, o peregrinar com o coração, a peregrinação interior no percurso mais íntimo da nossa vida, com a companhia espiritual da mãe celeste, que leva cada um a encontrar-se com Deus santo e misericordioso.

“A nossa vulnerabilidade e fragilidade fazem-nos sen-tir a todos unidos em humanidade, porque o vírus ultrapassa todas as barreiras geográficas e todas as condições sociais, económicas, hierárquicas: ricos e pobres, grandes e pequenos, letrados ou iletrados, ninguém está imune. Sentimo-nos unidos e perten-centes a uma humanidade comum, na fragilidade, mas também mais unidos na fraternidade e na solidarieda-de. E damos conta de que a nossa liberdade só pode ser exercida na responsabilidade e na solidariedade, que somos interdependentes e solidários uns dos ou-tros e por isso nos salvamos todos juntos ou nos afundamos todos juntos. E descobrimos também quão é importante a família como suporte humano e espiritual, como pequena igreja doméstica em tempos de confinamento.

Oração a Maria para o mês de Maio

Ó Maria,Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminhocomo um sinal de salvação e de esperança.Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus, mantendo firme a vossa fé.Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festadepois desta provação.Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Paie a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. Amen.

À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Papa Francisco, Carta aos Cristãos, 25.04.2020